PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, abril 27, 2010

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

27 de abril de 2010

O Globo

Manchete: PM começará pelo Borel ocupações na Zona Norte

Ação policial está prevista para amanhã; estado inaugura 7ª- UPP

Ao inaugurar ontem a sétima Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no Morro da Providência, no Centro, o governador Sérgio Cabral anunciou que o Morro do Borel, na Tijuca, será a próxima região a receber o novo modelo de policiamento comunitário. A ocupação do Borel será amanhã. O bairro será o primeiro da Zona Norte a receber uma UPP. Com 6.831 moradores, segundo o Instituto Pereira Passos (IPP), a comunidade do Morro do Borel é considerada estratégica para a pacificação da Tijuca, bairro que tem registrado assaltos e arrastões no asfalto. O desafio para a Polícia Militar será formar um grande cinturão de segurança na Grande Tijuca, uma região cercada de 12 favelas dominadas por traficantes rivais. Segundo Cabral, a ocupação do Borel vai dar início a um processo de recuperação da qualidade de vida dos moradores da área, especialmente os dos morros da Casa Branca e do Cruz. (págs. 1 e 12)

Ciro agora chama o PMDB de quadrilha

Preterido na corrida presidencial por imposição do presidente Lula, Ciro Gomes (PSB) subiu o tom dos ataques ao PMDB: "Quem manda no PMOB não tem escrúpulo ético nem republicano. É um ajuntamento de assaltantes." Sobre Serra, que havia elogiado, disse que é uma personalidade autoritária e tenebrosa. (págs. 1, 3 e editorial "As crises previstas por Ciro")

Hiperte(n)são

Para ministro, sexo reduz pressão alta

Diante da taxa de 28% de hipertensão entre os cariocas, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou mudança de hábitos alimentares e físicos, além de mais sexo - com proteção: "Iria propor sexo cinco vezes por dia", brincou, alarmando que sexo é tão benéfico quanto esporte. O Rio tem a maior proporção de hipertensos do país. (págs. 1 e 11)

Crescimento, inflação e juros em alta

Com o mercado já prevendo crescimento do país acima de 6% no ano, o BC deve elevar os juros, amanhã, em até 0,75 ponto, para 9,50%. O objetivo é conter a inflação, estimada em 5,4% em 2010, bem acima da meta oficial de 4,5%. (págs. 1, 19 e Míriam Leitão)

Banda larga é 10 vezes mais cara no Brasil

Estudo do Ipea mostra que a internet em alta velocidade no Brasil é cara, lenta e mal distribuída por seu território. O gasto com acesso à banda larga chega a 4,58% da renda, dez vezes mais do que nos países desenvolvidos. (págs. 1 e 24)

Paraguai caça guerrilha na fronteira com Brasil

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, enviou mil policiais e militares para reprimir a ação da guerrilha Exército do Povo Paraguaio (EPP), ligada às Farc, na fronteira com o Brasil. Cinco províncias estão sob estado de exceção, aprovado pelo Senado, elevando a tensão entre cerca de 300 mil brasiguaios que moram na região. (págs. 1 e 25)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Violência no Guarujá faz EUA alertarem turistas

Advertência não era dada para SP desde 2006 e vale para mais 3 cidades

O governo dos EUA distribuiu comunicado em que orienta cidadãos do país a evitar viajar para quatro das maiores cidades do litoral paulista - Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande - até o fim da onda de violência que atinge a região.

Responsável pela segurança de americanos em outros países, o Osac, ligado ao Departamento da Defesa, baseou a orientação a partir de informes do consulado em São Paulo. Não havia alertas similares para cidades do Estado desde 2006.

Em agosto daquele ano, houve ataques da organização criminosa PCC. Na semana passada, seis pessoas foram mortas somente em três dias no Guarujá. No ano passado inteiro, a cidade teve 53 vítimas de homicídio - menos de cinco por mês.

Segundo o presidente do Guarujá Visitors Convention Bureau, Ricardo Roman Junior, o alerta foi dado "sem informação. Os crimes foram na periferia, longe da zona turística". A Polícia Civil investiga se há ligação com o PCC. (págs. 1, C1 e C3)

Presidente do BC defende 'paulada' na taxa de juros

O presidente Lula ouviu avaliação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de que é preciso dar uma "paulada" na taxa básica de juros da economia, relata Kennedy Alencar.

O governo espera, para amanhã, alta de até 0,75 ponto percentual na Selic, hoje em 8,75% ao ano. Temendo um desgaste eleitoral, Lula preferia uma elevação gradual. (págs. 1 e B4)

Ministro recomenda sexo contra hipertensão

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) recomendou, em tom bem-humorado, que os brasileiros "façam sexo" para evitar a hipertensão. Sugeriu também exercícios e menos sal.

A proporção de brasileiros com pressão alta subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009, indica pesquisa. Médicos afirmam que o conselho dado pelo ministro não é descabido. (págs. 1 e C4)

Brasil considera possível acordo nuclear com Irã

Em visita a Teerã, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, não descarta um acordo com o Irã sobre a questão da energia nuclear.
O chanceler se reúne hoje com o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Lula deve visitar o país em meados do próximo mês. (págs. 1 e A12)

Plano oficial para internet sem fio ignora oposicionistas

Edital de licitação do Ministério das Comunicações para levar internet sem fio gratuita a 163 cidades beneficia 61 prefeituras do PMDB e 36 do PT, informa Elvira Lobato. Os dois grandes partidos de oposição, PSDB e DEM, têm apenas uma prefeitura contemplada cada um.

Comandado pelo PMDB, o ministério prevê gastar R$ 100 milhões, sem prazo para implantação, e nega critério político. (págs. 1 e A11)

Janio de Freitas: Confusão de fotos une desfaçatez à desonestidade

O propósito do site de Dilma Rousseff no episódio da foto da atriz Norma Bengell está evidente no cuidado da escolha das imagens. Caso não se conheçam providências respeitosas com o eleitor, esse site não merece ser ainda visitado. (págs. 1 e A6)

Mônica Bergamo: Governo chama operadoras para discutir pré-pagos

O Ministério da Justiça quer que as operadoras de telefonia celular parem de cancelar os créditos dos pré-pagos após cerca de 90 dias. Para o governo, elas ganham sem prestar serviço. As empresas alegam que seguem normas da Anatel. (págs. 1 e E2)

Editoriais

Leia "Buraco externo", sobre o déficit em conta corrente; e "Avaliação para todos", acerca de regras para universidades. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Incra poderia assentar 50 mil famílias, e ainda desapropria

Governo admite ter 690 imóveis, num total de 1,5 milhão de hectares, mas depende de decisões judiciais

Enquanto o Movimento dos Sem-Terra (MST) promove onda de invasões de propriedades rurais, representantes dos proprietários acusam o governo de estocar terras já desapropriadas. Segundo ruralistas, os assentamentos só podem ser feitos com investimentos em dinheiro, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não possuiria recursos para cumprir as metas. O Incra admite ter 690 imóveis, com 1,5 milhão de hectares, suficientes para abrigar cerca de 50 mil famílias, mas afirma que a maior parte da área (1,2 milhão de hectares) depende de decisões do Judiciário, de órgãos ambientais estaduais e de outras instâncias para ser liberada, "Não se pode chamar isso de estoque", disse o presidente do Incra, Rolf Hackbart. (págs. 1 e Nacional A4)

*
Bastidores, por Rui Nogueira
O jogo duplo do Planalto

Em Brasília existem duas orientações para,pautar a relação do governo com os sem-terra, Em público, há o discurso de que "nunca se fez tanto", Pelas costas, a ordem é ir enrolando. (págs. 1 e Nacional A4)

Capitalização da Petrobras pode ter Fundo Soberano

Em meio às negociações dentro do governo para a capitalização da Petrobras e da Eletrobrás, o governo editou ontem a Medida Provisória (MP) 487 que abre caminho e facilita a gestão financeira para o aumento de capital das empresas estatais federais. Na prática, a MP permite que o Fundo Soberano do Brasil (FSB), por exemplo, seja usado nas operações para reforçar o capital das estatais. (págs. 1 e Economia B5)

Meirelles faz mercado elevar previsão de juro

Na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária, o mercado elevou suas apostas para a taxa de juro. Antes divididos entre uma alta de 0,50 ponto ou 0,75 ponto, ontem os analistas convergiram para a segunda alternativa, o que puxaria a Selic para 9,50% ao ano. Alguns até arriscavam que o aumento poderá chegar a 1 ponto, Essa mudança, que já se refletiu na elevação dos juros no mercado futuro, foi provocada por declarações do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. Ele afirmou que o BC vai adotar "medidas fortes" para conter a inflação. (págs. 1 e Economia B1)

Sky desafia Oi em oferta de banda larga

O presidente da empresa de TV paga via satélite Sky, Luiz Eduardo Baptista, diz que teria R$15 bilhões para cobrir o País todo com banda larga sem fio, sozinho ou em parceria, caso não houvesse obstáculos regulatórios. A Oi havia pedido ao governo quase o dobro do valor em incentivos, para ser o principal instrumento do plano nacional do setor. (págs. 1 e Economia B13)

Ministro receita sexo contra a hipertensão (págs. 1 e Vida A16)

Enem ainda provoca confusão no Rio (págs. 1 e Vida A14)

Celso Ming: A farsa

Difícil discordar do ex-governador José Serra. O Mercosul é uma farsa e, tal como está, um peso morto para o Brasil. (págs. 1 e Economia B2)

Notas & Informações: 'Audiência' para Ahmadinejad

A diplomacia brasileira desconcerta pelo simplismo no debate sobre eventuais sanções ao Irã.(págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Receita do ministro: sexo cinco vezes por semana

O brasileiro precisa se exercitar mais, até mesmo na cama. O alerta é do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A atividade física é um aliado importantíssimo no combate à hipertensão, doença que atinge 24% da população, conforme dados oficiais divulgados ontem. Os males cardiovasculares estão ligados ao estilo de vida pouco saudável. Por essa razão, o ministro recomenda hábitos como controle de alimentação e vida sexual intensa. “As pessoas têm que se mexer. Os adultos devem praticar exercícios, caminhar, dançar, fazer sexo seguro”, afirma Temporão. Segundo ele, cinco relações sexuais por semana é a média indicada para evitar problemas arteriais. O avanço da hipertensão no Brasil ocorreu em todas as faixas etárias no ano passado. De acordo com o Ministério da Saúde, 63% dos idosos acima de 65 anos são vítimas da enfermidade. Entre brasileiros de 55 a 64 anos, o índice é de 50%. (págs. 1 e 11)

Rio não viu a cor da grana

A verba da União para o estado e os municípios atingidos pela chuva não foi liberada. Ninguém assume a culpa pelo atraso. (págs. 1 e 10)

MP exige dinheiro de volta

Todos os investigados na operação Caixa de Pandora, entre eles distritais, ex-secretários e o ex-governador Arruda, serão alvos de ações para que devolvam as verbas supostamente desviadas dos cofres públicos. (págs. 1 e 25)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: STJ conclui texto do novo código de processo civil

O texto do novo Código de Processo Civil brasileiro está pronto e será apresentado em maio ao Congresso Nacional pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Discutido e elaborado por um grupo de juristas desde novembro do ano passado, o projeto de lei a ser proposto pretende alterar por completo as práticas atuais, em vigor desde 1974, com a redução drástica do número de recursos que poderão ser usados dentro de um mesmo processo, assim como a criação do chamado "incidente de coletivização".

O novo instrumento traduz uma prática que poderá reduzir consideravelmente o número de processos em tramitação no país ou evitar a proliferação de ações sobre um mesmo tema. Ao determinar a existência do incidente de coletivização, os tribunais de segunda instância decidem que todas as ações que tratam de assunto semelhante tenham os julgamentos suspensos até que o STJ avalie a questão. Esse julgamento servirá de orientação para o juiz de primeira instância, que deverá aplicá-lo para os casos que estejam sob sua jurisdição. Com a medida, evita-se a subida dessas ações para instâncias superiores. (págs. 1 e E1)

Novos Estados têm apoio do Congresso

O Congresso está prestes a aprovar proposta para que os paraenses realizem plebiscito sobre a criação de dois Estados em sua região sul: Carajás e Tapajós. O projeto já passou pelo Senado e tramita em regime de urgência na Câmara. Se for aprovado, em nome da isonomia, estarão criadas as condições para que seja ressuscitada mais de uma dezena de projetos propondo a criação de Estados. Dois estão mais avançados e prontos também para ser votados no plenário: o do Maranhão do Sul e o da Gurguéia, no sul do Piauí.

O principal argumento contra a criação de Estados são os custos. Um estudo do Ipea estima em R$ 832 milhões o custo fixo anual para a manutenção de um novo Estado. (págs. 1 e A8)

BB Mapfre, seguradora de R$ 11 bi

Está praticamente fechado o contrato entre o Banco do Brasil e a espanhola Mapfre para criar a maior seguradora da América Latina em prêmios - excluídos os ramos de saúde e previdência. A nova empresa é avaliada em R$ 11 bilhões. O desenho da seguradora contempla duas holdings. Numa delas, cujo nome provisório é Mapfre BB e que abrigará as operações de vida, imobiliárias e rural, a Mapfre deterá 50,01% das ações ordinárias e o BB, 49,99%. Na outra (BB Mapfre), responsável por ramos elementares - carros, residências e empresas -, os espanhóis terão 25% das PN e o BB, 75%. A partilha das ON será semelhante à da primeira holding.

Paraná tenta atrair estaleiros

O Paraná pode em breve ganhar estaleiros. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a Techint o procurou para tratar do assunto. Há outras empresas interessadas, disse o secretário da Indústria e Comércio do Estado, Virgílio Moreira Filho. "Recebi cinco ou seis empresas interessadas em vir ao Paraná para atender a Petrobras". Além da Techint, ele cita a Odebrecht e companhias da Dinamarca, Noruega e Finlândia. Para ele, "pode ser o início da indústria naval no Estado".

Para incentivar as empresas, em fevereiro o ICMS cobrado à cadeia do setor foi reduzido de 12% para 3%. Moreira Filho argumenta que outros Estados também fornecem incentivos semelhantes. Consultada, a direção da Techint confirmou que esteve com o ministro para falar de seus planos para Pontal, onde possui um terreno. (págs. 1 e B1)

Fiscalização por atacado

A Receita Federal criou uma delegacia especial para fiscalizar os grandes contribuintes do país, cerca de 10 mil empresas que concentram 75% da arrecadação federal. (págs. 1 e A2)

Dilema dos juros

Com as expectativas de inflação e de crescimento da economia em alta, o mercado se divide quanto à intensidade do aperto monetário que deve ser anunciado amanhã pelo Copom. (págs. 1 e C3)

China mira o Centro-oeste

A China planeja comprar terras no Centro-Oeste para produzir soja e milho, disse ao Valor o presidente da estatal China National Agricultural Development Group Corporation (Cnadc), Zheng Qingzhi. (págs. 1 e B12)

Ideias

Delfim Netto: a probabilidade de uma crise cambial atingir o Brasil em 2011 ou 2012 é muito remota. (págs. 1 e A2)

Ideias

Marcelo Neri: vida de cada brasileiro vai melhor que a do coletivo Brasil. (págs. 1 e A13)

-------------------------
RADIOBRAS.

Nenhum comentário: