PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

PETROBRAS [iN:] Com que roupa eu vou ...

.............

Petrobras terá de separar o joio do trigo

O Globo - 16/02/2012

Em sua primeira entrevista exclusiva como presidente da Petrobras, a recém-empossada Maria das Graças Foster disse ao GLOBO que mobilizará a empresa para que os lucros em 2012 sejam maiores que os de 2010 e 2011. Graça, como prefere ser chamada, reconheceu que os resultados do último trimestre do ano passado foram ruins, se comparados aos de igual período de 2010, mas espera que esta não seja uma tendência. No período, eles desabaram 52%.

A Petrobras responde por mais de 90% da produção de petróleo no Brasil e por quase 100% dos derivados. Corretamente, devido a essas características do mercado brasileiro herdadas do antigo monopólio, a companhia tem adotado internamente uma política de preços que não leva em consideração a volatilidade instantânea do mercado externo. Nas bombas dos postos de serviços não há um ajuste diário dos preços da gasolina ou do óleo diesel (assim como na distribuição dos botijões de gás de cozinha, o GLP) conforme os humores dos mercados que negociam petróleo, quase sempre influenciados por fatores financeiros especulativos. Mas há limites.

Essa política de preços mais voltada para as tendências de médio e longo prazos provoca perdas em certos períodos que são compensadas por ganhos excepcionais em outros momentos. Ao longo do tempo, a Petrobras acaba sendo beneficiada por maior previsibilidade na demanda por combustíveis, que lhe garante planejar a oferta nacionalmente, sem riscos de desabastecimento, que arranharia profundamente a imagem da estatal.

No entanto, tal política está sujeita a ingerências políticas. Como o governo é o sócio controlador da Petrobras, muitas vezes seus interesses se sobrepõem aos da própria empresa. Como não existem condições para o governo assumir diretamente subsídios nos combustíveis, prefere transferir o encargo à Petrobras, sem que isso seja feito de forma explícita. A perda do Tesouro como acionista é compartilhada com centenas de milhares de minoritários, o que não é admissível.

Uma das tarefas da nova presidente da Petrobras será separar o joio do trigo nessa política de preços. Ajustes baseados em tendências de médio e longo prazos são necessários, e não podem ser reprimidos por fatores não técnicos. Com o prestígio que possui junto à presidente Dilma ("agora é com você, Graciosa", foi assim, de maneira carinhosa com sua subordinada, que a presidente se referiu a ela no breve discurso na cerimônia de mudança na cúpula da Petrobras), Graça Foster terá de convencer o governo que o ousado programa de investimentos da estatal somente será viável se a companhia tiver uma geração de receita compatível com a evolução dos seus custos.

Nenhum comentário: