A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, julho 31, 2013
''BUS RAPID TRANSIT'' (para inglês ver...)
31/07/2013 | |
Presidente anuncia recursos para Haddad
A presidente Dilma Rousseff anuncia hoje em SP a liberação de recursos que auxiliarão a Prefeitura a implantar 127 km de corredores de ônibus na capital, ao custo de R$ 4,4 bilhões. A cerimônia é uma aposta para melhorar a avaliação do prefeito Fernando Haddad (PT). Além da linha de financiamento para mobilidade urbana, Dilma anunciará verbas para obras de drenagem e habitação.
Dilma ajudará Haddad em 127 km de corredores
Presidente vem hoje a SP para anunciar recursos do PAC em faixas de ônibus; ação tenta reverter queda de popularidade do petista na capital
Artur Rodrigues
Diego Zanchetta
A Prefeitura de São Paulo iniciou ontem o processo de licitação de 127 quilômetros de corredores de ônibus, com custo estimado em cerca de R$ 4,4 bilhões. Parte das obras será realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades, que devem ser anunciados hoje pela presidente Dilma Rousseff, em uma aposta do governo federal para melhorar a avaliação do prefeito Fernando Haddad (PT).
A agenda positiva da presidente é uma tentativa de reparação dos danos causados pelas manifestações de junho, que não foram neutralizadas nem mesmo pela decisão de Haddad de rever o aumento da tarifa de ônibus.
No início deste mês, Haddad anunciou que a primeira linha de financiamento do governo federal para mobilidade urbana seria de R$ 1,7 bilhão. Hoje, Dilma, que estará na capital, também anunciará verba para as áreas de drenagem e habitação. Ontem, a Prefeitura e o governo federal não adiantaram qual será o valor total dos recursos.
Entre as obras viárias contempladas no pacote estão os corredores de ônibus nas Avenidas Celso Garcia, na zona leste, e 23 de Maio, na zona sul. Áreas periféricas com pouca oferta de transporte público estão entre as que também receberão corredores exclusivos .
Na região do Grajaú, na zona sul, será feito o Corredor Cocaia, que passará pela Avenida Belmira Marin, uma das mais congestionadas da capital, entre outras vias que comam bairros populosos da zona sul. No extremo leste o Corredor São Miguel passará pela Avenida Águia de Haia.
Os corredores foram projetados no padrão Bus Rapid Transit (BRT, Trânsito Rápido de Ônibus, na sigla em inglês). Os ônibus ficarão à esquerda, em uma faixa de 3,5 metros. Para aumentar a velocidade dos coletivos, o proj eto prevê espaço para ultrapassagem e cobrança da tarifa. Os pontos de parada devem ser instalados a cada 600 metros.
No Diário Oficial da Cidade de ontem, a consulta pública dividiu as obras em dez empreendimentos. Os prazos para a cons-tração dos corredores variam entre dois anos e dois anos e meio.
Corredor BRT- O consultor de transportes Flamínio Fichmann afirma que os corredores transportam aproximadamente 30 mil passageiros por hora, por sentido - metade de uma linha de metrô em um trecho superlotado. A vantagem, segundo ele, é que o custo do quilômetro é de 10% do metrô e a velocidade da construção é mais rápida. O Município quer implementar mais do que o dobro dos 65,3 km de metrô atualmente em operação até o fim do atual governo, em 2016.
De acordo com Fichmann, apenas o BRT espalhado pela cidade não é suficiente para resolver o problema do transporte público.
O desafio da Prefeitura é rearranjar as linhas da capital no novo contrato, de 15 anos, o que pode contrariar o interesse das empresas. Fichmann afirma que é preciso criar ônibus expressos e semiexpressos nos corredores. "Ou se mexe na con cessão ou teremos só uma bonita obra de engenharia", diz.
COLABOROU ADRIANA FERRAZ
adicionada no sistema em: 31/07/2013 03:54 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário