No País, 30 cidades correm risco de enfrentar surtos de dengue. Pelo menos 30 cidades brasileiras, incluindo sete capitais, apresentam a mesma combinação que levou o Rio à epidemia de dengue neste ano: alta infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, aumento do vírus do tipo 2 - um dos mais agressivos - e um número considerável de pessoas suscetíveis à contaminação. O Estado fez um cruzamento de dados entre o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) com mapas de circulação dos vírus da dengue. Trinta cidades, espalhadas pelos Estados de Roraima, Piauí, Maranhão, Tocantins, Bahia, Ceará, Alagoas e Pará, vivem o risco de expansão da dengue tipo 2. (...) Uma nova onda de epidemia de dengue no País teria mais casos graves e atingiria principalmente pessoas mais jovens. Exatamente o que vem ocorrendo no Rio. Entre as causas dessa nova onda estaria o tipo de população suscetível. A dengue é provocada por quatro tipos de vírus, batizados de 1,2,3,4. Ao ser infectado, o paciente cria imunidade somente ao tipo de vírus que causou sua doença. No Brasil, já há grande número de pessoas resistentes, por causa das três epidemias registradas. Mas crianças que nasceram durante e depois da década de 90 não têm essa imunidade. Lígia Formenti, BRASÍLIA; Emilio Sant´Anna. Estadão, 28/03.
Adolescentes levam cachaça para escola no interior de SP. Estudantes de uma escola estadual de Fernandópolis, a 555 km de São Paulo, foram flagrados com aguardente numa garrafa de refrigerante na tarde da quinta-feira (27). A bebida estava com três adolescentes da Escola Joaquim Antônio Pereira. A inspetora de alunos os flagrou com um copo e desconfiou que era bebida alcoólica. Os três foram levados para delegacia para registrar a ocorrência e o fato foi comunicado aos pais. G1.
Holanda isenta cigarro de maconha de lei antifumo. O uso de cigarros puros de maconha será isento das restrições antifumo que passarão a vigorar na Holanda em três meses. Segundo as regras, o fumo - hoje proibido em prédios e escritórios públicos - será proibido também em lugares como bares, cafés, restaurantes, clubes e teatros a partir de 1º de julho. Entretanto, cigarros de maconha pura, hoje consumidos abertamente em locais públicos, ficarão de fora das regras. G1.
Por unanimidade, TSE cassa o primeiro deputado federal ‘infiel’. Em decisão unânime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado federal Walter Brito Neto (PRB-PB) por infidelidade partidária nesta quinta-feira (27). Ele foi o primeiro parlamentar federal a ser punido por trocar de partido após o prazo permitido pela legislação eleitoral. Brito Neto ainda pode recorrer da sentença ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes dele, 111 parlamentares, todos vereadores, já haviam perdido seus mandatos por infidelidade partidária. Brito Neto deixou o DEM para ingressar no PRB em setembro de 2007. O DEM então recorreu ao TSE pedindo de volta o mandato do deputado. Antes de ser concluído nesta quinta, o julgamento já havia sido interrompido duas vezes.
G1. Lula alerta Chávez para riscos políticos da escassez. Numa conversa reservada de mais de duas horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou ontem em Recife o colega Hugo Chávez para os riscos institucionais e políticos causados pela falta de produtos básicos na Venezuela. Lula contou, durante almoço no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, detalhes do encontro com Chávez. Estavam presentes ao almoço cinco governadores. "Estou muito preocupado com a Venezuela", disse o presidente, segundo três participantes do almoço. "Falei para o Chávez que se a crise de desabastecimento se prolongar na Venezuela não há povo que, com fome, sustente um governo." Lula relatou que, numa viagem recente a Caracas, não havia leite no hotel. Isso o deixou "preocupado" com a situação no país. Além de leite, faltam carne e açúcar. "Há risco de instabilidade política na Venezuela", teria dito Lula no almoço. Ele teria aconselhado Chávez a mudar procedimentos administrativos. "Falta certa esperteza, um profissionalismo", avaliou Lula, segundo participantes. "Há dificuldade de montar equipe." Lula já combinou com Chávez uma viagem a Caracas em junho para acertar acordos e firmar a posição do governo brasileiro de apoio à Venezuela. Leonencio Nossa, RECIFE. Estadão. 2703.
'Não fico surpreso com mais nada no Brasil', diz FHC. SÃO PAULO - O ex-presidente
Fernando Henrique Cardoso comentou rapidamente nesta quinta-feira, 27, o índice de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Eu não vi a avaliação, mas não fico surpreso com mais nada no Brasil", declarou, ao sair de uma palestra para arrecadação de fundos destinados à construção da sede do diretório estadual do PSDB. Nesta quinta, uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) apontou que a avaliação do presidente Lula atingiu seu melhor desempenho desde a posse no primeiro mandato, em 2003.
Roberto Almeida, de O Estado de S. Paulo. 2803.
Nenhum comentário:
Postar um comentário