A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, junho 06, 2012
IPEA - INST. PESQUISA ECONÔMICA APLICADA
05/06/2012 19:23 |
Vanessa Petrelli Corrêa assume a presidência do Ipea
Com a saída de Marcio Pochmann da presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), assumiu o cargo a ex-diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas Vanessa Petrelli Corrêa. A transição foi efetivada na tarde desta terça-feira, 5, em cerimônia realizada no auditório do Instituto, na qual o ex-presidente se despediu da equipe que comandou durante cinco anos.
Empenhando apoio a Vanessa Petrelli, Pochmann fez um balanço de sua gestão, destacando que nos últimos cinco anos o Ipea consolidou sua posição de uma instituição calcada na produção do conhecimento e hoje em pleno desenvolvimento. Para ele, houve uma reestruturação para enfrentar os desafios de uma instituição com a complexidade do Ipea, buscando ampliar a quantidade de pesquisadores e exercendo presença não apenas no Poder Executivo, mas também no Legislativo e Judiciário, e no âmbito da sociedade civil, que é o esperado para uma sociedade democrática como o Brasil.
Emocionada, Vanessa falou de sua responsabilidade em suceder Pochmann. “É uma honra presidir um Instituto como o Ipea, pelo que ele significa e pelo próprio papel da análise e de proposição de políticas, como pelo desenvolvimento de pesquisas centrais para entender o Brasil como um todo”, afirmou. Segundo ela, esse é um grande desafio, especialmente levando-se em consideração a capacidade técnica das pessoas da entidade e a possibilidade de avanços nas mais diversas discussões importantes para o país.
Currículo
Vanessa Petrelli Corrêa é doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 1996), mestre em Teoria Econômica pela Universidade de Brasília (UnB - 1985) e graduada em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1991). Em 2007, efetuou estágio pós-doutoral junto à UnB, tendo atuado como pesquisadora visitante.
Atua principalmente nos seguintes temas: determinação dos juros, dinâmica dos fluxos de capitais, sistema financeiro nacional, mercado de capitais, financiamento público, distribuição regional de recursos, financiamento agrícola. Publicou papers e capítulos de livros relativos a essas temáticas, tendo orientado teses de mestrado e doutorado relacionadas aos mesmos assuntos.
Foi coordenadora da Graduação em Economia e também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), participando dos diversos conselhos universitários ligados a esses âmbitos de atuação. Também trabalhou como consultora do Ministério da Educação (MEC) e atuou como presidente de comissões de autorização de Funcionamento de Curso e de Reconhecimento de Curso na área de Economia. Em nível de pós-graduação, participou do Conselho de Coordenadores da Anpec e da Capes na área de Economia.
Coordenou o Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento da UFU durante dez anos, tendo participado de pesquisas sobre dinâmica do Sistema Financeiro Nacional e Mercado de Capitais, vulnerabilidade externa e análise das contas financeiras do Balanço de Pagamentos Brasileiro, sobre dinâmica de ajuste dos juros domésticos. Recentemente coordenou duas pesquisas financiadas pelo Ipea sobre a temática de distribuição de recursos no Brasil e Territórios da Cidadania e também sobre uma análise das liberações de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Mencione-se ainda sua atuação institucional em associações acadêmicas, especialmente como fundadora da Sociedade Brasileira de Economia Política e da Associação Keynesiana Brasileira, sendo que foi membro da diretoria de ambas as associações.
A nomeação de Vanessa Petrelli foi publicada na segunda-feira, 4, no Diário Oficial da União. Antes, era diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto, desde abril de 2011, quando foi licenciada da UFU, onde ingressou há 27 anos, sendo professora do Programa de Pós-Graduação em Economia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário