Chefe de Gabinete da Presidência foi inciada por tráfico de influência
Blog do Claudio Humberto
A Polícia Federal indiciou, nesta sexta-feira,18 suspeitos de integrar um esquema de fraude em pareceres técnicos de órgãos públicos, e prendeu seis pessoas, incluindo Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e outro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A operação Porto Seguro envolveu 180 agentes nas cidades paulistas de Cruzeiro, Dracena, Santos, São Paulo e em Brasília. Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo e 17 na capital federal. De acordo com as investigações, o grupo subornava funcionários para obter pareceres fraudulentos, a fim de beneficiar interesses privados. Um deles, servidor do Tribunal de Contas da União, já exonerado, procurou a PF para confessar seu arrependimento por vender um parecer técnico por R$ 300 mil. A investigação da PF aponta que três advogados e um empresário eram responsáveis por localizar e contatar grupos empresariais ou pessoas físicas interessadas no serviço. Dois servidores identificavam funcionários corruptos de órgãos públicos.
‘Rose’, íntima de Lula, indicou os dois diretores de agências presos pela PF
Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, é agora responsável por um dos maiores constrangimentos já impostos ao Poder Executivo na história recente do Brasil: nesta sexta (23), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no escritório presidencial na capital paulista, no âmbito da operação Porto Seguro, que investiga servidores que emitia pareceres fraudulentos, a fim de beneficiar interesses privados. Rosemary, a “Rose”, exerce forte influência nas decisões do Executivo desde o governo do ex-presidente Lula, com quem ela mantém relações pessoais especialmente próximas. Foi “Rose”, amiga íntima de Lula, quem indicou os dois diretores da Agência Nacional de Águas (Ana) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) presos pela PF. Ela exerce a função desde o governo Lula e foi mantida no cargo a pedido dele, apesar das conhecidas restrições da ex-primeira dama Marisa Letícia.
Planalto teme que conversas de ‘Rose’ com Lula tenham sido monitoradas
Assessores presidenciais bem posicionados temem que a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, tenha registrado gravações telefônicas entre o ex-presidente Lula e uma das principais pessoas investigadas, Rosemary Novoa de Noronha, que é muito ligada a ele. A investigação se encontra sob segredo de Justiça. Desde o governo Lula, “Rose”, como é conhecida, ocupa o principal cargo no escritório da Presidência da República em São Paulo, o de chefe de gabinete, e foi mantida pela presidenta Dilma a pedido dele. “É natural que alguém da confiança do Lula tenha conversado com ele ao telefone durante as investigações, por isso não será surpresa eventuais contatos entre os dois aparecerem nos relatos policiais”, afirmou a este site um importante assessor palaciano. Ele afirmou, no entanto, que o governo não tem dúvida de que Lula não sabia das atividades ilegais atribuídas ao grupo, que integrava um esquema que produzia pareceres favoráveis aos interesses de grandes empresas no governo federal. O assessor também afirmou esperar que Rosemary peça demissão imediatamente, a fim de poupar a presidenta DIlma de ainda mais constrangimentos.
http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/2012/11/24/operacao-da-policia-federal-revela-caso-grave-de-corrupcao-no-governo/
#
As relações da ex-chefe de gabinete Rosemary Nóvoa de Noronha com o ex-presidente Lula eram tão íntimas que ela ganhou passaporte diplomático, privativo para a primeira-dama e demais familiares do presidente, e integrou a comitiva presidencial em pelo menos trinta viagens internacionais, entre 2007 e 2010. Foram viagens para 23 países, em eventos como posses de presidentes eencontros de chefes de Estado. A informação é de reportagem de Matheus Leitão para o jornal Folha de S. Paulo. Rose, ex-chefe do escritório regional da Presidência em São Paulo, foi indiciada na Operação Porto Seguro da Polícia Federal, acusada de corrupção e tráfico de influência. (Cláudio Humberto)
Coincidência
Deve ser coincidência: a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, ex-secretária de Lula e que trabalhou muito anos com José Dirceu, Rosemary Noronha, sempre estava nas viagens internacionais do então Chefe do Governo brasileiro quando a ex-primeira-dama Marisa Letícia não acompanhava o maridão. Mais: em seus tempos de Casa Civil, Dilma Rousseff recusou-se a assinar a nomeação de José Weber Holanda para o segundo posto da Advocacia-Geral da União. A nomeação dele só saiu quando Erenice Guerra, que caiu debaixo de denúncias, assumiu a Casa Civil. (Giba1).
http://folhadosul.blogspot.com.br/
---------------
Dilma vai extinguir em SP chefia de gabinete
Autor(es): TÂNIA MONTEIRO |
O Estado de S. Paulo - 27/11/2012 |
|
Após operação da PF, presidente decide mudar estrutura de escritório na capital
A presidente Dilma Rousseff decidiu mudar a estrutura do escritório da Presidência em São Paulo e acabar com o cargo de chefe do gabinete do órgão. Com isso, ficará extinto o posto que até então era ocupado por Rosemary Nóvoa de Noronha e toda a coordenação do escritório paulista passará a ser feita em Brasília. A decisão foi tomada por Dilma e comunicada durante a reunião de coordenação comandada por ela na manhã de ontem, no Palácio do Planalto.
A presidente quer eliminar qualquer vestígio de influência da ex-assessora presidencial no escritório. Sindicâncias foram abertas em todos os órgãos envolvidos para apurar responsabilidades e, no caso do gabinete da Presidência, a presidente quer saber se há mais pessoas que agiam junto com Rose, como é conhecida Rosemary.
Dilma quer dar o caso por encerrado, para poder voltar a tratar das questões de governo. Na reunião de coordenação, a avaliação é de que com a decisão tomada no sábado de demitir todos os indiciados, os estragos e respingos no governo foram contidos.
A presidente mandou ainda passar um "pente-fino" nos pareceres elaborados pelos suspeitos investigados para verificar quem e o que eles afetavam. O Planalto tenta ainda se manter afastado dos pormenores do caso e demonstrar que não tem preocupação com as ameaças de Rose, que está inconformada com a forma como perdeu o poder. Ela já mandou recados avisando que "não vai cair sozinha".
Comemoração. Em vários setores do Planalto, o clima era de comemoração com a derrocada de Rose, principalmente pela forma como a apadrinhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agia. "Ela agia como se fosse a dona do escritório e não media esforços para dar demonstração do poder que tinha", comentou uma fonte palaciana. De temperamento forte, Rose ainda está muito nervosa e cada vez mais irritada, com a situação que está vivendo desde a última sexta-feira, quando foi deflagrada a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.
Demissão.
A situação piorou ontem, com a notícia da demissão de sua filha, Mirelle, nomeada por interferência dela para um cargo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por enquanto, apenas o seu ex-marido, José Cláudio Noronha, que desde 2005 foi contemplado com um cargo de assessor especial da Superintendência da Infraero em São Paulo, não será afastado.
Ele, como todos os demais funcionários da Infraero em São Paulo, foi cedido à nova concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos - que passou a administrá-lo em 14 de novembro - e estarão, até o dia 14 de fevereiro, em fase de avaliação pela empresa.
Ex-presidente. Lula, que estava em viagem à Índia quando estourou o escândalo, já está de volta a São Paulo e ontem despachava no instituto que leva seu nome na zona sul da capital paulista. Segundo sua assessoria, ele não iria se pronunciar sobre o caso.
D. Marisa, esposa de Lula, não se dá com Rose e sequer ia ao escritório da Presidência na Avenida Paulista quando o marido despachava lá, para não encontrá-la. Em muitas ocasiões, Rose costumava acompanhar o então presidente em viagens oficiais. Mas havia sempre o cuidado de sua assessoria para que as duas não integrassem a mesma comitiva.
--------
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário