Socialista é quem mais herda voto de ex-senadora
Grupo de Campos comemora correção de dados de pesquisa
Maria Lima
-Brasília-
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e dirigentes do PSB comemoraram ontem a correção, feita pelo jornal "Folha de S,Paulo" sobre o percentual de transferência de votos da ex-senadora Marina Silva a partir da pesquisa Datafolha do último fim de semana.
O GLOBO também publicou a informação errada.
De acordo com os números corrigidos, foi Eduardo Campos e não a presidente Dilma Rousseff o grande beneficiário com a possível migração de intenções de votos dados antes à ex-senadora. Pelo impacto político da nova aliança, os socialistas estão tão animados que não só falam em vitória em 2014, como já arriscam prever que chegarão ao segundo turno na frente de Dilma.
De acordo com a correção, Campos recebeu o apoio de 32% dos eleitores de Marina i quando ela não está entre os concorrentes. No domingo, o jornal paulista noticiou que Dilma era a maior beneficiária, com 42% dos votos de Marina, e Campos receberia apenas 15%. Com os dados corrigidos, Dilma receberia 22%, e o senador f Aécio Neves (PSDB-MG), 16%. j — Essa transferência vai aumentar muito, é só o começo. . : Nós vamos chegar na frente de Dílma no segundo turno — disse o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS).
"Em nota, @folha_com corrige informação e afirma que a transferência maior de votos de @silva_marina irá mesmo para Eduardo Campos. Ótimo!" comemorou Eduardo Campos em sua página no Twitter.
Pelos novos cálculos do resultado da pesquisa, o segundo maior contingente dos eleitores da ex-ministra, 23%, votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
— Isso muda completamente o quadro! Esperávamos essa migração dos votos de Marina com o tempo, e isso aconteceu mais cedo. Mas consertar uma manchete de domingo na quarta-feira? Bom, menos mal que estava errada, e ainda bem que corrigiram — comentou o secretário geral do PSB, Carlos Siqueira.
O sociólogo Mauro Paulíno, diretor do Datafolha, diz que os homens eleitores de Marina migram com maior frequência para Campos do que as mulheres.
— As eleitoras apresentam uma certa resistência (ao nome de Campos).
É esse o segmento onde a ex-senadora tem maior concentração de preferência — ressaltou Paulino.
No cenário em que o ex-governador de São Paulo José Serra entra no lugar de Aécio, é ele -quem recebe a maior parte dos votos de Marina. O tucano herda 33%, e Campos, 28%.
adicionada no sistema em: 16/10/2013 03:22 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário