PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, outubro 22, 2012

EDUCAÇÃO e E.P.B.: Lembram? *



Desafios brasileiros: Por trás do sucesso, uma boa escola

Por trás do sucesso, uma boa escola


O Estado de S. Paulo - 22/10/2012

Para formar profissionais em número suficiente para atender ao mercado de trabalho, o Brasil precisa melhorar a educação básica, ampliar a formação de técnicos e reduzir deficiências do ensino superior, como mostra o 2º caderno da série "Desafios Brasileiros", iniciativa de O Estado e O Globo.

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu garantir que praticamente todas as crianças entre 6 e 14 anos fossem matriculadas na escola, mas o País ainda está longe de formar profissionais em número suficiente para atender ao mercado de trabalho - seja em nível técnico ou superior. É o que mostra este segundo caderno do projeto "Desafios Brasileiros", uma parceria entre Estado e O Globo.
Mesmo quem consegue concluir os estudos e obter o diploma, nem sempre está dentro dos padrões que as empresas precisam pa­ra acompanhar um mundo em rápida transformação. Diante dis­so, grandes empresas investem cada vez mais no aperfeiçoa­mento de seu pessoal. Instituições ligadas ao terceiro setor, não governamental, também agem em várias frentes para compensar as deficiências do sistema educacional.
Para quem estuda, a recompensa é inequívoca: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, mostram que o trabalhador com diploma universi­tário chega a receber 167% mais do que aquele que con­cluiu apenas o ensino médio. O prêmio é ainda maior à medida em que avança a formação mais qualificada. Um grau de mestrado ou doutorado garante salário 426% maior que o de quem só tem o ensino médio.
Melhorar o desempenho desde os primeiros anos da educação básica é tarefa árdua. E garantir uma boa es­cola para os jovens também. Segundo o IBGE, há 5,3 milhões de jovens de 18 a 25 anos longe dos bancos escolares e que também não trabalham nem bus­cam colocação no mercado.
------
A série "Desafios Brasileiros" continua no 5 de novembro, com o caderno "Energia e Econo­mia Verde". A publicação simultânea nos dois jornais alcança 2,5 milhões de leitores.
----------
* EPB - ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS.
---------

Nenhum comentário: