Extremos: De Acari ao Cosme Velho
Em Acari, só deu Paes, com 78% dos votos. Já no Cosme Velho e em Laranjeiras, o eleito seria Marcelo Freixo, que obteve lá sua única vitória sobre o prefeito. (Págs. 1 e 14)
Enquanto isso, nos EUA...
Romney passa à frente de Obama
O candidato republicano, que atacou a política externa do presidente, vive um bom momento após o debate. Segundo nova pesquisa, ele está com 4 pontos de vantagem sobre Obama. (Págs. 1 e 37)
Protestantes deixam de ser maioria
Uma pesquisa indica que, pela primeira vez na História, os protestantes deixaram de ser maioria nos EUA, com 48% da população. Uma razão é o aumento do número dos sem-religião. (Págs. 1 e 37)
Rio elege 20 prefeitos sub judice
Em 20 cidades — como em Cabo Frio, Mendes, Teresópolis e Petrópolis —, eleitos podem não assumir o cargo porque tiveram candidaturas contestadas pelo MP e adversários ou continuam com registro indeferido, à espera de recurso no Tribunal Superior Eleitoral. (Págs. 1 e 15)
Amil agora é americana
A gigante americana UnitedHealth comprou 90% do capital da Amil, a maior operadora de planos de saúde do Brasil, ao preço de US$ 4,9 bilhões. O fundador da Amil, Edson Bueno, ficará com outros 10% das ações por cinco anos e continuará como principal executivo. Segundo ele, nada muda para os usuários. As autoridades ainda precisam dar o aval. (Págs. 1, 29 e 30)
Oposição teme a radicalização
Após a quarta vitória de Chávez, o vice-presidente, Elias Jaua, disse que o governo vai acelerar expropriações de empresas, reforçando temores da oposição de radicalização no novo mandato presidencial. O opositor Capriles já estuda estratégias para as eleições regionais. (Págs. 1, 35 e 36)
Brasil abaixo da média mundial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial reduziram de 2,5% para 1,5% a projeção de crescimento do PIB brasileiro para este ano. O percentual é menos de metade da média mundial (3,3%) e abaixo também dos emergentes. (Págs. 1 e 31)
Um Nobel para células-tronco
O japonês Shinya Yamanaka e o inglês John Gurdon ganharam o Nobel de Medicina por suas pesquisas com células-tronco que abrem caminho para a produção de tecidos do corpo e tratamentos regenerativos. (Págs. 1 e 38)
A hora do mensalão: Dirceu pode ser condenado hoje (Págs. 1 e 22)
Código Mineral
A Casa Civil já tem trancado a sete chaves o novo marco regulatório para a mineração. A falta de discussão é criticada. (Págs. 1 e Caderno)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Petistas e tucanos dominam eleição em grandes cidades
PT vence em 8 municípios com mais de 200 mil eleitores e disputa mais 22; PSDB obtém 6 vitórias e tem chance em 17
O resultado das eleições municipais mostra que o PT e o PSDB tiveram os melhores desempenhos no grupo das principais cidades do país, aquelas que possuem mais de 200 mil eleitores.
Dos 83 municípios que se incluem nesse perfil, 8 foram conquistados no primeiro turno pelo PT, que disputará outros 22 agora.
Por sua vez, o PSDB elegeu 6 prefeitos e tem 17 candidatos ainda no páreo.
Apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores é possível a realização de um segundo turno.
As siglas vão duelar em seis dessas cidades no segundo turno, sendo três capitais: São Paulo, João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC).
O PT também está na disputa em Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT), e o PSDB, em Belém (PA), Manaus (AM), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Contrariando Lula, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) disse que o mensalão atrapalhou o PT, mas o partido “sobreviveu ao obstáculo”. (Págs. 1 e Eleições 2012)
Fotolegenda: Conforme a música
Eleito vereador em SP, Antonio Carlos Rodrigues (PR) assume no Senado no lugar de Marta Suplicy; se ela voltar, ele não fica sem cargo. (Págs. 1 e Eleições 2012, 5)
Almanaque eleitoral (Págs. 1 e Eleições 2012, 5)
Serra e Haddad iniciam 2º turno com acusações sobre mensalão
Na largada para o segundo turno na cidade de São Paulo, o tucano José Serra usou o mensalão para atacar o rival Fernando Haddad (PT), dando o tom que deve predominar na campanha.
Serra ironizou o slogan de Haddad, que o apresenta como “homem novo”, afirmando que novo é “corrupção levando gente à cadeia”. O petista reagiu ao ataque dizendo que o DNA do mensalão é tucano. (Págs. 1 e Eleições 2012, 3 e 4)
Vinícius Torres Freire: Debate foi vazio na maior cidade do continente
O debate na maior cidade do continente era vazio. É mais fácil criar sociologices que discutir o que fazer do lixo. Não discutimos como os pobres podem morar melhor, não discutimos metrô, não falamos de escola. (Págs. 1 e Mercado B4)
Chávez fala em acelerar o "socialismo" na Venezuela
Eleito para o seu quarto mandato na Presidência da Venezuela, Hugo Chávez promete acelerar o “socialismo” no país com a criação de comunas, “territórios de autogoverno” que receberão recursos do Executivo e poderão ter moeda própria, informa Flávia Marreiro.
Especialistas, porém, não preveem maiores mudanças na economia nem ações que possam afugentar os investimentos privados. (Págs. 1 e Mundo A10)
Alckmin manda equipes da Rota à Baixada Santista
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), enviou equipes da Rota, grupo de elite da PM, à Baixada Santista, onde foram registrados 16 assassinatos em menos de uma semana.
O governo não descarta a possibilidade de envolvimento da facção criminosa PCC nas mortes. (Págs. 1 e Cotidiano C10)
Benjamin Steinbruch: A hora da verdade chegará para quem vive de lucro fácil
Em breve, se a tendência continuar, chegará a hora da verdade para que este país deixe de ser diferente. A vida será menos tranquila. Quem quiser obter rendimentos elevados terá de arregaçar as mangas. Será um país igual aos outros. Ou, no mínimo, menos diferente. (Págs. 1 e Mercado B8)
Inflação do fim de semana sobe mais que preços em geral
Levantamento da Folha com base em dados do IBGE mostra que produtos e serviços de consumo usual no fim de semana subiram acima da inflação no país, no acumulado de janeiro a setembro. Nesse período, o IPCA foi de 3,77%; a cerveja ficou 9,9% mais cara, e o cinema subiu 7,11%. (Págs. 1 e Mercado B1)
Nobel de Medicina premia técnica para reprogramar células adultas (Págs. 1 e Ciência C11)
Ilustrada
Marta estuda deixar aposentado de fora de projeto do Vale Cultura. (Págs. 1 e E1)
Ex-diretor do BB condenado no Supremo se diz injustiçado
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no caso do mensalão, disse estar sendo “injustiçado, execrado e amaldiçoado”, em entrevista a Matheus Leitão.
Para Pizzolato, a denúncia é “fantasiosa”. Segundo o STF, ele recebeu dinheiro para liberar recursos que irrigaram o esquema. (Págs. 1 e Poder A4)
American UnitedHealth compra Amil por R$ 9,95 bi (Págs. 1 e Mercado B6)
Editoriais
Leia “Além da polarização”, sobre resultados do primeiro turno nas disputas municipais, e “Nova velha Venezuela”, acerca da reeleição de Chávez. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: STF define futuro de Dirceu e Planalto tenta se blindar
Ex-ministro deve ser condenado hoje por corrupção; ordem no governo é respeitar decisão e evitar manifestações
Após sete anos sob investigação, José Dirceu terá um novo capítulo de sua biografia escrito hoje pelo STF. O ex-ministro da Casa Civil deve ser condenado por corrupção ativa por ter comandado esquema de compra de apoio político no Congresso, o mensalão. Três dos dez ministros do STF já condenaram Dirceu e devem ser acompanhados pelos colegas. A presidente Dilma Rousseff quer blindar o governo contra qualquer efeito do veredicto de Dirceu e dos ex-dirigentes do PT José Genoino e Delúbio Soares. Nos últimos dias, a orientação repetida no Planalto é a de respeitar a decisão do tribunal, evitar manifestações políticas públicas contra o resultado e prosseguir com a rotina de governo. A mesma instrução havia sido transmitida no início do julgamento, em agosto. (Págs. 1 e Nacional A4 e A6 a A9)
Tarso Genro defende Supremo
Ex-presidente do PT, Tarso Genro diz ao Estado que, no mensalão, “sem dúvida” estão sendo julgadas pessoas que cometeram ilegalidades. (Págs. 1 e A6)
PSDB quer neutralizar apoio do PRB ao PT
Eleições 2012: Estratégia tucana é destacar mensalão; petista afirma que Serra tem ‘ética seletiva’
A campanha do candidato do PSDB à Prefeitura de SP, José Serra, prepara discurso para neutralizar o efeito positivo de um eventual apoio de Celso Russomanno (PRB) ao petista Fernando Haddad no 2º turno. Os tucanos pretendem criticar a relação de Russomanno com políticos envolvidos em corrupção e propostas feitas pelo candidato do PRB - partido da base do governo Dilma Rousseff. A ideia é reforçar o “discurso ético” e manter o foco no mensalão. Em entrevista, Haddad disse que Serra tem “ética seletiva” e afirmou que tucano não cita o mensalão mineiro nem problemas na administração Gilberto Kassab. (Págs. 1 e Caderno especial)
55% foi a taxa de reeleição de prefeitos no País, a mais baixa desde 2000.
Fotolegenda: Serra
Tucano retoma campanha de rua com caminhada na zona leste.
Fotolegenda: Haddad
No dia seguinte, Lula se encontra com o candidato do PT.
Análise
Dora Kramer
Arena de leões
Em São Paulo e em Salvador, governo e oposição vão medir forças sem que nenhum dos lados entre em campo em situação nítida de vantagem ou desvantagem. (Págs. 1 e H6)
Campos vai ao Ceará contra o PT
Depois de vencer o PT no Recife, o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, vai a Fortaleza fazer campanha para o candidato do partido contra o do PT. (Págs. 1 e H6)
Célula-tronco dá a dupla o Nobel de Medicina
O biólogo britânico John Gurdon, da Universidade de Cambridge, e o médico japonês Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto, ganharam o Nobel de Medicina com trabalhos sobre a reprogramação de células adultas para que retomem a versatilidade das células-tronco embrionárias. O campo de estudo aberto pelos pesquisadores - Gurdon fez as primeiras descobertas há 50 anos - é hoje um dos mais promissores tanto para a medicina como para a biotecnologia, uma vez que trouxe esperança de cura de diversas doenças. (Págs. 1 e Vida A17)
Empresa dos EUA compra a Amil por R$ 6,5 bilhões
A americana UnitedHealth anunciou ontem a compra da operadora de planos de saúde Amil. A empresa vai pagar R$ 6,5 bilhões por 58,9% que estão nas mãos dos controladores. O negócio pode chegar a R$ 9,92 bilhões com o pagamento aos acionistas minoritários por meio de oferta pública de aquisição de ações. (Págs. 1 e Economia B10)
Chávez promete ser ‘presidente melhor’
Reeleito para um quarto mandato, o presidente Hugo Chávez prometeu aos venezuelanos ser um presidente melhor, informa o enviado especial Roberto Lameirinhas. (Págs. 1 e Internacional A12)
Para o FMI, Brasil vai crescer só 1,5% em 2012 (Págs. 1 e Economia B1)
Lei Maria da Penha pode condenar irmão, diz STJ (Págs. 1 e Cidades C1)
José Paulo Kupfer
Ainda não caiu a ficha
O impacto de juros entre 2% e 3% pouco aparece nas análises. O hábito do uso de juros altos entortou nosso modo de pensar a economia. (Págs. 1 e Economia B5)
Francisco Toro
A irrelevância de Hugo Chávez
Brasil, Uruguai e Guatemala ofereceram alternativa: reduzir a pobreza com reformas sociais e sem dar as costas para as instituições democráticas. (Págs. 1 e Visão Global A13)
Notas & Informações
A força dos grandes partidos
Foi nítida em São Paulo a preferência dos eleitores por uma ou outra das maiores legendas. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Julgamento de Dirceu esquenta o 2º turno
O PT começa a semana com um olho nas eleições e outro no processo do mensalão. Teme os efeitos de uma possível condenação hoje, pelo Supremo Tribunal Federal, de três figuras graduadas do partido: José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Em São Paulo, onde está em jogo a mais rica prefeitura do país, o tucano José Serra já parte para o ataque contra o petista Fernando Haddad, a quem acusa de fugir do debate ético. “A grande inovação hoje em dia é a corrupção levando gente à cadeia, é a impunidade que começa a acabar”, afirma. “Nunca fui perguntado sobre este assunto”, reage o petista Fernando Haddad. O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, admite o desgaste por causa do mensalão, mas minimiza: “É provável que tenhamos perdido votos, mas não o suficiente para tirar aquilo que nós agregamos com as presenças de Lula e Dilma”. (Págs. 1 e 2 a 6)
Recursos no TSE podem mudar eleições no Entorno
Prefeitos eleitos de Santo Antônio do Descoberto, Alexânia e Água Fria correm o risco de não assumir o cargo. Partidos da base aliada de Agnelo venceram em 14 dos 22 municípios. (Págs. 1, 21 e 22)
Exército pede desculpas
Força admite responsabilidade na morte de Márcio Lapoente, há 22 anos, durante treinamento. (Págs. 1 e 9)
Cotas de sucesso: A medicina social
A Escola Superior de Ciências da Saúde reserva 40% das vagas a alunos da rede pública de ensino do DF. Em sete anos, formou 44 cotistas em medicina. “Depois que você entra, é cobrado do mesmo jeito”, conta Daniel Adriano. (Págs. 1 e 24)
Nobel premia célula-tronco
Academia sueca concede a maior honraria da medicina aos pioneiros John B.Gurdon e ShinyaYamanaka. (Págs. 1 e 19)
Habitação: Justiça impede registro de dois condomínios
O Ministério Público do DF obteve liminar que proíbe o registro em cartório dos condomínios Lago Sul 1, no Jardim Botânico, e Vivendas Lago Azul, em Sobradinho. A decisão abre precedente para barrar outros parcelamentos. (Págs. 1 e 26)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Manchete: Maior operadora dos EUA compra Amil por R$ 9,8 bi
A venda da Amil à americana UnitedHealth marca a entrada no Brasil da primeira grande operadora internacional de planos de saúde. A Amil foi avaliada em R$ 11 bilhões, 22% acima do preço em bolsa. Na maior transação na área de saúde no país, concluída após três anos de negociação, a United comprou 60% do capital da empresa das mãos de seu fundador, Edson Bueno, e fará oferta para adquirir 30% de ações em mercado, o que totalizará R$ 9,8 bilhões.
Bueno e sua ex-mulher, Dulce Pugliese, receberão R$ 6,5 bilhões, divididos em partes iguais. Ambos continuarão com 10% da Amil por pelo menos cinco anos. Médico de 69 anos, Bueno terá ainda uma participação de 0,9% no capital da UnitedHealth, da qual será o maior acionista individual e o primeiro estrangeiro a ter assento no conselho. A empresa deve faturar US$ 110 bilhões neste ano. (Págs. 1 e B4)
Aécio e Campos tentam consolidar posições
Os partidos de dois potenciais adversários da presidente Dilma Rousseff em 2014, o PSDB do senador Aécio Neves (MG) e o PSB do governador Eduardo Campos, tiveram desempenho inverso nas eleições municipais desde 2000.
Com 693 prefeitos eleitos no primeiro turno, os tucanos mantiveram-se como a segunda maior força municipal, só atrás do PMDB, mas perderam 97 prefeituras. Nas últimas quatro eleições viram sua base municipal reduzir-se em 30%. (Págs. 1, A11 e A18)
Net, Claro e Embratel vão investir R$ 6 bi neste ano
Com a possibilidade de se fazer ligações interurbanas e internacionais a custo zero, a receita da Embratel com esse serviço diminui. "O volume continua alto, mas a receita está caindo. Até 2003, o serviço participava com 70% da receita e, agora, não passa de 30%. Há muita concorrência", diz José Formoso Martinez, presidente da companhia.
Apesar disso, as empresas no Brasil controladas pelo empresário mexicano Carlos Slim Helú - Claro e Net Serviços, além da própria Embratel - apostam no modelo de serviços integrados de telecomunicações e vão investir neste ano R$ 6 bilhões, R$ 2 bilhões cada uma. (Págs. 1 e B1)
Governo conterá gastos com seguro desemprego em 2013
O governo incluiu na proposta orçamentária de 2013 uma forte contenção nos gastos com o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial, embora a discussão na área técnica não esteja concluída. O Orçamento do próximo ano prevê que essa despesa ficará em R$ 40,1 bilhões - praticamente o mesmo valor estimado para este ano, de R$ 39,6 bilhões, o que vai representar queda real.
A contenção dos gastos resultará de medidas que deverão ser apresentadas depois do segundo turno das eleições. O governo descartou a proposta, surgida no Ministério do Trabalho, de taxar empresas cuja rotatividade da força de trabalho supere a média do setor. (Págs. 1 e A3)
BB reduz tarifas e CEF define cortes
O Banco do Brasil reduziu ontem em até 34% o custo das tarifas dos serviços mais utilizados por seus clientes pessoa física. A redução, que abrange 7 pacotes de serviços e 24 tarifas prioritárias, entrará em vigor no dia 15. Até amanhã, a Caixa Econômica Federal deve seguir o mesmo caminho, segundo Marcio Percival, vice-presidente de finanças da Caixa. O banco vai anunciar cortes nos preços do pacote de serviços básicos, nas tarifas de transferência eletrônica de recursos e de saques.
Com o anúncio do corte nas tarifas, a ação do BB recuou 2,98%, a maior queda do Ibovespa. Estimativas do Goldman Sachs apontam que em 2013 o resultado do banco poderá diminuir em até 6,6%, caso o desconto médio aplicado, não informado pelo BB, seja de 30%. (Págs. 1 e C1)
Correntistas aumentam dor de cabeça dos bancos espanhóis (Págs. 1 e B12)
Acionistas pressionam bancos americanos a cortar salários e bônus de executivos (Págs. 1 e C16)
Bolsa aposta em agentes autônomos, como Saroglou, para atrair o investidor pessoa física (Págs. 1 e D1)
Preços desequilibrados na balança
Após subir 25% nos últimos dois anos, os termos de troca (relação entre preços de exportação e de importação) no comércio exterior brasileiro acumulam queda de 4,2% de janeiro a agosto. (Págs. 1 e A3)
Disputa comercial EUA x China
A Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA recomendou às empresas do país que evitem encomendas de equipamentos de redes de telecomunicações às fabricantes chinesas Huawei e ZTE, sob alegação de risco à segurança nacional. (Págs. 1 e A15)
Tradings investem em açúcar próprio
Entre as nove principais tradings de açúcar no Brasil, seis também se tomaram grandes produtoras da commodity no país, um movimento iniciado em 2001 pela Louis Dreyfus. (Págs. 1 e B15)
Apoio à produção cacaueira
A Mars, dos EUA, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, anunciou investimentos de US$ 30 milhões anuais em iniciativas para a sustentabilidade da cadeia do cacau. No Brasil, a empresa tem o Centro Mars de Ciência do Cacau, na Bahia. (Págs. 1 e B15)
Fundo imobiliário do Santander
Depois de Banco do Brasil e Caixa, o Santander lança um fundo imobiliário destinado à compra de agências bancárias da instituição. A oferta, no valor de até R$ 300 milhões, terá aplicação mínima de R$10 mil. O fundo será administrado pela Rio Bravo. (Págs. 1 e C16)
Cerceamento de mobilidade
Mesmo com decisão favorável do CNJ, advogados têm enfrentado dificuldades para usar smartphones, tablets e laptops durante audiências. Alguns juízes não permitem a prática, sob alegação de risco à incomunicabilidade das testemunhas. (Págs. 1 e E1)
Ideias
Delfim Netto
Nada autoriza a afirmação de que o “pilar” da meta de inflação foi abandonado pela autoridade monetária. (Págs. 1 e A2)
Sérgio Sérvulo da Cunha
Resultado da eleição venezuelana mostra a brutal divisão da sociedade, imersa em uma luta de classes explícita. (Págs. 1 e A11)
------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário