A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
terça-feira, novembro 13, 2012
NEM GÊNIO, NEM GENUÍNO
Punição a Genoino dá direito a cumprir regime semiaberto
Autor(es): Eduardo Bresciani Ricardo Brito |
O Estado de S. Paulo - 13/11/2012 |
Condenado a 6 anos e 11 meses, ex-presidente do PT condenado por corrupção e formação de quadrilha poderá dormir na prisão
O ex-presidente do PT José Genoino foi o único réu do núcleo político da quadrilha do mensalão que escapou de cumprir pena em regime fechado. Condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, ele terá direito a regime semiaberto, no qual deverá ficar detido em uma "colônia penal agrícola, industrial ou estabelecimento similar", segundo diz o Código Penal. Resta saber como será harmonizada esta punição com o mandato de deputado federal - ele deve assumir em janeiro de 2013 substituindo Carlinhos Almeida (PT), eleito prefeito de São José dos Campos (SP).
A Lei de Execuções Penais determina que somente após cumprir um sexto de sua pena o condenado tem direito a progressão de regime. O condenado a regime semiaberto permanece recolhido ao presídio em tempo integral, mas com algumas vantagens como serviço externo.
A fixação da pena de Genoino em um patamar inferior a dos outros integrantes do núcleo político já tinha sido antecipada pelos ministros. O entendimento é que sua participação teria sido lateral, uma vez que José Dirceu seria o chefe do esquema e Delúbio Soares um elo com o operador, Marcos Valério.
Quadro histórico do PT e ex-guerrilheiro no Araguaia, Genoino, para a maioria dos ministros, participou na condição de presidente do partido, na negociação com dois partidos da base aliada (PP e PTB). Sua condenação teve como prova a assinatura no empréstimo de R$ 3 milhões, do PT junto ao Banco Rural.
As sanções sugeridas por Joaquim Barbosa já previam regime semiaberto. Em relação a formação de quadrilha, a condenação foi de 2 anos e 3 meses. No caso da corrupção ativa, 4 anos e 8 meses. O único ministro a defender abertamente uma pena mais alta foi Marco Aurélio Mello, que não aceitou a tese de menor culpa do ex-presidente petista. Os magistrados tiveram ainda posições divergentes em relação à multa a ser aplicada pelo crime de corrupção ativa. Prevaleceu a proposta de fixá-la em R$ 468 mil.
/ COLABORARAM FELIPE RECONDO E MARIÂNGELA GALLUCCI
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário