A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
segunda-feira, novembro 05, 2012
... ENEM e ''EVAZÃO'': ''E NEM trabalha, E NEM estuda, E NEM me fale nisso ..."
1,6 MILHÃO DE CANDIDATOS PERDEM ENEM
INTERNET MARCA EDIÇÃO |
Autor(es): » GRASIELLE CASTRO » JULIA CHAIB |
Correio Braziliense - 05/11/2012 |
A estimativa é de que cerca de 27,9% dos inscritos não compareceram às provas no segundo dia de exame em todo o país. No DF, o índice de faltas chegou a 32%. Uma jovem que deu à luz na hora da prova terá nova chance. MEC vai avaliar pedido de aluno do Marista, em Brasília, que não pôde fazer o teste porque foi espancado e está internado em hospital
Problemas nas redes sociais, que eliminaram 65 candidatos, fazem o MEC exigir lei mais rígida. No fim de semana, 4,17 milhões prestaram o exame, entre eles, jovem que deu à luz minutos antes da prova. Ela terá nova chance
Cerca de 1,5 milhão de estudantes deixaram de participar neste fim de semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados preliminares apontam que dos 5,79 milhões de inscritos, 4,17 milhões compareceram aos locais de provas — abstenção média de 27,9%. O percentual é próximo do registrado em anos anteriores — 26,4% em 2011 e 27,9%, em 2010. No Distrito Federal, dos 89,5 mil participantes, cerca de 32% faltaram. Além dos ausentes, outros 65 alunos foram eliminados por causa da internet. Ontem, mais 28 participantes repetiram o erro dos 37 candidatos que, no sábado, postaram imagens da avaliação em redes sociais.
O ministro Aloizio Mercadante afirmou ontem, em coletiva após o encerramento das provas, que esses casos, com o de uma pessoa de Campinas (SP), que publicou no Twitter no sábado de manhã um alerta falso de que a prova havia sido cancelada, serão investigados com rigor. A Polícia Federal apura os fatos e uma delegacia especializada em crimes eletrônicos foi acionada. "Uma irresponsabilidade como essa gera uma insegurança ou prejuízo muito grande. Precisamos melhorar a legislação e trabalhar em cima disso." O ministro espera que as normas sejam atualizadas e os crimes cibernéticos melhores tipificados. Em 24 de outubro, outra pessoa também postou que o Enem seria cancelado. "Queremos analisar e ajustar a legislação a esses novos desafios."
Uma série de incidentes pontuais marcaram o fim de semana de provas. No DF, uma mãe deixou o filho de cinco anos abandonado fora do prédio onde ela fazia o exame — o Conselho Tutelar foi acionado. O caso mais emblemático, entretanto, foi o da estudante Pâmela de Oliveira Lescano, 17 anos, que deu à luz um menino minutos antes de a avaliação começar, em Sidrolândia, a 70km de Campo Grande (MS). Uma fiscal a encontrou no banheiro sangrando, com o menino nos braços. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) foi chamado e os dois passam bem. Logo depois, o ministro ligou para a adolescente e informou que ela poderá fazer a prova em 4 e 5 de dezembro.
Participantes sabatistas (guardam o sábado por motivos religiosos) que fizeram o primeiro dia de prova em Rio Branco, onde teve falta de energia devido às chuvas, além de deficientes visuais do Rio de Janeiro, que reclamaram que o material não era adaptado, também poderão fazer o Enem no próximo mês. A avaliação já estava prevista para a população carcerária do país. A pasta avalia ainda a possibilidade de incluir nesse rol os candidatos de uma escola de Amargosa (BA), fortemente atingida pelas chuvas. O caso do estudante brasiliense Leonardo Guimarães Moreira, 18 anos, agredido na saída de uma festa no dia 28, também será estudado. De acordo com a irmã do jovem, Lauseani Santoni, 30, a família entrará na Justiça ainda esta semana para tentar assegurar o direito de o rapaz fazer o Enem. "Vamos entrar com um mandato de segurança. Ele está se recuperando bem e conseguirá fazer a prova."
Falhas
De 2009 a 2011, nas três edições, o exame apresentou erros. No ano passado, questões do pré-teste vazaram e foram usadas no material de estudo do Colégio Christus, de Fortaleza. Um erro técnico na correção da redação fez com que um aluno conseguisse mudar a nota de zero para 880. Em 2010, os gabaritos divergiam das provas e, em 2009, a prova foi furtada e teve de ser adiada. Para Mercadante, o resultado deste ano foi positivo. "Não tivemos nenhuma fraude até esse momento ou qualquer episódio que pudesse arranhar a eficiência do exame", disse. Segundo ele, a pasta aprendeu com as experiências anteriores e levará os aprendizados desta para o ano que vem.
Atrasados
No Distrito Federal, a cena dos estudantes que chegam atrasados e são eliminados se repetiu ontem. "Por três minutos, perdi a chance", desabafou Luis Felipe Santana, 22 anos, que quer estudar matemática. Ele havia realizado as provas no sábado, mas disse que o ônibus demorou muito para passar. "Moro em Ceilândia Norte e tive de fazer a prova na Asa Norte, não deu tempo mesmo", lamenta. Ruim também para Juán Cortez, 14, que chegou ao local um minuto depois de o portão fechar. "Estou no 1º ano do ensino médio e queria fazer o Enem como treinamento. Se eu tivesse buscando entrar na universidade, teria ficado muito chateado."
------
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário