PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, março 05, 2007

HAPPY-HOUR2: [in] SÓ NO "ÁLCOOL" (HIC !)








HAPPY-HOUR: "O SENHOR DOS ANÉIS"







BUSH NO BRASIL: "I WANT YOU[rs rings and fingers]" *


O que Bush quer do Brasil?

Com aquele seu jeitão de executivo dinâmico, e sempre tentando parecer o Senhor da Guerra, chega nesta semana ao Brasil o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Será uma visita relâmpago, de menos de 24 horas. Será sobretudo uma visita controvertida. Bush desembarca em São Paulo na noite da quinta-feira [8] trazendo na maleta uma série de pedidos ao Brasil - e tem partida marcada para a tarde de sexta-feira [9], menos de 24 horas depois. Não pretende deixar por aqui nenhuma concessão. Vem propor que o Brasil ensine os países da América Central a produzir álcool e biodiesel a fim de garantir o fornecimento de combustíveis alternativos para os Estados Unidos. Mas já avisou que, em hipótese alguma, aceitará discutir o fim (ou até mesmo a redução) das sobretaxas impostas contra as exportações de etanol para o mercado norte-americano. Bush quer mais espaço para que as empresas americanas atuem no Brasil, especialmente no setor de serviços. Mas também avisou que não fará concessões para que o agronegócio brasileiro aumente suas vendas para os EUA. Quer que o Brasil combata com mais rigor a pirataria contra a indústria fonográfica e cinematográfica, mas não aceita discutir a quebra de patentes para medicamentos de combate a doenças como a Aids. Bush quer também que o Brasil se entusiasme menos com a China e que olhe mais para os velhos aliados americanos. Quer ainda que o Brasil assuma as responsabilidades de líder da América Latina ou seja, que envie mais tropas para o Haiti, que pague as contas dos vizinhos mais fracos, como Paraguai, que coloque a mão nos vespeiros inventados por aliados em conflito, como Argentina e Uruguai, e sobretudo que contenha os arroubos de Hugo Chávez, da Venezuela. Até aí, tudo bem. O problema é que Bush não propõe nada em troca disso tudo. [OPS!!!]
Será apenas uma visita política", ameniza Antônio Patriota, novo embaixador do Brasil em Washington. Do Brasil, o presidente norte-americano parte para o Uruguai e de lá para a Colômbia, Guatemala e México. Por trás desse périplo, Bush tenta minar posições brasileiras inclusive no Mercosul, prioridade um da atual política externa brasileira. No Uruguai, Bush vai buscar fechar um acordo bilateral, paralelo ao Mercosul. Alertado, Lula se mexeu e foi ao Uruguai na semana passada, antes de Bush. Teve que ceder muito para blindar o bloco contra as propostas americanas. (Fonte: IstoÉ Online).
_________________
(*) Outrora se dizia: "Vão-se os anéis, ficam-se os dedos..."; (provérbios).

PAULO MALUF & MARTA SUPLICY [in] "PAULICÉIA DESVAIRADA" *


Maluf e Marta vão ser aliados em 2008:

O PT de Marta Suplicy e o PP de Paulo Maluf deverão estar juntos na disputa da Prefeitura de São Paulo em 2008. Detalhes desse acordo foram fechados na noite de quarta-feira no restaurante Piantella, em Brasília, entre o próprio Maluf e o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), principal escudeiro da ex-prefeita, durante jantar em que se consumiu o vinho francês Château Plince, um bordeaux da região do Pomerol, cuja garrafa custa R$ 255. Se Marta não for indicada a um ministério, ela será a candidata de uma grande aliança formada por PT, PP, PMDB e PR . A Maluf caberia a escolha do vice. O ex-prefeito paulista disse que seu apadrinhado seria um professor universitário e chegou a citar o reitor da Uniban, Heitor Pinto Filho. Outros dois nomes foram cogitados, mas não foram revelados. Surpreendidos no restaurante pela reportagem do Estado, os dois negaram que estivessem conversando sobre a próxima eleição municipal, embora os diálogos tenham vazado para as mesas próximas. “Nós somos colegas na Comissão de Constituição e Justiça e estamos discutindo projetos de interesse do País”, esquivou-se Maluf. Vaccarezza disse, sem convicção, que os dois estavam num encontro casual falando sobre reforma política. Na verdade, Maluf queria que o encontro ocorresse em local reservado para evitar que a articulação política tivesse outras testemunhas que não os dois. Mas Vaccarezza considerou mais prudente realizar a reunião em um restaurante freqüentado por políticos. Para o petista, esta seria uma forma de disfarçar a natureza do entendimento ali firmado. A amigos, o ex-governador contou detalhes da conversa e disse que o PT foi muito receptivo à participação de seu grupo na campanha de Marta. Maluf deixou acertado que,em qualquer cenário, com Marta ou outro petista na cabeça de chapa, seu partido apoiaria o PT. Os dois fizeram ainda uma avaliação do xadrez político da eleição na capital e chegaram à conclusão de que o ex-governador Geraldo Alckmin e o atual, José Serra, ambos do PSDB, estariam em rota de atrito, o que tornaria a candidatura da Marta muito competitiva. Para Maluf, a chance de o PT perder é pequena. Ainda em sua avaliação, Alckmin pagará um preço político muito alto pelo acidente da cratera do metrô e sua imagem de administrador competente sofrerá sério abalos. Vaccarezza concordou com o ex-prefeito e lembrou ainda que, com a coligação fortalecida pelo apoio de pelo menos quatro partidos, o PT já teria no primeiro turno mais de 50% do horário eleitoral gratuito de televisão. Um dia depois do vinho e do jantar, ainda mais sóbrios, os dois comemoraram o acordo político. Vaccarezza fez um relato minucioso à ex-prefeita Marta, enquanto Maluf confidenciou a amigos os detalhes do entendimento. Ficou acertado que até setembro toda a combinação será formalmente costurada pelos partidos dessa aliança. (Fonte: O Estado SP).

_________________

* Paulicéia Desvairada, 1922 (Mário de Andrade). "São Paulo é um palco de bailados russos.
Sarabandam a tísica, a ambição, as invejas, os crimes
e também as apoteoses de ilusão..."; (Paisagem nº 2).

BUSH & LULA: ETANOL, ÁLCOOL & BARREIRAS TARIFÁRIAS


Bush quer posição clara de Lula sobre Hugo Chávez:

Além de buscar apoio para esvaziar o poder de Hugo Chávez no continente, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deverá cobrar do colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva uma posição mais clara a respeito do polêmico líder venezuelano. Na visita que realiza nesta semana ao país, Bush tentará trocar o apoio de Lula à estratégia de pressionar Chávez por uma trégua americana no comércio. Lula, contudo, deverá cobrar do americano o fim da tarifa de importação cobrada do álcool brasileiro nos EUA. De cordo com reportagem publicada neste domingo pelo jornal Folha de S. Paulo, Bush manifestou sua preocupação com Chávez a aliados e interlocutores dizendo que considera o venezuelano mais perigoso que Fidel Castro, líder afastado do poder em Cuba por motivo de doença. Assim, tentará usar a visita ao Brasil para buscar o enfraquecimento de Chávez. Apesar de saber desde já que Bush deverá negar o pedido de fim da tarifa sobre o álcool brasileiro, Lula vai propor a troca, além de outros incentivos na área energética. Conforme a Folha, o governo brasileiro quer apoio americano ao projeto de fazer do álcool combustivel "commodity" com cotação em bolsas de valores. Os combustíveis alternativos, aliás, deverão ser o fator principal para o surgimento de uma nova aliança entre Brasil e EUA, já que são um tema de grande interesse comum e podem servir como moeda de troca nas negociações sobre os outros assuntos. Bush chegará ao país no fim da semana e anunciará com Lula um memorando bilateral sobre cooperação em biocombustíveis. Alvo dos americanos, Hugo Chávez não apareceu no encontro do Grupo do Rio, no sábado, em Georgetown, na Guiana [OPS!!!]. Lula, que trabalhou para atrair o maior número possível de líderes à cúpula, viu o venezuelano mandar um representante, apesar de ter confirmado presença apenas um dia antes. Outros líderes, como o argentino Néstor Kirchner e o boliviano Evo Morales, também não compareceram. Só oito líderes foram ao evento, incluindo Felipe Calderón, do México, e Michelle Bachelet, do Chile. (Fonte: Veja Online).

REFORMA MINISTERIAL: ENCERRANDO A "TEMPORADA DE CAÇA"


LULA se antecipa ao PMDB e anuncia reforma ministerial:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar na próxima semana a esperada reforma ministerial. A Folha Online apurou que o presidente trabalha com duas hipóteses: anunciar a reforma por inteiro ou divulgar apenas parte dos nomes que serão substituídos no governo. A definição vai depender de conversas que o presidente deve ter com o PT nas próximas horas. Lula decidiu não esperar a convenção nacional do PMDB, marcada para o dia 11, pois avalia que a disputa do partido está praticamente definida em favor do atual presidente da legenda, deputado Michel Temer (PMDB-SP). O presidente recebeu informações de interlocutores do PMDB de que o seu candidato, o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim, dificilmente vencerá a disputa ante os apoios conquistados por Temer. Por conta desse cenário, Lula teria decidido anunciar a reforma ministerial antes da convenção para reverter o mal-estar criado com o seu apoio indireto a Jobim. O PMDB já dá como certa a indicação do médico José Gomes Temporão para o Ministério da Saúde. Nesta tarde, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), praticamente anunciou o nome de Temporão em um ato falho. Ao ser questionado se o médico seria ministro, Cabral surpreendeu: "Já anunciaram?". Interlocutores do PMDB afirmaram à Folha Online que o partido deve mesmo ficar com o Ministério da Integração Nacional. O dirigente da pasta será indicado pela bancada do PMDB na Câmara, que já escolheu o deputado Geddel Vieira Lima (BA) para o cargo. A bancada ainda terá direito a indicar outro nome para a Esplanada. Nesta sexta-feira, especulavam-se duas pastas: Agricultura e Turismo. Caso o PMDB assuma o controle do Ministério do Turismo, o ministro Walfrido dos Mares Guia seria deslocado para as Relações Institucionais --uma vez que o atual ministro Tarso Genro assumirá a Justiça. O PMDB do Senado deve manter os dois ministérios da cota da bancada: Comunicações e Minas e Energia. A principal dificuldade da reforma ministerial é o atendimento das demandas do PT. O partido quer manter as 16 pastas que ocupa e ampliar sua participação no governo. Os petistas brigam pela indicação da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para o Ministério das Cidades e, ainda, pelo nome do deputado Walter Pinheiro (BA) para o Desenvolvimento Agrário -- além de secretarias com status de ministério, como a de Direitos Humanos. O presidente teria decidido manter o ministro Fernando Haddad na pasta da Educação, o que dificulta a acomodação de Marta no governo. Isso porque o PP não abre mão do comando do Ministério das Cidades. O PDT deve ficar com o Ministério da Previdência, para o qual deve indicar o deputado Paulo Pereira da Silva (SP). O PTB pleiteia o Ministério da Agricultura, mas a situação do partido permanece indefinida uma vez que a pasta deve ficar com os peemedebistas. O PC do B deve ser mantido no Ministério dos Esportes e o PSB, na Ciência e Tecnologia. O partido deve perder a pasta da Integração Nacional e ser compensado com outros cargos nos demais escalões do governo. O PR, que já detém o comando do Ministério dos Transportes, deve permanecer na pasta com a indicação do ex-ministro Alfredo Nascimento para retomar o cargo. (Fonte: Webbusca; Folha Online).

REFORMA MINISTERIAL: A HORA E A VEZ DOS "PUXADINHOS" *


LULA COGITA EM CRIAR UMA NOVA PASTA: PORTOS E AEROPORTOS.

Às voltas com dificuldades para acomodar no governo representantes de todos os partidos que o apóiam, Lula já cogita criar uma nova pasta. Batizou-a de Secretaria de Portos e Aeroportos. O titular teria status de ministro de Estado. Recebeu a sugestão da ministra Dilma Roussef (Casa Civil). E gostou da idéia. Há quatro dias, Lula ofereceu o novo cargo ao PSB. Seria uma compensação pela perda do ministério da Integração Nacional, hoje gerido por Pedro Brito, homem de confiança do deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Neste domingo (4), Lula voltou a mencionar, dessa vez em diálogo com um auxiliar, a possibilidade de esticar a Esplanada. Na conversa com o dirigente socialista, o presidente informou que deve mesmo nomear para a Integração Nacional o deputado Geddel Vieira Lima (BA), do PMDB. Apresentou duas alternativas ao interlocutor. Poderia compensar o PSB com a pasta do Turismo ou com a nova secretaria de Portos e Aeroportos. Chegaram a discutir nomes para a nova pasta. Fixaram-se em dois: os deputados Márcio França (SP), líder do PSB na Câmara; e Beto Albuquerque (PSB-RS), líder interino do governo. Nesta segunda ou terça-feira, França e Albuquerque serão consultados pela direção do partido sobre o interesse de assumir a nova secretaria. Lula foi informado, uma vez mais, de que Ciro Gomes, ministro da Integração no primeiro mandato, não quer voltar ao primeiro escalão do governo. Desistiu de insistir. A despeito disso, afirmou que vai prestigiar Ciro nomeando Pedro Brito, o atual titular da Integração, para um cargo de relevo. Mencionou Sudene, Banco do Nordeste ou uma diretoria do BNDES. Como alternativa a Ciro, o PSB pretendia sugerir a Lula a nomeação de Renato Casagrande (SE), líder do partido no Senado. Mas Casagrande, recém-eleito senador, informou que prefere ficar no Legislativo. Daí as cogitações em torno de Márcio França e Beto Albuquerque. Se levar adiante a idéia de criar a nova secretaria, Lula passará a dispor de 35 subordinados com o título de ministro. São ocupantes de ministérios e de cargos com status ministerial. Nunca na história desse país um governo teve tantos ministros. Ao assumir a presidência, em 1985, José Sarney nomeou 24. Fernando Collor encolheu a Esplanada para 12 ministérios. Itamar Franco esticou-a para 22. Fernando Henrique Cardoso teve 24 ministros no primeiro mandato e 30 no segundo. Lula aproveitou o domingo para avançar na costura do ministério. No diálogo privado que manteve com seu auxiliar, tornou a dizer que não sabe como encaixar Marta Suplicy (PT-SP) na nova equipe. Repetiu que vai manter na Educação o ministro Fernando Haddad. E disse que não vê razões para desalojar Márcio Fortes, do PP, da pasta das Cidades. O que fazer com a Marta Suplicy? Lula dá a entender que preferiria não nomear Marta. Admite oferecer-lhe o Turismo. Mas rumina a esperança de que ela não aceite. Elogia a ex-prefeita. Chama-a de “companheira”. Porém, diz que ela se tornou um problema. Impacienta-se com a insistência do PT reivindicar que seja alojada preferencialmente no ministério das Cidades. De resto, o presidente diz recear que, nomeada, Marta deixe o governo em 2008, para concorrer à prefeitura de São Paulo. Teme também que, tornando-se ministra, ela vire um “alvo” da oposição e mesmo dos partidos governistas, causando-lhe dissabores. Vai discutir o assunto com a direção do PT, que pretende receber nesta semana. Antes de conceder audiência à cúpula petista, Lula pretende ouvir os seus “amigos” do PT. Chamou para uma conversa, nesta segunda-feira (5), o governador da Bahia, Jaques Wagner. Afora o desassossego proporcionado pelo “problema” Marta, o presidente revela-se disposto a nomear o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) para o ministério do Desenvolvimento Agrário e a deputada Iriny Lopes (PT-ES) para a secretaria de Direitos Humanos da presidência. (Fonte: Blog do Josias, Folha Online).

___________

(*) Puxadinho, de "puxar", "esticar"; (v.t., 7. Michaelis, UOL). A expressão "puxadinho", no jargão popular (vox populi), refere-se a pequenas adaptações que vão se agregando ao projeto original da casa para acomodar, por exemplo, "garagem", "área-de-serviço", "quartinho-de-despejo", "canil", entre outros. O dicionário não considerou ainda esta expressão popular.

ETANOL: MONTADORAS & USINEIROS


Oferta de etanol preocupa usinas e montadoras:

São Paulo, Brasília, 2 de Março de 2007 - O setor automotivo está preocupado com o abastecimento de etanol no Brasil. Os próprios produtores admitem que precisarão investir em aumento na produtividade para atender à demanda.
Ontem, os EUA confirmaram maior produção de milho para etanol e executivos do país alertaram sobre demanda excessiva. "A questão do biocombustível deixou de ser interna, caseira", diz Rogelio Golfarb, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Tanto que hoje, em Nova York, será criado o Fórum Internacional de Biocombustíveis. Atualmente, 20% da produção de etanol do País é destinada à exportação. "O compromisso do produtor é o mercado interno", diz Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, diretor comercial da Usina Alta Mogiana. Mas o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Carvalho, admite a necessidade de investimento em tecnologia para aumentar a produtividade.
Ontem, os EUA confirmaram maior produção de milho para etanol e executivos do país alertaram sobre demanda excessiva. (Fonte: Gazeta Mercantil).

BIOCOMBUSTÍVEIS: A "IGUALDADE" DOS PAÍSES PRODUTORES-CONSUMIDORES

Mundo atento ao etanol. Brasil, EUA, China e Europa somam forças para desenvolver biocombustíveis:

NOVA YORK (AFP) - 03/03/2007 - Brasil, China, Estados Unidos, Índia, a Comissão Européia e a África do Sul anunciaram nesta sexta-feira em Nova York, a criação de um Fórum internacional de biocombustíveis para trabalhar pelo desenvolvimento e a expansão do consumo destas substâncias. O anúncio ocorreu em entrevista coletiva na sede das Nações Unidas em Nova York, na qual estiveram representantes dos países mencionados. "Para os países em desenvolvimento, o uso de biocombustíveis significa reduzir drasticamente sua dependência da importação de petróleo, corrigindo seus desequilíbrios comerciais e acumulando recursos para melhorar os investimentos em educação, saneamento e desenvolvimento social", declarou o embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Antonio Patriota. "Para os países desenvolvidos", acrescentou, "o uso de biocombustíveis também é atraente, porque complementa a segurança energética, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa", ressaltou. Thomas Shannon, responsável pela diplomacia dos Estados Unidos na América Latina , agradeceu a liderança do Brasil neste tema e qualificou a criação do Fórum como "um acontecimento muito, muito importante". "Como vocês sabem, o presidente" George W.Bush identifica "a diversificação de recursos energéticos como um pilar importante da política energética americana" e "anunciou o objetivo de reduzir nossa dependência do petróleo", afirmou Shannon. "Trabalhando juntos poderemos identificar os meios e as formas de ajudar países com potencial produtivo agrícola para se converter em grandes produtores de energia", disse o diplomata americano. A iniciativa pretende iniciar um mecanismo de diálogo entre os maiores produtores e consumidores destes combustíveis feitos de substâncias orgânicas, como o etanol e o biodiesel, interessados em promover a criação de um mercado internacional para os mesmos. Segundo os promotores, o surgimento de um mercado mundial contribuiria para incrementar a eficiência produtiva, a distribuição e o uso mundial dos mesmos. Para conseguir alvos objetivos, os países participantes acreditam ser necessário fortalecer a coordenação internacional neste tópico e o Fórum é um primeiro passo que permitirá a expansão internacional dos biocombustíveis ao mesmo tempo em que melhoram seus benefícios econômicos, sociais e ambientais. Na inauguração deste fórum, foram criadas equipes de trabalho, começando por uma de trocas de informações e outra encarregada de analisar regulamentações e padrões. O Fórum terá duração de um ano e seus participantes se reunirão periodicamente. Um dos objetivos do grupo será realizar uma Conferência Internacional de Biocombustíveis, que será sediada no Brasil em 2008. Os Estados Unidos e o Brasil são os maiores produtores mundiais de etanol (álcool etílico), à base de milho e cana de açúcar, respectivamente. No Brasil, 80% dos automóveis vendidos estão equipados com um motor que se adapta a ambos os combustíveis, somente um ou misturados em qualquer proporção. Entre as vantagens do uso deste tipo de combustível estão as ambientais, em um momento de conscientização sobre a questão da mudança climática e, em casos como o dos Estados Unidos, a vantagem de contar com uma fonte de energia segura e reduzir a dependência do petróleo do Oriente Médio que tanto move sua política externa. (Fonte: Gazeta Mercantil).

PARLAMENTARES: "NAS ONDAS DO RÁDIO" II


Publicado originalmente no Congresso em Foco, 1/3/2007; título original "Interesses em conflito – Dos 76 integrantes da comissão que autoriza concessões de rádio e TV, 16 são ligados a emissoras de radiodifusão".

Um em cada cinco deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) tem ligações com emissoras de rádio ou TV. Dos 76 membros (titulares e suplentes) do colegiado, que tem o poder de analisar e aprovar projetos de outorga e renovação das concessões dos serviços de radiodifusão, 16 mantêm relações diretas ou indiretas com veículos de comunicação.
A participação de parlamentares vinculados a empresas de radiodifusão não é uma prática nova, assim como a discussão sobre a legalidade da situação. De acordo com o artigo 54 da Constituição Federal, deputados e senadores não podem ter participação nesse tipo de empresa, concessionária da administração pública. Ainda assim, segundo dados levantados pelo Congresso em Foco no Ministério das Comunicações, oito membros da Comissão de Ciência e Tecnologia são sócios de rádios ou emissoras de televisão nos estados onde possuem suas bases eleitorais. Apesar de não aparecerem na lista do ministério, três deputados da CCTCI declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – no ato da inscrição da candidatura nas eleições de 2006 – possuir cotas de veículos de radiodifusão. Pelo menos outros cinco participantes da comissão são parentes ou cônjuges de permissionários [ver matéria abaixo].
Transparência. Na reunião de ontem (2/3), a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou o pedido da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) para que seja recriada uma subcomissão, instalada no final do ano passado, com objetivo de rever as regras de outorga e renovação das concessões. O número de parlamentares foi ampliado de 13 para 14 a fim de garantir uma vaga para o PV.
As legendas têm até a próxima segunda-feira (05/03) para indicar os membros da subcomissão que deverá ser presidida pela própria Erundina. "Nós queremos avaliar a mudança dos procedimentos para nos dar mais segurança na hora de apresentar nossos pareceres. Hoje apresentamos nossos votos às escuras", justificou a deputada.
Segundo ela, a subcomissão terá como meta propor mudanças no regimento de concessões, artigo 223 da Constituição, que confere ao Executivo os poderes para conduzir as autorizações e, ao mesmo tempo, limita a atuação do Legislativo com o fornecimento de informações insuficientes. "Vamos levantar as distorções e fazer as sugestões que vão além das competências da comissão, mas o desdobramento vai depender do Plenário", disse.
Mas a presença de parlamentares donos de rádio e TV está longe de ser exclusividade da Comissão de Ciência e Tecnologia. Como revelou o Congresso em Foco em dezembro de 2005, uma representação encaminhada à Procuradoria Geral da República pelo ProJor, instituição jornalística mantenedora do site Observatório da Imprensa, apontava 49 deputados como concessionários diretos de emissoras de radiodifusão.
Dos 81 senadores que estavam no exercício do mandato um ano atrás, 28 controlavam emissoras de rádio ou TV, em nome próprio ou de terceiros, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). (Fonte: Observatório da Imprensa).

PARLAMENTARES: "NAS ONDAS DO RÁDIO" *


Deputados ligados a emissoras de rádio e TV integram a Comissão de Ciência e Tecnologia:

O Nordeste é a região do país com o maior número de deputados donos de rádios e TVs na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Sete parlamentares da região possuem ligações com empresas de radiodifusão. Dos 16 membros do colegiado que possuem algum tipo de relação com empresas do ramo, seis são do PFL, legenda com maior número de representantes na lista. Todos os deputados citados nesta reportagem foram procurados pelo Congresso em Foco. Os que se manifestaram disseram não ver incompatibilidade entre a atividade empresarial e a participação na comissão. Alguns afirmaram, inclusive, que pretendem se afastar do colegiado caso chegue até lá o pedido de renovação de suas concessões. O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) é um exemplo de parlamentar com forte atuação na área. Na lista de concessões do Ministério das Comunicações, Jader aparece como sócio da Belém Radiodifusão Ltda (FM) e do Sistema Clube do Pará de Comunicação Ltda (TV), em Belém e Marabá. Além disso, o deputado declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participações no capital das empresas Rádio Clube do Pará PRC5 Ltda, Carajás FM Ltda e Rede Brasil Amazônia de Televisão Ltda (RBA). No ano passado, Jader foi um dos principais articuladores de um manobra que impediu a rejeição de 227 processos de outorga no Congresso (ver aqui). O deputado conseguiu convencer o presidente Lula a requisitar a devolução dos processos como meio de regularizar as documentações. Na época, diversos veículos funcionavam mesmo sem a autorização legal. Como a Rádio Clube do Pará, que operou por mais de 13 anos com a concessão vencida, além da RBA e da Rádio Carajás FM, todas ligadas a Jader. Outros políticos também foram beneficiados. A lista de concessionários do Ministério das Comunicações, o nome do tucano Roberto Rocha (PSDB-MA) aparece associado a quatro emissoras de rádio e a uma de televisão. A exemplo dos colegas, o deputado mantém as empresas na própria base eleitoral, no Maranhão. O deputado figura como sócio-diretor das três concessões da Radiovale - Rádio e Televisão Vale do Farinha Ltda e da Rádio Ribamar Ltda. O primeiro-vice-presidente da comissão, José Rocha (PFL-BA), também consta da relação do ministério como associado das rádios Rio Alegre Radiodifusão Ltda e Rio Corrente Ltda, de Santa Maria da Vitória (BA). A assessoria do parlamentar informou, entretanto, que Rocha vendeu, há mais de um ano, as cotas que possuía. O parlamentar teria demorado a solicitar a transferência por desconhecer as normas. De acordo com a assessoria, Rocha teria sido alertado pelo próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa, sobre a necessidade de enviar a notificação ao ministério a fim de regularizar a situação. Em São Paulo, o deputado Jorginho Maluly (PFL-SP) é sócio das rádios Clube de Mirandópolis Ltda, Veneza Paulista Ltda e Cidade Andradina Ltda. Em nome do pai de Jorginho, Jorge Maluly Netto (PFL), prefeito de Araçatuba, estão a Rádio Nova Bebedouro Ltda e a TV Sistema Araça de Comunicação Ltda. No mesmo estado, o deputado Beto Mansur (PP-SP) tem sociedade na Rádio Cultura FM Santos Ltda, na Sociedade Rádio Cultura São Vicente Ltda e na Empresa de Comunicação PRM Ltda (TV). No Piauí, o deputado Júlio César (PFL-PI) tem sociedade na Rádio FM Esperança de Guadalupe Ltda. Já o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG) é sócio da rádio Medina FM Ltda. Gérson Peres (PP-PA) tem participação nas rádios Pérola FM Ltda e Tocantins Ltda. Apesar de não constarem da lista de concessões, outros três parlamentares declararam ao TSE possuir quotas em rádios e TVs. O baiano Marcos Medrado (PDT-BA) é sócio das rádios Cidade de Itapetinga, Clube de Valença e Rádio Valença FM. O deputado José Mendonça Bezerra (PFL-PE) assumiu ter participação na TV e Rádio Jornal do Commercio Ltda e na Rádio Bitury Ltda Brasil. Já o deputado Manoel Salviano (PSDB-CE) declarou ao tribunal ter participação nas quotas das rádios Progresso e Vale do Cariri, em Juazeiro do Norte (CE). Salviano explicou à reportagem que comprou as quotas da Rádio Progresso, mas já pediu a devolução do dinheiro e o desligamento da empresa, uma vez que ainda não foi feita a transferência para o nome dele. O deputado ainda afirmou que a Rádio Vale do Cariri não é dele, mas de sua mulher, Fátima Maria Sampaio. (Fonte: Observatório da Imprensa).

_____________

(*) Rádio Pirata (RPM). Dado a "geografia" das concessões, também seria apropriado o "Radinho de pilha", de Genivaldo Lacerda.