PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, outubro 29, 2010

HORA-EXTRA [In:] DECIDIDO !!! (''NO DOUBT'')

...






Antonio Scorza/AFP (*)


--------------
...

Análise do Debate Globo entre presidenciáveis

TV Estadão | 30.10.2010


----








---





(*) http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1356-debate#foto-25333

http://tv.estadao.com.br/videos,ANALISE-DO-DEBATE-GLOBO-ENTRE-PRESIDENCIAVEIS,123468,260,0.htm
---
Chargista Sinovaldo.
---

ELEIÇÕES 2O1O/Segundo Turno [In:] DEBATE GLOBAL (III)

...

BLOCO 3


35 min
José Serra
Considerações finais: Obrigado Bonner, obrigado aos 80 brasileiros e brasileiras que vieram de vários cantos do país, obrigado a Dilma, e a todos vocês telespectadores. Espero ter contribuído com minhas respostas, para que você tome sua decisão no domingo. Vai decidir os próximos quatro anos, e terá implicação para o futuro. Queria pedir o seu voto. Se você vota em mim queria te pedir para conseguir um voto a mais. Vim de família honesta, cheguei onde cheguei através do ensino público, fui líder estudantil, exilado, fui deputado, prefeito e governador, e prometo avançar na saúde e educação. Dá pra avançar bastante nesta direção. Estou convencido disso. Aliança pelo Brasil.
34 min
Dilma Rousseff
Considerações finais: Eu agradeço à Rede Globo, aos 80 eleitores indecisos que enriqueceram esse debate. Eu represento um projeto que fez com o que o Brasil despertasse para essa riqueza. Eu represento um processo de valorização das pessoas, dos jovens, das crianças, dos trabalhadores, dos empresários. Apresentei meus projetos de qualidade, na Educação, na Saúde, na Segurança. Foi uma campanha dura. Em alguns momentos, fiquei triste com a campanha que fizeram contra mim na internet. Agradeço a todos os que tiveram nessa campanha comigo, aqueles que me apoiaram. Peço humildemente o voto de cada um. Prometo criar um país de oportunidade para todos.
29 min
José Serra Tréplica
Nós ainda estamos com metade da população na informalidade. Precisamos fazer a lei, do MEI, tirar do papel, isso quando a questão é tirar do papel, fico mais otimista. Aí tem que entrar também a questão do Banco do Povo. Isso ajuda muito, porque é um crédito de R$ 500, mil, dois mil. O treinamento e qualificação são importantes.
27 min
Dilma Rousseff Réplica
O MEI é o microempreendedor individual. Com isso, você pode contribuir com a Previdência, pagando até R$ 50. Se a contribuição for elevada, pouca gente vai contribuir. Se for baixa, mais gente vai conseguir pagar. Nós reduzimos os impostos para os micros e médios empreendedores. Nós também demos crédito.
25 min
José Serra Resposta
Pra isso, tem inclusive um esquema aprovado como lei federal, que também foi iniciativa nossa, que era o empreendedor individual. Mas exige cooperação dos estados e do governo federal. Essa é uma opção do futuro, que vamos dar vida à ela. Precisamos ter a economia forte, e não voo de galinha. Ter mais investimento governamental. O Brasil é um dos países em que o governo federal menos investe.
23 min
Pergunta
Josivaldo Silva, de Recife, pergunta para Serra: o que pode ser feito pelos milhões de brasileiros que vivem na informalidade e não têm como pagar o carnê da Previdência?
22 min
Dilma Rousseff Tréplica
Sabe por que aumentou a arrecadação? Porque a gente que crescia 2,5%, às vezes zero, este ano estamos crecendo 7%, 7,5% e 8%. Acredito que temos que reduzir imposto, e a reforma tributária é necessária. Não garantem serviços públicos de qualidade. Para fazer isso, temos que ter compromisso. Isso pode levar a maior capacidade de melhorar a economia.
20 min
José Serra Réplica
Nesta semana, o impostômetro deu um trilhão de reais em arrecadação, 50 dias antes do que foi no ano passado. O grande problema é aquilo que não se recebe de volta. Eu acho que se deve aliviar imposto de remédio. Eu fiz isso na época em que fui ministro, porque isso pega no bolso das pessoas mais modestas e da classe média. Precisa ter serviço público de maior qualidade. Quando eu estava no ministério, mandava de próprio punho perguntas a quem foi atendido no SUS para saber como foi no atendimento.
17 min
Dilma Rousseff Resposta
Vai ter fim, e no que se refere à Educação, no Ensino Superior, médio e profissionalizante, está melhorando. No caso das universidades, o ProUni vai disponibilizar estudantes a terem acesso a uma universidade particular. Eu queria dizer o seguinte: eu considero a questão da Educação uma questão importante, porque quando se tem educação, se tem tudo. Seu país também melhora, estuda, e se dedica a isso, é um país diferenciado.
16 min
Pergunta
Luis Carlos da Silva, de Curitiba, pergunta para Dilma: nós, da classe média, pagamos escola porque a Educação é ruim. Pagamos plano de Saúde, porque a Saúde é ruim. Isso um dia vai ter fim?
15 min
José Serra Tréplica
A Saúde voltou pra trás, e em oito anos a situação piorou. Boa política social é importante. Outra questão também é Segurança. A situação é grave. A primeira condição é admitir que o problema é sério. O combate às drogas também infelicita os jovens e eu acho que tem que ter este enfrentamento neste cenário de 2002, e vou criar o ministério da Segurança.
13 min
Dilma Rousseff Réplica
Quem cuida de pobre em São Paulo é o governo federal. São Paulo tem 1,4 milhão de famílias classificadas como tendo necessidade do Bolsa Família. É muito importante perceber que a questão social é central do meu governo. Para além dos números, o que importa é a vida das pessoas. Quando nós fizemos o Bolsa Família, fizemos por uma convicção: era algo forte para o Brasil melhorar. O Bolsa Família, ele não está sozinho, ele se articula com Luz para Todos, o programa de agricultura familiar...
10 min
José Serra Resposta
Eu creio que a gente deve ter política de assistência, mas criar mecanismos para que eles possam ter renda no futuro. O Bolsa Família dá mil reais por ano a cada família, é muito pouco, mas é legítimo, e vou fortalecer ainda mais. Mas pretendo criar incentivos, no caso dos jovens, por exemplo, para que ele possa fazer ensino profissionalizante. Precisa de qualificação. Eu quero no Brasil um milhão de vagas no ensino técnico.
9 min
Pergunta
O eleitor Pedro Belem, de São Paulo, pergunta para Serra: O que fazer para que os benefícios concedidos pelo governo não sejam vitalícios e essas famílias possam alcançar independência financeira?


7 min
Dilma Rousseff Tréplica
Essa questão da proteção do meio ambiente, uma questão de estado, e eu queria te contar uma coisa, quando decidimos diminuir o desmatamento, fizemos ação de repressão nos municípios. Na operação Arco Verde, regularizamos as terras, porque a pessoa não ser proprietária ela não tem responsabilidade, e não tem acesso ao crédito. Fizemos uma coisa muito importante - criar instrumentos para que as população locais tenham do que viver. Programas de população rurais, como castanha do Pará.
6 min
José Serra Réplica
Vou me empenhar muito não só pela região Norte, mas por cada estado em particular. Em matéria de meio ambiente, o importante no caso da Amazônia, é dar alternativa econômica. O que a gente tem que fazer, no caso do Pará, é dar infraestrutura. A Transamazônica, por exemplo, não está asfaltada. Você também não tem pesquisa de biodiversidade. Nós temos que fortalecer a pesquisa nessa área.
3 min
Dilma Rousseff Resposta
Eu tenho compromisso com a questão do meio ambiente. Eu assinei a redução de emissão de 36% a 39% até 2020. Isso significa uma meta voluntária, significa redução no desmatamento da Amazônia em 80%, e no Serrado em 40%. Na Amazônia, começamos o processo de redução do desmatamento. Considero o desmatamento um crime contra o Brasil, porque as reservas são uma das maiores riquezas do nosso país. Também vou continuar criando áreas de conservação.
1 min
Pergunta
Pablo Alex, do Pará, pergunta para Dilma: que ações poderiam inibir a destruição do meio ambiente?
---
INICIO BLOCO 3
---

ELEIÇÕES 2O1O/Segundo Turno [In:] DEBATE GLOBAL (II)

...

BLOCO 2

26 min
Dilma Rousseff Réplica
Eu considero que a sua pergunta é muito importante por um motivo: de fato, temos um problema de qualidade da Saúde no Brasil. E se a gente não reconhecer que tem, a gente não melhora. Eu assumo o compromisso de melhorar a Saúde, fiscalização da qualidade da prestação do serviço, depois que aumentarmos o repasse para os estados e municípios, para completar a estrutura do SUS. Vou usar um iniciativa aqui do Rio, as UPAS, que atendem urgência e emergência, e policlínicas especializadas. A gestante e criança terão a Rede Criança. É importantíssimo o tratamento do câncer.
25 min
José Serra Resposta
A nossa Saúde andou para trás. Parou nos últimos anos. Temos que criar uma rede nacional de policlínicas, de Ambulatórios Médicos de Especialidade, que fiz como governador e deu certo. Temos que fazer hospitais regionais, que apoiar as santas casas e hospitais de filantropia, que estão numa situação muito difícil. Quando eu era ministro fiz um programa para aliviar essas dívidas (dos hospitais filantrópicos).
22 min
Pergunta
A eleitora Madalena de Fátima, de Belo Horizonte, pergunta: A nossa saúde vai mesmo melhorar?
22 min
Dilma Rousseff Tréplica
Eu concordo com a desoneração na folha de pagamento. Quando você diminui a tributação, você não diminui necessariamente a arrecadação. Quando veio a crise... no passado o que fazia? Aumentava imposto, reduziam os salários. É possível obter ganho com a contratação de funcionários, com o aumento do consumo e melhoria da arrecadação global.
19 min
José Serra Réplica
O Brasil é um dos países que tem mais imposto na folha do salário. Chega a ser o dobro para quem recebe o mínimo. Isso para ser modificado não é simples. Temos que ser muito responsáveis ao falarmos isso. Eu acho que dá para avançar nesta desoneração se você pensar em outro esquema tributário, mas isso tem que ser muito meditado, você não pode perder receita. Entre os mecanismos, existe o Banco do Povo. Em SP, fizemos um sistema com juros de 0,7% ao mês, juros de mãe para filho, e não de pai para filho. E o índice de cumprimento das pessoas era incrível. Tem que cercar a impossibilidade de desonerar a curto prazo.

17 min
Dilma Rousseff Resposta
O Brasil tem que desonerar as folhas de salários. Por quê? Porque para nós, que somos um país de 190 milhões de habitantes, precisamos gerar postos de trabalho. O meu compromisso é com a reforma tributária que diminua a oneração sobre folha de salário. Sobre o pequeno negócio da sua mãe, com o SuperSimples, ela pode aumentar o número de trabalhadores contratados. Nessa área sua, das pequenas empresas, é a que se gera mais empregos no Brasil.
15 min
Pergunta
O eleitor Miguel Hissa, de Fortaleza, pergunta: qual a sua proposta para desonerar o salário dos empregados?
14 min
José Serra Tréplica
Eu fiz uma experiência, eu sou professor. O problema está na sala de aula, passa pelo estímulo, pela reciclagem para ter qualidade na aula. O piso de professores, em São Paulo não foi necessário aplicar porque lá era mais alto, mas muitos estados e municípios não estão pagando nem o piso. Havia o compromisso do governo federal ajudar a pagar o piso, o que não ocorreu. Tem que fazer um Trabalho muito grande, e a minha preocupação não é questão eleitoral, e sim com o Brasil, com as nossas crianças.
13 min
Dilma Rousseff Réplica
Se não houver pagamento digno para professor, não há valorização por parte da sociedade. Nós elevamos o salário para R$ 1.024. É pouco? É pouco (...). Não se pode também estabelecer com o professor uma relação de atrito quando ele exige melhores salários. Não se pode meter o cacetete quando isso acontece. Para a gente falar em creche, educação básica, ensino fundamental, precisamos ter professores bem formados. Pagar bem o professor é o desafio que nós temos nos próximos anos.
10 min
José Serra Resposta
Temos que ter um entendimento que passe por partidos e sindicatos, de interesses mesquinhos, temos que ter um grande acordo para isso. Na questão do ensino fundamental, os alunos saem do ensino sem estar alfabetizado, não vão poder cursar os demais.
8 min
Pergunta
A eleitora Coracy Vieira, da Bahia, disse que dois filhos são professores, e tem condições péssimas da educação. O que pode ser feito para mudar esta situação?
7 min
Dilma Rousseff Tréplica
Eu vou aumentar o saneamento porque eu tive uma experiência muito difícil nessa questão, O Brasil parou de investir muito tempo nessa questão. Por que eu disse que vou triplicar? Saneamento no Brasil exige montantes equivalentes a 145 bilhões de reais. Então, é um montante muito grande que é necessário. (...) Tem que ter a meta de zerar o déficit no saneamento.
5 min
José Serra Réplica
Eu acho que você fez uma pergunta importante, inclusive pro Rio de Janeiro. O saneamento tem dois lados, o da enchente e o da doença e meio ambiente, porque aumenta a mortalidade infantil. Saneamento também é saúde. Quando eu fui ministro, nós investimos R$ 2,5 bilhões nos municípios mais carentes para diminuir a mortalidade infantil. Nas grandes cidades também tem que investir. Hoje, com mudanças climáticas, as tragédias da natureza vão se multiplicando. Precisa ter uma força nacional que chegue rápido às tragédias. Tems que ser capazes de duas, três horas estarmos em todos os lugares . Temos um problema: O governo federal duplicou os impostos sobre o saneamento.
4 min
Dilma Rousseff Resposta
Essa é uma das mais importantes questões: resolver uma das mais graves questões que é das enchentes. No meu governo, vamos investir na prevenção de enchentes. Ao longo da história, o que aconteceu? Os governos não investiram em habitação e as pessoas foram para lugares de risco. Primeiro, nós fizemos um programa de habitação, o Minha Casa e Minha Vida. Nós vamos fazer mais dois milhões de habitações. O governo federal já começou a fazer, mas vamos fazer mais, na questão de drenagem. Vou triplicar os valores investidos em saneamento e tratamento de esgoto.
1 min
Pergunta
A eleitora Melissa Bonavita, Rio de Janeiro, disse que mora perto de um valão . Gostaria de saber o que poderá ser feito para melhorar o saneamento no país?
------
INICIO BLOCO 2
---