PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, setembro 24, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] ''NOVES FORA..."

...



[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

24 de setembro de 2009

O Globo

Manchete: Lula pede pressa à ONU após onda de saques em Honduras

Violência cresce e uma pessoa morre; Zelaya diz que mortos já são 10

O presidente Lula pediu ações rápidas do Conselho de Segurança da ONU, que se reúne amanhã, para solucionar a crise em Honduras, agravada com a disseminação de confrontos em outros pontos da capital, Tegucigalpa. Pelo menos uma pessoa morreu. "A comunidade internacional exige que Manuel Zelaya reassuma imediatamente à Presidência de seu país", disse o presidente, na abertura da Assembleia Geral da ONU. Lula agendou urna conversa com o presidente dos EUA, Barack Obama, sobre Honduras. Houve uma onda de saques a supermercados, lojas e bancos, depois que o governo de Honduras suspendeu o toque de recolher para sete horas para que as pessoas pudessem reabastecer suas casas. Os protestos em favor de Zelaya se intensificaram após sua volta ao país. Segundo Zelaya, houve mais de dez mortes desde a segunda-feira. Ele continua abrigado na Embaixada do Brasil, onde seus correligionários recusaram-se a dividir com os funcionários brasileiros a comida que receberam de organismos internacionais de ajuda humanitária. As tropas do governo golpista mantinham o cerco à embaixada. (págs. 1, 35 a 37 e editorial "Zona de risco")

Obama prega cooperação

Discursos opostos no palco da ONU

O presidente Barack Obama estreou na Assembleia Geral da ONU com o discurso da cooperação internacional. "Os que costumam criticar os EUA por atuarem sozinhos no mundo não podem agora ficar à margem e deixar que os EUA resolvam os problemas." Também estreante nesse palco, o líbio Muamar Kadafi atacou a ONU, dizendo que seus princípios foram traídos. Em seu discurso, ao referir-se à crise global, Lula disse que "faliu um insensato modelo de pensamento e de ação, que subjugou o mundo por décadas". Lula encontrou-se com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. (págs. 1, 29, 38 e 39)

Foto legenda: Supermercado saqueado em Tegucigalpa: confrontos se espalharam pela capital ontem

Foto legenda: Lula com Ahmadinejad em NY, e os estreantes na Assembleia Geral da ONU, Kadafi e Obama

Prefeito do Rio ataca ponte aérea Barra-SP

Confessando-se irritado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o prefeito Eduardo Paes disse que vai tentar impedir a implantação da ponte aérea Barra-São Paulo, que prevê voos entre o Aeroporto de Jacarepaguá e o de Campo de Marte. "É um desrespeito com a população da Barra. Ninguém ali quer ponte aérea", disse Paes, que mora no bairro. (págs. 1, 12 e 13)

Ministros do STF terão 9% de reajuste

A CCJ do Senado aprovou reajuste de cerca de 9% para ministros do STF, estendido aos juízes federais (5% em setembro e 3,88% em fevereiro de 2010). Se o presidente Lula sancionar a lei, o teto do funcionalismo sobe para R$ 26.723,13. (págs. 1 e 3)

Escolas têm 1,1 milhão de alunos a menos

O número de alunos matriculados no ensino básico caiu 2,1% este ano no país. Há 1,1 milhão de crianças a menos nas escolas públicas e privadas. Para o MEC, os motivos são a queda da natalidade e uma melhora no fluxo escolar. (págs. 1 e 5)

Pedófilos usavam Bolsa Família para chantagear

O presidente do Conselho da Criança em cidade do interior de Alagoas é suspeito de ser o chefe de uma rede de pedofilia. Pais eram ameaçados de perder o Bolsa Família caso denunciassem o crime. (págs. 1 e 11)

Bancários entram em greve hoje (págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Lula pede saída imediata de golpistas

Em discurso na ONU, presidente diz que comunidade internacional exige volta de Zelaya ao poder em Honduras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em discurso na abertura da 64ª Assembleia Geral da ONU, a volta imediata do presidente deposto Manuel Zelaya ao governo em Honduras. Segundo ele, a comunidade internacional repudia o golpe e exige o retorno de Zelaya.

Lula afirmou que o Brasil apoia a permanência por tempo indefinido do presidente deposto na sua embaixada em Tegucigalpa. O presidente disse, ainda, que não cumprirá as exigências feitas por Honduras (dar asilo formal a Zelaya no Brasil ou entregá-lo à Justiça hondurenha) porque não reconhece um "governo golpista".

O secretário-geral Ban Kimoon declarou que a ONU suspenderá temporariamente sua assistência às eleições em Honduras. Ele disse não ver no país condições para realizar o pleito, previsto para novembro.

Segundo o chanceler Celso Amorim, a situação de Zelaya será discutida amanhã em uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU. (págs. 1 e A12)

Governo nega morte e militar reforça cerco a embaixada

A Embaixada do Brasil, que abriga o presidente deposto Manuel Zelaya, teve a segurança reforçada pelos militares, fiéis ao governo interino. Grade móvel fechou a quadra onde está a embaixada. A Folha foi impedida de se aproximar.

O governo negou que um manifestante tenha morrido. A suspensão do toque de recolher entre às 10h e às 17h causou corrida a postos e supermercados. (págs. 1 e A14)

Jânio de Freitas
Princípio básico da democracia é o que está em questão

O fundamental na situação em Honduras perdeu em interesse para aspectos secundários, como saber se estava tudo combinado com o Brasil. Como pessoa ou presidente, Zelaya não tem relevância alguma. O que está em questão é o princípio básico da democracia. (págs. 1 e A7)

Foto legenda: Manifestante é atingido por bala de borracha da polícia durante protesto perto da embaixada brasileira, onde Zelaya se refugiou

Obama propõe 'nova era de engajamento'

Em sua primeira fala na Assembleia Geral da ONU, o presidente dos EUA, Barack Obama, defendeu uma "nova era de engajamento".

Segundo ele, essa era baseia-se em desarmamento, promoção da paz, preservação da Terra e "oportunidade para todos" na economia.

No discurso, Obama procurou marcar suas diferenças em relação a George W. Busb, que via a ONU como entrave aos americanos.

O democrata disse ainda que nenhuma nação deve tentar dominar outra. Suas metas, porém, foram vistas como vagas demais. (págs. 1 e A17)

Comissão aprova repatriação de dinheiro ilegal

A Comissão de Finanças da Câmara aprovou projeto de repatriação de capitais enviados ilegalmente ao exterior. O texto, que ficou quatro anos parado, inclui anistia para os responsáveis pela evasão das divisas.

O projeto ainda terá de ser votado em plenário, antes de ir ao Senado. (págs. 1 e B1)

Investigação aponta indício de novo cartel em aeroportos

A Polícia Federal identificou fortes indícios de formação de cartel e fraude em licitações da Infraero para inspeção de bagagem, controle de entrada de passageiros, limpeza e reboque de aeronaves, movimentação de carga e serviços de despacho operacional de voos, informa Marcio Aith.

As empresas negaram as acusações. A Infraero afirmou que desconhece a possibilidade de acerto em pregões eletrônicos. (págs. 1 e A4)

Agência quer fim de repasse da inflação em tarifa de energia

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner, afirmou que os repasses anuais da inflação, medidos em índices como o IGP-M, poderão ser eliminados em parte dos contratos de energia no país.

A medida beneficiaria o consumidor, que paga pelos repasses nas contas de luz. O governo cogita impor a regra como condição para renovar concessões. Para empresas geradoras e distribuidoras, ela é impraticável. (págs. 1 e B3)

Editoriais

Leia "Do golpe à aventura", acerca da piora da crise política em Honduras; e "Ameaça aos exportadores". (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Brasil atribui a estratégia da volta de Zelaya a Chávez

Choque em Honduras deixa 1 morto; Lula cobra recondução do deposto ao cargo.

A estratégia para a volta do presidente deposto Manuel Zelaya a Honduras teve a colaboração da Venezuela. É o que sustentam assessores do presidente Lula e do Itamaraty, informa o repórter João Domingos. Segundo informações nos meios diplomáticos, Chávez considerou que a Embaixada do Brasil era o local mais seguro para Zelaya. Em Tegucigalpa, novos confrontos entre simpatizantes do deposto e a polícia mataram ao menos um manifestante e feriram dezenas. Para Zelaya, são seis os mortos. Houve saques em bairros pobres da capital, transformados em zonas de guerra. O toque de recolher paralisou a fronteira entre El Salvador e Honduras, e o abastecimento local estava comprometido, relata a enviada especial Denise Chrispim Marin. O governo golpista se disse aberto a dialogar, mas manteve o cerco a embaixada brasileira. Na ONU, Lula defendeu a recondução imediata de Zelaya a seu cargo e voltou a advertir Honduras sobre a inviolabilidade da missão brasileira. (págs. 1 e A12 a A17)

Análises
Rubens Barbosa
Ex-embaixador em Washington

Gestão temerária
Se é difícil ver ganho para o Brasil, é fácil esperar um sério arranhão em nossa credibilidade. (págs. 1 e A16)

Cândido Mendes
Cientista político

Pela democracia
O caso de Zelaya na embaixada do Brasil sacudiu a resignação em que o golpe já se sedimentara. (págs. 1 e A16)

Foto legenda: Pilhagem - Supermercado saqueado durante a madrugada em bairro pobre de Tegucigalpa: polícia registrou 50 focos de violência em todo o país e prendeu 113 pessoas

Gestores de rodovias querem mais verba

Dois anos após ganharem a concessão de sete lotes de rodovias federais, como Régis Bittencourt e Fernão Dias, com deságios de até 65% e promessas de pedágios baixos, as concessionárias OHL, Acciona e BR-Vias recorreram ao governo para recompor seu caixa. Na prática, significaria reajustar o pedágio ou adiar investimentos. As empresas argumentam que foram atrapalhadas pela burocracia estatal na atividade de cobrança de pedágio, o que teria causado prejuízos. (págs. 1, B1 e B3)

Obama diz que EUA querem nova era de engajamento

Os EUA querem uma nova era de engajamento com o mundo, afirmou ontem o presidente Barack Obama em discurso na Assembleia-Geral da ONU. Apesar da mudança de tom, os temas foram os de sempre - ameaça nuclear de Irã e Coreia do Norte, além da paz no Oriente Médio. A ação de Obama parece colher resultados: o governo da Rússia já não descarta apoiar nova rodada de sanções contra o Irã por causa do programa nuclear. (págs. 1, A18 e A19)

Kadafi discursa e mistura tudo

Atração à parte na ONU, o discurso do líbio Muamar Kadafi teve temas como "gripe do peixe” e sodomia de soldados americanos no Iraque. (págs. 1 e A22)

Europa terá controle maior do mercado financeiro

Na véspera da cúpula do G-20, em Pittsburgh, a União Europeia anunciou reforma dos instrumentos de supervisão do mercado nos 27 países. A partir de 2010, um "comitê de risco sistêmico" vai acompanhar a evolução das operações e a saúde financeira das instituições no bloco. Mas UE e EUA vão ao G-20 sem um consenso sobre a regulamentação financeira necessária para evitar uma nova crise global. (págs. 1 e B12 a B16)

Anac autoriza nova ponte aérea entre Rio e São Paulo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a companhia regional Team a manter voos regulares entre os Aeroportos de Jacarepaguá, zona oeste do Rio, e Campo de Marte, zona norte de São Paulo, com passagem a R$ 280. A Infraero deu parecer contrário, mas cumprirá ordem de adequar os terminais até 10 de outubro. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, diz que brigará contra a nova ponte aérea. (págs. 1, C1 e C3)

Foto legenda: Sydney: Tempestade de areia

Sob severa seca, a Austrália foi atingida ontem por uma forte tempestade de areia, que cobriu Sydney e causou transtornos. (pág. 1)

'Estado' sob censura há 55 dias (págs. 1 e A11)

Enem: Alunos criticam locais de prova

Há casos de candidatos que farão teste a 50 km de casa. (págs. 1 e A26)

Notas e Informações: Selo de qualidade para o País

O selo foi dado por três agências de classificação de risco. Novo avanço depende do acerto nas contas públicas. (págs. 1 e A3)
----------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-------------------