PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, junho 12, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] DIA DOS NAMORADOS...

...













[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

CONGRESSO NACIONAL [In;] "Sniff, sniff..." *

O ilícito é a lei


Dora Kramer - Dora Kramer
O Estado de S. Paulo - 12/06/2009

Por muito menos, qualquer outra instituição ou pessoa envolvida em ilícito de natureza pública já teria sido objeto de abertura de comissão parlamentar de inquérito para investigar fatos plenamente determinados.

Mas, como a instituição em foco é o Parlamento e as pessoas envolvidas são congressistas, a saída por enquanto tem sido a anistia do passado e juras de apreço à probidade no futuro.

A última descoberta da série de ilícitos em exibição desde fevereiro, contudo, reduz muito a margem das manobras que vêm sendo usadas pelo Poder Legislativo no intuito de remendar uma história que não suporta mais remendos.

Quanto mais se tenta suavizar a situação com restaurações pontuais, mais danificada fica a credibilidade do Congresso, dos parlamentares, dos políticos, da política.

Na quarta-feira, o Estado desvendou um mistério, mostrando como foi possível nos últimos anos o Senado se transformar numa confraria de benesses sustentada por uma rede de ilícitos comandada a partir da diretoria-geral da Casa.

Os repórteres Rosa Costa e Leandro Colon revelaram a existência de mais 300 atos secretos por meio dos quais foram distribuídos empregos em troca de favores, criados cargos em comissão para acomodar apaniguados, assinados aumentos de salários, permitidas operações bancárias fora dos limites da lei, estendida a assistência médica vitalícia destinada aos senadores para funcionários, autorizados pagamentos de horas extras não trabalhadas e toda sorte de decisões a serem mantidas longe se qualquer controle.

Uma instituição onde existe esse tipo de prática sem justificativa legal e que contraria frontalmente um dos princípios constitucionais da administração pública - o da publicidade - não pode ser vista como o "Poder mais transparente da República", muito menos ser considerada a "casa do povo".

A descoberta deveu-se ao trabalho da comissão de sindicância interna criada há 45 dias para investigar irregularidades. Seria um ponto a favor do Senado, caso não tivesse havido a tentativa de ocultar a existência dos atos secretos que, uma vez detectados, passaram a ser publicados com data retroativa e sob a rubrica de "boletins suplementares".

Com isso, fica patente que as transgressões no Senado ocorreram por premeditação criminosa - única qualificação possível para aplicação de dinheiro público em vantagens pessoais -, cujo plano incluiu a ocultação dos esqueletos na gaveta do então diretor-geral, Agaciel Maia.

Não há desleixo administrativo. Ao contrário, pelo que se vê é tudo feito com muito esmero. E doses oceânicas de cinismo.

Os atuais e ex-integrantes da Mesa Diretora do Senado pretendem que se acredite na inocência deles. De nada sabiam. Agaciel Maia contratou a ex-presidente da Câmara Municipal de Murici, município politicamente dominado pela família Calheiros, por iniciativa própria.

Assim como achou por bem e espontânea vontade requisitar o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá - domicílio eleitoral de Sarney - para prestar serviço no conselho editorial.

Chega ser constrangedor ouvir e ver homens adultos tentando disfarçar o indisfarçável de maneira tão pueril.

Mas admitamos que Agaciel tenha formado um feudo transgressor pelas costas - não obstante embaixo dos narizes - de gente com décadas de experiência no ramo da esperteza. Nessa hipótese, seria aquilo que no auge do escândalo do mensalão o presidente Luiz Inácio da Silva chamou de "traidor".

Um homem assim tão venal, inclusive recentemente exonerado de suas funções por esconder patrimônio da Receita Federal, mereceria a desconfiança dos inocentes por ele iludidos.

No lugar disso, recebeu tratamento de compadre no casamento da filha dia desses, em Brasília. Estavam lá José Sarney, como padrinho, Renan Calheiros, Garibaldi Alves e Edison Lobão, todos com passagem pela presidência do Senado, onde o pai da noiva reinou absoluto durante quase 15 anos, cometendo infrações à revelia da chefia, uma gente completamente desatenta.

Tudo muito adequado. Mais não fosse pela escolha do tema musical extraído da trilha sonora de O Poderoso Chefão.

Hora incerta

A decisão da Petrobrás de divulgar informações obtidas por meios de comunicação privados "ao primeiro minuto do dia previsto para a publicação da matéria" ou é fruto da relutância em reconhecer por completo um erro ou é produto de autoritarismo incurável.

Não é da alçada da empresa petrolífera as decisões tomadas numa redação de jornal, revista, emissora de rádio ou televisão. A prerrogativa é exclusiva dos editores que não são obrigados a prestar contas ao Estado sobre quando, como e onde divulgarão seu material jornalístico.

Queira o bom senso, portanto, que a Petrobrás não se proponha a fazer como a ditadura na época da censura prévia e montar um serviço de controle do noticiário a ser publicado.
----------------
(*) Onomatopéia para "choro, soluço, lamentos...".
-------------

BRASIL: "MEU MULATO INZONEIRO..." *

No país dos feriados


Carlos Eduardo Novaes **,

Jornal do Brasil


RIO - Não sei se já fizeram um levantamento dos países com mais feriados, mas o Brasil com certeza está entre os primeiros. Na véspera do Corpus Christi, Marta me surpreendeu ao chegar mais cedo do consultório:

– Todos os clientes da tarde desmarcaram! – explicou.

– O que houve? – interrompi meu texto no computador. – Um complô contra você?

– Amanhã, quinta-feira, é feriado. Esqueceu?

Como haveria de lembrar? Diferente da maioria dos mortais, realizo meu trabalho em casa, o que faz com que todos os dias se pareçam, seja segunda, domingo ou feriado.

– Reservei uma pousada no Pico de Itatiaia – continuou ela.

– Não podia arranjar um lugarzinho mais frio? – ironizei.

– Vamos embora! Levanta daí e vai arrumar sua mala.

– Já está pronta desde o último feriado.

– Ótimo! Sairemos mais depressa. Vombora! Vombora, que tem 3 mil ônibus e 320 mil carros deixando o Rio e eu não quero passar o fim de semana prolongado num congestionamento!

Salvei o texto no computador e tentei argumentar:

– Já viajamos no Carnaval, Semana Santa, Tiradentes, São Jorge, Primeiro de Maio... não dá para ficarmos em casa dessa vez?

– Fazendo o quê? Todo mundo está indo para fora! A cidade vai ficar um deserto. Vombora! Precisamos relaxar!

Não adiantou dizer que eu estava relaxado, relaxadíssimo. Levantei-me sem ânimo, praguejando contra o calendário. Irrita-me esse clima que antecede os feriados prolongados, as pessoas excitadas como que preparando uma fuga em massa da cidade. Desci a garagem, enquanto Marta fazia sua mala, uma mala para dois meses de feriados. Encontrei um vizinho arrumando a bagagem da família no carro. Sua aparência não era das melhores, expressão cansada, olheiras profundas, ele gemeu:

– Mais um feriado prolongado...

– Está viajando também?

– Que jeito? Sou sempre voto vencido na família. Eu não aguento mais! Não aguento mais ir para fora. Quero ficar em casa coçando o saco, olhando para o teto, mas minha mulher diz que precisamos viajar ou os vizinhos vão pensar que a crise nos pegou e estamos sem dinheiro.

– Quatro dias passam rápido – reconfortei-o. – Procura se manter ocupado. Pega uma enxada, tira leite da vaca, levanta um muro... Você nem vai notar o tempo passar!

– Ando à beira de um estresse de tanto feriado – lamentou-se.

Nisso, apareceu a mulher dele com os três meninos. Cumprimentou-me com cara de poucos amigos, enfiou os filhos no carro e berrou para o marido:

– Vamos, Mateus! Vamos logo para essa droga desse feriado!

Ele despediu-se e percebi seus olhos brilharem quando consolei-o informando que não haveria mais feriados até setembro.

– Agora só no Dia da Independência. É uma segunda-feira!

– Putz! – abateu-se. – Outro prolongado! É por isso que nosso PIB está caindo. Ninguém mais trabalha nessa terra!

Ao chegarmos à pousada, recuperei o ânimo ao ver um cartaz anunciando que a pizza era feita em forno caipira. Marta dirigiu-se ao quarto e eu chamei a recepcionista a um canto:

– Escuta. Vocês não precisam de alguém para fazer as pizzas?

– Temos um excelente pizzaiolo – disse ela. – Mas... o senhor não veio para descansar?

– Descansar? Estou exausto de tanto descansar. Quero é trabalhar! Posso ajudar a cortar lenha?

-----------------

** Carlos Eduardo Novaes é escritor

----------------

(*) AQUARELA DO BRASIL (Ary Barroso).

--------------

CARNES: ECOLOGIA, EU QUERO UMA P'RÁ ''VIVER''...

...
Varejo suspende compra de carne de áreas devastadas


Autor(es): CRISTIANE BARBIERI
Folha de S. Paulo - 12/06/2009
Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart seguem recomendação de promotores do Pará


Entre os 11 frigoríficos suspeitos de comercializar gado criado em área de devastação na Amazônia estão Bertin e Minerva


Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart suspenderam a compra de carnes de 11 frigoríficos apontados pelo MPF (Ministério Público Federal) do Pará como comercializadores de gado criado em área de devastação da Amazônia. Entre eles estão alguns dos maiores frigoríficos do país, como Bertin e Minerva.
Os supermercados resolveram tomar a atitude em conjunto, após a denúncia do MPF e da ONG Greenpeace. Segundo as redes varejistas, a iniciativa inclui a notificação dos frigoríficos, a suspensão de compras das fazendas denunciadas e exigências de guias de trânsito animal anexadas às notas fiscais dos frigoríficos.
"Como medida adicional, as três redes solicitarão, ainda, um plano de auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos que comercializam não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia", afirmaram em comunicado, assinado em conjunto com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
No início do mês, o MPF ajuizou 21 ações civis públicas pedindo indenização de R$ 2,1 bilhões de pecuaristas e frigoríficos que comercializaram animais criados em fazendas desmatadas ilegalmente. Após isso, foram enviadas notificações a 69 empresas que compram insumos dessas áreas da região amazônica.

Grandes empresas
Estão ainda na lista das notificações do MPF processadores de alimentos, como Sadia e Perdigão, e fabricantes de calçados, como a Vulcabras. A partir da notificação, as empresas devem parar de comprar os produtos de origem na região ou serão corresponsabilizadas por crime de dano ambiental.
De acordo com o MPF, a área desmatada beira os 160 mil hectares. A identificação do gado proveniente das regiões de desmatamento só é possível graças à rastreabilidade.
A Bertin informou, por e-mail, que recebeu a comunicação de suspensão de compra por parte do Pão Açúcar, referente a produtos bovinos provenientes do Pará. Diz ter atendido à solicitação da rede, mas que "deve continuar a fornecer itens vindos de outras plantas da companhia".
Segundo o frigorífico, grandes fabricantes de calçados, como Adidas e Timberland, procuraram-na para pedir informações sobre seus procedimentos de compra. A Bertin diz ter informado que todos os fornecedores são legais e não constam das listas do Ministério do Trabalho e do Ibama. Essas listas condenam práticas semelhantes à escravidão e elencam as áreas embargadas por desmatamento. A Bertin diz ter excluído 165 fornecedores que estavam nas listas.
Questionada sobre se não tem responsabilidade sobre as empresas das quais compra, a Bertin respondeu, em e-mail encaminhado pela assessoria de imprensa à Folha, que "a responsabilidade de fiscalização de desmatamento é dos órgãos públicos, e a Bertin utiliza as informações disponibilizadas pelos mesmos para bloquear seus fornecedores".
A Minerva não respondeu ao pedido de entrevista até o fechamento desta edição. A Sadia informou que não havia recebido a notificação, mas que acatará a recomendação do MPF. Procuradas, Perdigão e Vulcabras não responderam até o início da noite de ontem.

"2010: O ANO EM QUE FAREMOS CONTATO" *

O meu voto (inútil) para 2010


Clóvis Rossi
Folha de S. Paulo - 12/06/2009

Antonio Estella, professor de direito da Universidade Carlos 3º, de Madri, faz, para "El País", uma bela análise sobre "o paradoxo de que a direita ganhe as eleições europeias após naufragar o neoliberalismo", que é ou era o seu navio-insígnia.
O paradoxo talvez se explique pelo fato de que a esquerda aplica as políticas da direita em praticamente todos os países europeus. Vale para o Brasil também, em especial o seguinte trecho do artigo: "Se você quer continuar mantendo-se no poder, faça o que seu concorrente fazia de maneira bem-sucedida e, se possível, de forma melhor".
De alguma maneira, foi o que Lula fez: manteve o controle da inflação, iniciativa do antecessor e fonte primeira de prestígio dos governantes, e ampliou enormemente os programas sociais do tucanato.
Todas as pesquisas mostram que esse tipo de comportamento funciona, do ponto de vista do prestígio do governante.
O problema começa quando se tem a ambição de promover transformações estruturais, que era não tão antigamente assim o navio-insígnia da esquerda. Na Europa, escreve Estella, "é mais difícil encontrar partidos social-democratas que de fato tenham uma agenda de mudança própria, estejam intimamente convencidos dela e dispostos a desenvolvê-la, levando em conta as limitações existentes".
Suspeito que valha para o Brasil, por mais que, do meu ponto de vista, esteja esgotada ou perto do esgotamento a agenda da estabilidade que foi o forte dos quatro períodos presidenciais mais recentes.
O período 2011/14 pediria acoplar a essa agenda, que é permanente, um desenvolvimento econômico, social e ambiental muito mais forte e muito mais transformador.
É uma pena que ambição não seja o forte do político brasileiro -nem, de resto, do eleitorado, extremamente conservador.

-----------------

(*) 2010 (o filme);


seta3.gif (99 bytes) Sinopse
Em 2010 a Terra está à beira de uma destruição nuclear e os limites do Universo são atravessados por cientistas,(...)

www.adorocinema.com.br

----------------


ILHA DE VERA CRUZ [In:] KEYNES MARQUETEIRO

Mais reservas blindam eleições


Autor(es): Claudia Safatle
Valor Econômico - 12/06/2009

A compra de dólares para acumulação de reservas cambiais, retomada em maio pelo Banco Central (BC), deve ter como subproduto uma blindagem política nada desprezível: o país chegará às vésperas das eleições presidenciais de 2010 com um colchão de reservas jamais visto. Não há meta, mas, conforme a intensidade do ingresso de recursos, as reservas poderão atingir a casa dos US$ 250 bilhões.


De 1º de maio a 5 de junho o BC adquiriu US$ 3,62 bilhões de dólares dos US$ 3,68 bilhões de saldo que havia no mercado, absorvendo praticamente toda a sobra. Ao fazer isso, não pretendeu sustentar uma determinada taxa de câmbio, mas evitou um derretimento mais acentuado do dólar. A estratégia do BC é prosseguir nessa toada, comprando as sobras do mercado e esterilizando os recursos.

As turbulências de 2002, que produziram uma megadesvalorização do real por medo de um calote da dívida pública - primeiro com ascensão do então candidato Ciro Gomes nas pesquisas eleitorais e, em seguida, pela consolidação da liderança de Luis Inácio Lula da Silva, que venceu no segundo turno a disputa com o governador de São Paulo, José Serra - ficaram marcadas na memória dos agentes econômicos e das autoridades deste governo.

Naquele ano o país, mais uma vez, quebrou. O dólar chegou a ser cotado a R$ 3,95 em outubro de 2002, mesmo depois que Lula assinou a Carta aos Brasileiros, comprometendo-se a respeitar contratos e descartando a possibilidade de um calote (entre outras promessas).

Não se espera, para as eleições de 2010, nada parecido com o vendaval de 2002. O país mudou e o mundo é outro. Os técnicos da área econômica, porém, identificam um histórico de depreciações cambiais em períodos de campanha presidencial, fruto das incertezas com relação às diretrizes econômicas das novas administrações. Acham que na eventual disputa entre Dilma Roussef, ministra da Casa Civil, e José Serra, provável candidato do PSDB, não haverá dúvida quanto ao compromisso de Dilma com a preservação dos fundamentos da macroeconomia, dados pelo tripé meta de inflação, superávit fiscal e câmbio flutuante, mas tal incerteza, alegam esses técnicos, é legítima no caso de Serra, alimentada pelo fato de que ele nunca demonstrou nenhuma simpatia por esse arcabouço, à exceção da área fiscal, onde muito provavelmente ele seria mais austero. Serra também não esconde seu desacordo com a autonomia do Banco Central, que ele acha que, por excesso de conservadorismo ou erros de avaliação, vem mantendo os juros ainda elevados.

Em jantar na residência do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), na segunda-feira, Lula, perguntado sobre o futuro da taxa de câmbio, reiterou sua posição. "O câmbio é flutuante e, portanto, flutua. Sempre que me trazem esse problema (taxa muito valorizada que compromete o desempenho das exportações) eu digo: façam uma proposta. Mas o que eles querem é que eu mude (o regime cambial)." Lula também deixou aberta a porta para uma taxação maior do ingresso de capital externo. "Se fizermos alguma coisa ela será pontual, como, por exemplo, a taxação via IOF", referindo-se à proposta que circula no governo, de taxar o ingresso de moeda estrangeira para aplicação em renda fixa em títulos da dívida pública com 1,5% de IOF. A ideia, que vinha sob estudo de técnicos oficiais, está em banho-maria. Autoridades argumentam que tal medida, agora, seria de pouca valia já que o ingresso de moeda estrangeira está mais concentrado em investimentos diretos e bolsa de valores (ver tabela). A parte destinada a títulos públicos e renda fixa, atingida pelo IOF, é pequena.

A retomada da política de acumulação de reservas cambiais associada à redução de mais 1 ponto percentual na taxa Selic, conforme decisão do Copom, que na quarta-feira cortou a taxa básica para 9,25% ao ano, pode dar uma ajuda momentânea no câmbio, mas não se espera uma mudança da tendência, que é de apreciação do real. Juros mais modestos reduzem o custo de carregamento das reservas, dado pelo diferencial entre a taxa paga pelos títulos públicos e os juros internacionais que remuneram as aplicações das reservas.

A estratégia do Banco Central, porém, não é pacífica entre os economistas. Há os que acreditam que, num regime de câmbio flutuante, a acumulação de reservas é totalmente desnecessária e eventuais desequilíbrios no balanço de pagamentos podem ser corrigidos pela própria oscilação da taxa de câmbio e veem a retenção de riqueza sob a forma de reservas internacionais como prejudicial se confrontada com a possibilidade de uso desses recursos para investimentos mais nobres no país. Os defensores de reservas altas como um seguro salientam, entre outras vantagens, o fato de que elas atenuam os efeitos de uma parada abrupta do fluxo de capitais para o país, desestimulam ataques especulativos contra a moeda e diminuem a perda de produto em casos de crise cambial.

Discordâncias teóricas à parte, é inquestionável o papel das reservas de mais de US$ 200 bilhões na solvência do país depois da crise global disparada em setembro de 2008.

Claudia Safatle é diretora adjunta de Redação e escreve às sextas feiras

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?..."

12 de junho de 2009

O Globo

Manchete: Gripe suína chega a 74 países e vira pandemia

OMS pede reforço na prevenção; Ministério tranquiliza brasileiros

Pela primeira vez desde 1968, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou alerta de pandemia para uma doença, a gripe suína, que já chegou a 74 países com quase 29 mil casos e pelo menos 144 mortes registradas. Numa reunião de emergência, a OMS pediu a governos do mundo todo que se preparem para uma longa batalha e reforcem suas defesas contra o vírus H1N1. No entanto, a organização deixou claro que o vírus continua moderado e ressaltou que o alerta de pandemia decorre da expansão geográfica da gripe suína, e não do aumento da letalidade do H1Nl. Em Brasília, o Ministério da Saúde assegurou que a declaração de pandemia pela OMS não muda a situação da doença no país, pois o governo já teria adotado as medidas para evitar sua propagação. (págs. 1 e 22)

Atos secretos podem ser 500 no Senado

Para juristas, criar cargos e aumentar salários sem publicação são crimes de improbidade

Já está em poder da Mesa Diretora do Senado relatório preliminar que constata que o novo escândalo no Senado é bem maior e indica a existência de mais de 500 atos administrativos secretos. Para juristas, atos sigilosos para nomear parentes, criar cargos e aumentar salários, sem publicação oficial, ferem a Constituição, resultam em crime de improbidade administrativa e estão passíveis de devolução do dinheiro. (págs. 1 e 3)

FMI e Bird: economia só melhora em 2010

As medidas de estímulo à economia adotadas por diversos países desde o agravamento da crise financeira, em setembro do ano passado, farão o mundo crescer mais em 2010. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou sua estimativa de expansão global para o próximo ano, de 1,9% para 2,4%. Mas, para este ano, as previsões não são animadoras: o Banco Mundial anunciou ontem que espera recuo de 3% na economia mundial, enquanto a previsão anterior era de -1,75%. (págs. 1 e 17)

EUA: US$ 1,3 tri mais pobres

A crise fez os americanos perderem US$ 1,3 trilhão de seus patrimônios no primeiro trimestre deste ano. A riqueza das famílias caiu para US$ 50,38 trilhões, nível mais baixo desde 2004. Sinal dos novos tempos, as transmissões digitais começam hoje no país, mas três milhões de lares não conseguiram comprar os conversores. (págs. 1, 18 e 20)

Peça de avião chegou 2 dias antes da pane

O diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, disse ontem ter recebido novos sensores de velocidade para substituir os que equipavam seus Airbus A330 e A340 apenas dois dias antes do acidente com o voo 447. Mais três corpos de vítimas foram recolhidos ontem, aumentando para 44 o total até agora. (págs. 1, 10 e 11)

Foragido, mas nem tanto

Vídeos mostram vida livre de general procurado por massacre

Imagens divulgadas pela TV bósnia causaram perplexidade ao mostrar o ex-general Ratko Mladic, o homem mais procurado da Europa, levando uma vida livre e comparecendo a festas e lugares públicos. A Sérvia negou dar cobertura a Mladic, responsável pelo massacre de 8 mil prisioneiros em Srebrenica em 1995, e disse que as imagens são antigas. (págs. 1 e 23)

Fiscais da Lei Seca passarão a usar palmtops (págs. 1 e 12)

Charge Chico

Entreouvido na Baixa-Renânia

- É impressão nossa ou a coisa está ficando mais preta?

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Gripe suína já é pandemia, diz OMS

Doença atingiu quase 30 mil pessoas em 74 países; para entidade, porém, o mundo está preparado para enfrentá-la

A Organização Mundial da Saúde elevou ao máximo seu nível de alerta para o vírus A (H1N1), causador da gripe suína, e decretou a primeira pandemia do século.

A decisão foi motivada pelo crescente número de casos no mundo (perto de 30 mil em 74 países) e pela conclusão da OMS de que o avanço do vírus já é um fenômeno global - uma pandemia é declarada quando há transmissão ampla e intercomunitária em mais de uma região. Até ontem, o Brasil confirmara 52 casos.

Ao elevar o alerta, Margaret Chan, diretora da OMS, afirmou que na maioria dos casos o vírus teve efeito moderado, equivalente ao da gripe comum, e que o mundo está preparado para enfrentar a pandemia. Até agora, houve 144 mortos, total considerado “baixo” por ela.

O Ministério da Saúde brasileiro disse que não há necessidade de mudar as medidas já adotadas. (págs. 1 e C1)

Renegociação de dívida lidera queixas contra bancos no BC

A dificuldade para trocar empréstimos antigos por novo crédito com juros menores lidera o ranking de queixas no Banco Central. A queda da Selic leva endividados a renegociar contratos, em busca de custos mais baixos. Nesta semana, a taxa básica de juros recuou a 9,25%, a menor em 13 anos.

Os bancos negam dificuldades para que os débitos sejam renegociados. (págs. 1 e B1)

Senado dos EUA aprova lei mais rigorosa contra o cigarro no país

Por 79 votos a 17, o Senado dos EUA aprovou lei que autoriza a FDA, agência federal de remédios e alimentos, a controlar produção, venda e propaganda de cigarros.

A indústria terá de ampliar o tamanho dos avisos sobre danos à saúde e publicar, a partir de 2012, imagens explícitas nos maços, como se faz no Brasil. Fumante, Barack Obama prometeu sancionar a lei. (págs. 1 e A9)

Atos secretos serviram para dar privilégios

O Senado tornou permanentes adicionais salariais para um grupo seleto de servidores e reajustou o pagamento de auxílio-alimentação de forma retroativa via atos secretos, que não foram divulgados na intranet da Casa. Comissão examina os atos desde 1995. (págs. 1 e A4)

Ação da polícia na USP apenas acirrou ânimos

Diz-se que a polícia era necessária para evitar piquetes e degradação na USP. O que ela conseguiu: acirrar ânimos e aumentar exponencialmente os dois. (págs. 1 e A3)

Divisão religiosa marca eleições de hoje no Irã

O Irã vai hoje às urnas em eleições que o Ocidente acompanha com atenção. Existe a expectativa de que uma derrota do presidente Mahmoud Ahmadinejad favoreça a política de reabertura diplomática dos EUA.

Segundo vários analistas ouvidos pela Folha, o candidato opositor Mir Hossein Mousavi é o favorito para vencer o primeiro turno. Se nenhum dos quatro candidatos superar 50% dos votos, haverá segundo turno na próxima semana. Divisão na liderança religiosa marca a eleição. (págs. 1 e A8)

Grandes redes vetam carne de área desmatada

Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart suspenderam a compra de carne de 11 frigoríficos, apontados pelo Ministério Público Federal no Pará como comerciantes de gado criado em área de devastação da Amazônia.

Frigoríficos alegam que só utilizam fornecedores registrados no Ibama. (págs. 1 e B3)

Editoriais

Leia “Um dígito”, acerca de corte nos juros básicos; e “O Irã vai às urnas”, sobre desafio de Ahmadinejad. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: OMS faz acordo e anuncia pandemia moderada de gripe

Entidade eleva grau de alerta; para ministério, no Brasil, ‘controle é absoluto’

A Organização Mundial da Saúde declarou que o mundo vive uma pandemia moderada de gripe suína, a primeira em 41 anos, informa o correspondente Jamil Chade. Isso quer dizer que a doença está em pelo menos duas regiões do mundo - na verdade, já são 27 mil casos em 74 países. O alerta não significa que a gripe tenha ficado mais severa, mas sim que se tornou global. Houve acordo político para que a pandemia fosse anunciada - países europeus, que temiam danos à economia por conta de queda no turismo, resistiam. O acerto inclui a omissão do nome dos países afetados fora da América do Norte. A OMS diz que a proliferação pode ocorrer por mais dois anos, e a preocupação é o impacto nos países pobres. A entidade admite não haver nada novo que os governos possam fazer para lidar com a pandemia. A ordem é para que se mantenha a vigilância. O Brasil registra 52 casos. A ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, disse que a gripe “está absolutamente sob controle” e que a transmissão é limitada. (págs. 1, A15 e A16)

Foto legenda: RECESSO: Em Hong Kong, aulas suspensas após caso de gripe suína

Senado apura conta de atos secretos

Beneficiados não devolverão dinheiro

As pessoas nomeadas para os cargos criados pelos atos secretos do Senado não terão de devolver o dinheiro que receberam, mas os prejuízos poderão ser cobrados dos ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi. A proposta, do departamento jurídico da Casa, será discutida pela Mesa Diretora na próxima semana. (págs. 1, A4 e Dora Kramer, pág. A6)

Exame dá força à tese de que avião se partiu no ar

Os primeiros 16 cadáveres de vítimas do voo da Air France analisados pelos legistas em Fernando de Noronha apresentam fraturas nos quadris e nos membros, mas não têm sinais de queimadura. Esses dados afastam, ao menos por ora, a hipótese de que o avião tenha caído por causa de uma explosão. (págs. 1 e C1)

Começa a batalha das indenizações

Maior acidente da aviação francesa pode ser também o caso mais caro da história. (págs. 1 e C5)

Judiciário cria comissão fiscal de suas obras

O Conselho Nacional de Justiça criou comissão para fiscalizar obras do Judiciário em todo o País, cujo orçamento de 2009 chega a R$ 506,2 bilhões. Trata-se de medida cautelar “para evitar desvios”, disse o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF e do CNJ. (págs. 1e A7)

Classe média pode derrotar Ahmadinejad

O voto da “oposição silenciosa” no moderado Mir Russein Mousavi pode surpreender hoje no Irã, relata o enviado especial Lourival Sant' Anna. Fora da política há 20 anos, ele parece ser o único capaz de vencer o conservador Ahmadinejad. (págs. 1 e A11)

Artigo: Roger Cohen

O Irã, com suas fissuras internas expostas, está oscilando à beira da mudança, graças à eleição. É preciso evitar a demonização do país. (págs. 1 e A12)

Rentabilidade de exportador já caiu 12%

Sob impacto dos preços em queda, da demanda mundial fraca e, principalmente, da taxa de câmbio, a rentabilidade das exportações já caiu este ano 12%, até abril. Comparada a outubro de 2008, pico do ano, a margem média recuou 20,7%. (págs. 1 e B1)

Análise: Celso Ming

Os juros altos sempre foram responsabilizados por coisas ruins. Agora será preciso buscar outros fatores para explicar as mazelas. (págs. 1 e B2)

Entrevista: "É nosso direito ficarmos juntos"

Para David Goldman, pai do menino S., decisão do STF o deixa perto de voltar aos EUA com o filho. (págs. 1 e C5)

Notas & Informações:

Nada de novo na USP

Sindicalistas violentos e as dezenas de microagremiações radicais que proliferaram na USP, nos últimos anos, não respeitam as mais elementares regras do convívio social e da ordem jurídica. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Gripe suína é primeira pandemia do milênio

No século passado houve apenas três epidemias mundiais. Ministério diz que Brasil está preparado

A Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína uma pandemia - a primeira em 41 anos. A decisão ocorre devido à intensidade de difusão do vírus A (H1N1), e não a um aumento da letalidade da doença. Segundo a entidade, há o temor de que novas infecções possam lotar os hospitais. O Ministério da Saúde informou que, na prática, não deve haver alterações nos procedimentos adotados no Brasil. “A situação está completamente sob controle”, garantiu a ministra interina, Márcia Bassit. No século 20, ocorreram três pandemias. A primeira, a gripe espanhola, matou entre 20 milhões e 100 milhões de pessoas. (pág. 1 e Vida, Saúde & Ciência, pág. A24)

Resgate fica cada vez mais difícil

Foram encontrados ontem mais três corpos de vítimas da queda do avião da Air France. O número de resgatados chega a 44, mas os parentes já foram informados de que, a partir de agora, fica cada vez mais difícil localizar outros mortos. (pág. 1 e País, págs. A10 e A11)

Queda na Selic ajuda no crédito

O corte de um ponto percentual na taxa Selic terá pequeno impacto direto para o consumidor comum. Especialistas dizem que, para este, a vantagem é que os bancos terão lucro maior na concessão de crédito, o que pode reduzir ainda mais os juros dos empréstimos. (pág. 1 e Economia, pág. A17)

Sociedade aberta

Carlos Eduardo Novaes
Escritor

Trabalho no país dos feriados. (págs. 1 e A9)

Sociedade aberta

Fábio Bartolozzi Astraukas
Rogério Silveira Monteiro

Com a crise, empresas mudam. (págs. 1 e A17)

Sociedade aberta

Maria Clara L. Bingemer
Teóloga

Quando morrer no mar não é doce. (págs. 1 e A11)

Sociedade aberta

David Fischel e Ricardo Ribeiro Pessoa

O que o PAC tem a ver com a CPI. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Casa legalizada para 10,5 mil pessoas

Após sanção do PDOT, dez condomínios no DF têm processo de regularização acelerado e moradores poderão obter as escrituras dos terrenos em alguns dias. (págs. 1 e 19)

Escândalo sem culpados no Senado

O princípio da publicidade dos atos públicos reluz, solene, no artigo 37 da Constituição. Mas, no Senado, nomeações foram feitas sem que o público tomasse conhecimento. Mesmo após a revelação de mais este escândalo, a cúpula da Casa põe panos quentes e se abstém de processar responsáveis. (págs. 1 e 2)

UnB decide destino de fundações

Para recredenciar instituições como a Finatec, universidade exige ter 50% mais um dos conselheiros. Medida garantiria maior fiscalização no uso de dinheiro público. (págs. 1 e 21)

Apreensão pelo mestre Niemeyer

Aos 101 anos, arquiteto cai de cadeira e vai para o hospital com dores nas costas. Mas já está em casa e passa bem. (págs. 1 e 22)

Concurso

Inscrições para o Dnit acabam hoje. (págs. 1 e 13)

Gripe suína é epidemia mundial

Com a chegada do surto à Austrália, Organização Mundial de Saúde eleva ao nível de pandemia o alerta mundial contra a doença. Significa que o organismo detectou transmissão do vírus em larga escala numa segunda região do globo. Diretora-geral, porém, avisa que o mal não está mais letal desde as primeiras infecções. (págs. 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Nova ‘Lei do Bem’ espalha perdões e generosidades

Empresas e escritórios de advocacia que atuam na área tributária ainda estão debruçados sobre os 80 artigos da Lei nº 11.941, sancionada no fim de maio. Ela está sendo chamada de nova “Lei do Bem”, numa alusão à “MP do Bem”, editada em 2005 e que ganhou esse nome por conta dos inúmeros benefícios fiscais concedidos aos contribuintes, em especial aos exportadores. A denominação se justifica. A nova legislação, além de generosos parcelamentos de tributos que chegam a 15 anos - mais benéfico do que o Refis - e do perdão de dívidas inferiores a R$ 10 mil, traz uma série de medidas que, na prática, favorecem os contribuintes e, em algumas situações, colaboram para reduzir a carga tributária das empresas.

As principais medidas dizem respeito à uniformização dos procedimentos relacionados às contribuições previdenciárias em relação aos demais tributos federais - mais um passo rumo à formação da Super-Receita. Além disso, a norma traz mais facilidades para o reconhecimento e uso de determinados créditos tributários gerados pelas companhias. “A lei foi a salvação da lavoura de muitos clientes que estavam com a corda no pescoço”, diz um advogado que atua para empresas e que preferiu não se identificar. (págs. 1 e E1)

PIB modesto explica corte de juros

A recuperação muito lenta da atividade econômica, grande hiato do produto e as indicações de inflação abaixo do centro da meta em 2009 e 2010 foram as razões para o Comitê de Política Monetária cortar os juros básicos da economia em um ponto percentual. O hiato do produto, medida do quanto a economia pode crescer sem provocar a aceleração da inflação, permanece bastante elevado, criando ambiente favorável para a estabilidade de preços dentro do horizonte relevante para a política monetária.

Avaliação colhida pelo Valor no governo é que, embora os dados do PIB do primeiro trimestre não tenham sido tão negativos como os inicialmente esperados - a queda foi de 0,8% em relação ao trimestre anterior -, a recuperação da economia ocorre ainda de forma tênue, o que toma improvável o preenchimento do hiato do produto dentro do prazo relevante da política de juros. Diminuições de juros chegam à atividade com defasagem de três a seis meses, e, na inflação, com defasagem entre seis e nove meses. Os números sobre a atividade econômica, de acordo com esse entendimento, não são nada exuberantes. E embora o corte da taxa tenha sido maior do que o projetado pelo mercado, não se espera, dentro do governo, uma reação negativa dos juros futuros. (págs. 1 e C3)

Universidade inova mais que empresa

As universidades ultrapassaram as empresas e hoje fazem a maioria dos pedidos de patentes para novos produtos no Brasil. Entre 2001 e 2008, as maiores universidades do país protocolaram 1.359 solicitações junto ao INPI, superando os 933 pedidos das empresas. O resultado contraria a percepção de que a academia não transforma conhecimento em produto. Os dados são de um estudo da Prospectiva Consultoria, que catalogou os pedidos de dez empresas nacionais e dez universidades. Segundo Ricardo Sennes, da Prospectiva, o que explica a guinada das universidades é o fato de o governo ter aumentado o volume de recursos para a academia e o novo arcabouço jurídico permitir que o pesquisador Receba parte dos royalties. (págs. 1 e A4).
--------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
----------------