PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, outubro 15, 2010

XÔ! ESTRESSE [in:] ''TERRA DE SANTA CRUZ'' *

...













---
Homenagem aos chargistas brasileiros.
---
(*) "Cabral" estava certo!
---

ELEIÇÕES 2O1O [In:] ABORTO. ''PERO QUE SI, PERO QUE NO''

...

Lula defende união gay, que Dilma renegará em carta

...

...

Em reunião com representantes de 51 denominações evangélicas, Dilma Rousseff assumiu o compromisso de divulgar uma “carta aberta” ao povo de Deus.

No texto, a pupila de Lula vai assumir o compromisso de não legislar sobre matérias como a descriminalização do aborto e a união de casais gays.

Lula participou do encontro. Entrou pelos fundos, cumprimentou os presentes, apoiou a ideia da carta e saiu. De novo, pela porta de trás.

Em entrevista à TV Brasil, veiculada em setembro de 2008, o patrono de Dilma discorrera sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo (assista lá no alto).

Lula disse o seguinte: “Eu a vida inteira defendi a união civil. Temos que parar com a hipocrisia, porque a gente sabe que existe...”

“...Tem homem morando com homem, mulher morando com mulher e, muitas vezes, vivem bem, de forma extraordinária...”

“...Constroem uma vida junto, trabalham juntos e por isso eu sou favorável. [...] Por que os políticos que são contra não recusam os votos deles?...

“...Por que o Estado brasileiro não recusa o imposto de renda que eles pagam? O importante é que sejam cidadãos brasileiros, respeitem a Constituição...”

“...E cumpram com seu compromisso com a nação. O resto é problema deles e eu sou defensor da união civil”.

Ou seja, para o ex-Lula, esse presidente de dois anos atrás, a carta que Dilma está na bica de assinar fará dela uma política “hipócrita”.

Candidata, deveria “recusar o voto deles”. Eleita, teria de “recusar o imposto de renda que eles pagam”.

Na mesma entrevista, Lula falou sobre o aborto. Soou aquém da Dilma de 2007, que defendera a “descriminalização” da prática, numa sabatina na Folha. Porém...

Porém, o ex-Lula tratou do tema sob a ótica do chefe de Estado, não do pedinte de votos evangélicos e católicos:

“Há 26 anos, tenho uma posição, que é tratar de aborto como questão de saúde pública...”

“...Se você perguntar pra mim, presidente Lula, o senhor é contra o aborto? Sou contra, minha mulher é contra, mas o Estado tem que dar atendimento”.

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 07h17

...

15/10/2010

Em carta, Dilma se diz ‘pessoalmente contra o aborto’

...

O comitê de Dilma Rousseff divulgou nesta sexta (15) a carta que a candidata prometera a 51 líderes evangélicos há dois dias.

No texto, Dilma declara-se “pessoalmente contra o aborto”. Esquiva-se de mencionar, porém, a união civil de pessoas do mesmo sexo.

Preferiu assumir, em tom genérico, o compromisso de não adotar "nenhuma iniciativa que afronte à família" caso chegue à Presidência.

Assinada por Dilma, a carta traz, no primeiro parágrafo, um lero-lero beato. Anota:

“Dirijo-me mais uma vez a vocês, com o carinho e respeito que merecem os que sonham com um Brasil cada vez mais perto da premissa do Evangelho de desejar ao próximo o que queremos para nós mesmos".

Sobre o aborto, o texto informa que, eleita, Dilma não patrocinará nenhuma iniciativa relacionada à matéria.

Vai se limitar a defender "a manutenção da legislação atual", que autoriza o aborto em dois casos: estupro e risco de morte para a gestante.

Não há no texto vestígio de explicação sobre a mudança de posição da candidata, antes defensora da descriminalização do aborto.

A carta faz menção ao Projeto de Lei Complementar número 122, que tipifica como crime a homofobia. Já passou pela Câmara. Encontra-se no Senado.

Se aprovado, anota o texto de Dilma, será sancionado apenas “nos artigos que não violem liberdade de crença, culto e expressão".

Significa dizer que pastores e padres que condenarem o homossexualismo em cultos e homilias não poderão ser alcançados pela nova lei.

Quanto ao PNDH3 (3º Plano Nacional de Direitos Humanos), Dilma afirma tratar-se de mera “carta de intrenções”. Acrescenta:

O plano “está sendo revisto e, se eleita, não pretendo promover nenhuma iniciativa que afronte a família”.

Em sua versão original, assinada por Lula e pela então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o PNDH inclui teses caras ao ex-PT.

Além do aborto, trata, por exemplo, da legalização da prostituição e da realização de cirugias de troca de sexo pelo SUS.

A carta termina assim: "Com estes esclarecimentos, espero contar com vocês para deter a sórdida campanha de calúnias contra mim orquestrada...”

“...Não podemos permitir que a mentira se converta em fonte de benefícios eleitorais para aqueles que não têm escrúpulos de manipular a fé e a religião tão respeitada por todos nós".

O documento vai agora às mãos de pastores e padres. Convertido em panfleto, será distribuído em cultos protestantes e missas católicas.

O texto ficou aquém do que fora prometido por dilma aos evangélicos. No gogó, a candidata prometera tratar também da união civil de gays.

Sobre o aborto, dissera que levaria à carta o compromisso de vetar eventuais tentativas de mudança da lei. Deve-se o recuo à reação de um pedaço do PT e ao aconselhamento de Lula.

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 16h03

FOLHA.

GOVERNO LULA ''BY'' LULA [In:] ''DELIRIUM TREMENS''

...

Lula atribui a Deus 'vingança' no Senado e se compara a Jesus


Presidente volta a investir no discurso do preconceito e comemora no Piauí derrota dos oposicionistas Heráclito Fortes e Mão Santa


15 de outubro de 2010 | 0h 00
Luciano Coelho
ESPECIAL PARA O ESTADO TERESINA -
O Estado de S.Paulo

Em tom de despedida e desabafo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Deus fez a vingança que ele desejava com os senadores que votavam contra o governo.

E, ao reclamar que no passado era chamado de comunista por ser barbudo, o presidente voltou a se comparar a Jesus Cristo.

...

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Escola. 'A arte de governar não se aprende em universidade', afirmou o presidente Lula

Lula ressaltou ter derrotado dois candidatos no Piauí que votaram contra a continuidade da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). "Eles pensaram que iam me prejudicar, mas prejudicaram o povo que precisa do SUS, de pronto-socorro, de remédio. Mas Deus escreve certo por linhas tortas. Ele fez a vingança que eu queria", disse, referindo-se aos senadores Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC), que não conseguiram se reeleger no dia 3.

Lula de novo investiu no discurso do preconceito, afirmando que diziam que ele não saberia governar, por não ter curso superior. "A arte de governar não se aprende em universidade, senão pegavam um na Academia Brasileira de Letras para ser presidente. A arte de governar é como a arte de ser mãe, cuidar da família, garantir direitos e oportunidades a todos", afirmou o presidente, durante discurso no Instituto Federal Tecnológico do Piauí, em Teresina.

Ele quebrou o protocolo várias vezes e pegou o microfone para dizer: "Vocês sosseguem o facho, apaguem o fogo, porque aqui é um evento oficial da Presidência", reclamou com a militância, que gritava o nome da presidenciável Dilma Rousseff (PT) e de Wilson Martins (PSB), que disputa o segundo turno para o governo do Piauí com o tucano Sílvio Mendes. Lula disse que está contando os dias para deixar a Presidência.

Ensinamento. O presidente se empolgou no ataque à oposição. "Não vamos aceitar que dividam o País em primeira classe, que podem tudo, e em segunda classe, onde não podem nada. Cansamos de ser tratados como segunda categoria", afirmou.

Lula lembrou ter perdido muitas eleições. "Isso serviu de ensinamento e teve muita frustração. Eles tinham medo e por isso contavam muita mentira a meu respeito. Diziam que era comunista, porque tinha a barba comprida. Mas Jesus também tinha barba comprida. Tiradentes também tinha. Quantas vezes tive de responder e pagar o preço, porque a bandeira do meu partido é vermelha, porque tem uma estrela na bandeira, responder sobre aborto, quem é contra fica jogando casca de banana para ver se a gente pisa e cai."

Bastão. Segundo Lula, "rico não precisa de governo, quem precisa de governo é pobre que precisa de saúde, educação, segurança, emprego". "Não vamos ficar atrás de números de estatísticas, porque por trás de cada número tem um ser humano. É preciso governar com consciência e com coração", afirmou. "Hoje pobre pode ser doutor, pode viajar de avião, vai para Europa. Mas o outro governo ficou oito anos e não cuidou do País, não atendeu os pobres. Ao contrário, fez uma lei onde o governo não podia cuidar das escolas técnicas. Então valeu a pena eu passar pelo governo", enfatizou.

O presidente concluiu: "Eu não saio apenas, não vou apenas passar o bastão. O povo é que é o dono do País. E não pode permitir que voltemos ao passado do desespero, do descaso. Cansamos de ser tratados como vira-latas. E eu não vou descansar quando sair da Presidência. Não vou me trancar para velhice tomar conta de mim. A velhice vai ter de correr atrás de mim."


Desabafo

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
"Eles (senadores) pensaram que iam me prejudicar, mas prejudicaram o povo que precisa do SUS (...). Mas Deus escreve certo por linhas tortas. Ele fez a vingança que eu queria"

"Eles (oposição) tinham medo e contavam muita mentira. Diziam que eu era comunista, porque tinha a barba comprida. Mas Jesus também tinha"

--------------

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR

... NOSSA HOMENAGEM aos colegas do Departamento de Economia e do magistério.






----
Fonte: Google imagem (''free royalties'').
---

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

15 de outubro de 2010

O Globo

Manchete: Polícia ocupa última favela da Tijuca para criar 13ª UPP

Ação protege área de estádios e cria cinturão de segurança no bairro

A três dias de completar um ano do ataque de traficantes, que derrubou um helicóptero da PM e causou a morte de três policiais a partir de disparos feitos do Morro dos Macacos, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocuparam ontem a favela em Vila Isabel, dando início a primeira etapa da implantação da 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio. Ao todo, 110 homens do Bope, 40 do Batalhão de Choque e 25 dos batalhões da Tijuca (6º) e do Méier (3º) estão na favela e em dois morros vizinhos. Os bandidos teriam deixado a região na noite anterior. Essa ocupação policial é estratégica para a segurança da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, por causa da proximidade do Maracanã e do Engenhão, e vai fechar o cinturão de segurança na Grande Tijuca. A nova unidade vai beneficiar diretamente 12 mil moradores do morro e 27 mil do entorno. (Págs. 1, 19 e 20)

Foto legenda: Policiais do Bope contemplam a vista do alto do Morro dos Macacos, onde não houve resistência dos traficantes que...

Foto legenda: ... há 1 ano derrubaram um helicóptero da PM.

Eleições 2010: O novo resgate dos mineiros

Em ato com Serra, Aécio reúne prefeitos contra 'Dilmasia'

A força do ex-governador e senador eleito Aécio Neves reuniu 450 prefeitos e líderes municipais em apoio a José Serra - muitos adeptos, no primeiro turno, do "Dilmasia”. Serra se disse "o mais paulista dos mineiros e o mais mineiro dos paulistas". Para contrabalançar o efeito Aécio, a coordenação da campanha de Dilma fez reunião ontem também em Minas. (Págs. 1 e 3)

Foto legenda: Anastasia, Índio, Aécio, Serra e Itamar: “O mais paulista dos mineiros, o mais mineiro dos paulistas” (pág. 1)

Foto legenda: Padilha exibe adesivo de Dilma, ao lado de Patrus, Pimentel e Dutra.

Eleições 2010: Comunidade gay aponta retrocesso

Para militantes, discurso vago de candidatos estimula homofobia e deturpa reivindicações

Líderes do movimento de gays e lésbicas se queixam da atitude dos candidatos José Serra e Dilma Rousseff e da falta de propostas deles para reivindicações dos homossexuais. Na avaliação dos militantes, a pressão dos setores conservadores deturpa a luta por direitos e estimula a homofobia. A principal reclamação é a confusão entre união civil de homossexual - bandeira do movimento - e casamento gay - que as igrejas não aceitam, mas que o movimento não reivindica. "Estão firmando acordos com os conservadores, achando que, no segundo turno, é melhor o voto religioso e conservador que o voto progressista", diz André Fischer, do Mix Brasil, maior portal GLS do país. (Págs. 1 e 15)

Entre evangélicos, Serra dobrou intenções de voto (Págs. 1 e 9)

Luiz Garcia
0 2º turno é uma caixinha de surpresas - a única que deveria existir... (Págs. 1 e 7)

Heróis do Chile relatam desespero

Após 70 dias, os mineiros chilenos passaram a 1ª noite numa cama de verdade, e relataram momentos de desespero na mina e tentativas frustradas de fuga. 0 grupo se recupera bem e três tiveram alta.(Págs. 1 e 35 a 37)

Reservatórios têm pior nível desde 2006

Com a seca que afeta o país, o nível dos reservatórios das hidrelétricas de Sudeste e Centro-Oeste caiu para 47,2%, o mais baixo desde 2006 para um mês de outubro. No Nordeste, passou a 43,5%, abaixo do patamar seguro. (Págs. 1 e 32)

Os dois lados da moeda

Calculado pela "Economist", o índice Big Mac mostra as moedas brasileira e chinesa em extremos opostos: o real esta sobrevalorizado em 42%, e o yuan, subvalorizado em 40%. Com o preço do Big Mac aqui (US$ 5,26) daria para comprar dois sanduíches na China (US$ 2,18). (Págs. 1 e 30)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Comitê de Dilma vai ampliar uso de Lula na campanha

Exposição do presidente havia sido reduzida para evitar que candidata ficasse em 2° plano; objetivo é frear perda de votos

A campanha de Dilma Rousseff (PT) voltará a recorrer à popularidade do presidente Lula, na TV e em eventos de rua, para tentar estancar a queda verificada nas pesquisas, o programa da petista vinha diminuindo a exposição de Lula, para não ofuscar a candidata.

A coordenação da campanha também decidiu priorizar Minas e São Paulo, para evitar que Dilma perca votos nos maiores colégios eleitorais do país, onde o PSDB venceu os pleitos regionais. Em Minas, a desarticulação dos aliados do governo é vista com preocupação.

Outra mudança foi contratar o Ibope para fazer pesquisas no Sudeste - o Vox Populi vinha sendo o instituto oficial da campanha. A ideia é evitar que alterações relevantes passem despercebidas, como no primeiro turno, e definir estratégias focadas na região. (Págs. 1 e A4)

Foto legenda: Batendo cabeça. Serra põe gelo na testa após pancada em elevador com desnível; aecistas prometem dar 'sangue' no 2º turno, mas não garantem vitória em MG. (Págs. 1 e A12)

Tucanos assediam políticos aliados ao governo federal (Págs. 1 e A13)

Gestão ruim diminui a capacidade de aeroporto

O tempo mínimo de conexão é de uma hora em Congonhas; em Midway (Chicago), de 25 minutos, diz estudo da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Em Guarulhos, vai de 90 a 120 minutos; em Gatwick (Londres), são 45. A Infraero responsabiliza empresas. A ineficiência custa por ano até R$ 3 bilhões. (Págs. 1 e B1)

Mina de ouro

As histórias dos 33 mineiros que ficaram presos na mina San José por 70 dias são disputadas na base de gordos cachês por TVs de todo o mundo, relata a enviada Laura Capriglione. Os mineiros discutem como se organizar para a exploração da marca "33". (Págs. 1 e Mundo, 2)

Para reduzir filas, PF estende horário de agendamento de passaportes (Págs. 1 e C5)

Jornais argentinos alertam sobre risco de falta de papel (Págs. 1 e Mundo, 4)

Fernando de Barros e Silva

Há 25 anos, havia menos cinismo ao usar nome de Deus (Págs. 1 e A2)

Editoriais

Leia "As lições da mina", sobre o resgate de mineiros no Chile; e
"Acupuntura", acerca da contratação desse tipo de serviço pelo governo federal. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: PT vê disputa 'problemática' e busca votos no Sudeste

Campanha de Dilma esperava vantagem maior no 2° turno e concentra esforços em São Paulo e Minas

O presidente Lula, os ministros mais próximos e o comando da campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT) avaliaram que "a situação é problemática" para a candidatura petista, informam as repórteres Tânia Monteiro e Vera Rosa. A recomendação unânime foi para que Dilma concentre a campanha nas regiões Sul e Sudeste, porque a disputa no Nordeste já estaria ganha. Os estados que serão alvo prioritário do esforço são Minas, São Paulo e Paraná. 0 ideal, segundo assessores do presidente e da candidata, era que Dilma começasse o segundo turno com pelo menos 10 pontos porcentuais de vantagem sobre Serra - no primeiro turno, a votação terminou com 4 pontos de dianteira para Dilma. Mas pesquisa do Ibope divulgada anteontem mostrou que a petista está apenas seis pontos à frente. Há duvida na campanha se Lula deve aparecer mais na reta final. (Págs. 1 e Nacional A4)

Líder relata momentos de tensão nos 70 dias em mina

Último a ser resgatado da mina no Chile, Luis Urzua, líder dos trabalhadores, contou ao presidente Sebastián Piñera detalhes sobre a rotina dos 33 trabalhadores debaixo da terra, informa a enviada especial Patrícia Campos Mello. Ele disse que houve tentativas de sair da mina: "Muitas pessoas tentaram fazer coisas que certamente não eram as melhores, mas por sorte conseguimos manter o juízo e graças a Deus ninguém se acidentou." (Págs. 1 e Internacional A23)

Evento foi um dos mais vistos da história

Estima-se que até 1 bilhão de pessoas tenham acompanhado a transmissão do drama dos mineiros, o que torna esse evento um dos maiores da história da televisão. (Págs. 1 e Internacional A24)

Em Minas, Serra tenta reverter desvantagem

O presidenciável José Serra (PSDB) indicou ontem que aposta numa virada em Minas para vencer a eleição. 0 senador eleito Aécio Neves reuniu 398 dos 853 prefeitos do Estado para fazer campanha. (Págs. 1 e Nacional A14)

Lula critica a oposição e se compara a Jesus

Em tom de desabafo, o presidente Lula tornou a criticar seus adversários: “Diziam que eu era comunista, porque tinha barba comprida. Mas Jesus também tinha. Tiradentes também tinha". (Págs. 1 e Nacional A12)

Alimentação da mãe influencia qualidade do leite

Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas aponta que a alimentação da mulher durante o período da amamentação pode influenciar na qualidade do leite materno, principalmente no teor de vitaminas. (Págs. 1 e Vida A28)

Superávit com Brasil é o maior dos EUA

O Brasil é hoje a parceiro que garante o maior superávit comercial dos EUA. 0 saldo a favor dos americanos no ano chega a US$ 7,2 bilhões, mais que o dobro verificado no mesmo período de 2009. (Págs. 1 e Economia B1)

Brasileiro paga a tarifa mais cara pelo uso do celular

Estudo da ONU mostra que o custo absoluto do celular no Brasil, apesar de estar em queda, é quase três vezes superior à média dos emergentes, o que torna o país alvo de questionamento nas entidades internacionais. (Págs. 1 e Economia B5)

Compra da Vivo pela Telefônica terá restrições (Págs. 1 e Economia B13)

MTA pede aval para levar seus aviões a Miami (Págs. 1 e Nacional A13)

Washington Novaes: Não é só o aborto

A sociedade brasileira, em sua maioria, está desejosa de saber o que os candidatos à Presidência propõem para essa e muitas outras questões. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Dora Kramer: À tripa-forra

O PT se vê obrigado a improvisar diante da necessidade de consertar excessos e a “economizar” seu principal trunfo: o presidente Lula. (Págs. 1 e Nacional A8)

Notas & Informações

A caça ao voto religioso

O mais revelador da pesquisa Ibope é a confirmação de que o voto religioso levou ao segundo turno. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: 'Novas' estatais já têm R$ 24 bi

O governo federal colocou nas mãos de quatro estatais o futuro de alguns de seus projetos mais ambiciosos na área de infraestrutura. Com investimentos de R$ 24 bilhões em capitalização, reestruturação e criação de estatais nos próximos dois anos, o governo quer garantir a continuidade das obras e das metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Duas dessas estatais ainda não saíram do papel mas já estão com seus planos de estruturação concluídos. Para operar as obras de transposição do rio São Francisco, projeto estimado em R$ 6,6 bilhões, será criada a "Agnes", sigla para Água de Integração do Nordeste Setentrional. O nome ainda é provisório, mas o estatuto da empresa, vinculada ao Ministério da Integração, está pronto e deve ser encaminhado nos próximos dias ao presidente Lula e, depois ao COngresso. A situação é parecida com a da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), desenhada para liderar a construção do trem-bala, entre cidades de Campinas (SP), São Paulo e Rio de Janeiro. Embora o projeto ainda seja alvo de críticas quanto à sua viabilidade econômica, o governo já alocou R$ 440 milhões na proposta orçamentária de 2011. (Págs. 1 e A16)

Foto legenda: Carga pesada

Trabalhadores descarregam prensa de grande porte em Santos, um exemplo do aumento da movimentação de cargas superdimensionadas nos portos do país. Por causa das obras de infraestrutura, o Brasil atraiu armadores especializados nesse segmento de mercado. (Págs. 1 e B1)

BC prevê 'mais do mesmo' no câmbio

O Banco Central (BC) não julga necessário adotar medidas adicionais para tentar segurar a valorização do real. O BC avalia que as primeiras duas linhas de defesa à forte entrada de dólar são de caráter prudencial. No plano macroeconômico, o banco seguirá comprando reservas, que chegaram a US$ 280 bilhões na quarta-feira, e esterilizando os reais jogados na economia. (Págs. 1 e C1)

HSBC fecha parceria com BrasilBrokers

O HSBC vai oferecer crédito para os compradores de imóveis das 22 empresas que compõem a BrasilBrokers. A expectativa é que a parceria, fechada em um contrato de cinco anos, renovável por igual período, traga negócios de R$ 10 bilhões para a subsidiária do banco inglês no país, que vai fechar o ano com uma carteira de R$ 1,5 bilhão. Desde que a Lopes se aproximou do Itaú, a BrasilBrokers buscava caminho semelhante. Já o HSBC encontrou um atalho para crescer no crédito imobiliário, onde tem pequena participação relativa. (Págs. 1 e C3)

Margens aumentam nesta safra

A quebra da safra no norte da Europa, causada pela seca, custos menores e subsídios do governo devem garantir ao produtor rural margens bastante satisfatórias na safra 2010/2011. Com isso, espera-se que cresçam os investimentos no setor rural e se reduza o endividamento. "Os preços estão bons e vamos ter margens boas. Mas os passivos ainda pesam", diz o diretor da Federação Brasileira de Bancos, Ademiro Vian. Hoje, os produtores estão em uma posição mais confortável, podendo até sofrer eventuais perdas moderadas, diz o economista Fernando Pimentel, da AgroSecurity. (Págs. 1 e B12)

Planalto vê erros na campanha de Dilma

O Planalto avalia que a campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está cometendo vários erros e pondo em risco uma vitória que, há duas semanas, era dada como certa. A diminuição da participação do presidente Lula no horário eleitoral gratuito e a "aceitação do tema religioso" são duas das críticas que a cúpula do governo faz à campanha. Há uma irritação crescente com o trabalho do marqueteiro João Santana. (Págs. 1 e B6)

Aumenta disputa no mercado brasileiro de discos rígidos (Págs. 1 e B2)

Investimento direto recua

Relatório da Agência das Nações UNidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) mostra retração dos investimentos externos diretos (IED). "Guerra cambial" deve piorar o cenário. (Págs. 1 e A13)

Mais aviões

O crescimento do mercado aéreo brasileiro, que registra expansão há 16 meses consecutivos, e as boas perspectivas para o setor nos próximos anos levam as compainhas aéreas a reforçar os planos de expansão da frota. (Págs. 1 e B4)

BTG entra na STR, de petróleo

O banco de investimentos BTG Pactual, controlado por André Esteves, comprou uma participação de 9% na holding do grupo STR, do setor de óleo e gás. (Págs. 1 e B7)

J. Malucelli eleva aposta em eólicas

O braço de energia do grupo paranaense J. Malucelli prepara a instalação de um quinto parque de geração de energia eólica no Rio Grande do Sul. (Págs. 1 e B8)

Algodão tem preço recorde em NY

A demanda chinesa aquecida fez os preços futuros de algodão alcançarem o valor mais alto desde que a commodity começou a ser negociada na Bolsa de Nova York, há 140 anos. (Págs. 1 e B12)

Juros em 2011 dividem o mercado

Analistas esperam manutenção da Selic em 10,75% até dezembro, mas para 2011 as opiniões se dividem. Entre 30 analistas ouvidos pelo Valor, 15 esperam elevação da taxa em até 2,25 pontos percentuais. (Págs. 1 e C8)

Nas mãos dos minoritários

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decide que aquisições que envolvam empresas com controlador comum serão decididas exclusivamente pelos acionistas minoritários. (Págs. 1 e D1)

Anhanguera no Novo Mercado

O grupo educacional Anhanguera pretende fazer uma emissão primária de ações que pode chegar a R$ 850 milhões. Antes, vai converter suas ações preferenciais em ordinárias e migrar para o Novo Mercado. (Págs. 1 e D11)

Gestão feminina

Empresas de auditoria adotam políticas para reter executivas. Iniciativas vão de aconselhamento e "coaching" até flexibilização de horários e "home office" para grávidas e mães de filhos pequenos. Objetivo é mostrar que e possível conciliar a vida familiar e a carreira, diz Carla Bellangero, da KPMG. (Págs. 1 e D12)

Ideias

Claudia Safatle

Fazenda prepara defesa do câmbio com penalização de operações com derivativos e capitalização do Fundo Soberano. (Págs. 1 e A2)

Ideias

André Nassif

Como a queda dos juros não será rápida, só resta ao Brasil impor controles quantitativos ao ingresso de capital de curto prazo. (Págs. 1 e A14)
------------
radiobras.