PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, dezembro 17, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] CO[PE]NHAQUE *

>>>
















[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...
(*) Ops!!! Copenhague.
---

COMPORTAMENTO HUMANO: SEXO ''PLASTIFICADO''

Sexo

O jogo das pulseirinhas

Feitas de plástico colorido, elas deram origem a uma brincadeira
que leva as crianças a falar de sexo – para angústia de pais e professores


Daniela Macedo
Fotos Lailson Santos/Pedro Rubens

É só uma pulseira
Os amigos Antonio Fiorezzi, 11 anos, Raphael da Costa, 11, Juliana Danezi, 11, Barbara Barbosa, 12, e João Paulo Gomide, 11, e seus adereços: sem conotação sexual


Era para ser só uma brincadeira de criança – usar, trocar e emprestar as pulseirinhas de plástico coloridas exibidas aos montes nos pulsos de meninos e meninas. Mas a pulseiramania virou polêmica e foi proibida em algumas escolas da Inglaterra e dos Estados Unidos depois que se criou, a partir delas, uma espécie de jogo com conotação sexual. Chamado snap game (algo como jogo de arrancar, em português), ele consistiria no seguinte: o garoto que conseguisse arrebentar a pulseira de uma menina teria direito a uma versão apimentada do velho "beijo, abraço ou aperto de mão", de acordo com a cor do acessório. As ações iriam de um simples abraço (a pulseirinha amarela) ao sexo propriamente dito (a de cor preta) – daí por que elas passaram a ser conhecidas nesses países como sex bracelets, ou pulseiras do sexo. A proibição teria sido motivada pelos relatos de crianças a pais e professores sobre o real significado de cada uma das cores dos braceletes. Num diálogo publicado no jornal britânico The Times, uma garota de 9 anos explica à professora como funciona a brincadeira: "Se um garoto arrebentar a pulseira azul, você deve fazer sexo oral nele". Não há nenhuma evidência de que as crianças e os pré-adolescentes estivessem chegando às últimas consequências do jogo. Aliás, essa possibilidade é praticamente descartada pelos especialistas. O certo é apenas isto: as pulseiras levaram a garotada a falar sobre sexo. E pais e professores não se sentem preparados a tratar desse assunto com crianças tão novas – na sua maioria, entre 8 e 11 anos. A decisão das escolas americanas e inglesas de proibir o uso das pulseiras não põe fim à discussão. "Tirar a polêmica do radar das escolas não resolve o problema e instiga ainda mais a curiosidade das crianças", diz a psicóloga Ceres Alves de Araújo. Ao se tornar clandestina, a brincadeira da pulseira fica ainda mais interessante.

As pulseirinhas de plástico, que já foram moda na década de 80 nos pulsos de Madonna, voltaram à cena neste ano inicialmente entre estudantes americanos e europeus. Aqui, elas se tornaram populares a partir da metade do ano e podem ser encontradas aos milhares em bancas de jornal e barracas de camelô a preços irrisórios. O pacote com doze pulseiras custa 1 real – elas não poderiam vir de outro lugar senão da China. Até recentemente, as pulseirinhas serviam exclusivamente para ser trocadas como figurinhas ou para pular corda (as meninas fazem uma longa corrente da junção de várias pulseiras). "Lá na escola ninguém tenta arrebentar a pulseira de ninguém", diz Antonio Carlos Fiorezzi, de 11 anos. No último mês, no entanto, as notícias sobre o snap game começaram a circular no país. Bem informadas, as crianças, se não pesquisaram na internet, souberam por outros coleguinhas o significado malicioso das cores das pulseiras. E aconteceu, aqui, exatamente o que aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos: as pulseirinhas ganharam conotação sexual e passou-se a falar sobre sexo por causa delas. No Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, o assunto foi levantado pelos próprios alunos. Partiu deles a iniciativa de procurar a diretoria para saber se estavam autorizados a continuar usando os acessórios. Em vez de proibir, o colégio optou pelo diálogo. Enviou um e-mail aos pais com informações veiculadas sobre as pulseiras coloridas para estimular as conversas dentro de casa. O assunto também foi levado às salas de aula. "A proibição das pulseiras não faz sentido. O diálogo é o primeiro passo para evitar que a informação chegue distorcida a essas crianças", explica Chico Sedrez, diretor educacional do colégio. "Quanto mais bem informadas, menos vulneráveis elas ficam."

Ainda que os pais não se sintam à vontade para falar sobre sexo com os filhos pequenos, é importante que o façam sempre que partir deles a conversa. Este é o mundo em que vivemos: as crianças são expostas cada vez mais cedo a temas ligados a sexo e passam a levar precocemente esse assunto para dentro de casa. Segundo os psicólogos, crianças de 8 a 11 anos não têm maturidade nem interesses sexuais. Nesse caso, as respostas devem ser proporcionais à curiosidade delas. Já na questão específica das pulseirinhas, a recomendação é outra: os pais devem se adiantar à dúvida dos filhos e alertar sobre a existência de um jogo diferente com as pulseiras. Não é preciso entrar em detalhes íntimos se não forem mencionados, evidentemente. Mas saber o que acontece é importante para que a criança possa se proteger de uma eventual participação no jogo. "Para puxar o assunto, basta dizer que soube de uma brincadeira com a pulseira envolvendo beijo e abraço, por exemplo", ensina Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan e educadora sexual do Colégio Bandeirantes, em São Paulo.

Ninguém sabe exatamente onde surgiu o tal jogo do snap. É bem provável que tenha sido criação de meninos e meninas adolescentes, no auge de sua sexualidade. Criar códigos para expressar desejos é uma forma de estabelecer um mundo com regras próprias, que escapam à autoridade dos pais. "As pulseiras são símbolos efêmeros, mas que dizem muito sobre a atual geração", diz a psiquiatra Carmita Abdo. "Ela busca atender de imediato aos seus desejos, de forma direta, sem rodeios." Exceto por constituírem outro fator de exposição precoce dos pequenos ao sexo, as pulseirinhas coloridas tendem a ser mais um modismo sem grandes consequências, como tantos outros. Foi assim com os tamagotchis, criaturinhas virtuais que, surgidas nos anos 90, faziam as vezes de bicho de estimação: nasciam, cresciam e, na falta de amor e carinho, ficavam doentes e morriam. De cara eles foram reprovados: na época, o robozinho foi responsabilizado pelo aumento do número de casos de depressão infantil e pela diminuição do rendimento escolar dos pequenos. Do jeito que veio, ele se foi – e nada mudou na história das brincadeiras.


Fotos /Pedro Rubens

MUNDO/ALIMENTAÇÃO: UM VERDE REVOLUCIONÁRIO

Especial

Uma nova revolução verde

Para suprir o aumento na demanda mundial, a produtividade
do campo precisará duplicar. A resposta terá de vir do avanço tecnológico,
e não há razões para duvidar de que ela virá


Luís Guilherme Barrucho
Fotos Corbis/Latinstock; Reuters

RESPOSTA À SUPERPOPULAÇÃO
Soja modificada geneticamente da Monsanto (ao lado) e o papa da revolução verde, Norman Borlaug: sem tecnologia de ponta, o mundo estaria passando fome


VEJA TAMBÉM

A matemática é simples, mas assusta. Nos próximos quarenta anos, a população mundial vai crescer 35% e superará 9 bilhões de pessoas. Ao mesmo tempo, a produção de alimentos precisará ser ampliada em 70%. Não apenas haverá mais humanos no globo como também eles serão mais ricos, terão uma expectativa de vida maior e necessitarão de mais calorias. A quantidade de cereais produzidos por ano terá de crescer dos atuais 2,1 bilhões para 3 bilhões de toneladas, e a oferta de carne, de 270 milhões para 470 milhões de toneladas. O desequilíbrio entre a oferta e a demanda já se refletiu num aumento do preço dos alimentos, que subiu 80%, em média, nas duas últimas décadas. A única saída para que o homem não seja vítima da profecia malthusiana de escassez de comida estará mais uma vez na tecnologia. Graças à Revolução Verde dos anos 60, liderada pelo cientista americano e prêmio Nobel Norman Borlaug (1914-2009), a produtividade agrícola mais que dobrou. Agora será preciso dar um novo salto. "O mundo é perfeitamente capaz de produzir a comida de que necessita para as gerações futuras, mas terá de expandir os investimentos em pesquisa, tecnologia e infraestrutura", afirmou a VEJA Per Pinstrup-Andersen, da Universidade Cornell.

A seguir, os três caminhos vitais a ser seguidos para alimentar o planeta nos próximos anos.

Modernização das lavouras
Segundo o relatório "Como alimentar o mundo em 2050", da FAO, a entidade das Nações Unidas para agricultura e alimentação, 90% do crescimento na oferta de comida se dará pelos ganhos de eficiência nos campos. Um bom começo é difundir as tecnologias já existentes. "Apesar de os países desenvolvidos utilizarem técnicas inovadoras, a maior parte do planeta ainda produz comida com tecnologia rudimentar", afirmou a VEJA Alain de Janvry, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. A cada hectare de milho plantado, são colhidos 38 quilos nos Estados Unidos, 24 quilos no Brasil e apenas 11 quilos na África Subsaariana. Uma iniciativa é avançar na mecanização. Nos laboratórios do Massachusetts Institute of Technology (MIT) se desenvolvem robôs agrícolas. Outra técnica promissora é a agricultura de precisão, método que permite um manejo mais detalhado da lavoura por meio do mapeamento do solo, por satélite ou amostras laboratoriais de terra. Resume o representante da FAO para o Brasil, José Tubino: "Devemos buscar soluções que sejam sustentáveis e, ao mesmo tempo, mitiguem a mudança climática".

Biotecnologia
Apesar de ainda despertar um sem-número de polêmicas, a engenharia genética é vista como a salvação para o futuro da comida no planeta. "Através da utilização de sementes geneticamente modificadas, busca-se aprimorar as qualidades de determinado alimento com atributos obtidos de outras espécies ou bactérias. Isso eleva os ganhos de produtividade em até 10%", afirmou a VEJA Rodrigo Santos, diretor da Monsanto. No Brasil, um exemplo é o milho YieldGard (Bt), resistente às três pragas típicas dessa lavoura: a lagarta-do-cartucho, a lagarta-da-espiga e a broca-da-cana. Para os próximos anos, a Monsanto, líder mundial do setor, planeja lançar sementes tolerantes a secas prolongadas e que produzam alimentos mais nutritivos. Também estão sendo pesquisadas variedades de cana-de-açúcar com o dobro do poder energético.

Expansão da fronteira agrícola
Nos últimos quarenta anos, a área destinada à agricultura no mundo avançou somente 10%. Na Europa, ela está próxima de seu limite, mas ainda há espaço para crescer no Brasil e na África, principalmente. São essas regiões que atraem a cobiça de investidores estrangeiros, sobretudo aqueles de países que dependem da importação de alimentos. É o caso da Arábia Saudita, que planeja gastar 250 milhões de dólares em plantações na Etiópia e no Sudão. Os sauditas sofrem com a escassez de água. Por isso, decidiram que até 2016 deixarão de plantar trigo, cujo cultivo precisa ser permanentemente irrigado. Os chineses, de maneira semelhante, têm comprado propriedades. Foi o bastante para que se levantassem questionamentos sobre uma nova forma de imperialismo, o "agroimperialismo". Diz Paul Collier, da Universidade de Oxford: "A África precisa do tipo de agricultura comercial presente em países como o Brasil, mas não dispõe de recursos. Todos poderão sair ganhando".

Divulgação

ROBÓTICA AGRÍCOLA
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT)
criaram a horta automatizada

----------------

http://veja.abril.com.br/161209/uma-nova-revolucao-verde-p-142.shtml

--------------

BRASIL: CANTEIRO DE OBRAS SEM IDEOLOGIAS...

Brasil

Vocação multipartidária

A empreiteira Camargo Corrêa é suspeita de pagar propina a integrantes
de sete partidos políticos: PCdoB, PSB, PT, PMDB, PSDB, PR e DEM


Fábio Portela

Julia Moraes/Folha Imagem

ESQUERDA E DIREITA
Luiz Nascimento, um dos donos da Camargo Corrêa: fica mais uma vez claro que propina não tem ideologia


VEJA TAMBÉM

A Camargo Corrêa, uma das maiores empreiteiras do Brasil, sempre se declarou apartidária. Com isso, queria dizer que jamais colocaria seu peso empresarial – e sua milionária conta bancária – a serviço do projeto de poder deste ou daquele partido político. Mas, a julgar pelas informações já reveladas pela Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal (PF), o termo apartidário não se aplica. A Camargo Corrêa é, aparentemente, uma empresa multipartidária. Parece sempre disposta a abrir seus cofres para auxiliar qualquer político que lhe bata à porta, independentemente da coloração partidária – desde que, claro, possa cobrar no futuro uma retribuição, na forma de novos contratos para realizar obras públicas. É o ciclo vicioso da corrupção. Segundo informações da Operação Castelo de Areia, reveladas na semana passada pelo Ministério Público Federal, a Camargo Corrêa é suspeita de ter pago propina a integrantes de sete partidos. Da esquerda para a direita, são eles: PCdoB, PSB, PT, PMDB, PSDB, PR e DEM. O dinheiro teria sido entregue a deputados, senadores e funcionários públicos. A lista da propina, com os nomes dos supostos beneficiários, estava em um pen drive que pertencia a um dos diretores da empreiteira, Pietro Bianchi.

Os indícios do propinoduto são tão concretos que o Ministério Público pediu à Justiça a abertura de novas frentes de investigação, para esmiuçar a execução de catorze grandes obras públicas tocadas pela empresa. Já é possível ligar alguns nomes que aparecem na lista da propina às obras, mas é preciso aprofundar o trabalho. VEJA analisou os oito maiores projetos citados pelo Ministério Público. Todos têm orçamentos milionários (veja o quadro). Na maioria, a Camargo Corrêa receberá muito mais pelo trabalho do que o que havia sido acertado inicialmente. Por exemplo: as eclusas de Tucuruí começaram custando 230 milhões de reais, mas seu preço final ficará em 883 milhões de reais. Só se consegue esse aumento contando com a boa vontade de políticos e servidores dos órgãos encarregados de fiscalizar o projeto. Há também casos em que o Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu indícios de sobrepreço. Um deles é o do metrô de Fortaleza, no qual foram apontados gastos de 133 milhões de reais sem justificativa.

Os problemas da Camargo Corrêa não se esgotam aí. Três de seus diretores devem responder a processos de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, por terem enviado milhões de reais ilicitamente ao exterior. Além disso, a empresa será investigada pela tragédia do metrô de São Paulo. Em 2007, as obras de uma das estações ruíram, abrindo uma cratera gigantesca e matando sete pessoas. Suspeita-se que a empreiteira tenha dado propina a policiais e a um membro do Ministério Público que investigavam o acidente, para não ser responsabilizada pela tragédia. Por fim, há outras listas que podem se referir a outros pagamentos escusos e ainda serão escrutinadas. Em uma delas, o nome do presidente da Câmara, Michel Temer, do PMDB, aparece 21 vezes, ao lado de quantias que somam 345 000 dólares. Diante de tudo isso, a empresa reclamou do fato de não ter tido acesso a todos os documentos, gravações telefônicas, filmagens e arquivos de computador que sustentam a Operação Castelo de Areia e divulgou uma nota oficial: "A Camargo Corrêa está convicta da licitude da sua conduta e espera ter acesso a essas informações para que possa fazer sua defesa, direito que constitui base fundamental de um Estado democrático". Certamente a empreiteira tem o direito de conhecer os detalhes da operação para se defender quando for denunciada pelo Ministério Público, o que parece ser apenas questão de tempo. Mas a montanha de evidências que se avolumam contra ela é impressionante. Além de multipartidária, ela terá de ser "multiconvincente" para se livrar de todas as acusações.

------------------

http://veja.abril.com.br/161209/vocacao-multipartidaria-p-078.shtml

----------

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

17 de dezembro de 2009

O Globo

Manchete: Senado estabelece teto para aumentos do funcionalismo
Proposta prevê reajuste real de 2,5% por ano, descontada a inflação

O Senado aprovou ontem projeto que limita os gastos com a folha de pagamento do funcionalismo público, criando um teto real (acima da inflação) de 2,5% por ano. A proposta, que tem o apoio da equipe econômica e da base aliada, precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados. Caso a nova regra já vigorasse, o reajuste dos servidores este ano seria de até 7%, considerando-se a inflação de 4,5%. Nos últimos anos, os aumentos têm sido superiores a esse índice: de 2008 a 2009, por exemplo, as despesas com folha de pessoal no Executivo cresceram 14% e as do Judiciário, quase 18%. O governo tenta, assim, barrar o lobby dos sindicatos de servidores, que ainda pressionam por reajustes, apesar dos seguidos aumentos concedidos nos últimos anos. (págs. 1, 3 e editorial "Aula prática")

A um passo do fiasco planetário

Ministros deixam para líderes última chance de acordo

A Conferência do Clima da ONU entra na reta final sem nenhum sinal de acordo. Os 125 líderes mundiais esperados hoje em Copenhague correm o risco de voltar amanhã para casa de mãos vazias. Na reunião de ontem, ministros deveriam ter elaborado um documento para os chefes de Estado assinarem, mas não houve consenso sobre os principais pontos. O dia começou com a renúncia da presidente da conferência e rumores de fracasso. E só a noite, o presidente Barack Obama em telefonema ao presidente Lula confirmou que irá mesmo a Copenhague. (págs. 1, 37 e 38)

Foto-legenda: Policiais dinamarqueses espancam ambientalistas que protestavam nas ruas de Copenhague contra a falta de um acordo, na COP-15, para enfrentar o aquecimento global

Brasil pinta de verde velha lista de obras (págs. 1 e 38)

Câmara aprova projeto que pode esvaziar Ibama (págs. 1 e 32)

Associação da Cidade de Deus protegia tráfico

Na primeira ação policial desencadeada a partir de informações de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a PM descobriu que a Associação de Moradores da Cidade de Deus protegia o chefe do tráfico, que, da cadeia, controlava seus negócios. A líder comunitária é mãe do criminoso. (págs. 1 e 16)

Foto legenda: Debaixo da mesa, a presidente da associação de moradores e mão do chefe do tráfico tenta se esconder, após a prisão

Quadrilha interrompe cirurgia para roubar equipamento hospitalar (págs. 1 e 21)

Explicação do STF muda caso Battisti
O Supremo Tribunal Federal (STF) alterou o texto que resumia o julgamento sobre a extradição do italiano Cesare Battisti e abriu brecha para que a decisão do presidente Lula possa ser contestada pela Itália. O ministro Eros Grau refez o voto e disse entender que Lula terá de obedecer aos termos do tratado de extradição entre Brasil e Itália, o que provocou novo debate. (págs. 1 e 5)

Receita reforça multas por sonegação

A Receita anunciou medidas que apertam o cerco à sonegação de pessoas físicas e empresas. Pagará multa quem usar nota fria para ter restituição no IR: 75% do valor sonegado. Foi criada outra multa, também de 75%, para firmas que usam crédito falso. (págs. 1 e 29)

Câmara sai de férias sem julgar Arruda

Apesar dos pedidos de impeachment do governador e de uma CPI para investigar o mensalão do DEM, a Câmara do DF entrou em recesso. Antes, aprovou orçamento com verbas que beneficiam empresas envolvidas no escândalo. (págs. 1 e 8)

Paraguai pode barrar Venezuela no Mercosul

Após o Brasil aprovar a Venezuela no Mercosul, o Congresso do Paraguai não está disposto a permitir a sua entrada no bloco. Para o presidente do parlamento paraguaio, Miguel Carrizosa, é perigoso Chávez ter poder de veto. (págs. 1, 34 e editorial "Vitória de Pirro")

Carga tributária para a Cultura será reduzida (págs. 1 e 13)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Fisco punirá quem não provar deduções
Valor restituído indevidamente terá de ser devolvido com mais 75% de multa; no caso de fraude, punição dobra

A Receita multará, a partir de 2010, contribuintes com direito a restituição do Imposto de Renda que não apresentarem documentação correta das deduções.

A cobrança será de 75% sobre o valor restituído indevidamente. Hoje, contribuintes cujo IR tem incongruências apenas devolvem a quantia recebida a mais.

Uma pessoa que declarar gasto de R$ 2.000 com dentista e receber R$ 300 de restituição terá de devolvê-la e pagar R$ 225 de multa se não apresentar as notas.

A medida punirá principalmente erros e descuidos nas declarações. Se for comprovada fraude, a punição vai ser dobrada -R$ 450, no caso hipotético descrito.

Empresas que não provarem seu direito à compensação de créditos tributários também vão pagar à Receita multa de 75% sobre o compensado indevidamente.

O pacote do fisco inclui, ainda, barreiras para impedir que lucro corporativo "disfarçado" como despesa de empréstimos seja enviado a paraísos fiscais. (págs. 1 e B9)

Negociação de pacto sobre o clima retrocede

No primeiro dia de discursos dos chefes de Estado na cúpula de Copenhague, a negociação sobre um acordo para o clima retrocedeu. Com apenas mais dois dias de reunião, pela frente, os negociadores dos 193 países não chegaram a consenso.

Do lado de fora, ao menos mil manifestantes confrontaram a polícia, em protesto que acabou com 230 presos.

O Brasil prevê gastar US$ 166 bilhões em dez anos para cortar de 36% a 39% das emissões de poluentes previstas para 2020. (págs. 1, A18 e A19)

Brasileira na Suíça é condenada por mentir à Justiça

A brasileira Paula Oliveira, 27, foi condenada na Suíça a multa de R$ 18 mil por induzir a Justiça a erro ao mentir sobre ataque a golpes de estilete que teria sofrido neste ano. A advogada, que confessara a simulação, voltou a se dizer agredida. (págs. 1 e Pág. Esp. C4)

Tribunal manda Sean Goldman, 9, ficar com o pai

Por 3 votos a 0, o Tribunal Regional Federal ordenou que Sean Goldman, 9, seja entregue ao consulado dos EUA no Rio para voltar ao país com seu pai, David. A família da mãe de Sean, morta em 2008, entrou com recurso no Supremo. (págs. 1 e C5)

Irã faz teste de míssil capaz de atingir Israel e o sudeste europeu

O Irã anunciou ter realizado "com sucesso" novo teste com um míssil cujo alcance é de 2.000 km -capaz de atingir Israel, o sudeste europeu e bases militares americanas no Oriente Médio.

Segundo o governo iraniano, a intenção é deter eventual ataque externo. A ação foi condenada por potências ocidentais envolvidas nas negociações nucleares com Teerã. Para os EUA, o disparo não demonstra capacidade diferente da verificada em testes anteriores. (págs. 1 e A21)

Microsoft aceita distribuição de navegadores de rivais na Europa

Para evitar uma nova disputa judicial, a Microsoft, que há dois anos pagou multa de US$ 2,4 bilhões, fechou acordo com autoridades regulatórias da União Europeia e vai oferecer aos consumidores a opção de usar até 11 navegadores de internet de companhias rivais.

No Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a parceria da fabricante de softwares com o portal Yahoo!. (págs. 1 e B4)

Agência dos Estados Unidos acusa a Intel de prejudicar a concorrência. (págs. 1 e B4)

Governo de SP desiste de fazer Rodoanel passar pela Cantareira

O governo de São Paulo decidiu construir o trecho norte do Rodoanel dentro da capital em vez de implantar o anel viário, com cerca de 50 km, na região de mananciais da serra da Cantareira, como previa o projeto original, de seis anos atrás.

A ideia original era rechaçada tanto pela Sabesp, preocupada com o abastecimento de água, quanto pela Secretaria do Meio Ambiente, que não aceitava licenciar a obra. A Dersa deve fazer a licitação em 2011. (págs. 1 e Pág. Esp. C1)

Editoriais

Leia "Mais confusão à vista”, acerca da Venezuela no Mercosul e ''Exame médico", sobre prova para formandos. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Pacote fecha cerco a restituição de IR
Contribuinte que apresentar deduções fictícias ou sem comprovação terá de pagar multa de 75%

A Receita Federal anunciou ontem medidas para fechar brechas utilizadas pelas pessoas físicas e empresas para pagar menos imposto. Um dos alvos principais do pacote, incluído em medida provisória, é a chamada "indústria da restituição" do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). As pessoas físicas que apresentarem deduções como despesas médicas ou com educação - fictícias ou sem comprovação terão a partir de agora de pagar uma multa de 75%. Se a Receita conseguir provar que houve intenção de dolo, a multa sobe para 150%. Hoje, não há nenhum tipo de pena para quem cai na malha fina e tem imposto a restituir. A Receita também apertou o cerco às empresas que fizerem pedidos fictícios de compensação de créditos tributários. Esse instrumento foi muito utilizado em 2008 e neste ano, o que reduziu a arrecadação. (págs. 1, B1 e B3)

Paraíso fiscal também é alvo

A Receita quer acabar com a brecha que permite pagar menos impostos ao se declarar residência em paraíso fiscal. Agora, a declaração será ignorada para fins fiscais. (págs. 1 e B3)

Mensaleiros do DF cobiçaram verba do carnaval

Parlamentares tentaram usar ONG de Joãosinho Trinta para intermediar propina

Deputados envolvidos no mensalão do DEM tentaram usar a ONG do carnavalesco Joãosinho Trinta como intermediária para obter parte do patrocínio que a Beija-Flor receberá do governo do Distrito Federal para o carnaval de 2010. Eles queriam elevar o patrocínio à escola, de R$ 3 milhões para R$ 6 milhões, e ameaçaram usar a Câmara local para dificultar o processo caso não fossem atendidos. Mas o vice-governador Paulo Octávio deixou a ONG do carnavalesco de fora, e os recursos foram liberados diretamente à Beija-Flor. “É dinheiro maldito",disse Joãosinho Trinta. (págs. 1 e A4)


Frase
Joãosinho Trinta Carnavalesco
"É o panetone malfeito. É um dinheiro maldito"

Foto- legenda/ Copenhague: protestos e retrocesso

A polícia da Dinamarca prendeu ontem cerca de 230 pessoas que protestavam para tentar entrar no Bella Center, onde ocorre a conferência do clima, para paralisar a cúpula; no lado de dentro do centro de convenções, os Estados Unidos impuseram, a 48 horas do fim da COP, um retrocesso, ao vetar o texto-base que vinha sendo discutido desde sexta-feira. (págs. 1, A25 e A26)

Justiça dá ganho ao pai no caso do menino S.

A Justiça do Rio reiterou ontem a decisão de que S., de 9 anos, seja devolvido ao pai biológico, o americano David Goldman. O menino foi trazido ao Brasil em 2004 pela mãe, Bruna Bianchi, que se separou de Goldman e ganhou a guarda do filho. Ela morreu em 2008, e S. passou a viver com o padrasto. Goldman, apoiado pelo governo dos EUA, deve chegar hoje para buscar o filho. Ainda cabe recurso. (págs. 1 e C1)

Alagoas: Marajá resiste, 20 anos depois

Luiz Gonzaga Mendes de Barros foi transformado no marajá mais famoso do Brasil após ser apontado por Fernando Collor como modelo de servidor parasita. Como "caçador de marajás", Collor elegeu-se presidente há exatos 20 anos. Barros vive bem, com aposentadoria de R$ 25 mil. (págs. 1 e A10)

Conferência ressuscita Conselho de Jornalismo

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) ressuscitou a proposta de criação do Conselho Nacional de Jornalismo (CNJ). A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) já havia tentado aprová-la, mas o projeto foi rechaçado por temor de controle do governo sobre os meios de comunicação. O novo texto não deverá atribuir ao conselho a função de órgão fiscalizador. (págs. 1 e A9)

Irã testa míssil e EUA acusam país de violar obrigações

O Irã testou ontem uma versão mais moderna do míssil Sajjil-2, com alcance para atingir Israel e bases militares americanas no Golfo Pérsico. Para os EUA, o teste prova a "contínua violação" iraniana de suas “obrigações internacionais” em relação a seu programa nuclear. Horas antes, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma legislação que impõe sanções a empresas que vendam gasolina para o Irã. (págs. 1, A16 e A18)

Infância: Pai pode levar filho a filme adulto

Projeto aprovado em comissão ao Senado segue para Câmara. (págs. 1 e C4)

Ataque forjado: Suíça condena brasileira a multa

Paula Oliveira terá de pagar até R$ 22 mil por mentir à Justiça. (págs. 1 e A20)

Notas e Informações: Mercosul para Chávez

O Senado aprovou a subordinação do bloco às ambições do caudilho Chávez. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Praia derruba o monopólio
Na disputa pela regularização do comércio na areia da orla, os ambulantes recuperaram a vantagem. A empresa Orla Rio, responsável pela distribuição dos equipamentos padronizados e dona da maior parte dos quiosque, desistiu de participar do consórcio que recebera autorização da prefeitura - sem licitação pública - para o controle do que se vende na praia. O anúncio foi feito oito dias depois de o caso ter sido revelado pelo Jornal do Brasil. (págs. 1 e Cidade A9)

Foto-legenda: Deu no JB - Na capa do Jornal do dia 8, a praia em questão

Foto- legenda: Oito bandidos na prisão. Nem um só tiro disparado

Nenhum tiro foi disparado durante a ação da polícia, ontem, na Cidade de Deus, que prendeu oito envolvidos com o tráfico. A comunidade é uma das ocupadas pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Um dos presos na Operação Fórceps reclamou de ter sido acordado em casa por volta das 6h da manhã. “Isso é hora de prender alguém?” (págs. 1 e Cidade A8)

Lula cobrará dos ricos em Copenhague

Cercado de expectativas, o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, na Conferência do Clima, será de cobranças aos países ricos. A presidente do evento renunciou ao cargo após críticas dos emergentes. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Novembro com mais empregos

O Brasil encerra 2009 com a criação de cerca de 1,2 milhão de empregos. Em novembro, a abertura de 246.695 postos de trabalho com carteira assinada foi recorde para o mês, marcando a décima alta seguida no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. (págs. 1 e Economia A17)

Situação de Battisti mais complicada

O Supremo Tribunal Federal deixou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ativista italiano Cesare Battisti em situação delicada. A decisão final sobre a extradição do comunista continua com o presidente. Ele terá, contudo, de respeitar o tratado de extradição entre Brasil e Itália. Uma decisão pela permanência de Battisti no país poderá ser contestada. (págs. 1 e País A4)

Justiça suíça condena brasileira

A advogada brasileira Paula Oliveira, que contou ter sido vítima de ataque de neonazistas na Suíça, foi condenada ontem por ter inventado a história. Ela poderá retornar ao Brasil, mas antes terá de pagar as despesas do processo e os custos das investigações. (págs. 1 e Internacional A18)

Coisas da política

Venezuela é bem-vinda ao Mercosul. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Agência Nacional de Águas comprou briga. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho

Senador quer levar STJD para Brasília. (págs. 1 e A16)

Editorial

Obama e sua marcha e contramarcha. (págs. 1 e A10)

Sociedade Aberta

Marcos Cintra
Vice-presidente da FGV

Impostos sobre salários e consumo.(págs. 1 e A11)


------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
---------------