PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, abril 09, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] "E SE A CASA CAIR? DEIXA QUE CAIA !" (*)






[Chargistas: MJacobsen, DaCosta, Ique, Fausto, Amorim, Heringer, André, Aroeira, Solda].
________________

(*) SE A CASA CAIR (Teodoro e Sampaio). "(...) Trabalho duro pra dar tudo o que ela quer/ Mas ela nunca da valor no que eu faço/ Carro de luxo, joias caras dei pra ela/ Foge de mim quando eu quero um abraço...". www.vagalume.com.br

PF/FPM: "PARTICIPAÇÃO" SOCIETÁRIA

PF desmonta fraude no Fundo de Participação dos Municípios

SÃO PAULO - Cerca de 500 policiais federais deram início, na manhã desta quarta-feira, 9, à Operação Pasárgada, com o objetivo de pôr fim a um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com prejuízo para os cofres públicos que pode ultrapassar R$ 200 milhões. Segundo a PF, serão cumpridos 100 mandados de busca e apreensão e outros 50 mandados de prisão em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. A quadrilha era formada por magistrados, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas. O esquema consistia em, a partir de decisões judiciais, repassar a municípios em débito com o INSS a verba federal do FPM. Ficou também evidenciado no curso das investigações que os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia, supostamente de um lobista, que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis e posteriormente repartia seus honorários com os prefeitos.
O FPM é uma transferência constitucional, composta de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dessa verba é executada de acordo com o número de habitantes dos municípios. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes, e o máximo é 4,0 para aqueles acima de 170 mil. Mais de 4 mil municípios têm o FPM como principal fonte de receita. No ano passado, o Congresso aprovou um aumento de um ponto porcentual do FPM. Segundo a proposta de emenda constitucional, o valor subiu de 22,5% para 23,5% da arrecadação total do IR e IPI.

EDUCAÇÃO/UFSCar: APOSTANDO NA GENIALIDADE

Jovem de 17 anos é aceito no mestrado da UFSCar
Enquanto a maioria dos jovens de 17 anos se prepara para entrar na faculdade, Aldo Vieira Pinto dedica as suas horas de estudo para o curso de mestrado em matemática na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde pretende seguir a carreira de professor e pesquisador. Ex-aluno da rede pública de ensino, Aldo diz que seu progresso na vida acadêmica é resultado de muito estudo e dedicação e que ele não se considera superdotado. "Sempre gostei muito de estudar em casa, fora do horário de aula. Geralmente eu lia a matéria antes de ir para a escola e tinha muita facilidade em assimilar conteúdos. Por isso, pulei três anos da escola e cheguei à universidade aos 14 anos", conta. Por causa de seu desempenho acima da média, Aldo cursou as duas primeiras séries do ensino fundamental em um ano e pulou a 5ª série do ensino fundamental e também o 2º ano do ensino médio. Ele diz que nunca se preocupou em fazer algum exame para atestar se ele é ou não superdotado e que as mudanças de série aconteciam por recomendação dos próprios professores. "Os professores observavam o meu desempenho escolar e as minhas notas e, por consenso, decidiam que seria melhor eu pular alguma série. Eles achavam que seria mais produtivo para mim e assim aconteceu", diz o estudante. O jovem mestrando disse que sofreu com a diferença de idade no começo, quando saltava de série ainda criança. Ele afirma, no entanto, que depois de algum tempo fazendo terapia, superou essa dificuldade e hoje consegue lidar muito bem com a diferença de idade entre ele e seus colegas de classe. "Eu tinha problemas de relacionamento com os colegas, eu tinha dificuldade para me enturmar. Passei a freqüentar uma psicóloga e com apoio dos meus pais e professores eu consegui superar isso. Esse apoio foi fundamental para o meu crescimento", afirma o garoto.
A matemática chegou 'por acaso'
Aos 14 anos Aldo terminou o ensino médio e prestou vestibular para biologia em uma instituição particular de Lages, em Santa Catarina. Filho de uma auxiliar de cozinha e de um barbeiro, ele conta que seus pais não tinham dinheiro para pagar a mensalidade do curso e, por isso, ele migrou para o curso de matemática, que era mais barato. "Eu era muito jovem e não sabia muito bem o que queria. Como o curso de matemática era mais barato e sobraram vagas eu resolvi me matricular e cursar. Rapidamente eu me identifiquei com a carreira e não me arrependo de não ter feito biologia. Acho que isso foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida", diz. Na universidade, Aldo diz que nunca teve problemas de relacionamento com os colegas porque "já estava acostumado" com o fato de ser o mais novo da turma e despertar a curiosidade dos colegas. "Eu comentava com a minha mãe que não daria para eu fugir dessa situação. É normal na minha condição e eu aprendi a me adaptar a isso, à curiosidade das pessoas. Antes eu ficava um pouco tímido, mas hoje eu ajo com naturalidade. Com o tempo, as diferenças foram vencidas", afirma o estudante. Além de ser o mais jovem da turma, Aldo cursou os quatro anos do curso de matemática em três. Como era aluno do noturno, ele conseguia adiantar várias disciplinas durante o período da manhã. "Minha carga horária de disciplinas ficou um pouco pesada, por isso o curso foi um pouco mais trabalhoso. Mas, no geral, deu para cursar super bem", disse.
O mestrado na UFSCar
Depois de concluir o ensino superior, Aldo começou a procurar alguma instituição que o aceitasse como aluno do mestrado. Se inscreveu em várias e recebeu a resposta positiva da UFSCar, que fica no interior de São Paulo. "Eles me ligaram e ligaram na minha faculdade para falar com os professores que fizeram carta de referência sobre mim. Me aceitaram e já estamos em aula há um mês. Estou adorando", afirma o aluno, que vai dedicar os estudos para a área de equações diferenciais parciais ou análises. Aldo saiu de Lages (SC) e foi morar em São Carlos (SP). Segundo ele, a mãe e o irmão devem se mudar para a cidade quando ele chegar ao doutorado. "Por enquanto eles ficam lá e eu aqui. A experiência está sendo boa", disse. Fernanda Bassette. Do G1, em São Paulo. 0904.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Além de vazamento, PF diz que vai investigar autor de dossiê
SÃO PAULO - Apesar da pressão do governo para apurar somente o responsável pelo vazamento dos gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, o delegado da Polícia Federal Sérgio Menezes, responsável pelo inquérito, mostrou-se incomodado com as notícias de que a investigação será limitada. Menezes avisou que, ao contrário do que foi divulgado pela administração federal, a apuração não terminará com a simples identificação do responsável pela divulgação do suposto dossiê. Quando chegar ao funcionário, o delegado avisou que vai interrogá-lo e questionar quem elaborou o documento, por que foi divulgado, a mando de quem foi vazado e com que finalidade. Apesar de o ministro da Justiça, Tarso Genro, ter dito que a averiguação seria limitada, se o delegado se deparar com alguma outra irregularidade, terá de investigá-la. Caso contrário, pode ser acusado do crime de prevaricação. Felipe Recondo e Fausto Macedo, de O Estado de S. Paulo. 0904.
IPCA tem maior março desde 2005 e supera previsões
RIO - A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) surpreendeu negativamente o mercado no mês passado e registrou a maior leitura para um mês de março desde 2005. O indicador avançou 0,48% em março, abaixo da variação de 0,49% em fevereiro, mas acima do teto das estimativas, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 9. O resultado acima das previsões reforça as apostas na alta dos juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana. Reuters e Agência Estado. 0904.
Se Google não colaborar, CPI pode fechar Orkut, diz senador
Executivos do Google no Brasil depõem na manhã desta quarta-feira (9) à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia, instalada no Senado no mês passado. De acordo com o presidente da CPI, Magno Malta (PR-ES), caso a companhia não colabore com as demandas que serão apresentadas, há possibilidade do Orkut sair do ar. Entre os advogados que defenderão o Google, dono da rede social, está o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). "Já avisamos que a CPI tem poder de Justiça e poder de polícia", diz Malta, que conversou com Bastos nos últimos dias, por telefone. Os dois devem se encontrar pela manhã, antes do depoimento de Alexandre Hohagen, diretor-presidente da empresa, e Felix Ximenes, diretor de comunicação. "O ex-ministro me disse que eles estão dispostos a cooperar. Mas queremos mostrá-los que essa conversa de cooperação não é uma esmola para nós, não. Embora a empresa seja norte-americana, eles têm que entender que isso aqui tem lei." DIÓGENES MUNIZ. Editor de Informática da Folha Online. FELIPE MAIA. Folha Online. 0904.
Governadora do Pará defende mais um mandato para Lula
A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), disse perceber que a população paraense quer o terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota enviada à Folha por sua assessoria, ela afirmou que, ao viajar pelo Estado, observa que a população aprova a gestão do presidente Lula. "A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, observa que, nas constantes visitas que faz pelo interior do seu Estado, a população tem expressado a vontade de um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela atribui essa vontade aos ganhos sociais que a população tem conquistado, que reflete na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas." Pesquisa Datafolha, realizada em novembro de 2007, mostrou que 65% dos entrevistados rejeitavam naquele momento a concessão de um terceiro mandato para Lula. A pesquisa ouviu 11.741 pessoas, em 25 Estados. SÍLVIA FREIRE, RODRIGO VARGAS, MATHEUS PICHONELLI, DIMITRI DO VALLE. Agência Folha . 0904.

PF/DOSSIÊ: "PCs" & "CACHES" DELETADOS [?]

PF apreende 6 computadores para perícia no caso do dossiê
BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta terça-feira, 8, os seis computadores da Casa Civil que teriam sido usados para montar o suposto dossiê com os gastos de cartões corporativos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Os cinco microcomputadores portáteis e um equipamento de mesa passarão por uma perícia da Superintendência Regional da PF do Distrito Federal, com o apoio técnico do Instituto Nacional de Criminalística (INC). Nunca a PF chegou tão perto do gabinete presidencial ocupado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa investigação. Além da apreensão das máquinas, o delegado responsável pelo inquérito, Sérgio Menezes, foi ao Palácio do Planalto para levantar informações básicas sobre o funcionamento do setor de onde partiram informações que alimentaram o suposto dossiê. Menezes queria, basicamente, saber quem tinha acesso aos computadores, que tipo de informações passavam pela área e como eram armazenadas. Ele foi ao palácio na companhia de agentes, para os primeiros passos da apuração, aberta hoje, 15 dias depois de divulgados os primeiros dados da coleção de documentos. Os equipamentos estavam na sala-cofre do Planalto desde que a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou que uma vistoria seria feita nas máquinas pelo Instituto Nacional Tecnologia de Informação (ITI), ligado ao ministério. Com a análise dos computadores, a PF tentará identificar quem formatou o documento, quem alimentou o arquivo com as informações, buscará dados da preparação do suposto dossiê, como data e hora, e espera chegar ao funcionário responsável pelo vazamento das informações sigilosas. Menezes não informou quais serão os próximos passos da averiguação depois da apreensão das máquinas. Ele disse, por intermédio da assessoria, que, até o momento, não marcou nenhum depoimento. Mas precisará ouvir os servidores da Casa Civil que trabalhavam no setor.
Governo
Apesar de o governo querer apurar somente o responsável pelo vazamento, o delegado responsável pelo inquérito mostrou-se incomodado com as notícias de que a investigação será limitada. Menezes avisou que, ao contrário do que foi divulgado pela administração federal, a apuração não terminará com a simples identificação do responsável pela divulgação dos dados. Quando chegar ao funcionários, avisou, vai interrogá-lo e questionar quem fez o suposto dossiê, por quê foi divulgado, a mando de quem foi vazado e com que finalidade. Apesar de o ministro da Justiça, Tarso Genro, dizer que a averiguação seria limitada se o delegado se deparar com alguma outra irregularidade, terá de investigá-la. Caso contrário, pode ser acusado do crime de prevaricação. Na investigação do suposto dossiê dos "aloprados" contra a candidatura do atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB), por exemplo, o delegado responsável pelo inquérito, Diógenes Curado, não deu por encerrada a investigação quando identificou os responsáveis pela papelada. Nos interrogatórios, insistia na pergunta de quem foi o mandante. FELIPE RECONDO E FAUSTO MACEDO - Agencia Estado. 0904.

ELEIÇÕES 2008-2010: PAC & URNA ELETRÔNICA

Em reunião, ministro discute como usar o PAC nas eleições

Responsável pela execução de uma das principais fatias do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o ministro Márcio Fortes (Cidades) discutiu explicitamente a melhor forma de usar as obras do programa para beneficiar eleitoralmente o seu partido, o PP. Afirmou que leva políticos pepistas a solenidades de lançamento de obras do PAC.
Em meio a frases de deputados federais como "temos que rotular as obras do PAC como nossas" e "a agenda de viagens deve potencializar e valorizar nossos candidatos", o ministro debateu por duas horas com congressistas e dirigentes do PP ontem como colocar o PAC a serviço das candidaturas do partido nas eleições de outubro e de 2010. A reunião na Câmara, acompanhada em sua maior parte pela Folha, foi presidida pelo presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), e teve a presença, entre outros, do deputado Paulo Maluf (SP) e do ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PE). "Temos que rotular o trabalho do PAC feito pelo ministro Márcio Fortes como nosso, só temos a ganhar com isso", discursou o deputado federal Vilson Covatti (RS). O líder da bancada, Mario Negromonte (BA), foi mais didático: "É importante o ministro viajar aos Estados que tenham obras a inaugurar para que as ações possam ser capitaneadas pelos nossos parlamentares, principalmente pelos candidatos a prefeito, que têm que ser mais valorizados agora". Ele relatou ainda ter considerado muito boa a sugestão anterior de Márcio Fortes para que o PP espalhasse cartazes nas cidades quando houver visita sua para inauguração ou autorização de obras do PAC. O ministro das Cidades respondeu aos congressistas que já havia transformado a estratégia em "rotina", prova é que só no último mês participou país afora, muitas vezes ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de nove solenidades para autorização de obras. O ministro diz que em todas as ocasiões sua pasta disparou "faxes, e-mails e telefonemas" aos pepistas com a agenda das solenidades e que sempre que pôde deu carona em seu avião a parlamentares e prefeitos do seu partido. E exemplificou: "Os prefeitos que não querem ir, eu os obrigo a ir. Na semana passada, o Fetter disse que não podia ir ao evento em Porto Alegre [de autorização para obras do PAC no RS] e eu falei a ele: "Se não for, eu não assino o convênio'", disse o ministro, se referindo ao prefeito de Pelotas (RS), Fetter Júnior (PP). Na quinta-feira, Fortes assinou em Porto Alegre, entre outros, convênio do PAC para obras de infra-estrutura e saneamento em áreas de risco de Pelotas, no valor de R$ 23,6 milhões. Fortes deu ainda a entender ter sido ele o responsável por levar Severino Cavalcanti -que renunciou ao mandato de deputado em 2005 após ser acusado de corrupção- ao evento de Recife, na semana retrasada, quando Lula fez um desagravo ao ex-presidente da Câmara. Severino patrocinou em 2005 a indicação de Fortes ao cargo. Ao encerrar sua fala ontem, o ministro disse aos congressistas que está à disposição para gravar "mensagens para quem quiser fazer". O Ministério das Cidades controla uma das principais verbas do PAC e é responsável por obras de forte apelo eleitoral, como urbanização de favelas, cujo investimento previsto em quatro anos é de mais de R$ 11 bilhões. Durante quase toda a reunião com os pepistas, o ministro foi festejado como "o operador do PAC", sendo que em uma ocasião brincou: "Já fui promovido a "mestre-de-obras do PAC'".
Folha Online, RANIER BRAGON; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA . Charge: Cláudio.
>