PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, maio 25, 2011

HORA EXTRA

...












Homenagem aos chargistas brasileiros.
---

GOVERNO DILMA/BANCA EVANGÉLICA [In:] ... QUEBRARAM O ODRE DO DEUS BACO !!!

...
25/05/2011 - 13h12

Dilma suspende 'kit gay' após protesto da bancada evangélica


ANA FLOR
DE BRASÍLIA

Atualizado às 13h41.


A presidente Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira a suspensão da produção e distribuição do kit anti-homofobia em planejamento no Ministério da Educação, e definiu que todo material do governo que se refira a "costumes" passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados.

Em protesto contra 'kit gay', bancada evangélica mira Palocci
MEC nega ter distribuído "kit gay" e diz que material pode mudar
PSOL entra com representação contra o deputado Bolsonaro
Bancada evangélica diz que não vota 'nada' até esclarecer 'kit gay'


Segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Dilma considerou o material do MEC "inadequado" e o vídeo "impróprio para seu objetivo".


A manifestação ocorreu na esteira de uma reunião de Carvalho com a bancada evangélica da Câmara. O grupo de parlamentares chegou a ameaçar o governo com obstrução da pauta no Congresso, colaborar com assinaturas para convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) a se explicar sobre sua evolução patrimonial e propor uma CPI para investigar o MEC.

Ontem, no plenário, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) chegou a pedir a demissão do ministro da Educação, Fernando Haddad. Na semana passada, o mesmo Garotinho, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, afirmou que a bancada evangélica, composta por 74 deputados, não votaria "nada", nenhum projeto na Câmara, até que o governo recolhesse os vídeos anti-homofobia.

Mesmo depois das declarações do Planalto, Gilberto Carvalho afirmou que não há "toma lá, dá cá" entre o governo e a bancada evangélica na questão do kit e da convocação de Palocci.

O MEC nega que o kit e os vídeos que vazaram na internet tenham sido aprovados pelo ministério. Eles teriam sido produzidos por ONGs que prestam serviços à pasta e estariam em avaliação.

Os deputados da bancada evangélica afirmam que os vídeos e a cartilha anti-homofobia "são um estímulo ao homossexualismo".

"Mostramos ao ministro Gilberto Carvalho que é virulenta a maneira como o material está sendo aplicado", disse o ex-governador do Rio.

Veja abaixo alguns dos vídeos que estavam em fase de análise pelo MEC, para possível inserção no kit anti-homofobia:

http://youtu.be/TEcra9BBOdg




+ Canais

---

XÔ! ESTRESSE [In:] MÃO ÚNICA

...















---
Homenagem aos chargistas brasileiros.
---

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

25 de maio de 2011

O Globo


Manchete: Câmara aprova novo Código Florestal; anistia racha base

Dilma ameaça vetar emenda do PMDB, caso não consiga mudar no Senado

Após sucessivos adiamentos, a Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite, por 410 votos a favor, 63 contra (35 deles do PT) e uma abstenção, o projeto que altera o Código Florestal. Duas emendas polêmicas começaram a ser discutidas em seguida, com a base governista rachada. Um dos destaques é do PMDB, aliado do governo, e prevê anistia para quem desmatou em áreas de preservação até 2008. Sem conseguir unir a base, a presidente Dilma Rousseff disse a oito ex-ministros do Meio Ambiente que vetará a emenda do PMDB, caso aprovada. Outros vetos também são cogitados, caso o governo não consiga mudar o texto no Senado. (Págs. 1, 3 e 4)

Lula sai em socorro de Palocci e Dilma

Ex-presidente assume coordenação política para evitar convocação; governo acusa Kassab

O ex-presidente Lula assumiu a articulação política do Planalto para defender o governo Dilma e o ministro Palocci, diante das suspeitas sobre o aumento do patrimônio do chefe da Casa Civil. Em reunião com senadores do PT, Lula orientou o ataque e cobrou unidade para evitar a convocação de Palocci pelo Congresso. Segundo participantes do almoço, o ex-presidente chegou a acusar o tucano José Serra de estar por trás do vazamento de dados da empresa de Palocci. O ministro Gilberto Carvalho acusou a prefeitura de São Paulo. (Págs. 1 e 10 a 12)

Assassinado no Pará um casal de ambientalistas (Págs. 1 e 9)


Pimenta Neves é preso, após 11 anos, por ordem do STF

Com a casa cercada em SP, jornalista se rendeu

Assassino confesso da jornalista Sandra Gomide, o também jornalista Pimenta Neves, de 74 anos, foi preso ontem, quase 11 anos após o crime. Depois de conseguir protelar o cumprimento da sentença de prisão com sucessivos recursos à Justiça, o último deles foi julgado improcedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A polícia cercou a casa do jornalista, em São Paulo, e ameaçou invadir para prendê-lo, mas Pimenta se rendeu. Como ele tem mais de 70 anos de idade, ainda poderá tentar mais um recurso: cumprir a pena em prisão domiciliar, segundo advogados. (Págs. 1 e 13)

Reestruturação na Oi faz ação subir 13,2%

A Oi anunciou que vai agrupar as sete ações que tem hoje na Bolsa e ficará só com duas. Ontem, as ações fecharam em alta de 13,2%. A CVM analisa se houve especulação nos últimos dias. (Págs. 1 e 23)


Epidemia de Aids completa trinta anos

Codescobridor do vírus HIV, o médico francês Willy Rozenbaum analisa, em entrevista, os 30 anos da mais letal das epidemias. Houve importantes progressos médicos, diz, mas cura ainda está longe. (Págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Novo Código Florestal é aprovado na Câmara

Texto-base passa sem consenso; governo não consegue mudar pontos cruciais

Sem consenso, a Câmara dos Deputados aprovou por 410 votos a 63 o texto-base da reforma do Código Florestal, que determina como deve ser a preservação de rios, florestas e encostas combinada com plantações e a criação de animais.
O governo não conseguiu mobilizar aliados nem convencer o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) a mudar pontos cruciais. O revés partiu da bancada ruralista, que tem deputados do PMDB, do PP, do PR e do FIB, da base de apoio de Dilma. (Págs. 1 e Ciência C9)

Caixa agora culpa Palocci por quebra de sigilo de caseiro

A Caixa Econômica Federal relatou à Justiça que o responsável por vazar dados do caseiro Francenildo Costa, em 2006, foi o gabinete do ministro Antonio Palocci, à época na Fazenda, relata Rubens Valente. Antes, o banco dizia ter feito "transferência do sigilo".
A assessoria de Palocci disse que os fatos foram analisados pelo Supremo Tribunal Federal, que rejeitou a denúncia. (Págs. 1 e Poder A4)

Petistas acusam Prefeitura de SP de vazar dados do ministro

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) acusou a Prefeitura de SP de vazar informações sobre a empresa de Antonio Palocci. O ex-presidente Lula reforçou a acusação e, à noite, discutiu o tema com a presidente Dilma.
A prefeitura disse que os dados da Projeto foram vistos pela empresa ou por servidores que atenderam a solicitações dela. (Págs. 1 e Poder A6)

Cresce no Brasil o número de casos de câncer por sexo oral

O índice de casos de câncer de boca e de orofaringe ligados a infecção por HPV pela prática do sexo oral é hoje três vezes superior ao registrado no fim dos anos 90, relata Cláudia Collucci.
Antes, a doença afetava homens acima de 50 anos, tabagistas e/ou alcoólatras. Hoje, atinge mais jovens (de 30 a 45 anos), que não fumam nem bebem e fazem sexo sem proteção. (Págs. 1 e Saúde C8)

Jornalista é preso 11 anos após matar a ex-namorada

O jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves foi preso em São Paulo após o STF ter negado por unanimidade o último recurso possível no caso. Ele se entregou depois de breve negociação.
Pimenta confessou ter matado a ex-namorada Sandra Gomide em 2000. Em 2006, foi condenado a 19 anos de prisão, pena depois reduzida a 15 anos. No julgamento, a defesa argumentou que ele agiu sob forte emoção. (Págs. 1 e Cotidiano C1 e C3)

Editoriais

Leia "Déficit carcerário", que analisa o problema de superlotação das prisões, e "Crise à espanhola", sobre o resultado das eleições no país europeu. (Págs. 1 e Opinião A2)

Fernando Rodrigues

Dilma e Serra não valem meio Obama na web. (Págs. 1 e Opinião A2)

Morre Abdias do Nascimento, 97, símbolo da luta contra o racismo (Págs. 1 e Poder A10)


------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Caso Palocci põe Lula à frente da articulação política

Diante da crise, ex-presidente traça estratégia para defesa do ministro e lidera diálogo com parlamentares

No auge da crise envolvendo a ministro Antonio Palocci (Casa Civil), o ex-presidente Lula assumiu, na política, a articulação política do governo de Dilma Rousseff. Lula almoçou ontem com senadores do PT, jantou com Dilma, deu voz de comando para a defesa de Palocci e hoje tem café da manhã na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com todos os líderes da base aliada no Congresso. Segundo senadores, Lula disse que a oposição está testando Dilma e que será um erro demitir Palocci. Preocupado com a prolongamento da crise, Lula traçou ali a estratégia da reação, mas ouviu queixas sobre a falta de articulação política do Planalto. Os petistas disseram a ele que, com Palocci alvejado por denúncias de multiplicação do patrimônio e suspeita de tráfico de influência. A situação só piorou. Eles reclamaram não apenas da lentidão para a montagem do segundo escalão como da ausência de argumentos para defender Palocci. (Págs. 1 e Nacional A6)


Planalto acusa tucanos de vazamento de dados
O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, acusou a Secretaria de Finanças de São Paulo de quebrar o sigilo fiscal de Palocci. Mauro Ricardo da Costa, ligado ao ex-governador José Serra, é o titular da secretaria, que negou a irregularidade. (Págs. 1 e Nacional A4)


Consórcio de Belo Monte sofre mais desistências

O consórcio Norte Energia, dona da concessão da Hidrelétrica de Belo Monte, deve sofrer novas baixas nas próximas semanas. De sexta-feira até ontem, três empresas privadas fizeram pedido formal para deixar o grupo investidor: Galvão Engenharia, Servenge Cetenco. A Contern, do Grupo Bertin, fará comunicado nos próximos dias. A construtora Mendes Júnior também deve deixar o consórcio. A J. Malucelli está disposta a se desfazer de sua participação se houver interessado. (Págs. 1 e Economia B1)


6,25% é quanto Mendes Júnior, Galvão, Cetenco, Serveng e Contern têm em Belo Monte.


Pimenta Neves é preso 11 anos depois de assassinato

Após quase 11 anos do crime, o Supremo Tribunal Federal ordenou que o jornalista Antonio Pimenta Neves cumpre a pena de 15 anos de prisão à qual foi condenado pelo assassinato da jornalista Sandra Gomide. Em liberdade graças a recursos judiciais, ele se entregou aos policiais que foram à sua casa ontem à noite, na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo. “É chegado o momento de cumprir a pena", afirmou o ministro Celso de Mello. (Págs. 1 e Cidades C1)


Ellen Gracie
Ministra do STF
"Como justificar que, em um delito cometido em 2000, até hoje não cumpre pena o acusado?"


Celso de Mello
Ministro do STF
"Realmente se esgotaram todos os meios recursais"


Israel diz que só negocia com palestinos sem o Hamas

Aplaudido por republicanos e democratas em discurso no Congresso dos EUA, o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, descartou negociar com um governo palestino integrado pelo Hamas. Ele rejeitou também um Estado palestino nas fronteiras pré-1967, como propôs o presidente Barack Obama. Netanyahu disse que Jerusalém não será dividida e que a solução para os refugiados está fora das fronteiras de Israel. Para os palestinos, o discurso foi uma “declaração de guerra". (Págs. 1 e Internacional A16)


Casal de ambientalistas é assassinado no Pará (Págs. 1 e Nacional A15)


Dora Kramer

Mera maquiagem
É de praxe: sempre que surge uma desconfiança envolvendo políticos, defende-se a reforma política como a solução de todos os males. (Págs. 1 e Nacional A6)


Notas & Informações

As explicações terão de vir
À falta de boas explicações, perde força o princípio da presunção de inocência de Palocci. (Págs. 1 e A3)


------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Classe emergente contém consumo

O aumento da inflação, provocado pela elevação de preços dos alimentos e tarifas públicas, especialmente de transportes, já arrefeceu o ímpeto consumista das classes emergentes da população. Pela primeira vez desde 2005, houve queda no consumo quantitativo de produtos básicos (2%) nas classes D e E, formadas por famílias com renda mensal de até quatro salários mínimos. Nos itens não básicos, o crescimento das compras, que corria em um ritmo de 19%, caiu para 10% no trimestre. Os dados são de estudo feito pela consultoria Kantar Worldpanel, que visitou as residências de 8,2 mil brasileiros nas últimas semanas. A queda de 2% refere-se a mercadorias de consumo frequente nos segmentos de alimentos, bebidas, higiene, limpeza e cuidados pessoais. (Págs. 1 e B4)


Para Eris, BC subestimou demanda

A combinação de uma inflação de demanda com um choque de alta nos preços internacionais das commodities significa que o Banco Central está enfrentando o teste mais duro desde a implantação do regime de metas. A opinião é do ex-presidente do Banco Central Ibrahim Eris. Segundo ele, a autoridade monetária subestimou inicialmente a pressão de demanda, que se dá num ambiente de mercado de trabalho muito aquecido, como ocorre hoje no país. Para Eris, que presidiu o BC no governo Fernando Collor, mais preocupante do que o índice de preços estar rodando no limite superior da banda - de 6,5% - é a natureza da inflação. Seu temor é que, se a desaceleração inflacionária desenhada pelo BC não se confirmar, será necessário elevar mais os juros, o que pode comprometer o crescimento também em 2012.(Págs. 1 e A16)


Proposta de reestruturação da Oi agrada minoritários

A proposta da Oi de uma reestruturação societária a preços de mercado, antecipada ontem pelo Valor, foi bem recebida pelo mercado. As cinco diferentes ações da companhia tiveram altas expressivas, da ordem de 10%. Os investidores entenderam que a mudança pode ser o primeiro passo da Oi para dar adeus à velha Telemar - empresa com um histórico de desentendimentos com os acionistas minoritários.
A Oi pretende trocar as ações da Tele Norte Leste (TNL) e da Telemar Norte Leste (Tmar) por papéis da Brasil Telecom (BrT). As relações de substituição ainda não estão definidas, mas a companhia indicou que a intenção é fazer uma operação condizente com os preços praticados em bolsa. Os valores definitivos serão estabelecidos a partir da recomendação de comitês independentes a ser instituídos na Tmar, na TNL e na BrT. Isso ainda causa ansiedade entre os investidores, que pretendem ver para crer, por causa do passado turbulento da companhia. Nos últimos cinco anos, a Oi fez três tentativas frustradas de reestruturação.(Págs. 1 e D1)


Votação de Código irrita Dilma

A votação do Código Florestal azedou a relação entre o Planalto e a coalizão governista no Congresso. A presidente Dilma Rousseff ficou "furiosa", segundo relatos de auxiliares do Planalto, com a "imposição" de um texto contrário às suas determinações. Nos bastidores, auxiliares da presidente afirmam que Dilma está "contrariada" com os líderes dos principais partidos, sobretudo do PMDB, e que não admite a rebelião do chamado "baixo clero". A presidente atribuiu as dificuldades à "ação insatisfatória" dos líderes do governo e apontou a prevalência de "interesses pessoais" na base aliada. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), alertou para retaliações do Planalto e veto presidencial ao texto. (Págs. 1 e A6)


Polícia acha criminosos e drogas em Jirau

Após 70 dias da rebelião no canteiro de obras da hidrelétrica de Jirau, ainda há muitas dúvidas sobre os autores e as razões que, de fato, deflagraram a onda de violência. Investigações ainda preliminares mostram que entre os trabalhadores havia fugitivos da Justiça que cometeram crimes em Rondônia e outros Estados. A polícia também já sabe que havia tráfico de drogas no canteiro. Bebidas alcoólicas, que são proibidas no local, também circulavam em um mercado negro.
As informações foram confirmadas pelo delegado Hélio Teixeira Lopes Filho, diretor da divisão de repressão ao crime contra o patrimônio da Polícia Civil, responsável pelas investigações. Ao Valor, o delegado disse que atualmente trabalha na identificação de um grupo de 150 a 200 pessoas que participaram das ações. Mais do que identificar os autores, a principal resposta que a polícia procura é a motivação que desencadeou os eventos. São muitas as evidências de que houve uma ação coordenada, com data certa para acontecer.(Págs. 1 e A5)


Banco Morada teve processo prescrito

O Banco Morada, que sofreu intervenção do Banco Central em abril, já apresentava sinais de irregularidades há nove anos. Em 2002, o BC identificou pagamentos feitos a parentes dos diretores do banco. Segundo a fiscalização, os valores foram registrados como despesas, mas o banco não comprovou a prestação de serviços para justificá-las. No ano seguinte, o Morada e cinco de seus diretores - todos sócios das empresas controladoras da instituição - foram multados em R$ 25 mil cada um. Eles recorreram ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional e, após quase oito anos à espera de julgamento, o processo administrativo prescreveu. (Págs. 1 e C1)

Brics se unem e atacam pretensão europeia de manter chefia do FMI (Págs. 1 e A13)


Citroën descarta 'guerra de populares' no Brasil, diz Ivan Segal (págs. 1 e B1)


Embraer enfrenta o custo cambial e projeta novo avião

Com mudanças importantes em sua diretoria, anunciadas há duas semanas, a Embraer começa a se preparar para o longo processo de decisão sobre o lançamento de um novo avião comercial, em 12 a 18 meses. "O mercado aceita bem os nossos aviões e temos que ter muito cuidado, justamente para decidir o que fazer e quando fazer", disse ao Valor Frederico Curado, presidente da empresa.
Além de ter de se adequar à evolução do mercado mundial de aviação, a Embraer tenta amenizar os impactos do câmbio valorizado e do aumento do custo da mão de obra no Brasil. "A Embraer tem cerca de 90% da sua receita atrelada às exportações. Existe uma pressão de custos subindo com uma velocidade muito grande e não se consegue ter um volume de negócios que seja compatível com isso". A saída tem sido elevar a produtividade e as vendas no mercado nacional. (Págs. 1 e B9)


Nestlé eleva aposta em saúde

O braço de saúde da multinacional suíça Nestlé fechou acordo para comprar a Prometheus Laboratories, dos EUA, fabricante de medicamentos contra o câncer e problemas gastrointestinais. (Págs. 1 e B4)


Southem Cross compra Brinox

A gestora argentina de "private equity" Southern Cross assumiu o controle da fabricante gaúcha de utensílios de cozinha Brinox. Com o aporte, de valor não divulgado, a estratégia é crescer por meio de aquisições de concorrentes. (Págs. 1 e B4)

Randon cresce na Argentina

A Randon vai aumentar o índice de nacionalização dos reboques e semirreboques que produz em sua unidade argentina dos atuais 35% a 45% para mais de 80%. Além de redução de custos, quer evitar gargalos aduaneiros. (Págs. 1 e B9)

Bertin perto de perder usinas

A Aneel cassou as concessões das termelétricas Maracanaú (CE) e Borborema (PB), que pertenciam a Bertin. O grupo, no entanto, ainda terá 15 dias para tentar pagar dívida de R$ 170 milhões e reaver as usinas. (Págs. 1 e B10)

Crédito Imobiliário

Crédito imobiliário deve alcançar o recorde de R$ 80 bilhões neste ano, com crescimento das carteiras de crédito dos bancos superior a 10%. No Itaú Unibanco, por exemplo, os financiamentos imobiliários respondem por 4,5% dos ativos totais. "Há muito espaço para crescer", diz Luiz Antonio França. (Págs. 1 e Especial)

Brics se unem e atacam pretensão europeia de manter chefia do FMI (Págs. 1 e A13)


Torrefadoras discutem reajuste

Com aumento médio de 5% a 6% em 12 meses no varejo e alta de 83% na matéria-prima (café arábica) no mesmo período, torrefadoras iniciaram negociações por reajustes, que devem ficar entre 15% e 20%. (Págs. 1 e B13)

Clima afeta algodão no MT

Um veranico que se estende desde o mês passado nas principais regiões produtoras de algodão de Mato Grosso deve afetar a safra da pluma no Estado. Entre as áreas mais afetadas estão Lucas do Rio Verde, Sorriso, Primavera do Leste e Sapezal. (Págs. 1 e B14)

Demanda aquecida no campo

As entregas de fertilizantes das misturadoras às revendas em abril somaram 1,4 milhão de toneladas, quase 24% mais que no mesmo mês do ano passado, e reforçaram as perspectivas de um novo recorde histórico em 2011. (Págs. 1 e B14)

Trabajando.com reforça atuação

A subsidiária brasileira é o foco dos investimentos do grupo chileno Trabajando.com, líder de recrutamento on-line na América latina. Com apoio financeiro do Santander, a empresa estuda aquisições no país. (Págs. 1 e D10)

Ideias

Rubem de Freitas Novaes

Modelos macroeconômicos funcionam bem em tempos normais, mas são incapazes de lidar com crises violentas. (Págs. 1 e Al4)

Ideias

Martin Wolf

Se a Europa insistir no comando das instituições multilaterais, como o FMI, as potências em ascensão vão se afastar delas. (Págs. 1 e A15)

------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------