PENSAR "GRANDE":

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[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
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“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

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''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

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# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

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sexta-feira, julho 20, 2007

XÔ! ESTRESSE [In:] "CHECK-OUT" !!!










[Chargistas: Sinfrônio, Mariosan, Humberto, Sponholz, Amarildo, Tiago, Melado].
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N.B.: 20/07/1873: data de nascimento de Alberto Santos Dumont, o "pai da aviação".

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" - XIII ["Voar voar; cair cair...] *

Manifestantes protestam no aeroporto Salgado Filho





PORTO ALEGRE - Cerca de 130 pessoas deitaram por dez minutos no piso do saguão de embarque de passageiros do Aeroporto Salgado Filho para homenagear os mortos do vôo 3054 da Tam e protestar contra o descaso das autoridades com a crise do tráfego aéreo brasileiro, no início da tarde desta sexta-feira. Cada manifestante colocou sobre o peito o nome de uma das vítimas do acidente. O grupo ficou o tempo todo em silêncio e logo foi cercado por cerca de 150 pessoas, que, ao final, aplaudiram o ato. A poucos metros, sem perceber o protesto, centenas de passageiros enfrentavam mais um dia de atrasos e esperavam em filas diante dos balcões de check-in a autorização para embarcar. O protesto foi promovido por três jovens amigos, que difundiram a convocação pela internet. Entre os participantes estavam familiares de duas vítimas. Estadão, Fotos Marcos D'Paula/AE.




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(*) Baseado em "Sonho de Ícaro" (Byafra). Voar voar, subir subir ir por onde for/Descer até o céu cair ou mudar de cor/Anjos de gás, asas de ilusão/E um sonho audaz feito um balão / (...) Ir até que um dia chegue em fim/Em que o sol derreta a cera até o fim". www.vagalume.com.br


PAN-RIO/2007: ISTO SIM, É HONRA AO MÉRITO (POR SERVIÇOS PRESTADOS!!!) *

Mais um ippon e ouro para Tiago Camilo






Tiago Camilo conquistou a primeira medalha de ouro do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O judoca derrotou o cubano Jorge Benavides na final da categoria até 90kg com menos de 30 segundos de luta. O atleta venceu todas as três que disputou pela pontuação máxima, o ippon. O primeiro a cair foi o porto-riquenho Alexis Chiclana; o segundo, o americano Rick Hawn; e por último, na final, o rival de Cuba.- Nunca disputei uma competição como esta dentro do meu país. Este momento vai ficar marcado para sempre na minha carreira. Estou feliz de ter ganho o ouro para o Brasil - afirma o campeão.Somando o tempo das três lutas, Thiago gastou menos de dois minutos para levar o ouro. - Só não esperava que fosse tão rápido assim. Acho que foi surpreendente. Vou levar essa lição para o resto da vida - revela. O técnico Luis Shinohara ressaltou que Tiago lutou em uma categoria acima do que está acostumado. - Optamos pelo Tiago Camilo porque o Carlos Honorato não vinha bem nessa categoria. Apesar de ser muito leve, ele é muito técnico. E sabíamos que com ele conseguiríamos a medalha de ouro. Ele vai decidir se quer continuar neste peso. Thiago não escondia a emoção com a conquista:
- Estou sempre pronto para lutar. Aceitei o desafio, me empenhei ao máximo. E sonhei todos os dias com um momento como este. Globoesporte.com, RJ. Imagem-matéria.
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(*) Por esta e por todas as outras medalhas conquistadas por brasileiros, no Pan-Rio/2007. Nossa homenagem!

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO - XII ["... O CULPADO NÃO FUI EU!"] *

Diretores da Anac recebem medalha em meio à crise



Três dias depois do acidente com o avião da TAM em Congonhas (SP), considerada a maior tragédia na história da aviação brasileira, foram homenageados, em Brasília, quatro diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A cerimônia de entrega das medalhas "mérito Santos Dummont" aconteceu na manhã desta sexta-feira (20) na Base Aérea de Brasília. O vice-presidente José Alencar condecorou alguns homenageados. Entre eles estava o diretor-presidente da Anac, Milton Zuanazzi, e três outros diretores da Anac, Denise Abreu, Leur Lomanto e Josef Barat. A medalha é entregue a personalidades civis e militares que se destacam por serviços prestados à Aeronáutica. A homenagem ocorreu um dia após as câmeras da Rede Globo registrarem o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, ter reagido à notícia do "Jornal Nacional" sobre um possível problema técnico no avião da TAM com um gesto obsceno. Ele pediu desculpas na manhã desta sexta-feira (20), mas afirmou que não se pode automaticamente culpar o governo por este tipo de acidente. Garcia também disse que a reação foi privada e filmada sem sua autorização. O assessor rejeitou que o gesto tenha expressado “satisfação”, “alívio” ou “felicidade”, “como pretendem setores da mídia”. “O sentimento de que fui possuído ao ver o noticiário foi fundamentalmente de indignação”, disse. “Aos que possam ainda assim sentir-se atingidos por minha atitude apresento minhas desculpas”. O vice-presidente José Alencar classificou a declaração de "uma infelicidade". Na quinta-feira, ficou claro que o governo federal está "dividindo" as decisões sobre o que fará com o Aeroporto de Congonhas e a crise aérea. Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (19) teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seis ministros, mas deixou de fora o responsável pelo setor, Waldir Pires (Defesa). Desde o acidente do vôo JJ 3054, que vinha de Porto Alegre, o presidente escolheu como principal interlocutor o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que está em São Paulo acompanhando as investigações iniciais. O presidente, no entanto, não deixou de falar com Waldir Pires, conforme o relato de outros ministros. Apesar de ter ficado de fora do encontro com o presidente, o ministro da Defesa, Waldir Pires, convocou para as 15h desta sexta-feira (20), em Brasília, uma reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac). G1, Globonews. Imagem vídeo-matéria.
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(*) Trecho de uma cantiga-de-roda infantil. ["Lá em cima do piano tem um copo de veneno, quem bebeu, morreu; o culpado não fui eu"].

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" XI [ALGO MAIS QUE A "CERA"]

Para especialistas, só falha mecânica não explica acidente


O problema no reversor direito do Airbus-A320 da TAM não seria suficiente, sozinho, para provocar o acidente de terça-feira, conforme especialistas ouvidos pela reportagem. Só uma conjunção de fatores pode explicar o acidente, incluindo ainda a possibilidade de outros problemas técnicos, de falta de aderência da pista de Congonhas e de eventuais erros do piloto --que vão da decisão de pousar sob condição de risco ao momento incorreto de arremeter (subir novamente). Técnicos apontam ainda que a pista do aeroporto, além de escorregadia sob chuva, é curta e sem área de escape, algo que potencializa as dificuldades. A aeronave não depende dos reversores para frear nas situações normais. Isso porque, embora usado praticamente em todos os pousos do tipo, ele é só um instrumento extra para ajudar a frenagem do avião, que é projetado para parar com freios das rodas e aerodinâmico. Pedro Goldenstein, piloto há 26 anos, prefere não fazer comentários a respeito do acidente, mas dá a explicação técnica. "Há sistema de freio de rodas, aerodinâmico e reversor, que é só auxiliar. O avião tem que ser capaz de parar mesmo sem reversor. Todo mundo aciona, até porque economiza freio das rodas, mas não é computado no cálculo da performance do avião", afirma ele. Há, porém, situações que poderiam potencializar as conseqüências de uma falha mecânica como essa. "Por exemplo, se os problemas no reverso foram somados à aquaplanagem", diz Jorge Eduardo Leal Medeiros, professor da Escola Politécnica da USP (Poli/USP). O piloto e engenheiro aeronáutico James Waterhouse, professor da USP de São Carlos, diz que, em Congonhas, se a pista estiver úmida --chovia no momento do acidente de terça-feira--, é difícil pousar sem uso do reversor. Há diversos relatos no dia do acidente apontando que ela estava escorregadia. "O acidente é uma reunião de fatores contribuintes. Aquela pista não oferece as condições ideais, mas sozinha não é um fator decisivo", diz Raul Francé Monteiro, ex-piloto da TAM e coordenador do curso de ciências aeronáuticas da Universidade Católica de Goiás. "A pista com certeza tinha problemas de aderência", diz Apostole Lack Chryssatidis, diretor-presidente da Abetar (Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional), reforçando a avaliação de que a causa do acidente não resulta de um único fator. Folha Online. Foto Isabela Noronha, G1.

RENAN CALHEIROS: "O RETORNO"

Defesa de Renan envia mais documentos à PF:


A Polícia Federal recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (19) os recibos, notas fiscais e guias de transporte animal que faltavam para começar a perícia nos documentos apresentados pela defesa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os documentos servirão de base para avaliar se as vendas de gado declaradas por Renan renderam o suficiente para pagar a pensão de sua filha de 3 anos com a jornalista Mônica Veloso. Renan Calheiros é acusado de aceitar ajuda do lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, para o pagamento da pensão. O trabalho dos peritos do Instituto Nacional de Criminalística deve começar na manhã desta sexta-feira (20). A expectativa é que a perícia seja concluída em 20 dias. G1, Brasília. Foto vídeo-matéria.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Morre o deputado Nélio Dias, do PP-RN. O deputado federal Nélio Dias (PP-RN), de 62 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação é da assessoria de imprensa do deputado. (...) O deputado Nélio Dias estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital desde o dia 10 de julho. Ele tinha câncer no pulmão há seis anos e se submetia a tratamento radioterápico. G1, Mariana Oliveira, SP.
ACM sofre parada cardíaca e estado de saúde piora, dizem fontes. O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) sofreu uma parada cardíaca na quinta-feira e seu estado de saúde piorou, disseram à Reuters nesta sexta-feira duas pessoas próximas ao político. Ao saber da piora no quadro de saúde do senador, familiares e amigos íntimos foram acionados e, desde quinta-feira, começaram a se dirigir ao hospital Incor, em São Paulo, onde ACM está internado.O deputado ACM Neto acompanha o avô desde sua internação. Único porta-voz escalado para falar com a imprensa, ele não atende telefonemas. O hospital ainda não divulgou nota sobre o assunto. (Por Natuza Nery), Reuters.;
Pneu de Boeing da Gol estoura durante pouso em São Luís. SÃO PAULO - O pneu de um avião da Gol, que fazia o vôo 1643, estourou no momento da aterrissagem, na noite desta quinta-feira, dia 19, no Aeroporto Internacional de São Luís, no Maranhão. De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, o caso aconteceu, por volta das 20h30, quando o Boeing 737-800, vindo de Manaus/Santarém/Belém, fazia escala na capital maranhense. Devido a um problema mecânico, houve o estouro e o grande barulho acabou assustando os passageiros. O comandante comunicou sobre a avaria, acrescentando que todos deveriam descer para que fosse efetuada a substituição do pneu. Ag. Estado.
Morre o senador Antonio Carlos Magalhães. Uma das principais lideranças da política nacional, o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) morreu nesta sexta (20), aos 79 anos, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), em São Paulo. (...) Amado e odiado, ACM sempre esteve próximo do poder federal. Foi aliado do regime militar pós-1964 e do tucano de Fernando Henrique Cardoso e apoiou Lula na eleição de 2002. O senador começou a carreira política em 1954, quando se elegeu deputado estadual na Bahia pela antiga UDN (União Democrática Nacional). Também foi três vezes deputado federal, três vezes governador da Bahia, prefeito de Salvador, além ter sido eleito senador em 1994 e 2002. Após a morte do filho Luís Eduardo Magalhães em abril de 1998, Antonio Carlos Magalhães Neto se tornou o principal herdeiro político de ACM. Um dos mais jovens parlamentares do Congresso Nacional, ACM Neto, 28 anos, está em seu segundo mandato na Câmara. G1, SP.
Dilma Roussef anuncia novo aeroporto na Grande SP. BRASÍLIA - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, acaba de confirmar que o governo federal determinou a construção de um novo aeroporto para desafogar o tráfego aéreo em Congonhas. No prazo restrito de 90 dias, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá apresentar um estudo com locais e viabilidades para a instalação do novo aeroporto. Segundo Dilma, as medidas anunciadas para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, "são emergenciais e de curto prazo, e visam aumentar o grau de confiança na utilização do aeroporto". A ministra ressaltou, entretanto, que as medidas estão sendo adotadas, embora o governo acredite que as operações no aeroporto estão sendo feitas dentro das normas de segurança. Dilma Roussef disse ainda que o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) está mudando substantivamente a vocação do Aeroporto de Congonhas, que passará a ter apenas vôos diretos ponto a ponto e não servirá mais como ponto de distribuição (hub). Renata Veríssimo e Fabio Graner - Agência Estado.
Lula vai falar na TV sobre acidente da TAM. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento à nação nesta sexta-feira (20) à noite para prestar solidariedade aos parentes das vítimas do vôo 3054 da TAM e anunciar medidas para o setor de aviação civil. A informação é da Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Ainda não há horário definido para a declaração em cadeia de rádio e televisão. O choque do Airbus da TAM contra um prédio da companhia, na região do aeroporto de Congonhas, deixou um saldo de cerca de 200 mortos. G1, Tiago Pariz, Brasília.

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" X [In:] "TORRE DE BABEL"

Governo apresentará pacote para aviação nesta sexta-feira:


SÃO PAULO - Pressionado pela opinião pública, o governo apresentará nesta sexta-feira, 20, um pacote de medidas para tentar resolver os problemas no Aeroporto de Congonhas, palco da tragédia do vôo 3054, da TAM, que pode chegar ao final da operação de resgate com cerca de 200 mortos. Entre as medidas de curto e médio prazos, uma promete provocar polêmica: o governo quer que a Anac e a Infraero imponham uma redução do número de vôos em Congonhas dos atuais 44 por hora para, no máximo, 36 por hora. Os demais vôos, da chamada aviação geral, seriam transferidos para os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. O pacote será fechado nesta sexta-feira, durante reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), no Ministério da Defesa. Se o Planalto conseguir arrancar essa decisão da reunião do Conac, significará uma derrota para a Anac, que nunca conseguiu impor essas medidas, defendidas por parte de sua diretoria e pela Infraero. Mais: Lula poderá comprar uma briga com as companhias aéreas. Na lista das sugestões em estudo na noite desta quinta-feira, 19, havia outra que prometia causar protesto por parte das empresas aéreas: a redução dos vôos executivos (os chamados jatinhos), saindo de Congonhas. De manhã até a noite, Lula, ministros e assessores fizeram várias reuniões, no Palácio do Planalto, preparatórias para o encontro do Conac. A meta do governo é apresentar à sociedade medidas concretas para redução dos vôos e do trânsito de passageiros em Congonhas. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse que é impossível fechar o aeroporto. "Só se alguém me disser onde vamos colocar 20 milhões de passageiros", afirmou Pereira, referindo-se ao número estimado de usuários por ano em Congonhas. O brigadeiro esteve no Planalto para um encontro sobre a crise aérea com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ele estava em São Paulo, e foi chamado para a reunião, onde chegou acompanhado pela diretora Denise Abreu, da Agência Nacional de Aviação Civil. Na reunião da coordenação política, pela manhã, Lula chegou a tratar, em detalhes, sobre o que deveria ser feito em Congonhas. Foi nesse encontro que o presidente mencionou a possibilidade de tirar desse aeroporto os aviões de pequeno porte, como jatinhos particulares e de aluguel, além daqueles de grandes companhias que fazem a ligação com outros Estados. Medida semelhante foi tomada em Belo Horizonte, onde a maioria dos pousos e decolagens foi transferida do aeroporto da Pampulha, no centro da cidade, para Confins, a 42 quilômetros da capital. "Foi uma reunião objetiva em todos os aspectos e em todos os assuntos tratados. O presidente está empenhado e vai resolver o problema (da crise aérea) em curto prazo. Ele exige uma solução rápida", disse ao Estado o vice-presidente da República, José Alencar, resumindo a reunião com Lula e os ministros. "É claro que está todo mundo consternado. Esse é o clima do governo." Leonencio Nossa e Vera Rosa - Estadão. Vídeo G1.

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" IX ["TOP-TOP FOR ALL..."]

Assessor de Lula faz gesto surpreendente após reportagem





O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, assistiu no Palácio do Planalto à reportagem do "Jornal Nacional" que levantou a possibilidade de problemas mecânicos no avião da TAM que se acidentou em São Paulo. Ao final da reportagem, Marco Aurélio, que estava acompanhado do assessor de imprensa Bruno Gaspar, reagiu ao conteúdo da reportagem com o gesto de bater uma mão fechada sobre a outra aberta. Veja no vídeo ao lado. O "Jornal da Globo" conversou com Marco Aurélio Garcia. Ele disse que não teria essa reação em público. E negou que estivesse comemorando o conteúdo da reportagem. “Essas imagens que foram tomadas à revelia, de forma clandestina, refletem concretamente a minha indignação frente a uma determinada versão que se quis passar para a opinião pública, [versão] que creditava ao governo a responsabilidade de um acontecimento dramático. Eu digo que é indignação porque não se trata simplesmente de jogar a responsabilidade nas costas do governo. Trata-se de explorar uma tragédia na qual morreram 200 brasileiros, pelo menos. Então, isso é um sentimento de indignação, é uma reação privada que qualquer pessoa de bom senso teria neste momento”, disse Garcia. A reação do assessor do presidente Lula, dois dias depois da tragédia, recebeu críticas. “Foi uma das cenas mais dantescas, mais cruéis que eu já vi. A nação inteira chorando e o Palácio festejando, querendo dizer que a culpa não é do governo. Claro que a culpa é do governo. Essa série de absurdos que está acontecendo é culpa do governo. Mesmo que não fosse, comemorar é uma bofetada no povo brasileiro”, afirmou o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Na reportagem do "Jornal Nacional", William Bonner informou que o avião da TAM que se chocou contra o prédio da empresa, em Congonhas, na terça-feira (17), tinha um defeito no reversor da turbina direita desde o último dia 13. A TAM reconheceu o problema, mas diz que ele não influiu no acidente. No acidente, morreram as 186 pessoas que estavam a bordo. G1, JG.

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Assessores de Lula festejam notícia sobre defeito em avião



SÃO PAULO - O Palácio do Planalto recebeu com alívio a notícia de que a tragédia com o vôo 3054 pode ter sido provocada por um problema técnico no Airbus da TAM - e não pela pista molhada do congestionado Aeroporto de Congonhas. O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, ministro Marco Aurélio Garcia, festejou com um gesto obsceno com as mãos quando assistia, no seu gabinete, ao noticiário do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre o acidente. O significado do gesto de Garcia parecia claro: a TAM se estrepou, melhor para o governo. Ao seu lado, o assessor de imprensa Bruno Gaspar foi ainda mais grosseiro. Fez um trejeito imitando o ato sexual. No momento em que o âncora Willian Bonner dava a informação sobre os problemas com o reverso, Garcia ajeitou os óculos e bateu a mão direita aberta sobre a mão esquerda fechada três vezes. Essa imagem, exibida pelo Jornal da Globo, foi captada por um cinegrafista da emissora no gabinete do assessor, no 3.º andar do Palácio do Planalto. Posteriormente, questionado sobre o gesto, o assessor diz que as imagens foram feitas à revelia. "Essas imagens, que foram tomadas de forma clandestina, à revelia, de qualquer maneira os jornalistas têm direito de tomá-las, refletem concretamente minha indignação frente uma determinada versão que se queria passar à opinião pública que credita ao governo a responsabilidade de um acontecimento dramático. Eu digo indignação porque não se trata de a gente jogar a responsabilidade nas costas do governo. Trata-se de explorar uma tragédia em que morreram 200 brasileiros, pelo menos. Isso é uma reação privada que qualquer pessoa de bom senso teria neste momento." Desde terça-feira, o Planalto apostava que o acidente de Congonhas não havia ocorrido por causa de problemas na pista. Assessores da Presidência diziam que havia a hipótese de falha mecânica ou humana. A imagem da comemoração de García não mostra o aparelho de TV em que ele via o noticiário, mas coincide com o horário em que o Jornal Nacional estava no ar - e Bonner dava a informação dos problemas técnicos com o avião da TAM. Leonencio Nossa, do Estadão.

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" VIII ["DÉDALO" DEMISSIONÁRIO]

Chefes da Defesa e da Infraero devem sair na próxima semana:


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou nesta quinta-feira, 19, aos ministros mais próximos que o titular da Defesa, Waldir Pires, e o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, devem deixar seus cargos até a próxima semana. O desgaste político do ministro ficou evidente com a decisão de Lula de transferir do Ministério da Defesa para o Planalto a reunião do Conselho Nacional de Aviação (Conac) agendada para esta sexta-feira. Lula vai coordenar a reunião, e não Pires, que também estará presente. Antes de se reunir com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na noite desta quinta-feira o presidente da Infraero admitiu colocar seu cargo à disposição. "Meu cargo está sempre à disposição", teria dito. (...) Em outro sinal de que o ministro da Defesa está de saída, o governo fez ontem uma reunião da coordenação política para tratar da crise aérea, mas não convocou Pires. Formalmente, ele não faz parte desse núcleo de decisões, mas ministros de outras áreas sempre são chamados para os encontros da coordenação quando são discutidos assuntos afeitos aos seus ministérios. O próprio Pires foi convocado para uma dessas reuniões, no último dia 26 de março, para discutir o foguete do VLS. Mesmo considerando que o acidente com o avião da TAM, na última terça-feira, não tem relação com a crise aérea vivida pelo País, a avaliação do presidente é que a cúpula do setor aéreo perdeu a condição de se manter nos cargos. Um outro civil deverá ocupar o cargo de Pires. Pelos planos traçados, Lula comandará nesta sexta-feira a reunião do Conac, órgão ligado à Presidência que ganhará mais poder e influência para gerenciar o sistema aéreo brasileiro. Na reunião da coordenação política, nesta quinta, o presidente cobrou idéias dos ministros presentes - Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Rousseff (Casa Civil), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), Tarso Genro (Justiça) e Franklin Martins (Comunicação Social). Durante o encontro, foram discutidas alternativas que há tempos vêm sendo estudadas pelo governo e serão levadas à reunião do Conac. A lista de medidas de curto e médio prazos para aliviar o tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas incluiu a redução do número de vôos, principalmente nos horários de pico. Em conversas com interlocutores, Lula tem deixado claro o respeito pelo ministro da Defesa, mas considera que não dá mais para segurá-lo no cargo. Agora, começam as análises de perfis de civis que podem ocupar a pasta da Defesa. O presidente disse estar satisfeito com o trabalho do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, mas descarta entregar aos militares o ministério da Defesa. Lula demonstrou, na prática, que o gabinete de crise do setor aéreo é ele mesmo: tomou para si todo o gerenciamento da busca de soluções para o problema. "Quero respostas rápidas", cobrou o presidente, que também se reuniu nesta quinta com Saito, reservadamente, durante uma hora. O comandante da Aeronáutica informou a Lula que a caixa-preta do Airbus da TAM seguiu mesmo para os Estados Unidos. Saito recebeu a garantia dos responsáveis pelo trabalho de que a degravação dos diálogos da cabine do avião será enviada de volta para o Brasil na próxima semana. Até agora, o governo acredita que a hipótese mais provável para a tragédia com o avião da TAM seja falha humana, por causa do excesso de velocidade do avião quando tocou a pista, ou defeito do próprio Airbus. Lisandra Paraguassú e Leonencio Nossa, do Estadão. Imagem Wikipedia.org., por Charles Paul Landon.

CRISE AÉREA & ASAS DE ÍCARO VII ["CERA" SEM MANUTENÇÃO]

Avião da TAM tinha problema no reversor desde sábado;

O avião da TAM que se chocou contra o prédio da empresa em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na terça-feira (17), tinha um defeito no reversor da turbina direita desde o sábado passado, dia 14. Uma primeira versão desta notícia informou que o defeito havia sido detectado na sexta-feira, 13, informação que havia sido confirmada pela TAM. A empresa, no entanto, corrigiu a data e disse que o problema foi encontrado no sábado, dia 14) O problema havia sido detectado pelo sistema eletrônico de checagem do próprio avião. Mas a aeronave da TAM, um Airbus A320, continuou a voar nos dias seguintes, com o reversor direito desligado. A TAM afirmou que, apesar do problema, que a aeronave estava aptar a voar. O jornalista William Bonner conversou, por telefone, com o presidente da TAM, Marco Antônio Bologna, e com o vice-presidente técnico da empresa, Ruy Amparo. Eles confirmaram as informações. E afirmaram que o fabricante do avião, a Airbus, em seus manuais de manutenção, para casos como este, recomenda que uma revisão no dispositivo seja feita até dez dias depois da apresentação do defeito. Os executivos da TAM também afirmaram que a Airbus considera que esse problema no reversor não é impeditivo de vôo. E que o avião A320 pode operar normalmente até que o problema seja verificado dentro do prazo de dez dias. O "Jornal Nacional" apurou que o avião da TAM prefixo MBK, destruído na tragédia de terça-feira, teve problemas para aterrissar no dia anterior no mesmo Aeroporto de Congonhas. Como informado na quarta-feira (18), o vôo 3215 da TAM, entre Confins (MG) e São Paulo, na segunda-feira (16), às 13h48, teve dificuldades para frear. E só parou no limite da pista de Congonhas. Segundo apuração do "Jornal Nacional", o comandante daquela aeronave teria dito à torre que a pista estava "muito escorregadia", sem fazer menção ao problema técnico. De acordo com fontes, o comentário foi registrado pelos órgãos oficiais. O vice-presidente da TAM disse desconhecer o incidente de segunda-feira. Ele afirmou a Bonner que o livro de bordo da aeronave, que registra todos os problemas apresentados durante um vôo, não registrava nenhuma pane séria no dia 16. Quando perguntado se não houve nenhum registro de problemas na segunda-feira, ele respondeu: "O que eu disse é que não há nenhum registro de pane séria no dia 16". A confirmação de que o avião prefixo MBK, destruído na terça-feira, foi o mesmo que quase se acidentou na véspera reforça a hipótese de que a tragédia tenha sido conseqüência de falha mecânica. As autoridades agora terão de investigar se os procedimentos de manutenção do Airbus da TAM estavam corretos e se o avião poderia continuar a voar mesmo com o defeito apresentado. O avião da TAM com 186 pessoas a bordo não conseguiu pousar na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atravessou a Avenida Washington Luís e bateu no prédio da companhia de cargas da companhia aérea, a TAM Express, onde entre 50 e 60 pessoas trabalhavam no horário do acidente. A aeronave, um Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre, às 17h16 desta terça-feira (17), e acidentou-se em São Paulo, às 18h50. Até agora, foram confirmadas 188 mortes na tragédia - mas o resgate de corpos continua. G1, JN.