A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
sexta-feira, junho 14, 2013
XÔ! ESTRESSE [In:] RÉU CONFESSO *
#
#
---------------
(*) 3º Mandamento: ''Fazei o mal, mas fingi fazer o bem''. Capítulo II. MAQUIAVEL, O discípulo do demônio [In:] THOMAS, H.. A História da raça humana. Porto Alegre: Globo, 1983. 9a. ed..
---------------
ORA, POIS! (2)
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
FHC sugere 'autocrítica' à petista após citar Camões
Guilherme Walteimherg
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff deveria fazer uma "autocrítica" após comparar a oposição ao Velho do Restelo, personagem pessimista de Luís de Camões que aparece em Os Lusíadas. "Acho que (os velhos do Restelo) são os que olham para trás. Ela devia fazer uma autocrítica", disse o tucano, em evento no instituto que leva seu nome.
Dilma fez a comparação com o personagem anteontem, ao contra-atacar críticas que consideram o governo "leniente" com a inflação. Ontem, FHC fez coro às declarações do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à política econômica atual.
"Tem que fazer (críticas) mesmo. Quem sofre é a população", afirmou FHC. Para o ex-presidente, embora tenha atingido o ieto da meta de 6,5% no mês passado, a inflação não está fora de controle e poderia ser administrada com "relativa facilidade".
"Tem que ser uma combinação da política monetária, com a taxa de juros, com uma política fiscal. Tem que ser uma combinação das duas", afirmou Fernando Henrique, Para isso, segundo o tucano, bastaria vontade política. "Esse governo não parece ter essa decisão. Talvez seja obrigado pelas circunstâncias."
Embora tenha reconhecido que "houve muita coisa em que o Brasil avançou" nos dez anos de governo petista, FHC afirmou que, nesse período, "a cultura política, o clientelismo, a corrupção pioraram".
Ao ser questionado sobre a queda da avaliação da presidente Dilma Rousseff, FHC disse ser bem possível que a eleição de 2014 tenha duas votações. "É provável que sim, desde que haja três ou quatro candidatos. Aí a probabilidade é grande."
|
ORA, POIS!
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
Dora Kramer
Está tudo ótimo
O texto abaixo é o resumo de uma crônica da americana , Dorothy Parker publicada em coletânea organizada e traduzida por Ruy Castro no livro Big loira e outras histórias de Nova York, de 1987. Chama-se Você estava ótimo.
O rapaz de tez pálida acomodou-se lenta e cuidadosamente no sofá e reclinou a cabeça em direção á uma almofada fresca que lhe confortasse a face e a têmpora.
- Aiii - gemeu. - Ai, ai, ai. Aiii
A jovem de olhos claros, sentada firme e ereta na poltrona, lançou-lhe um sorriso malicioso.
- Não está se sentindo bem hoje?
- Oh, estou ótimo, borbulhante, eu diria. Sabe a que horas eu me levantei? Às quatro da tarde, em ponto. Tentei me levantar antes, mas toda vez que punha a cabeça para fora do travesseiro ela rolava para debaixo da cama.
- Quer um drinque para se sentir melhor?
- Para afogar a ressaca em mais bebida? Não, obrigado, parei de beber, de vez, nem mais uma gota. Diga uma coisa: eu me comportei mal ontem à noite?
- Ontem? Ora, que nada. Todo mundo estava meio alto. Você estava ótimo.
- Alguém reclamou de mim?
- Deus do céu, claro que não. Todo mundo achou você terrivelmente engraçado. Claro, Jim Pierson ficou um pouco brabo com você durante o jantar. Mas conseguiram segurá-lo na cadeira e ele se acalmou.
- Jim queria me bater? O que foi que eu fiz?
- Ora, você não fez nada. Você estava ótimo. Mas sabe como Jim fica quando Narrativa de Bilma sobre situação da economia lembra crônica de Dorothy Parker pensa que alguém está dando em cima ; de Elinor.
- Eu estava cantando Elinor? - disse ele.
- Claro que não - ela disse - Você estava só brincando. Ela o achou tremendamente divertido. Só parou de rir um pouco quando você despejou as lulas "en su tinta" pelo decote dela.
- E agora, o que vou fazer?
- Ora, ela vai ficar boa. Mande-lhe flores no hospital. Não se preocupe, não foi nada.
- Cometi mais alguma façanha fascinante no jantar?
- Você estava ótimo. Não seja tolo. Todo mundo estava louco por você. O maître ficou um pouco aborrecido porque você não conseguia parar de cantar, mas, no fundo, não se importou. Só disse que a polícia talvez fechasse de novo o restaurante por causa do barulho.
- Quer dizer que eu cantei. Deve ter sido formidável.
- Não se lembra? Uma música atrás da outra. Todo mundo ficou ouvindo. E adorou. Foi só quando você insistiu em cantar qualquer coisa sobre fuzileiros, que as pessoas começaram a fazer psiu, psiu e você insistia em cantá-la de novo. Foi uma maravilha. Tentamos fazer com que parasse e comesse um pouco, mas você nem queria saber.
- Por quê? Eu não estava comendo?
- Toda vez que o garçom vinha servi-lo você lhe devolvia o prato dizendo que ele era seu irmão postiço, trocado no berço da maternidade por uma quadrilha de ciganos e tudo o que você tinha pertencia a ele. O garçom ficou uma onça com você.
- Bem, o que aconteceu depois desse estrondoso sucesso com o garçom?
- Ah, pouca coisa. Você aparentemente discordou do estampado da gravata de um senhor de cabelos brancos, sentado do outro lado da sala, e foi lá lhe pedir satisfações. Mas conseguimos sair com você do restaurante antes que ele ficasse furioso.
- Ah, fomos embora, saí andando?
- Andando! Claro que sim! Você estava perfeitamente bem. Tanto que, quando você tropeçou no meio-fio e caiu sentado, ninguém se importou; Poderia ter acontecido com qualquer um.
A graça da crônica de Parker é a discrepância entre a versão e os fatos.
Lembra a narrativa da presidente Dilma Rousseff sobre a situação da economia, que de resto não tem a menor graça.
Escola.
Muito melhor a referência de Dilma aos Lusíadas que as metáforas futebolísticas de Lula. Ao menos se aprende algo. |
LEGADO APÓS A COPA
DURANTE AUDIÊNCIA ESPECIALISTAS FALAM DA PREOCUPAÇÃO DO LEGADO APÓS A COPA
http://www.senado.gov.br/noticias/tv/videos/cod_midia_254907.flv
http://www.senado.gov.br/noticias/TV/default.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=254907&cod_video=252686
**************
''É GOL... QUE FELICIDADE! ..." (Trio Esperança)
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
''O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO..." (Gilberto Gil)
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
Rio é pouco transparente sobre gastos com as obras do Mundial
Nas 12 cidades-sede, população tem dificuldade para saber como dinheiro é aplicado
O Rio de Janeiro está entre os estados menos transparentes com relação ao dinheiro investido em obras para a Copa do Mundo de 2014. Além do dinheiro público envolvido, tem a questão do impacto dessas obras para a vida das cidades-sede.
Para que a população possa controlar como o dinheiro está sendo aplicado, é preciso transparência por parte das autoridades. Essa é a teoria da ONG Instituto Ethos, que fez uma pesquisa para saber o grau de transparência dos governos das 12 cidades-sede.
Na pesquisa, foram considerados fatores como a facilidade de a população acessar informações como gastos, remoções e prazos das obras e aditivos; o nível de atualização dos portais; ouvidoria; e realização de audiências públicas. Em uma escala que vai de zero a cem, mudando de nível de 20 em 20 pontos, o Rio teve um somatório de 30,33.
- Avaliamos não só o conteúdo, mas a facilidade do acesso. A pessoa tem que conseguir achar as informações, ir às audiências e discutir os problemas - explicou Jorge Abrahão, presidente da ONG.
Um dos pontos que contribuíram para que o Estado do Rio perdesse pontos foi a falta de uma ouvidoria.
Outra questão determinante foi a participação do governo, que foi muito baixa (5,5).
O governo estadual comunicou que mantém os seus portais atualizados. Assim como divulga para a imprensa e para a Assembleia Legislativa os seus gastos e movimentos.
Quando em avaliação estão as cidades, o resultado fica um pouco melhor. Em uma escala de 12 cidades-sede, o Rio é a sexta mais bem colocada, com 14,98. Ainda que todos os resultados tenham sidos na média ou abaixo dela.
Nessa avaliação, os dois principais estados do país figuram nas piores colocações. Rio e São Paulo estão, respectivamente, em 8º e 9 º lugares da lista de 11. A capital paulista não teve nenhuma audiência pública.
- O resultado é um pouco surpreendente. São estados de muita visibilidade e deveriam, em tese, estar mais preocupados com a transparência - acredita Abrahão. - Os mais bem colocados foram os estados do Nordeste.
O resultado foi divulgado ontem num hotel no Centro do Rio. O Instituto Ethos tem um projeto que se chama Jogos Limpos e fiscaliza as obras da Copa e das Olimpíadas de 2016.
-Estamos preocupados com o legado, com os custos e com a população. Em alguns estados, está havendo remoções e desapropriações. Tem que acontecer um diálogo com essas pessoas - pondera Angélica Rocha, coordenadora dos Jogos Limpos.
|
TROCA-TROCA. A FAZER MAQUIAVEL CORAR-SE... *
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
''POIS É, QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ" (Elis Regina)
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
STF/MARINA: "... VOCÊ JÁ É BONITA COM O QUE DEUS LHE DEU" (Dorival Caymmi)
![]() | |
Ministros chegam para a sessão no STF: placar está em 5 a 2 pela revogação da liminar |
Seis dos 10 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestaram pela derrubada da liminar do ministro Gilmar Mendes que paralisou a tramitação do projeto de lei que impõe barreiras à criação de partidos. A Corte, no entanto, adiou para a semana que vem a conclusão do julgamento do mandado de segurança proposto pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que pede a suspensão definitiva da proposta. O placar oficial é de 5 a 2 pela revogação da liminar. Na prática, porém, já há maioria para que a proposta volte a tramitar no Congresso, pois o presidente do STF, Joaquim Barbosa, adiantou como votará.
Na próxima quarta-feira, ainda votarão o ministro Celso de Mello, que já manifestou durante os debates ser favorável à manutenção da liminar, além de Barbosa, que se declarou contrário à possibilidade de intervenção do Supremo em matérias que tramitam no Legislativo. A ministra Cármen Lúcia não estava na sessão de ontem e também poderá participar na retomada do julgamento.
Leia mais notícias em Política
Conforme o entendimento manifestado pela maioria dos ministros, prevalecerá a tese de que o Judiciário não pode fazer o controle prévio da constitucionalidade de um projeto ainda debatido pelo Legislativo. Na avaliação da maioria dos ministros, o Supremo só pode analisar a legalidade de uma medida depois que a proposta virar lei.
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
PAPÉIS EM BAIXA ... OUTRORA, RAPAPÉS EM ALTA
![]() | 14/06/2013 |
![]() |
Papéis da OGX abaixo de R$ 1
A ação da OGX, do empresário Eike Batista, chegou ontem a ser cotada, pela primeira, abaixo de R$ 1, com a mínima de R$ 0,97 na parte da manhã, após um tombo de 6,7%. Um dos papéis com maior desvalorização acumulada na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) se recuperou ao longo do dia, fechando o pregão em R$ 1,07, uma alta de 2,88%.
Essa foi mais uma mostra de desconfiança do mercado em relação à petroleira, que estreou em 2008 na bolsa com ação cotada a R$ 11,31, tendo alcançado a máxima de R$ 23 em 2010. O valor de ontem corresponde, portanto, a menos de 10% do inaugural e menos de 0,5% do seu topo.
Diante dos resultados ruins, Eike afirmou, via comunicado, que não pretende vender mais ações da OGX , após se desfazer de papéis da companhia no fim de maio por R$ 121,8 milhões. O estresse de investidores com a companhia e de outras empresas do grupo EBX se agravou nos últimos dias. Ele acrescentou que terminou a reestruturação das dívidas de suas companhias, restando apenas débitos com vencimento de longo prazo.
Na avaliação do economista Jason Vieira, do portal de informações financeiras Moneyou, outros fatores pesam contra o grupo de Eike, entre eles, o fato de o empresário ter anunciado que quer se desfazer do Hotel Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Administrado pela REX, braço imobiliário do grupo, o Glória foi comprado em 2008 por R$ 80 milhões. "A notícia sobre o hotel pesou, mas não foi só isso. A venda de ações da OGX pelo próprio Eike pegou muito mal", acrescentou.
Com a perda de valor das ações da OGX, o homem que já figurou como o mais rico do Brasil saiu da lista dos 200 maiores bilionários do mundo. |
GOVERNO DILMA/PRIVATIZAÇÕES: A ADOTAR MAIS UMA RECEITA DO PSDB (... e o Partido se cala!)
![]() | |
![]() | 14/06/2013 |
![]() |