PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sábado, junho 26, 2010

EDITORIAL [In:] AFINAL SOMOS ''SELEÇÃO/DUNGA'' ou SOMOS ''SATÉLITES'' DA GLOBO??? (Até quando?)

...

25/6/2010 - 10:11 - postado por Getúlio Fonte: STJD

R. Gomes em defesa de Dunga

.

Para técnico, o importante são os resulta

dos, e não a forma como Dunga trata torcida e imprensa

  • Após uma vitória convincente contra a Costa do Marfim, na Copa do Mundo da África do Sul, pela segunda rodada da fase de grupos, o foco não foi apenas a boa atuação do Brasil, mas também o comportamento do técnico Dunga, que mais uma vez comprou briga com a imprensa brasileira, sobre a qual diz torcer contra seu trabalho à frente da Seleção.

    Ricardo Gomes, técnico do São Paulo, comentou sobre o caso e fez questão de dizer que o que o Dunga apresenta em entrevistas coletivas ou fechando os treinamentos, evitando contato com a torcida, não deve ser julgado, e sim o que ele realiza dentro de campo, escalando a equipe do melhor jeito e levando a Seleção Brasileira ao sexto título mundial.

    Considerado um técnico tranquilo e elegante em suas respostas, Ricardo Gomes mais uma vez confirmou que não é apenas aparência. Ao ser questionado se era melhor ser “estilo Parreira”, que se assemelha ao dele, ou Dunga, que vêm protegendo em excesso a Seleção Brasileira, esquivou-se.

    Não existe só o exemplo do Parreira e do Dunga. Se você olhar, cada um tem seu estilo. O Dunga defende o que é dele, da maneira que ele acha melhor. O que importa é o resultado, o jeito que deve ser analisado é a forma que ele trabalha em campo. Se ele for campeão, é o que importa”, disse o comandante, sem entrar em polêmica.

    Convidado a arriscar um placar para a partida desta manhã, dia 25 de junho, às 11h (de Brasília), entre Brasil e Portugal, definindo qual time liderará o Grupo G, Ricardo Gomes afirmou: “Vitória do Brasil, apesar dos desfalques”. Indagado sobre o placar, brincou: “Só se tiver valendo um bolão com prêmio em dinheiro, ai eu digo o placar...(risos)”, encerrou o treinador.

  • Em defesa do Dunga, que não tem sangue de barata

    21.06.2010 - 6 :33pm | Seção: Artigos



    (*) Gilmar Corrêa -


    Espanta-me, para não dizer coisa pior, a conspiração da mídia contra o treinador Dunga. No jogo do Brasil contra a Costa do Marfim, nos primeir

    os 20 minutos os nossos “comentaristas” da Rede Globo de Televisão e da Rede Bandeirantes se revezaram em críticas ao esquema tático.

    O selecionado canarinho sofria os primeiros minutos de pressão, o que é normal num jogo de futebol. Os gargantas e entendidos de futebol não pouparam adjetivos. A partir da metade do primeiro tempo e no segundo tempo as críticas foram jogadas no lixo. F

    rancamente, me deu nojo a ínfima personalidade dessa gente.

    A falta de paciência com o trabalho desse brasileiro contaminou a mídia de uma forma emblemática. Primeiro, era a “incapacidade” de Dunga em comandar o selecionado. Depois, impossível seria obter a classificação para a Copa do Mundo etc., etc., etc.


    Antes de sair a convocação dos 23 jogadores, a mídia em peso fez coro em favor de Ganso e Neymar. Ninguém falou, mas essa histeria coletiva deveria estar sendo financiada por interesses escusos. Não é de hoje que futebol e negócio se misturam como leite e café. Dunga não é a Maria Madalena, mas querer empurrar goela abaixo interesses de cartolas é demais para um Brasil de chuteiras.


    Pois bem: a bola da Copa do Mundo começou a rolar e as velhas e novas viúvas continuaram a tagarelar a favor dos dois jogadores. Não discuto a capacidade técnica de ambos, mas é preciso respeitar um trabalho que estava sendo feito. E todos sabem que nem todos os craques se dão bem vestindo a amarelinha.


    Apito inicial da disputa na África do Sul e ficamos sabendo que Ganso está bichado, para usar um palavreado de beira de campo. Sua volta aos campos está condicionada a recuperação de uma cirurgia no joelho feita há poucos dias. E se Dunga tivesse levado o craque do Santos para a África do Sul? Oras, me comprem um bode, como se diz no Piauí. Garantir Ganso entre os 23 era uma estratégia mercadológica, alguém duvida disso?


    No domingo à noite, no Fantástico - que continua perdendo audiência para o escatológico Pânico, da Rede TV! -, entra um repórter com um editorial. Reclama em nome da emissora dos palavrões disparados por Dunga num microfone aberto.


    Os palavrões, segundo disse o repórter Tadeu Schmidt, teriam sido endereçados para um dos seus colegas de emissora que estava ao telefone. Eu não acredito. Não vi imagens. Ninguém provou nada. E se for verdade essa informação, que fiquem com ela.

    A Globo está chateada, indignada, com Dunga para dizer o mínimo. Po

    r ordem dele (Dunga) acabou aquela panelada de entrevistas exclusivas. A Globo queria ser a dona da bola, a dona da concentração, a emissora que determinaria horários, entrevistas e palavras. Portanto, as críticas da Globo têm uma origem. A Platinada perdeu a parada e torce contra a seleção. Assim, vai poder despedir Dunga, se Dunga não ganhar a Copa.


    Aqui neste site costumamos dizer que não temos procuração para defender um ou outro personagem dessa Terra de Macunaíma. O mesmo acontece com Dunga. Não tenho procuração e não tenho sangue de barata para fazer a gente de idiota.

    Depois de quatro anos à frente do comando técnico, Dunga provou que tem capacidade e muita sorte. Tiveram que engolir esse gaúcho que não tem a paciência de um mon ge, nem a polidez de um diplomata. Diria que seu pavio é menor que a pequena área. Dunga não precisa ser paparicado, afinal é o treinador de nossa seleção. Mas, convenhamos, o que estão fazendo com ele ultrapassa questões meramente profissionais.

    http://ucho.info/em-defesa-do-dunga-que-nao-tem-sangue-de-barata
    ---------------
    >

    No twitter, Romário sai em defesa de Dunga

    Publicada em 21/06/2010 às 14h40m

    Laura Rodrigues

    RIO - Companheiro do então capitão Dunga na seleção tetracampeã do mundo em 1994, Romário saiu em defesa do técnico no episódio em que xingou um jornalista da TV Globo , após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim . No twitter, o ex-jogador pediu para Dunga não perder o foco na Copa e disse que não vai querer estar no lugar do treinador caso o Brasil não conquiste o hexa.

    "Parceiro 'Dunga', não perca o foco, vamos em frente e faltam 5 jogos! A gente já sabe o que vai acontecer. Se o Brasil ganhar, é obrigação. Se perder, não vou querer tá na pele do Dunga. Mas isso ele sabe melhor do que ninguém!", escreveu em seu twitter.

    Mas Romário aproveitou também para defender o jornalista.

    "Infelizmente sobrou pro Escobar (ele é gente boa e Americano). Mas geral só gosta de bater, então apanhar um pouco faz bem!", disse.

    http://oglobo.globo.com/esportes/copa2010/mat/2010/06/21/no-twitter-romario-sai-em-defesa-de-dunga-916933739.asp
    --------------
    >
    >

    Mauro sai em defesa de Dunga

    Agora comentarista, o campeão do mundo em 1994 Mauro Silva está na África do Sul. Ele elogia o trabalho de Dunga, seu companheiro no meio-campo no tetra

    Fernando Graziani - 15/06/2010 02:00

    >
    >
    Peça fundamental na conquista da Copa do Mundo de 1994, Mauro Silva foi companheiro de Dunga no time titular comandando por Carlos Alberto Parreira nos Estados Unidos. Na África do Sul para comentar os jogos pelo canal Bandsports, o ex-volante, em conversa com O POVO, disse que vê semelhanças entre a atual equipe brasileira com aquela que teve sucesso 16 anos atrás.

    “O meio-campo é muito parecido no jeito de jogar. Em 94 éramos eu, o Dung

    a e o Mazinho, que entrou no lugar do Raí no decorrer dos jogos, com o Zinho mais responsável pela criação das jogadas. Agora jogam Gilberto Silva, Felipe Melo e Elano formando a linha de três volantes, e o Kaká na criação, numa composição tática bem próxima daquela”, avalia.


    Com 13 anos de La Coruña (é o segundo jogar com mais partidas pelo clube espanhol), Mauro Silva não critica a opção de Dunga, pelo contrário, defende o capitão do tetra. “Se o Ronaldinho Gaúcho estivesse jogando bem, claro que o Dunga iria escalá-lo ao lado do Kaká. O jeito do time jogar tem muita relação com a qualidade dos jogadores atuais do Bras

    il. É uma questão de necessidade jogar assim, afinal, quem hoje teria mais condições de ser titular do que esses atletas que estão aí?”, questiona, deixando claro que aposta nos gols de Luis Fabiano. “Ele está em um jejum incômodo, mas vai fazer muito aqui, não tenho dúvida”, garante.


    Diplomacia

    Em relação ao rígido esquema de concentração imposto por Dunga, Mauro confessa que em 1994 a situação era mais aberta, mas também tem palavras de apoio ao atual treinador. “Ele é o comandante e entende que é assim que tem que ser feito. Noto um grupo extremamente fechado e isso é bom para uma competição como essa. Não é que isso será determinante para o título, mas que ajuda, ajuda”, alerta, lembrando que em 2006 a preparação apresentou falhas e prejudicou o time na Copa da Alemanha. “Dunga está fazendo o que é necessário”, aposta.
    --------
    http://opovo.uol.com.br/
    app/o-povo/gol/2010/06/15/internagol,2010150/mauro-sai-em-defesa-de-dunga.shtml
    ----------
    >
    >

    domingo, 20 de junho de 2010

    Dunga, a guerra interna e a imprensa

    ...


    Domingo, dia de bons textos no Ouro de Tolo.

    ...
    Tenho evitado escrever sobre a Copa do Mundo em curso por dois motivos: primeiro porque todo mundo está dissertando sobre o tema e pouco teria a acrescentar.

    Segundo, por questões de horário tenho visto muito pouco das partidas, praticamente apenas os gols e um ou outro compacto com os melhores momentos. O que é uma pena, gosto muito de acompanhar a festa máxima do futebol mundial.

    Repercuto aqui texto escrito durante a semana pelo sempre bem informado Lúcio de Castro. Ele relata uma guerra surda ocorrida nos bastidores da nossa seleção, envolvendo o relacionamento com a imprensa e seus privilégios.

    O artigo foi publicado pelo jornalista em seu blog antes da estreia contra a Coréia do Norte.

    Boa leitura.

    "Não achei que ia viver pra ver isso... eu mesmo fazendo uma defesa de Dunga!!! Prometi me aprofundar no assunto (...) na ESPN, então, vamos por partes…

    Em primeiro lugar, segue valendo tudo o que sempre achei, falei e escrevi sobre o treinador. Mas entre tantos defeitos que tenho em quantidade, não posso ser acusado do não reconhecimento de qualidades até em quem eu não tenha a menor afinidade de pensamento. Como Dunga e suas filosofias e posições.

    A tecnologia tem diversos problemas e não me dou bem com ela. Mas por outro lado, possibilita e permite apurações, contatos e aproxima pontos distantes, tornando muros de concentrações e o afastamento de continentes distintos apenas obstáculos virtuais.

    O mundo contemporâneo tem sido pródigo nessas coisas. A censura iraniana fica reduzida ao ridículo com celulares, twitters, etc. Assim também é uma seleção concentrada.

    E as informações dão conta de um clima de guerra e embate entre partes da comissão técnica canarinho. Como de hábito, podem até aparecer abraçados amanhã para desmentir, mas o clima de beligerância está no ar, cada dia mais pesado, diga-se de passagem. Por sorte, o primeiro adversário é uma Coreia do Norte, que, cá entre nós, deve amenizar o ambiente com sua fragilidade. A ver...

    E vamos chegando a inesperada defesa de Dunga. Os fatos me obrigam.

    O treinador tem sido massacrado por fechar a seleção, treinos fechados, etc. E em alguns momentos, tem se imaginado que alguns fechamentos de portão são retaliações contra a imprensa por divulgar e repercutir fagulhas como a de Daniel Alves e Julio Batista. Que obviamente não rendeu nada além do treino.

    Não é por aí. A briga de Dunga é interna, na própria trincheira. E por incrível que pareça, inatacável. É Dunga quem tem brigado contra os privilégios de alguns orgãos. Foi ele que acabou, até aqui, com esses privilégios. Foi Dunga que abortou nos últimos dias a volta de privilégios. Que, tenham certeza, já estavam mais do que articulados e programados. E por isso, por ter se contrariado com a massa do bolo quase pronta, a sua revelia, legítima bola nas suas costas para a volta dos privilégios, veio a decisão de fechar mais um treino. As entrevistas já estavam articuladas, jogadores, locais...

    Dunga pode ter um monte de defeitos, e parece mesmo que tem uns brabos. Mas vem de longe nessa historia de futebol. Sabe quem é quem, conhece os Maquiaveis de plantão. Sabe quanto o prestígio da seleção é usado como moeda para troca: te dou um privilégio aqui, recebo um beneficio de imagem acolá e saio fortalecido…

    Conhece bem histórias de gente como Ricardo Gomes na seleção brasileira, quando o hoje são paulino esteve com o time olímpico. Sabe que as noticias contra o treinador vazavam de dentro da trincheira. Homem de bem, Ricardo Gomes não soube se armar pra jogar na mesma moeda suja, e injustamente acabou com pecha de deixar as coisas correrem frouxas. Milimetricamente planejada para vazar. Informações maledicentes soltas “inocentemente” numa “resenha”. E que sempre encontram um inocente útil de plantão para espalhar e publicar, com orgulho de achar que está demonstrando saber de bastidores. Com a nossa imprensa cada vez mais carregada de almofadinhas, sem 10 minutos de esquina pra discernir o que é sujeira do que é informação boa, o terreno fica fértil. Os Maquiaveis deitam e rolam...

    Para completar tudo, tivemos no pré-copa a informação vazada de que a convocação de Adriano estava proibida pelo Chefe, desmoralizando Dunga. Podem negar quanto quiserem também, mas obviamente acirrou a beligerância e aumentou a temperatura.

    Para não acontecer e passar pelo mesmo que antecessores, Dunga radicalizou. Nada foge ao seu controle, ninguém fala sem que ele saiba, e por aí foi. A pergunta óbvia: é certo? Esse é o modelo que está defendendo? Claro que não. Mas qual era o outro modelo? O modelo dos privilégios, o da informação para alguns, entrevistas exclusivas em profusão. (Que fique aqui a ressalva, sempre, em nome da correção: existem sim os profissionais do outro lado, excelentes, que conseguem as coisas por talento, brilho e suor. Alguns dos melhores que conheci, e pessoas de caráter irretocável. Ou seja, nem tudo o que se vê ”exclusivo”, pode ser debitado na conta do privilégio. Mas estes privilégios existem em alguns casos, e principalmente na possibilidade de se estruturar para um cobertura com antecedência sabendo como será toda a logística liberada muito antes, e por aí vamos…).

    Então chegamos até aqui entre esses dois modelos: o atual, fechado como a Coreia do Norte, simbolizado nesses tempos de Dunga, e o anterior, dos privilégios, da falta de retidão. Não que eu também acredite que Dunga está fazendo isso por achar que essa é conduta mais integra. Afinal, também ele já foi agente de privilégios e já foi cúmplice em queixas contra profissionais para diretores de empresa subservientes. Mas tem tal postura agora porque identificou, por sobrevivência, que, no momento, este é o melhor lado para estar na guerra interna que se instalou no clube de golfe.

    E asseguro: apesar de Dunga adorar o conflito com a imprensa, desta vez seu alvo e inimigo está na trincheira. E se até o fim as coisas desandarem em campo, do jeito que as coisas vão e a temperatura está alta, isso ainda acaba em briga de mão dentro dos muros...De um lado Dunga sendo entregue aos leões. Do outro o treinador não se preocupando mais em omitir o tratamento de “cobra, cobrinha...” para alguns da sua trincheira...Sei não...

    No mais, apenas uma certeza: copiem o que estou escrevendo, guardem e me cobrem. Em termos de cobertura, no dia seguinte ao fim da copa, teremos saudades de Dunga. A que ponto chegamos...
    Pois o martelo já está batido: nunca mais irá acontecer isso, um treinador bancar tal posição, definir os dias fechados, o modelo de comunicação. Com a marcha da Copa no Brasil começando no dia 12 de julho, até 2014 viveremos mais do que nunca a era dos privilégios e da informação viciada. Podem apostar.

    PS- Este texto estava pronto quando chegou a informação de que a Fifa condenou o fechamento dos treinos brasileiros. Alguma dúvida sobre qualquer articulação ou recurso utilizado para cortar as asas do treinador? Da própria trincheira se articula com o exterior para fazer o cara sossegar. Parece maquiavélico. E é. Essa cobertura ainda acaba em enredo de James Bond."



    http://pedromigao.blogspot.com/2010/06/dunga-guerra-interna-e-imprensa.html
    ---



    ...
    (Foto imagem disponível na rede ''internet''; domínio público).
    ---