PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, novembro 01, 2007

XÔ! ESTRESSE: IDÉIA FIXA














[Chargistas: Fernandes, Pater, Pelicano, Thomate, JorgeBraga, Rucke, Iotti].

GOVERNO LULA: 3º MANDATO ??? [HÁ MUITA FUMAÇA...]

Terceiro mandato de Lula seria 'violência', diz presidente do Senado

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), disse nesta quinta-feira (1) que uma proposta de reeleição sem limites para cargos majoritários, e especificamente no caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seria uma “inconveniência, um ato de violência à ordem constitucional”, segundo informações da Agência Senado e da Agência Brasil. "Eu não teria nada contra se o presidente Lula, após entregar o mandato em 2010, exercesse o seu direito de cidadão, seu direito constitucional de disputar uma outra eleição em 2014, mas não em 2010. Acho que aí seria um ato de violência à ordem constitucional”, disse Tião Viana.
Lula tem afirmado rejeitar a proposta de um terceiro mandato para a Presidência da República. Atualmente, presidentes da República, governadores e prefeitos podem ser reeleitos apenas uma vez. Uma proposta de emenda constitucional (PEC) que tramita na Câmara propõe ampliar essa possibilidade indefinidamente, retirando da Constituição o limite de “um único período subseqüente” para a reeleição. A PEC nº 99/1999 foi arquivada em janeiro deste ano, mas acabou sendo desarquivada em abril, a pedido do deputado Fernando Ferro (PT-PE). Os deputados Rita Camata (PMDB-ES) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) também pediram o desarquivamento. Pela proposta, o governante que quiser se candidatar terá que renunciar ao mandato até seis meses antes do pleito. Para Viana, a aprovação da PEC agora seria “casuísmo” e se assemelharia à emenda da reeleição, aprovada em 1997 e que permitiu o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. “Não é da tradição democrática brasileira a reeleição. O Brasil deve amadurecer muito e refletir com muita serenidade sobre o resultado dessa experiência de reeleição e não interromper a ordem constitucional vigente para mais uma modificação, ampliando a oportunidade de um terceiro mandato”, afirmou o presidente interino do Senado.
G1, SP. 0111.

PETROBRAS: BOLÍVIA: vs. BRASIL (GÁS NATURAL)

Petrobrás não tem como atender à alta na demanda de gás

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, admitiu ontem, em entrevista em Londres, que a companhia não tem como atender ao crescimento da demanda por gás natural no curto prazo e disse que vem alertando as distribuidoras desde o início da crise da Bolívia. "Hoje, se tivermos de manter o crescimento no consumo de gás, vamos ter algumas dificuldades em entregar o volume além do contrato. A indústria de gás não é como um supermercado em que você vai lá e compra." Em entrevista à BBC de Londres, Gabrielli mais uma vez reconheceu que a tendência, a médio e longo prazos, será que o consumidor pague mais caro pelo gás natural. No Rio, a diretora de Gás e Energia da estatal, Maria das Graças Foster, seguiu a mesma linha, ao afirmar que o "preço do gás tem de pagar o custo de exploração e produção" do produto. Segundo ela, a Petrobrás já vem adotando uma estratégia de elevar o preço, ao reajustar trimestralmente seus contratos, após dois anos de descontos. Para o consumidor final, porém, o preço é fixado pelas distribuidoras.Os dois executivos criticaram também o preço do gás natural veicular (GNV) no País. "Para mim é absolutamente claro que o preço do GNV nas bombas não corresponde à realidade", disse Graça. Ontem, a oferta do combustível nos postos do Rio foi retomada por força de liminar. Para Graça, a opção da CEG de cortar o GNV em 89 postos, em vez de negociar a substituição do combustível com seus clientes, como fez a Comgás, é "incompreensível". "É razoável se pensarmos que o GNV pode ser substituído tanto por álcool quanto por gasolina, mas nos parece mais difícil fazer o corte em tantos pontos, em vez de fazê-lo em apenas um ou dois clientes." Segundo ela, CEG e Comgás foram avisadas ao mesmo tempo, mas a distribuidora carioca não adotou um plano de contingência.Gabrielli também afirmou que as distribuidoras não foram surpreendidas pela medida. "Essa discussão não é nova. Ela tem sido feita há muito tempo, pelo menos um ano e meio. Desde que começou a crise com a Bolívia essa discussão ocorre com as indústrias e as distribuidoras do Rio e de São Paulo."A Petrobrás decidiu recorrer da decisão judicial que a obrigou a retomar os volumes anteriores de fornecimento à CEG. Segundo Gabrielli, as negociações com as distribuidoras estavam ocorrendo há quatro meses, com necessidade de ajuste do volume de gás contratado. "Eles (CEG e Comgás) estavam tirando mais gás do que o previsto no contrato com a Petrobrás. Estávamos discutindo contratos mais flexíveis, com planos alternativos para os consumidores. Mas isso não depende da Petrobrás. Não temos como administrar a entrega do gás até o consumidor final. Isso é responsabilidade da distribuidora estadual."
Kelly Lima, Irany Tereza e Nicola Pamplona, O Estadão, 0111.

LULA: 3º MANDATO [DECIFRAM-ME OU ...]

Proposta sobre terceiro mandato é desarquivada

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou desarquivar em abril deste ano uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários --o que abriria caminho para a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa reportagem publicada nesta quinta-feira pela Folha (íntegra só para assinantes do jornal ou do UOL).
O pedido, feito em fevereiro, partiu do deputado petista Fernando Ferro (PE/PT). Ele solicitou o desarquivamento de propostas sobre a reeleição. O movimento petista pode acelerar a discussão levantada pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG), que defendem a possibilidade de um terceiro mandato para Lula, uma vez que a emenda já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara em 2000. O relator na comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), considerou, na época, a proposta constitucional. O próximo passo é a discussão em comissão especial, que depende do presidente da Câmara para ser instalada. De autoria do ex-deputado Inaldo Leitão (PR-PB), a proposição permite ao presidente da República, prefeitos e governadores concorrerem a infinitas reeleições, desde que se licenciem do cargo seis meses antes da disputa.
2010
No início desta semana, o presidente Lula negou a intenção de disputar um terceiro mandato presidencial em 2010. "Democracia é bom demais. E a gente não pode brincar com democracia nos países da América Latina. Nós já sabemos a experiência das coisas na América Latina. A Constituição estabelece que pode ter mandato de quatro anos e uma reeleição." Lula disse que ele, pessoalmente, é favorável a um mandato de cinco anos e sem reeleição. "Se o Congresso quiser fazer reforma política, todo mundo conhece minha tese: sou favorável a um mandato maior do que quatro anos e sem reeleição. Estou quase proibido de tocar nesse assunto porque não vou dar palpite no mandato do meu sucessor. O Congresso é que tem autoridade para fazer as mudanças que vão fazer." O presidente afirmou que o importante, neste momento, não é discutir o terceiro mandato. "Não precisa mexer em coisa que não é prioridade. A prioridade não é terceiro mandato. A prioridade é consolidar crescimento internamente e no mundo, o Brasil se consolidar como grande nação."
Folha Online, 0111.

PETRÓLEO: O 'BOOM' DO CARTEL

Petróleo segue em alta e ultrapassa US$96 por barril.

SYDNEY - Os preços futuros do petróleo chegaram a subir mais de 1 por cento nesta quinta-feira, levando a cotação do barril acima de 96 dólares o barril pela primeira vez. A alta é uma extensão do ganho de 5 por cento registrado na véspera, depois da inesperada queda dos estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos e dos dados sobre o forte crescimento econômico norte-americano. Os contratos futuros de petróleo bruto dos EUA com entrega em dezembro chegaram a ser cotados a 96,24 dólares o barril durante o pregão eletrônico. Por volta das 7h26 (horário de Brasília), o contrato operava em alta de 0,93 dólar, a 95,46 dólares por barril. Em Londres, o contrato do tipo Brent também para dezembro era vendido a 91,32 dólares, alta de 0,69 dólar. Na máxima, o contrato bateu 91,63 dólares por barril. Na quarta-feira, o preço da commodity subiu 4,15 dólares, o maior ganho em um único dia em 10 meses, depois que o governo norte-americano divulgou uma queda de 3,9 milhões de barris nas reservas da commodity. Também na véspera, o governo dos EUA mostrou que a economia do país cresceu mais que o esperado no terceiro trimestre. O avanço de 3,9 por cento foi o mais forte desde o primeiro trimestre de 2006.
FAYEN WONG - REUTERS, Estadão, 0111.

' QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA? '

Governo prevê novo risco de apagão aéreo para Finados. BRASÍLIA - Um novo apagão aéreo ameaça o País, no feriado de Finados, por causa da decretação de estado de greve e da realização de uma operação padrão pelos funcionários da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, um dos principais pontos de distribuição de vôos. O governo está preocupado com o movimento. E na tentativa de se antecipar a uma possível paralisação dos cerca de 100 servidores da torre de aproximação de Guarulhos, que, se entrarem em greve, poderão parar o maior aeroporto internacional brasileiro, o Comando da Aeronáutica já se mobilizou e colocou de sobreaviso sargentos controladores de vôos e pessoal técnico. Eles poderão substituir os servidores da Infraero e assumir as suas funções para tentar diminuir os prejuízos à população, às vésperas do feriado. Tânia Monteiro, da Agência Estado, e Fabiana Marchezi, do estadao.com.br


São Paulo bate o América-RN e é campeão do Brasileiro-2007. Chegou a hora de o São Paulo festejar. Após vencer o América-RN por 3 a 0 nesta quarta-feira, o time tricolor conquistou o Campeonato Brasileiro-2007. Com excelente campanha (73 pontos, 22 vitórias, sete empates e cinco derrotas), a equipe garantiu o seu quinto título no Nacional. E o torneio ainda não terminou. Ainda faltam quatro rodadas, mas nenhum time pode superar a equipe comandada pelo treinador Muricy Ramalho na tabela. A conquista faz do clube paulistano o maior vencedor da história do Brasileiro. Apenas o Flamengo também acumula cinco títulos. No entanto, um dos triunfos da equipe carioca (1987) não é reconhecido pela CBF --para a entidade, o Sport é o campeão. Folha Online, Foto Rickey Rogers, Reuters.
Alckmin em 'inferno astral'. Prestes a fazer 55 anos dia 7, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem sentido efeitos do “inferno astral” na vida política. O mais recente revés ocorreu ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): o ministro José Delgado recebeu parecer técnico de assessores do órgão pedindo rejeição das contas da campanha do tucano à Presidência em 2006. Os problemas não param por aí, e passam pela disputa ensaiada entre Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) pela candidatura à Prefeitura em 2008. O parecer dos técnicos do tribunal aponta irregularidades que somariam R$ 25,4 milhões. Dentre elas, destacam-se doações de R$ 1,3 milhão vindas de fontes vedadas por lei. O comitê de campanha não poderia ter recebido, por exemplo, R$ 300 mil da Companhia Energética Meridional (CEM).Outra irregularidade foi a dívida da campanha de R$ 19,9, milhões, transferida ao partido e classificada como “despesas diversas”. “Tal fato constitui manobra ilícita”, dizem os técnicos do TSE.
Em meio a denúncias de fraude, preço do leite cai e desacelera inflação. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) teve alta de 0,13% em outubro, segundo apuração da Fundação Getulio Vargas. Foi o menor resultado do indicador desde a quarta semana de julho de 2006, quando o índice teve alta de 0,06%. A principal contribuição para a desaceleração do IPC-S foi do grupo alimentação, que teve alta de 0,25%, ante 0,72% no período anterior, encerrado em 22 de outubro. O destaque foi o leite longa vida, cujo preço caiu 14,67% no mês. O leite longa vida light/diet também teve forte baixa, de 12,12%. G1. SP. 0111.
Décimo-terceiro salário deve injetar R$ 64 bilhões na economia. O pagamento do 13º salário aos 63,8 milhões de pessoas que receberão o benefício deve injetar cerca de R$ 64 bilhões na economia brasileira até o final do ano, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese). O montante representa em torno de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2006, o Dieese estimou em R$ 53 bilhões o valor dos benefícios do 13º salário. O número de beneficiados pelo pagamento inclui todos os trabalhadores do mercado formal, inclusive os empregados domésticos e beneficiários da Previdência Social, aposentados e instituidores de pensão da União e estados. G1. SP. 0111.

SÃO PAULO FC/2007: UMA IMAGEM ...

São Paulo faz 3 a 0 no América e conquista o pentacampeonato




SÃO PAULO - "Foi merecido, jogamos melhor, fomos mais competentes, eu soube administrar o momento ruim. Ganhou quem erra menos e faz planejamanto. Fomos melhores". O desabafo é do técnico Muricy Ramalho e resume o resultado desta quarta-feira à noite: o São Paulo é pentacampeão do Campeonato Brasileiro após a vitória por 3 a 0, diante do lanterna e já rebaixado América-RN, no Estádio do Morumbi.
O time tricolor comemora seu segundo título consecutivo, o quinto de sua história, que começou há 30 anos atrás, com a vitória nos pênaltis sobre o Atlético-MG para levantar sua primeira taça de campeão do Brasileirão. E, deixando a festa ainda mais completa, esta é a primeira vez que o São Paulo comemora seu título com uma vitória. Em 1986, a equipe venceu o Guarani também nos pênaltis. Já em 1991, a conquista veio após um empate suado diante do Bragantino (o primeiro jogo contou com a vitória do São Paulo por 1 a 0), enquanto no ano passado, a equipe garantiu o título com um empate em 1 a 1 diante do Atlético Paranaense, no Morumbi. (...) Estadão, 0111.

AÉCIO NEVES: 'DISCURSO' PELO 1º MANDATO!!!

''''Brasil não é a Venezuela'''', diz Aécio sobre 3º mandato

Belo Horizonte - O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que não acredita na possibilidade de uma mudança constitucional que permita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar um terceiro mandato. "O Brasil não é a Venezuela. Acho que temos instituições muito sólidas", afirmou Aécio em entrevista à Rádio Bandeirantes, de Zurique, na Suíça, onde participou da solenidade oficial de anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, o próprio Lula não deve ter interesse num terceiro mandato. "Faço até justiça ao presidente. Pode até ser que em seu entorno alguns áulicos ainda alimentem esse sonho. Mas não é bom para o Brasil, não é bom para o presidente Lula e não acredito que ele pessoalmente tenha esse interesse." Aécio observou que considera "até legítimo" que o presidente volte a se candidatar no futuro, pois "terá, provavelmente, idade para isso". "Mas mudar a Constituição neste instante é um desserviço à democracia e o Brasil não aceitaria isso de forma alguma", salientou. De acordo com o governador, a disputa presidencial de 2010 será a primeira eleição direta nos últimos 40 anos "sem o Lula na chapa". "A última eleição presidencial que nós tivemos foi com Jânio Quadros, obviamente, antes da revolução, antes do golpe de Estado, e depois todas as outras eleições nós tivemos Lula na cédula. Isso por si só já é um fator que mudará e muito a própria percepção das pessoas em relação à disputa", argumentou. Aécio é um dos principais aspirantes à candidatura presidencial na eleição de 2010. Questionado sobre uma nova "política do café com leite" e se estaria na hora de Minas voltar ao poder - numa referência à sua eventual candidatura -, o tucano esquivou-se e disse que São Paulo e Minas "sempre terão um papel muito importante na vida" do País. Aproveitou, porém, para defender a construção de "um projeto de Brasil", dissociado de questões partidárias."É um projeto que seja aprovado nas eleições e permita que a gente supere estes últimos tempos em que se elege um presidente da República e não se sabe quais são os compromissos do presidente da República, qual o compromisso com a reforma previdenciária, com a reforma tributária, trabalhista", defendeu.
Estadão, Eduardo Kattah. 0111.