PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, maio 21, 2007

XÔ! ESTRESSE: "SE GRITAR PEGA LADRÃO..." (*)






[Chargistas: Henrique, Duke, Sponholz, Angeli].
_________________
(*) "Se grita pega ladrão" [Exporta Samba]. "(...) Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão/ Se gritar pega ladrão, não fica um/ Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão/ Se gritar pega ladrão, não fica um/ Você me chamou para esse pagode/ E me avisou aqui não tem pobre/Até me pediu pra pisar de mansinho/Porque sou da cor eu sou o escurinho/ Aqui realmente está toda nata/ Doutores, senhores até magnatas/ Com a bebedeira e a discussão/ Tirei a minha conclusão/ Se gritar pela ladrão...".

OPERAÇÃO "CONTRANICOT": PONTE DA AMIZADE ('LA GARANTÍA SOY YO!')

Polícia Federal prende 42 por contrabando em três Estados.

A Polícia Federal prendeu 42 pessoas durante a operação Contranicot, realizada em três Estados, nesta segunda-feira, 21. A operação tem como objetivo desarticular uma suposta organização criminosa acusada de contrabando, corrupção e lavagem de dinheiro. Os 236 agentes da PF estão cumprindo 55 mandados de prisão e 77 de busca e apreensão em Goiânia (GO), com 46 alvos; Anápolis (GO), com três alvos; Mato Grosso do Sul (MS), quatro alvos, Paraná (PR), quatro alvos e ainda sete outros alvos no interior de Goiás. Entre os suspeitos presos estão sete policiais civis e três militares, um deles aposentado, que foram presos em Anápolis. Em Mato Grosso do Sul e no Paraná, a Polícia Federal deve prender oito pessoas. Foram apreendidos documentos como extratos bancários, caixas de cigarros, carros e uma pequeno lancha, além de uma quantia em dinheiro, ainda não divulgada. Segundo as investigações, a quadrilha trazia o cigarro contrabandeado do Paraguai, passava por Foz do Iguaçu (PR), pelo Mato Grosso do Sul e chegava em Goiânia, onde era feita a distribuição. Estadão, Solange Spigliatti.

AQUECIMENTO GLOBAL: DEBATE

Especialitas debatem 'Aquecimento Global e Alternativas Energéticas:
'Será no dia 22/05, terça-feira, em São Paulo. Compareça ou assista ao vivo pela TV Carta Maior, enviando perguntas em tempo real para os debatedores.'Aquecimento Global e Alternativas Energéticas' é o tema do próximo 'Debates Carta Maior', a ser realizado na próxima terça-feira, dia 22 de maio. O evento acontece no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, a partir das 19 horas, e será aberto ao público. Estão confirmadas as participações de Cláudio Langone, ex-secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Mark Lutes, pesquisador da ONG Vitae Civilis e especialista em mudanças climáticas, Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas e professor de pós-graduação em Administração na PUC/SP, e José Eli da Veiga, professor da Faculdade de Economia e Administração e orientador do programa de pós-graduação em Ciência Ambiental da USP. O colunista da Carta Maior Bernardo Kucinski será o mediador do debate. A TV Carta Maior fará a transmissão do evento ao vivo. Os telespectadores poderão participar enviando questões para os debatedores. A necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e, assim, mitigar os impactos do aquecimento global é uma necessidade urgente e confirmada desde a apresentação dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da ONU, ao longo dos últimos meses. O tema ganhou manchetes de jornais em todo o mundo e reforçou a pressão para que governos alterem políticas econômicas, de desenvolvimento e industriais, de modo a causar menos danos ao meio ambiente. Organizações não-governamentais de todo o mundo lançaram-se numa nova onda de pesquisas que, no limite, sugerem a necessidade de se mudar o padrão de consumo adotado no mundo rico e desenvolvido. A pesquisa mais recente divulgada é da ONG internacional WWF, segundo a qual o investimento em eficiência energética deveria ser ação mais imediata dos governos, enquanto as energias alternativas vão sendo desenvolvidas. Participantes:
CLÁUDIO LANGONE- Ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente. Foi secretário municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre e presidente da União Nacional dos Estudantes do Brasil (UNE), entre 1989 e 1990.
JOSÉ ELI DA VEIGA- Professor titular da FEA-USP e coordenador de seu Núcleo de Economia Socioambiental (NESA). O que hoje é chamado de "desenvolvimento sustentável" está no centro de suas preocupações há mais de trinta anos.
LADISLAU DOWBOR- Economista, cientista político, professor titular da PUC-SP e consultor de diversas agências ligadas à ONU. No período 1989-92 foi Secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais.
MARK LUTES- Sociólogo, ambientalista canadense, pesquisador associado ao setor de estudos climáticos da organização não-governamental brasileira Vitae Civilis e integrante da rede Climate Action Network (CAN).
Mediação: Bernardo Kucinski
Entrada: gratuitaQuando: terça-feira, 22 de maio, das 19h às 21hOnde: Hotel Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150, São Paulo Transmissão: TV Carta MaiorPromoção: Carta Maior (www.cartamaior.com.br)Contato: José Paulo (11 3281 7087 ou 11 8413 1413)

PARAGUAI & BRASIL: DIPLOMACIA EM QUE DOSE?

Brasil é 'imperialista' e 'explorador', afirma jornal paraguaio.

Foi com o editorial "Brasil, um país imperialista e explorador" que o jornal paraguaio recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anuncia neste domingo (20) um acordo de biocombustíveis no país. Segundo a publicação, as palavras "justiça", "eqüidade", "solidariedade" e "amizade", comumente usadas por Lula nas visitas à nação, são "mentiras". O jornal defende a revisão do acordo que formou a Itaipu Binacional, que tiraria do "indefeso Paraguai" seu mais importante recurso natural. "A mentirosa intenção original de um projeto binacional, que serviria para promover o progresso e a interação de povos irmãos, degenerou-se na exploração do indefeso Paraguai por parte do Brasil", afirma o texto. O editorial afirma que o país tem prejuízo de US$ 2 bilhões ao ano com a energia elétrica que o Brasil "rouba do Paraguai". O jornal afirma que existe um esquema ilegal que faz a dívida paraguaia com a a Itaipu crescer. "Diante desta grave anomalia, surge o alarmante temor que o Brasil em breve reclame a Itaipu como sua diante do acúmulo de uma dívida contra o Paraguai e a impossibilidade deste de quitá-la", frisa a publicação. O "ABC Color" credita a atual situação à generalizada corrupção nos governos paraguaios. "Não será de se estranhar que esta circunstância", diz o texto, "acabe criando situações de violência física entre cidadãos dos dois países". G1, SP.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"


Após quase 2 meses, Romário enfim marca o milésimo gol. Depois de quase dois meses de espera e três tentativas frustradas no Maracanã, o atacante Romário, 41, finalmente marcou seu milésimo gol, segundo suas próprias contas, neste domingo. O palco do feito histórico, no entanto, foi o estádio de São Januário, onde o Vasco venceu o Sport por 3 a 1, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.Se não saiu em seu local preferido, o gol de número mil pelo menos aconteceu do jeito que Romário planejou: de pênalti. Folha Online.
Ministro pode estar envolvido no esquema de fraudes em licitações. A Operação Navalha investiga agora o ministro de Minas e Energia Silas Rondeau. Ele teria recebido R$ 100 mil de propina em troca do favorecimento da construtora Gautama em uma licitação. Veja o site do Fantástico. A fraude no programa 'Luz para Todos', que leva energia para zonas rurais, começou antes mesmo da concorrência pública. A quadrilha, liderada por Zuleido Veras, não tinha como perder. A Polícia Federal afirma que ele conduziu a licitação do início ao fim e contava com ajuda dentro ministério para receber o dinheiro adiantado. Zuleido Veras comandou a fraude com a ajuda de seis funcionários, um empresário e vários servidores, entre eles o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau. G1, SP.
STF revoga prisão de dois acusados na Operação Navalha. O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou neste domingo (20) a prisão preventiva do ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Carneiro Tavares, e do presidente do BRB (Banco de Brasília), Roberto Figueiredo Guimarães, que também era consultor financeiro do Maranhão. Ambos são investigados na Operação Navalha. Em sua decisão, o ministro do STF afirma que "como se observa facilmente, as referências contidas ao paciente [José Reinaldo Carneiro Tavares], baseadas em interceptações telefônicas, nenhuma delas realizada em diálogos travados pelo ou com o paciente, mas sempre referências de terceiros à sua pessoa, são todas elas, anteriores à autorização judicial para interceptar os referidos contatos telefônicos. Isso significa dizer que a prova assim obtida, sem nenhuma dúvida, é ilícita", diz a decisão. Folha Online.
Ambíguo e bom de mídia, Evo Morales conquistou os bolivianos. Ele fala duro contra o sistema capitalista e o imperialismo dos Estados Unidos. Mas na prática comanda um governo bem mais moderado do que o seu discurso. É com essa agenda ambígua que o presidente da Bolívia, Evo Morales, conseguiu aumentar sua popularidade no país, após quase um ano e meio de governo. Quando foi eleito, em dezembro de 2005, ele obteve 54% dos votos. Agora, as recentes pesquisas de opinião pública mostram que ele tem o apoio de 60% da população. G1, Daniel Buarque, de Bolivia.
Venda de cervejas deve ultrapassar 10 bilhões de litros. O mercado de cerveja vai romper este ano no País a barreira dos 10 bilhões de litros. A retomada da rota de crescimento do setor, iniciada há dois anos, chega após quase dez anos de estagnação no patamar de 8,5 bilhões de litros e esquenta ainda mais a disputa no setor. Estadão, Marili Ribeiro.
No Paraguai, Lula cobra explicações de Rondeau. No Paraguai, o ministro se reuniu com o presidente Lula por meia hora nesta segunda-feira, 21, na tentativa de se defender das acusações de envolvimento no esquema de fraudes em licitações de obras públicas. O encontro foi no hotel onde o presidente está hospedado, em Assunção. Segundo fontes do governo, Lula ouviu atentamente a defesa do ministro. O presidente teria assistido na noite de domingo, 20, ao vídeo divulgado pela Polícia Federal, que mostra um assessor do ministro recebendo um envelope da secretária da empresa Gautama, responsável pelo esquema. Rondeau é ministro da cota do PMDB. Estadão.
FIFA parabeniza Romário pelo gol 1000. "Romario de Souza Farias, the footballing world salutes you" (Romario de Souza Farias, o mundo do futebol o saúda).Com essa frase o site da FIFA encerra o texto em que noticia o feito histórico alcançado pelo "fenômeno da área" na noite de ontem, no estádio de São Januário, Rio de Janeiro. Na partida, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Romário marcou o 3º tento do Vasco da Gama na vitória de 3 a 1 sobre o Sport Recife. ig.minhanoticia.com, Nelson Barão.
Renan Calheiros defende Rondeau e condena especulação política. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu nesta segunda-feira o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro público, investigado pela Operação Navalha, da Polícia Federal. É importante que a investigação avance para que os fatos se esclareçam rapidamente e para que as especulações não se sobreponham aos fatos. Não vi nada, absolutamente nada, que comprove o envolvimento do ministro nesse fato", disse Renan. O presidente do Senado, cujo nome foi citado em alguns trechos de conversas telefônicas gravadas pela PF durante a investigação, negou que seja amigo de Zuleido Veras, dono da Gautama, e disse que sua relação com o acusado é "com o dono de uma empresa que faz obras em Alagoas". br.yahoonoticias.

OPERAÇÃO NAVALHA: SILAS RONDEAU [REZA EM BUSCA DE "ENERGIA"]



Em viagem a Assunção, no Paraguai, Lula trocou um telefonema, na noite deste domingo, com um assessor que ligou de Brasília. Falaram sobre o noticiário envolvendo o nome do ministro Silas Rondeau (Minas e Energia). O auxiliar do presidente disse que, na sua opinião, a situação do ministro tornara-se “muito complicada”. Depois de inteirar-se de tudo o que fora divulgado, Lula disse que pretende discutir o caso do ministro assim que retornar a Brasília. Silas Rondeau foi guindado à Esplanada por indicação do senador José Sarney (PMDB-AP). Sobreviveu à reforma ministerial do segundo mandato graças à renovação do apoio de Sarney. O inquérito da Operação Navalha acomoda-o agora na corda bamba. A documentação enviada pelo procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza ao STJ diz, sem meias palavras, que o ministro recebeu propina de R$ 100 mil. Neste final de semana, a Folha (assinantes) noticiou que o ministro encontrava-se sob investigação da PF. Na noite deste domingo, detalhes do inquérito policial foram divulgados em reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo. Rodaram-se diálogos captados pela PF por meio de grampo telefônico. Exibiram-se imagens registradas pelo circuito interno de TV do Ministério das Minas e Energia (assista). A PF logrou documentar, com fotos, áudio e vídeo, toda a trajetória dos R$ 100 mil que teriam sido entregues a Silas Rondeou. A propina que a PF diz ter sido paga a Rondeau serviu para premiá-lo por supostas vantagens oferecidas à Gautama, do empresário Zuleido Veras, numa licitação do programa Luz Para Todos, destinado a levar luz elétrica a zonas rurais. Antes do pagamento, o próprio Zuleido esteve na pasta das Minas e Energia. Reuniu-se com o ministro e com o diretor do Luz para Todos, José Ribamar Santana. A saga da propina começou em Salvador. Os R$ 100 mil foram sacados numa agência da Caixa Econômica Federal na capital baiana por Lourenço Vieira, funcionário da Gautama. Seguido por policiais a paisana, ele voou para Brasília. No aeroporto da Capital, entregou o dinheiro a Tereza Lima, secretária particular de Zuleido Veras, o “chefe dos chefes” da máfia das obras públicas, na definição da PF. No último dia 13 de março, Fátima Vieira, diretora Financeira da Gautama, foi ao Ministério das Minas e Energia. Portava um envelope pardo, recheado com a propina de R$ 100 mil, de acordo com a PF. Entrou pela porta reservada às autoridades. Subiu pelo elevador privativo do ministro. No andar de Silas Rondeau, a emissária de Zuleido Veras encontra-se com Ivo Almeida Costa, assessor especial do ministro, preso pela PF na quinta-feira da semana passada. Filmados, entram por uma porta que, segundo a PF, dá acesso ao gabinete do ministro. Meia hora depois, Fátima e Ivo cruzam a mesma porta. A imagem mostra que, a essa altura, o envelope pardo já estava com Ivo. Despedem-se. Ivo retorna ao gabinete de Rondeau. E sai sem o envelope. Para desassossego de Lula, Silas Rondeau é um dos integrantes de sua comitiva na viagem ao Paraguai, que prossegue nesta segunda-feira. Ouvido em Assunção, o ministro classificou de “mentira” a versão sustentada pela PF no inquérito da Operação Navalha. Disse que vai provar sua inocência. E afirmou que sente-se à vontade para permanecer no cargo enquanto Lula achar que é merecedor de confiança. Escrito por Josias de Souza, Folha Online. Foto José Cruz/ABr.