PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, dezembro 10, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] COPA 2010 OU COPENHAGUE 2009 ?

...




[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

ELEIÇÕES 2010 (ILHA DE VERA CRUZ): OH! MEMORY...

...
Mensaleiros na cena política de 2010



José Dirceu era ministro da Casa Civil e um dos homens fortes do governo Lula. Ele caiu no auge do escândalo do mensalão...




Duda Mendonça é publicitário e foi acusado de lavagem de dinheiro..

Luiz Gushiken era ministro da Secretaria de Comunicação do Lula e foi derrubado pelo mensalão também...



Roberto Jefferson, presidente do PTB, foi quem deu a primeira entrevista sobre o mensalão....


Valdemar da Costa Neto ainda é deputado federal, hoje pelo PR. Ele era do PL, que se fundiu com o Prona e virou PR...


João Paulo Cunha é deputado federal pelo PT em São Paulo e é acusado de corrupção passiva..


Ex-ministro dos Transportes do governo Lula, Anderson Adauto..


Ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares foi expulso do PT na época do mensalão e tentou se filiar a algum partido agora, mas desistiu...
-----------------
http://noticias.r7.com/brasil/fotos/mensaleiros-na-cena-politica-de-2010-9.html
----------------

PT: 30 ANOS (NA NOSSA FESTA...)

Mensaleiros aproveitam "memória curta" e fazem planos para as eleições de 2010

Levantamento do R7 mostra que a maioria dos deputados que se reelegeu em 2006 após o escândalo terá caminho mais livre no ano que vem porque o caso é ''fato esquecido''

Andréia Sadi, do R7

O mensalão - esquema de pagamento de propina a parlamentares para votarem a favor do governo - estourou em 2005, mas os personagens envolvidos no maior escândalo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca deixaram a cena política nos anos que se seguiram nem têm planos de sair nas próximas eleições de 2010. Levantamento feito pelo R7 na lista de réus do caso [aqueles que respondem a processo após o Supremo Tribunal Federal aceitar denúncia] mostra que muitos vão tentar se reeleger como deputado federal e ainda figuram nos quadros dos seus partidos. O cientista político da Ufscar [Universidade Federal de São Carlos] Marco Antonio Villa acredita que o mensalão será um fato esquecido em 2010, quase uma "lembrança longínqua na história" e que o espaço que estes políticos ainda têm se deve à falta de "memória política" dos brasileiros e do silêncio da oposição.

- Os mais politizados podem até se lembrar [nas eleições de 2010] mas essa lembrança do mensalão deveria ser feita pela oposição, que já abdicaram há muito tempo do seu papel. Eles conseguem passar três anos no seu mandato quase na sombra, são quase deputados-fantasma, pode reparar, e agora em 2010 voltam a ser protagonistas, jogam com o tempo a favor.


Em 2006, oito deputados envolvidos no caso conseguiram se reeleger para uma vaga na Câmara mesmo com o escândalo "fresco" do ano anterior, como João Paulo Cunha (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Vadão Gomes (PP-SP), Sandro Mabel (PL-GO), Pedro Henry (PP-MT), Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e José Genoino (PT-SP).

Destes, quase todos vão tentar a reeleição em 2010. Paulo Rocha vai tentar uma vaga no Senado pelo Pará e apenas o gabinete de Pedro Henry disse que o deputado "ainda não falou sobre o assunto". Genoíno concorda que é muito cedo para avaliar uma posição, mas que a princípio quer continuar com a sua experiência ''pleiteando a vaga na Câmara''. Já o ex-deputado petista Professor Luizinho - que não conseguiu se reeleger em 2006 - disse que não tem nenhuma vontade de se candidatar, mas que vai continuar ''militando e colaborando com o PT internamente''.

- Morrerei no PT, nunca passou pela cabeça sair do partido e nunca passará.

Mesmo sem mandato, José Janene e Pedro Henry fazem parte da Executiva Nacional do PP, eleita em abril para os dois próximos anos e ocupam a vaga de primeiro tesoureiro do PP e 5º vice-presidente, respectivamente. Janene era tesoureiro do partido na época da crise e Henry já era deputado federal.

O deputado cassado Pedro Corrêa também figura como membro da Executiva Nacional e a assessoria da sua filha, a deputada federal e vice de Paulo Maluf na disputa de 2008, Aline Corrêa, disse que "não é de seu conhecimento" qualquer intenção do ex-deputado em 2010. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência do governo, Luiz Gushiken, não foi localizado pela reportagem e o seu advogado disse que "ele está trabalhando" mas não disse onde. Roberto Jefferson, um dos principais personsagens do mensalão e ex-deputado cassado, preside o PTB.

Outros mensaleiros se afastaram ou foram afastados do mandato, mas participam da vida política por meio da internet, como o caso do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Dirceu, ex-homem forte do governo Lula, foi um dos três deputados que tiveram o mandato cassado e por isso não pode concorrer a nenhum cargo público por oito anos, mas fala com o eleitorado do PT - que chama de "nosso partido''- pelo "blog do Zé Dirceu".

O ex-tesoureiro Delúbio Soares foi expulso do PT no auge da crise e cogitou a filiação a algum partido até o último sábado - prazo limite para candidatos a 2010 entrarem em alguma legenda - mas não aderiu a nenhuma legenda e ficou de fora da disputa de 2010. No seu blog "Companheiro Delubio", ele postou uma nota entitulada "Minha decisão" em que agradece ''a todas as lideranças dos partidos que me convidaram à filiar-me em seus quadros e disputar um mandato por Goiás''. Lideranças do PT disseram que Delúbio retirou o seu pedido de refiliação ao partido para não "causar constrangimento" a outros dirigentes e que a decisão de aceitar Delúbio de volta teria de ser "consensual". O R7 tentou contato por e-mail e telefone, mas não obteve retorno.


Confira também

Colaborou Wanderley Preite Sobrinho, do R7

------------

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/mensaleiros-aproveitam-memoria-curta-e-fazem-planos-para-as-eleicoes-de-2010-20101008.html

-------------

PT: 30 ANOS. EM FESTA

Entenda o escândalo do mensalão

Entre os 39 acusados, estão parlamentares, ex-ministros, dirigentes do Banco Rural e o empresário e publicitário Marcos Valério

Do R7


O mensalão é o nome do principal escândalo que atingiu o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005 - durante o primeiro mandato - e que consistia em um esquema de pagamento de propina a parlamentares para que votassem a favor de projetos do governo. Entre os 39 acusados, estão parlamentares, ex-ministros, dirigentes do Banco Rural e o empresário e publicitário Marcos Valério. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu era apontado como chefe do esquema.

A crise começou com uma entrevista em junho de 2005 em que Roberto Jefferson, à época deputado federal, disse para o jornal Folha de S.Paulo que o mensalão existia e envolvia o PT, PL [que hoje se fundiu com o Prona e virou PR], PTB e outros . O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi a público negar que pagava a mesada e ofereceu abrir seu sigilo fiscal, bem como o sigilo bancário de suas contas pessoais.

Foi no depoimento ao Conselho de Ética da Câmara que Jefferson contou que havia avisado os ministros Aldo Rebelo, Walfrido Mares Guia, Ciro Gomes, Miro Teixeira, José Dirceu e Antonio Palocci sobre o esquema. Dirceu e Palocci negaram terem sido alertados, mas os outros admitiram que sabiam. Neste depoimento, ficou famoso o pedido de Jefferson para que Dirceu saísse do governo "rapidinho".

Uma semana depois que o caso estourou, Dirceu, que era considerado o homem forte de Lula, pediu para sair da Casa Civil e foi substituído pela atual ministra Dilma Rousseff. No dia seguinte, Jefferson se licenciou da presidência do PTB onde está atualmente e no dia 5 de julho foi a vez de Delúbio Soares se licenciar do cargo de tesoureiro do PT. Ainda em julho foi instalada a CPI do Mensalão que ouviu praticamente todos os envolvidos no caso.

Em 12 de agosto, o presidente Lula fez um pronunciamento na TV em que se disse "traído" e afirmou que o ''PT tem que pedir desculpas", mas não citou nomes. Em 30 de agosto, Delúbio envia à CPI do Mensalão uma carta envolvendo PSB e PC do B no esquema.

A CPI do mensalão aprova em setembro relatório que pede a cassação de 18 deputados: Carlos Rodrigues (PL-RJ), João Magno (PT-MG), João Paulo Cunha (PT-SP), José Borba (PMDB-PR), José Dirceu (PT-SP), José Janene (PP-PR), José Mentor (PT-SP), Josias Gomes (PT-BA), Paulo Rocha (PT-PA), Pedro Corrêa (PP-PE), Pedro Henry (PP-MT), Professor Luizinho (PT-SP), Roberto Brant (PFL-MG), Roberto Jefferson (PTB-RJ), Romeu Queiroz (PTB-MG), Sandro Mabel (PL-GO), Valdemar Costa Neto (PL-SP) (que já havia renunciado um mês antes), Vadão Gomes (PP-SP), Wanderval Santos (PL-SP). Destes, apenas Dirceu, Corrêa e Jefferson perderam o mandato e com isso os direitos políticos por oito anos.

Em outubro, o PT expulsou Delúbio, que tinha autonomia para administrar as despesas e receitas do PT e em dezembro a CPI dos Correios divulga relatório que aponta para a existência do mensalão em quatro padrões de funcionamento do esquema: pagamentos semanais para o PL, dinheiro para trocas de partido, compra de votos de parlamentares e pagamentos para o PP.

Em 2006, a Procuradoria Geral da República apresentou ao STF [Supremo Tribunal Federal] denúncia contra 40 pessoas supostamente envolvidas com a compra e venda de votos que favorecessem o governo e no ano seguinte o STF converteu o processo em ação penal e os acusados passaram a responder como réus.

O relator do caso no STF, ministro Joaquim Barbosa, autorizou juízes federais de oito Estados e do Distrito Federal a interrogar os acusados e receber a defesa prévia dos réus, como forma de agilizar o andamento. Neste ano, a Justiça começou a ouvir testemunhas de defesa dos principais acusados e processo ainda deve levar pelo menos dois anos para chegar a julgamento final pelo Supremo.

O mensalão passou a contar com 39 réus depois que o ex-secretário geral do PT Silvinho Pereira fez um acordo com a Procuradoria Geral da República que suspendeu o processo movido contra ele e em troca prestou serviço comunitário. Ele era acusado por formação de quadrilha.




PT: UM PARTIDO EM FESTA. 30 ANOS.

PT faz festa para homenagear "mensaleiros"

Evento dá início às comemorações de 30 anos do partido, que vão até fevereiro de 2010

Do R7

O PT (Partido dos Trabalhadores) faz nesta terça-feira (8) uma festa de fim de ano que marca o início das comemorações de 30 anos do partido. A festa “Cores do Brasil" deve começar a partir das 20h em Brasília. Na comemoração, ex-presidentes do partido, inclusive alguns acusados de envolvimento no mensalão, vão ser homenageados.

As comemorações de 30 anos do PT vão até fevereiro de 2010, para quando está marcado o 4º Congresso Nacional da legenda.

Olívio Dutra, Rui Falcão, José Dirceu e José Genoíno confirmaram que vão participar do evento. Dirceu e Genoíno são dois dos acusados de envolvimento no escândalo do mensalão.O atual presidente do partido, Ricardo Berzoini, e o presidente eleito, José Eduardo Dutra, também devem participar do evento.

A festa terá shows do sambista Neguinho da Beija-Flor e da Escola de Samba Unidos da Vila do IAPI, de Porto Alegre. Foram colocados à venda 1.500 ingresso, com valores de R$ 150 a R$ 1.000.

-------------

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/pt-faz-festa-em-brasilia-para-homenagear-ex-presidentes-e-envolvidos-no-mensalao-20091208.html

------------------


GOVERNADOR ARRUDA [In:] ''MARINADOS'' e ''EMPANADOS''

Arruda é acusado de desviar verba para bancar casa

Mensalão do DEM pagava até churrascos de Arruda


Autor(es): HUDSON CORRÊA
Folha de S. Paulo - 10/12/2009

R$ 7 mi desviados de estatal serviram para bancar gastos de casa usada por governador


Assessoria de Arruda disse que o governador declarou os gastos eleitorais à Justiça e que não conhece servidor que atuava como "caseiro"


Documentos entregues à Polícia Federal pelo pivô do mensalão do DEM, Durval Barbosa, indicam que dinheiro público bancou despesas de uma casa usada pelo governador José Roberto Arruda (DEM-DF) na campanha eleitoral de 2006 e durante a transição de governo.
Um funcionário do governo do Distrito Federal, que atuava como uma mistura de caseiro e gerente da casa, cobria os gastos -que incluíam churrasqueiro, linguiça e coxinha de frango.

Segundo Barbosa, até R$ 7 milhões de dinheiro desviado da estatal do DF que presidia, a Codeplan, foram parar na casa. Cerca de R$ 400 mil estão discriminados em recibos e notas fiscais datadas de outubro a dezembro daquele ano.

Barbosa guardou os documentos, que foram assinados pelo "caseiro" Tales Souza Ferreira. Ele ocupava cargo de confiança na Codeplan, então dirigida por Barbosa -que deixou Arruda na berlinda com um vídeo mostrando o então candidato recebendo dinheiro vivo.
Ferreira segue na estatal e não quis dar entrevistas. Após a revelação do mensalão, há duas semanas, pediu licença e só volta a trabalhar daqui a dez dias.
A Folha apurou que ele entrou na estatal como motorista. Depois, ganhou cargo de confiança de assessor com o segundo melhor salário da Codeplan: R$ 6.996. Hoje vive numa área de Brasília em que as casas não custam menos de R$ 600 mil.
Ferreira, conforme registro em cartório, comprou o terreno oficialmente por R$ 90,9 mil no início de 2004. Naquele ano, segundo Barbosa, começou a ser montado o esquema para financiar a campanha do então deputado federal Arruda.
Quando assinava recibos ou pegava notas fiscais, ele dava o endereço do QG de campanha de Arruda no Lago Sul. Como o "Painel" da Folha revelou na semana passada, Barbosa disse que o local era chamado de "casa dos artistas", por abrigar as gravações eleitorais de Arruda.

Casa é de deputado
A casa pertence ao deputado Osório Adriano (DEM-DF). São seis quartos com quatro ambientes cada um (sala, closet, varanda e dormitório), três deles com banheira. Há uma cascata na sala, além de piscina e churrasqueira. Após Arruda vencer a eleição no primeiro turno, o local passou a ser usado para transição de governo.
Segundo Barbosa, a Codeplan cobria gastos variados, da gravação dos programas de TV do DEM até festinha de fim de ano para funcionários da casa.
Em 22 de dezembro de 2006, Ferreira pagou, conforme recibos, R$ 80 pelos serviços de um churrasqueiro. No dia seguinte já havia liberado mais R$ 500 para "despesas de confraternização de empregados da casa". No supermercado, comprou quatro quilos de coxinha e três quilos de linguiça toscana. Há ainda recibos de compras de rosas, vassouras e verduras.
Em outro caso documentando, a despesa com alimentação referente ao mês de novembro de 2006 atingiu R$ 64.520. O "caseiro" também pagava vale-transporte a nove funcionários do local, o que custou R$ 1.074 na primeira quinzena de dezembro de 2006. Os gastos maiores eram com segurança (R$ 54 mil em um recibo) e com pagamento de cerca de R$ 200 mil com a AB Produções, produtora de vídeo que trabalhou na campanha de Arruda.
A assessoria de Arruda informou que declarou os gastos eleitorais à Justiça e não conhece Tales Ferreira. A AB Produções não ligou de volta.

FUSÕES E AQUISIÇÕES [In:] CLASSE ''C'' VITAMINADA...

Negócios

Um casamento de 19 bilhões de reais

Pão de Açúcar e Casas Bahia fundem suas operações e dão origem
a um grupo que é cinco vezes maior do que o segundo colocado
na venda de eletrodomésticos no mercado brasileiro


Renata Betti e Benedito Sverberi

Keiny Andrade/AE

Namoro secreto
Klein e Diniz ao anunciar a fusão: conversas começaram há apenas dois meses


VEJA TAMBÉM

Um negócio selado na última sexta-feira entre o Pão de Açúcar e as Casas Bahia resultou num gigante do setor de eletroeletrônicos cujas dimensões não têm paralelo com as de nenhuma outra empresa do varejo brasileiro. O segundo colocado do setor, o Magazine Luiza, fatura hoje um quinto daquilo que o novo grupo, segundo projeções, deve atingir: 19 bilhões de reais, o equivalente a 25% do mercado. Desde junho, o Pão de Açúcar já ocupava a vice-liderança do segmento de eletroeletrônicos, posto que conquistara após a aquisição do Ponto Frio. Depois da compra, o grupo passou a atuar com força numa área na qual tinha participação irrelevante, com a bandeira Extra Eletro, e que julgava prioritária. Estava, no entanto, atrás das Casas Bahia, que permaneciam na dianteira havia vinte anos. Com a união, formou-se uma terceira empresa, que manteve o nome Globex, sob o qual já se abrigava a operação do Ponto Frio. A ela, juntam-se agora as cinquenta lojas Extra Eletro (marca que deve desaparecer) mais as 500 das Casas Bahia em onze estados. Para se unirem, tanto o Pão de Açúcar quanto as Casas Bahia transferiram para a nova Globex ativos que, somados, chegam a 2,6 bilhões de reais. Se tudo correr como o previsto, em 120 dias o conglomerado já estará estruturado como reza o contrato: 51% das ações nas mãos do Pão de Açúcar, de Abilio Diniz, e 49% com as Casas Bahia, de Michael Klein. Diz o analista financeiro Cauê Pinheiro: "Essa fusão é decisiva para as duas empresas envolvidas – e pode transformar o setor de eletroeletrônicos no país".

Dois meses atrás, quando o empresário Abilio Diniz, fundador e atual presidente do conselho do Pão de Açúcar, procurou Michael Klein, o dono das Casas Bahia, para propor negócio, sua intenção era justamente firmar uma parceria que o levasse, enfim, ao topo do setor de eletroeletrônicos. O interesse número 1 era ganhar musculatura num mercado em que as margens de lucro chegam a 30%, ao passo que nos supermercados elas não ultrapassam 10%. Abilio queria ainda ter como aliada uma empresa com a qual tinha dificuldade em competir. Nenhuma de suas operações ia tão bem nas classes C, D e E, a especialidade das Casas Bahia desde que sua primeira loja abriu as portas, 57 anos atrás. Admite Enéas Pestana, vice-presidente financeiro do Pão de Açúcar: "Não temos a mesma expertise deles para atrair as classes mais baixas. Por isso, a união nos ajuda". Um ponto fraco do novo grupo continua a ser o Nordeste, onde o líder absoluto no varejo é a rede baiana Insinuante, que consegue atrair a tão almejada classe C. Nos últimos cinco anos, ingressaram nela 26 milhões de brasileiros. Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, estima-se que a classe C responda por um terço do consumo do país. Em algumas categorias de produtos, como celulares, a porcentagem chega a 70%. As Casas Bahia estão entre as maiores vendedoras desse produto no Brasil.

A empresa de Klein, por sua vez, não passa por um momento fácil. Discordâncias quanto à condução dos negócios levaram, em agosto, à saída de Saul, o irmão de Michael, que comandava a área comercial – e embolsou 4 bilhões de reais ao deixar a sociedade. O faturamento deve ser, em 2009, 1 bilhão de reais menor do que o aferido no ano passado, efeito de uma mudança no país que atinge uma das artérias centrais das Casas Bahia: a concessão de crédito. Até recentemente, o braço financeiro das Casas Bahia era uma das principais fontes de empréstimos para a clientela de baixa renda. Hoje, as fontes de crédito aumentaram. Os bancos já se mostram mais receptivos a esse público. Abriram linhas próprias para atender à classe C ou se associaram a empresas que já tinham um pé nesse segmento. "Nossas margens nesse mercado estão diminuindo", diz o próprio Michael Klein, que, em 2004, se associou ao Bradesco. O empresário, que assumirá o cargo de presidente do conselho da Globex, reconhece que sua empresa tem algo a aprender com o Pão de Açúcar no campo da gestão de negócios: "Ainda estamos muito ligados ao modelo familiar. Eles são mais avançados nessa área".

A união de Pão de Açúcar e Casas Bahia pode, sob alguns aspectos, favorecer os consumidores, segundo sinaliza a experiência de grandes fusões no varejo. Em geral, uma junção entre duas empresas desse porte resulta no aumento da oferta de produtos e na melhoria dos serviços prestados por elas, uma vez que as boas práticas de cada uma tendem a ser preservadas. Os preços, no entanto, perigam subir. Resume a economista Elizabeth Farina, da Universidade de São Paulo: "Sempre que uma empresa domina o mercado, ela ganha poder para determinar os preços de toda a indústria – tanto no lado dos fabricantes como no dos clientes". Uma particularidade do varejo brasileiro como um todo, no entanto, reduz – pelo menos por ora – o poder de pressão do novo gigante. No país, esse ainda é um setor bastante pulverizado. As três empresas na liderança – Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart – detêm, juntas, 38% do mercado. Em países da Europa e nos Estados Unidos, a fatia abocanhada pelas três líderes beira os 60%. Essa pulverização no mercado brasileiro está relacionada a questões socioeconômicas. Em lugares de renda mais baixa, a tendência é que as pessoas procurem o comércio vizinho – daí a proliferação de milhares de pequenas lojas. Outra razão remete à própria maturidade do setor. No mercado americano, fusões e aquisições vêm ocorrendo há mais de uma década. No Brasil, esse processo de consolidação teve início há cinco anos.

Xando Pereira

Todos querem a classe C
Loja da Insinuante no Nordeste: a guerra para conquistar a nova massa de consumidores do país

Com reportagem de Luís Guilherme Barrucho.

-------------

http://veja.abril.com.br/091209/casamento-de-19-bilhoes-reais-p-138.shtml

-------------

AIDS/JUSTIÇA: ... ALÉM DOS CONSULTÓRIOS MÉDICOS

Justiça

Infectou, vai para a cadeia

Seguindo tendência mundial, a Justiça brasileira começa
a punir pessoas que, sabedoras de que estavam infectadas,
transmitiram o vírus da aids a seus parceiros


Laura Diniz

Soeren Stache/DPA/Newscom

DESONESTA
A cantora alemã Nadja Benaissa
foi presa por não contar
aos parceiros que tinha aids.
Um deles foi contaminado


A aids deixou de ser apenas uma questão de saúde pública e chegou ao âmbito do direito penal. Vem aumentando o número de países que punem com cadeia a pessoa que, sabendo-se portadora do vírus HIV, não alerta o parceiro para o risco de infecção e o contamina. O Brasil já faz parte dessa lista. Os métodos de prevenção contra a aids são tão difundidos que alguns juízes, apesar da inexistência de uma legislação específica sobre o tema, interpretam como crime essa situação. Foi o que aconteceu no caso do paulista José Luis Correa de Moura, que infectou a amante. Julgado pela primeira vez em 2004, Moura foi condenado a oito anos de prisão por tentativa de homicídio. O raciocínio jurídico foi que, ao ter relações sexuais sem proteção com a parceira, ele sabia que podia matá-la. Após novo julgamento, o crime foi alterado no mês passado para lesão corporal gravíssima, com a possibilidade de o réu cumprir a pena em regime aberto. O argumento que prevaleceu dessa vez foi que, como a aids é uma doença incurável, mas nem sempre letal, o contágio deve ser considerado um prejuízo à saúde, e não um risco de vida. A defesa de Jayr Galhardo Júnior, de Cosmópolis, no interior de São Paulo, preso por ter contaminado duas namoradas, quer que ele seja julgado pelo crime, mais brando, de perigo de contágio de moléstia grave.

A Justiça brasileira segue uma tendência mundial. Trinta e cinco países já condenaram cidadãos por transmitir o vírus da aids. Um dos casos de maior repercussão foi a prisão, em abril passado, da cantora alemã Nadja Benaissa, do grupo musical No Angels, sob a acusação de ela ter feito sexo com três homens sem informar-lhes que era portadora do HIV e de ter infectado um deles. Nadja aguarda o julgamento em liberdade. Ela pode pegar até dez anos de cadeia. De acordo com o último relatório divulgado pela Unaids, o programa das Nações Unidas para a aids, havia no ano passado 33,4 milhões de portadores do HIV no mundo, 15% mais do que em 2001. Esse número inclui tanto pessoas que já convivem há muitos anos com o vírus quanto as que foram contaminadas recentemente. O grupo dos recém-contaminados diminuiu em 2008 – sinal de que a epidemia avança, mas a um ritmo mais lento. Os dados brasileiros são menos animadores. Segundo um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de novas contaminações a cada ano não caiu. Uma possível explicação para isso é que as campanhas de prevenção não estão conseguindo reduzir o avanço da doença. Não é por falta de abrangência. Somente 3% dos brasileiros entre 15 e 64 anos desconhecem a informação de que o HIV pode ser transmitido por intermédio de relações sexuais.



http://veja.abril.com.br/091209/infectou-vai-cadeia-p-107.shtml

-----------------------------

VERÃO-2010: O BRONZEADO QUE TODOS VERÃO...

Guia

Nutrientes que protegem e bronzeiam

As pesquisas mostram que certos alimentos de fato
ajudam a obter um bronzeado mais bonito e outros
minimizam os danos causados pelos raios ultravioleta.


Anna Paula Buchalla
abuchalla@abril.com.br


Os que protegem a pele

Vitaminas C e E
O que fazem: reduzem os danos ao DNA das células causados pelos raios ultravioleta
Onde encontrá-las: frutas cítricas como laranja, limão, acerola, caju, goiaba, kiwi e vegetais com folhas verde-escuras são ricos em vitamina C. A E é abundante em nozes, amêndoas, avelãs, semente de girassol, azeite de oliva e outros óleos vegetais

Os que bronzeiam

Betacaroteno e Licopeno
O que fazem: estimulam a produção de melanina
Onde encontrá-los: cenoura, mamão, abóbora e outros legumes e frutas de cor amarelo-alaranjada são ricos em betacaroteno. O tomate, principalmente quando usado como base para molhos, é ótima fonte de licopeno

Quase todos reprovados


Oito de dez filtros solares com FPS 30 não passaram na avaliação de eficácia da Pro Teste, entidade de defesa do consumidor

O que o teste avaliou: informações do rótulo, composição, resistência à água e à exposição ao sol, níveis de irritabilidade, hidratação e proteção e fatores de uso, como absorção e oleosidade do produto

Como a análise da eficácia foi feita: mediu-se o fator de proteção solar dos produtos por meio de aparelhos. A resistência ao sol e ao calor foi avaliada antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC durante uma hora


Os resultados:

Quatro produtos ofereceram baixa proteção aos raios UVA: Natura Fotoequilíbrio, Banana Boat, Coppertone e Episol

• Sete apresentaram em sua composição a substância benzophenone-3, proibida em diversos países por ser potencialmente cancerígena: Nivea Sun, Sundown, Banana Boat, Avon Sun, Coppertone, Natura Fotoequilíbrio e Episol

Metade dos filtros perdeu gradualmente sua eficiência quando expostos ao sol: Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat e Sundown

Dois foram aprovados no quesito eficácia: L’Oréal Solar Expertise e Cenoura & Bronze

Os brasileiros não sabem usar

Onde eles erram na hora de passar (ou não) o protetor solar

• Aplicam pouca quantidade do filtro, a metade do recomendado: isso pode reduzir em até 50% seu fator de proteção e, consequentemente, sua eficácia

• Não reaplicam o protetor a cada duas horas, como recomendam os médicos: o suor e a água do mar ou da piscina o eliminam mais rapidamente

• Só quatro em cada dez brasileiros usam regularmente o filtro solar. Apenas 13% o fazem diariamente

• Entre as mulheres, só uma em cada cinco afirma aplicar o protetor todos os dias no rosto

Especialistas consultados
João Roberto Antonio, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Estado de São Paulo, e as nutricionistas Ana Fanelli, da Casa Santa Luzia, e Mariana Del Bosco, da Abeso

Com reportagem de Gabriella Sandoval e Daniela Macedo

Fotos Claudio Moletti; Marcelo Zocchio; Alex Silva; Rodrigo Braga; Pedro Rubens; Alfredo Franco; Istockphotos.

--------------

http://veja.abril.com.br/091209/nutrientes-protegem-bronzeiam-p-194.shtml

------------------

SAÚDE: HEPATITE ''C''

Saúde

"Todos correm risco"

Divulgação
O PIOR EFEITO DAS DROGAS
Lawford: "A hepatite C é resultado do meu
vício no passado, mas é impossível saber
exatamente como fui contaminado"

Christopher Kennedy Lawford carrega dois sobrenomes de peso. Sua mãe, Patricia, era irmã do presidente americano John Kennedy (1917-1963). Seu pai, Peter (1923-1984), ator de Hollywood, fazia parte do célebre Rat Pack, ao lado de Frank Sinatra, Sammy Davis Jr. e Dean Martin. Mas o ator e escritor americano de 54 anos carrega também algo nada glamouroso: o vírus da hepatite C, adquirido por meio do uso de drogas. Ex-usuário de cocaína, heroína e ácido lisérgico, entre outros entorpecentes, Lawford recebeu o diagnóstico da doença em 2000. Desde 2002, ele consegue manter o vírus sob controle. Há cerca de 170 milhões de doentes no mundo, 3,5 milhões no Brasil. Nove em cada dez portadores só se descobrem infectados quando o fígado está comprometido pela cirrose ou pelo câncer. A hepatite C é a principal causa dos transplantes hepáticos no país. É contra essa desinformação que Lawford luta. Na semana passada, ele chegou ao Brasil para divulgar seu último livro, C Sua Vida Mudasse (Editora Manole). Antes de viajar, falou à repórter Adriana Dias Lopes, de sua casa em Los Angeles.

HISTÓRICO FAMILIAR
Venho de uma família que sempre teve problemas com álcool e drogas. No mesmo ano em que meu pai morreu de cirrose por causa da bebida, meu primo David (filho de Robert Kennedy) morreu de overdose. Quando nasci, enquanto minha mãe dava à luz no hospital, meu pai bebia martínis num bar, com Cary Grant. Depois do parto, para comemorar, ele levou uma garrafa de uísque para o quarto do hospital. Tudo era motivo para beber. Assim como ocorreu com o cigarro, sabia-se muito pouco sobre os malefícios do álcool. E as pessoas abusavam.

O VÍCIO

Meus melhores amigos tomavam ácido no fim de semana desde os 12 anos. Aos 13, dada a insistência deles, resolvi aceitar. As drogas combinaram perfeitamente comigo. Eu encontrei nelas uma ótima muleta para fugir da realidade. Passei os 17 anos seguintes usando vários tipos de drogas e álcool. O vício não chegou a parar minha vida. Durante o tempo em que usei drogas, trabalhei em Hollywood, fiz faculdade de direito, mestrado em psicologia na Harvard Medical School e me casei. Mas vivia mesmo para encontrar maneiras de ficar chapado. Eu pensava o tempo todo nisso.

O DIAGNÓSTICO

Em 2000, fui ao médico por causa de um terçol no olho direito. Tinha acabado de voltar de filmagens na selva das Filipinas. Na consulta, ao contar do meu vício no passado, o médico me pediu um check-up de sangue. Achei uma bobagem. Eu havia feito os mesmos exames anos antes, depois de já ter me livrado das drogas. Mas concordei em me submeter ao check-up. Essa decisão salvou minha vida. Duas semanas depois, o médico me ligou em casa: "Tenho boas e más notícias". Quando um médico diz isso é porque nenhuma das duas notícias é boa. A boa era que eu não tinha aids. E a ruim? "Você tem hepatite C."

CANSAÇO CONSTANTE

Minha primeira reação foi achar que o laboratório errara no diagnóstico. Os médicos me explicaram que, no início dos anos 90, os exames não eram muito precisos e, infelizmente, meus exames antigos, que haviam dado negativo, estavam errados. Na ocasião do diagnóstico, eu já me sentia constantemente cansado. Mas achava normal para alguém de 45 anos, com três filhos e muito trabalho para pagar as contas. Já era, no entanto, sintoma da presença do vírus da hepatite C em meu organismo. O cansaço é resultado da ativação crônica do sistema imunológico.

O TRATAMENTO

Pelo estado do meu fígado, quando descobri a doença, eu devia estar contaminado havia uns vinte anos. Meu quadro era pré-cirrótico. Eu fui infectado pelo subtipo mais raro de vírus, mas também o mais fácil de ser tratado. O remédio mais usado é o interferon, um quimioterápico que estimula o sistema imunológico, associado ao antiviral ribavirina. Os dois juntos causam uma sensação de gripe forte. Toda vez que eu era medicado, sentia fortes dores musculares e, por dois dias, tinha febre alta. Isso durou os onze meses do tratamento. Por causa dos medicamentos, também tive depressão e insônia. Mas sempre me recusei a tomar antidepressivos e soníferos por receio de recair nas drogas, das quais havia me livrado nos anos 80.

TODOS CORREM RISCO

A hepatite C é resultado do meu vício no passado, mas é impossível saber exatamente como fui contaminado. Compartilhei seringas e canudos para consumir cocaína, heroína e metadona... Na realidade, isso pouco importa hoje. O importante é divulgar que o vírus é transmitido pelo sangue. A hepatite C pode ser transmitida não só pelas seringas das drogas injetáveis ou pelos canudos compartilhados numa roda de cocaína, mas ao fazer tatuagem com agulhas não esterilizadas ou as unhas com instrumentos precariamente higienizados. A doença, infelizmente, ainda está associada à marginalidade, quando, na realidade, todos correm risco. Vou passar o resto da minha vida divulgando isso.
Divulgação Museu Kennedy
BOAS LEMBRANÇAS
Lawford, aos 4 anos, com o tio
John Kennedy, em 1959


UM DIA DE CADA VEZ

Estou há sete anos com a carga viral negativada, mas sei que o vírus da hepatite C nunca é completamente eliminado do organismo. Estudos científicos mostram que, se você está livre da ação do vírus há cinco anos, a probabilidade de ele voltar é de menos de 1%. É mínima, mas não é zero. Por isso, hesito às vezes em usar a palavra "cura". Prefiro pensar em um dia de cada vez. E no dia de hoje sei que estou tratado. Assim como sei que hoje estou limpo das drogas.

A RELAÇÃO COM A MÃE
Além de não saber lidar com o álcool, minha mãe nunca foi muito solidária. No início dos anos 90, quando eu trabalhava na novela All My Children, da rede ABC, tive uma crise terrível de dor nas costas e muitas vezes não conseguia nem sequer me vestir sozinho. Nessa ocasião, nós morávamos juntos e uma vez fui até o quarto dela pedir ajuda por causa da dor. Ela me olhou como se nada estivesse acontecendo. Voltei para o meu quarto, espalhei as roupas no chão e me contorci até conseguir me trocar. Minha mãe não suportava lidar com minhas dores.

O CONVITE

Lembro com carinho da convenção que lançou a candidatura de meu tio John à Presidência dos Estados Unidos. Minha mãe, que tinha adoração pelo irmão, me levou. Eu estava com 5 anos. Dormi na cadeira. Às 3 da manhã, ele me acordou e disse, em tom de brincadeira: "Vou ter um trabalho duro daqui para a frente, você me ajuda?". Fiquei muito feliz, mas o sono era maior: "Tudo bem, mas posso trabalhar só a partir de amanhã?".

-------------------

http://veja.abril.com.br/091209/todos-correm-riscos-p-097.shtml

-------------

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

10 de dezembro de 2009

O Globo

Manchete: Após mensalão do DEM, Lula propõe rigor anticorrupção
Presidente agora quer que crime seja classificado como hediondo

Quase cinco anos após o mensalão do PT e duas semanas depois do mensalão do DEM, o presidente Lula encaminhou ontem ao Congresso o primeiro projeto de combate direto à corrupção formulado por seu governo. Pela proposta, atos de corrupção ativa e passiva se transformam em crime hediondo, como ocorre hoje com estupro, e serão inafiançáveis. Penas de prisão aumentam, especialmente se os acusados forem autoridades. O projeto de Lula soma-se a outros 70 sobre o tema já no Congresso. (págs. 1, 3 e 4)

Enquanto isso, na Argentina...
A corrupção desviou dos cofres públicos da Argentina US$ 13 bilhões entre 1980 e 2007. Só 5% dos réus foram condenados. (págs. 1 e 39)

Foto-legenda: ‘Imprescindível’
Acusado de ser o “chefe da quadrilha” do mensalão do PT, José Dirceu cumprimenta Berzoini, na festa de 30 anos do partido, diante de uma sorridente Dilma. Foi apresentado como “imprescindível” para a vitória eleitoral. (págs. 1 e 11)

Cavalaria de Arruda ataca em Brasília

Com bombas de efeito moral, balas de borracha e cassetetes, a PM do Distrito Federal, subordinada ao governador José Roberto Arruda, reprimiu com violência um ato em que cerca de 1.500 pessoas bloquearam uma das avenidas de Brasília. Elas protestavam contra os casos de corrupção envolvendo Arruda. (págs. 1 e 5)

Foto-legenda: A PM de Arruda em ação: ato contra corrupção reprimido com violência

Copenhague 2009: Ameaçados de extinção paralisam Conferência

Tuvalu, um minúsculo país-ilha do Pacífico, bloqueou ontem as negociações da Conferência Mundial do Clima, em Copenhague. Liderando os países mais pobres e ameaçados pelo aquecimento global, Tuvalu dividiu o G-77 ao exigir metas mais rigorosas de cortes de CO2, o que Brasil e China não querem. Nações como Tuvalu desaparecerão com a elevação do nível do mar. (págs. 1 e 40)

Verba de R$ 1 bi pró-aquecimento

O BNDES concedeu à MPX, de Eike Batista, R$ 1,038 bilhão para a construção de uma usina térmica a carvão, no Maranhão. As térmicas são as maiores poluidoras. (págs. 1 e 36)

Governo dá incentivo a infraestrutura

Após alertas sobre risco de formação de “bolhas”, o governo anunciou R$ 139 bilhões de incentivos principalmente à infraestrutura. Serão ampliados financiamentos e reduzidos impostos para indústrias de máquinas, construção de navios e inovação tecnológica. (págs. 1, 29 e 30)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Governo amplia crédito e isenção fiscal

Ministro anuncia R$ 80 bilhões adicionais para o BNDES e mais R$ 3,2 bilhões em novas desonerações

O governo decidiu renunciar a mais R$ 3,2 bilhões em arrecadação para estimular o crescimento da economia no início de 2010.

Somente neste ano, o governo abriu mão de R$ 27 bilhões, segundo projeções do Ministério da Fazenda.

Aproximadamente metade dos benefícios fiscais em 2010 irá para incentivos à venda de computadores no varejo. Ao todo foram tomadas medidas para 13 setores.

O pacote divulgado ontem inclui ampliação de linhas de crédito para empresas.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o BNDES receberá mais R$ 80 bilhões do Tesouro Nacional. O dinheiro vai servir para financiar a retomada de investimentos produtivos, área que é considerada o grande gargalo da economia -neste ano houve o reforço de R$ 100 bilhões.

O governo permitiu ainda que os bancos privados emitam letras financeiras, com o objetivo de financiar projetos de longo prazo. (págs. 1 e Dinheiro)

O Banco Central manteve a taxa básica Selic em 8,75% anuais. (págs. 1 e B13)

Foto- legenda: Manifestantes contrários ao governador José Roberto Arruda (DEM) entram em confronto com a polícia em frente ao palácio do Buriti, sede do governo de Brasília (pág. 1)


Arruda é acusado de desviar verba para bancar casa

Até R$ 7 milhões foram desviados para custear casa de campanha de José Roberto Arruda, disse ex-auxiliar. Assessoria alega que os gastos foram declarados.

Advogados do governador entraram com mandado no Tribunal Superior Eleitoral para tentar anular processo no DEM. (págs. 1 e A4 a A7)

Chuvas interditam Mogi-Bertioga

O temporal de anteontem em São Paulo causou deslizamento na rodovia Mogi-Bertioga, que foi totalmente interditada e só deve ser liberada na próxima semana.

O número de mortos no Estado em razão das chuvas subiu de seis para oito. A bomba que falhou na usina de Traição só voltará a funcionar na próxima semana.

Até que a bomba funcione novamente, o governo paulista ficará sem plano alternativo para suprir a falta do equipamento caso volte a chover muito. (págs. 1 e Págs. Esp. C1 a C4)

Vinicius Torres Freire: Brasil procura se defender na guerra do comércio global

O "pacote pós-crise" reafirma a suspeita de que o Brasil procura se defender na guerra do comércio mundial. Sem meios para mudar a taxa de câmbio, subsídios e reduções de impostos localizadas fazem o papel de minorar a perda de competitividade das empresas. (págs. 1 e B12)


Comissão aprova a ampliação da licença para pais

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou a ampliação da licença-paternidade em algumas situações, como morte da mãe no pós-parto ou, nos casos de adoção, decisão do casal de transferir ao homem o cuidado do filho. Se não houver recurso ao plenário, o projeto irá para a Câmara. (págs. 1 e C1)

Eleito defende anistia geral em Honduras

Na busca de reverter o isolamento internacional, o presidente eleito de Honduras, Porfirio Lobo, defendeu anistiar todos os envolvidos na crise criada pelo golpe de Estado, em junho. Lobo toma posse em janeiro. Manuel Zelaya, que foi deposto, está na Embaixada do Brasil desde setembro. (págs. 1 e A12)

Editoriais

Leia "Coisas de estarrecer", que comenta fala de Dilma Rousseff, e "Lixo transgênico", sobre mudança de norma. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Após mensalão do DEM, Lula pede rigor contra corrupção

Quatro anos após o mensalão do PT, presidente quer tornar o crime inafiançável

Quatro anos depois do "mensalão do PT", o presidente Lula aproveitou o "mensalão do DEM" para anunciar que vai propor ao Congresso que a corrupção cometida por autoridades seja considerada crime hediondo, ou seja, inafiançável. O anúncio foi feito na solenidade pelo Dia Internacional Contra a Corrupção, mas o ambiente foi o tempo todo de exploração político-eleitoral do escândalo que envolve o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Segundo Lula, o projeto é “mais um degrau no combate à safadeza com o dinheiro público". Ele disse que é difícil atacar a corrupção porque, "às vezes, o corrupto é o cara que tem a cara mais de anjo, é aquele cara que mais fala contra a corrupção, é aquele cara que mais denuncia, porque acha que não vai ser pego". (págs. 1 e A4)

Frases
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente
"Às vezes, o corrupto é o cara que tem a cara mais de anjo, é o que mais denuncia, porque acha que não vai ser pego"

Oscar Vilhena
Professor da Direito da GV
"O aumento de pena é a ação mais fácil para o governante"

Protesto acaba em violência
Subordinada ao governador do Distrito Federal, a Polícia Militar mobilizou ontem um arsenal que incluiu cavalaria, bombas de gás lacrimogêneo e cachorros para impedir que manifestantes contrários a José Roberto Arruda chegassem à Rodoviária do Plano Piloto. A confusão durou três horas. Mesmo deitados, manifestantes passaram a ser golpeados. Um estudante foi pisoteado por cavalos. Três pessoas foram presas. Para o coronel Luiz Henrique Fonseca, não houve excessos. (págs. 1 e A7)

Foto-legenda: Violência - Manifestantes pró-impeachment do governador José Roberto Arruda (DEM) são reprimidos pela PM próximo do Palácio do Buriti, sede do governo DF

Pacote eleva renuncia fiscal para R$ 5 bilhões

O governo anunciou ontem uma série de medidas para manter os estímulos aos investimentos do setor privado e sustentar o crescimento econômico do Brasil na casa dos 5% nos próximos anos. O quarto pacote de "bondades" em dois meses elevou de R$ 2,3 bilhões para R$ 5,5 bilhões o volume de renúncias fiscais contratado para 2010. Entre as medidas, a prorrogação da desoneração de IPI para bens de capital e o reforço de R$ 80 bilhões no caixa do BNDES para empréstimos. (págs. 1 e B1)

Análise

Julio Gomes de Almeida
Professor da Unicamp

Medidas ainda são muito parciais

Foi um passo para desonerar investimentos. Mas as medidas ainda são parciais. A sugestão é que o governo exerça plenamente a recomposição de impostos nas áreas antes incentivadas e destine os recursos para investimentos. (págs. 1 e B5)

BC mantém juro e mercado vê estabilidade no início do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu ontem manter a taxa básica de juros em 8,75% ano. No comunicado divulgado após a reunião, o Copom reconhece que a ociosidade da indústria está sendo gradualmente ocupada, mas, por enquanto, o juro está em nível adequado à meta de inflação. Para o mercado, o sinal é de estabilidade na taxa no início de 2010. (págs.1, B12 e B13)

Mortos pela chuva em SP chegam a 8

O número de vítimas em razão das chuvas que atingiram a Grande São Paulo chegou a oito. No Estado, foram 23 pessoas, e há 700 desalojados em 34 municípios. Um abrigo improvisado pela Prefeitura para receber 36 famílias estava sem água e sem condições sanitárias. (págs. 1, C1 e C3 a C7)

Foto-legenda: Improviso- Escola usada como abrigo em SP estava sem água

Reunião do clima expõe racha entre países ricos

No terceiro dia da Conferência do Clima, em Copenhague, a União Europeia condicionou sua presença no acordo final à entrada dos EUA no Protocolo de Kyoto. Em resposta, os americanos avisaram que não pretendem aderir. (págs. 1 e A23)

Educação: merenda deve ter aumento recorde

União quer elevar repasse de R$ 0,22 para R$ 0,35 por aluno. (págs. 1 e A27)

Automóveis: Volks compra 20% da Suzuki

Meta da montadora alemã é se tornar a maior do mundo. (págs. 1 e B23)

Notas e Informações: Mercosul, palanque para Chávez

A reunião do Mercosul terminou como uma sessão de circo mambembe. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Corrupção: Governo requenta projeto da oposição

O Dia Internacional de Combate à Corrupção mereceu do governo um projeto de lei, encaminhado ao Congresso, tornando mais rigorosa a punição aos corruptos. No texto a ser enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o destaque é a tipificação como crime hediondo de atos cometidos por funcionários de primeiro escalão da administração pública. A tramitação, no entanto, vai esbarrar na resistência do Congresso, onde outros 60 dispositivos que endurecem a legislação aguardam votação. Além disso, a iniciativa não é inédita: um projeto de 2007, apresentado pela oposição, já previa esse tipo de rigor. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Foto- legenda: Você já viu este filme?

Terminou mal a manifestação da CUT com o movimento estudantil, ontem, em Brasília, contra a permanência do governador José Roberto Arruda (DEM). A Polícia Militar jogou os cavalos sobre os militantes, em cenas que lembraram 1984, quando o então comandante militar do Planalto, general Newton Cruz, liderou uma ação contra motoristas que faziam buzinaço. (págs. 1 e País A5)

Foto-legenda: Violência – A cena dos cavalos sobre os estudantes, ontem, remete também aos anos de chumbo, como a ação do Exército na Candelária, em 1968

Coisas da política

Governo sem oposição perde a cautela. (págs. 1 e A2)

Informe JB

O encontro de Lula e Lindberg Farias. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho

O TCU e as contradições do presidente. (págs. 1 e A16)

Editorial

O debate da economia é saudável. (págs. 1 e A10)

Sociedade Aberta

Flávio Rufino Gazaol
Presidente da Abemc

Precisamos baixar a febre da Terra. (págs. 1 e A24)

Sociedade Aberta

Gilza Rodrigues
Presidente do Grupo Arco-Íris

A árdua luta contra a homofobia. (págs. 1 e A12)

--------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-------------