PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, dezembro 18, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] COP ''ON THE ROCK''

...
















[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

BRASIL/CERVEJA: ''O CÊ VEJA'' BEM!!!

A cerveja: bebendo gato por lebre

Autor(es): ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE
Folha de S. Paulo - 18/12/2009



É inexplicável que sejam tão omissas as autoridades brasileiras quando se trata da bebida nacional mais popular e de maior consumo

O BRASIL é o quarto maior produtor de cerveja, com pouco mais de 10 bilhões de litros por ano. A China é o maior de todos, com 35 bilhões, e os EUA são o segundo, com 24 bilhões. A Alemanha vem em terceiro, com uma produção apenas 5% maior que a brasileira.
Segundo norma autorregulatória da indústria cervejeira alemã, a cerveja é composta única e exclusivamente por apenas três elementos, cevada, lúpulo e água, tendo como interveniente um fermento. Tradicionalmente, o termo malte designa única e precisamente a cevada germinada.
O malte pode substituir a cevada total ou parcialmente. A malandragem começa aqui. Com frequência, lê-se em rótulos de cervejas a expressão "cereais maltados" ou simplesmente "malte", dissimulando assim a natureza do ingrediente principal na composição da bebida.
Com a aplicação desse termo a qualquer cereal germinado, a indústria cervejeira pode optar por cereais mais baratos, ocultando essa opção.
O poder da indústria cervejeira no Brasil (lobby, tráfico de influência etc.) deve ser imenso. Basta lembrar que convenceram as autoridades (in)competentes nacionais de que não estavam violentando normas que regulam a formação de monopólios ao agregar Brahma e Antártica -o que constituiria então cerca de 70% do consumo nacional- com o argumento de que só assim poderiam concorrer no mercado globalizado. Mas depois foram gostosamente absorvidas por uma multinacional do ramo, certamente uma forma sutil de realizar a concorrência prometida. E não foi tomada nenhuma providência.
Aliás, sempre que aparecia no cenário uma empresa nascente que, pela qualidade, pudesse despertar no brasileiro uma eventual discriminação quanto ao sabor, era ela acuada por todos os meios possíveis e finalmente absorvida, e sua produção, reduzida ao mesmo nível da mediocridade dos produtos das duas gigantes.
Aparentemente, o receio era o de que a população cervejeira, ao ser exposta a diferentes e mais sofisticados exemplos, desenvolvesse algum bom gosto e, consequentemente, passasse a demandar cerveja de qualidade.
A cerveja brasileira (com pequenas e honrosas exceções) é como pão de forma: mata a sede, mas não satisfaz o paladar exigente.
Para esclarecer a questão da má qualidade da cerveja brasileira, vamos fazer alguns cálculos.
A produção nacional de cevada tem ficado nos últimos anos entre 200 mil e 250 mil toneladas, das quais entre 60% e 80% são aproveitados pela indústria cervejeira. Essa produção agrícola tem sido suplementada por importação de quantidade equivalente. Em média, portanto, cerca de 400 mil toneladas de cevada são consumidas na indústria da cerveja no Brasil, presumindo-se que quase toda a importação tenha essa finalidade.
O índice de conversão entre a cevada e o álcool é, em média, de 220 litros por tonelada. Como as cervejas brasileiras têm um teor de álcool de 5%, podemos concluir que seria necessário que houvesse pelo menos seis vezes a quantidade de cevada hoje disponível para a indústria nacional da cerveja. Portanto, a menos que um fenômeno semelhante àquele do "milagre da multiplicação dos pães" esteja ocorrendo, o álcool proveniente da cevada na cerveja brasileira representa cerca de 15% do total.
Há pouco mais de duas décadas foi publicado um relatório de uma tradicional instituição científica do Estado de São Paulo segundo o qual análises de cervejas brasileiras mostravam que um pouco menos que 50% do conteúdo da bebida era proveniente de milho (obviamente sem considerar a água contida).
Como o índice de conversão de grão em álcool para o milho é 80% maior que para a cevada, podemos considerar que a conclusão do relatório em questão atua como álibi, pois satisfaria normas vigentes. Isso também explica a preferência dos produtores de cerveja pelo milho, pois os preços da tonelada dos dois cereais são aproximadamente os mesmos, apesar de consideráveis oscilações.
Esses números permitem, todavia, concluir que o milho (e outros eventuais cereais que não a cevada) constitui, em peso, quase três quartos da matéria-prima da cerveja brasileira, revelando sua vocação para homogeneização e crescente vulgaridade.
Outro determinante da baixa qualidade da cerveja brasileira é a adição de aditivos químicos para a conservação. O mal não está só nessa condição, mas na sua necessidade. O lúpulo em cervejas de qualidade, sejam "lagers", sejam "ales", é o componente responsável pela conservação -além, obviamente, de suas qualidades de paladar.
Depreende-se daí que os concentrados de lúpulo usados na cerveja brasileira são de baixa qualidade. O que é inexplicável e de lamentar, entretanto, é que as autoridades brasileiras, tão zelosas para com alimentos corriqueiros, sejam tão omissas quando se trata da bebida nacional mais popular e de maior consumo e permitam que o cidadão brasileiro beba gato por lebre.

NOTÍCIAS DA CORTE: ... E PODERIA ESTAR ''PIOR'' ?

Itamar ou Agripino para vice de Serra

Informe JB - Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 18/12/2009


COM A OFICIALIZAÇÃO da saída de Aécio Neves da disputa pela indicação do PSDB à candidatura presidencial, a segunda etapa do processo corre naturalmente. Mesmo que José Serra não assuma de pronto a campanha ao Planalto, já há articulação entre os partidos aliados PPS e DEM para compor a chapa. As duas legendas lutam pela indicação do vice. Aécio quer Itamar Franco(D), o ex-presidente da República que entrou para o PPS este ano, e que leva em peso o eleitorado mineiro para o palanque. O DEM aposta no senador Agripino Maia(RN), que traria alianças do Nordeste. Apesar de nome de consenso no partido, Maia pode ser manchado pela crise no governo de José Arruda em Brasília. Itamar, hoje, é o mais cotado.

Esperança
Mineiros ainda estão esperançosos de que Serra, pressionado pelo DEM, PSDB e eleitores, jogue a toalha por não concordar em adiantar o anúncio da candidatura.

Balança
Quem anda balançando é Rodrigo Maia, presidente do DEM, que se declarava grande aliado de Aécio. Haverá tentativa de uma aproximação com Serra.

Sobrou pra mim
José Sarney não anda disposto.

Pediu ao vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), para comandar as sessões do Congresso para a aprovação do Orçamento.

Data venia
O ministro do STJ Nilson Naves sairá da Corte em março, um mês antes de completar 70 anos e entrar na compulsória. Advogará com filho em Brasília.

Vaga
A vaga de Naves é do Ministério Público Federal, que enviará nomes para a escolha do presidente Lula.

Linha cruzada
Uma operadora de telefonia negocia em Israel a compra de um sistema de rastreamento de telefones por US$ 500 mil. Será instalado no Rio. Antes da eleição.

BBB do poder
O programa é o mesmo que o então governador Anthony Garotinho adquiriu para a Secretaria de Segurança do Rio.

Liberou geral
Para constar, passou despercebida uma decisão do juiz Marcio Milani, de São Paulo. A pedido da PF, o juiz abriu brecha para a polícia grampear qualquer um dos 168 milhões de celulares do país.

Humoristas
Pelo papo da boa mesa de conversa na noite de quarta na casa do presidente da Câmara, Michel Temer, os deputados erraram de profissão.

Tiram mais piadas da cabeça do que projetos da gaveta.

Ideletes
A ala masculina do Congresso não fala em outra coisa: a beleza das assessoras da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) – que já alçou uma delas à Playboy. São chamadas de “Idelícias”.

----------------

ELEIÇÕES 2010 (ILHA DE VERA CRUZ): ''SCRIPT'' SABIDO (O mordomo é o Alfredo...)

Roteiro original

Dora Kramer - Dora Kramer
O Estado de S. Paulo - 18/12/2009

Ninguém razoavelmente atento aos fatos pode se dizer surpreso com o anúncio do governador de Minas, Aécio Neves, de que não será candidato a presidente em 2010.

Da mesma forma, ninguém é capaz de afirmar agora com certeza qual será o destino dele: se candidato ao Senado ou a vice na chapa do governador de São Paulo, José Serra.

Essa é uma questão que não interessa ao PSDB resolver neste momento, até porque há prazo suficiente para isso até a convenção do partido em junho.

Ao contrário dos percalços anteriormente previstos, e já vistos em outras épocas de decisões sobre candidaturas entre os tucanos, desta vez o PSDB cumpre o roteiro original, conferindo naturalidade ao processo de indicação do candidato.

Tanto Aécio quanto Serra estão fazendo exatamente o que disseram que fariam, não obstante os lances de efeito que cada um produziu até aqui: o mineiro reforçando seu cacife no mundo político e junto ao seu eleitorado; o paulista disfarçando em público a armação da candidatura que articula meticulosa e ferozmente em privado.

Aécio Neves sempre afirmou que não sairia do PSDB. Não saiu. Disse que se houvesse entendimento não insistiria na realização de prévias. Não insistiu. Avisou que tomaria uma posição em dezembro. Tomou.

Agora só está em aberto a questão do Senado. Pelo histórico, Aécio realmente não aceitará a vaga de vice, pois tem afirmado isso seguidamente. Só que o faz alegando ser mais conveniente ao partido ampliar alianças.

E se, mais à frente, concluir que o mais interessante para o PSDB é a chapa puro-sangue? Não terá mentido. Além disso, para o Senado há um complicador de nome Itamar Franco.

Convidado a entrar no PPS com a garantia de que poderia disputar uma cadeira de senador, Itamar fica praticamente sem chance se Aécio entrar na disputa.

Como há duas vagas em tese a serem divididas entre as duas maiores forças políticas do Estado, PT e PSDB, já que o PMDB deverá ter Hélio Costa como candidato a governador, se Aécio concorrer Itamar será um candidato quase certo à derrota.

A menos que o ex-presidente assuma a vaga de vice na chapa de Serra, o que, pelo menos por ora, está bem distante das cogitações do governador de São Paulo.

No momento sua preferência recai sobre o nome de Aécio.

Mas, como a cada dia a oposição enfrenta uma agonia, a preocupação central de Serra agora é saber como administrar o tempo até o anúncio oficial da candidatura.

Coisa que, apesar da aflição dos aliados, o governador continua disposto a fazer só no prazo originalmente previsto, fim de março, depois de inaugurar o Rodoanel, a linha nova do metrô e completar o prazo legal para a desincompatibilização do cargo.

A rigor, uma mera formalidade, já que o anúncio da "desistência" de Aécio torna desnecessário o ritual da escolha. Como desde o início estava posto, José Serra é o candidato.

Reforço

Antes mesmo de reformulada a redação da sentença do Supremo Tribunal Federal vinculando a decisão do presidente Luiz Inácio da Silva sobre a extradição de Cesare Battisti aos termos do tratado entre Brasil e Itália, o governo italiano já pretendia contestar o presidente no caso da manutenção de Battisti no Brasil.

O STF só deixou mais clara a situação. De todo modo o presidente da República é obrigado a se submeter ao tratado bilateral de extradição sob pena de o Brasil ser denunciado em tribunais internacionais e internamente acusado de crime de responsabilidade por descumprimento de lei federal.

A partir da publicação do acórdão do Supremo o presidente tem 40 dias de prazo (20 prorrogáveis por mais 20) para se pronunciar.

Agenda

Conforme o previsto, a Conferência Nacional de Comunicação virou, mexeu e chegou aonde queria chegar: à retomada da proposta de criação do Conselho Nacional de Jornalismo para dar ao Estado controle sobre as atividades da imprensa.

A boa notícia é que não há a menor chance de o plano prosperar para além das fronteiras do aparelho.

A má é a insistência na discussão do retrocesso. Dá trabalho, custa caro e desqualifica a democracia.

Herança

Descontados os prejuízos futuros contratados pela aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul, o maior e único beneficiário é o presidente Lula, que pôde mostrar a Hugo Chávez que controla o Congresso.

Lula cria fatos consumados cujos custos serão mais cedo ou mais tarde cobrados ao País. Como acontece com o aumento dos gastos do poder público e a expansão do tamanho do Estado.

Ele deixa a Presidência no que vem a cavaleiro, pois para todos os efeitos os malefícios serão debitados na incapacidade administrativa e na inabilidade política do sucessor. Ou sucessora.

-------------------

ELEIÇÕES 2010 (ILHA DE VERA CRUZ): SERRA, AÉCIO, ITAMAR, .... ''E QUEM MAIS VIER''

Aécio desiste de disputar Presidência

Aécio desiste da disputa com Serra


Autor(es): Agencia O Globo/Fábio Fabrini
O Globo - 18/12/2009

BELO HORIZONTE O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, anunciou ontem oficialmente que desistiu de disputar, com o governador de São Paulo, José Serra, a indicação do PSDB para ser o candidato à Presidência da República em 2010. Com isso, pelo menos por enquanto, Serra é o único candidato tucano, embora ainda não admita oficialmente a candidatura.

Em carta entregue ao presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e lida à tarde no Palácio da Liberdade, Aécio anunciou que desistiu de concorrer ao Planalto, sem citar Serra. Mais tarde, em entrevista ao site G1, disse que disputará o Senado em 2010, embora seu nome esteja à disposição do partido, em caso de um recuo de Serra. A forma como o comunicado foi feito, na ausência Serra e sem qualquer referência a ele, constrangeu líderes tucanos, que esperavam um gesto de unidade.

O pronunciamento de oito minutos foi feito após reunião com Guerra e o secretário-geral do PSDB, Rodrigo de Castro, um de seus principais aliados. Nela, o governador expôs os motivos de sua decisão, que teria sido tomada entre segunda e quarta-feira, embora, em declarações ao longo do mês, ele já desse sinais de sua desistência. No domingo, a coluna Panorama Político, do GLOBO, já anunciara que ele comunicara a Guerra que iria desistir.

Críticas à estratégia do PT para 2010

Aécio disse que defendeu as prévias como instrumento de escolha do candidato, mas que, por dificuldades operacionais ou opção da cúpula partidária, não conseguiu realizá-las. Ele citou os apoios de líderes e militantes do PSDB, colhidos ao longo de encontros pelo país. Mas justificou que, se levasse o projeto presidencial adiante, perderia o “timing” para construir um amplo arco de alianças em torno de sua candidatura, em contraponto à polarização entre petistas e tucanos.

— Devemos estar preparados para responder à autoritária armadilha do discurso plebiscitário e ao discurso que perigosamente tenta dividir o país ao meio, entre bons e maus, ricos e pobres — disse, no pronunciamento. — O que me propunha tentar oferecer de novo ao nosso projeto, no entanto, estava irremediavelmente ligado ao tempo da política, que, como sabemos, tem dinâmica própria. E, se não podemos controlá-lo, não podemos, tampouco, ser reféns dele. Sempre tive consciência de que uma construção com essa dimensão e complexidade não poderia ser realizada às vésperas das eleições — acrescentou.

Pesquisas também pesaram, admite

Na entrevista ao site, Aécio citou o desempenho de Serra nas pesquisas eleitorais como um dos motivos de sua escolha.

— Senti que havia certa preferência, a partir de indicadores de pesquisa, em torno do governador José Serra — disse o governador mineiro, descartando ser vice do paulista e prometendo trabalhar para que não haja racha no ninho tucano.

A reunião foi marcada na véspera por Aécio, que à tarde teria telefonado para Castro e Guerra, convocandoos a BH. O mineiro também teria ligado para Serra, que preferiu não comparecer.

Por volta das 11h de ontem, a carta foi entregue aos dois dirigentes tucanos no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador mineiro.

Em seguida, ele teria telefonado para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, informando-o da decisão, e novamente para Serra.

Castro não esclareceu qual foi a reação do governador paulista, nem se tentou demover Aécio. Disse apenas que o ex-presidente se solidarizou com o mineiro, depois de ouvir suas justificativas. Em 28 de outubro, Aécio sinalizou ao partido que levaria sua pré-candidatura somente até o fim do ano, como forma de pressionar os tucanos a uma decisão.

No início do mês, chegou a dizer que a definição sairia de conversa com Serra em encontro do partido marcado para a última sexta-feira em Teresina (PI). Após as declarações, o paulista teria desistido da viagem, segundo informaram fontes do partido, o que teria levado ao cancelamento do evento.

O gesto do governador contraria as pretensões de Serra, que pretendia levar até março o impasse sobre a candidatura tucana. Até lá, poderia se decidir, com base no comportamento das pesquisas, entre concorrer à Presidência ou à reeleição para o governo de São Paulo.

Em nota divulgada à tarde, Fernando Henrique Cardoso elogiou a decisão e chamou Aécio de construtor do futuro.

“O gesto do governador demonstra generosa compreensão do momento político. Não só Minas, mas todo o Brasil vê no governador qualidades de liderança que o credenciam a assumir as mais altas responsabilidades da República. Sua disposição para colaborar, com afinco e lealdade, com o PSDB para preparar o caminho que nos levará à vitória em 2010 fala mais forte do que qualquer outra consideração sobre nossas possibilidades de vitória”, escreveu o ex-presidente.

Após o anúncio de Aécio, Rodrigo Castro disse que o PSDB aguarda um posicionamento dele.

— O partido ainda não tem candidato.

É claro que há um caminho aberto agora para o governador José Serra.

Mas a decisão da candidatura depende do candidato, e o que se espera é uma declaração do governador.

Guerra evitou falar em disputa interna.

Afirmou que o partido entende o gesto de Aécio e que a convergência prevalecerá: — Vamos continuar juntos e vamos ganhar as eleições para fazer um Brasil parecido com o que ele (Aécio) defende.

Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) reabriu processo contra Aécio, o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel (PT), o atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), e seu vice, Roberto Carvalho (PT), por suposto abuso de poder econômico nas eleições municipais do ano passado. A ação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral .

-------------

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

18 de dezembro de 2009

O Globo

Manchete: O dia D do planeta

Líderes mundiais fazem reunião de emergência na madrugada, atrás de acordo

Depois do fracasso de ministros e diplomatas, que não chegaram a um consenso após 11 dias de intensas discussões, líderes mundiais passaram a madrugada reunidos, em busca, até o último instante, de um plano de combate às mudanças climáticas. Ontem, Brasil e China acertaram uma posição comum para pressionar os países ricos a aceitar um acordo com poder de lei. Em troca, permitiriam inspeções dos cortes de emissões financiados pela comunidade internacional. Brasil e França convocaram os 25 maiores emissores para fechar um acordo, que precisa ser assinado ainda hoje. (págs. 1, 48 e 49 e Míriam Leitão)

Entre opostos

Para negociar um acordo, o presidente Lula se reuniu ontem com líderes de posições opostas. Ele foi procurado pelo presidente da França, Nicolas Sarcozy, para uma cúpula de grandes poluidores. E, à noite, encontrou-se com os radicais presidentes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad; da Venezuela, Hugo Chávez; e da Bolívia, Evo Morales. (págs. 1 e 48)

Licença para desmatar

Projeto patrocinado pela bancada ruralista e aprovado na Câmara dos Deputados tira poderes do Ibama nos casos em que o licenciamento ambiental foi concedido por outros órgãos. "É o fim da fiscalização na Amazônia", disse o ministro Carlos Minc, que pediu para o presidente Lula vetar. (págs. 1 e 39)

Aécio desiste de disputar Presidência

Governador de Minas sai do páreo sem citar Serra, agora único pré-candidato do PSDB

O governador de Minas, Aécio Neves, anunciou ontem que desistiu de disputar a Presidência da República em 2010 pelo PSDB. Com isso, o único pré-candidato do partido passa a ser o governador José Serra, de São Paulo. Mesmo que demore a assumir oficialmente sua candidatura, Serra estará mais exposto a partir de agora; mais livre, porém, para negociar alianças. Ao ler a carta de desistência, Aécio não mencionou Serra, mas se disse disposto a colaborar com seu "esforço e lealdade para a construção da social-democracia brasileira". Para aliados, deixou a porta aberta para integrar a chapa como vice ou candidato, caso Serra desista mais à frente. O tucano paulista elogiou "o desprendimento" de Aécio. Aliados pressionarão o mineiro para ser o vice. (págs. 1, 3 a 8 e Merval Pereira)

Em 2010, déficit externo deve dobrar

O dólar barato - que estimula importações - e o aumento das remessas de lucros e dividendos de empresas farão o déficit nas contas externas subir para US$ 22 bilhões este ano, o que significa 22% a mais do que no ano passado, calcula o Banco Central. Com isso, a projeção para 2010 já é de US$ 40 bilhões, o que seria o maior rombo da História. (págs. 1 e 44)

Vereador é preso por chefiar milícia

Acusado de chefiar a milícia de Gardênia Azul, em Jacarepaguá, o vereador Cristiano Girão (PMN) foi preso ontem à tarde dentro da Câmara de Vereadores do Rio, no Centro. Ele está sendo acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. (págs. 1 e 20)

Uma defesa da educação na 1ª infância

Especialistas internacionais reunidos no Rio defenderam a importância da educação na primeira infância. Prêmio Nobel de Economia, James Heckman disse que este é o meio mais eficiente para conseguir êxito na escola. (págs. 1 e 18)

Hotel Nacional é arrematado em leilão (págs. 1 e 24)

Foto-legenda: Berlusconi Paz e Amor
Silvio Berlusconi deixa o hospital; ele disse que a dor não terá sido inútil se a Itália ficar mais tranquila. (págs. 1 e 47)

Confecom aprova mais de 600 propostas

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) aprovou 672 propostas a serem levadas ao governo e ao Congresso, muitas delas restritivas à liberdade de imprensa. Entre as sugestões estão a criação de um Conselho Federal de Jornalismo e a volta da Lei de Imprensa, derrubada pelo STF por ser inconstitucional. (págs. 1, 13 e editorial "Cartas marcadas")

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Aécio sai e amplia pressão sobre Serra
Governador de SP fala em ‘afinidade de valores’ com mineiro; para assessores de Lula, é uma ‘boa notícia’

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, anunciou a retirada de sua pré-candidatura à Presidência pelo PSDB. Mesmo sem citar José Serra em seu pronunciamento de sete minutos, Aécio lançou a responsabilidade pela definição da candidatura tucana para o governador de São Paulo.

A decisão de Aécio foi comunicada, antes do pronunciamento, ao próprio Serra e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em nota, Serra manifestou “afinidade de valores” com Aécio.

Apesar da desistência, a possibilidade de recuo permanece. “O governador José Serra não anunciando sua candidatura, nós teremos que conversar com o governador Aécio”, afirmou o deputado Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB.

Assessores do presidente Lula disseram que foi uma “boa notícia” o anúncio da desistência de Aécio. Eles afirmaram que, embora esteja atrás nas pesquisas, o mineiro teria mais potencial para crescer até a eleição do ano que vêm. (págs. 1 e A4 a A7))

Foto-legenda: Observado por Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, Aécio Neves anuncia a retirada da pré-candidatura à sucessão de Lula

Líderes tentam salvar cúpula do clima

A menos de 24 horas do fim da cúpula do clima, líderes mundiais convocaram reunião para tentar evitar o fracasso em Copenhague.

"Os que quiserem um fracasso, que assumam isso", afirmou o francês Nicolas Sarkozy, autor da ideia da reunião de emergência.


"Corremos o risco de sermos fotografados como os dirigentes incompetentes para tratar do planeta", disse o presidente Lula.

Nos bastidores, havia ceticismo. Segundo um importante negociador, a cúpula tende a se limitar a uma "declaração robusta". (págs. 1 e A18)

Chuvas matam mais 6 em SP; mortes chegam a 29 em 17 dias

As chuvas de anteontem mataram seis pessoas no Estado de São Paulo. Em 17 dias, foram 29 mortos. O total já supera o do verão passado (24 mortes de dezembro de 2008 a abril de 2009).

Inundada desde o dia 8, a rua Capachos (zona leste de SP) valorizou-se em até 187% na planta genérica que será usada para calcular o IPTU de 2010. A prefeitura começou a cadastrar ontem as famílias afetadas. (págs. 1 e C1)

Receita quer fiscal dentro de empresa que deve impostos

A Receita informou que poderá manter auditores dentro de empresas devedoras para acompanhar na boca do caixa o recolhimento dos tributos. O alvo é o contribuinte que “ sonega sempre”, afirmou o subsecretário Marcos Vinícius Neder.

Neder não citou o total de empresas que poderão ser atingidas nem o tamanho das dívidas. Segundo ele, a medida é “dura” e será usada “com parcimônia”. (págs. 1 e B1)

Liminar do STF faz Sean Goldman, 9, ficar no Brasil

Sean Goldman, 9, ficará no Brasil pelo menos até fevereiro de 2010, devido a liminar concedida por Marco Aurélio Mello, do STF. O Tribunal Regional Federal havia ordenado a entrega do menino ao pai, o americano David Goldman. A Secretaria de Estado dos EUA se disse “decepcionada”. (págs. 1 e C8)

Foto- legenda: De volta para casa

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, acena a repórteres ao chegar à casa dele, depois de deixar hospital em Milão, onde ficou por quatro dias se recuperando de uma agressão no rosto (págs. 1 e A16)

Fernando de Barros e Silva: Se governador paulista desistir, terá de pagar caro

A janela que convoca José Serra para a guerra – faça chuva ou faça sol – foi aberta pelo governador de Minas, Aécio Neves. Isso não quer dizer que Serra “já é” candidato, mas que o preço político a pagar por uma eventual desistência agora ficou muito alto. (págs. 1 e A2)

Ex-vereador morre depois de se dizer ‘laranja’ de igreja

Waldir Abrão, ex-vereador do Rio e ex-diretor da Igreja universal, registrou em 18 de novembro declaração na qual afirmou que a igreja o usou como “laranja”.

Abrão, 81, morreu oito dias depois, após ter sido achado ferido em seu prédio. A polícia investiga. A Universal não falou. (págs. 1 e A10)

Editoriais

Leia “Cortinas de fumaça”, acerca da proposta de Constituinte; e “Alagados”, sobre inundação em SP. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Aécio sai da disputa e abre espaço para chapa com Serra
Mineiro diz que sua costura de alianças ficou comprometida pela demora da definição tucana

O governador de Minas, Aécio Neves, anunciou que desistiu da candidatura à Presidência pelo PSDB. A decisão deixa o governador de São Paulo, José Serra, como único nome tucano para a disputa. Pressionado a aceitar a vaga de vice de Serra, Aécio não disse o que fará nas eleições. O mineiro chegou a convidar o paulista para participar de seu pronunciamento, mas Serra declinou, alegando compromissos. No texto que leu, Aécio disse que sua intenção era obter "um perfil mais amplo" de alianças e deixou claro que a decisão de Serra de só se definir sobre a candidatura em março minaria esse esforço. Ele advertiu ainda que o partido deve evitar o "confronto plebiscitário", em alusão à estratégia petista de opor o presidente Lula ao ex-presidente FHC. Em nota, Serra disse que concorda com Aécio e afirmou: "Não somos semeadores da discórdia". (págs. 1 e A4 a A8)

Frase
Aécio Neves
Governador de Minas
"(Defendi) um perfil de alianças mais amplo do que o que se insinua em 2010"

Foto-legenda: Oficial - Aécio Neves anuncia no Palácio da Liberdade, ao lado do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, a desistência da candidatura

Análises: Dora Kramer

Roteiro original

O anúncio da "desistência" de Aécio Neves torna desnecessário o ritual da escolha: José Serra é o candidato. Desta vez, o PSDB cumpre o roteiro original. (págs. 1 e A8)

Análises: João Bosco Rabello

Um vice com mais poder?

A crise do DEM explica, em parte, a antecipação do anúncio de Aécio. Outro fator é o atrito entre o PMDB e o presidente Lula. Decisivo, Aécio pode ser vice com mais poder. (págs. 1 e A7)

Receita põe fiscal dentro de empresas devedoras

A Receita adotou medida de exceção para fiscalizar pessoas jurídicas devedoras de tributos. A partir de janeiro, as empresas apontadas pela área de fiscalização como inadimplentes sistemáticas poderão ter de conviver diariamente com um fiscal dentro do estabelecimento, controlando o caixa e a movimentação financeira. Além disso, as empresas sujeitas ao regime terão reduzido à metade o prazo para pagar os tributos. (págs. 1 e B1)

Frase
Marcos Neder
Subsecretário da Receita
"Estão vindo algumas maldades por aí. Aos poucos, vocês vão ver"

BC prevê déficit externo de US$ 40 bi no ano que vem

O déficit em conta corrente até novembro soma US$ 18 bilhões. E a projeção do Banco Central (BC) para 2010 é de US$ 40 bilhões. Segundo o BC, essa escalada não preocupa, porque a entrada de investimentos diretos deve atingir US$ 45 bilhões, mais do que suficiente para cobrir o rombo. (págs. 1 e B7)

Conferência do Clima acaba hoje sob risco de fracasso

A Conferência do Clima chega ao fim hoje com a perspectiva de fracasso. Negociações intensas entre os 193 países participantes tentavam superar os impasses e impedir que a adoção de um novo protocolo climático seja adiada por pelo menos seis meses. (págs. 1, A23 e A24)

Relatório cita 36 panes iguais à do voo da Air France

Entre 12 de novembro de 2003 e 7 de agosto deste ano, houve 36 incidentes em aviões da Airbus envolvendo os sensores de velocidade (sondas Pitot). A conclusão é do órgão francês que apura a tragédia do voo 447 (Rio-Paris) da Air France, que deixou 228 mortos em junho. (págs. 1 e C1)

Supremo mantém o garoto S. no Brasil

O Supremo Tribunal Federal suspendeu ontem decisão da Justiça do Rio que determinava a entrega do garoto S., de 9 anos, ao pai biológico, o americano David Goldman. O pedido foi feito pela avó do menino. Goldman chegou ontem ao Rio. (págs. 1 e C5)

Justiça aceita denúncia no caso da fraude do Enem

A Justiça aceitou ontem a denúncia do Ministério Público contra os quatro fraudadores da prova do Enem. Eles só não devem ser processados por peculato (furto praticado por servidor público). As demais acusações no caso foram aceitas. (págs. 1 e A29)

Itália: Berlusconi pede 'calma' na política

O premiê fez o apelo ao deixar o hospital, onde ficou internado após ter sido agredido. (págs. 1 e A20)

Chuvas em SP: Mortos chegam a 29 em dezembro

Somente anteontem o temporal fez seis vítimas. Entre elas, uma menina de 4 anos. (págs. 1 e C4)

Foto- legenda/ Litoral de SP: esgoto no mar

Crianças brincam em córrego poluído na Praia do Saco da Capela, em Ilhabela: pelo menos metade do esgoto - ou 1,5 mil litros por segundo - produzido nas 13 cidades do litoral paulista é despejada sem tratamento no mar e no lençol freático. (págs. 1 e C4)

Notas e Informações: A exumação de uma ameaça

A Fenaj exumou a sua nefasta iniciativa de criar o Conselho Nacional de Jornalismo. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Aécio desiste e abre campanha
Decisão força José Serra a sair como o rival do PT

A principal definição para a sucessão presidencial foi dada com a desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de concorrer, em favor do colega de São Paulo, José Serra. Aécio, que queria propor prévias internas, alegou falta de tempo hábil para cooptar partidos da base governista. Para cientistas políticos ouvidos pelo JB, o anúncio abre, de fato, a campanha por forçar Serra a assumir que será o rival de Dilma Rousseff. O PT considerou a desistência "previsível" e anunciou que não pretende rever sua estratégia para as eleições. (págs. 1 e País A6)

Lula pede mais ação dos ricos na COP 15

Num discurso politicamente correto mas sem brilho, segundo especialistas ouvidos pelo JB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou que os líderes de países ricos presentes à Conferência do Clima, em Copenhague, assumam maiores responsabilidades em relação ao combate ao aquecimento global. (págs. 1 e Vida, Saúda & Ciência A21)

Maracanã terá mudança radical

A Suderj divulgou ontem detalhes da reforma do Maracanã para a Copa 2014, que começa em setembro. A maior das mudanças: os anéis da arquibancada e das cadeiras comuns formarão um lance só de assentos. E o sorridente Dodô apresentou-se ao Vasco. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3, Esportes A24)

Proposta limita capital na mídia

A Conferência Nacional de Comunicação decidiu, ontem, encaminhar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva proposta de reduzir de 30% para 10% a participação de capital estrangeiro em empresas nacionais de comunicação. Outras propostas polêmicas foram aprovadas. (págs. 1 e País A8)

Liminar do STF mantém menino Sean no Brasil

O Supremo Tribunal Federal concedeu liminar à avó materna do menino Sean para que ele permaneça no Brasil - suspendendo decisão do Tribunal Regional Federal, que dera prazo de 48 horas para que o garoto voltasse aos Estados Unidos. O pai, David Goldman, está no Brasil para levar o filho. (págs. 1 e Internacional A19)

Coisas da política

Aécio: só um movimento no tabuleiro. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Itamar ou Agripino para vice de Serra. (págs. 1 e A4)

Editorial

STF tem a última palavra no caso Battisti. (págs. 1 e A2)

Sociedade Aberta

Dalmo Dallari
Professor e jurista

Extradição sob a ilegalidade. (págs. 1 e A11)

Sociedade Aberta

Carlos Alberto Taull
Arquiteto

Pisos contra as enchentes. (págs. 1 e A11)

-------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-------------------