PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, novembro 19, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] CINEMA MUDO




[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

SAÚDE III: TAMANHO E PUBERDADE

Saúde

Tamanho é documento

As crianças estão cada vez mais altas. E as baixinhas se sentem
mais deslocadas. A boa notícia é que há tratamento para o crescimento
abaixo da média


Juliana Linhares
Fotos Marcio Honorato/Agnews, Ron Edmonds/AP e Gabriela Andrade e Felipe Assumpção/Photo Rio News
COMO OS SEUS PAIS
Quase olho no olho: Ronald, 9, a 3 centímetros de alcançar Milene; Malia, 11, quase igual a Michelle; e Sasha, 11, na orelha de Xuxa


Onde é que essas crianças vão parar? Ao que tudo indica, muito acima da população adulta atual. O programa acelerado de crescimento que está transformando os baixinhos em altinhos é evidente em qualquer ambiente social, em especial os que reúnem crianças naquela fase de esticamento da pré-adolescência. Os números comprovam: de 1974 a 2003, ano da última grande contagem oficial de altura da população, constatou-se que as crianças e os jovens brasileiros ficaram de 5 a 12 centímetros mais altos. "Isso se deve a décadas de vacinação em massa, à melhoria das condições sanitárias, ao controle de doenças infecciosas que prejudicam o crescimento e também à inserção de um cardápio mais nutritivo desde a tenra infância, com alimentos como carne, leite e cereais", explica o nutrólogo Mauro Fisberg, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A consequência, segundo Fisberg, é que atualmente as crianças sadias crescem de 6 a 7 centímetros por ano entre os 2 e os 9 anos e de 8 a 10 centímetros entre os 9 e os 15 anos. Às vezes, bem mais que isso, como demonstram os filhos de pais excepcionalmente altos retratados nestas páginas.

Aos 11 anos completados em julho, Malia, a filha mais velha do presidente Barack Obama (1,88 metro), está batendo na orelha da mãe, Michelle (1,82 metro). Sasha, filha de Xuxa Meneghel (1,77 metro) e Luciano Szafir (1,90 metro), também tem 11 anos e parece que em algum momento vai olhá-los de cima. O menino escolhido para viver seu, por assim dizer, par romântico no filme infantil O Mistério de Feiurinha, Bernardo Mesquita, mede 1,82 metro. Robusto desde bebê, Ronald, o filho do jogador Ronaldo (1,83 metro), olha diretamente nos olhos da mãe, Milene. Não seria muito impressionante, já que ela mede 1,60 metro, não tivesse Ronald apenas 9 anos. "O Ronald está com 1,57 metro. É o maior da classe dele e também do time de futebol. Está tão grande que compro camisetas para meninos de 14 anos e sapatos tamanho 40", descreve Milene. "Filhos de pais muito altos têm chances muito grandes de ser os mais altos da classe. Mas essas crianças não necessariamente se tornarão adultos enormes. Pode ser que o Ronald, que não tem mãe muito alta, não cresça até a juventude na mesma velocidade que cresceu até agora", explica Fisberg.

Como tudo na vida em geral, e em especial no sensível período do fim da infância ao início da adolescência, sair do padrão, nem que seja por uma característica desejada como a altura, cria problemas. As crianças mais altas se queixam dos apelidos, da eterna posição no fundo das fotografias, da falta de jeito da pré-puberdade, quando ainda não se sentem à vontade com seu tamanho. Mais difícil ainda, nesse ambiente de estirados, é ser mais baixinho que a média. A médica Leda Barone, 48, de São Paulo, lembra-se do dia em que o filho Michel, então com 6 anos, chegou mudo em casa. Com muito esforço, conseguiu arrancar que ele havia sido vetado pelos outros meninos no futebol da escola por ser pequeno. Michel tinha 1,09 metro e era mais baixo que o irmão de 4 anos. "Ele disse que não aguentava mais ser chamado de tampinha e que percebia que eu encurtava as calças dele, coisa que não fazia com meu outro filho", conta Leda. Sob orientação de um pediatra, Michel começou a tomar injeções do hormônio do crescimento, o GH. Durante dois anos e meio, enfrentou o tratamento feito com seis injeções por semana. Em julho, foi liberado: aos 9 anos e 8 meses, Michel mede 1,34 metro, 2 centímetros a menos que a média da idade aferida pela Organização Mundial de Saúde, mas o suficiente para mudar de faixa. "Sem o medicamento, ele tinha um prognóstico de chegar aos 18 anos com 1,60 metro. Agora, deve chegar a 1,70. Não será altíssimo, mas, pelo menos, vai alcançar o máximo de altura que seu corpo pode ter", diz Leda.

O tratamento com o hormônio GH sintético, indicado para crianças que não o produzem normalmente, é o mais frequente para meninos e meninas que crescem bem abaixo da média. Para casos específicos de meninas, existe um outro tipo de tratamento hormonal, destinado a postergar a puberdade precoce, quando surgem sinais de que a primeira menstruação está por vir antes do tempo. "A puberdade ‘fecha’ as áreas de crescimento dos ossos e interrompe seu desenvolvimento", diz Luis Eduardo Calliari, pediatra e endocrinologista do Hospital São Luiz e professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa. Os tratamentos são caros e demorados, mas cada centímetro soa como uma vitória. "Ser alto hoje em dia é quase fundamental para conquistar boas oportunidades profissionais e sociais. A questão é que nem todo mundo pode ser assim. Os novos tratamentos trazem esperança para muitas crianças", resume o nutrólogo Fisberg.

-------------

http://veja.abril.com.br/181109/tamanho-documento-p-104.shtml

-------------

SAÚDE II: XÔ! SEDENTARISMO...

Medicina

Você está no comando?

Conhecer o funcionamento do organismo é o primeiro passo para a longevidade saudável e feliz. E nunca é tarde para começar a se cuidar: a partir dos 50 anos, é possível controlar 80% do destino de sua saúde. Sim, até mesmo para quem foi relapso nas décadas anteriores


Adriana Dias Lopes e Naiara Magalhães

Se você chegou aos 50 anos varando as noites no escritório, trocando a ginástica por uma horinha a mais na cama, driblando a salada e os grelhados, é bem provável que tenha desistido de levar uma vida saudável, porque "é tarde demais". Pois bem, a ciência da longevidade traz boas-novas. Se você chegou aos 50 anos com uma rotina pouco saudável, mas livre de doenças mais graves, saiba que tem 80% de chance de chegar à velhice, e em boa forma (os outros 20% continuam a caber à genética). Ou seja, quanto e como viver daqui para a frente está em suas mãos. Basta não achar que é tarde demais para mudar. "Modificar os maus hábitos aos 50 é quase tão bom quanto nunca tê-los tido", diz o médico Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. E a chave para o envelhecimento proveitoso e feliz é não fumar, praticar exercícios físicos, dormir bem, alimentar-se de forma adequada, evitar o stress e blá-blá-blá... A ladainha dos hábitos saudáveis sempre foi muito maçante, convenhamos. Mas um livro lançado nos Estados Unidos pode tornar a coisa menos chata e até divertida. Com uma linguagem bastante simples, a versão atualizada e ampliada de Você: Manual do Proprietário, dos médicos americanos Michael Roizen e Mehmet Oz, é um dos mais ricos compêndios sobre o funcionamento do corpo humano, a importância de prevenir os efeitos do envelhecimento e, principalmente, como fazê-lo. Uma das lições do primeiro capítulo: "Conhecer seu corpo lhe dá o poder de mudá-lo, mantê-lo e fortalecê-lo".

O poder de cada um sobre o destino de sua própria saúde, paradoxalmente, aumenta com o passar do tempo. "Quanto mais velho você for, maior será esse controle", disse Roizen em entrevista a VEJA. Médico da Cleveland Clinic, Roizen foi o criador, na década de 90, do conceito da idade real. Ele sustenta que as pessoas não têm necessariamente a idade indicada em seus documentos. Do ponto de vista biológico, podem ser mais jovens ou mais velhas, dependendo do modo como cuidam de si mesmas ao longo da existência. Conforme os anos avançam, enquanto os genes vão perdendo a capacidade de causar maiores danos por si só, o estilo de vida ganha mais relevância. Em geral, as doenças genéticas se manifestam nos primeiros vinte anos de vida. Depois dessa fase, são os hábitos que ativam ou não os genes associados à maioria das doenças crônico-degenerativas. Para se ter uma ideia de tal equação, basta lembrar que a genética controla cerca de 75% do desenvolvimento de um feto. Se o embrião carrega mutações genéticas graves, ainda que a mãe siga todos os preceitos da boa gestante, ele não vinga. É um dos mecanismos biológicos mais importantes para a proteção e a perpetuação da espécie. Se o feto, no entanto, possui uma genética favorável, mesmo que ele seja exposto a comportamentos inadequados da mãe, como fumar ou beber, ainda são boas as chances de ele nascer com saúde.

Na corrida em busca da longevidade feliz, os "saudáveis de última hora" largam em desvantagem em relação aos "sempre saudáveis", mas, na maioria das vezes, conseguem alcançá-los. Para constatar os benefícios de tal reviravolta, tente identificar na academia os alunos recém-matriculados, os que se exercitam há seis meses e os que treinam há seis anos. Os novatos são facilmente reconhecíveis: além da roupa nova e dos tênis branquinhos, sobram gordurinhas e falta tônus muscular. Já quanto aos outros dois tipos, ganha um prato de salada quem conseguir notar a diferença. "Seja qual for a idade, quem pratica atividade física há seis meses se aproxima muito mais de quem se exercita há seis anos do que de quem ainda está abandonando o sedentarismo", diz Jacob Filho. Os benefícios proporcionados pelos hábitos saudáveis não demoram a ser sentidos – e notados. Com a palavra, Roizen: "Em geral, num prazo que não ultrapassa três semanas, você passa a se sentir melhor. E, em três meses, já percebe que tem mais energia". Essa é a sensação que, segundo ele, resulta do controle sobre o destino de nossa saúde.

O grau de domínio que temos sobre nosso organismo está estampado em nossa aparência – e não apenas em nossas células, fibras musculares, neurônios ou hormônios. "A aparência física é o espelho do autocuidado", define o médico Renato Maia Guimarães, presidente da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria. Obviamente não se trata aqui de uma avaliação de beleza. Devem-se desconsiderar também as intervenções feitas com o intuito de disfarçar a passagem do tempo, como as cirurgias plásticas ou as injeções de Botox. Uma pele sem viço e manchada, por exemplo, pode ser indício de que a pessoa abusa do cigarro, economiza no filtro solar ou não toma água em quantidade suficiente. Mas talvez o maior marcador de saúde, no campo das aparências, sejam os dentes. "Quem não cuida da saúde bucal não cuida de vários outros aspectos", diz Guimarães. Além da higiene inadequada, dentes amarelados e manchados podem significar excesso de nicotina ou de açúcar. Dentes muito pequenos podem ter sido desgastados em crises constantes de ansiedade. Gengivas vermelhas e inchadas podem indicar inflamações decorrentes de um quadro de diabetes malcuidado. Parafraseando o escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), só os maus médicos não julgam pela aparência.

Embora os conhecimentos da medicina avancem a passos largos e se disseminem num ritmo ainda mais intenso, por que as pessoas têm tanta dificuldade de mudar seus hábitos de vida? "Um dos maiores obstáculos é o desconhecimento sobre o funcionamento do próprio organismo", diz o geriatra Ângelo Bós, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. No livro Você: Manual do Proprietário, pelo menos a metade do conteúdo é dedicada a desvendar alguns dos mitos levados pelos pacientes aos consultórios de Roizen e Oz. A seguir, os mais comuns deles:

Você saberá quando o infarto estiver se aproximando

Cerca de 30% dos infartos são assintomáticos. Ou seja, não causam dor no peito, suor excessivo ou falta de fôlego. "A ausência de sintomas é comum entre os pacientes vítimas de um infarto de pequena proporção ou entre os diabéticos", explica o cardiologista Marcus Malachias. Nesse último caso, o excesso de glicose no sangue danifica os nervos, alterando sua capacidade de conduzir o estímulo da dor.

Uma artéria com 90% de obstrução é mais perigosa do que uma artéria com 50% de obstrução

O infarto não ocorre somente pelo entupimento arterial. Ele também pode ser causado pelo rompimento das placas de gordura. As placas menores têm consistência mais gelatinosa e, por isso, são mais propensas a se romper. Como são mais enrijecidas, as placas maiores oferecem menos perigo. A obstrução provocada pelo rompimento de uma placa pode acontecer a qualquer momento. A obstrução desencadeada pelo crescimento de placa, por sua vez, é gradual.

Quanto mais caros são os tratamentos dermatológicos, maior é o benefício para a pele do rosto

"Com 70 reais por mês, é possível manter a pele do rosto dez anos mais jovem", diz o dermatologista Adilson Costa, da PUC de Campinas. É o suficiente para comprar um produto composto de três ingredientes antienvelhecimento básicos: ácido retinoico, fator de proteção solar e substâncias hidratantes.

A desinformação sobre o funcionamento do próprio corpo, por mais estranho que pareça, começa na escola. O corpo humano é apresentado aos alunos por meio de explicações excessivamente teóricas e, não raro, superficiais. Tome-se como exemplo o que um estudante de 10 anos aprende nos livros didáticos sobre o coração: "O coração é um órgão oco. Dentro dele existem quatro cavidades, duas em cima e duas embaixo. É nessas cavidades que o sangue entra e sai quando é bombeado. As cavidades superiores são chamadas de átrios e as inferiores, de ventrículos...". Está correto, mas também é... desprovido de coração, por assim dizer. "A informação se torna interessante sobretudo se for relacionada a um contexto", afirma a bióloga Regina Pekelmann Markus, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. No caso do ensino do corpo humano, isso significa associar seus mecanismos à saúde, às doenças, a hábitos de vida. É de criança que se aprende a ficar velho.

---------------

http://veja.abril.com.br/181109/voce-esta-comando-p-130.shtml

--------------

SAÚDE: BACTÉRIAS OBESAS

Bactérias do intestino podem ser a causa da obesidade, diz estudo


Pesquisadores americanos afirmam que conjunto de microrganismos presentes no intestino humano pode favorecer o aumento de peso

REDAÇÃO ÉPOCA

Dieta inadequada, falta de exercícios físicos e fatores genéticos. Todo mundo que sofre com problemas de peso conhece de cor os fatores mais comuns que levam à obesidade. Porém, os cientistas também sabem que esses três fatores não explicam de maneira adequada todos os casos da doença.

Um estudo publicado nesta quinta-feira(12) na revista Science Translational Medicine mostra que as bactérias do intestino também desempenham um papel fundamental no controle do peso. Os cientistas sugerem que uma dieta com um alto teor de gordura e rica em açúcar pode alterar a composição das bactérias no intestino, favorecendo o ganho de peso.


De acordo com o pesquisador Jeffrey Gordon, da Universidade Washington em St. Louis, no Missouri , essas bactérias fazem parte de um universo de dezenas de trilhões de micróbios que vivem no trato intestinal. Eles realizam uma enorme gama de funções vitais, inclusive ajudando a regular as calorias que o organismo obtém a partir de alimentos e das reservas de gorduras do corpo.

O novo estudo baseia-se em pesquisas anteriores realizadas em ratos que mostram que o conjunto de microorganismos presentes no intestino de ratos obesos tem uma quantidade maior de um tipo de bactéria chamada Firmicutes e menor de um outro tipo, chamado Bacteroidetes (ambas presentes no intestino humano).

Gordon, que conduziu a pesquisa anterior, experimentou novamente sua teoria nos roedores. Desta vez, porém, ele e sua equipe usaram ratos especialmente criados sem uma flora intestinal própria. Em seguida, os pesquisadores transferiram as bactérias do intestino humano para os camundongos. Em outra etapa, os roedores foram alimentados com dietas típicas dos humanos.

Quando um grupo de ratos foi alimentado com uma dieta ocidental, rica em gordura e açúcar, eles ganharam peso e a quantidade de bactérias do tipo Firmicutes aumentou, enquanto as do tipo Bacteroidetes diminuiu. Em ratos que receberam uma dieta pobre em gordura e açúcar, a distribuição dos grupos de bactérias foi o oposto e os animais permaneceram magros.

Os resultados sugerem que um perfil do intestino poderia servir como uma ferramenta de diagnóstico para identificar quem pode ter uma propensão para a obesidade. Se, por exemplo, o ambiente intestinal contém uma dominância de Firmicutes, o indivíduo pode estar predisposto a digerir calorias de uma forma que pode levar a um maior armazenamento de gordura no organismo.

Para Gordon, a pesquisa poderá levar à identificação de marcadores microbianos que fariam uma espécie de perfil de magreza ou obesidade que pode ajudar as pessoas a entenderem como seus corpos são suscetíveis à ingestão de calorias.

---------------
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI104698-15257,00.html
--------------


''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

19 de novembro de 2009

O Globo

Manchete: STF aprova extraditar Battisti, mas deixa decisão para Lula

Pela primeira vez Supremo dá a palavra final sobre tema para chefe de Estado

O Supremo Tribunal Federal deixou para o presidente Lula a decisão final sobre o destino do ex-militante de extrema esquerda italiano Cesare Battisti, preso no Brasil desde 2007. Num julgamento polêmico, o STF autorizou, por 5 votos a 4, a extradição de Battisti, condenado em seu país por participação em quatro homicídios nos anos 70. Mas, pelo mesmo placar, decidiu que Lula tem poderes para descumprir a orientação e manter o italiano no Brasil. Pela primeira vez na história do Supremo, os ministros consideraram que processos de extradição são casos de política internacional e que a palavra final cabe ao chefe de Estado. A decisão foi uma vitória do Planalto - que, agora, deverá manter Battisti no Brasil, alegando questões humanitárias. (págs. 1 e 3)

'Lula', o filho do capital

Filme sobre trajetória do presidente é financiado por grandes empresas, até com doações ocultas

Uma história emocionante, um cineasta sagaz, muito dinheiro e empresas interessadas em agradar ao governo resultam no maior lançamento da temporada. "Lula, o filho do Brasil" poderia ter sido filmado em qualquer um dos últimos 30 anos em que Lula protagoniza a vida política do país. Mas está sendo criticado por ser lançado justamente em cima da eleição presidencial. (págs. 1 e 8 a 14)

Multidão sim; ovação, não

Abrindo o 42º Festival de Cinema de Brasília, "Lula, o filho do Brasil" superlotou a sala em que foi exibido; o filme tem qualidades, mas não foi ovacionado, como se esperava.

'Ou é uma imensa obra de bajulação ou de propaganda. Acho que as duas coisas. É propaganda eleitoral de encomenda, embora o sr. Barreto diga que não'

Roberto Romano, professor de Ética (Unicamp)


'Agora vem a patrulha ideológica, como dizia Glauber. Desde o início do cinema brasileiro, empresas patrocinam filmes. Não podemos ser moralistas. É uma produção comercial'

Antonio Valverde, professor de Ética (PUC-SP e FGV)


Foto legenda: Cena do filme sobre a vida de Lula: lançamento de oportunidade

Propaganda de carro da GM elogia governo

O Agile, novo carro da Chevrolet (pertencente à GM), chega às ruas com "chapa branca". No ar há um mês, a campanha publicitária do automóvel elogia o governo brasileiro. Feito pela McCann Erickson, o comercial associa o veículo a coisas que pareciam impossíveis - e lista conquistas do país nas últimos 15 anos, como inflação sob controle e empréstimos feitos ao FMI. E diz que, há seis meses, ninguém imaginava "uma luz no fim do túnel". (págs. 1 e 15)

Ilegal. E Daí?: Proibição de caminhões é letra morta

Criado há um ano e seis meses para tentar melhorar o fluxo do trânsito na hora do rush, o polígono de restrição a veículos de carga e descarga virou fumaça. Ontem, equipes do GLOBO flagraram vários exemplos de desrespeito à lei em ruas da Zona Sul e do Centro, onde é proibida a circulação de carros de entrega entre 6h e 10h, e 17h e 20h. Para a Secretaria Municipal de Transporte, a solução é, além da intensificação da fiscalização dos agentes nas ruas, a instalação de novos pardais. (págs. 1 e 18)

Foto legenda: Às 7h30m, um caminhão desrespeita a proibição de descarregar na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, onde a infração já virou rotina

Brasil tributará investimentos na Bolsa de NY

O governo decidiu adotar nova medida para restringir capital estrangeiro e passará a cobrar 1,5% de IOF em novas emissões de empresas brasileiras no exterior. O foco são papéis na Bolsa de Nova York. (págs. 1 e 29)

Dólar, que Mantega quer alto, cai

Um dia após o ministro da fazenda ter dito que com câmbio de R$ 2,60 seria possível vencer exportadores chineses e coreanos, o dólar continuou caindo. Chegou a R$ 1,704. Mas, no fechamento, a moeda acabou estável, a R$ 1,717. (págs. 1 e 30)

PT volta a pedir sanções para imprensa

No texto que enviará à Conferência Nacional de Comunicação, o PT volta a defender controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa. (págs. 1 e 15)

Charge Chico: Vovozinha pergunta

- Seu Lobão, seu Lobão: em caso de apagão, qual a solução?

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Lula tentará manter Battisti no país

Por 5 a 4, STF autoriza extradição do terrorista para a Itália, mas deixa para o presidente decisão sobre o caso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá buscar saídas jurídicas para manter no país o terrorista italiano Cesare Battisti, cuja extradição foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal. A Advocacia-Geral da União foi acionada para tratar disso, segundo a Folha apurou.

Após intensos debates, o STF decidiu pela extradição do italiano, mas delegou a Lula a última palavra. As duas decisões foram pelo apertado placar de 5 a 4.

Acusado de ter se envolvido em quatro assassinatos nos anos 70, quando militava na extrema esquerda, Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália.

Tratado com os italianos permite negar a extradição desde que a recusa seja justificada. No caso de Battisti, Lula teria de alegar risco de "perseguição" por razões políticas, entre outras. O argumento, porém, é semelhante ao usado por Tarso Genro (Justiça) para dar refúgio ao terrorista, o que provocou protestos. (págs. 1 e Brasil)

Foto legenda: Manifestante que pedia a libertação do italiano Cesare Battisti caída após ter sido expulsa do prédio do Supremo por seguranças

BNDES aprova empréstimo à Oi de R$ 4,4 bi, o maior desde 98

O BNDES aprovou um empréstimo de R$ 4,4 bilhões para o grupo Oi/Brasil Telecom. É o maior financiamento concedido a grupo de telecomunicações no país desde a privatização do Sistema Telebrás, em 1998.

A compra da BrT pela Oi, em 2008, já fora viabilizada pelo governo. Segundo o BNDES, o grupo tem as maiores metas de expansão a cumprir e a maior área de concessão de serviço. (págs. 1 e B6)

Fernando de Barros e Silva: Filme de Lula tem clichês como nunca antes neste país

"Lula, o Filho do Brasil" é incrivelmente ruim. Fábio Barreto transformou uma vida única em vida exemplar; a biografia de Lula foi idealizada. Tudo é didático e infantilizante, e o repertório de clichês parece vasto como nunca antes na história do cinema deste país. (págs. 1 e E3)

Dinheiro: Governo taxa negócios com ações brasileiras em Bolsa no exterior (págs. 1 e B1)

Empreiteira de via que ruiu no Rodoanel tinha sido barrada

Uma das construtoras responsáveis pelo viaduto do Rodoanel que ruiu, a Carioca Engenharia havia sido excluída da licitação pela Dersa por não ter comprovado capacidade técnica. A empresa entrou na obra após se unir ao consórcio vencedor.

Segundo a Dersa, a Carioca "estava e está habilitada". O consórcio, que inclui OAS e Mendes Jr., não se manifestou sobre a exclusão anterior da Carioca. (págs. 1 e Pág. Esp. C4)

Bebê morre em SP depois de ser esquecido em cano pela mãe

Uma menina de cinco meses de idade morreu após ter sido esquecida pela mãe por cerca de seis horas dentro de um carro parado em local sem sombra na Vila Prudente (zona leste de São Paulo).

A mãe foi indiciada por homicídio culposo (sem intenção de matar). Ela disse ter se esquecido de deixar a filha na creche. (págs. 1 e Pág. Esp. C9)

Um pai e seu filho de 2 anos caíram do 18º andar de um prédio em SP; para polícia, o pai jogou a criança e depois se atirou. (págs. 1 e C5)

Editoriais

Leia "Dualidade nas urnas", sobre o papel do TSE, e "O poder de Pequim", acerca da visita de Obama à China. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: STF deixa para Lula decisão sobre Battisti

Extradição de italiano é aprovada, mas palavra final caberá ao Planalto

O Supremo Tribunal Federal resolveu ontem, por 5 votos a 4, que cabe ao presidente Lula decidir se o ativista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por homicídio, deve ser extraditado. Desse modo, a extradição é tratada como questão de política externa. Em votação anterior, também com placar de 5 a 4, os ministros do STF concluíram que o pedido de extradição feito pela Itália é legal - a maioria dos votos considerou que o ativista foi condenado por crimes comuns, e não políticos, base para o refúgio concedido pelo ministro Tarso Genro (Justiça). O STF entende ainda que a Itália tem de se comprometer a transformar a prisão perpétua em 30 anos de reclusão, pena máxima no Brasil. (págs. 1 e A4)

Governo tenta evitar mudança na aposentadoria

Projeto combatido pelo Planalto retoma critério anterior à reforma

O projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que trata do fim do fator previdenciário ressuscita critério anterior à reforma da Previdência feita em 1998. O cálculo da aposentaria voltaria a ter como base os últimos três anos de contribuição - o que, na maioria dos casos, permitiria a obtenção de benefícios mais altos do que hoje. Os opositores do projeto temem pelas contas da Previdência. (págs. 1 e B4)

Ação negociada no exterior pagará IOF

O governo anunciou que cobrará 1,5% de IOF sobre a compra de ações de empresas brasileiras negociadas no exterior. A medida visa a conter a migração de recursos da bolsa brasileira para a de Nova York. (págs. 1 e B5)

Foto legenda: Cansaço - Aposentados dormem no corredor de acesso ao plenário da Câmara: pressão sobre deputados para garantir aprovação do projeto

BNDES dá empréstimo de R$ 4,4 bi ao Grupo Oi

O BNDES liberou R$ 4,4 bilhões ao Grupo Oi, o maior empréstimo da instituição a uma empresa de telecomunicações. O valor é destinado a expansão, e não para melhorara perfil da dívida da Oi, de R$ 21,1 bilhões. O BNDES é o maior sócio da controladora da tele, mas nega que o financiamento tenha a ver com essa relação. (págs. 1 e B1)

Viaduto do Rodoanel que caiu já estava quase pago

Relatório do TCU aponta que antes mesmo de serem concluídas, as obras dos viadutos do Rodoanel sobre a Rodovia Régis Bittencourt já foram quase totalmente pagas pelo governo de São Paulo. O tribunal lista uma série de adiantamentos pagos com base em medições superdimensionadas da obra. A Secretaria dos Transportes não se manifestou. (págs. 1 e C4)

'Vaquinha' para a festa do filme

Um e-mail originário da Prefeitura de São Bernardo pede patrocínio para a pré-estreia do filme sobre Lula na cidade, informa Sonia Racy. Será a única exibição à qual ele comparecerá. São oferecidas cotas de R$ 70 mil para a festa. (págs. 1 e D2)

Obama fala em retirar tropas do Afeganistão

O presidente Barack Obama indicou pela primeira vez que gostaria de retirar as tropas americanas do Afeganistão até o fim de seu mandato, em 2012. Ele disse estar "muito próximo" de uma decisão sobre o assunto. (págs. 1 e A12)

Esoterismo: Médium explicará apagão ao Senado

Fundação Cacique Cobra Coral é chamada para falar de clima. (págs. 1 e B9)

Enem: Segurança sairá por R$ 1,26 milhão

Exército recebe recursos para proteger a distribuição da prova. (págs. 1 e A23)

Sociedade: Pastores gays vão se casar no Rio

Casal evangélico se une amanhã e fala em adotar um filho. (págs. 1 e A25)

Down: Busca de terapia para a síndrome

Estudo indica que antidepressivo reduz falhas de memória. (págs. 1 e A24)

Notas e Informações: Pequim não cede a Obama

Apesar dos desmentidos, Barack Obama saiu da China de mãos vazias. (págs. 1 e A3)

'Estado' sob censura há 111 dias (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Ocupação de hotéis dobra para o Réveillon

A pouco mais de um mês da festa, reservas pagas superam 2008

O Réveillon de 2010 já chegou para os hotéis do Rio. A pouco mais de um mês da festa, o setor comemora um volume de reservas pagas de 55%, contra 28% na mesma época de 2008, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro. A maré favorável no turismo está associada sobretudo à mídia gigantesca surgida com a escolha da cidade como sede dos Jogos de 2016 e da Copa de 2014. Em sites especializados o Rio é o destino mais buscado. Cerca de 11 transatlânticos são esperados para a passagem do ano na cidade, o que deve ajudar a superar o total de 612 mil turistas do ano passado. (págs. 1 e Economia)

Foto legenda: Extradição nas mãos de Lula

E agora, presidente? - O protesto de simpatizantes De Cesare Battisti em frente ao STF, em Brasília, foi em vão: o Supremo decidiu autorizar a extradição do ex-guerrilheiro italiano. Entretanto, numa segunda votação, o STF reconheceu, por 5 votos a 4 que a palavra final caberá ao presidente Lula. (págs. 1 e País A6)

Filme sobre Lula: arte ou propaganda?

A exibição do filme Lula, o filho do Brasil, no Festival de Brasília, levou a oposição a insinuar que a obra é propaganda do governo para as eleições de 2010. Mas, para o procurador eleitoral do Ministério Público do Rio, Marcos Ramayane, é muito difícil fazer a tese ser considerada pelo TSE. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Guantánamo ganha sobrevida

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu ontem que não será possível fechar o centro de detenção de Guantánamo, em Cuba, em janeiro de 2010. A decisão sobre a data do fechamento havia sido tomada em 22 de janeiro, dois dias após sua posse. (págs. 1 e Internacional A21)

Mulheres sofrem mais com clima

Relatório divulgado ontem pelo Fundo de População da ONU revela que ao longo dos próximos anos as mulheres, principalmente as que sobrevivem com US$ 1 ou menos, por dia, serão as mais afetadas pelas mudanças climáticas do planeta. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Coisas da política

Governo e oposição em meio ao apagão. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Sarney quer ver seu filme na TV Senado. (págs. 1 e A4)

Editorial

No Brasil confundem-se o público e o privado. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

Geraldo Tadeu Monteiro
Cientista político

Filme de Lula vai transformar o homem em mito. (págs. 1 e A3)

Sociedade Aberta

Edenir Artur Veiga
Especialista em construção civil

Copa, Olimpíada e pré-sal vão mudar o país. (págs. 1 e A19)
------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-------