PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, novembro 09, 2011

XÔ! ESTRESSE [in:] TERRA DO MALL-BORO

...


















---

MINISTRO LUPI [In:] ''NO VELHO OESTE ELE NASCEU E ENTRE BRAVOS SE CRIOU ..." *

;(

Lupi diz que só sai à bala


"Só saio abatido à bala"
Autor(es): Paulo de Tarso Lyra e Vinicius Sassine
Correio Braziliense - 09/11/2011

Apesar das denúncias de cobrança de propina em convênios com ONGs, o ministro do trabalho desafia hierarquia presidencialista e afirma não crer que Dilma irá demiti-lo. "Duvido que ela me tire", disse. "Só saio abatido à bala"


Ministro Carlos Lupi afirma que a presidente Dilma irá mantê-lo no cargo, apesar das denúncias de irregularidades nos convênios firmados pela pasta com ONGs. Integrantes do PDT ameaçam deixar o governo em caso de demissão

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, desafiou ontem, após reunião com as bancadas do PDT da Câmara e do Senado, a hierarquia do sistema presidencialista e afirmou não crer que a presidente Dilma Rousseff vá afastá-lo depois das denúncias de irregularidades nos convênios firmados pela pasta com ONGs. "Duvido que ela o faça. Ela me conhece, sabe que o meu caso é diferente dos anteriores", disse Lupi, ao ser questionado se o ritual de defesa pública e apoio do partido não repetia o mesmo calvário dos ministros anteriores que, mesmo assim, acabaram sendo exonerados. "Isso é denuncismo para me tirar. Só saio abatido à bala. E tem que ser bala forte, porque sou pesadão", afirmou ele, irônico.

Os próprios pedetistas reconheceram que Lupi falou demais na entrevista coletiva. "Ele se empolgou com o apoio dos parlamentares", disse o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SP). Presidente da Força Sindical, Paulinho nega que o sindicato tenha rompido o apoio dado ao ministério e prometeu que as centrais sindicais vão viajar o país em defesa de Lupi. "Acho que só a CUT não vai", palpitou Paulinho.

No Planalto, a avaliação é semelhante. "Ele conseguiu reunificar o partido e ganhou a primeira batalha jurídica com a declaração do procurador Roberto Gurgel de que não existem indícios do envolvimento pessoal dele nas denúncias. Mas conseguiu, com suas frases, manter as manchetes dos jornais", reconheceu um auxiliar da presidente.

Lupi disse que, até o fim da sua vida — não apenas da sua gestão no ministério — vai lutar para provar que é uma pessoa honrada e que nem ele nem o PDT estão envolvidos em atos de corrupção. "Eu aprendi com o Brizola que as frases dão um sinal muito grande da personalidade humana. E eu não sou um homem apenas de frases", alertou.

Clima tenso
A confiança apresentada pelo ministro na coletiva contrastou com o clima tenso na reunião com as bancadas realizada na sede do PDT, em Brasília. O deputado Reguffe (DF) e o senador Pedro Taques (MT) cobraram que o ministro se licencie do cargo para que as denúncias pudessem ser mais bem investigadas. "As denúncias têm de ser investigadas até o fim e os culpados precisam ser punidos", disse o parlamentar do Distrito Federal. Taques reconhece que não existem acusações diretas contra o ministro. "Mas precisamos apurar", alertou.

Os dois, ao lado do deputado Miro Teixeira (RJ) — que faltou à reunião alegando dores no joelho —, contudo, foram enquadrados pela maioria. "Isso é uma democracia. Eles entenderam que a petição seria o melhor caminho para apurar as irregularidades. Mas eu já tinha pedido a mesma coisa para a PGR. Como fiz o pedido primeiro, o deles foi anexado ao meu", provocou Lupi.

Outro momento de tensão ocorreu quando o deputado Brizola Neto (RJ) resolveu tirar satisfações e cobrou do líder da bancada na Câmara, Giovanni Queiroz (PA), explicações sobre uma entrevista dada por ele afirmando que "tirando o Brizola Neto, que quer tirar o Lupi para virar ministro da presidente Dilma, todos os deputados confiam no ministro". "Essas declarações não ajudam nada no momento. Eu discordo da forma como o Lupi conduz o partido. Mas exponho minhas opiniões nos fóruns internos do partido", criticou o neto do fundador do PDT.

Brizola Neto reconheceu que a declaração do procurador-geral da República de que as denúncias feitas até o momento não contêm indícios de envolvimento do ministro nas irregularidades "reforçaram o discurso de Lupi perante a bancada". Mas ele discordou das palavras de Queiroz, que chegou a afirmar que, caso a presidente Dilma resolva afastar o ministro, o PDT deixará o governo. Para Brizola, Queiroz foi irresponsável ao fazer essa declaração. "Se o Lupi for afastado, uma possibilidade que eu acho cada vez mais remota, teremos de nos reunir para saber o que fazer. Não estamos no governo por conta de um ministério. Estamos porque temos afinidade com o programa da presidente Dilma", disse Brizola.

Gurgel não vê indícios
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que não há indícios de que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), tenha envolvimento com o suposto esquema de desvio de verbas em convênios da pasta com entidades sem fins lucrativos. "Por enquanto, os elementos dizem respeito a irregularidades em programas do Ministério do Trabalho, mas não apontam, pelo menos neste primeiro momento, o envolvimento direto do ministro", afirmou Gurgel. Três parlamentares do PDT apresentaram representações na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a investigação do suposto esquema de propina no ministério. "Estamos ainda em uma fase de reunir os documentos. Eu não poderia precisar um prazo para esse exame. Estamos em um momento bem inicial das investigações", destacou o procurador.

-----------
(*) BAT MASTERSON (Carlos Gonzaga). E/ou "Terra de Mallboro".
-----

MINISTRO LUPI [In:] ... QUANTO TRABALHO!!! (II)

.....

Lupi: "Duvido que Dilma me tire. Nem na reforma"

Lupi desafia Dilma: "Só saio à bala"
Autor(es): agência o globo:Maria Lima, Roberto Maltchik e Gerson Camarotti
O Globo - 09/11/2011

E ainda avisa que, se cair, PDT rompe com governo; pedetistas pedem inquérito

LUPI PARTICIPA de encontro com a bancada pedetista: "Duvido que a Dilma me tire! Ela me conhece bem. Alguns de vocês vão ficar muito tristes com o resultado desse episódio!"

No mesmo dia em que o deputado federal Miro Teixeira (RJ), apoiado por mais um deputado e um senador do PDT, protocolou na Procuradoria Geral da República um pedido de abertura de inquérito criminal para apurar denúncias de corrupção ativa e concussão na gestão de Carlos Lupi no Ministério do Trabalho, o ministro se reuniu por três horas com o partido e saiu com uma declaração de apoio da maioria para ficar no cargo. Lupi e o comando do PDT decidiram desafiar a presidente Dilma Rousseff e ainda avisaram que, em caso de demissão, o partido deixa o governo.

Em vários momentos numa entrevista após a reunião, escudado pelo apoio da cúpula do PDT que também ameaçou romper com o governo, o ministro desafiou Dilma a demiti-lo:

- Duvido que a Dilma me tire! Ela me conhece bem. Alguns de vocês vão ficar muito tristes com o resultado desse episódio! - disse aos jornalistas. - Para desconforto de vocês, vão ter que me ver aqui no ano que vem, em 2013 , em 2014... Pela relação que tenho com a Dilma, não saio nem na reforma (ministerial, prevista para janeiro). Eu me benzo todos os dias, meu amor! Tenho o santo forte. Ainda vou carregar o caixão de muita gente que quer me enterrar - disse.

Ainda após a reunião, com declarações que beiraram o deboche, Lupi avisou que só deixa o ministério "abatido à bala". O estilo "faca no peito da presidente" adotado por ele surpreendeu aliados do governo. Mas sobre isso o Palácio do Planalto fez silêncio. Pelo menos em público.

- Houve alguns que defenderam que eu me licenciasse. É a opinião deles, com a qual não concordo. Para me tirar do ministério, só se eu for abatido à bala! E tem que ser uma bala muito forte porque eu sou pesadão! - disse Lupi, sempre rindo de suas próprias declarações. - Nem saio e nem me licencio. Se quiserem me sangrar terão de fazê-lo até o fim, e depois chupar meu sangue de canudinho.

Tensão na reunião com pedetistas

Foi tensa e exaltada a reunião do ministro com a executiva nacional e as bancadas do PDT no Congresso. Coube ao senador Cristovam Buarque (DF) defender a licença de 30 dias, até a conclusão das investigações. Só teve o apoio declarado do deputado Antonio Reguffe (DF), que assinou, juntamente com Miro e Pedro Taques (MT), o pedido de inquérito na PGR.

- Eu sugeri que ele se licenciasse por 30 dias, para que se diferenciasse dos demais ministros atingidos por denúncias de corrupção na pasta. Mas ele e o partido recusaram peremptoriamente - contou Cristovam.

Miro Teixeira não foi à reunião porque estava sendo medicado de um problema no joelho. Sua petição à PGR cita matérias veiculadas pelo O GLOBO, "Veja" e "Portal IG" sobre desvios no ministério de Lupi: "Não bastassem os fatos denunciados pela imprensa idônea, como lhe é de dever, pelo direito do povo à informação verdadeira, o acórdão do TCU exige instauração de inquérito policial, denúncia dos responsáveis por práticas criminosas, como proposta de processo crime".

- Agora se seguem os caminhos institucionais. Na vida pública nada é pessoal - disse Miro, justificando a decisão.

Lupi nega que haja um racha no partido, apenas divergências. Parlamentares avaliam que ele tem a solidariedade de cerca de 80% do PDT. Ignorando os pedidos de licença e de investigação à PGR, o ministro disse que é alvo de uma campanha cujo alvo principal é o PDT. Mas afirmou que não teme nada, que está tranquilo, que vai até o último minuto de sua vida para provar inocência, e que não aceita que joguem na lama o nome da instituição que ajudou a fundar.

Depois da reunião, os líderes do PDT na Câmara e Senado fizeram declarações de apoio a Lupi, com o mesmo tom de ameaça.

- Esse episódio uniu ainda mais o partido. Com o ministro Lupi sai também, se necessário, o PDT do governo. O partido não aceita a queda do ministro por corrupção ou pressão - disse o líder do PDT na Câmara, Giovanni Queiroz (PA).

O líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz (RO), reforçou:

- A ideia nossa é que Lupi não tem substituto. Se ele sair, estamos fora da base e do governo - disse Gurgacz, ressaltando, entretanto, que ele e outros companheiros do partido são contra essa decisão.

Na entrevista após a reunião do PDT, Lupi relatou conversa que disse ter tido com Dilma na véspera:

- A Dilma me perguntou: "Você vai lutar até o fim?" Eu respondi: Vou lutar até o último minuto. Sou brasileiro e não desisto nunca. Ela, então, me disse: "Vá em frente". Eu sou forjado na luta. Não saio do ministério enquanto não estiver tudo comprovado.

Ele ressaltou que, diferentemente de outros escândalos que derrubaram ministros, no caso do Trabalho não há uma prova, uma foto ou filme que prove sua implicação nas denúncias.

Mesmo com apoio da maioria do partido, a situação do ministro no Planalto ainda é considerada indefinida. Nas palavras de um interlocutor direto da presidente Dilma, ontem: "Se o Orlando Silva (ex-ministro do Esporte) perdeu sustentação, mesmo com apoio integral do PCdoB, o Lupi pode ficar numa situação ainda mais frágil sem a unidade do PDT". Como não há até o momento nada que atinja diretamente o ministro, a ordem no núcleo do governo é acompanhar o desenrolar dos fatos.

De segunda-feira para ontem, Lupi fez um trabalho intenso nos bastidores para obter a declaração de apoio do partido, telefonando pessoalmente para vários colegas.

- Lupi não recebeu um cheque em branco. O que houve foi um voto de confiança ao ministro. Mas se as denúncias atingirem o ministro, ele terá que deixar o governo. Tenho minhas divergências com ele. Mas se o Lupi sai agora, sai com o carimbo de ministro corrupto e mancha a imagem de todo o PDT - disse o deputado Brizola Neto (RJ). - - Não estamos no governo por um ministério. Participamos do governo pela profunda identidade com as ações do ex-presidente Lula e da presidente Dilma - acrescentou.

-----------------


''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS


09 de novembro de 2011

O Globo


Manchete: Lupi: "Duvido que Dilma me tire. Nem na reforma"

Direção do PDT apoia ministro, mas pedetistas pedem inquérito na PF

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o comando do PDT decidiram desafiar a presidente Dilma e ameaçaram deixar o governo se perderem o comando da pasta. Após se reunir com a Executiva e parlamentares do partido, Lupi disse que ficará no cargo, mesmo após a reforma ministerial, prevista para janeiro. "Duvido que a Dilma me tire! Para desconforto de vocês (jornalistas), vão ter que me ver aqui no ano que vem, em 2013, em 2014. Pela relação que tenho com a Dilma, não saio nem na reforma", afirmou. Os líderes do PDT na Câmara, Giovanni Queiroz (PA), e no Senado, Acir Gurgacz (RO), disseram que, se Lupi cair, o partido deixará a base aliada. Já os deputados pedetistas Miro Teixeira (RJ) e Reguffe (DF) e o senador Pedro Taques (MT) pediram à PF abertura de inquérito para apurar as denúncias. (Págs. 1, 3, 4 e Merval Pereira)

Anvisa também investiga Agnelo

A Anvisa abriu auditoria para apurar como seu ex-diretor, e atual governador do DF, Agnelo Queiroz, autorizou a concessão para que o laboratório União Química produzisse medicamentos e participasse de licitações. Em 2008, Agnelo recebeu depósito de R$ 5 mil de um funcionário do laboratório. (Págs. 1 e 10)

Berlusconi promete sair após pacote

Premier tem contas aprovadas, mas perde maioria e não resiste à pressão

A crise europeia fez nova vítima: o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi anunciou que renunciará tão logo o Parlamento vote o pacote de austeridade exigido pela União Europeia. Horas antes, Berlusconi conseguira ter suas contas aprovadas na Câmara dos Deputados, graças à abstenção de mais de metade da Casa. Num papel, Berlusconi, tenso, chegou a anotar que havia oito "traidores" em plenário. As bolsas subiram e a Itália voltou a pagar juros recordes nos seus bônus. (Págs. 1, 23 a 26, Regina Alvarez e editorial "Crise europeia deveria nos servir de lição")

Foto-legenda: Silvio Berlusconi, entre dois ministros, ontem no Parlamento: primeiro-ministro acha que foi "traído".

Artigo

Julio César ou Nero? Com quem Berlusconi se parece? (Jorge Marirrodriga, do "El País") (Págs. 1 e 25)


Foto Legenda: Reitoria desocupada

Um PM em frente à galeria de reitores da USP, que estava invadida por estudantes e foi desocupada ontem, por ordem judicial. Terminaram presos 72 estudantes que pediam a saída da PM do campus desde que três alunos foram flagrados com maconha. À noite, a central Conlutas pagou fiança, liberou-os, e eles decidiram entrar em greve. (Págs. 1 e 14)

Delegado liberava preso para assaltar

Treze pessoas, sendo seis policiais civis, foram presas pela Operação Faraó, acusadas de montar um esquema de corrupção para negociar regalias na Polinter e liberar detentos para praticar assaltos e outros crimes. O chefe da quadrilha era um delegado, coordenador do Núcleo de Controle de Presos da Polícia Civil. (Págs. 1, 15 e 16)


ONU denuncia programa nuclear do Irã

Num duro relatório, a agência nuclear da ONU afirma que o Irã está engajado na elaboração do projeto de uma bomba atômica. O documento expressa sérias preocupações sobre a compra clandestina de equipamentos. (Págs. 1 e 32)


Netanyahu, por Obama e Sarkozy

O microfone ligado captou um desabafo entre os presidentes da França e dos EUA sobre o premier de Israel. "Não o suporto mais. É um mentiroso", disse Sarkozy. "Você está cheio dele, mas sou eu que tenho que lidar com ele todos os dias", retrucou Obama. (Págs. 1 e 33)

Mar Morto une palestinos e israelenses

A candidatura do Mar Morto ao título de uma das sete maravilhas da natureza uniu, de forma inédita, palestinos, israelenses e jordanianos. Cataratas do Iguaçu e Amazônia também concorrem. (Págs. 1 e 34)


Aldo quer índio com meia-entrada

Após participar dos Jogos Indígenas, sábado, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, surpreendeu ao propor à Fifa meia-entrada para índios e beneficiários do Bolsa Família na Copa de 2014. (Págs. 1 e Esportes)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Crise faz Berlusconi renunciar

Quarto premiê europeu a cair, italiano perde maioria e deixará o cargo após aprovação de medidas de austeridade

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi perdeu a maioria no Parlamento italiano e se comprometeu a renunciar tão logo seja aprovado um novo Orçamento com mais medidas de austeridade. A votação deve ocorrer na segunda quinzena do mês.

O favorito para assumir é Angelino Alfano, secretário do partido do premiê. (Págs. 1 e Mundo A12)

Foto Legenda: Em votação onde, por 8 votos, não obteve maioria absoluta, Silvio Berlusconi segura papel em que escreveu '308, 8 traidores; apresentar demissão'.

João Batista Natalí

Premiê aliou ações liberais a oportunismo. (Págs. 1 e Mundo A13)

Mark Weisbrot

Problema é que o BC Europeu não cumpre seu papel. (Págs. 1 e Mundo A14)

PM prende invasores da USP; alunos farão greve

Cerca de 400 policiais, usando cavalos e até helicóptero, retiraram os invasores que desde quarta passada ocuparam a reitoria da USP para protestar contra a presença da PM no campus.

Ao todo, 72 pessoas foram transportadas de ônibus até a delegacia de polícia. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Foto Legenda: Estudantes da USP aguardam em ônibus da PM antes de serem levados à delegacia

Antonio Prata

O que estudantes estão exigindo é um privilégio. (Págs. 1 e Cotidiano C2)

Agência relata que programa do Irã buscou arma atômica

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) aponta pela primeira vez indícios claros de que o programa nuclear do Irã incluiu atividades militares.

O Irã rejeitou o teor do relatório, acusando-o de ser
"desequilibrado, antiprofissional e politicamente motivado", segundo Ali Asghar Soltanieh, representante do país na agência. (Págs. 1 e Mundo A16)

Para o escritor israelense Amos Oz, seria um erro atacar iranianos (Págs. 1 e Ilustrada E3)


PF pedirá ao STJ autorização para investigar Agnelo

A Polícia Federal vai pedir ao Superior Tribunal de Justiça autorização para investigar acusações de lobista que disse ter pago propina ao governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), em 2008, quando ele dirigia a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agnelo nega a acusação. (Págs. 1 e Poder A9)

Lupi diz que só sai do Trabalho 'abatido a bala'

Em reunião com seu partido, o PDT, para esclarecer denúncias de corrupção na pasta do Trabalho, o ministro Carlos Lupi disse que as acusações não o atingem diretamente e que só sai do cargo "abatido a bala forte, porque sou pesadão".

Parlamentares do PDT pediram investigação. (Págs. 1 e Poder A4)

Editoriais

Leia "Freio de arrumação", acerca da desaceleração da economia, e
"Faroeste caboclo", sobre suspeita de corrupção no governo do DF. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Berlusconi é o sétimo governante europeu a cair por causa da crise

Premiê italiano deixará o cargo dia 18, após aprovação de medidas de austeridade

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, vai renunciar ao cargo em 18 de novembro, após a aprovação do pacote de medidas de austeridade para evitar o contágio da crise grega. A decisão é parte de acordo anunciado pelo presidente Giorgio Napolitano, em meio a tensão nos mercados europeus. A urgência da saída de Berlusconi havia ficado clara depois que a União Europeia decidiu que a Itália seria supervisionada pelo FMI - cuja direção considerou que o país padecia de "falta de credibilidade". Berlusconi deixará o poder depois de três anos sendo acusado de corrupção e escândalos sexuais. Será o sétimo governante europeu a cair por causa da crise. (Págs. 1 e Economia B1 e B3 a B5)


Foto Legenda: USP: 73 alunos são presos

A PM entrou na Reitoria da USP e prendeu estudantes que invadiram o prédio no dia 1º. Os 73 detidos permaneceram em um ônibus nos fundos de delegacia. (Págs. 1 e Cidades C1)


Irã trabalha para ter a bomba, diz ONU

O Irã trabalha para desenvolver armas nucleares, segundo um detalhado relatório sobre o programa nuclear iraniano divulgado pela Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU. O anúncio deve intensificar a pressão para a adoção de novas sanções no Conselho de Segurança da ONU e eleva a risco de uma ação preventiva israelense contra instalações do Irã. (Págs. 1 e Internacional A14)


PDT ameaça deixar base se Lupi for demitido

O PDT ameaça deixar a base do governo de Dilma Rousseff se o ministro Carlos Lupi (Trabalho) for demitido. Lupi é alvo de denúncias sobre convênios com ONGs de fachada. "Para me tirar, só abatendo a bala", disse o ministro. A ameaça do PDT se dá no momento em que a governo tenta aprovar a Desvinculação das Receitas da União, que lhe permitirá gastar R$ 62 bilhões em 2012 de forma livre. (Págs. 1 e Nacional A4)

Fifa sugere 'cota social' para barrar meia-entrada

Em audiência na Câmara dos Deputados, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, propôs a adoção de uma "cota social" de 10% dos ingressos de jogos da Copa de 2014 para eliminar a possibilidade de ter de vender meia-entrada a idosos e estudantes. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, aproveitou para sugerir que comunidades indígenas e beneficiários do Bolsa Família tenham acesso a ingressos da cota. (Págs. 1 e Esportes E1)


SUS terá atendimento domiciliar

O governo lançou o Melhor em Casa, programa de assistência médica domiciliar para pacientes do Sistema Único de Saúde. A iniciativa permite que pessoas com doenças crônicas, em recuperação de cirurgias e idosos tenham atendimento em casa, o que reduz a necessidade e o tempo de internação. Pacientes de baixa renda que participem do programa e tenham equipamentos de uso contínuo em casa terão desconto na conta de luz. (Págs. 1 e Vida A19)


Cidades do ABC vão restringir caminhões

A exemplo do que ocorreu na capital, as cidades do ABC paulista vão proibir a circulação de caminhões nos horários de pico em 23 vias a partir do dia 21 de dezembro. (Págs. 1 e Cidades C4)


Professor municipal terá piso de R$ 2,6 mil

A Câmara de São Paulo aprovou reajuste de 13,43% proposto pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) para professores municipais. O aumento foi estendido a serventes e vigias. (Págs. 1 e Vida A17)


Padre é condenado por estupro de garotos em SP (Págs. 1 e Vida A18)


Gilberto Kassab

Os limites necessários

Nossa democracia permite hoje que os temas sejam discutidos e defendidos livremente nas urnas, sem máscaras e sem violência. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Tutty Vasques

Rebeldes sem causa e vice-versa

Movimentos reivindicatórios nas duas principais cidades do País confirmam o diagnóstico social: o brasileiro desaprendeu a protestar. (Págs. 1 e Cidades C6)


Notas & Informações

A desocupação da Reitoria

Por trás do discurso ideológico, o que se tem são arruaceiros que não sabem viver em democracia. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Acusador de Agnelo agora culpa distritais

Primeiro, o lobista Daniel Tavares contou às deputadas Celina Leão e Eliana Pedrosa que depositou R$ 5 mil numa conta de Agnelo Queiroz como parte de um pagamento de propina no valor de R$ 50 mil. À época, o hoje governador do Distrito Federal era diretor da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O caso se transformou numa guerra de versões, ontem, depois que o deputado distrital Chico Vigilante, líder do PT na Câmara Legislativa, apareceu com uma fita na qual o mesmo lobista afirmou ter recebido dinheiro das duas para acusar o governador. "É uma armação", reagiu Agnelo. As distritais entregaram o vídeo com as denúncias de Tavares à Polícia Federal e pediram que o caso seja investigado. (Págs. 1 e 21)


Lupi diz que só sai à bala

Apesar das denúncias de cobrança de propina em convênios com ONGs, o ministro do trabalho desafia hierarquia presidencialista e afirma não crer que Dilma irá demiti-lo. "Duvido que ela me tire", disse. "Só saio abatido à bala”. (Págs. 1 e 2)


Foto Legenda: Olha a arma de choque aí

Mesmo com o estudante da UnB com as mãos para o alto, segurança do Senado acionou a pistola de choque. Aluno de geologia, Rafael Rocha, de 22 anos, participava de manifestação contra a aprovação do novo Código Florestal. Após “apagar”, ele foi arrastado para a sede da Polícia Legislativa e deve responder a processo na Justiça. O autor do disparo foi afastado da função. (Págs. 1 e 5)

Invasão da USP pela PM abre disputa eleitoral

A prisão de 73 estudantes que há 12 dias ocupavam a reitoria provocou discussão entre pré-candidatos à prefeitura paulista. Para sair da cadeia, os alunos terão que pagar fiança de R$ 38 mil. (Págs. 1 e 8)


Copa de 2014: Sob ataque na Câmara, Fifa admite ingressos mais baratos

Numa audiência tensa, marcada por críticas do ex-jogador e deputado Romário (PSB-RJ), o secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, disse que 10% das entradas podem ser vendidas a preços menores a idosos, estudantes e minorias. A medida seria uma forma de driblar as leis brasileiras da meia-entrada. (Págs. 1 e 3)

Itália dá ciao a Berlusconi

Pressionado pela crise financeira, o primeiro-ministro italiano sofre humilhante derrota no parlamento e promete renunciar. Mas avisa: só deixa o cargo após aprovação da nova lei do orçamento. Influenciadas pela queda do premiê, bolsas da Europa têm dia de ganhos. (Págs. 1, 9 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Crise derruba as receitas de bancos de investimento

Com o agravamento da crise na Europa, os ventos mudaram para os bancos de investimento no segundo semestre. Sem ofertas de ações e de bônus no exterior, essas instituições dependem agora de operações de fusão e aquisição e de emissões de debêntures para recuperar a queda das receitas, que já chega a 23% no ano, até outubro.

A escassez de serviços é geral e já derrubou as comissões. As taxas para operações de debêntures, por exemplo, caíram pela metade em relação às cobradas no início do ano. As emissões no exterior também estão com ganhos mais baixos. Além da redução no número de operações, as taxas caíram porque o mercado está restrito a empresas de primeira linha, que pagam menos para levantar recursos. (Págs. 1 e C1)

Manufatura da China cada vez mais presente

A fatia chinesa nas importações brasileiras de manufaturados ganha terreno rapidamente, chegando em alguns produtos à casa dos 70% ou 80%. De janeiro a setembro, as compras de celulares da China responderam por 70% das importações desses produtos. Nos nove primeiros meses de 2002, o Brasil não havia comprado nenhum celular do país asiático. A China também domina com folga o mercado de importação de outros manufaturados, com 72% dos tecidos de fibras têxteis, sintéticas ou artificiais e 84% dos aparelhos eletromecânicos ou térmicos de uso doméstico (aspiradores de pó e enceradeiras). A fatia total nas compras de manufaturados é mais modesta, de 17%. Um dos motivos é que o Brasil importa muitos automóveis - bens com peso significativo na pauta - da Argentina, México e Coreia do Sul. (Págs. 1 e A3)

Fundos perdem o investidor de varejo

Ano após ano, a participação dos investidores de varejo nos fundos de investimento fica menor. Dados da Anbima mostram que, depois de representar mais de um quarto dos recursos em 2006, a parcela dos pequenos aplicadores encerrou setembro com fatia de 16,87%, com total de R$ 314,9 bilhões.

O volume de recursos em fundos dos aplicadores de varejo é superado, inclusive, pelo valor em caderneta de poupança. Em outubro, a caderneta registrou saldo de R$ 411,8 bilhões. (Págs. 1 e D1)

MMX lança projetos de R$ 6,4 bi

A MMX Mineração e Metálicos, controlada pela EBX, de Eike Batista, vai investir R$ 6,4 bilhões até 2014 para triplicar sua produção de minério de ferro e garantir a construção de um porto próprio para escoar a commodity. Do total, R$ 4 bilhões serão aplicados na expansão da mina de Serra Azul, de 8 milhões de toneladas para 24 milhões até 2014. Os R$ 2,4 bilhões restantes serão destinados à criação do "Superporto Sudeste", com capacidade inicial de embarque de 50 milhões de toneladas e planos para chegar a 100 milhões no futuro.

Para a expansão de Serra Azul, R$ 3 bilhões serão captados no BNDES e outras fontes externas. O investimento no porto também já tem garantido R$ 1,7 bilhão do BNDES, diz Guilherme Escalão, presidente da empresa. (Págs. 1 e B7)

Foto Legenda: Para casa

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi perdeu a maioria no Parlamento e disse que vai renunciar, mas só após aprovação do pacote de austeridade exigido pelos líderes da zona do euro. (Págs. 1 e A11)


Grafologia ainda decide contratações

Embora poucos profissionais ainda escrevam à mão no trabalho, muitas companhias usam o exame grafológico na hora de contratar, avaliar e promover. A técnica que analisa as aptidões e características de personalidade por meio da caligrafia é adotada, por exemplo, há oito anos na Embraer. O vice-presidente de pessoas, Julio Franco, explica que usa a grafologia em processos de recrutamento para posições de comando. "Não admito nem genro em casa que não tenha passado pelo exame", brinca. A grafóloga Luísa Medeiros afirma que, até o início da década passada, o teste só era aplicado nas contratações em multinacionais, mas hoje é usado até por microempresas. Embora tenha se popularizado no país, "headhunters" afirmam que há resistência de candidatos e muitas companhias não acreditam no método. (Págs. 1 e D10)

Governo só aceita reajuste de 5,2% para o Judiciário

O governo orientou os parlamentares da base aliada a aprovar um aumento de apenas 5,2% para o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o teto do funcionalismo. Com isso, os salários de todos os magistrados do país também serão reajustados por esse índice.

Essa é a única concessão que a presidente Dilma Rousseff está disposta a fazer nessa área, segundo líderes governistas ouvidos pelo Valor. O Palácio do Planalto não concorda com o reajuste de 56% que está sendo reivindicado pelos servidores do Judiciário e com os aumentos para os servidores do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU), entre outras categorias. (Págs. 1 e A9)


ALL e MRS não ouviram falar em crise

Não há queda de demanda para as ferrovias. Duas das maiores concessionárias do país, América Latina Logística (ALL) e MRS Logística, comemoram recordes de volume transportado nos últimos meses. Entre os motivos estão os altos níveis de exportação de commodities e a política de investimentos das próprias empresas, que permitiu ganhos de produtividade.

Em outubro, o volume de cargas transportadas pela MRS foi o maior em 15 anos. Nos últimos dez meses, o volume total chegou a 128,3 milhões de toneladas, com um aumento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. (Págs. 1 e B9)

Emergentes puxam as vendas de defensivos da Basf, diz Leduc (Págs. 1 e B14)


"Private equity" em imóveis

A VBI Real Estate encerrou a captação internacional de seu segundo fundo de "private equity" para investimentos em projetos imobiliários no Brasil. Do total de US$ 500 milhões, 16% já estão compromissados. (Págs. 1 e B1)


Ibope e iVox na pesquisa virtual

O Ibope Inteligência e a companhia belga iVox uniram-se em uma joint venture para criar a Conectaí, empresa especializada na realização de pesquisas pela internet. Os mercados-alvo serão o Brasil e os EUA. (Págs. 1 e B2)

Natura tenta inovar a venda direta

Em meio a uma reorganização logística, a Natura busca formas de modernizar a venda direta. Entre as ideias em discussão estão a entrega dos pedidos diretamente ao cliente e não às consultoras, que também seriam capacitadas para vender pela internet (Págs. 1 e B4)


WEG compra empresa na Áustria

A WEG comprou a empresa austríaca Watt Drive, fabricante de redutores, motorredutores, inversores de frequência e sistemas de acionamento. O negócio também inclui fábricas na Alemanha e em Cingapura. (Págs. 1 e B8)


Novelis investe na reciclagem

A Novelis vai praticamente duplicar a reciclagem de alumínio em sua fábrica de Pindamonhangaba (SP). A expansão, a ser concluída no fim de 2013, vai elevar a produção a 390 mil toneladas/ano. "É muito importante diminuirmos nossa dependência do metal primário", diz Marco Palmieri. (Págs. 1 e B8)

TRT julga greve em Itajaí

O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina julga hoje o dissídio coletivo das conferentes do porto de Itajaí. A categoria está em greve há 11 dias e a paralisação já causou prejuízos estimados em R$ 6,5 milhões. (Págs. 1 e B9)


Preço alavanca receita do café

Impulsionada pela alta dos preços internacionais, a receita com as exportações brasileiras de café superaram US$ 7 bilhões de janeiro a outubro, com alta de 61% em relação a igual período de 2010. Os volumes embarcados cresceram apenas 4%. (Págs. 1 e B14)


Ação civil pública ganha força

Superior Tribunal de Justiça estabelece que sentenças em ações civis públicas têm validade para todo o país. Além disso, os beneficiados poderão executar a sentença em qualquer localidade. (Págs. 1 e E1)

Ideias

Martin Wolf

Uma zona euro construída sobre um ajuste deflacionário unilateral fracassará. Isso parece inescapável. (Págs. 1 e A13)


Ideias

Carlos Lessa

Somente critico a presidente pela modéstia das medidas. Timidez não é sábia em momentos de crise mundial. (Págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas


Manchete: Vítimas da crise

Turbulência financeira leva premiê italiano, Silvio Berlusconi, a anunciar a renúncia

Ele sobreviveu a inúmeros escândalos sexuais e denúncias de corrupção, mas foi derrotado pela economia. Depois de perder a maioria na Câmara dos Deputados, Berlusconi avisou ao presidente Giorgio Napolitano que deixará o cargo tão logo o Parlamento vote o pacote fiscal cobrado pela União Europeia, com as medidas de austeridade para debelar a crise no país. A votação deverá ocorrer na próxima semana. Com a desistência de Berlusconi, o presidente Napolitano terá de decidir se dissolve o Parlamento e convoca eleições ou se nomeia um governo de coalizão.

Produção industrial mineira registra queda de 2,2% no terceiro trimestre e praticamente zera ganhos no ano

O baixo desempenho se deveu principalmente aos setores automotivo (-4,9%), de papel e celulose (-7%) e de refino de petróleo e produção de álcool (-17%). A retração das exportações, provocada pela diminuição da demanda no mercado externo, contribuiu para o mau resultado. Em setembro, comparado a agosto, a indústria produziu menos em sete das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE. O maior tombo foi no Paraná (-13,5%). (Págs. 1 e 12 a 15)

TCU reprova 27 obras. Três em Minas

Empreendimentos têm indícios de graves irregularidades. Do Estado estão na lista a reforma da BR-050, a construção da BR-440 e uma barragem na região Norte. (Págs. 1 e 6)

Voto e castigo

Na briga entre o prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o vice, Roberto Carvalho (PT), o Pirulito da Praça Sete virou pelourinho. Em protesto contra demissões no gabinete do vice-prefeito, Francisco Maciel, secretário do PT municipal, decidiu levar 40 chibatadas. (Págs. 1 e 7)

Jovens cientistas de Minas ganham prêmio nacional (Págs. 1 e 18)


Ficha limpa: Supremo decide hoje sobre a aplicação da lei (Págs. 1, 3 e Editorial, 8)


Buritis: Prédios em risco devem ser escorados

Parecer de especialista em patologia de construções recomenda urgente escoramento dos edifícios para moradores retirarem pertences e depois se decidir sobre a reforma ou demolição. (Págs. 1 e 21)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Festa de primeira (Pág. 1 e Esportes, Capa 2)


Consumo de crack sobe até 40% no Recife

Segundo a Secretaria de Saúde da capital, droga é uma das principais causas de atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial. (Págs. 1 e Cidades 4)

Foto Legenda: Código Florestal

Jovem desmaia ao ser (...) do Senado (Págs. 1 e Cidades 8)

Refinaria tem seis contratos sob investigação (Págs. 1 e Economia 1 e 2)


Medicina lidera concorrência na UPE (Págs. 1 e Cidades 7)


Berlusconi sai (Págs. 1 e 15)


Local da fábrica da Volks ainda é mistério (Págs. 1 e Economia 5)


------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora


Manchete: ONU aponta uso militar de projeto nuclear do Irã

Relatório da Agência Internacional de Energia Atômica indica testes de explosivos, entre 2008 e 2009, e desenvolvimento de acionadores de bomba atômica. (Págs. 1 e 26)


Foto Legenda: A disputa do Código Florestal

Ao protestar contra a aprovação do Código Florestal em duas comissões, estudantes entraram em choque com seguranças. (Págs. 1 e 18)


Fifa dá voto de confiança ao Beira-Rio na Copa

Entidade diz que não há planos de substituição, mas pede urgência nas obras. (Págs. 1 e Esportes)


Fim anunciado: Berlusconi diz que vai renunciar

Primeiro-ministro italiano admite saída após aprovação de reforma. (Págs. 1, 4 e 5)


Assembleia: Regras para diárias são mantidas

Deputados não mudam valor dos gastos nem forma de comprovação. (Págs. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Brasil Econômico


Manchete: JBS substitui máquinas por pessoas para economizar US$ 100 mi

Em entrevista exclusiva ao BRASIL ECONÔMICO, Wesley Batista, acionista do maior frigorífico do mundo, revela a receita para levar a operação americana de volta ao lucro, o que inclui utilizar mais mão de obra nas linhas de produção de carnes. “Funcionários são mais eficientes do que equipamentos”, diz. (Págs. 1 e 16)


TCU quer congelar obras de R$ 40 bi

Ministros veem indícios de superfaturamento em 26 projetos, 19 deles vinculados ao PAC. (Págs. 1 e 6)


Cliente do Assaí terá crédito do Itaú

Banco mira 180 mil pequenos empresários, clientes da rede atacadista controlada pelo Pão de Açúcar. (Págs. 1 e 31)


Bela posição

Filial brasileira da indústria de cosméticos Nivea, de Nicholas Fischer, será a segunda operação do grupo alemão. (Págs. 1 e 24)


Cápsulas de concorrência

A Taurus, dona da Mallory, pretende disputar mercado de cafeteiras com a Nespresso, da Nestlé. (Págs. 1 e 24)

Novo regime automotivo terá aval do Mercosul

Governo decide que novas regras para o setor serão discutidas com os demais países do bloco comercial. (Págs. 1 e 4)


SP vai financiar reformas de casas

Governo paulista concederá crédito de até R$ 7,5 mil para obras em moradias populares. (Págs. 1 e 8)


Microsseguro na mira da Susep

Órgão regulador quer acabar com seguradoras que atuam de forma ilegal no país. (Págs. 1 e 32)


R$ 5 bi do BNDES para o petróleo

Dinheiro será destinado para o desenvolvimento de fornecedores da Petrobras. (Págs. 1 e 10)

Sem apoio no Parlamento, Berlusconi anuncia renúncia

Primeiro-ministro italiano colecionou escândalos financeiros e sexuais. Sobreviveu a todos eles, mas não suportou a pressão da crise econômica. (Págs. 1 e 36)

Grécia já tem novo primeiro-ministro

Ex-BCE, Lucas Papademos chefiará governo de união nacional para tirar país do buraco financeiro. (Págs. 1 e 37)

------------------------------------------------------------------------------------