PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, novembro 25, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] ARMAÇÃO

...








[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

''NAS ASAS DA PAN-AIR'' [In:] O FILHO DE ÍCARO

25 de novembro de 2009 | N° 16166

VOO FAMILIAR

Planalto confirma carona de Lulinha

O Planalto confirmou ontem a presença de um filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, em voo no Boeing 737 da Presidência, conhecido como Sucatinha, em outubro. O voo teria transportado de São Paulo a Brasília Lulinha e mais 15 amigos. O Planalto não forneceu a lista de passageiros. A Presidência diz que o avião estava em São Paulo e foi solicitado para que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, fosse a Brasília. Lulinha, assim, teria aproveitado um voo já previsto.
--------------
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2728119.xml&template=3898.dwt&edition=13593&section=1007
-----------------
>
>
Fita nova na praça: Lulinha, o filho do filho do Brasil



B.Mathur/Reuters
No instante em que vai às telas ‘Lula, o Filho do Brasil’, chega às páginas um enredo enviesado. Filmado, poderia chamar-se ‘Lulinha, o filho do filho do Brasil’.

No longa-metragem oficial, mostra-se a saga do menino que saltou da miséria nordestina para o triunfo brasileiro.

No curta-metragem não rodado, uma passagem da rotina do menino que emergiu do parentesco ilustre para a fortuna pessoal.

Deve-se à repórter Kátia Brasil a iluminação do enredo paralelo. Ela conta algo que se passou em 9 de outubro.

Envolve o itinerário de um jato da FAB, um Boeing 737. A aeronave estava a dez minutos de aterissar em Brasília.

Trazia militares a serviço da Aeronáutica. Vinham da cidade paulista de Gavião Peixoto. Súbito, o comandante recebeu uma ordem.

Deveria retornar a São Paulo. Recolheria, a pedido da Presidência da República, um lote de passageiros. Entre eles o presidente do BC, Henrique Meirelles.

O Boeing deu meia-volta. Desceu no aeroporto de Guarulhos às 19h. Foi reabastecido. De repente, nova ordem.

Os novos passageiros embarcariam em Congonhas, não em Guarulhos. Às 20h30, outra decolagem.

O pouso em Congonhas teve de ser retardado. De tanques cheios, o comandante não poderia pousar em Congonhas.

Viu-se compelido a voar a esmo por uma hora. Desperdiçado o combustível, enquadrou-se nas exigências de Congonhas. Às 21h30, desceu.

Os passageiros fardados foram ao fundo da aeronave. As poltronas da frente foram liberadas para os novos passageiros.

Embarcaram, além de Henrique Meirelles, outras 16 pessoas –Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e 15 acompanhantes dele.

Procurado, Henrique Meirelles mandou dizer, por meio da assessoria: de fato, requisitara o avião.

Mas só na hora do embarque soube que, "por solicitação da Presidência", Lulinha e mais 15 "aproveitariam o vôo da aeronave colocada à disposição do BC".

Ouvido, o Planalto informou: Lulinha e seus acompanhantes eram convidados de Lula.

"É normal o presidente da República convidar pessoas para se encontrar com ele em Brasília e oferecer transporte pelas aeronaves que servem à Presidência".

Lula tem algo como uma centena de parentes. No geral, os Silva permaneceram longe do Estado. Mantiveram o padrão de vida modesto.

Nesse grupo, Lulinha é exceção. O primeiro-filho é sócio da Gamecorp, uma empresa de vídeo brindada com um aporte milionário da Telemar, em 2005.

A operadora de telefonia (45% do capital pertencente ao BNDES e a fundos de pensão de estatais) borrifou R$ 5 milhões na caixa registradora da firma de Lulinha.

Empresário próspero, Lulinha, o filho do filho do Brasil, não precisaria bulir nas arcas da Viúva para voar de São Paulo para Brasília.

Ao embarcar no Boeing da veneranda e desprotegida senhora, naquela fatídica noite de 9 de outubro, o primeiro-filho prestou um serviço ao pai.

Lulinha mostrou ao Lulão os riscos da presidência imperial. O que diria Lula FHC mandasse asas oficiais buscarem um filho em São Paulo nas mesmas condições?

Talvez dissesse algo assim: "Num país em que brasileiros morrem na maca por falta de atendimento nos hospitais públicos...”

“...É inaceitável que o filho do príncipe e seus acompanhantes mobilizem um Boeing custeado com verbas dos patrícios em dia com os seus impostos”.

O que diabos foi fazer Lulinha em Brasília? A assessoria de Lulão diz que não fornece informações sobre familiares do filho do Brasil.

E quanto aos nomes dos acompanhantes? O Planalto e o BC não forneceram a lista. A FAB informou que não dispõe dos nomes.

De um presidente espera-se que dê exemplos de boa conduta aos súditos que lhe garantem os proventos, a geladeira cheia, o carro na garagem e o avião no hangar.

Nunca antes na história desse país um mandatário demonstrara tanto descaso com as vulgaridades que grassam ao seu redor. Pena.

Escrito por Josias de Souza às 18h47

------------------

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

----------------

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

25 de novembro de 2009

O Globo.

Manchete: Light já tem três versões, mas não explica novo apagão
Aneel dá 48 horas para empresa descobrir causas e tomar medidas contra novas panes

Apesar de deixar 40 mil cariocas sem luz durante quase 24 horas, a Light ainda não tem uma explicação convincente para o apagão, que atingiu principalmente Ipanema, Leblon e Lagoa. A empresa já apresentou três versões: excesso de calor, apesar de o fenômeno se repetir todo ano; maior consumo por causa do aumento de eletrodomésticos, embora o efeito da redução do IPI venha do início do ano e os novos aparelhos serem mais econômicos; e o roubo de equipamentos - fato já corriqueiro na cidade que teria causado o alagamento de uma galeria. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu 48 horas para a Light explicar o apagão e tomar medidas. (págs. 1 e 15 a 17)

Foto legenda: Num cruzamento da Avenida Vieira Souto totalmente às escuras, os faróis de uma viatura oficial ajudam o guarda municipal a orientar o tráfego

As três versões

Segundo a Light, o problema foi gerado pela conjução de três fatores:
- Vandalismo na rede (roubo de cabos e outros equipamentos)
- Aumento de 27% do consumo entre a quinta-feira da semana passada e anteontem por causa das altas temperaturas, na região afetada.
- Aumento da carga na rede, atribuído a um crescimento no número de eletrodomésticos na casa dos clientes.

Foto legenda: Com a luz do sol, tornam-se visíveis os prejuízos do apagão, lojas fechadas, alimentos estragados e serviços, como corte de cabelo, sendo feitos na rua

Cabral: 'Querem roubar o Rio'

Governador não consegue barrar medida do pré-sal capitaneada por políticos do Nordeste

O governador do Rio, Sérgio Cabral, esteve ontem no Congresso e não conseguiu barrar emenda da bancada nordestina que estende para as áreas já concedidas do pré-sal (28% do total) a nova partilha dos royalties, mais favorável aos estados produtores. O Rio começará a receber, em 2010, royalties do campo de Tupi, no pré-sal. Cabral viajou a Brasília com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que representa outro grande estado produtor, e saiu irritado:
"Querem roubar o Rio de Janeiro. É perder absolutamente o respeito federativo, é abrir um precedente perigoso no Congresso Nacional (...) Peço a solidariedade dos governadores nordestinos em nome do povo nordestino que mora no Rio." (págs. 1, 23 e Merval Pereira)

Isenções fiscais às vésperas da eleição

Na Educação, Lula diminui preço de material escolar; Cultura financia panfleto que orienta voto

O presidente Lula prepara um pacote de benesses eleitorais para 2010, o último ano de seu mandato. Serão anunciadas isenções fiscais para baratear o material escolar, logo no início do ano letivo, e o gás de cozinha. A Receita Federal está calculando o impacto nas contas do governo. No Ministério da Cultura, o dinheiro público foi gasto na produção de um panfleto que orienta o voto em 250 parlamentares considerados amigos do setor. Criticado pela oposição, o ministro Juca Ferreira inicialmente negou ter financiado o folder, mas depois teve de se desmentir. (págs. 1 e 3)

Planalto não diz quem voou com Lulinha

A oposição cobrou do Planalto explicações sobre o uso de um avião da FAB para levar Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, e mais 15 pessoas, de São Paulo a Brasília. No voo também estava o presidente do BC, Henrique Meirelles. O Planalto não divulgou os nomes dos passageiros, alegando que o grupo era convidado do presidente Lula e que não há irregularidade. (págs. 1 e 4)

Carta de Obama amplia tensão com o Brasil

Uma carta de Obama a Lula, tratando de temas controversos como Irã e Honduras, elevou a tensão entre os países. Assessor de Lula disse que Obama causa frustração. (págs. 1 e 30)

CO2: Amazônia gerou até 2% das emissões

O desmatamento da Floresta Amazônica entre 2007 e 2008 gerou até 2% das emissões globais de CO2, o principal gás do efeito estufa, segundo estudo do Inpe. (págs. 1 e 32)

Carro flex continuará com IPI menor

Mesmo com a indústria automobilística batendo recorde de vendas, o governo anunciou ontem que o IPI continuará menor para carros flex 1.0 até 31 de março de 2010. (págs. 1 e 25)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Carro flex terá IPI mais baixo até fim de março

Incentivo acabaria em janeiro; governo se diz preocupado com o ambiente

O governo federal anunciou incentivos à venda de carros "verdes" a duas semanas da cúpula da ONU sobre clima, na Dinamarca.

Até 31 de março de 2010, veículos flex (que funcionam com álcool ou gasolina) ou a álcool ficarão com as atuais alíquotas reduzidas de IPI, que iriam até janeiro. A prorrogação inclui a venda de caminhões, que terão alíquotas zeradas até junho. (págs. 1 e B1)

Vinicius Torres Freire
Governo estimula o que já acontece por conta própria

Quase 89% dos automóveis licenciados no Brasil neste ano foram flex. Ao prorrogar o IPI menor, o governo quer incentivar os consumidores a fazer o que fazem por conta própria.

Justificar o IPI menor como medida para reduzir a emissão de gases danosos ao ambiente não cola. (págs. 1 e B3)

Foto legenda: Pausa forçada

Funcionárias de loja em Ipanema esperam a luz voltar durante apagão que afetou a zona sul do Rio por 23 horas e, segundo a Light, foi causado por problema em três cabos subterrâneos; no país, 60% passam mais tempo sem energia que há 5 anos, diz Aneel (págs. 1 e C6)

Maioria dos jovens já viu corpo de vítima de homicídio
A violência se incorporou à rotina do jovem brasileiro. A maioria (55%) diz ter visto corpos de vítimas de homicídio nos últimos 12 meses e 30% relatam que sofreram algum tipo de violência, apontam pesquisas feitas a pedido do Ministério da Justiça, uma do Datafolha e outra da Fundação Seade.

Para especialistas, os dados preocupam, pois os jovens podem passar a eleger a violência como meio de resolver seus conflitos. (págs. 1 e C1)

Cresce total de cidades no país com risco de casos de dengue

O número de cidades do país em estado de alerta e com risco de desenvolverem casos de dengue no ano que vem aumentou em relação a 2008, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

Larvas do mosquito transmissor da dengue em quantidade "preocupante" foram encontradas em 112 municípios neste ano, ante 76 em 2008. Para o ministério, dez cidades têm risco de surto, entre elas Barretos e Presidente Prudente (SP). (págs. 1 e C5)

Direção do PT anuncia Dutra como presidente

Com quase 70% dos votos apurados, a direção do PT confirmou o ex-senador José Eduardo Dutra como novo presidente do partido.

"Ao que tudo indica, a tendência de uma definição no primeiro turno se confirmou", disse Ricardo Berzoini, presidente da sigla. Defensores de alianças venceram em 16 Estados. (págs. 1 e A9)

Editoriais

Leia "Recepção equilibrada", sobre Ahmadinejad no Brasil, e "A evolução da Aids", acerca da queda em novas infecções. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Assessor de Lula critica política externa de Obama

Para Marco Aurélio Garcia, posição dos EUA sobre Honduras é 'equivocada'

O governo Lula considera "equivocada" a posição dos EUA sobre a crise em Honduras, disse o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia. A irritação manifestada por Garcia refere-se à decisão de Washington de considerar legítima a eleição deste domingo em Honduras, mesmo sem a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya - como quer o Brasil. "Achamos lamentável que se queira limpar um golpe de Estado com um processo de eleição num país que vive sob estado de sítio há meses, com repressão diária e manifestações", afirmou Garcia. Ao fazer um balanço dos dez meses do governo de Barack Obama e da relação dos EUA com a América Latina, Garcia disse que há "certa decepção" e "certa frustração" com a política externa do presidente americano. (págs. 1 e A11)

Planalto toma partido no Uruguai

Pela segunda vez em 6 anos, o presidente Lula toma partido por um candidato à presidência do Uruguai. Depois de apoiar Tabaré Vázquez, em 2003, Lula declara simpatia pelo ex-guerrilheiro tupamaro José "Pepe" Mujica no segundo turno das eleições, no próximo domingo. (págs. 1 e A16)

Ministério alerta para risco maior de dengue

Levantamento do Ministério da Saúde sobre uma possível epidemia de dengue mostra que 71,8% das cidades analisadas foram consideradas de risco ou em estado de alerta para a doença. Em 2008, 47,8% das cidades estavam nessas duas categorias. Há cerca de 2 milhões de pessoas nas áreas vulneráveis. Apesar dos indicadores, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) afirmou que ainda há como evitar uma epidemia no próximo verão. (págs. 1 e A24)

Venda de carros supera produção

Pela primeira vez em 14 anos, a indústria automobilística nacional prevê produção menor que as vendas. Importações em alta e declínio de exportações também levarão o setor ao seu primeiro déficit na balança em dez anos. (págs. 1 e B3)

Foto legenda: Seca no Amazonas: prejuízo com mudança climática

Seca atinge Careiro da Várzea (AM); estudo mostra que o Brasil pode perder R$ 3,6 trilhões até 2050 por causa do clima. (págs. 1 e A20 a A22)

Aliados usam pesquisa para fazer pressão sobre Serra

DEM, PSDB e PPS vão usar as pesquisas para pressionar José Serra (PSDB-SP) a definir rapidamente sua candidatura ao Planalto. A cúpula desses partidos prevê queda do governador ante Dilma Rousseff (PT). (págs. 1 e A4)

Investimento estrangeiro em ações bate novo recorde

O Brasil recebeu US$ 14,45 bilhões em aplicações de investidores estrangeiros para a compra de ações brasileiras em outubro, um novo recorde desde 1947. Boa parte foi direcionada à compra de ações do Santander. (págs. 1 e B8)

44% já viram um assassinato

Porcentual diz respeito a jovens que estão mais expostos à violência no País, mostra pesquisa. (págs. 1 e C4)

Notas e Informações: O gol contra de Lula

O ponto da diplomacia lulista para justificar Ahmadinejad: confraternizar com qualquer regime que prestigie o País. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: “Querem roubar o Rio”

Pressão do Nordeste por fatia maior dos royalties do pré-sal enfurece Sérgio Cabral

A proposta de Pernambuco de mudar a divisão dos royalties do pré-sal das áreas já licitadas, prejudicando o Rio, fez o governo estadual reagir. Para Sérgio Cabral, a tentativa do colega Eduardo Campos (PSB), com apoio da bancada nordestina na Câmara, é "um roubo" e contraria acordo feito com o Planalto. O governador do Rio ameaça discutir a continuidade da Zona Franca de Manaus e dos fundos para o Norte e o Noroeste. A União promete compensar a mordida com parte do que lhe couber. (págs. 1 e País A6 e Informe JB A4)

Os jovens na mira da violência (págs. 1 e País A4)

Mudanças para evitar o câncer

Duzentos mil novos casos de câncer no país poderiam ser evitados anualmente com mudanças no comportamento dos brasileiros. Em relação à Aids, um estudo da ONU revela queda no avanço da doença no mundo. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Governo segura o IPI dos flex

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem que os carros movidos a álcool e gasolina - os conhecidos flex fuel - continuarão com alíquotas menores do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim de março. (págs. 1 e Economia A17)

Abbas quer Lula como mediador

O líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um excelente mediador para os conflitos no Oriente Médio. Abbas criticou os Estados Unidos, por não estarem “fazendo nada” sobre a questão. (págs. 1 e Internacional A21)

Coisas da política

Lula busca a boa-fé entre interlocutores. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Em almoço com Temer, um alento para Cabral. (págs. 1 e A4)

Editorial

Riscos na aproximação com Ahmadinejad. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

José Flávio Sombra Saraiva
Professor titular da UnB

Brasil ganha com a visita de Ahmadinejad. (págs. 1 e A19)

Sociedade Aberta

Antonio Carlos Lemgruber
Ex-presidente do Banco Central

Bandas cambiais, um dilema ainda sem solução. (págs. 1 e A18)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Crack: A praga que consome o país

A “pedra da morte” custa R$ 5. Atrai, indistintamente, ricos e pobres, crianças e adultos, desempregados e trabalhadores. Há registros de índios que usam o entorpecente. Repórteres do Correio Braziliense, do Estado de Minas e do Diário de Pernambuco percorreram 6.729 km por todas as regiões do Brasil. Eles mostram que o crack, surgido há pouco mais de 20 anos nas ruas de São Paulo, invadiu as cidades do interior e as fazendas, espalhando-se pelos grotões do país. Subproduto da cocaína, a droga virou uma epidemia nacional, que causa dependência e morte aos usuários. (págs. 1, 7 a 10 e QR Code com galeria de fotos da série)

7 jovens mortos

Na pequena Santa Cruz De Minas (MG), o tráfico e o vício levaram o flagelo a uma escola (págs. 1 e 8)

Endemia no sul

No Rio Grande Do Sul, de cada 10 viciados atendidos nos hospitais públicos, sete usam o crack (págs. 1 e 9)

Fronteiras abertas

Produção da droga começa na Bolívia e tráfico utiliza mão de obra barata. Há refino no centro-oeste (págs. 1 e 10)

Governo federal vai abrir 2.650 vagas

Presidente Lula sanciona lei que cria a carreira de desenvolvimento de políticas sociais. Selecionados deverão ter curso superior e irão trabalhar com assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, segurança pública e alimentar, e emprego e renda. (págs. 1 e 15)

Condomínios: Avaliação sob suspeita

Perito calcula que a venda de lote no Jardim Botânico, em 2006, foi supervalorizada. Com isso, põe em xeque cálculo adotado pela Terracap. (págs. 1 e 27)

Consumo: Carro com IPI menor

Quem comprar carro 1.0 bicombustível só pagará 3% desse imposto.
Medida acaba em março. Para os demais, tributo volta de forma escalonada. (págs. 1 e 14)

Combustíveis: Luta pelo mais barato

Grupo de Taguatinga faz campanha para estimular a população a abastecer em postos de Goiás. No DF, preços são altos e quase idênticos em todos os lugares. (págs. 1 e 34)
-------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
---------------------