PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, março 31, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] PADRÃO "URI GELLER"






[Chargistas: Sinfrônio, Amorim, DaCosta].

GOVERNO LULA [In:] O NOVO "MILAGRE BRASILEIRO"

Lula diz que economia brasileira vive momento "mágico"



O presidente Lula disse nesta segunda-feira que o Brasil vive um momento "mágico" na economia. Ele comparou a atual situação do país ao início dos anos 70, quando a economia apresentava forte expansão. Lula ressaltou, no entanto, que politicamente a situação é completamente diferente --já que naquela época o país passava por uma ditadura, enquanto que agora trata-se de um país democrático.
"É um momento especial, mágico. O Brasil está voltando a ser o que deveria ter sido há 30 ou 40 anos", disse o presidente, durante a cerimônia de inauguração das obras de terraplanagem do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), localizado em Itaboraí (RJ). Lula exaltou as pesquisas que demonstram que 12 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza e entraram na classe C. O presidente destacou também que a economia vêm crescendo há 24 trimestres e que o consumo tem apresentado expansão há 16 trimestres consecutivos. "Está tudo certo. Mas não vamos resolver tudo de uma hora para outra. Há um descaso social de 100 anos que precisamos reverter", ponderou. O presidente disse ainda que, se o Brasil souber aproveitar o atual momento favorável, poderá figurar entre as maiores economias do planeta. "Durmo e me levanto todo dia pensando nisso." Lula ainda destacou que o Comperj é o maior investimento público-privado da América Latina. Ele disse não ter conhecimento de projeto semelhante na região. O presidente, ao elogiar o processo de liberação ambiental do Comperj, disse ainda que a legislação para o meio ambiente é "muito dura e talvez necessária". CIRILO JUNIOR; da Folha Online, em Itaboraí (RJ). 3103. Foto. Wilton Júnior/AE.
>

PCC: JÁ SE TEM O "P" COMO REGRA PARA PARTIDO

PCC quer se infiltrar na política e financiar campanhas eleitorais

A cúpula do crime organizado quer ter representação política. Depois de entrar no tráfico internacional de drogas, o Primeiro Comando da Capital (PCC) quer se aproximar dos partidos políticos e financiar campanhas eleitorais. Seus líderes consideram que a "família" pode garantir muitos votos aos seus escolhidos e tem capacidade de mobilização em dez Estados. "Muitos partidos políticos não têm essa força", afirmou Daniel Vinícius Canônico, o Cego, porta-voz do líder máximo da organização, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.
Em um diálogo interceptado pela inteligência do governo estadual, Canônico e o segundo homem na hierarquia do PCC, Julio Cesar Guedes de Moraes, o Carambola, conversam com o advogado Sérgio Wesley da Cunha. Eles começam tratando da manifestação patrocinada pela facção em frente do Congresso Nacional, ocorrida em 28 de novembro. "Doutor, sabe qual a intenção dessa passeata?", pergunta Canônico. É o porta-voz de Marcola que responde: "Era pra mostrar para aqueles deputados federais que nós temos força política." A organização criminosa fretou ônibus em dez Estados para levar manifestantes até Brasília. O objetivo declarado do movimento era fazer um protesto contra o descumprimento da Lei de Execuções Penais. No meio da conversa, Wesley defende que o PCC deve ter representação política. "Eu sempre falei pro Marcos (Marcola), uma vez que eu conversei com ele longamente, só na grade, olho no olho: Marcos, a gente precisa ter uma representação política! O IRA (Exército Republicano Irlandês) que está bem pra cacete lá na Irlanda (do Norte), eles têm o Sinn Fein, que é um partido de representação política!" Em seguida, Carambola e Canônico questionam o advogado sobre qual candidato a prefeito de São Paulo a facção deve apoiar. Wesley conta quem são os pré-candidatos de partidos como DEM, PSDB e PT.
TESOUREIROS
Nesse trecho, a interceptação do diálogo ficou truncada. Aparentemente, os criminosos discutem como se aproximar dos partidos, doando dinheiro aos tesoureiros para financiar campanhas - há quem desconfie que a facção estaria pensando em se apossar do dinheiro das doações dadas aos partidos. Embora Wesley diga que trabalhou na campanha de um político importante, os investigadores consideram que essa informação precisa ser melhor apurada. O advogado estaria "vendendo fumaça" para o PCC. "Ele tem um escritório ao lado de um córrego no bairro do Limão. Ele não tem todos os contatos que ele diz", disse uma autoridade que investiga o caso.Carambola pede ao advogado que faça "esses levantamentos". "Com certeza, porque meu interesse é ganhar dinheiro também", diz Wesley. Canônico pede, então, a opinião do advogado sobre o protesto em Brasília. É quando o homem acusado de ser o principal pombo-correio da cúpula do PCC critica a mídia, que, segundo ele, abafou a manifestação. Uma ligação do gabinete do deputado federal Talmir Rodrigues (PV) para um detento da Penitenciária de Valparaíso já havia mostrado que o PCC estava por trás do ato e tentava se infiltrar no Congresso. Essa não é a primeira vez que o PCC tenta entrar na política. Em 2002, a facção quis lançar o advogado Anselmo Neves Maia candidato a deputado federal pelo PMN. Maia acabou preso. Em 2006, outro advogado suspeito, Paulo Bravos, teve sua candidatura recusada pelo PV. Naquele ano, a facção planejava eleger um deputado estadual e um federal em São Paulo. O plano fracassou.
Marcelo Godoy. Estadão, 3103.

CPI DOS CARTÕES CORPORATIVOS: "O QUE SERÁ QUE SERÁ...?" (*)

CPI terá dados que complicam ministros de Lula e FHC

BRASÍLIA - O Palácio do Planalto começa a enviar nesta semana os primeiros lotes da "carreta" de papéis pedidos pela CPI dos Cartões Corporativos. Em entrevista ao Estado, Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente, ressalta que o envio de documentos de ministros atuais ou do governo passado para o Congresso não é uma "conspiração" ou "estratégia do Planalto contra a oposição, mas uma determinação da CPI. Diz que eventuais atingidos pelos documentos devem arcar com suas "responsabilidades". "É muito provável que apareça coisa errada. O instrumento é falho e isto é do ser humano", avisa.
Não é tão extraordinário que erros administrativos sejam agora identificados. "Carvalho defende serenidade nas investigações. Ele relata que no governo há um esforço para atender aos pedidos da CPI e responder, com respeito, as acusações da oposição. O assessor do Planalto avalia que a análise dos dados deve ser feita com seriedade, sem animosidade de qualquer lado, para não prejudicar o País. "Assim como aconteceu com o Orlando (Silva, dos Esportes) e a Matilde (Ribeiro, da Igualdade Racial), é possível que haja problemas com ministros atuais e passados", diz. A existência de um dossiê sobre os gastos no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi divulgada pela revista Veja, no último dia 22 . No final da semana passada, o quadro agravou-se com a notícia de que os detalhes das despesas de FHC e da ex-primeira dama Ruth Cardoso partiram de dentro da Casa Civil, numa decisão de governo.
A secretária-executiva e braço direito da ministra Dilma Rousseff, Erenice Guerra, é suspeita de articular a produção dos papéis. Ele afirma que o governo não responderá a "fatos políticos". Questiona, especialmente, declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que desafiou a abertura de todos os sigilos. "O presidente Fernando Henrique sabe que há uma lei, do governo dele, que protege alguns dados por questão de segurança, o que estamos fazendo é obedecer a lei", observa. "Isso (desafio) é jogada política e superficial de quem não tem projeto", completa. "É fácil para FHC falar em tornar públicas suas despesas porque ele já passou pelo governo; nós temos responsabilidade e não vamos reagir a um fato político." O assessor salienta a importância da questão da segurança. "Para nós o que pesa são as questões de segurança. A nós não interessa informar em que açougue o presidente compra carne, nem qual mercearia é feita a compra para as visitas. Às vezes me dá a impressão de que todo este barulho da oposição é para fazer uma cortina de fumaça sobre outros dados que agora serão revelados, que não são sigilosos", afirma. Sobre os dados protegidos por sigilo, pondera: "Amanhã ou depois, pode ser até que a gente chegue a um acordo com o Congresso, permitindo que se faça o exame desses papéis". O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, afirmou no fim de semana que o governo não deve revidar. Ele afirmou que, se o governo de fato quisesse produzir dossiês contra o governo anterior, o teria feito há muito tempo, com as informações de que dispõe de forma legítima em arquivos mortos do Planalto. "Se o governo estivesse preocupado em montar dossiês, tendo em vista que ele dispõe das informações - as informações estão lá, nos chamados arquivos mortos - podia montar. Não é que não o fez porque não achou nada. Não o fez porque não era a questão fundamental. Não tem esse aspecto de vendeta", declarou o assessor da Presidência da República. Leonencio Nossa, de O Estado de S. Paulo(Colaborou Clarissa Oliveira, de O Estado de S. Paulo). 3103.
_______________
(*) O Que Será (A Flor Da Terra). [Composição: Chico Buarque]. "O que será que será/ Que andam suspirando pelas alcovas/ Que andam sussurrando em versos e trovas/ Que andam combinando no breu das tocas/ Que anda nas cabeças, anda nas bocas (...) No plano dos bandidos, dos desvalidos/ Em todos os sentidos, será que será/ O que não tem decência nem nunca terá/ O que não tem censura nem nunca terá/ O que não faz sentido (...) E todos os destinos irão se encontrar/ E o mesmo Padre Eterno que nunca foi lá/ Olhando aquele inferno, vai abençoar/ O que não tem governo nem nunca terá/ O que não tem vergonha nem nunca terá/ O que não tem juízo".

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Raúl Castro libera hospedagem a cubanos, dizem hotéis. O presidente Raúl Castro deu mais um passo nesta segunda-feira (31) na política de mudanças graduais na ilha, ao permitir o livre acesso dos cubanos aos hotéis, que até agora eram reservados a turistas estrangeiros. "Sim, recebemos esta orientação e já está em vigor", disse à agência de notícias France Presse um funcionário do hotel Copacabana, em Havana, na noite de domingo (30). France Presse, G1. 3103.
Candidato-trampolim vai quebrar a cara. Um detalhe me chamou a atenção na pesquisa Datafolha: a maioria dos eleitores afirma que mudará o voto se suspeitar que seu candidato está usando a disputa à prefeitura de São Paulo como trampolim para outro cargo e não cumprirá o mandato. A julgar pelos números, o candidato vai pular numa piscina vazia e quebrar a cara. De acordo com os dados do Datafolha, é rigorosamente impossível a eleição do candidato-trampolim. Basta ver os números: 51% dos eleitores mudariam seu voto. Não há chance de alguém vencer, num segundo turno, com o abandono de metade de seus apoiadores. Aliás, provavelmente não passará para o segundo turno. Gilberto Dimenstein, Folha Online, 3103.
PAC 'vai mudar a cara do Nordeste', diz Lula. SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, fez uma análise de suas viagens da última semana por Estados do Nordeste, região que vai receber R$ 80,4 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Sem falar sobre a crise dos cartões corporativos e a Casa Civil, o presidente afirmou que, com os investimentos a serem realizados, "o Nordeste vai mudar de cara". "E vai mudar de cara para melhor. Por que? Porque as obras estão gerando emprego, as obras estão gerando esperança, estão gerando renda, e tudo melhora. Essas obras são extremamente importantes porque são obras reivindicadas a 30 anos, 40 anos, que ninguém fazia, e nós, com o PAC, resolvemos priorizar tudo o que era mais importante", disse. Ele salientou que o canal do São Francisco, que se constrói para levar água para o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, "é um investimento que também vai mudar a cara do Nordeste", à medida que vai levar água para 12 milhões de pessoas. Milton F. da Rocha Filho, da Agência Estado. 3103.
Com mais gastos, lucro da TAM cai 78,9% e atinge R$ 128,9 mi em 2007. A empresa aérea TAM informou nesta segunda-feira que encerrou 2007 com lucro líquido consolidado de R$ 128,896 milhões, queda de 78,93% na comparação com o lucro de 2006, que atingiu R$ 611,750 milhões. O principal impacto na queda, segundo a companhia, foi o aumento de custos gerados pela incorporação de 20 aeronaves à frota ao longo de 2007. Segundo comunicado enviado ao mercado, a receita líquida da empresa foi de R$ 8,151 bilhões no ano passado, alta de 10,98% sobre 2006. O lucro bruto da companhia, por sua vez, caiu para R$ 2,292 bilhões no ano passado, após os R$ 2,613 bilhões registrados um ano antes. O lucro operacional caiu para R$ 212,695 milhões, redução de 77,05% ante 2006. Folha Online, 3103.
O perigo que vem do espaço. Esta semana, uma bola de metal, com um metro de diâmetro, caiu pertinho de uma casa em Goiás. Veio do espaço e faz parte do chamado lixo espacial. Tem de tudo vagando lá em cima, até máquina fotográfica jogada fora por astronauta. Mas qual a chance de um dejeto espacial atingir um prédio, ou uma pessoa, aqui na Terra? (...) Como os oceanos ocupam 75% da Terra, a chance é de 75% de o lixo espacial cair no mar. Quanto aos outros 25%...
"A probabilidade de cair aqui na Terra um que cause algum estrago é pequena, mas existe e não pode ser descartada”, alerta Boczko.
'Na Venezuela há total liberdade de expressão', diz Hugo Chávez. A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, pelas iniciais em espanhol) encerrou ontem sua reunião de meio de ano, em Caracas, denunciando uma série de violações aos princípios de liberdade de expressão por parte governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Em sua declaração final, a SIP, entidade que reúne representantes de jornais e revistas de todo o continente, conclamou Chávez a levantar normas que restringem o exercício da livre imprensa e condenou a manutenção do fechamento da emissora RCTV - cuja concessão de emissão em sinal aberto deixou de ser renovada em maio - e o confisco de seus equipamentos. Também exortou o Estado a parar com a política de concentração dos meios de comunicação para fins de doutrinamento social e denunciou o assédio governamental contra os meios independentes. Chávez, em seu programa dominical Alô, Presidente!, destacou a presença de alguns dos jornalistas que participaram de encontro paralelo de mídia pró-governo - incluindo o cubano Ernesto Vera - e rejeitou as críticas de falta de liberdade de imprensa no país. Sem fazer referência direta à SIP, ele qualificou de “um sucesso” a reunião chavista. “Aqui há plena liberdade de expressão”, disse. “Parece-me que uma das grandes batalhas da atualidade é a batalha midiática. Mais do que isso, é a batalha das idéias.” Roberto Lameirinhas, CARACAS. 3103.
Nova luz na reforma tributária. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defende uma reforma tributária mais ambiciosa que a do governo, já em tramitação na Câmara dos Deputados. A sugestão, apresentada na forma de um relatório preliminar, inclui a criação de um Imposto Nacional sobre o Valor Adicionado (IVA), partilhável entre União, Estados e Distrito Federal. A idéia, explicou o senador, é organizar um novo regime tributário, em vez de apenas promover mais uma reforma. O sistema seria muito mais simples do que aquele proposto pelo Executivo federal, argumentou. Dornelles, sub-relator da Comissão Temporária de Reforma Tributária, foi ministro da Fazenda e secretário da Receita Federal. Com esse imposto seria eliminado um “erro de origem” apontado por vários especialistas em tributação: o IVA estadual, implantado no Brasil em 1967, quando entrou em vigor o ICM, convertido mais tarde em ICMS. Se esse tributo tivesse ficado sob a competência do poder central, distorções como a guerra fiscal entre Estados e a enorme diferenciação de alíquotas e de regras teriam sido evitadas.
Ao lado de Dilma, Lula volta a atacar oposição. ITABORAÍ, Rio - Ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar a oposição nesta segunda-feira, 31, mas não fez qualquer referência à denúncia de vazamento de dados do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cujas suspeitas recaem sobre a pasta comandada por Dilma. Para o presidente, existem "pessoas incomodadas em ver as coisas dando certo". "É uma coisa incrível que, no Brasil, um político que não gosta do outro trabalhe para o outro errar. O prejuízo fica com a população", disse. Adriana Chiarini, da Agência Estado. 3103.
Cabral defende Dilma e, em ato falho, chama ministra de presidente. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), defendeu hoje a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e seu trabalho frente ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Num ato falho, Cabral chamou a ministra de presidente -- ela é tida como um dos nomes fortes do PT para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. "Já estou confundindo as bolas", disse Cabral se referindo ao ato falho. CIRILO JUNIOR; da Folha Online, no Rio. 3103.

CUSTO DE VIDA: "SE NÃO TEM REMÉDIO, REMEDIADO ESTÁ..." (*)

Cerca de 24 mil remédios têm reajuste médio de 3,18%

Cerca de 24 mil medicamentos sofrem reajuste médio de 3,18% a partir desta segunda-feira. A medida foi anunciada no dia 14 deste mês pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).
Os reajustes foram estabelecidos para três faixas diferenciadas de medicamentos. Os percentuais, de até 4,61%, 3,56% e 2,52%, foram definidos segundo o nível de competição nos mercados a partir do grau de participação dos genéricos nas vendas. A Cmed informou, ainda, que o cálculo também considerou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o fator de produtividade e a variação dos custos do setor. O próximo reajuste deve ocorrer em março de 2009. Cerca de 24 mil apresentações terapêuticas serão atingidas pelo reajuste. Os medicamentos fitoterápicos e os homeopáticos não são submetidos a esse reajuste, assim como 900 apresentações com venda livre de receita. Entre os medicamentos, cerca de 8.000 terão o reajuste maior, de 4,61%, 2.000 estão na faixa intermediária, com alta de 3,56% e 14 mil terão o reajuste menor, 2,52%. No ano passado, o reajuste máximo determinado pelo governo foi de 3,02%. Já em 2006, o aumento chegou a 5,51%.
Veja exemplos dos preços em São Paulo:
Prozac
com 28 cápsulas - de R$ 125,67 para R$ 131,46
Arcoxia 90 mg cx com 2 cartelas de 7 cápsulas - de R$ 63,92 para R$ 66,86
Higroton 50 mg com 2 cartelas com 14 cápsulas - de R$ 15,08 para R$ 15,61
Amoxicilina 500 mg com 21 cápsulas - de R$ 21,51 para R$ 22,27.
>
As simulações foram feitas com base nos preços máximos determinados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e considerando o ICMS de 18% praticado em São Paulo. Folha Online, 3103.
______________
(*) "Dito" popular.
___________
O Que Será (À Flor Da Pele). Composição: Chico Buarque. "(...) E que me faz mendigo, me faz suplicar/ O que não tem medida, nem nunca terá/ O que não tem remédio, nem nunca terá/ O que não tem receita. (...) E uma aflição medonha me faz implorar/ O que não tem vergonha, nem nunca terá/ O que não tem governo, nem nunca terá/ O que não tem juízo".

OLIMPÍADAS 2008: A CHAMA QUE "CHAMA" PELA PAZ!

Chama olímpica chega à Praça da Paz Celestial

- A chama olímpica chegou nesta segunda-feira (hora local) à Praça da Paz Celestial, onde foi recebida pelos principais líderes do Governo chinês e milhares de pessoas, sob fortes medidas de segurança.
Três jovens portadores chegaram com o fogo sagrado de Olímpia ao centro da praça, onde foi preparada uma reprodução do altar sagrado do Templo do Céu, no qual os imperadores faziam oferendas aos deuses. Mais de 4.000 artistas entre dançarinos, equilibristas e lutadores de kung fu participaram da cerimônia, realizada na Praça da Paz Celestial, adornada com bandeiras chinesas e olímpicas, além de balões com os lemas olímpicos. O presidente da China, Hu Jintao, o vice-presidente Xi Jinping, o presidente do Comitê Organizador (Liu Qi) e o prefeito de Pequim, Guo Jinlong, estão entre os convidados de destaque da cerimônia, da qual participam também 600 jornalistas de todo o mundo e 1.500 personalidades diplomáticas e de outros setores sociais.
Após tocar o hino chinês e o olímpico, Liu pronunciou um discurso no qual assinalou que "o Comitê Organizador continuará trabalhando para realizar Jogos Olímpicos de alto nível". Mais tarde, o presidente do Comitê de Coordenação do COI para os Jogos de Pequim, Hein Verbruggen, destacou a importância e simbolismo da chama olímpica, "que não só anuncia a chegada dos Jogos, mas também estende uma mensagem de paz ao mundo". Também discursou o vice-presidente Xi, em um de seus primeiros discursos públicos após sua nomeação há duas semanas, destacando que a China "mostrará ao mundo o compromisso de sua gente em dar as boas-vindas aos Jogos Olímpicos e participar deles". "Esperamos que o povo trabalhe conosco para compartilhar a paixão olímpica e um futuro harmonioso e melhor", acrescentou o vice-presidente, um dos principais candidatos a ser o líder máximo do país dentro de alguns anos, quando Hu Jintao se aposentar. A cerimônia foi realizada com o céu azul. No fim de semana passado, as autoridades municipais provocaram chuva artificial para amenizar as nuvens carregadas, ação muito freqüente em grandes cerimônias ao ar livre na capital chinesa. As medidas de segurança em Praça na Paz Celestial foram extremas. Os detalhes da cerimônia e os jornalistas estrangeiros que poderiam participar dela foram conhecidos apenas neste domingo. Efe/Estadão, 3103. Foto Efe.
>