PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, março 05, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] 3, 2, 1, 0, FOGO!









[Chargistas: Fausto, Pater, Fernandes, Gio, Henrique].

COLÔMBIA/URIBE: CACHIMBO DA PAZ

Uribe vem ao Brasil e negociações avançam, diz Amorim

BRASÍLIA - Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a crise diplomática envolvendo Equador e Colômbia já começa a apresentar alguns avanços com a disposição do presidente colombiano de vir ao Brasil para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da silva. Ele afirmou ainda que o Brasil quer que a Organização dos Estados Americanos (OEA) decida ainda nesta quarta-feira, 5, por uma comissão de investigação para mediar o impasse provocado pela violação do território equatoriano cometida pelo Exército colombiano em ação contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A declaração foi feita depois reunião de Lula com o presidente do Equador, Rafael Correa, em Brasília.
Amorim afirmou que a data do encontro com Uribe ainda não foi marcada e que a chancelaria brasileira terá um encontro com o ministro de Relações Exteriores venezuelano na República Dominicana, onde se reúnem os representantes internacionais do Grupo do Rio, para tratar da ação contra a Colômbia. A reunião do Grupo do Rio (integrado por países da América Latina e do Caribe) foi convocada para discutir acordos energéticos e propostas de prevenção nas mudanças climáticas e desastres naturais. Na avaliação de Amorim, as exigências do governo do Equador não são difíceis de serem cumpridas pelo governo da Colômbia, para por fim a esse desentendimento: pedido de desculpa inequívoca, compromisso de que outras invasões não ocorrerão no Equador e deixar de lado acusações de que o Equador estaria apoiando as Farc. Para Amorim, quanto mais confusão e conflitos internos existirem na América Latina, pior será para os próprios países sul-americanos, que ficam enfraquecidos nas negociações com os grandes blocos comerciais. Segundo o ministro, a paz sempre fortaleceu esses países nessas negociações.
Momentos antes da fala do chanceler brasileiro aproveitou para voltar a criticar o governo colombiano. "Não é porque somos um país pequeno que aceitaremos ser ultrajados", afirmou. "Não permitiremos o desrespeito a nossa soberania e vamos até as últimas conseqüências. Somos sensíveis, mas soberanos", acrescentou. Ele disse ainda que o governo colombiano de Álvaro Uribe "quer a guerra, não quer a paz". Ao invés de uma entrevista coletiva, como estava previsto inicialmente, Correa apenas se pronunciou para agradecer ao governo brasileiro e em especial "ao amigo" Lula pelo repúdio à invasão colombiana no Equador para atacar tropas da Farc. Ao lado do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Correa disse confiar e acreditar nas organizações internacionais e na comunidade latino-americana. "Não podemos aceitar a lógica de Uribe de que um país pode entrar em qualquer território. Ratificamos a inviolabilidade do território". Mantendo o discurso duro, o presidente do Equador, Rafael Correa, disse que o governo da Colômbia "perdeu até a vergonha". O tom de Correa frustrou a expectativa dos diplomatas brasileiros de que o presidente equatoriano abrandaria o discurso após a conversa com Lula. Correa cobrou uma posição dos organismos internacionais, em especial da Organização dos Estados Americanos (OEA), com relação ao episódio do fim de semana passada, quando tropas colombianas entraram em território equatoriano para perseguir membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). "É o momento das instâncias internacionais se posicionarem eficientemente, em função de princípios e não de pressão. Exigimos que a OEA se posicione de forma rápida e ratifique a inviolabilidade dos territórios internacionais", disse. Ao finalizar seu discurso, Correa agradeceu "profundamente" ao governo brasileiro e ao presidente e amigo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Sem meias palavras, (o Brasil) tem sabido condenar de forma frontal e direta a agressão à soberania de um país", disse. Leonencio Nossa, Leonardo Goy e João Domingos, de O Estado de S. Paulo. 0503.

FARC: "LANÇAMENTO" DO SEGUNDO Nº 2 ("INVERSÃO" DE VALORES...)

Joaquín Gómez será novo número dois das Farc

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciaram nesta terça-feira que Joaquín Gómez, 61, um engenheiro formado na extinta União Soviética, assumirá o lugar do número dois na cúpula da organização, Raúl Reyes, morto no Equador pelo Exército da Colômbia, na madrugada do último sábado.
Gómez, que na verdade se chama Milton de Jesús Toncel, já integrava o secretariado das Farc e era o comandante do Bloco Sul do grupo, que atua nos departamentos colombianos na fronteira com Equador e Peru. Gómez é identificado pelos Estados Unidos como responsável pelas operações de narcotráfico das Farc, o grupo armado marxista mais antigo e numeroso da América Latina, com cerca de 17 mil integrantes --ou 8.000, segundo Bogotá. Washington oferece uma recompensa de US$ 2,5 milhões por ele. Gómez entrou para a guerrilha nos anos 1980, depois de lecionar por vários anos como professor na Universidade do Amazonas, no departamento de Caquetá. Após a morte de Reyes, o secretariado das Farc, fundada em 1964, passou a ter seis membros, incluindo Gómez: o líder do grupo Manuel Marulanda (conhecido como "Tirofijo"), o responsável pelo Movimento Bolivariano, Guillermo León Sáenz ("Alfonso Cano"); o quinto homem no comando, Rodrigo Londoño Echeverri ("Timoleón Jiminez"), o chefe militar das Farc, Jorge Briceño Suárez ("Mono Jojoy"), e o líder do bloco noroeste, Luciano Marín Arango ("Iván Márquez"). Folha de São Paulo. Com agências internacionais . 0503.

COLÔMBIA & VENEZUELA: UM TIRO NO PÉ (de Chávez)

Ação colombiana no Equador foi 'legítima defesa', diz 'Wall Street Journal'

Segundo o jornal, "a ação chocou os terroristas (como o jornal se refere aos guerrilheiros das Farc) porque ocorreu no Equador. A guerrilha estava acostumada a operar dentro da Colômbia para depois escapar da perseguição dos militares colombianos no refúgio seguro do Equador e da Venezuela".
"Dessa vez os militares colombianos resolveram ir em frente, por razões legítimas de auto-defesa", diz o jornal."Duvidamos que os Estados Unidos teriam parado suas tropas na fronteira, se terroristas tivessem bombardeado alvos no Texas de algum ponto no México", diz o jornal. Mas o que realmente deve ter irritado Chávez foi a captura do laptop de Reyes", diz o jornal americano. O laptop "revela segredos de Chavez", chamado pelo jornal de "valentão venezuelano". Citando declarações do chefe de polícia da Colômbia, general Oscar Naranjo, o jornal diz que "o laptop mostrou que a Venezuela teria pago US$ 300 milhões às Farc em troca da recente libertação de seis reféns".
'Insulto'
Na Espanha, o El País afirma em editorial que “Chávez quer capitalizar a equivocada operação colombiana contra as Farc no Equador”. “Mais uma vez o exagero veio do líder venezuelano, que insultou de modo chulo seu homólogo colombiano e usou linguagem bélica inadmissível em quem não é parte prejudicada. O afeto de Chávez pelas Farc – para quem pede status de Exército combatente – arrasa a decência mínima que se exige de um chefe de Estado”, afirma o El País. Na França, o jornal Le Monde diz que “pela primeira vez na história, a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, de extrema esquerda) foi ferida no coração”. O Le Monde ainda pergunta se, com a morte de Reyes, as Farc vão adotar uma linha dura, militarista, ou aceitar a negociação política. “De imediato, ela (a morte de Reyes), não pode fazer nada, a não ser complicar a comunicação com as Farc. Será que Ingrid Betancourt (refém das Farc), que parece estar à beira da morte, e seus companheiros de infortúnio poderão suportar muito mais tempo nessa situação?”. BBC Brasil, 0503.

COLÔMBIA & OEA: SALVA PELO 'TIO SAM'?

Apoio dos EUA impede condenação de Colômbia na OEA, diz 'Página 12'

“Conseguir apoio para uma moção de repúdio à Colômbia na OEA (Organização dos Estados Americanos) é uma missão impossível”, afirma a coluna assinada pelo editor de política do jornal, Mario Wainfeld.
“O principal aliado dos Estados Unidos na região conta com um escudo protetor de muitos países, em especial da América Central, fortemente influenciados em sua economia, política e até seu idioma pela principal potência do mundo.” Segundo o jornal, o resultado da reunião da OEA convocada para a terça-feira – de não condenar a Colômbia nem criar uma comissão investigadora, mas apenas convocar uma reunião dos chanceleres do continente - já era esperado. O Página 12 afirma que esta não é uma solução definitiva, “mas vale”. “A esta altura, não existe uma panacéia, nem é imaginável desativar tudo de um dia para o outro. Álvaro Uribe, sob a sombra da maior potência do mundo, põe em cheque a paz na região.” Na reportagem sobre o mesmo assunto, o jornal afirma que a “Colômbia conseguiu sair ilesa em sua primeira batalha contra o Equador na OEA”, graças ao apoio americano na organização. “Em um sinal de forte apoio, e em uma das poucas vezes em que se referiu à América Latina, o presidente norte-americano, George W. Bush, falou pessoalmente pela televisão e deixou claro que não ia abandonar seu ‘aliado democrático’.” O jornal ainda destaca o tom emotivo da ministra do Exterior equatoriana, Maria Isabel Salvador, que apresentou a queixa na reunião da OEA, em Washington e rebateu os argumentos colombianos para justificar a invasão territorial. O representante colombiano, segundo o jornal, adotou o mesmo tom de seu governo, de pedir desculpas brevemente e acusar os governos equatoriano e colombiano de ter ligação com as Farc.
“A saída fácil que a Colômbia obteve ontem (terça-feira) teria sido difícil de conseguir sem o valioso apoio dos Estados Unidos. Antes de realizada a sessão da OEA, foi o presidente Bush que o expressou com maior claridade. ‘A mensagem de nosso país para o presidente (Álvaro) Uribe e ao povo colombiano é que estamos ao lado de nosso aliado democrático’.” O Página 12 ainda afirma que o representante americano na OEA fez o possível para não regionalizar o conflito e afirmou que se tratava de uma questão entre a Colômbia e o Equador. BBC Brasil, 0503.

CÉLULAS-TRONCO II [In:] "E A VIDA?" *

Decisão sobre célula-tronco no STF deve ser adiada

Apesar de a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tender a liberar as pesquisas com células-tronco embrionárias, o julgamento deve ser adiado por causa de um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Ele avisou os outros dez colegas da Corte que vai fazer o pedido. O STF marcou para hoje, às 14 horas, o início do julgamento da constitucionalidade das pesquisas com embriões, liberadas pela Lei de Biossegurança em 2005, mas contestadas por uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pelo então procurador-geral da República, Claudio Fonteles. O primeiro ministro a votar na sessão será Carlos Ayres Britto, relator da ação e apontado entre advogados e ministros como defensor das pesquisas. Em seguida, por ser o mais novo da Corte, seria a vez de Direito se pronunciar. Mas, por ser contrário às pesquisas, ele pedirá tempo para analisar o voto de Britto, de 78 páginas, e rebatê-lo ponto a ponto. Com essa estratégia, pretende reunir argumentos suficientes para tentar convencer os demais a proibir as pesquisas com embriões. Além disso, tiraria o assunto do foco e esfriaria um pouco a discussão.Essa sinalização de que o julgamento não terminaria hoje foi dada na semana passada por dois ministros do STF. Ontem, mais três confirmaram que Direito antecipou a intenção de pedir vista. Uma decisão da presidente do Supremo reforçou a desconfiança de que a decisão final não será tomada nesta semana: a ministra Ellen Gracie mudou o calendário do julgamento. Há duas semanas, dois dias de sessão plenária estavam reservados para o julgamento; na semana passada, porém, a presidência reduziu a previsão para um dia, tempo insuficiente para uma discussão da importância das pesquisas com células embrionárias, e pautou outras ações para a sessão de amanhã.Se confirmado o pedido de vista, o ministro terá prazo total de 30 dias para devolver a ação para que o julgamento prossiga - dez dias renováveis duas vezes por igual período. O processo então voltará à fila do plenário, mas pode ter prioridade a depender da presidente do STF. Até lá, os cientistas continuarão impedidos de prosseguir com os estudos. Apesar de a Lei de Biossegurança estar em vigor, os comitês de Ética não avalizam as pesquisas à espera de pronunciamento do STF. Entre os ministros, a confirmação da constitucionalidade da lei é dada como certa. No cenário mais disputado, as pesquisas seriam liberadas por 6 dos 11 ministros do Supremo. O placar mais dilatado, apostam alguns ministros, seria 7 a 4 em prol dos cientistas. De acordo com prognósticos dos próprios ministros, estariam do lado das pesquisas com células-tronco embrionárias os ministros Carlos Ayres Britto, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie. Nesse grupo entraria também a ministra Cármen Lúcia, mas os colegas não têm certeza de seu voto. De outro lado estariam os ministros Direito, Cezar Peluso e Eros Grau. O voto do ministro Ricardo Lewandowski também é dúvida para alguns colegas, mas as apostas são de que ele apoiará a proibição das pesquisas.
APOIO PRESIDENCIAL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, após participar da inauguração de duas importantes unidades de pesquisa em Campinas (SP), ser favorável à aprovação das pesquisas com células-tronco no País. "Eu, particularmente, sou favorável à aprovação das células-tronco. Acho que o mundo não pode prescindir de um conhecimento que pode salvar a humanidade de muitas coisas, mas eu não comento nada transitado em julgado na Suprema Corte brasileira." Colaborou TATIANA FÁVARO. Estadão, 0503.
______________________
(*) Gonzaguinha - O Que é, o Que é? [Gonzaguinha]. "Eu fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! (...)".

CÉLULAS-TRONCO [In:] "E A VIDA? E A VIDA O QUE É, DIGA LÁ MEU IRMÃO?" *


O Ibope foi às ruas entre os dias 24 e 28 de janeiro. Submeteu aos entrevistados a seguinte afirmativa: “As pesquisas com uso de células-tronco embrionárias para o tratamento e recuperação de pessoas com doenças graves é uma atitude em defesa da vida.” Em seguida, perguntou se as pessoas concordavam ou discordavam da sentença.
Nada menos que 75% dos entrevistados disseram concordar “totalmente”. Outros 20% afirmaram que concordam “em parte”. Somando-se os dois percentuais, chega-se a um expressivo índice de concordância: 95%. Só agora, um mês e cinco dias depois de concluída, as informações foram trazidas a público. Encontram-se assentadas no sítio da entidade feminista “Católicas pelo Direito de Decidir”, parceira do Ibope na sondagem. Retardou-se a divulgação deliberadamente, para que coincidisse com o julgamento, no STF, de ação movida pelo Ministério Público em março de 2005. A ação é assinada pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fontelles. Católico fervoroso, ele questiona a constitucionalidade do artigo 5º da Lei de Bissegurança. Trata-se do trecho da lei que autoriza a utilização, em pesquisas científicas, de dois tipos de embriões humanos: os considerados “inviáveis” e aqueles que estiverem congelados há mais de três anos em clínicas de tratamento de infertilidade humana. Para Fontelles, a lei fere o princípio constitucional da “inviolabilidade” do direito à vida. A questão crucial a ser respondida pelos 11 ministros que integram o plenário do STF é a seguinte: “Um embrião congelado em laboratório tem direito à vida ou essa garantia constitucional só se aplica aos embriões já implantados no útero da mulher?” A sessão está marcada para as 14h desta quarta-feira. A decisão final, porém, pode ser adiada por um pedido de vista. Um dos ministros, Carlos Alberto Direito, deu indicações de que deve solicitar prazo para analisar mais detidamente os autos. Conheça os detalhes aqui e aqui. A pesquisa do Ibope revelou um dado curioso: é grande, enorme mesmo, o fosso que separa a posição da Igreja do pensamento dos seus fiéis. Ouviram-se 2.002 pessoas com idade entre 16 e 70 anos. Desse total, 139 (6%) mostraram-se indiferentes ao tema –nem concordam nem discordam— ou recusaram-se a opinar. Restaram 1.863 entrevistas. Nesse universo, 1.230 pessoas se disseram católicas. Outras 386, evangélicas. Pois bem, entre os católicos, o índice dos que concordam total ou parcialmente com o uso de células-tronco embrionárias para fins científicos é de 95%. Entre os evangélicos, o percentual é de 94%. Uma das pessoas que terão direito a voz na sessão do Supremo é o representante da CNBB. Falará contra o “sacrifício” dos embriões.
Escrito por Josias de Souza, Folha Online, 0503.
_____________________
(*) Gonzaguinha - O Que é, o Que é? [Gonzaguinha]. " (...) E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?/ Ela é a batida de um coração?/ Ela é uma doce ilusão?/ Mas e a vida?/ Ela é maravilha ou é sofrimento?/ Ela é alegria ou lamento?/ O que é?/ O que é, meu irmão?/ Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo,/ É uma gota, é um tempo/ Que nem dá um segundo,/ Há quem fale que é um divino mistério profundo,/ É o sopro do criador numa atitude repleta de amor (...)". www.vagalume.com.br

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Hillary vence prévias em Ohio e Texas e ganha fôlego na disputa. WASHINGTON - A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton mantém suas chances de obter a nomeação do partido ao vencer seu rival, o também senador Barack Obama, em Rhode Island, Ohio e Texas nesta terça-feira. Após 12 derrotas consecutivas, Hillary volta a respirar na luta pela indicação democrata, principalmente por ter garantido a vitória nos últimos dois Estados. Obama venceu a prévia em Vermont. No Partido Republicano, John McCain garantiu a indicação ao vencer nos quatro Estados. Agências internacionais. Estadão, 0503.

'Provavelmente, há base das Farc no Brasil', diz presidente do Equador. O presidente do Equador, Rafael Correa, irritou-se numa entrevista exclusiva ao Jornal da Globo, quando perguntado se sabia que as Farc operavam baseadas em seu território, e disse que, “provavelmente, também há bases das Farc no Brasil”. O presidente chegou em Brasília, às 21h30. Ele afirmou que veio agradecer ao Brasil pela condenação à invasão do território equatoriano, que considera uma ação premeditada da Colômbia. Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal da Globo. 0503.

Imagens mostram furto de bagagens em Cumbica. Imagens do circuito interno do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, mostram o furto de bagagens por um agente de operações e um auxiliar de cargas. Na terça-feira (4), os dois homens foram presos em flagrante. Os dois funcionários de uma empresa terceirizada pela Infraero, que atuavam há um ano no aeroporto, vinham sendo investigados há cerca de três meses. Segundo a polícia, no momento da prisão, eles portavam um celular e um carregador de bateria, retirados de uma das malas. G1, SP. VEJA O VÍDEO.

Homens querem esposas que saibam cozinhar, diz pesquisa britânica. Apesar da importância da habilidade na cozinha, citada por 48% dos cerca de 2 mil entrevistados, apenas 9% se dizem impressionados por mulheres que sabem "assar bolos". A pesquisa foi conduzida pelo instituto britânico ICM e encomendada pelo Daily Mail Ideal Home Show – um dos principais eventos sobre casa e decoração da Grã-Bretanha. A intenção era descobrir a preferência dos homens para tentar reescrever o Good Wife Guide (Manual da Boa Esposa, em tradução livre), publicado em 1955.

Anatel impõe restrições à Oi na compra da Amazônia Cel. BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) impôs restrições para a compra da Amazônia Celular pela Oi. A decisão de aprovar o negócio foi tomada ontem pelo conselho diretor da Anatel, mas as restrições só foram divulgadas hoje, pelo conselheiro Antônio Bedran, que foi relator do processo. Segundo Bedran, a Oi terá 18 meses para devolver as freqüências nas faixas de 900 megahertz (MHz) e 1.800 MHz. Como a empresa já operava na região da Amazônia Celular, a legislação não permite que ela acumule duas licenças de operação do mesmo serviço na mesma região.A Anatel exigiu ainda que a Oi devolva imediatamente 15 MHz que a Amazônia Celular dispõe na faixa de 850 MHz. A agência determinou ainda um prazo de 90 dias para que a Oi transfira para sua base de clientes todos os usuários da Amazônia Celular. GERUSA MARQUES - Agencia Estado. 0503.
Salão de Genebra exibe carro com capacidade para 1 passageiro. GENEBRA - Um dos eventos mais importantes do mundo automobilístico, o 78º Genebra Car Show, realizado na Suíça, apresentou para a imprensa nesta quarta-feira, 5, o novo Lumeneo Smera. Inovador, o Lumeneo Smero é elétrico e foi projetado para transoportar um único passageiro, o que explica seu design estreito e moderno. Efe/Estadão. 05/03.













Bush declara apoio a candidatura de John McCain. WASHINGTON - O presidente americano, George W. Bush, endossou a candidatura de John McCain à presidência dos EUA, nesta quarta-feira, 5, selando a recuperação de McCain após sua campanha ter sido declarada como morta. Após almoçarem juntos na Casa Branca, Bush declarou seu apoio oficial a candidatura do senador, que venceu nos 4 Estados em votação na terça-feira, 4 - Ohio, Texas, Rhode Island e Vermont. "Ele será o presidente que trará determinação para derrotar um inimigo e um coração grande o bastante para amar aqueles que ferem", disse Bush, ao lado de McCain, em cerimônia no Jardim Rosa da Casa Branca, claramente com a intenção de fazer o senador do Arizona mais presidenciável para os eleitores que escolherão o próximo líder nas eleições de novembro. Agências internacionais/Estadão. 0503. Foto AP.

EQUADOR/RAFAEL CORREA [In:] O 'TOM' DA DIPLOMACIA


Correa diz que irá 'até as últimas conseqüências por soberania'

BRASÍLIA - O presidente do Equador, Rafael Correa, manteve o tom de fortes críticas ao governo da Colômbia durante a entrevista coletiva dada na noite desta terça-feira, 4, depois de sua chegada em Brasília. "A minha pátria foi agredida por um governo canalha", disse. "Fomos vítimas de um ato bélico, uma provocação de guerra e vamos às últimas conseqüências em defesa da nossa soberania", emendou. Para Correa, a ação do Exército colombiano em território equatoriano foi uma "ofensa máxima aos equatorianos".
A crise entre Colômbia, Equador e Venezuela começou depois que o Exército colombiano atacou guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc), causando a morte do número dois das Farc, Raúl Reyes. Nesta terça, Correa deu início a uma viagem diplomática a cinco países para discutir a crise entre Equador, Colombia e Venezuela. Na quarta, ele terá uma reunião, às 10 horas, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Correa afirmou que o Equador "não quer a guerra", diferentemente do presidente colombiano. "Estamos aqui em busca de uma solução pacífica, mas não vemos muita chance por se tratar de um presidente farsante que tem as mãos manchadas de sangue. Uribe não quer a paz, quer a guerra. Foi uma ofensa por parte dele", afirmou Correa.
Solução
O presidente equatoriano deu três condições para uma solução diplomática que evite a guerra: condenação expressa da comunidade internacional, sobretudo de organismos multilaterais como a ONU e a OEA; um pedido de desculpas do governo colombiano e um compromisso explícito de que não voltará a praticar esse tipo de agressão. Segundo ele, a Colômbia premeditou os ataques ao país para prejudicar a libertação de reféns das Farc, inclusive a da franco-colombiana Ingrid Bettancourt. "A Colômbia premeditou o ataque para atrapalhar a libertação de Ingrid. (O presidente colombiano, Álvaro) Uribe sabia que tentávamos libertar reféns", afirmou o chefe de Estado equatoriano. Ele negou que seu governo tenha dado apoio às Farc e disse que nos últimos anos foram desmantelados 42 acampamentos da guerrilha colombiana ao longo da fronteira do seu país. Correa declarou, ao Jornal da Globo, que a fronteira entre os países da América do Sul "é porosa" e, por isso, não é difícil que haja bases das Farc em países como Venezuela, Equador e, até, no Brasil. O presidente equatoriano agradeceu a postura que o governo brasileiro tomou em relação aos ataques. "Tenho que agradecer a postura firme e ética do governo brasileiro e do presidente Lula". Segundo Correa, apesar de pequeno, o Equador é "íntegro, igual ao Brasil".
Correa será cobrado por Lula
Na reunião desta quarta-feira, 5, Correa ouvirá de Lula que tem razão no embate com a Colômbia. Ao mesmo tempo, Lula vai fazer uma cobrança a Correa: lembrará que o Equador é de paz e que, por isso mesmo, precisa ficar longe das Farc. Caso contrário, pode perder a razão que hoje o assiste. Esse será o tom da conversa, que ocorrerá às 10 horas, no Palácio do Planalto, de acordo com informação de um auxiliar do presidente Lula. Para o Brasil, o direito internacional tem de ser preservado a qualquer custo, o que significa condenar a incursão das forças colombianas no território equatoriano. Para o auxiliar do presidente, a invasão das Forças Armadas colombianas foi um "caso pensado". Por um motivo: porque aconteceu duas vezes; primeiro, no combate com as Farc; em seguida, para a busca de corpos e apreensão de equipamentos, entre eles muitos computadores. A conversa de Correa com o presidente Lula é a segunda etapa de um périplo do presidente do Equador em busca de apoio na sua disputa com a Colômbia. A primeira parada do chefe de Estado equatoriano ocorreu no Peru. Teve um significado forte em política internacional. Há uma década, Equador e Peru ainda viviam uma guerra por conflitos de fronteiras. A paz foi patrocinada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Por isso, depois da parada no Peru, Correa decidiu vir ao Brasil. A expectativa das autoridades brasileiras é que tanto o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, quanto o seu colega do Equador, Rafael Correa, vão continuar a se estranhar por alguns dias. Depois, vão baixar o tom das declarações e acabarão por se recompor, porque esse é o caminho natural dos países da América do Sul. A torcida do Brasil é para que Uribe faça um segundo pedido de desculpas ao Equador, agora sem as justificações para a ação de combate aos guerrilheiros das Farc. Se isso ocorrer, raciocinam as autoridades brasileiras, será mais fácil fazer cobranças ao presidente equatoriano daqui para a frente. Será possível fazer a Rafael Correa a pergunta: afinal, o que faziam tropas das Farc dentro do território do Equador? Isso, na opinião dos brasileiros, no mínimo constrangerá Correa, que poderá evitar novos acampamentos do grupo dentro do território equatoriano.
Estadão, 0503. Texto alterado às 0h25 para acréscimo de informações. (Colaborou Vannildo Mendes, de O Estado de S. Paulo). Foto Ed Ferreira/AE.