PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, outubro 28, 2013

PRAGMATISMO

28/10/2013
Em 2014, eleição sem messianismo 


:: Cândido Mendes


A aliança de Marina com Eduardo Campos constitui um inédito na contenda eleitoral, nas últimas décadas. Juntam-se forças de esquerda contra um partido da mudança no poder. O PSB marca uma programática nítida, tanto na presença intrínseca do Estado na economia, quanto na decidida redistribuição da renda nacional, a partir de uma incisiva política tributária, tanto deparamos 50% da renda nacional nas mãos de 126 pessoas.

Eduardo Campos une, neste momento, por outro lado, o Nordeste do país, marcado, desde Celso Furtado, pela intrínseca necessidade do planejamento para a mudança. Marina emprestaria a essa aliança uma visão messiânica, no desenraizamento de todo o status quo, reforçado pela pregação ambiental. Mas não é tranqüila a sua certeza de carrear a vintena de milhões de votos da última contenda, num quadro, então, de menor presença política da candidata petista.

O embate previsível retira o PT da inércia das certezas de vitória, forçando-o a reorganizar-se e, sobretudo, à mobilização. A sigla dispõe, ao lado dos quadros, deste "povo de Lula", que, praticamente, não conhece outra opção eleitoral, desde que saiu, nos seus 40 milhões de brasileiros, da marginalidade total para o mercado. Aí esta, ao mesmo tempo, a limitação dos governadores do PT, em vários estados, a depender de uma aliança congênita COM O PMDB


Os resultados da nossa performance econômica mostram, contra todos os vaticínios oposicionistas, os bons índices do PNB, com o controle da inflação e a harmonização do processo urbano do país. Deparamos êxitos que só tenderão a se ampliar nos próximos meses.

Atingido, de vez, pela aliança Campos/Marina, é o PSDB, empurrado a um tertius, sem retorno, para o próximo embate. Marina ameaça a visão oposicionista, de verdadeira alternativa de esquerda, como a do PSB. Envolve-a da tônica moralista, frente à corrupção, praticamente inevitável ao exercício de poder, sobretudo, num comando do Planalto, há uma década. Emerge, também, como risco consistente, o jogo das vontades fortes de ambas as lideranças.

De toda forma, a última dança das siglas consolidou a militância partidária petista, de quadros praticamente inalterados, para a próxima refrega. E a multiplicação de mini-partidos só reforça o jogo cansado das clientelas.

Ao contrário, propondo-se a uma decidida contraposição ao PT, e resistindo às obviedades da Rede, o PSB desponta com a consciência de outro futuro que o das vaguezas utópicas da esquerda brasileira. •


Cândido Mendes é integrante do Conselho das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações

adicionada no sistema em: 28/10/2013 01:18

''BIG BROTHER ENEM''

28/10/2013
Educação – Enem: MEC vigiou 2 milhões de posts


Total de eliminados por postarem fotos do exame em redes sociais foi de 36, número que pode subir caso ministério identifique outras postagens.

Enem sob vigilância

Monitoramento de 2 milhões de mensagens elimina 36 estudantes por postagens proibidas


BRASÍLIA, RIO, PORTO ALEGRE E SÃO PAULO- 
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem que o MEC monitorou cerca de 2 milhões de mensagens e imagens postadas em redes sociais, tendo como tema o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ontem, 12 candidatos foram desclassificados por postarem fotos do exame, o que é proibido. Assim, somados aos 24 de sábado, o total de eliminados por divulgar imagens chegou a 36. No Enem de 2012, esse número chegou a 67.

Segundo Mercadante, outros participantes poderão ser eliminados a qualquer tempo, caso a equipe do ministério identifique postagens ou qualquer violação das regras do edital. O ministro contou que um radialista foi preso e levado para a delegacia de polícia algemado, após fotografar provas em Unaí e tentar sair do local onde çra aplicado o exame.

O índice de abstenção no Enem deste ano foi articipantes já registrado no Enem. O aumento do número de participantes foi de 20% em relação ao Enem de 2012 e de 95% em relação à primeira edição do Enem após a reformulação em 2009.

Segundo Mercadante, isso faz do Enem o segundo maior exame do gênero no mundo. Os resultados das provas serão divulgados na primeira semana de janeiro de 2014.0 gabarito, na próxima quarta-feira.

O índice de abstenção em 2013 é ligeiramente maior do que o registrado nos últimos três anos. Segundo Mercadante, em 2012, 27,9% dos inscritos não fizeram as provas; em 2011, 26,4%; e, ém 2010, 28,8%. 

Apenas em 2009, no primeiro ano de aplicação do exame como substituto de vestibulares de universidades federais é que o índice de abstenção foi superior, alcançando 37,7%. Naquele ano, porém, a realização do Enem foi adiada por dois meses, por causa do furto de uma prova ainda na gráfica.

Mercadante classificou o Enem de 2013 como um grande êxito, embora tenha ressalvado que é preciso cautela e que a avaliação positiva considera apenas as informações disponíveis até o momento.

Ele lamentou a morte no sábado de um candidato que sofreu acidente de moto em Varginha (MG), e comemorou o nascimento de uma menina chamada Luna, em Teresina.

— O Enem de 2013 foi um grande êxito. É o maior Enem da nossa história. Tivemos um crescimento de participantes efetivos de cerca de 20% — disse Mercadante.

ESPECIALISTAS ELOGIAM TEMA DE REDAÇÃO

Grande expectativa da prova de ontem, o tema da redação ("Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil") foi elogiado por especialistas ouvidos pelo GLOBO. Segundo Nei Xavier, que dá aulas nas redes de ensino Pensi e GPI, trata-se de um assunto atual e próximo do cotidiano dos jovens. Já o professor Rafael Pinna, coordenador de Redação do Colégio de A a Z, comentou que o tema se encaixa no perfiída prova, que sempre teve um viés social.

De acordo com o professor Xavier, os candidatos tiveram a chance de abordar no texto a queda nos índices de acidente após a implantação da Lei Seca, mas, também, "aspectos negativos" segundo ele, como os perfis criados nas redes sociais "para burlar as operações" Entretanto, o criador do perfil @LeiSecaRJ, que informa diariamente onde estão acontecendo as blitzen, elogiou a escolha do tema.

De acordo com Rafael Pinna, do Colégio de A a Z, o tema escolhido é um pouco mais pontual dos que o Enem vinha apresentando em anos anteriores, mas ele afirma que a proposta segue o perfil histórico de reflexões em cima de uma questão social.

—- Como o Enem tenta "medir" o grau de cidadania e consciência dos alunos, a ideia é avaliar o quanto o estudante consegue entender as situações e as transformações da sociedade. E a lei seca se encaixa nisso tranquilamente — avaliou o professor, que é ex-corretor da prova do Enem.

— Achei o tema bastante difícil. É mais complicado porque é um assunto mais adulto, acho que complica pra quem não dirige, sabe? A Lei Seca não faz parte do meu universo — disse Gabriella Araújo, de 16 anos, que fez a prova para Engenharia.

— Não acho complicado, não; as informações estão aí, na TV, na Internet, o negócio é se manter atualizado e antenado — opinou Gabriela Freira, de 12 anos, que quer estudar Engenharia Química.

Além da redação, os candidatos do exame fizeram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para esta edição, o MEC anunciou mudanças na metodologia de correção da prova de redação. De acordo com a pasta, o rigor aumentará e serão tolerados apenas desvios pontuais para se atingir a nota mil.

A inserção de trechos indevidos, como piadas e brincadeiras, resultará em nota zero. É o caso de textos como os famosos casos do ano passado, em que candidatos incluíram uma receita de miojo e parte do hino do Palmeiras no meio do texto.

Outra novidade é que o MEC vai aumentar o número de corretores de 8,4 mil para 9,5 mil. A decisão foi tomada após uma simulação que mostrou que serão necessários mais profissionais, já que um terceiro será acionado sempre que houver discrepância superior a cem pontos nas notas gerais dos dois primeiros avaliadores. No ano passado, esse intervalo era de 200 pontos.(Colaboraram: Eduardo Vanini, Leonardo Vieira, Maurício Peixoto, Natália Castro, Lauro Neto, Marina Cohen, Flávio Ilha e Ezequiel Fagundes)

adicionada no sistema em: 28/10/2013 02:43

28 DE OUTUBRO. DIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

###

28 de outubro. 


Dia do funcionalismo público. 


Nossos parabéns à esses empregados da 

Administração Pública que, em suas 

atividades, têm como objetivo o interesse 

público, seguindo ''os princípios 

constitucionais da legalidade, impessoalidade,

 moralidade, publicidade e eficiência''. 


[Assumimos o risco ao postar essa 

homenagem mesmo sabendo de alguns que,

 por generalização, (n)os colocam no mesmo 

saco de plástico, preto].



#Queméstú? Gen, 27.
*