PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, setembro 03, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] MAL PRESSÁGIO...

...








[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

03 de setembro de 2009

O Globo

Manchete: Lula veta compra de ações da Petrobras com o FGTS

Declaração à TV pública contraria informações do próprio governo

O presidente Lula disse que não vai autorizar o uso do FGTS para compra de novas ações da Petrobras no projeto pe capitalização da empresa. A afirmação foi feita ontem a um repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC, TV pública brasileira), após entrevista à TV5, rede pública francesa. A declaração de Lula contraria informações prestadas durante o dia por representantes do Congresso e do próprio governo. Horas antes, Wellington Moreira Franco, vice-presidente da Caixa Econômica, admitira a possibilidade, dizendo que o limite seria de 30% do valor no FGTS. Hoje, são mais de 95 mil cotistas que têm R$ 7,259 bilhões aplicados e com rendimentos desde 2000. (págs. 1, 27 e editorial "Riscos do pré-sal”)

Advogado alerta para ilegalidade

A proposta para o pré-sal é inconstitucional e pode parar na Justiça, alertou Luiz Antônio Lemos, sócio do Tozzini-Freire Advogados, que fez estudo para o BNDES, comparando as normas em 11 países. (págs. 1 e 26)

PMDB vira e agora condena urgência

O PMDB se uniu à oposição e impôs a primeira derrota ao governo no pré-sal. Após obstruções no Congresso, Lula convocou líderes políticos e deve retirar o regime de urgência. (págs. 1, 25 e Merval Pereira)

Rio na frente por 2016

COI dá maior conceito a projeto brasileiro

O Comitê Olímpico Internacional divulgou o último relatório sobre as cidades candidatas a sediar as Olimpíadas de 2016, com elogios ao projeto do Rio, que recebeu o maior conceito e foi considerado o único de qualidade multo alta, à frente de Madri, Chicago e Tóquio. Os técnicos elogiaram o vigor econômico do país, a torcida da população e a parceria entre as três esferas de governo, mas fizeram ressalvas à área de transporte e ao setor hoteleiro, que teria poucas vagas. (págs 1 e 12 a 14)

BC interrompe a redução dos juros

Por unanimidade, Copom mantém taxa básica em 8,75% ao ano após cinco cortes seguidos

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) interrompeu a trajetória de queda da taxa de juros após cinco reuniões seguidas e manteve a taxa básica em 8,75% ao ano. A decisão entre os diretores foi unânime. Alguns especialistas do mercado acreditavam que haveria espaço para novos cortes. Em nota, o BC se disse satisfeito com o nível de recuperação da atividade econômica e, por isso, resolveu interromper o recuo na taxa. (págs. 1 e 31)

Reforma restringe internet na campanha

O projeto de reforma eleitoral aprovado em duas comissões no Senado restringe a cobertura jornalística de campanhas na internet. Sites teriam de seguir as regras das emissoras de rádio e TV, mas alguns senadores protestaram. Acórdão do Supremo sobre o fim da lei de imprensa publicado ontem deixa claro o caráter livre da internet. Com a polêmica, a votação final foi adiada. (págs. 1 e 3)

Governo faz pressão pela volta da CPMF

Na reunião do conselho político, hoje, Lula pedirá aos líderes da base para aprovar a criação da Contribuição Social para a Saúde, em substituição à CPMF. Governistas terão de derrubar destaque do DEM contra a volta do imposto. (págs. 1, 5 e Panorama Econômico)

Foto legenda: Derretimento humano

Homens de gelo, criação da brasileira Nele Azevedo, usados em protesto em Berlim. Em SP, empresários pediram empenho do governo nas negociações do clima. (págs. 1 e 34)

Gripe suína já matou 657 no Brasil

O país continua sendo o que tem maior número de óbitos no mundo, à frente dos Estados Unidos, com 556, e Argentina, com 465. A taxa de mortalidade ficou mais alta, mas, segundo o Ministério da Saúde, a quantidade de casos graves da doença caiu. (págs. 1 e 21)

Com referendo, campanha para na Colômbia

A aprovação, pela Câmara, da convocação de referendo popular sobre o terceiro mandato do presidente Álvaro Uribe paralisou a campanha na Colômbia: pré-candidatos governistas e oposicionistas terão de esperar o trâmite do referendo até março. (págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Carros terão que poluir menos a partir de 2014

Governo quer que novos veículos reduzam emissão de poluentes em 33%

Carros movidos a gasolina e álcool terão de sair das fábricas emitindo 33% em média menos poluentes a partir de janeiro de 2014, segundo o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Para veículos a diesel, o prazo é janeiro de 2013.

Os padrões de emissão de poluentes que o país terá em pouco mais de três ou quatro anos ainda ticarão abaixo dos que vigoram atualmente na Europa e nos EUA. O programa de controle de poluentes por veículos existe desde 1986 no país. (págs. 1 e C1)

Depois de cinco quedas, Copom mantém juro básico em 8,75%

O Comitê de Política Monetária do Banco Central interrompeu a série de cinco quedas consecutivas dos juros e manteve a taxa Selic em 8,75% ao ano.

A decisão indica que o BC começa a abandonar as medidas para estimular a retomada do crescimento. (págs. 1 e B1)

Após aprovação de referendo, Uribe enfrenta entrave jurídico

Após deputados da Colômbia aprovarem a convocação do referendo sobre um terceiro mandato para Álvaro Uribe, aliados do presidente tentam vencer entraves jurídicos para viabilizar a candidatura.

Um deles é a exigência de que a intenção de concorrer seja anunciada até seis meses antes da eleição, ou 30 de novembro. Para governistas, o anúncio pode ser feito independentemente da convocação do referendo. A oposição contesta. (págs. 1 e A12)

Clóvis Rossi: Subdesenvolvimento político permanece na América Latina

A mais sintética definição para os esforços do presidente colombiano Álvaro Uribe é do ex-deputado Jaime Castro: "Demonstração de subdesenvolvimento político muito grande".

A América Latina não conseguiu passar a uma convivência mais equilibrada entre instituições fortes e homens do destino. O vício da perpetuação não distingue corrente política. (págs. 1 e A12)

Lula pode rever urgência para regras do pré-sal

A oposição na Câmara ganhou o apoio de grande parte da base aliada para reverter o regime de urgência na tramitação dos projetos sobre a exploração do pré-sal.

Como o PT ficou isolado na defesa do prazo de 90 dias para o Congresso analisar as propostas, o presidente Lula prometeu voltar a ouvir congressistas. (págs. 1 e B8)

Reforma eleitoral proíbe 2º colocado de assumir

Projeto de lei eleitoral aprovado por duas comissões do Senado acaba com a possibilidade do segundo colocado numa eleição assumir em caso de cassação do vitorioso. Haverá nova eleição ou o sucessor será escolhido pelo Congresso, pelas Assembleias estaduais ou Câmaras Municipais.

Outra medida restringe o acesso de candidatos nanicos aos debates em TV, rádio e, possivelmente, internet. Determina que só serão convidados candidatos de partidos ou coligações com no mínimo dez congressistas. Para magistrados, projeto, sujeito a alterações, fere a Constituição. (págs. 1, A4 e A6)

Editoriais

Leia "A fórmula se repete", sobre o casuísmo eleitoral de Uribe; e "Ensino na berlinda", acerca das universidades. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Governo criará fundo para ampliar controle do pré-sal

Será o único sócio não petroleiro autorizado a investir no empreendimento

O governo pretende criar um fundo para investir na exploração do pré-sal, informam os repórteres Lu Aiko Otta e Leonardo Goy. Ele terá tratamento privilegiado, pois será o único sócio não petroleiro admitido pela União no projeto. Com o fundo, o Estado pode elevar ainda mais sua presença na exploração das jazidas. "Não estamos dando tratamento especial para a Petrobras? Então vamos dar também ao fundo", disse o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Questionado sobre as críticas que a iniciativa pode causar, Lobão usou o discurso político: "De quem será o interesse do novo fundo? Do povo brasileiro". Lobão afirmou também que a Petrobras, cuja participação no pré-sal será intensa, deverá também ser responsável pela comercialização do petróleo que couber à União. Segundo o ministro, a exploração do pré-sal não significa necessariamente que a gasolina ficará mais barata. (págs. 1, Bl e B3 a B6)

Lula avalia retirar urgência

Cresceu ontem no Congresso a articulação pelo fim do caráter de urgência para a tramitação dos quatro projetos de lei com as novas regras para exploração do pré-sal. O presidente Lula avaliará hoje, em reunião com o Conselho Político, se retira o pedido. O aliado PMDB já abriu mão da urgência. (págs. 1 e B4)

BC interrompe queda de juros e taxa fica em 8,75% ao ano

Em decisão esperada, o Banco Central manteve o juro básico em 8,75% ao ano. Após cinco quedas seguidas, o Copom optou pela estabilidade, para aguardar o efeito da redução - os juros cobrados pelos bancos são bem maiores que a Selic. Para o mercado, a taxa básica deve seguir inalterada até o último trimestre de 2010. (págs. 1 e B7)

Número
5 pontos porcentuais caiu a Selic no ano até julho

Câmara dá impulso à reeleição de Uribe

A Câmara colombiana aprovou na madrugada de ontem projeto que convoca referendo constitucional que pode autorizar o presidente Álvaro Uribe a tentar nova reeleição. Para que a consulta seja feita, ainda é preciso o aval da Corte Constitucional. A oposição acusou Uribe de usar o mesmo artifício de seu adversário ideológico, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, para se manter no poder. (págs. 1 e A12)

Direito da USP é 11º em aprovações no exame da OAB

A Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, a mais antiga do País, ficou em 11º lugar entre as instituições que mais aprovam no exame da OAB, com 79,9%. No topo, a UnB, com 97,2% de aprovação. Essa foi a primeira vez que São Paulo participou da prova unificada nacional. O Estado está na penúltima posição, só na frente de Mato Grosso. (págs. 1 e A15)

EUA: Pfizer é multada em US$ 2,3 bilhões

Farmacêutica foi acusada de usar táticas escusas de venda. (págs. 1 e B18)

Análise: Demétrio Magnoli

Esse crime chamado justiça

Condenam a Nação a calar quando se trata dos homens de poder. Como nem todos calarão por todo o tempo, estão condenando o País a ter novos Francenildos. (págs. 1 e A2)

Notas e Informações: Tática inescrupulosa

Lula quer fazer das eleições de 2010 uma disputa entre patriotas e antipatriotas - ou, como se dizia em outros tempos, nacionalistas e entreguistas. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Máfias tomam o Pão de Açúcar

Desordem e exploração de turistas mancham principal cartão postal do Rio

Uma semana depois de a Secretaria Especial de Ordem Pública realizar uma grande operação no Pão de Açúcar e levar quase 20 guardadores de carro irregulares para a 10ª Delegacia Policial, boa parte dos flanelinhas já voltou a lotear meios-fios para estacionamentos improvisados. Segundo moradores da Urca, as calçadas, tomadas por veículos de fora, já não permitem o trânsito de carrinhos de bebê e cadeirantes. O JB flagrou um turista de São Paulo sendo obrigado a pagar R$ 20 para estacionar seu carro. Taxistas do local formam uma máfia à parte, que espanta outros taxistas e recebe turistas aos gritos, oferecendo corridas a preços fixos e superiores aos do taxímetro. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A3)

Um polo industrial para o pré-sal

Estudo do BNDES aponta barreiras para desenvolvimento de reservas

Estudo do BNDES sugere a criação de um polo industrial para o pré-sal. A pesquisa mostra que o país esbarra na escassez de serviços, tecnologias e cadeia de fornecedores para explorar as reservas. Para o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o ritmo de licitação de novas áreas deve seguir o crescimento da capacidade de indústria de equipamentos, já que a necessidade mínima de conteúdo nacional foi mantida na proposta. Segundo a consultoria Economática, a estatal registrou o maior lucro entre as companhias de capital aberto na América Latina e EUA no segundo trimestre deste ano. (págs. 1 e Economia A18 e A19)

Relatório do COI mantém Rio no páreo

Os relatórios do COI sobre as candidatas a sede da Olimpíada 2016 mostram equilíbrio entre as concorrentes. Apesar de o Rio ter sido criticado quanto a transportes, hotelaria e infraestrutura, especialistas colocam a cidade entre as duas favoritas. (págs. 1 e Esportes D4 e D5)

Novas regras limitam poluição nas metrópoles

O Conselho Nacional de Meio Ambiente aprovou novos limites de emissão de poluentes por veículos leves. Elementos contidos nos combustíveis, como o monóxido de carbono, são os principais responsáveis pela poluição nos grandes centros urbanos e causadores de doenças cardíacas e respiratórias. (págs. 1 e País A4)

Banco Central não baixa juros

Em sua reunião mensal, o Comitê de Política Monetária do Banco Central interrompeu a seqüência de cinco cortes sucessivos da taxa básica de juros iniciada em janeiro deste ano. A Taxa Selic permanece em 8,75% ao ano e o mercado acredita que assim ficará até 2010. (págs. 1 e Economia A20)

Terceiro mandato para Álvaro Uribe

O Congresso da Colômbia aprovou a realização de referendo para autorizar o presidente Álvaro Uribe, eleito pela primeira vez em 2002, a tentar, em 2010, seu terceiro mandato. Aliado mais forte dos EUA na América latina, Uribe poderá, assim, ficar no cargo até 2015. (págs. 1 e Internacional A21)
....

Sociedade Aberta

Marcos Soares Mota
Professor de Direito

Uribe confirma tendência ao oportunismo na América Latina. (págs. 1 e A21)

Coisas da Política

Quem tem medo da Petrobras. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Pré-sal: Eduardo Campos ataca governadores. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho

Eliezer Batista pede menos política no pré-sal. (págs. 1 e A14)

Editorial

A mão visível do governo na crise. (págs. 1 e A8)
-----------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
---------------