PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, maio 02, 2011

XÔ! ESTRESSE/HORA EXTRA [In:] ''REALITY SHOW''

...















Homenagem aos chargistas brasileiros;
---

XÔ! ESTRESSE [In:] SERÁ ???

...

















Homenagem aos chargistas brasileiros.
===

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

02 de maio de 2011

O Globo


Manchete: Bin Laden está morto

Líder da al-Qaeda é assassinado por tropas dos EUA no Paquistão. ‘A justiça foi feita’, diz Obama

O líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, responsável pelos atentados de 11 de Setembro, há dez anos, foi morto ontem no Paquistão, numa operação de 40 minutos comandada diretamente pela Casa Branca, com apoio paquistanês. O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista mais procurado do mundo num pronunciamento no fim da noite. Militares americanos estariam com o corpo de Bin Laden. “Em noites como esta”, afirmou Obama, “podemos dizer que a justiça foi feita”. O presidente americano frisou que “os Estados Unidos não esqueceram seus mortos” e que sua guerra é contra o terror, e não contra o islamismo. (Págs. 1 e 12)

Foto legenda: Barack Obama faz o pronunciamento histórico

Com caixa-preta, Mistério do voo 447 mais perto do fim (Págs. 1 e 17)

Com pneumonia, Dilma antecipa bateria de exames (Págs. 1 e 3)

Revide de Kadafi leva ONU a se retirar da Líbia (Págs. 1 e 25)

Segundo Caderno
A família Silva, autora de canções com títulos iguais aos de grandes sucessos, nega ter fraudado o Ecad e pede uma auditoria. (Págs. 1 e 2)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Osama Bin Laden está morto, afirma Obama
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem à noite a morte de Osama bin Laden, líder da organização Al Qaeda - responsável pelos atentados de 11 de Setembro. Segundo a rede CNN, seu corpo está com autoridades do país.

Os EUA perseguiam Bin Laden desde seu desaparecimento nas montanhas do Afeganistão no fim de 2001, logo após atentados contra as torres gêmeas em Nova York. Segundo a CNN, Bin Laden foi morto na periferia de Islamabad (Paquistão). (Págs. 1 e Mundo A13)

Robô acha a memória com dados de voo da Air France

O módulo de memória de caixa-preta do avião da Air France que caiu no Atlântico em 2009 foi achado ontem, informa o BEA (escritório francês que investiga segurança na aviação).

Localizado por um robô submarino, ele ajudará na investigação sobre a causa do acidente. (Págs. 1 e Cotidiano C3)

Após ataques a embaixadas, ONU anuncia saída da Líbia

As embaixadas britânica, americana e italiana na Líbia foram incendiadas por multidões leais a Muammar Gaddafi, numa reação ao ataque da Otan que matou um filho e netos do ditador.

O clima de caos em Trípoli levou a ONU a retirar às pressas seus funcionários do país. (Págs. 1 e Mundo A14)

Indústria usou aditivo contra apetite no fumo, afirma pesquisa

Os principais fabricantes de cigarro do mundo usaram ou fizeram planos de incluir aditivos químicos para diminuir o apetite, informa Mário César Carvalho. A descoberta aparece em pesquisa da Universidade de Lausanne, na Suíça.

Para pesquisadores, seriam necessários estudos para saber se ainda existe o uso de aditivos. (Págs. 1 e Saúde C10)

Dilma está com pneumonia leve, não com gripe, afirma médico (Págs. 1 e Poder A10)

Editoriais
Leia "Acerto com o Paraguai", que avalia ajuste do pagamento por energia de Itaipu, e "ProUni do ensino técnico", sobre novo programa de bolsas. (Págs. 1 e Opinião A4)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Inflação vira bandeira política no 1° de maio
Acusados de omissão, governistas recorrem a nota na qual Dilma promete preservar valor de salários

A pressão inflacionária deu o tom da disputa entre governo e oposição nas comemorações do 1º de Maio organizadas em São Paulo por centrais sindicais. No evento montado pela Força Sindical e outras quatro centrais, o senador tucana Aécio Neves atacou a “omissão" do Palácio do Planalto em relação à inflação - fazendo eco ao artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado ontem pelo Estado.
"A primeira vítima da inflação é a classe trabalhadora", disse Aécio. A resposta do governo veio em uma nota da presidente Dilma Rousseff, lida na festa da CUT pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência. “Não permitirei sob nenhuma hipótese que a inflação volte a corroer o poder aquisitivo dos trabalhadores", prometeu Dilma. Carvalho disse que a presidente já tomou medidas contra a alta da inflação, que o ministro considerou sazonal, provocada pela alta de preços agrícolas. (Págs. 1 e Nacional A4)

Novo front: Aécio Neves
Senador tucano

"A primeira vítima da inflação é a classe trabalhadora" (Pág. 1)

Exame aponta pneumonia em Dilma

A presidente Dilma Rousseff está com um foco de pneumonia no pulmão esquerdo. A infecção havia sido diagnosticada por um raio X na quinta-feira, em Brasília, e foi confirmada ontem, depois de novos exames realizados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “Dilma deverá tomar o medicamento por mais dez dias", disse o médico Roberto Kalil Filho, acrescentando que a presidente está bem. "Ela é uma pessoa saudável”. (Págs. 1 e Nacional A8)

Robô resgata caixa-preta de avião da Air France

O governo francês anunciou ontem ter recuperado em “bom estado” a caixa-preta do Airbus da Air France que caiu em maio de 2009 no trajeto Rio-Paris, matando 228 pessoas. Içado pelo robô Remora 6000 a 3.900 metros de profundidade no Oceano Atlântico, o equipamento registra dados como velocidade e posições do manche durante o voo. A equipe de investigação ainda procura outra caixa-preta, que registra diálogos da tripulação. (Págs. 1 e Cidades C1)

Foto legenda: 'Captura' - Robô iça a caixa-preta

Distúrbios fazem ONU deixar Trípoli

Após o governo da Líbia ter anunciado a morte de um filho e três netos do ditador Muamar Kadafi num ataque da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma multidão depredou ontem as embaixadas da Grã-Bretanha e da Índia em Trípoli. A Organização das Nações Unidas (ONU) retirou seu pessoal da capital. (Págs. 1 e Internacional A12)

BNDES amplia atuação em fusões e aquisições (Págs. 1 e Economia B1)

MPE investiga contrato de Kassab para a saúde (Págs. 1 e Cidades C3)

Europa quer volta de controle nas fronteiras (Págs. 1 e Internacional A15)

Carlos Alberto Sardenberg
Falta o Plano Real dos juros

É verdade que a situação melhorou. Mas continuamos com a taxa estrutural de juros muito alta e muito maior do que a de países parecidos. (Págs. 1 e Economia B2)

José Roberto de Toledo

Cinco meias e uma inteira

Quanto mais tempo for perdido sem investimentos sérios em educação, mais difícil será alcançar países que deram um salto educacional. (Págs. 1 e Nacional A6)

Notas & Informações

A crise das Fatecs federais

Dilma quer criar 201 escolas técnicas até 2014, enquanto crise deixa 20 mil alunos sem aula. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Dados de abril confirmam acomodação na indústria
Os sinais de que a economia brasileira passa por um processo de acomodação do ritmo de crescimento ficaram mais fortes em abril. Enquanto fabricantes de bens de consumo ainda registraram encomendas fortes em março e abril, setores importantes de produção de bens intermediários, como aço e papelão ondulado, começaram a rever, para baixo, suas projeções para o crescimento do ano. Ao mesmo tempo, sindicatos relatam negociações salariais mais difíceis. Com database em abril, trabalhadores têxteis de Brusque, importante polo catarinense do setor, fecharam acordo só com a inflação dos últimos 12 meses.

O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) informa que em abril a entrega de mercadorias foi 12% inferior a de março e 1,5% menor que a de igual mês do ano passado, situação que fez o setor reestimar de 15% para 12% o crescimento do ano. “Mas o consumo total doméstico não deve crescer", diz Carlos Loureiro, presidente do Inda, explicando que as usinas brasileiras estão recuperando terreno perdido para as importações. Em papelão, a projeção de um 2011 4% maior deve ser revista para 3% diante da alta dos juros e da restrição ao crédito. (Págs. 1, A3 e A5)

Rumos da economia

No 11º aniversário do Valor, grandes especialistas analisam no caderno Rumos da Economia questões para o país: inflação, crescimento, governabilidade, política externa, infraestrutura, capital humano e combate à pobreza.

Claudia Safatle

O desafio da presidente Dilma Rousseff é combater a inflação (que não é apenas de "commodities”, mas também de descasamento entre oferta e demanda) sem destruir tudo o que foi feito nos últimos quinze anos.

Marcos Nobre

Segundo o amplíssimo pacto herdado do governo Lula a sustentação da coalizão de poder depende de um ritmo de crescimento econômico semelhante ao da média dos anos Lula, em torno de 4%.

Michael Reid

Talvez a pergunta mais desconcertante para o mundo exterior é: o que quer o Brasil? Será que o país se vê fundamentalmente como um poder
“ocidental” ou do Hemisfério Sul?

Delfim Netto

É fundamental reconhecer que a inflação brasileira tem, sim, outras especificidades:
1º) uma longa memória inflacionária que ensinou os agentes como defender-se;
2º) um resíduo institucional de indexação de toda a natureza.



Cláudio Frischtak

A medida que o tempo passa e a equação financeira não fecha, o setor público será impelido a tomar riscos cada vez maiores, até porque tanto no caso da Copa quanto dos Jogos foi assumido um compromisso soberano pelo Estado brasileiro.

Flávio Cunha

O país necessita de uma política que coloque em atuação um sistema educacional que esteja preparado para sanear, no momento correto, os déficits de desenvolvimento que aparecem ao longo de todo o processo de formação capital humano. (Págs. 1 e Caderno Especial)

Brasil compra mais da China que dos EUA

A China ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior fornecedor de produtos comprados pelo Brasil no primeiro trimestre deste ano, por uma diferença pequena, de apenas U5$ 19,8 milhões. O mais novo item na pauta das importações brasileiras vindas da China e que contribuiu para o avanço dos chineses sobre os americanos são os automóveis. O Brasil importou US$ 26,4 milhões em carros chineses nos primeiros três meses de 2011. No mesmo período do ano passado essas importações foram desprezíveis - somente US$ 16,1 mil. A China já é o destino mais importante dos embarques brasileiros e as vendas para o país asiático crescem em ritmo muito acelerado, mais de 50% no primeiro trimestre. (Págs. 1 e A2)

Inflação, ameaça na América do Sul

Com exceção de Colômbia e Equador, a inflação tornou-se uma das principais ameaças macroeconômicas em toda a América do Sul. Na Bolívia e no Paraguai, o índice acumulado em 12 meses voltou a dois dígitos. Em outros três países - Chile, Peru e Uruguai -, assim como no Brasil, pode ser ultrapassado o teto da meta estipulada pelos bancos centrais, que já promoveram várias rodadas de elevação das taxas de juros. Com distorções macroeconômicas mais sérias, Argentina (25%) e Venezuela (26%) disputam o título de maior inflação do mundo, segundo levantamento do FMI.

Em todos os países há uma inflação de commodities, por pressões internacionais. “Mas os bancos centrais não podem fechar as portas e sair de férias" adverte Alberto Ramos, economista do Goldman Sachs.
"Como a região é exportadora líquida de commodities, o processo de aumento de renda alavancou o consumo e, por esse canal, ainda vai pressionar a inflação pelo lado da demanda." (Págs. 1 e A11)

Foto legenda: Dia do Trabalho

Cerca de 1,7 milhão de pessoas participaram da comemoração do 1º de Maio da Força Sindical, em São Paulo: autoridades públicas aproveitaram para criticar o imposto sindical (Págs. 1 e A6)

A milionária disputa da CSN em Nova York

Benjamin Steinbruch, presidente da CSN, e o ex-diretor financeiro da empresa Lauro Rezende travam batalha na Justiça americana e de Belize para definir quem é o dono da International Investment Fund (IIF), firma aberta em Belize em 1999. Desse ano até 2002, a IFF adquiriu 7,8% das ações da MRS Logística, patrimônio hoje avaliado em R$ 500 milhões.

Rezende se diz dono da empresa, está de posse das ações ao portador e recebeu dividendos da MRS de US$ 18 milhões em uma conta em Nova York, dinheiro hoje bloqueado. A CSN sustenta que ele se valeu da posição de diretor financeiro e furtou documentos dos arquivos da companhia. Entre as provas do processo, Rezende incluiu carta de um advogado suíço de nome Franz Karsten, que nunca foi encontrado e que a CSN diz não existir. O juiz que preside o caso, Harold Baer Jr., concluiu que Rezende cometeu fraude nesse episódio e o condenou a ressarcir US$ 638 mil a CSN por despesas com investigações e advogados. (Págs. 1, B8 e B9)

Ética e lucros nem sempre andam juntos

É frequente ouvir-se, hoje, que ser ético agrega valor. Em certos casos, é verdade. Só que não podemos inferir que sempre a ética é bom negócio. Sobretudo, não deve ser negócio. Não há ética sem o risco do prejuízo e do fracasso. Quando pregamos que a ética é vantajosa ou mesmo rentável, esquecemos que muitas vezes ela não o é.

Combater a corrupção para melhorar o ambiente econômico é muito bom, mas não basta. Prometer a jovens um mundo ao mesmo tempo lucrativo e decente é correr o risco de não fortalecer sua fibra moral. Terão a coragem necessária para enfrentar o prejuízo que a decência, por vezes, exige? (Págs. 1 e A6)

Sílvio Santos se estrutura para fase sem banco

Quando o PanAmericano quebrou com rombo de R$ 4,1 bilhões, o Grupo Silvio Santos deu sinais de que seus negócios podiam ser insustentáveis. Afinal, cerca de 90% do lucro líquido do grupo vinham dos resultados fictícios do banco. Passados três meses, o grupo tenta ficar na história como um dos raros casos de companhias que sobreviveram após a quebra de seu principal negócio. Para isso, Sílvio Santos contratou o consultor John Davis, um dos maiores especialistas americanos em gestão e sucessão de empresas familiares. A missão de Davis é propor um novo estilo de gestão, com critérios de controle rigorosos e planejar a sucessão de Silvio, que tem 80 anos. (Págs. 1 e B1)

Empresários temem mudanças de regras de indexação (Págs. 1 e A4)

Especialista prega o fim do sigilo de documentos públicos no Brasil (Págs. 1 e A14)

Mercado potencial

Pesquisa da empresa holandesa Newzoo mostra que o Brasil é o quarto maior mercado global em número de usuários de jogos digitais. Apesar disso, o segmento de games ainda tenta se organizar como uma indústria de fato no país. (Págs. 1 e B2)

Inovação

Grandes grupos nacionais e estrangeiros que atuam no setor de tecnologia inauguraram recentemente ou planejam implantar centros de desenvolvimento e pesquisa no Brasil. "Objetivo é desenvolver produtos globais que serão a base do crescimento da empresa", diz Marcelo Monteiro, da Totvs. (Págs. 1 e Caderno Especial)

Algodão pressiona tecelagens

Disparada dos preços do algodão obrigou algumas empresas do setor têxtil a reduzir a produção e até a paralisar parcialmente as atividades em Santa Catarina. A situação deve melhorar no segundo semestre, com a previsão de safra recorde de pluma. (Págs. 1 e B10)

Compensações de Belo Monte

O BNDES também vai financiar as obras de compensações socioambientais que o consórcio Norte Energia terá de fazer nos 11 municípios impactados pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. (Págs. 1 e B11)

Trigo perde área

Desanimados com preços baixos do trigo, os produtores devem, mais uma vez, reduzir área plantada. A primeira previsão da consultoria Safras & Mercado indica retração da ordem de 11%, para 1,988 milhão de hectares. (Págs. 1 e B14)

Vaca louca ainda incomoda

Problemas de rastreabilidade do gado e questões econômicas ainda fazem o Brasil enfrentar constrangimentos por conta da vaca louca, embora jamais tenha registrado casos da doença. (Págs. 1 e B14)

Bolsa na lanterna

Entre os principais mercados mundiais, a bolsa brasileira apresenta um dos piores desempenhos neste ano. Analistas atribuem a performance ruim à persistência da inflação e à falta de clareza na política monetária. (Págs. 1 e D2)

Ideias

Gustavo Loyola

Imperfeições na formação das expectativas não invalida que o BC deva considerá-las na execução da política monetária. (Págs. 1 e A13)

Ideias

Gino Olivares

As ações convencionais de política monetária combatem melhor a inflação persistente. (Págs. 1 e Al2)

------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------