PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, junho 07, 2011

HORA EXTRA [In:] CAI O REI DE ESPADA...

07/06/2011 - 18h15

Palocci entrega carta a Dilma pedindo afastamento do cargo


O ministro Antonio Palocci (Casa Civil) entregou na tarde desta terça-feira carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo, conforme anteciparam Vera Magalhães e Julio Wiziack.

"O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta. Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento", diz nota do ministério.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi convidada para substituir Palocci na Casa Civil.

Ontem, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu arquivar todas as representações, que pediam abertura de inquérito contra Palocci, relacionadas ao fato de seu patrimônio ter aumentado pelo menos 20 vezes de 2006 para 2010, como revelou reportagem da Folha.

Ele entendeu que não existem indícios concretos da prática de crime nem justa causa para investigar o caso.

Em um documento de 37 páginas, Gurgel afirmou que a legislação penal "não tipifica como crime a incompatibilidade entre o patrimônio e a renda declarada".

Segundo o procurador, os partidos de oposição que propuseram as representações não apresentaram documentos que demonstrem a prática de crime.

Leia a íntegra da nota da Casa Civil sobre o afastamento de Palocci:

"O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.

O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta.

Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento."

---


XÔ! ESTRESSE [In:] ... FOI SEM QUERER, QUERENDO

...




Homenagem aos chargistas brasileiros.
----

GOVERNO DILMA/PALOCCI [In:] É MENTIRA, HUGO ?

...

'Fuerza, fuerza', diz Hugo Chávez ao cumprimentar Palocci

Presidente da Venezuela foi recebido por Dilma Rousseff no Planalto.
Chávez está de muleta por conta de problemas no joelho.

Débora Santos e Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cumprimenta o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e é observado pela presidente Dilma Rousseff (Foto: André Dusek / Agência Estado)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez,
cumprimenta o ministro-chefe da Casa Civil,

Antonio Palocci, e é observado pela presidente
Dilma Rousseff (Foto: André Dusek / Agência
Estado)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desejou "força" ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, ao cumprimentá-lo nesta segunda-feira (6) no Palácio do Planalto. Com uma muleta, Chávez foi recebido pela presidente Dilma Rousseff nesta manhã. O venezuelano gastou cerca de 10 minutos nos cumprimentos aos ministros brasileiros e fez questão de conversar brevemente com cada um deles.

"Fuerza, fuerza", disse Chávez ao estender a mão a Palocci, primeiro ministro na fila de cumprimentos. Palocci enfrenta uma crise política após a "Folha de S.Paulo" afirmar que ele teve o patrimônio aumentado em 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era deputado federal.

Antes de cumprimentar os ministros brasileiros, Chávez contou uma história aos jornalistas presentes ao Salão Nobre do Palácio. "Em uma das minhas visitas ao Brasil, estava passeando na praia com o presidente Lula, quando várias pessoas começaram a nos cercar. Eu perguntei a eles: 'vocês são jornalistas?'. Eles responderam: 'sim, mas também somos gente'", relatou o presidente venezuelano após indagar se o grupo de pessoas que observava a chegada dele ao Planalto era formado por jornalistas.

Esta é a primeira visita de trabalho de Chávez ao Brasil no governo Dilma. O venezuelano esteve na posse da presidente, em 1º de janeiro, mas não houve reunião bilateral. A visita estava marcada anteriormente para 10 de maio. Por causa de uma lesão no joelho, Chávez desmarcou de última hora o encontro.

Na ocasião, a embaixada da Venezuela explicou que o governante teve um agravamento da lesão e foi aconselhado por uma junta médica a permanecer em repouso. A piora ocorreu durante o esforço físico de Chávez na entrega de unidades habitacionais no dia em que embarcaria para o Brasil.

Como ainda não está recuperado da lesão, o presidente venezuelano está usando muletas e não pôde subir a rampa do Palácio do Planalto, como é praxe em recepções a governantes estrangeiros. Ele entrou no palácio pela garagem e subiu de elevador para o segundo andar, onde fica o Salão Nobre.


De acordo com a assessoria da embaixada venezuelana, um assunto que terá destaque durante o encontro de Dilma e Chávez, é a cooperação dos dois países no setor energético e intergração fronteiriça. Brasil e Venezuela querem diversificar a matriz de energia e ampliar parcerias na prospecção e comercialização de petróleo. Chávez e Dilma também devem tratar de segurança na fronteira.


Homenagem aos chargistas brasileiros.
]---

INDÚSTRIA-GOVERNO DILMA {IN:} DESINDUSTRIZALIAÇÃO BRASILEIRA ?

De montadora, a indústria passa a importadora

O Estado de S. Paulo - 07/06/2011

O governo desistiu, ao que parece, de lutar contra a valorização da moeda nacional em relação ao dólar, que se desvaloriza, ao passo que os negócios no comércio exterior na sua grande maioria são realizados e faturados na moeda norte-americana. Isso explica que nossas importações tenham aumentado 28,2% nos primeiros meses do ano.

Não basta essas importações, que até recentemente se concentravam em matérias-primas e bens intermediários, terem tornado nossa indústria mera montadora de produtos de consumo duráveis, com destaque para a Zona Franca de Manaus. Agora, em razão de uma taxa cambial supervalorizada, as empresas brasileiras concluem que, para terem produtos a preço convidativo, devem simplesmente se transformar em importadoras de bens acabados, correndo o risco de agravar o processo de desindustrialização que começou alguns anos atrás com a importação de componentes.

Esse processo de substituição de produtos acabados por importados está caminhando lentamente, mas com firmeza. As matérias-primas e os bens intermediários, que representavam 46,8% das importações em 2009, caíram para 46%, no ano passado, e para 45,4%, nos cinco primeiros meses deste ano - e com a alta do preço das commodities o desembolso foi ainda maior. Neste ano, a participação dos bens de consumo duráveis, para o mesmo período, aumentou gradualmente, de 9,1% para 10,2% e 10,3%.

São dados em dólares. No entanto, se tomamos por base o volume das importações - disponível só até abril -, verificamos que o de bens duráveis, mas a um preço menor do que no passado, cresceu 38,9% no quadrimestre, enquanto o de bens intermediários, no mesmo período, subiu apenas 9,6%, segundo artigo de Raquel Landim no Estado de domingo. Há outros exemplos que ilustram muito bem a gravidade dessa evolução, em que produtos que não apresentavam dificuldades para ser produzidos no Brasil (como artigos eletrodomésticos) passaram a ser importados por serem mais baratos.

Isso obriga a buscar uma explicação para os fatores que lá fora reduzem o custo de produção. Sem dúvida, a valorização da taxa cambial tem grande responsabilidade no encarecimento externo dos produtos brasileiros. Não é, porém, a única, e talvez nem a mais importante causa: a carga fiscal, que contribui para elevar os preços dos bens aqui fabricados, também é responsável. Sem falar da falta de inovação.

RECEITA-GOVERNO DILMA [In:] CUSTOS DE TRANSAÇÃO

Fim do CPF em cartão

Correio Braziliense - 07/06/2011

O Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) mudou. Agora, a Receita Federal não vai mais emitir o documento em cartão magnético azul. O documento será em papel e pode ser impresso em casa quantas vezes forem necessárias, sem custo nenhum para o emissor. Na prática, o novo documento será apenas um comprovante de inscrição no CPF, e a autenticidade do papel e do portador poderá ser comprovada também via internet.

Os documentos antigos não perdem a validade com as mudanças. Em caso de perda, o proprietário do CPF entra no site da Receita e emite a segunda via. Quem ainda não tem inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Física deve ir até uma agência do Banco do Brasil, aos Correios ou à Caixa Econômica Federal portando a carteira de identidade (veja quadro). As instituições vão emitir um certificado com um número que permitirá que a pessoa acesse o site da Receita Federal e retire o comprovante de inscrição.

PALOCCI/PT [In:] MERA COINCIDÊNCIA

Dono de apartamento alugado a Palocci é do PT

Dono de apartamento alugado a Palocci é do PT


Autor(es): agência o globo:Germano Oliveira
O Globo - 07/06/2011

SÃO PAULO. O advogado Gesmo Siqueira dos Santos, proprietário do apartamento alugado pelo ministro Antonio Palocci, é filiado ao PT de Mauá, no ABC paulista, há 23 anos, segundo informou ontem ao GLOBO o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Por e-mail, o TRE informou diz que "sua situação é regular no PT com data de filiação de 16 de abril de 1988".

- O ministro reafirma que não conhece Gesmo Siqueira dos Santos. Nunca esteve com ele, nunca o viu no PT ou em qualquer outro lugar. O ministro não pode ser responsável pelos atos de Gesmo - disse Thomaz Traumann, assessor especial de Palocci, ao ser informado sobre a filiação.

O presidente do PT de Mauá, Leandro Dias confirmou, por meio de sua assessoria, que Gesmo já foi filiado ao partido, mas informou que a inscrição foi cancelada. Leandro não informou a data do cancelamento. Mas, segundo o TRE, a filiação de Gesmo ao PT "é regular".

Leandro é filho do prefeito petista de Mauá, Oswaldo Dias. Ontem, a assessoria do prefeito e do presidente municipal do PT, que é a mesma, disse que a administração petista da cidade do ABC não tem qualquer envolvimento com Gesmo ou com seu sobrinho, Dayvini Costa Nunes.

Laranja teria trabalhado
na prefeitura de Mauá

Em entrevista à revista "Veja", Dayvini disse ser laranja no caso do aluguel do apartamento a Palocci. Afirmou que morava num casebre e que chegou a trabalhar na prefeitura de Mauá.

A assessoria do prefeito e do presidente do PT confirmou que Dayvini trabalhou na prefeitura - de 7 de julho de 2008, na administração de Leonel Damo, adversário do PT, até 5 de janeiro de 2009, quando foi exonerado da chefia de uma unidade de saúde. Dayvini, segundo a assessoria, foi demitido pelo prefeito Oswaldo Dias.

Gesmo disse ontem não se lembrar de ter se filiado ao PT.

- Não tenho nada com o PT. Sou apartidário. Nunca atuei no partido. Não me lembro de ter assinado a ficha de filiação - disse Gesmo, que responde a 35 processos por falsificação de documentos e adulteração de combustíveis em postos de gasolina de sua propriedade.

Gesmo só fala por celular. Todos os endereços fornecidos em documentos oficiais por ele são frios e suas empresas são de fachada. Até o endereço dado por ele à OAB, seção de São Paulo, é frio. Nesse endereço, em Moema, funciona uma clínica veterinária; o veterinário não conhece Gesmo.

O advogado disse que não pode aparecer para não sofrer ações e retaliações de seus credores, razão pela qual também passou seus bens para os filhos e sobrinhos. Disse que não conhece Palocci e que, ao firmar os contratos de aluguel do apartamento, o fazia por meio de motoboys, que levavam os contratos até os escritórios de Palocci e sua mulher Margarete, que os devolviam aos motoboys, após assinados.

GOVERNO DILMA/PALOCCI [In:] É MENTIRA, GURGEL

PROCURADOR-GERAL REJEITA DENÚNCIA CONTRA PALOCCI

GURGEL ARQUIVA DENÚNCIA


Autor(es): » Denise Rothenburg e Débora Álvares
Correio Braziliense - 07/06/2011

Roberto Gurgel arquiva o pedido para investigação dos negócios feitos pela empresa do ministro da Casa Civil. Mas ainda há dúvidas sobre a permanência dele no governo. Pela manhã, no Planalto, Antonio Palocci recebeu apoio de Hugo Chávez:"Fuerza,fuerza"

Procurador-geral da República considera que contratos firmados pela empresa de Antonio Palocci estão corretos, mas permanência do ministro no cargo ainda é uma incógnita

Com a decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de arquivar o pedido para investigar o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, cresce entre os aliados do ministro a perspectiva de que ele possa permanecer no governo, ainda que atravesse um período de turbulência nos próximos dias. Gurgel considerou que os contratos assinados entre Palocci e seus clientes estão corretos e não há o que apurar. A decisão, pela qual torcia o ministro, foi comemorada no Planalto. "Ele ganhou uma batalha, vamos ver se a guerra acabou e ele pode ficar", comentou um assessor da presidente Dilma. Os dois próximos dias serão decisivos.

Gurgel foi direto no fim do parecer: "Com a mesma firmeza com que sustentei oralmente, no plenário do Supremo Tribunal Federal, a acusação contra o representado (Palocci) na PET 3.898 (o caso do caseiro Francenildo), entendo que os elementos trazidos pelas representações dos eminentes parlamentares e mesmo pelas matérias jornalísticas são absolutamente insuficientes para um juízo de reprovação no campo penal".

O parecer do procurador diz em várias passagens que não há indício suficiente de tráfico de influência. "Não há igualmente indício idôneo da prática do crime de tráfico de influência, que, segundo os representantes, decorreria necessariamente do fato de clientes da empresa Projeto terem celebrado contratos com entidades que integram a administração indireta e fundos de pensão", informa o texto. Gurgel ressalta ainda que "os fatos, do modo como descritos nas representações, não se enquadram, sequer em tese, no crime de tráfico de influência."

Mas se Palocci ainda terá força para permanecer no governo é uma pergunta que ontem à noite ninguém conseguia responder. Isso quem vai dizer é a presidente Dilma Rousseff e o próprio ministro. Afinal, ninguém descarta que ele de viva-voz avalie que é melhor deixar o cargo. Ontem pela manhã, entretanto, não tinha essa ideia. "Estou todo esfolado. Cotovelos, joelhos, braços, pernas." Assim, Antonio Palocci, reagiu quando um amigo lhe perguntou sobre seu estado de espírito.

A frase dele, entretanto, não quer dizer que ele vá pedir demissão. À noite, em nota, Palocci comentou a decisão de Gurgel. "Prestei todos os esclarecimentos de forma pública. Espero que essa decisão recoloque o embate político nos termos da razão, do equilíbrio e da Justiça", destacou.

O ministro conversou longamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo. Juntos, avaliaram que a situação requer cuidados, mas nem tudo está perdido. A presidente Dilma ainda não decidiu o que fazer. Vai depender do que vier pela frente. Ela considera que a crise não terminou e que as explicações dadas por Palocci na televisão deixaram a desejar, mas a decisão de Gurgel irá pesar. Ou seja, se a situação política se acalmar, Palocci fica. A oposição pretende ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar manter o tema em alta e buscar as assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso.

Cenário
A sensação entre os aliados é a de que Palocci voltou a respirar sem aparelhos. Ontem, ele participou inclusive da reunião de coordenação com Dilma logo cedo — o encontro que avalia a semana anterior traça um cenário da conjuntura e analisa o que há de mais urgente e importante para tratar nos próximos dias.

A maior parte do dia foi ocupada pela visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Na cerimônia de ontem no Planalto, Chávez desejou "fuerza, fuerza" ao ministro da Casa Civil. No fim do discurso, o presidente venezuelano citou Palocci, ao agradecer à Dilma e propor um relacionamento mais próximo com o governo brasileiro.

Palocci evitou a imprensa a todo custo ao longo do dia. Ao chegar ao Palácio do Itamaraty, para o almoço em homenagem a Chávez, usou a entrada privativa, diferentemente de outros colegas de ministério. Ele tem feito tudo para demonstrar tranquilidade e trabalhar normalmente. Hoje, participará da reunião sobre a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio 20, às 11h.

Colaborou Diego Abreu

Definição na Câmara
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), vai definir hoje se mantém ou não a convocação aprovada na última quarta-feira pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Casa para que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, preste depoimento sobre a multiplicação de seu patrimônio nos últimos quatro anos. A aprovação se deu durante um descuido dos deputados da base aliada, que não se manifestaram, para que a convocação fosse validada. Os governistas classificaram de golpe a atitude da oposição. Pressionado pelos dois lados, Maia avisou que assistirá ao vídeo da sessão antes de definir o caso.

Personagem da notícia
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel (foto), decidiu pelo arquivamento do pedido de investigação, protocolado pela oposição, para apurar a evolução patrimonial do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, às vésperas de concluir seu mandato de dois anos no cargo. A nomeação dele como procurador-geral da República vence em 22 de julho. A escolha do ocupante do principal cargo na estrutura do Ministério Público Federal é função exclusiva do Presidente da República. Em maio, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) realizou uma eleição para escolha de uma lista tríplice a ser enviada à presidente Dilma Rousseff. Gurgel foi o mais votado com 454 votos. Os nomes que completam a lista são Rodrigo Janot (347 votos) e Ela Wiecko (261 votos). A presidente da República não é obrigada a seguir as indicações, já que ela dispõe da prerrogativa de indicar qualquer procurador da República com mais de 35 anos para exercer o cargo maior do MPF.

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

07 de junho de 2011

O Globo


Manchete: Procurador arquiva caso e Lula tenta manter Palocci

Gurgel não viu indícios de crime; Dilma está dividida sobre permanência do ministro

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivou o pedido de investigação contra o ministro Antonio Palocci apresentado pelos partidos de oposição. Gurgel disse que não viu indícios dos crimes de enriquecimento ilícito nem tráfico de influência. Não descartou ter havido improbidade administrativa, mas afirmou que essa investigação não é de sua competência. Graças ao argumento de Gurgel – que está a um mês de renovar seu mandato por mais dois anos -, Palocci, cuja situação é muito delicada, pode ter conseguido uma sobrevida, como vinha sendo defendido pelo ex-presidente Lula. O grande desafio é buscar, inicialmente, apoio dentro do PT ao ministro. Ontem à noite, depois de conversar com Lula por telefone, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com o presidente do PT, Rui Falcão. A informação era que, apesar da pressão dos aliados, a presidente fora convencida a segurar Palocci. (Págs. 1, 3 a 14, Merval Pereira e Míriam Leitão)

Dono de apartamento alugado a Palocci é do PT

Dono do apartamento alugado ao ministro Antonio Palocci, o advogado Gesmo Siqueira dos Santos é filiado ao PT de Mauá, no ABC paulista, há 23 anos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Palocci diz que não conhece o advogado, que, por sua vez, afirmou não se lembrar de ter se filiado ao PT. O PT de Mauá informou que Gesmo já foi filiado ao partido, mas que a inscrição foi cancelada. (Págs. 1 e 10)


Com ‘fuerza’, mas sem força

Em visita a Brasília, o venezuelano Hugo Chávez encontrou-se ontem com o ministro Antonio Palocci e, depois de um abraço, recomendou: “Fuerza, fuerza.” Mais cedo, a Força Sindical, central aliada do governo, pediu em nota a saída de Palocci. “O imediato afastamento do ministro só trará benefícios para o país, que vive um bom momento econômico, mas começa a sentir a paralisia política do governo”, diz a nota. (Págs. 1, 3 e 4)

Bombeiros colam fitas até na farda do Choque

Três dias após invadirem o QG da corporação, impedindo a saída de veículos de socorro, os bombeiros do Rio agora lutam pela libertação dos 439 colegas de farda presos. Ainda acampados nas escadarias da Alerj, eles passaram a distribuir fitas vermelhas em busca de apoio da população. Até policiais do Batalhão de Choque que os vigiavam foram vistos usando o adereço nas fardas. (Págs. 1, 17 e 18)


Voto da Alerj pode facilitar improbidade

Alvo de ações de improbidade movidas pelo MP, os deputados da Alerj estão para votar proposta que retira dos promotores a prerrogativa de processar parlamentares e autoridades públicas por crimes de colarinho branco, o que pode dificultar ainda mais o combate à corrupção. (Págs. 1 e 22)


Peru: Humala derruba a Bolsa e o sol

A vitória do nacionalista Ollanta Humala provocou um terremoto na economia mais dinâmica do continente: no dia seguinte à eleição, a Bolsa peruana teve a maior queda de sua História – 12,51% - e o sol, a moeda do país, caiu 1,24%. (Págs. 1, 31 e 32)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Procurador-geral poupa Palocci de investigação

Em nota, ministro afirma que decisão coloca ‘embate político nos termos da razão’; aliados ampliam pressão pela saída dele

O procurador-geral, Roberto Gurgel, arquivou os pedidos de investigação sobre o enriquecimento do ministro Antonio Palocci e as atividades da sua empresa, a Projeto.

Gurgel concluiu que não há indícios de que Palocci tenha cometido crimes.

No centro de uma crise desde que a Folha revelou seu aumento patrimonial, o ministro disse em nota esperar que a decisão – atacada pela oposição – coloque “o embate político nos termos da razão e do equilíbrio”.

Aliados do governo, incomodados com o desgaste do caso, criticaram Palocci.

Ligada ao PDT, a Força Sindical pediu sua saída imediata. O PC do B afirmou que o ministro não se explicou “satisfatoriamente”. A proposta de CPI teve adesão de Ana Amélia (PP). (Págs. 1 e Poder)

Dilma e ministro chegaram a acertar carta de demissão

A presidente Dilma e Antonio Palocci chegaram a combinar na manhã de ontem os termos de uma carta de demissão do ministro. Mas o arquivamento do pedido de inquérito pela Procuradoria-Geral da República levou Dilma a adiar a decisão para hoje. (Págs. 1 e A6)

Garçom do Planalto

Articulador político oficial do governo, mas longe do poder, o ministro Luiz Sérgio é apelidado de “garçom”, pois “só anota pedidos”. Se Palocci sair, ele deve deixar o cargo. (Págs. 1 e A8)

Fotolegenda: Fuerza, compañero
Diante da presidente Dilma e de ministros, Hugo Chávez cumprimenta Palocci, a quem recomendou ‘força’; o chefe da Casa Civil deixou almoço com o venezuelano sem falar com jornalistas. (Págs. 1 e A6)

Anvisa prepara alerta e proíbe o uso do termo ‘ração humana’

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai divulgar alerta de que substituir refeições pelas chamadas “rações humanas”, em geral compostas de cereais e fibras, traz riscos à saúde.

A nota também deve dizer que esses produtos não podem usar o nome de “ração humana” nem colocar no rótulo que têm propriedades medicinais. (Págs. 1 e C10)

Quanto dura o amor? Três anos, indicam pesquisas (Págs. 1, 4 a 7)


Novo serviço da Apple ‘legaliza’ música pirateada

A Apple apresentou o iCloud, serviço que armazena arquivos em rede e permitirá a usuários ouvir músicas em qualquer computador ou em aparelhos móveis como o iPad e o Iphone.

Músicas não compradas da Apple poderão ser trocadas via Itunes Match, por R$ 40 anuais. (Págs. 1 e B1)


Parada gay de São Paulo terá slogam bíblico

Com o slogan “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia” e uma carta contra o “conservadorismo e o fundamentalismo”, foi lançada ontem a 15ª Parada do Orgulho Gay de SP. O evento, no dia 26, acontece em meio a discussões do projeto de lei contra a homofobia no Congresso. (Págs. 1 e C3)

Foto legenda: Alta voltagem

Raios atmosféricos gerados por partículas da erupção do vulcão Puyehue (sul do Chile) iluminam o céu da região; a nuvem de cinzas atingiu sete províncias argentinas e pode chegar a Buenos Aires e ao RS. (Págs. 1 e A14)

Vitória de Ollanta Humala faz Bolsa cair 12,51% no Peru (Págs. 1 e A14)


Editoriais

Leia “O ICMS no Supremo”, sobre decisão relativa à guerra fiscal, e
“Virada na Europa”, acerca da situação política no continente depois da crise. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Procurador manda arquivar denúncias contra Palocci

Decisão é anunciada no dia em que aliados pediram a saída imediata do ministro e criticaram inação de Dilma

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivou ontem representações da oposição que pediam investigações contra o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) por suspeita de enriquecimento ilícito. Gurgel concluiu que não havia indícios de que Palocci tenha cometido crime, nem como deputado nem como consultor. A decisão foi tomada no dia em que dois importantes aliados do governo cobraram mudanças na equipe da presidente Dilma Rousseff. O PC do B e a Força Sindical, maior central de trabalhadores do País, pediram a saída de Palocci e criticaram a imobilidade de Dilma diante da crise. O movimento é um indicativo de que, após o PT ter feito o mesmo, aliados do Planalto iniciaram um desembarque da defesa do ministro e querem usar a crise para enfraquecer Dilma. Palocci está usando sua relação com empresários da infraestrutura e representantes do setor financeiro para convencer a presidente a mantê-lo. (Págs. 1 e A4)


PC do B
Partido aliado do governo
"A crise exige solução que fortaleça a autoridade da presidente Dilma"


Foto legenda: ‘Fuerza, fuerza’

Chávez abraça Palocci no Planalto, momento em que o presidente da Venezuela desejou ‘força’ ao ministro. Dilma e Chávez fecharam acordo em que o BNDES emprestará US$ 637 milhões para a petrolífera venezuelana PDVSA construir um estaleiro. (Págs. 1 e A4)

Punição a Jaqueline

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), relator do processo contra Jaqueline Roriz (PMN-DF), vai pedir a cassação da deputada, que aparece em vídeo recebendo dinheiro. Para Sampaio, embora o vídeo seja de 2006, anterior à eleição de Jaqueline, a imagem do Congresso foi manchada. (Págs. 1, A8 e Nacional)

Novas usinas dependem do Congresso

Apostas do governo para ampliar a geração de energia no país, as hidrelétricas dos Rios Tapajós e Jamanxim, no Pará, enfrentarão processo mais complicado que o licenciamento de Belo Monte. As novas usinas deverão ocupar áreas de pelo menos três unidades de conservação ambiental na Amazônia. Para que essas reservas tenham seus limites alterados, será necessária aprovação do Congresso Nacional (Págs. 1, B1 e Economia)


Keiko promete fazer ‘oposição sólida’ no Peru

A pedido da OEA, a conservadora Keiko Fujimori reconheceu ontem a vitória do nacionalista Ollanta Humala no segundo turno da eleição presidencial peruana. Ela prometeu fazer uma “oposição sólida”. A Bolsa do país teve queda de 12,51%, a maior de sua história, por conta do triunfo de Humala. (Págs. 1, e A10)


Dora Kramer

Sem mais delongas

A presidente Dilma Rousseff vai perdendo a chance de chamar a si a decisão sobre o destino de Palocci e, com isso, prolonga a crise. (Págs. 1 e Nacional A6)


José Paulo Kupfer

Passado incerto

As reações do mercado, agora, parecem indicar a aceitação da nova estratégia do BC, de que evitar excessos é o melhor caminho. (Págs. 1 e Economia B8)

Notas & Informações

O STF e a guerra fiscal

A decisão do STF sobre as 14 ações pode ser uma boa notícia, mas pouco altera o panorama. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: UE tenta garantir oferta de matérias-primas do Brasil

A União Europeia (UE) começará pelo Brasil uma grande articulação internacional para garantir o abastecimento de matérias-primas estratégicas. A preocupação com a vulnerabilidade aumentou depois da alta dos preços e restrições às exportações impostas por diversos países.

O Valor apurou que o vice-presidente da Comissão Europeia e comissário de Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, tentará obter a assinatura de uma declaração de intenção bilateral sobre matérias-primas em sua visita ao Brasil, de sábado a segunda-feira.

A UE acredita que se conseguir vincular o Brasil, um dos grandes produtores mundiais de minérios, ao conceito de que nenhum país deve restringir exportações de matéria-prima, poderá em seguida "pressionar" a China e outros países fornecedores na direção de um entendimento internacional contra essas "distroções comerciais", que se daria no G-20, na Organização Mundial do Comércio e na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE). (Págs. 1 e A4)

Estímulos à tecnologia nacional

O governo vai usar seu poder de compra para dar vantagens a fornecedores nacionais que invistam em tecnologia. Essa será uma das principais armas da Política de Desenvolvimento Competitivo (PDC), a nova política industrial a ser divulgada em breve pelo governo. O setor público será autorizado a fazer encomendas sem licitação de bens tecnológicos a serem desenvolvidos por empresas no país, especialmente em áreas como fármacos, equipamentos de defesa e software.

A equipe econômica finalizou a regulamentação que dará preferência nas compras governamentais a empresas que desenvolvem tecnologia no Brasil mesmo a preços até 25% superiores aos dos concorrentes estrangeiros ou de tecnologia importada. O governo também vai rever a Lei de Informática, a chamada Lei do Bem, e a legislação sobre semicondutores para ampliar incentivos à fabricação de eletroeletrônicos no país. A tendência é retirar vantagens hoje concedidas à montagem de equipamentos eletrônicos, limitando-as gradualmente às empresas que cumpram requisitos mínimos de componentes nacionais. (Págs. 1 e A3)

Há vida além do Ibovespa

Na teoria, há uma regra aparentemente simples para ganhar dinheiro na bolsa de valores: saber comprar quando todo mundo está saindo de cena e vender quando há mais gente disposta a entrar em determinado papel. Atualmente, o mercado de ações parece oferecer condições para se pôr em prática essa máxima - mas, para isso, é necessário poder de análise, disciplina e, claro, saber suportar riscos.

Após perder quase 2% ontem, o Ibovespa acumula baixa de 9% no ano. A ValorInveste ouviu gestores de recursos, especialistas e investidores. Algumas estratégias mostram que não só é possível tomar decisões pouco, ou nada, influenciadas pelos índices de ações mas também aproveitar justamente este momento ruim do mercado. A revista circula hoje para assinantes do jornal e venda em bancas. (Págs. 1)

Aneel aponta irregularidade no uso do RGR

A fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou uma série de irregularidades na administração da Reserva Global de Reversão (RGR), fundo de R$ 16 bilhões administrado pela Eletrobras. Relatório a que o Valor teve acesso mostra indícios de apropriação indevida pela estatal de pelo menos R$ 1,2 bilhão que deveriam ter sido repassados ao fundo. O texto indica ainda que as empresas do grupo foram beneficiadas por aditivos contratuais em empréstimos do fundo que permitiram prorrogação de pagamentos ou suspensão de juros e multas por atraso. A RGR é um encargo tarifário criado há 40 anos, pago por todos os consumidores em suas contas de energia.

Em nota oficial, a Eletrobras afirma que "não há inconsistência financeira ou contábil na utilização dos recursos do fundo RGR". (Págs. 1 e B11)

Foto legenda: Cobrança amigável

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, teve encontro ontem com a presidente Dilma Rousseff e pediu mais ivnestimentos brasileiros em seu país. Chávez foi lembrado de que a PDVSA, a estatal petrolífera da Venezuela, acumula dívida de US$ 1,4 bilhão com a Petrobras. (Págs. 1 e A4)

TAM transformará área de manutenção em S.A. aberta

A exemplo do que já foi feito com o programa de fidelidade, a TAM planeja no próximo ano separar e transformar em empresa independente o setor de manutenção. A presidente do conselho de administração da companhia, Maria Claudia Amaro, disse ao Valor que espera repetir o sucesso da operação de fevereiro do ano passado, quando o lançamento de ações da Multiplus, resultante do desdobramento da área de milhagens, levantou R$ 723 milhões. Enrique Cueto, presidente da chilena LAN, que está em processo de fusão com a TAM, afirmou que a conclusão do negócio deve ocorrer até março, por causa da decisão do Chile de investigar operação.

A União Europeia vai lançar um projeto-piloto de turismo com Brasil, Argentina e Chile, oferecendo tarifas reduzidas de passagens e hospedagem para atrair 50 mil viajantes suplementares durante a baixa temporada. Empresas como Air France, Alitalia, British Airways, Lufthansa e TAP integram o projeto. (Págs. 1, B8 e B9)


Susano compra controle de seis empresas de serviços ambientais, diz Moreira. (Págs. 1 e B1)


Avanço do gás natural

O uso de gás natural pode crescer mais de 50% até 2035 e superar o carvão como segundo combustível mais consumido no mundo, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). (Págs. 1 e A11)

Sita terá fábrica no Rio

De olho na ampliação e privatização dos aeroportos, a Sita, provedora de tecnologias para transporte aéreo, passará a fabricar totens de autoatendimento para check-in no Rio de Janeiro. (Págs. 1 e B2)


Telefônica aposta na banda larga

A Telefônica vai acelerar a implantação de uma rede de fibra óptica para oferecer banda larga em altíssima velocidade e vídeos em alta definição. O objetivo é que a fibra esteja disponível a 1 milhão de domicílios até o fim do ano, o dobro do número atual. (Págs. 1 e B3)

Atratividade do varejo

Relatório anual da consultoria A.T. Kearney aponta o Brasil como o mercado mais atrativo para a expansão dos negócios na área de varejo entre os países emergentes. Há dez anos, o país não figurava sequer entre os 30 primeiros. (Págs. 1 e B7)


Qatar AIrways de olho na TAP

A TAP já tem pelo menos um candidato oficial para participar de seu processo de privatização. A Qatar Airways formalizou interesse em assumir uma participação de até 49% na companhia aérea portuguesa. (Págs. 1 e B9)


Ferrous prepara investimentos

A mineradora Ferrous Resources está analisando três propostas para aquisição de 94 mil toneladas de aço para tubos, destinados ao mineroduto de 400 km entre o interior de Minas e o porto de Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo.(Págs. 1 e B11)

Biodiesel avança na Argentina

Na contramão de sua indústria petrolífera, que registra os piores resultados em duas décadas, a Argentina vive uma febre de investimentos na produção de biodiesel a partir da soja. O país é hoje o maior exportador mundial do produto. (Págs. 1 e B14)

Novos horizontes para seguradoras

Atrás pela expansão da agricultura e o crescimento da renda, seguradoras voltam-se às comunidades do interior do país para crescer. Na região Nordeste, o crescimento dos prêmios de janeiro a abril foi de 19% em relação a igual período de 2010. (Págs. 1 e C10)


Ideias

Delfim Netto

A crise pavorosa de 2008 mostrou que estabilidade monetária com inflação abaixo de 2% e câmbio flutuante não bastam. (Págs. 1 e A2)


Ideias

João Saboia

O atual ciclo de elevação dos juros deveria ser encerrado, ao mesmo tempo em que o BC deveria ser mais criativo. (Págs. 1 e A12)

------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------