PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, fevereiro 28, 2012

XÔ! ESTRESSE [In:] ... ''GAME OVER'' II

...









...

ELEIÇÕES SP [In:] SERRA 'BY' FHC

...

SERRA AINDA PODE DISPUTAR A PRESIDÊNCIA, INDICA FHC

PARA FHC, DISPUTA EM SP "REVITALIZA" SERRA E NÃO O TIRA DO PÁREO PRESIDENCIAL


Autor(es): Gustavo Chacra
O Estado de S. Paulo - 28/02/2012

Ex-presidente acha correta decisão do tucano de candidatar-se à Prefeitura de São Paulo e afirma acreditar que opção "não significa que ele não possa ser outra coisa" no futuro

Gustavo Chacra, correspondente de O Estado de S.Paulo

NOVA YORK - A candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo permitirá a ele "voltar à cena política com força" e foi a decisão mais adequada para o ex-governador e para o PSDB, afirmou ontem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em entrevista exclusiva ao Estado. "Dá a chance para o partido ganhar e dá a ele uma revitalização política", analisou o ex-presidente.

Segundo FHC, a eleição para prefeito não significa que o ex-governador abandona o projeto de disputar a Presidência no futuro. "Política é uma coisa muito dinâmica. Tem sempre a cláusula de prudência. Política não é uma coisa em que os horizontes se fecham", disse, ao comentar sobre a possibilidade de o tucano, mais uma vez, deixar um cargo para se candidatar a outro, como aconteceu quando era prefeito e governador de São Paulo.

O ex-presidente falou com o Estado em Nova York, onde lidera uma comitiva de 12 CEOs de empresas brasileiras ligadas à Comunitas, entidade criada por Ruth Cardoso para incentivar o investimento social corporativo.

O anúncio da candidatura de José Serra à Prefeitura não esvazia as prévias do PSDB?

Não estou no Brasil e não acompanhei de perto esta evolução. Quem está coordenando é o governador Geraldo Alckmin. Agora, o peso eleitoral do Serra é de tal magnitude que eu acho que o partido vai se ajustar à realidade política.

Mas não faltam caras novas no PSDB? Afinal, há anos Serra e o Alckmin se revezam em candidaturas em São Paulo. O PT tenta essa renovação agora com Fernando Haddad.

As prévias foram uma tentativa nesta direção. Mas quando você tem alguém com a densidade política do Serra, que se disponha a ser candidato a prefeito, do ponto de vista do PSDB há uma importância estratégica porque existe realmente viabilidade de ganhar São Paulo.

O sr. mencionou que o senador Aécio Neves (MG) é o candidato óbvio do PSDB para 2014.

Foi uma pergunta feita pela revista The Economist: quem é o candidato óbvio? Eu respondi que o Serra vai sair candidato, não vai desistir. E eles perguntaram quem seria o outro. É o Aécio. É uma coisa que todo o mundo sabe. São os dois que estão despontando com mais força.

Mas com o Serra se candidatando a prefeito...

Abre espaço para uma outra candidatura para presidente. Agora, sempre tem que colocar aquela cláusula de prudência. A política é muito dinâmica. O Serra pode ganhar ou pode perder. Nos dois casos, o fato de ele ser candidato agora reforça a presença dele como um líder. Todo líder político, enquanto quiser se manter ativo na política, tem de ter a expectativa de poder. Tem que ser candidato. Eu, por exemplo, quando deixei a Presidência, disse que não seria mais candidato a nada e não fui. Disse que estava saindo de cena. No começo, as pessoas não acreditaram. Como não sou ingênuo, ao tomar esta decisão, estava mesmo saindo de cena. Para quem não tomou esta decisão ainda, a melhor coisa a fazer é se candidatar. Você pode se candidatar em vários níveis. O Serra, ao tomar a decisão de se candidatar (para a Prefeitura), volta à cena política com força. Onde ele é necessitado neste momento? Onde o partido o vê com bons olhos neste momento? É aí (na Prefeitura). Isso significa que amanhã ele não pode ser outra coisa? Não.

Mas não pega mal para o Serra, que já foi prefeito uma vez e saiu para se candidatar (o tucano deixou a Prefeitura em 2006, para disputar a Presidência, e o governo do Estado, em 2010, para mais uma vez entrar na disputa presidencial)?

Ele vai tomar as precauções devidas porque ele tem de ganhar a eleição. Provavelmente ele vai reafirmar a disposição dele (de permanecer na Prefeitura). Mas não vi, não falei com ele. Política não é uma coisa em que o horizonte se fecha. De repente, o que estava fechado se abre. Acho que a decisão do Serra foi a mais adequada neste momento para ele e para o partido. Dá a chance para o partido ganhar e dá a ele uma revitalização política.

Mas para a Presidência, o Serra e o Aécio continuam sendo os dois nomes fortes do PSDB?

Eu acho que sim.

---

JOSÉ SERRA [In:] COMEÇAR DE NOVO E CONTAR CONSIGO... *

...

RECOMEÇA A LUTA ENTRE PT E SERRA

É SÓ O COMEÇO DA GUERRA DE 7 MESES


Autor(es): » PAULO DE TARSO LYRA » ERICH DECAT
Correio Braziliense - 28/02/2012

A

Confirmação da candidatura do tucano a prefeito de São Paulo reedita nas redes sociais troca de acusações que marcou a disputa para presidente da República em 2010


Com a confirmação da candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo, tucanos e petistas iniciam a troca de acusações nas redes sociais. Campanha oficial só a partir de julho, mas o debate partidário está aberto

Antes de discutir as eleições presidenciais de 2014, o tucano José Serra terá que enfrentar uma batalha local que deve se estender pelos próximos sete meses, até o primeiro domingo de outubro, data do primeiro turno.

Tão logo o tucano confirmou ontem, pelo Twitter, a pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, as redes sociais explodiram com reações de adversários e defesas de correligionários do ex-governador. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu lembrou que o PT já tem candidato e que é hora de pensar na pré-campanha de Fernando Haddad. No sábado, ele já havia postado outra provocação ao PSDB, em um artigo intitulado Quem tem medo de José Serra? . No texto, Dirceu lembra que Serra perdeu as eleições de 2010 e transformou-se em uma figura isolada no partido. "Se Serra não serve para ser presidente do Brasil, por que serviria para ser prefeito de São Paulo?", desdenhou o dirigente.

Ao coro do dirigente se uniu o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), ex-líder do partido na Câmara, que também recorreu ao Twitter para disparar contra a candidatura de Serra. Segundo o parlamentar, a presença do tucano na disputa traz consigo "o antigo, o ultrapassado, o rancor e as trevas!". O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), que até então deixara para o governador Geraldo Alckmin a tarefa de conduzir o processo eleitoral em São Paulo, viajou ontem no fim da manhã para a capital paulista para uma reunião com os caciques tucanos .

Pelas redes sociais, Guerra comemorou a decisão do ex-governador de São Paulo de aceitar disputar dentro do partido o direito de concorrer às eleições de outubro. "A decisão do ex-governador José Serra de disputar as prévias faz bem para a democracia interna e fortalece o PSDB", afirmou. Ex-líder do partido na Câmara e um dos parlamentares mais próximos ao governador Geraldo Alckmin, o deputado Duarte Nogueira (SP) disse que o partido já esperava a reação dos petistas. "Eles sabem que o Serra tem bagagem administrativa e eleitoral e propostas concretas para a cidade. Por isso, abandonaram o debate político e partiram para os ataques pessoais. Mas enganam-se se pensam que assim conquistam os eleitores", afirmou ele.

Em entrevista coletiva realizada após o encontro nacional da Comissão Eleitoral do PT, o presidente do partido, deputado estadual Rui Falcão, buscou minimizar os prejuízos a Haddad com a decisão de Serra de entrar na disputa. "Não foi nenhuma surpresa. Para nós, parece claro que ele seria candidato. O PT continua fazendo o que já vinha fazendo. Começamos a construir o nosso programa de governo, com agenda nos bairros e continuamos dialogando com partidos da base para eventuais alianças", completou.

Alianças


a confirmação da candidatura Serra deu novo ânimo não apenas para o PSDB, mas também para os demais partidos que planejam uma aliança com o PSDB. O DEM, por exemplo, insiste na indicação de Rodrigo Garcia, secretário estadual de Desenvolvimento Social em São Paulo, para vice. Como instrumento de sedução colocam à disposição dos tucanos o tempo de TV de cerca de um minuto e meio no horário eleitoral. Em troca, pedem que o PSDB apoie a candidatura de ACM Neto em Salvador; de Mendonça Filho em Recife; e David Alcolumbre em Macapá.

Fiel aliado de Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), também defende que o seu partido deve ter a primazia na escolha do companheiro de chapa do PSDB. Há tempos ele afirma que, se Serra fosse candidato, o PSD teria de ter a vice. Na análise política do prefeito, se o PSDB tiver uma chapa puro-sangue — como defendem alguns tucano, inclusive com a indicação do secretário de Cultura, Andrea Mattarazzo, que abriu mão de disputar as prévias — seria mais difícil convencer o eleitorado de que ele não vai abandonar o cargo no meio do mandato para disputar as eleições para o governo estadual ou a presidência em 2014.

Outro partido que também está de olho nesse embate é o PSB. No plano estadual paulista, o partido é aliado do governador Geraldo Alckmin. Mas o governador de Pernambuco e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, já avisou ao PT que vai operar para que o diretório municipal apoie a candidatura de Fernando Haddad.

-------------------

TUITADAS
A eleição municipal em São Paulo movimentou o Twitter durante toda a segunda-feira. Pré-candidatos e presidentes de partidos envolvidos na disputa comentaram a decisão de José Serra de concorrer a prefeito da capital. Confira:

Sempre fui favorável às prévias para a escolha do candidato a prefeito do PSDB. E delas pretendo agora participar. Hoje comunicarei por escrito à direção do PSDB de São Paulo minha disposição de disputar a prefeitura de SP

José Serra, ex-governador de São Paulo (@joseserra_)

Eleição em SP: a decisão do ex-governador @JoseSerra_ de disputar as prévias faz bem para a democracia interna e fortalece o PSDB

Sergio Guerra, presidente nacional do PSDB (@Sergio_Guerra)

Também tem gente que resiste à disputa. O Mário Covas dizia que o PSDB não deve temer as disputas

José Aníbal, pré-candidato do PSDB a prefeito de São Paulo (@jose_anibal)

Parabéns militantes e filiados, que o processo das prévias seja conquista permanente da democracia interna do partido

Ricardo Trípoli, pré-candidato do PSDB a prefeito de São Paulo (@ricardotripoli)

Site: ex-presidente do PT ironiza decisão de Serra de disputar prévias

Rui Falcão, presidente nacional do PT (@rfalcao13)

O PT já tem candidato.
É hora de partirmos para a pré-campanha

José Dirceu, no Blog do Zé Dirceu (@BlogdoZeDirceu)

Serra entra na disputa:
traz consigo o antigo, o ultrapassado, o rancor e as trevas!

Paulo Teixeira, deputado federal do PT em São Paulo (@pauloteixeira13).


-----------------

(*) Parafraseando Ivan Lins.

---

MERCADO DE TRABALHO [In:] O RETORNO DA MAIS-VALIA RELATIVA?

...

Para piorar, ponto eletrônico :



Autor(es): Armando Monteiro Neto
O Globo - 28/02/2012

Dois temas recentes têm polarizado as discussões no mundo do trabalho.

A recém-sancionada Lei 12.551/2011 trouxe para o plano legal as atividades realizadas fora da empresa e com a ajuda de meios eletrônicos.

É a tendência moderna do trabalho humano. Assim, o computador, o telefone celular, o fax e outros meios desse tipo passaram a ser válidos para o exercício de comando, supervisão e controle, o que permite a caracterização da subordinação jurídica e do vínculo empregatício.

Outro tema ainda em evidência é o REP (Registrador Eletrônico de Ponto), ferramenta imposta pela Portaria 1.510/2009 como única maneira de registrar eletronicamente a jornada de trabalho. Por ser onerosa e descabida, a sua vigência foi adiada cinco vezes.

Afinal, dentro e fora das empresas, os empregados têm registrado suas jornadas das mais diversas e adequadas formas. Os empresários demonstraram este fato à exaustão e propuseram sistemas alternativos, igualmente e até mais seguros do que o próprio REP.

Com a sanção da Lei 12.551, surgem novas e importantes questões: 1. Como serão controladas as jornadas realizadas à distância? 2. Haverá um REP na casa de cada empregado, no hotel, no trem, no avião e em todos os locais onde ele trabalhe? 3. Como serão controladas as horas extras? A Portaria 1.510 baseou-se em uma visão equivocada de que tudo é feito para prejudicar o trabalhador. Ela impede, por exemplo, as adequações de horários de marcação de ponto, utilizadas em empresa com muitos empregados e que começam o turno ao mesmo tempo. Hoje em dia, eles têm a possibilidade de deixar os filhos na escola, chegar mais cedo ao trabalho, marcar o ponto e esperar para entrar no horário junto com os demais colegas.

Empurradas pela Portaria 1.510, muitas empresas estão sendo levadas a implantar restrições físicas de acesso, ao invés das eletrônicas, o que é um contrassenso e prejudica os empregados.

Enfim, o excesso de regulamentação, além de prejudicial, é impróprio, e não se coaduna com a Lei 12.551.

O desafio do Brasil é o de criar um ambiente de negócios propício à competitividade e de estímulo à geração de empregos formais, ampliando a proteção aos trabalhadores e reduzindo a sonegação da Previdência Social decorrente de quase 50% de informalidade que ainda existe no mercado de trabalho.

O Brasil corre sérios riscos de desindustrialização.

A concorrência internacional ameaça a sobrevivência de um parque industrial construído a duras penas. Não se pode reduzir ainda mais a competitividade das empresas.

Neste contexto, a Portaria 1.510, materializada pelo REP, é símbolo de impertinência, inadequação, ineficiência, burocratização, desconforto, insegurança jurídica e custos.

Relações do trabalho sadias são fundamentais para a produtividade, a competitividade e a geração de bons empregos. A hora é de propor soluções que induzam a confiança e a cooperação entre as partes.

---

SAÚDE PÚBLICA [In:] ''AS AVES, QUE AQUI GORJEIAM..." *

...

As telhas e os pesticidas que levam à morte



Autor(es): Lázaro Guimarães
Correio Braziliense - 28/02/2012

Magistrado e professor

Há mais de 10 anos, a Justiça brasileira se defronta, sem uma solução definitiva e em meio a decisões conflitantes, com a questão da grave ameaça à saúde pública causada pela produção e utilização de materiais à base de amianto e asbestos, comprovadamente causadores de câncer. A Lei 12.684, de 26 de junho de 2007, do Estado de São Paulo, veio proibir a fabricação e comercialização de produtos que contenham aquelas substâncias, mas a Lei nº 9.055/95, federal, havia autorizado a utilização do amianto do tipo crisólita e vedado os demais.

O Supremo Tribunal Federal tem 18 registros de processos sobre essa matéria, com diferentes conclusões. A decisão mais recente, do ministro Marco Aurélio, concede cautelar para permitir o transporte no território paulista dessas mercadorias, não obstante a proibição da lei estadual. No entanto, o plenário daquela corte já havia se pronunciado de modo a validar a vedação paulista em acórdão assim ementado: "Na dicção da ilustrada maioria, em relação à qual guardo reservas, não há relevância em pedido de concessão de liminar, formulado em ação direta de inconstitucionalidade, visando à suspensão de lei local vedadora do comércio de certo produto, em que pese à existência de legislação federal viabilizando-o".

É certo que o STF, antes, havia decidido pela invalidade da lei estadual, em acórdão da lavra do ministro Maurício Corrêa, de cuja ementa consta: "Lei editada pelo governo do Estado de São Paulo. Ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo governador do Estado de Goiás. Amianto crisotila. Restrições à sua comercialização imposta pela legislação paulista, com evidentes reflexos na economia de Goiás, estado onde está localizada a maior reserva natural do minério. Legitimidade ativa do governador de Goiás para iniciar o processo de controle concentrado de constitucionalidade e pertinência temática. 2. Comercialização e extração de amianto. Vedação prevista na legislação do Estado de São Paulo. Comércio exterior, minas e recursos minerais. Legislação. Matéria de competência da União (CF, artigo 22, VIII e XIII). Invasão de competência legislativa pelo Estado-membro. Inconstitucionalidade. legislar sobre comércio interestadual (CF, artigo 22, VIII). Extrapolação da competência concorrente prevista no inciso V do artigo 24 da Carta da República, por haver norma federal regulando a questão".

Em outros países, a Justiça já baniu o amianto. Na Itália, o tribunal de Turim condenou a 16 anos de prisão os antigos dirigentes da empresa Eternit, Stepahn Schmidhein, de 64 anos, e o barão Louis de Cartier de Marchienne, de 90 anos, e mais uma indenização de 250 milhões de euros às 3 mil pessoas vitimadas pelos efeitos do amianto, utilizado na fabricação de telhas e outros materiais de construção. A mesma empresa responde a processos na França, Suíça e Bélgica, denunciadas pela contaminação por essa substância altamente cancerígena.

O Conselho de Estado francês submeteu a novo exame o herbicida Roundup, fabricado pela Monsanto, gigante norte-americana de produtos fitossanitários, e vendido amplamente nas lojas e supermercados para os que cultivam plantas. O procedimento decorre de reclamação do agricultor Jacques Maret. Na esfera jurisdicional, tramita outro processo, movido pelo produtor Paul François, da cidade de Charent, que ganhou ação movida contra a Monsanto no Tribunal de Grande Instância de Lyon, após constatadas as lesões causadas pelo uso do herbicida Lasso.

Outra revelação recente é a do estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, deste mês, quanto ao uso do bisphenol (BPA) , empregado em diversas embalagens e latas de alimentos, como causa de obesidade e de diabetes tipo 2.

Está na hora de o Congresso Nacional rever a permissão contida na Lei nº 9.055/95 e de editar normas proibitivas da fabricação de produtos que apresentam sério risco à saúde pública, o que implica a salvaguarda da vida de milhões de brasileiros.

----

(*) Canção do Exílio. Gonçalves Alves

---

BASE BRASILEIRA NA ANTÁRTICA [In:] ''DEPOIS DA PORTA ARROMBADA, COLOCA-SE CADEADOS" *

...

Dilma abre cofre para reconstruir estação



Dilma determina reconstrução
Autor(es): agência o globo:TRAGÉGIA NO GELO
O Globo - 28/02/2012

Investimento mínimo para limpeza e início da recuperação da estação é de R$ 20 milhões


A presidente Dilma Rousseff determinou a abertura de crédito extraordinário no Orçamento de 2012 para reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), destruída após o incêndio da madrugada do último sábado. A contabilidade dos danos e a investigação das causas do acidente já começaram. A frente parlamentar do Programa Antártico (Proantar) calcula que, este ano, será necessário um investimento mínimo de R$ 20 milhões para limpar o local do acidente e começar o trabalho de reconstrução. Em 2012, o orçamento autorizado pelo Congresso para pesquisa e manutenção soma, porém, apenas R$ 11,8 milhões.

Ontem, a Marinha fez em Brasília a primeira reunião sobre avaliação de danos e de planejamento da estratégia de reconstrução, de acordo com a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), vice-presidente da frente parlamentar do Proantar. A presidente Dilma determinou ao Ministério do Planejamentoque, nos próximos dias, as pastas da Defesa e de Ciência e Tecnologia apresentem a conta do prejuízo, que deverá ser integralmente atendida. No domingo, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, afirmou ao GLOBO que há urgência para fazer o inventário do que não foi destruído e contabilizar o montante necessário para a recuperar o estrago.

Esclarecimentos

no Senado

A frente parlamentar do Proantar marcou reunião para amanhã, quando também deverá discutir os rumos do programa. Hoje, o Senado deve aprovar convite para que os ministros Celso Amorim (Defesa) e Raupp prestem esclarecimentos em audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, de Ciência, Tecnologia, Inovação e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Representantes dos pesquisadores que trabalham na Antártica também serão convidados.

- Sem dúvida, o governo, o Congresso e a sociedade deverão dar uma resposta à tragédia. Creio que, este ano, é preciso, no mínimo, de R$ 20 milhões para limpar o local, começar a reconstrução e resgatar a embarcação de combustível que afundou em dezembro de 2011. Sem isso, será uma vergonha nacional - afirmou Jô Moares.

Falha na praça

de máquinas

A possibilidade de uma falha elétrica na praça de máquinas da base continua sendo a principal linha de investigação da Defesa sobre as causas do acidente. Ontem, a Marinha, em nota, afirmou que os gastos na Antártica cresceram substancialmente a partir de 2005, quando a média anual de investimento saiu de R$ 3 milhões até atingir R$ 15 milhões, em 2010. No ano seguinte, entretanto, o valor executado caiu para R$ 8,72 milhões. A Marinha rejeitou qualquer relação entre o acidente e a restrição orçamentária.

"É importante sublinhar que o incidente ocorrido na EACF não teve relação direta com os investimentos realizados no Proantar. As causas do incidente estão sendo apuradas por meio de inquérito policial militar", informou a Marinha, em nota ao GLOBO.

A Marinha não se pronunciou sobre os motivos da queda do orçamento. Porém, informou que, em anos anteriores, ocorreu uma série de investimentos, como ampliação do número de camarotes e dos laboratórios; e modernização dos sistemas de informática e de comunicações.

"A Marinha teve um aumento de recursos para atender às necessidades do programa que permitiram, entre outras ações, a revitalização, a ampliação da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e a implementação, que ainda estava em curso, de um sistema de gestão ambiental (SGA), coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA)", explicou Marinha, em nota.

O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante, hoje no comando do Ministério da Educação, não quis se pronunciar sobre a queda dos gastos em 2011.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que integra a frente parlamentar, salientou que, além dos recursos destinados ao programa antártico, as pesquisas são subsidiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (FNDT). O senador explicou que o espaço brasileiro no continente tem um aspecto estratégico, pois foi assegurado na sequência do Protocolo de Madri, mecanismo diplomático que levou ao fim da disputa territorial sobre a Antártica.

- Temos um compromisso muito grande e precisamos, agora, olhar para o futuro - disse o parlamentar.

---

(*) Expressão popular.

----

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

28 de fevereiro de 2012

O Globo


Manchete: Rio vai criar força-tarefa contra policiais do bicho

Objetivo de Beltrame é quebrar esquema de proteção a contraventores

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, decidiu enfrentar a máfia do bicho no Rio criando uma força-tarefa, com o apoio de procuradores da República, para investigar crimes de lavagem de dinheiro cometidos também por policiais que protegem contra-ventores. Parte do plano é defender no Congresso mudanças urgentes no Código Penal, de 1940, como a criminalização do jogo, a tipificação do crime de milícia e a facilitação da expulsão de policiais flagrados em desvio de conduta. O objetivo é golpear a "blindagem" montada por policiais civis, militares e federais que prestam segurança ou passam informações privilegiadas a bicheiros. Desde 2007, a PM expulsou 50 policiais acusados de ligação com a contravenção (caça-níqueis, exploração de transporte alternativo, milícias e bicho), a Polícia Civil prendeu 12 desde 2008, enquanto, na PF, 14 agentes respondem a processos nos últimos cinco anos. (Págs. 1 e 13)

Dilma abre cofre para reconstruir estação

A presidente Dilma Rousseff determinou a abertura de crédito extra no orçamento para que haja toda a verba necessária à reconstrução da base brasileira na Antártica, destruída no úlitmo sábado por um incêndio, no qual morreram dois militares. Estima-se que isso custará ao menos R$20 milhões. Ontem, em meio a cansaço e dor pela morte dos colegas, voltaram ao país as 45 pessoas que estavam na base. (Págs. 1 e 3 a 9)

Correa desiste da prisão de jornalistas

Num discurso duro, o presidente Rafael Correa, do Equador, decidiu "perdoar" o "El Universo" da pena de multa e prisão de diretores, mas atacou a imprensa e o grupo GDA, do qual O Globo faz parte, por republicar o artigo que originou a sentença. O recuo de Correa, sob pressão internacional, foi considerado estratégico. (Págs. 1 e 25)

No twitter, Serra confirma candidatura

Ex-governador José Serra confirmou, no Twitter, que pretende disputar a prefeitura de São Paulo e que enfrentará as prévias do PSDB. Mas não oficializou a decisão. (Págs. 1 e 10)

Parlamento alemão aprova ajuda à Grécia

Numa vitória expressiva, a chanceler alemã Angela Merkel conseguiu apoio político para aprovar por 496 votos a 90 o pacote de ajuda de 130 bi euros à Grécia. Enquanto isso, parlamentar grego sugere trocar o nome do país para "Hellas", para melhorar a marca. (Págs. 1 e 19)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Depósito milionário para ex-vice do BB é investigado

Afastado durante crise no banco, ele recebeu recursos de aposentada de 70 anos

O ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo, que até dezembro dirigia uma das áreas mais importantes da instituição, é investigado por ter recebido quase R$ 1 milhão em sua conta bancária em 2011.

Toledo abriu a conta em janeiro do ano passado e recebeu cinco depósitos mensais no total de R$ 953 mil, informa Andreza Matais. (Págs. 1 e Poder A4)

Governo propõe indenizar família de oficiais mortos

Os militares mortos na base brasileira na Antártida, Roberto Lopes dos Santos, 45, e Carlos Alberto Vieira Figueiredo, 47, serão considerados heróis nacionais e suas famílias devem ser indenizadas em até R$ 500 mil.

A proposta do governo terá de passar pelo Congresso. (Págs. 1 e Poder A13)

Serra oficializa candidatura e leva PSDB a adiar prévias

O ex-governador José Serra anunciou no Twitter que disputará as prévias para escolha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo.

A cúpula do partido decidiu adiar a disputa interna marcada inicialmente para domingo, por uma semana. José Aníbal e Ricardo Trípoli, os pré-candidatos que ainda estão no páreo, são contra o adamento. (Págs. 1 e Poder A8)

Roubo de veículos aumenta 18% na capital paulista

A cidade de São Paulo teve crescimento de 18% nos roubos de veículos em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2011.

O aumento da capital influenciou a alta de 10% registrada no Estado. O total de vítimas de homicídios também cresceu. Na comparação com janeiro de 2011, a alta foi de 1,6%. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Síria é acusada de matar grupo de civis em fuga

Ativistas de oposição ao ditador sírio acusam o governo de matar ao menos 64 pessoas que fugiam da violência em Homs, depois de encurralar o grupo em um posto de controle do Exército. Outras 61 pessoas foram mortas pelo país. Os EUA criticaram a proposta de armar os rebeldes. (Págs. 1 e Mundo A14)

Clóvis Rossi: Farc estão apenas mudando o ramo dos seus negócios

A leitura predominante na Colômbia é de que as Farc estariam apenas trocando as fontes de renda do grupo.

Quem se acostumou a movimentar grandes quantias de dinheiro não consegue adaptar-se a uma vida mais simples. (Págs. 1 e Mundo A15)

Editoriais

Leia "Impunidade no poder", sobre lentidão em ações penais contra políticos; e "Proantar, 30", acerca de incêndio em base de pesquisa brasileira. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Serra ainda pode disputar a Presidência, indica FHC

Ex-presidente avalia que decisão de tentar a Prefeitura, confirmada ontem, faz o tucano voltar 'com força'

A candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo, confirmada ontem pelo ex-governador, permitirá a ele "voltar à cena política com força" e foi a mais adequada para o PSDB, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em entrevista ao correspondente em Nova York, Gustavo Chacra. Para FHC, a decisão de disputar a eleição para prefeito não significa que Serra tenha abandonado o projeto de tentar a Presidência no futuro: "Política é uma coisa muito dinâmica. Tem sempre a cláusula de prudência". Serra anunciou o apoio às prévias para escolher o candidato do PSDB - líderes tucanos articulam para adiá-las e, assim, permitir que o ex-governador participe de debates. (Págs. 1 e Nacional A4)

Planalto se mexe

Após a entrada de José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff sinaliza que fortalecerá o PR nos Transportes, para facilitar a aliança em torno de Fernando Haddad (PT) e ganhar tempo de TV. Parte do governo avalia ainda que a manutenção da candidatura de Grabriel Chalita (PMDB) pode ajudar Haddad. (Págs. 1 e Nacional A8)

.edu: De outro jeito

Ensino superior a distância enfrenta desafios, mas cresce. (Pág. 1)

Pane elétrica teria iniciado fogo em base na Antártida

Uma das hipóteses apontadas como causa do incêndio que destruiu no sábado a Estação da Antártica Comandante Ferraz e matou duas pessoas é uma pane elétrica em um dos quatro geradores de energia instalados na casa de máquinas. Por motivos ainda desconhecidos, o alarme de incêndio não soou. Para os militares, o incêndio se espalhou com rapidez pela estação porque a praça das máquinas era ligada pelo teto às demais dependências da base. Ontem, os sobreviventes chegaram ao Brasil. (Págs. 1 e Vida A16)

Fotolegenda: Aluno atira em colegas dos EUA

Estudantes de colégio em Chardon (EUA) se consolam depois que um adolescente atirou contra colegas no café da manhã. Um estudante morreu e quatro foram feridos. Segundo testemunhas, o atirador, que foi preso, sofria bullying. (Págs. 1 e Internacional A15)

Da prisão, Hildebrando faz ameaças a procuradora

Preso há 12 anos e condenado a mais de 110, ex-deputado Hildebrando Pascoal - conhecido como "homem da motosserra" - driblou a vigilância da penitenciária de segurança máxima do Acre e enviou duas cartas de ameaça e extorsão a desembargadora e a procuradora. Ele exige dinheiro e afirma ter fatos a revelar aos Conselhos Nacional de Justiça e do Minsitério Público. O ex-deputado se mostra disposto a se vingar de quem, diz, o teria abandonado. (Págs. 1 e Nacional A10)

Brasil critica pressão sobre Assad e ação fora da ONU

O Brasil criticou ontem no Conselho de Direitos Humanos da ONU a forma como potências ocidentais e os países árabes têm pressionado o ditador Bashar Assad. Em discurso em Genebra, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) condenou a ideia de armar a oposição síria, bem como inciativas diplomáticas fora do âmbito da ONU - referência ao grupo autointitulado "Amigos da Síria", formado por americanos, europeus e árabes. (Págs. 1 e Internacional A12)

Uruguai pede que País abra arquivos

O Uruguai pedirá ao Brasil arquivos sobre uruguaios mortos no País na ditadura. A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) diz que haverá "transparência". (Págs. 1 e Nacional A11)

Agência rebaixa nota da dívida da Grécia (Págs. 1 e Economia B8)


Paul Krugman

O que aflige a Europa?

Falsas histórias a respeito da Europa estão sendo usadas para fazer avançar políticas que seriam cruéis, destrutivas, ou ambas as coisas. (Págs. 1 e Economia B9)

Dora Kramer

Agora é que são elas

Não adianta o abono da ficha se os eleitos não continuarem "limpos" e devidamente esquadrinhados durante os mandatos. (Págs. 1 e Nacional A8)

Notas & Informações

A impotência do G-20

Os líderes das principais potências se mostram incapazes de repetir a cooperação de 2008-2009. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Teste da vergonha para os distritais

Fique de olho: deputados decidem hoje se levam a votação o fim do 14º e do 15º salário, de R$20.023 cada um. Trata-se de apropiação inaceitável dos impostos pagos pelos brasilienses. Dos 24 parlamentares, 12 já abriram mão do provilégio. (Págs. 1 e 26)

Fotolegenda: Expectativa na W3 Sul

Com a pintura do asfalto concluída, o Detran começa a instalar a sinalização da faixa exclusiva para ônibus. A partir de 15 março, os coletivos terão um corredor para trafegar e a pista será vetada aos carros. Moradores da área estão apreensivos com as mudanças. (Págs. 1 e 32)

UnB aproveita teste do Enem

A universidade usará o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio para preencher 624 vagas remanescentes do PAS. O Correio publica hoje a lista dos aprovados em 3ª chamada do vestibular. (Págs. 1 e 33)

Nota legal: Prazo para usar benefícios termina nesta quarta-feira (Págs. 1 e 35)


Estatal abre 181 vagas em concurso

As indústrias Nucleares do Brasil selecionam servidores de níveis médio e superior, no DF e em mais sete cidades. (Págs. 1 e 13)

Guerra pelo BB pode acabar nos tribunais

A denúncia de vazamento de extratos bancários de um ex-vice-presidente do Banco do Brasil é mais um capítulo da disputa pelo poder na instituição. O funcionário, exonerado no ano passado, ameaça ir à Justiça contra os responsáveis pela quebra do sigilo. (Págs. 1 e 11)

Recomeça a luta entre PT e Serra

Confirmação da candidatura do tucano a prefeito de São Paulo reedita nas redes sociais troca de acusações que marcou a disputa para presidente da República em 2010. (Págs. 1, 2 e 3)

Meia-entrada para estudante na Copa

Lei Geral deve instituir o desconto, mas comprar os bilhetes será tarefa difícil: só 300 mil estarão disponíveis. (Págs. 1, Super Esportes, 2 e 3)

Militar alertou sobre falhas na Antártida

Relatório feito em 2006 por um oficial da Marinha apontava as más condições da estação destruída por um incêndio. (Págs. 1 e 8)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Justiça processa cartéis mundiais de componentes

O Ministério da Justiça decidiu abrir cinco processos de investigação contra 44 empresas acusadas de participar de cartéis que elevaram os preços de computadores, televisores e componentes eletrônicos no Brasil entre 1998 e 2009. São cinco cartéis mundiais, organizados por empresas que venderam produtos como tubos, painéis, discos ópticos e memórias em centenas de países.

Em todos os cinco casos já foram abertas investigações no exterior - alguns processos resultaram em punições a empresas e seus dirigentes. No cartel de memória Dram, 15 executivos foram presos nos EUA por períodos que variaram entre 4 e 14 meses e pagaram multas individuais de US$ 250 mil. Foi com base nas provas colhidas por órgãos antitruste da Europa e dos Estados Unidos que a Secretaria de Direito Econômico abriu os processos agora no Brasil. Se forem condenadas, as empresas terão de pagar multas que variam de 1% a 30% do faturamento. (Págs. 1 e B3)

Fotolegenda: Novos negócios

A Caterpillar quer atender a forte demanda por máquinas na mineração e extração de petróleo. Em abril, começa a fabricar locomotivas em Minas, diz Doug Oberhelman, presidente global. (Págs 1 e B11)

Cai venda de manufaturas para vizinhos

Os manufaturados têm perdido participação de forma generalizada na exportação brasileira. Essa redução ocorre não só nas vendas para os Estados Unidos e Europa mas também para a América Latina. A tendência é nítida nos três principais mercados para os produtos brasileiros na América do Sul: Argentina, Chile e Venezuela. Para a Venezuela, a perda de participação foi dramática. A fatia de manufaturados caiu de 82,9% para 55,1% entre 2007 e 2011. Segundo José Augusto de Castro, presidente em exercício da Associação de Comércio Exterior do Brasil, o fenômeno é, em parte, resultado da estratégia de países como a China, que buscam novos mercados. (Págs. 1 e A2)

Brasil quer cota para carros do México

O governo brasileiro quer a volta do sistema de cotas de importação para carros vindos do México. Ao retomar hoje as discussões para revisão do acordo de livre comércio automotivo com o país, o argumento do Brasil é que a compra de carros provenientes de fábricas mexicanas cresceu 220% nas primeiras semanas de fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2011. Em janeiro, o crescimento foi de 200%.

O aumento indica que as montadoras decidiram antecipar importações, diante da possível revisão do acordo. A presidente Dilma Rousseff ordenou pressa na negociação de novas regras, caso contrário ameaça pedir o cancelamento (denúncia, no linguajar diplomático) do tratado. (Págs. 1 e A2)

INSS sobre férias e licença pode cair

Salário-maternidade e férias não estão sujeitos à cobrança da contribuição previdenciária, segundo decisão da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Para o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, relator do processo, os dois benefícios devem ser caracterizados como compensação ou indenização. Seu objetivo é proteger e auxiliar o trabalhador.

"Da mesma forma que só se obtém o direito a um benefício previdenciário mediante prévia contribuição, a contribuição também só se justifica ante a perspectiva da sua retribuição em forma de benefício", disse o ministro. (Págs. 1 e E1)

CUT pressiona por direito de greve em obras da Copa

A Central Única dos Trabalhadores decidiu iniciar uma investida para alterar o projeto da Lei Geral da Copa, uma das prioridades do Executivo no Congresso. A central também tentará impedir a aprovação no Senado de uma proposta capaz de limitar o direito de greve a trabalhadores de setores considerados "essenciais" à realização do evento.

As propostas da CUT já foram apresentadas ao relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Candido (PT-SP), e aos senadores autores do projeto de lei 728/2011. A ideia dos senadores é obrigar, em caso de greve, a manutenção de 70% da força de trabalho nos setores de saneamento básico, construção de estádios ou obras de mobilidade urbana, energia, telecomunicações e transporte. Na Lei Geral, a CUT tenta garantir, entre outros pontos, a atuação de vendedores autônomos e ambulantes devidamente cadastrados pelas prefeituras das cidades que sediarão a Copa e a regulamentação do trabalho voluntário. (Págs. 1 e A16)

Oi inicia nova etapa no mercado acionário (Págs. 1 e B2)


Fundos globais reduzem exposição à dívida de emergentes (Págs. 1 e C16)


Related inicia operação local

A incorporadora Related Brasil anunciou o início de suas atividades, com investimentos previstos de US$1 bilhão nos próximos três anos, nos segmentos residencial de média e alta renda, venda e locação de imóveis comerciais, shoppings e hotelaria. (Págs. 1 e B1)

Expansão da música digital

Expansão da telefonia móvel e das redes de banda larga garantem o bom resultado da indústria fonográfica no Brasil. O segmento de música digital cresceu 25% no ano passado e já representa um quinto do setor como um todo. (Págs. 1 e D5)

Empreendedorismo virtual

Crescimento do mercado digital atrai cada vez mais jovens empreendedores brasileiros para "campeonatos" entre "startups". Neste início de ano, o número desses eventos mais que triplicou em relação a igual período de 2010. (Págs. 1 e D7)

Fundo Amigos da Poli

Empresários e executivos oriundos da Escola Politécnica da USP criam associação sem fins lucrativos para captar doações que serão destinadas a patrocinar projetos dos alunos. (Págs. 1 e D8)

Zona Franca de Manaus

Aumento da tribuação sobre aparelhos importados de ar-condicionado levou a catarinense Komeco a optar pela produção dos equipamentos no país, na Zona Franca de Manaus. A produção inicial será de 10 mil unidades. (Págs. 1 e Caderno Especial)

Ideias

Delfim Netto

A evolução do Índice da Atividade Econômica, do Banco Central, sugere algum otimismo para o PIB deste ano. (Págs. 1 e A2)

Ideias

Marcelo Côrtes Neri

Os primeiros anos deste século serão conhecidos, nos futuros livros de história, como de redução da desigualdade. (Págs. 1 e A15)

------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------