PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, agosto 19, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] PÉSSIMAS COINCIDÊNCIAS DO DIA (SEQUER ''CIRCUS'')

>
>








[Homenagem aos chargistas brasileiros].
>

FRASE DO DIA

>
19/08/2008 - 14h04

"Fazia tempo que não via um Brasil tão pequeno", diz Maradona

----------
da Ansa/Folha Online, esportes.

FUTEBOL/SELEÇÃO BRASILEIRA: SE A ''MODA'' PEGA!!!


>
Uma nova era
>



A derrota do Brasil para a Argentina na semifinal das Olimpíadas pode marcar o início de uma nova era do clássico. O torcedor brasileiro que estava acostumado com vitórias fáceis nas decisões contra os rivais foi apresentado a uma geração dos hermanos que parece não temer a amarelinha.

Lionel Messi, Sergio Agüero, Sergio Romero, Ever Banega, Angel Di Maria, Oscar Ustari, Pablo Zabaleta, Ezequiel Garay e Fernando Gago – presentes nas Olimpíadas de Pequim – fazem parte de uma geração bicampeã mundial sub-20, em 2005 e 2007.

Messi, Agüero, Zabaleta e Gago estavam na vitória por 2 a 1 sobre o Brasil por 2 a 1 na semifinal do Mundial Sub-20 na Holanda. Em seguida, a Argentina foi campeã superando a Nigéria, rival da decisão dos Jogos Olímpicos no próximo sábado.

Desde o fim da era Maradona, a seleção canarinho tem deitado e rolado em cima da Argentina. São quatro títulos da Copa América desde 1997, com duas vitórias sobre os hermanos na final. Há ainda a Copa das Confederações em cima dos argentinos em 2005. Mais uma Copa do Mundo (2002).

No mesmo período, só fracassos da Argentina. A “albiceleste” não conquista o título continental desde 1993. A última Copa foi com Maradona, em 1986. A única alegria foi a medalha de ouro olímpica em 2004, sem o Brasil na disputa.

A era Messi está só começando. O Brasil tem jogadores para superá-la?
-------------
(Thiago Dias). Foto matéria.
-------------

SELEÇÃO/DUNGA: OLÍM-PIADAS...

>
Time de Dunga leva chocolate da Argentina e dá adeus ao sonho do ouro



[André Amaral e Thiago Lavinas Direto de Pequim]

O sonho está, mais uma vez, adiado. Ronaldinho & cia. caíram diante da Argentina nesta terça-feira, no Estádio dos Trabalhadores em Pequim, de forma melancólica. Sob aplausos de Diego Maradona no Estádio dos Trabalhadores em Pequim, a equipe de Messi, Riquelme e Agüero devolveu o 3 a 0 da derrota para o Brasil na final da Copa América de 2007 e vai defender a medalha de ouro das Olimpíadas contra a Nigéria, sábado, no Ninho do Pássaro. Ao futebol brasileiro, resta torcer para a seleção feminina, que busca o título na quinta-feira, contra os Estados Unidos.
Quem foi ao estádio ver o duelo entre Messi e Ronaldinho acabou vendo o genro de Maradona brilhar: Agüero, que leva o nome da namorada Gianina Maradona na chuteira, fez dois gols e sofreu o pênalti convertido por Riquelme. O time de Dunga perdeu a cabeça no fim do jogo e ainda teve dois jogadores expulsos por faltas violentas no volante Mascherano: Lucas e Thiago Neves.Atual campeã olímpica, a Argentina encara a Nigéria no sábado, à 1h (de Brasília), na disputa pelo ouro. O Brasil volta a campo contra a Bélgica, sexta-feira, às 8h (de Brasília), em Xangai, para ver quem fica com a medalha de bronze.
>


[Agüero deixa o Brasil chupando dedo: genro de Maradona brilha na vitória argentina].

>
Messi mais objetivo que Ronaldinho

No primeiro tempo, a partida ficou concentrada em seus dois principais nomes: Ronaldinho e Messi. Do lado brasileiro, o camisa 10 aparecia mais pelo lado esquerdo, com bom controle de bola, mas sem muita objetividade. As tabelinhas com Marcelo funcionaram poucas vezes, e o novo craque do Milan pecou em prender demais as jogadas. Messi era mais objetivo. Sempre que pegava na bola, era sinal de perigo. A torcida percebeu isso. No início, Ronaldinho era o mais aplaudido pelos chineses. Com o decorrer do primeiro tempo, os torcedores já gritavam por Messi. E os brasileiros passaram a pará-lo com faltas.
>
.
[Apagado, Ronaldinho não consegue vencer o duelo particular com Lionel Messi].
.
>
O primeiro chute foi argentino. Aos 2 minutos, Mascherano tentou de fora da área, bem longe. O Brasil respondeu aos 5, com Sobis, que bateu cruzado da esquerda para fora. Pela direita, a seleção de Dunga criava seus principais lances com Rafinha, como aos 11: o lateral deu um lindo drible em Monzon e cruzou rasteiro, mas Sobis passou da bola, sem conseguir tocar nela. A resposta argentina veio em um minuto. Agüero driblou Breno e Alex Silva na área e chutou rente à trave esquerda de Renan. O último lance de perigo da etapa inicial foi de Messi. O jovem craque aproveitou falha de Rafinha, roubou a bola e entrou na área. Mesmo franzino, ganhou a dividida com Breno na área e chutou bem, mas Renan rebateu. A bola ainda passou perto de Agüero na pequena área, mas o atacante não a alcançou.

Genro de Maradona desequilibra
O genro de Maradona deixou para acertar a bola no segundo tempo, para azar de Renan. Logo aos 7, Di Maria recebeu de Gago na esquerda e cruzou para a área, e Agüero tocou de peito para o fundo da rede e abriu o placar: 1 a 0 para os hermanos. Um minuto depois, o Brasil quase empatou. Rafael Sobis dominou fora da área e arriscou, acertando a trave direita de Romero. Enquanto Ronaldinho mal pegava na bola, Messi resolveu partir para cima da zaga de novo. Aos 13, recebeu pelo meio da área, carregou para o lado direito sem receber marcação e tocou para Monzon. O lateral cruzou rasteiro, e Agüero, sozinho na pequena área, colocou a bola para dentro do gol de novo: 2 a 0.
O placar fez Dunga se mexer. O técnico tirou Hernanes e Rafael Sobis para colocar Thiago Neves e Alexandre Pato. E o atacante do Milan chegou a balançar a rede, mas em impedimento: aos 19, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta e acertou a trave, Marcelo pegou o rebote e Pato tocou para o gol, mas em posição irregular. Jô ainda entrou para reforçar o ataque, mas na defesa o Brasil vacilava. Aos 29, Breno fez falta em Agüero dentro da área. Pênalti que Riquelme cobrou aos 30 e converteu: 3 a 0. O gol acabou com a calma do Brasil. Dois jogadores foram expulsos por falta no volante Mascherano: Lucas, aos 35, e Thiago Neves, aos 38. Depois, foi só ver a Argentina tocar a bola e ter que esperar mais quatro anos para outra chance de ouro no futebol masculino.
--------------------
.

SELEÇÃO ['SIC'] ? OLÍM-PIADAS 2008

>

>

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

19 de agosto de 2008
O Globo
Portaria de ministro facilita proliferação de sindicatos
Facilitada por uma portaria do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), a abertura de entidades sindicais vem crescendo no país desde abril. A média de concessão de certidões – o registro que dá à nova entidade o acesso ao dinheiro do imposto sindical obrigatório – subiu para 22 por mês, uma por dia útil. O imposto sindical já arrecadou R$ 1,3 bilhão este ano, dos quais 60% são distribuídos para os sindicatos e 10% para as centrais sindicais. A portaria deu ao ministério os poderes de arbitrar conflitos surgidos, por exemplo, quando uma entidade tentava impugnar a criação de outra. Antes, as questões eram decididas pelo Judiciário. É o caso do sindicato que representa os funcionários da Embraer: há anos, a CUT tenta criar um sindicato rival para dividir a base, mas a concorrente recorreu à Justiça. O secretário de Relações do Trabalho, Luiz Antônio Medeiros, disse que o papel do ministério é fomentar a negociação. (págs. 1 e 3)
Algemas: PF se enquadra, com críticas
O diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa, disse que a restrição ao uso de algemas, imposta pelo STF, não existe em país algum, mas prometeu cumprir a regra. Será suspensa a compra de carros sem grades para transportar presos. (págs. 1 e 11)
Inflação dá novos sinais de desaceleração
Pesquisa inédita em oito redes mostra que agosto trouxe alívio nas compras de alimentos, com queda de 2% na cesta montada pelo GLOBO. Pelo IGP-10, o recuo foi de 2% para 0,38%. (págs. 1, 19 e 20)
ANJ se mobiliza por "lei de liberdade de imprensa" (págs. 1 e 24)
Crivella dirige com carteira irregular
O carro do senador Marcelo Crivella (PRB), candidato a prefeito do Rio, acumula 10 multas – que somam 49 pontos na carteira de motorista, suficientes para que o documento seja suspenso. A licença do carro venceu em abril. (págs. 1 e 5)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Pressionado, ditador do Paquistão renuncia
Ameaçado de impeachment, o ditador paquistanês Pervez Musharraf, reununciou à Presidência do país, após nove anos no cargo. Principal aliado regional dos EUA na guerra ao terrorismo, o general Musharraf vinha fragilizado desde 2007. O ditador, que assumiu num golpe militar, governava desde novembro como civil, em meio ao recrudescimento do terror, à crescente oposição e à perda de popularidade, agravada em dezembro pelo assassinato da ex-premiê Benazir Bhutto. Na virada do ano, deixou o Exército e foi eleito presidente por voto indireto. Vencido nas eleições gerais de fevereiro, perdeu o apoio militar. Em discurso ontem na TV, disse que sai por colocar o interesse do país acima de “bravatas pessoais”. Forjada na oposição, a coalizão governista tem agora de superar divergências e apontar o novo presidente. O líder do Senado, alinhado a Musharraf, assumiu interinamente. Assim como a vizinha Índia, o Paquistão tem a bomba atômica. (págs. 1 e A12)
Empresa de ex-presidente é contratada pela Anatel
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) contratou por R$1,285 milhão, empresa de consultoria de Renato Guerreiro, que presidiu a agência de 1997 a 2002. Segundo extrato do contrato, será oferecido suporte ao mapeamento da “exploração dos serviços de telecomunicações”. A licitação, foi feita como convite, ou seja, a Anatel não fez edital para nenhum interessado, apenas entrou em contato com algumas empresas. Houve propostas de outras quatro – duas com preço inferior ao que será pago. Guerreiro e a Anatel dizem não haver ilegalidade na contratação. (págs. 1 e B7)
Mel não deve ser dado a menor de 1 ano, diz Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma recomendação para que adultos não dêem mel a crianças com menos de um ano de idade. O órgão se baseou em estudos que indicaram a presença da bactéria causadora do botulismo intestinal em amostras do produto. (págs. 1 e C8)
Bovespa cai ao menor nível em quase um ano
A Bovespa desceu a seu menor patamar desde setembro de 2007 e acumula desvalorização superior a 10%. Ontem caiu 1,69% e fechou em 53.326 pontos. O foco do pessimismo veio dos EUA. No Brasil, apesar dos lucros robustos dos bancos, as ações do setor não escaparam das perdas. (págs. 1 e B4)
PT é multado em R$1,39 mi por não declarar verba de Valério
O PT foi multado em R$1,39 milhão por omitir valores arrecadados de 2002 a 2005 e usados para pagar gastos do partido. Segundo a Receita Federal, a legenda deve IR e CSLL, referentes a essas receitas, além de juros e multa sobre o valor principal devido (R$619,88 mil). As receitas omitidas (R$2,47 milhões) decorrem,na maioria do pagamento de dívidas do PT por agências de arcos Valério, operador do mensalão. O PT apresentou defesa, e o caso está em cobrança administrativa. (págs. 1 e A8)
Editoriais
Leia "Inclusão enviesada" sobre acesso à universidade; e "Segurança na eleição", acerca de tropas no Rio. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Bolsa cai e atinge o índice mais baixo do ano
O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) atingiu o menor nível em quase um ano. Com a queda de 1,69% no pregão de ontem, o indicador ficou em 53.326 pontos – a mais baixa pontuação desde 10 de setembro de 2007. Só em agosto as perdas acumuladas na bolsa são de 10,38%. Neste ano, elas chegam a 16,53%. A Bovespa tem acompanhado os movimentos dos mercados financeiros internacionais, que ontem foram abalados por notícias preocupantes sobre duas grandes agências de hipotecas imobiliárias dos Estados Unidos. Também assustou os investidores a informação de que o banco Lehman Brothers poderá contabilizar perdas de até US$ 1,8 bilhão no trimestre. A Bolsa de Nova York fechou o dia com recuo de 1,55% e a bolsa eletrônica Nasdaq caiu 1,45%. (págs. 1 e B1)
Inflação em queda
A inflação medida pelo IGP-10 ficou em 0,38% em agosto, o resultado mais baixo em 12 meses. Em junho, o índice tinha sido de 2%. (págs. 1 e B3)
Na TV, Marta terá Lula e Alckmin exibe Serra
O horário eleitoral na TV começa hoje com os candidatos a vereador; Só amanhã vão estrear os candidatos a prefeito. Logo no primeiro dia, Marta Suplicy (PT) exibirá mensagem de apoio do presidente Lula. Geraldo Alckmin (PSDB) vai apresentar mensagem do governador José Serra. (págs. 1 e A4)
Comando militar reage à critica de Cabral
Insatisfeito com as críticas do governador do Rio, Sérgio Cabral, que o classificou como “não muito proativo”, o comandante militar do Leste, general Luiz Cesário da Silveira, disse não ter “competência legal” para autorizar que o Exército atue na segurança pública. (págs. 1 e A6)
Maioridade não acaba com direito de filho a pensão
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou súmula pela qual filhos com mais de 18 anos têm direito a continuar recebendo pensão alimentícia – desde que dependam dos pais para se manter. A súmula serve como orientação para os juízes, não como determinação. (págs. 1 e C1)
Notas e Informações: O peso do horário eleitoralPode-se criticar os 45 dias de duração do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. O que não se pode é condená-lo. Ele influi poderosamente na definição do voto popular. (págs. 1 e A3)
Artigo: Ilan Goldfajn
Desafios do pré-sal: Ao contrário de um bilhete premiado, a nova riqueza terá alto preço. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Vereadores dobram o patrimônio em 4 anos
A maior parte dos 48 vereadores que tentam a reeleição para a Câmara do Rio viu dobrar o patrimônio declarado nos quatro anos de mandato. Entre imóveis, veículos, jóias, empresas e aplicações financeiras, a riqueza do grupo saltou de R$ 12,7 milhões, em 2004, para R$ 25,8 milhões este ano – um crescimento de 102,5%. A vereadora Liliam Sá (PR) é a campeã no ranking de evolução patrimonial: 809% descontada a inflação. O rendimento médio dos parlamentares só perde para a rentabilidade obtida com ações na Bovespa no período. (págs. 1, Tema do dia A2 e A3)
Meirelles vê agora recuo da inflação
O presidente do Banco central, Henrique Meirelles, disse ontem que começaram a diminuir as expectativas de inflação no Brasil. Credita a tendência à alta de juros. (págs. 1 e Economia A18)
CNJ verifica conduta irregular de Marlan Jr.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai verificar as operações de tráfico de influência do advogado Marlan de Moraes Marinho Júnior no Tribunal de Justiça do Rio, segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Em nota, o Vasco da Gama rechaça ligações com Marlan Jr. (págs.1 e País A12)
Distribuição de royalties pára na Alerj
A aplicação dos royalties do petróleo no Estado do Rio poderia ser mais justa se o projeto de redistribuição nos municípios, via IDH, não estivesse parado na Alerj desde 2005. (págs. 1 e Economia A17)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Brilho intenso da estrela Marta
No começo, deu-se o sufoco. A Alemanha abriu o placar. Depois, veio o alívio. O Brasil empatou. Por fim, o show. Na semifinal do futebol feminino, as brasileiras fizeram 4 x 1 nas alemãs e vão disputar a medalha de ouro contra os EUA depois de amanhã. A atacante Marta, melhor jogadora do mundo, só não fez chover na partida decisiva. Agora, quer a desforra diante das americanas, vencedoras dos Jogos de Atenas em cima da nossa seleção. “Eu já ganhei títulos individuais e até agora não mudou nada. Temos que ganhar um título coletivo para poder realizar nossos sonhos”, discursou a estrela. (pág. 1 e 37)
Gabinete de Efraim aberto para lobista
Acusado de intermediar contratos do Senado com empresas suspeitas de corrupção, o lobista Eduardo Ferreira foi flagrado por agentes federais abrindo com a própria chave o gabinete do senador e primeiro-secretário Efraim Moraes (DEM-PB). O fato aconteceu em 29 de junho de 2006, pouco depois de concluída a licitação fraudada para terceirização de mão-de-obra da Casa. (pág. 1, 2 e 3)
InflaçãoPara analistas, juros ainda vão crescer muito. (pág. 1 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Bancos pedem juro maior para o crédito consignado
Os bancos esperam que o INSS flexibilize as regras do crédito consignado para aposentados e pensionistas ainda neste mês. A expectativa é que o órgão abra espaço para a elevação do teto dos juros e aumente a margem para a concessão dos empréstimos. Limitado a 2,5% ao mês, os bancos argumentam que o juro do consignado ficou defasado com a elevação da taxa básica. A redução da margem de concessão, de 30% para 20% dos benefícios, também restringiu os negócios. Uma reunião decisiva para discutir esses pontos será realizada dia 27 pelo Conselho Nacional de Previdência Social, que define as regras para o consignado do INSS. Nela, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, vai ouvir as sugestões de mudanças feitas por um grupo que estuda o assunto no âmbito do conselho, do qual participa a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). As mudanças sugeridas podem recuperar a atratividade do negócio para as instituições.O teto dos juros e a redução da margem estagnaram o consignado para os beneficiários do INSS neste ano. O volume de operações, que cresceu 29% em 2007, aumentou apenas 1,3% nos primeiros cinco meses de 2008. Com as dificuldades operacionais e ganhos menores, muitos bancos revisaram suas estratégias. O Fibra puxou o freio de mão no consignado já no último trimestre de 2007, quando se intensificou o movimento de liquidações antecipadas de crédito, diz Ricardo Steinbruch, presidente do conselho de administração. O presidente do Banco Cruzeiro do Sul, Luis Octavio Índio da Costa, muito criticado em 2005 por não ter participado da corrida do mercado às operações do INSS, hoje se felicita por ter focado sua atuação nos funcionários públicos.Por outro lado, os grandes bancos começam a investir nos empregados do setor privado. "Há muito espaço para crescer nas empresas médias, que procuram o consignado como benefício para seus funcionários", diz Eduardo Jurcevic, superintendente do Real.(págs. 1, C1 e C2)
Paz para Jirau
A Petrobras tenta atrair o Reliance, maior grupo privado da Índia como sócio no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e na Petroquímica Suape, em Pernambuco. A decisão deve sair até setembro. (págs. 1 e B6)
Usinas do Madeira agitam Porto Velho
Porto Velho respira hoje um clima de Olimpíada - tenta usar a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira como motor de um novo ciclo de desenvolvimento e de transformação urbana. Enquanto se prepara para receber até 150 mil migrantes durante as obras - a população atual é de 384 mil habitantes -, a cidade já vive os sintomas da expansão acelerada. Estão previstos R$ 571 milhões em investimentos na área industrial até 2010. Terras no perímetro de expansão da capital se valorizaram 200% nos últimos 12 meses. Falta cimento para erguer casas, e não é para menos: até agosto, a concessão de alvarás para construção cresceu 30% mais do que em todo o ano passado. As hidrelétricas trouxeram a reboque dois outros grandes investimentos: Alstom e Bardella formaram uma joint venture para uma fábrica de equipamentos e a Votorantim investirá R$ 110 milhões em unidade que produzirá 750 mil toneladas de cimento por ano a partir de 2009. O comércio também surfa nas ondas do Madeira. Em 30 de outubro será inaugurado o primeiro shopping center da cidade. A massa salarial dos 20 mil trabalhadores que deverão ser contratados para erguer as usinas de Santo Antônio e de Jirau vai chegar a R$ 700 milhões ao longo dos sete anos de obras. Falta mão-de-obra. A universidade federal abrirá 18 cursos até 2010 e passará dos atuais 7 mil para 15 mil alunos. A Odebrecht investe R$ 12 milhões para capacitar trabalhadores e atenuar a chegada de migrantes à procura do novo eldorado na Amazônia, com a criação de 10 mil empregos em 2010.(págs. 1 e A12)
Soja chega aos cerrados venezuelanosO Grupo Campo, que liderou o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer), considerado um marco na expansão da soja no Centro-Oeste, vai levar o grão para terras venezuelanas. A programação prevê o início do plantio na safra 2009/10, em área de 50 mil hectares. Em cinco anos, deverá ser ampliada para 500 mil hectares, mesma área ocupada pela soja no Estado de São Paulo. O modelo na Venezuela será o mesmo adotado nas áreas do cerrado brasileiro. O Campo coordena a parte técnica da produção e atrai produtores e cooperativas para ocupar as terras. O plantio ocorrerá em áreas do governo e em propriedades que serão desapropriadas.(págs. 1 e B12)
Inpar vende ativos para elevar caixa
Com a desvalorização de 80% em suas ações desde que abriu o capital no ano passado, a construtora Inpar encerrou o segundo trimestre com apenas R$ 9 milhões em caixa e anunciou que não conseguirá lançar 35% dos imóveis que prometeu no início do ano. O volume de vendas também será menor que o previsto. A Inpar foi pega de surpresa pela retração do mercado de crédito que se seguiu à crise financeira nos Estados Unidos. "Não acreditávamos que o mercado de dívida iria se deteriorar dessa forma e não estamos dispostos a captar a um custo muito alto", explica o presidente da construtora, Cesar Parizotto. Por isso, decidiu se desfazer de ativos não residenciais, entre eles prédios comerciais. Com essas vendas, a empresa pretende captar R$ 200 milhões, dos quais R$ 33 milhões já teriam sido obtidos. E busca parcerias para tocar seus projetos mais caros.(págs. 1 e B8)
Inflação desacelera
O IGP-10 registrou elevação de 0,38% em agosto, um recuo significativo em relação a julho, quando a alta foi de 2%. No ano, o índice acumula 9,06% e 14,42% em 12 meses. Os preços no atacado subiram 0,25% ante 2,54% em agosto. (págs. 1 e A3)
Parceria petroquímica
A Petrobras tenta atrair o Reliance, maior grupo privado da Índia, como sócio no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e na Petroquímica Suape, em Pernambuco. A decisão deve sair até setembro. (págs. 1 e B6)
Bilhões no etanol
A Cluster Bioenergia que reúne investidores como instituições financeiras, construtoras e petroleiras, vai investir R$3 bilhões em quatro usinas de etanol. (págs. 1 e B12)
Recorde do caféO Brasil deverá colher uma safra recorde de 45 a 50 milhões de sacas de café (60Kg) no ciclo 2008/09, com exportações de 28 milhões de sacas. A alta dos preços entre fevereiro e março favoreceu a comercialização antecipada, hoje em 36%. (págs. 1 e B12)
Idéias: Delfim Netto
Falta a humildade de Bernake para moderar a precipitada política monetária 'tempestiva' do BC. (págs. 1 e A2)
Idéias: Raymundo Costa
Lula se livrou de rótulos, preconceitos e carimbos. (págs. 1 e A6)
------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta Mercantil
Bolsa retorna a setembro do ano passado
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou ontem aos 53.326 pontos, menor patamar desde 10 de setembro de 2007, queda de 1,69%. Neste mês, o índice da Bovespa acumula retração de 10,38% e, no ano, de 16,52%. O desempenho desta segunda-feira foi afetado pela retração de indicadores em Wall Street e pela baixa do preço internacional do petróleo, que teve impacto nas ações da Petrobras. “O dia foi de estresse com o retorno das preocupações sobre o setor financeiro norte-americano. Alguns analistas acreditam que o Federal Reserve (banco central dos EUA) terá que escolher entre a quebra do Freddie Mac e do Fannie Mae”, diz André Perfeito, economista da Gradual Corretora, que prevê volatilidade até o FED definir se mexe na taxa de juros. (págs. 1 e B3)
Odebrecht vai à justiça contra Suez, afirma Lobão
A Odebrecht não vai mais recorrer à Justiça contra a Suez, informou ontem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.Desde que o consórcio liderado pela multinacional franco-belga ganhou a disputa para a construção da hidrelétrica de Jirau, em maio deste ano, a Odebrecht, que venceu licitação para erguer a primeira usina do Complexo Madeira, a Santo Antônio, ameaçava ir à Justiça para questionar a proposta da Suez de construir a central a nove quilômetros do lugar previsto no edital do leilão.As duas empresas não quiseram comentar o assunto. Porém, Lobão garantiu que, em reunião fechada na última quinta- feira, os presidentes das duas companhias chegaram a um entendimento para evitar uma batalha jurídica. Segundo o ministro, a mudança de local será avaliada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Ibama. (págs. 1 e C10)
Mercado interno ajuda balanço frigorífico
O mercado interno ajudou os frigoríficos a não comprimir mais as margens no segundo trimestre de 2008, que já vinham em queda desde o anterior. Analistas acreditam que o terceiro trimestre deve continuar com margens apertadas, com pressão maior no último, devido ao preço em alta do boi. Também apostam que o momento pode ser benéfico para quem quiser comprar empresas, porque muitas estão com as contas apertadas. “O Brasil está ficando interessante para o consumo”, diz Roberto Russo, presidente do Independência.. Para Fabiano Rosa, da Scot Consultoria, o mercado interno tornou- se viável após ficar inviável vender para a União Européia devido às novas regras de rastreabilidade. Segundo ele, a melhoria da renda no País aqueceu a demanda. (págs. 1 e C1)
Inflação
IGP-10 recua e fecha agosto em 0,38%.(págs. 1 e A5)
BancoLucro do HSBC Bank Brasil cresceu 40% no semestre, para R$ 769 milhões (págs. 1 e B2)
América Latina atrai a BombardierA canadense Bombardier busca ampliar seus negócios no disputado mercado de jatos executivos da América Latina, “casa” da sua maior concorrente, a brasileira Embraer. A Bombardier tem uma fatia de 28% dos jatos comprados na região, onde suas vendas representam até 8% da produção — em 2007 foram fabricadas 452 unidades. “O ano de 2007 foi recorde para a Bombardier e estamos trabalhando para que 2008 seja melhor ainda”, afirmou o vice-presidente da empresa para o segmento de aviação executiva, Fábio Rebello. “A aviação executiva vem crescendo muito no mundo, sobretudo fora dos Estados Unidos”, disse ele. Atualmente, 70% das vendas se concentram na Europa, América Latina, Índia, Rússia e China. “Temos tradição nesse mercado (latino-americano). O Learjet, por exemplo, já tem mais de 40 anos de vendas na região”, afirmou. A receita da Bombardier, incluindo o segmento de aviação comercial e o ferroviário, no ano fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2008, foi de US$17,5 bilhões. No primeiro trimestre deste ano, que para a empresa é o período entre fevereiro e abril, as encomendas de jatos executivos chegaram a 60 unidades. Para ganhar mercado, Rebello disse que a estratégia é focar o negócio no cliente. “Não balizamos nossas vendas no comportamento de nossos principais concorrentes.” Nos próximos dez anos, estima-se que o mercado de jatos executivos será de US$ 201 bilhões, com vendas de 13.150 aeronaves. No primeiro semestre de 2008, a Embraer entregou 16 jatos executivos. (págs. 1 e C9)
Infra-estrutura limita embarque
Mais investimentos e a eliminação de gargalos na infra-estrutura trariam mais benefícios para os exportadores do que acordos multilaterais, diz Sandra Rios, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). (págs. 1e A4)
Responsabilidade social
Franquias começam a se adaptar às novas demandas por sustentabilidade, combinando consciência ambiental com rentabilidade e melhorando as relações com os fornecedores e os clientes. (págs. 1 e A12)
Opinião: José Mauro DelellaUma queda consistente dos preços de commodities dependeria de mais deterioração ambiente global. É um risco, mas não é o mais provável.(págs. 1 e A3)
Opinião: Augusto Nunes
O paulistano João Rogério da Silva Alves, 36 anos, 13 dos quais dirigindo um táxi, ganha R$ 1,8 mil mensais. Ele não sabe, mas, segundo a FGV, pertence à classe média. (págs. 1 e A7)
Opinião: Sandra Nascimento
Se com meu voto o político eleito obterá vantagens pessoais, é justo que eu busque meus interesses. Essa é síntese de uma pesquisa com eleitores. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------