PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, novembro 09, 2007

XÔ! ESTRESSE [In:] "VALE" TUDO...








[Chargistas: JBosco, PBarbosa, Son, Sinfrônio]

IBGE/SAFRA DE GRÃOS: "TEMPO DE COLHER"

Safra de grãos pode crescer 2,9% em 2008, prevê IBGE

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2008 é estimada em 137,084 milhões de toneladas, 2,9% acima do que que a obtida em 2007. A previsão é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que em outubro realizou o primeiro prognóstico das áreas plantadas ou a plantar, bem como da produção para a safra de 2008, nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e nos Estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia.
O primeiro prognóstico da safra 2008 mostra ainda crescimento de 3,3% na área a ser colhida. A avaliação inicial da área a ser colhida em 2008, ao considerar-se os 11 produtos investigados, é de 47,1 milhões de hectares. Em termos absolutos, o crescimento totaliza 1,5 milhão de hectares.
Dentre os 11 produtos investigados, sete apresentaram variação positiva em relação à área colhida em 2007: algodão herbáceo em caroço (4,4%); amendoim em casca 1ª safra (2,5%); arroz em casca (3,0%); cana-de-açúcar (7,9%); mandioca (0,8%); milho em grão 1ª safra (4,6%); e soja em grão (2,0%). Com variação negativa, batata inglesa 1ª safra (3,2%); cebola (1,4%); feijão em grão 1ª safra (0,6%); e fumo em folha (3,3%).
Em relação às produções esperadas, apresentam variação positiva: algodão herbáceo em caroço (8,6%); amendoim em casca 1ª safra (3,1%); arroz em casca (6,8%); cana-de-açúcar (8,1%); feijão em grão 1ª safra (0,7%); milho em grão 1ª safra (5,3%); e soja em grão (1,8%). Com variação negativa, batata-inglesa 1ª safra (1,9%); cebola (1,1%); fumo em folha (1,4%); e mandioca (0,4%).
2007
A estimativa de outubro da safra nacional de grãos aponta para uma produção de 133,3 milhões de toneladas, 13,9% maior que a de 2006 (117,0 milhões de toneladas) e apenas 0,1% menor do que a estimativa do mês anterior. O arroz, o milho 1ª e 2ª safras e a soja, os três principais produtos da safra, somaram 121,0 milhões de toneladas, representando 90,8% da produção nacional. A área cultivada em 2007 sofreu uma pequena retração (0,2%), situando-se em 45,5 milhões de hectares.
Folha Online. 09.11.

IBGE/PRODUÇÃO INDUSTRIAL: "ALTOS & BAIXOS"

Produção industrial de setembro cai em 11 de 14 regiões, diz IBGE

A produção industrial de setembro caiu em 11 das 14 áreas pesquisadas, informou o IBGE nesta sexta-feira. Espírito Santo (-9,9%), Amazonas (-5,3%), Paraná (-3,8%) e Rio (-3,7%) registraram as maiores quedas. Já Ceará (2,9%) e São Paulo (1,6%), parque fabril que responde por aproximadamente 40% da estrutura nacional, e a região Nordeste (0,1%), registram taxas acima da média nacional (-0,5%).
A avaliação do terceiro trimestre indica que houve crescimento em oito locais pesquisados, no comparativo ao trimestre imediatamente anterior. Espírito Santo (6%) e Amazonas (3,4%) alcançando as taxas mais elevadas, enquanto Pernambuco (-3,5%) registra a maior perda. Em relação ao terceiro trimestre de 2006, a produção de julho a setembro cresceu em 12 das 14 regiões pesquisadas. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, em relação a igual período de 2006, há crescimento em todos os locais, com exceção do Ceará (-0,4%). A indústria de Minas Gerais apresenta a maior expansão (8,4%). Segundo o IBGE, isso se deveu, principalmente, ao avanço na fabricação de automóveis. Com taxas acima da média nacional (5,4%) figuram ainda Rio Grande do Sul (7,3%), Paraná (6,8%) e Espírito Santo (5,8%). No comparativo do mesmo período do ano passado, a atividade industrial apresenta, em setembro, crescimento em oito dos 14 locais avaliados. São Paulo, com 8,5%, e Minas Gerais, com 6,5%, registraram crescimento acima da média nacional nesse dado, que foi de 5,6%.
Também apresentaram resultados positivos em relação a setembro do ano passado Goiás (4,9%), Santa Catarina (4,1%), Paraná (3,1%), Amazonas (2,1%), Rio Grande do Sul (1,0%) e a região Nordeste (0,7%). Ceará (-0,2%), Pará (-0,4%), Bahia (-1,5%), Pernambuco (-1,8%), Espírito Santo (-2,1%) e Rio (-2,4%) registraram queda em setembro ante o mesmo período em 2006. Principal centro industrial do Brasil, São Paulo acumula crescimento de 2,1% na produção industrial neste ano. Nos últimos doze meses terminados em setembro, São Paulo acumula crescimento de 4,5%. Em relação a setembro de 2006, a produção industrial paulista tem alta de 8,5%. É a maior taxa de crescimento desde dezembro de 2004, quando atingiu 11,9%. Foi verificado ainda crescimento em 19 dos 20 ramos pesquisados.
CIRILO JUNIOR; da Folha Online, no Rio. 09.11.

SP/MENINOS DE RUA: DELINQüÊNCIA ASSUMIDA

7,7% dos meninos de rua admitem roubar, diz estudo

Entre as crianças e adolescentes em situação de rua em São Paulo, 7,7% responderam a uma pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que praticam roubo. A resposta espontânea foi a sexta mais freqüente no quesito "atividade praticada", a frente de clássicos como "flanelinha" e "rodinho".
O dado faz parte da terceira etapa do Censo de Criança e Adolescente em Situação de Rua feito a pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social. Foram ouvidas 490 crianças e adolescentes de 7 anos a 18 anos, nos bairros do centro e em Pinheiros (zona oeste), onde as fases anteriores do censo identificaram maior concentração de crianças. A pesquisa de atividade praticada foi feita de duas maneiras. A primeira, por observação do pesquisador, teve resultado genérico. O primeiro lugar, com 44,2% foi definido apenas como "parado, sentado, andando", depois vieram venda, esmola e malabares. Do total, 1,1% foi visto se drogando. No segundo método, era a criança ou adolescente que respondia o que faz na rua e as respostas poderiam ser múltiplas. Metade respondeu que pede esmola, 38% disse que vende algum produto e 7,7% admitiu que rouba. Segundo a coordenadora da pesquisa, Silvia Schor, a maioria das crianças que responderam praticar delitos também esmolam. "A verdade é que elas tentam uma coisa, se não der certo, partem para a outra." Para ela, esse é um dos perigos da permanência na rua. "A rua suga a criança, que fica exposta a todo tipo de exploração e drogas. Ela é mais vulnerável e não tem a maturidade de um adulto, embora tenha de suportar a mesma carga", diz Silvia. Um menino de 12 anos, que passa os dias na Rua dos Gusmões, no centro, assumiu praticar pequenos delitos. "Eu peço, mas se eu puder roubar eu roubo, porque roubam de mim também", conta. A maioria dos que trabalham, no entanto, diz que nem pensa em roubar. Os adolescentes que vendem balas na esquina das ruas Henrique Schaumann e Teodoro Sampaio, em Pinheiros, afirmam saber que dependem da confiança dos motoristas para continuar trabalhando. "Sou honesto, estou aqui porque não tenho outra oportunidade e tento mostrar isso para quem está dentro do carro", diz um deles, que ganha R$ 25 por dia. O dinheiro é o sustento da família, que inclui pai, mãe e três irmãs. O menor índice entre as respostas foi para a atividade "prostituição", mencionada por 0,4% das crianças e adolescentes. "Não dá para concluir por isso que a prostituição é muito baixa", disse a coordenadora da pesquisa. "As crianças aliciadas para prostituição são levadas para dentro de casas e galpões e, portanto, não foram encontradas pelos entrevistadores que falaram com quem estava na rua." Folha Online, 09.11.

GÁS NATURAL: EVO MORALES & LULA

Lula se reúne com Evo Morales para discutir gás natural

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com o presidente boliviano Evo Morales nesta sexta-feira (9) em Santiago, no Chile, onde participa da 17ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo Ibero-Americanos, que está sendo realizada em Santiago, no Chile. Os dois presidentes devem discutir o fornecimento de gás natural ao Brasil. De acordo com a agenda de Lula, o encontro está previsto para o fim da tarde.
Cúpula
A cúpula reúne 22 chefes de Estado da América Latina e Europa e tem o objetivo de promover a cooperação e desenvolvimento entre os países membros. À tarde, Lula deve assistir à cerimônia de criação do Parque Ibero-Americano e participa de reunião com chefes de Estado. Fora da agenda oficial do encontro, o presidente terá reuniões com o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e com o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte. A comitiva brasileira fica em Santiago até o sábado (10), quando termina a cúpula. Os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, acompanham o presidente, segundo a Agência Brasil.
G1, SP. 09.11.

RENAN CALEIROS [In:] ETERNA MAGIA


Será no próximo dia 22 de novembro, uma quinta-feira, o novo julgamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) no plenário do Senado. Tião Viana (PT-AC), presidente interino da Casa, começou a informar às principais lideranças acerca da escolha da data.
O próprio Renan, segundo apurou o blog, já foi cientificado de que, em 13 dias, será reconduzido ao cadafalso. Soube da novidade pelo amigo José Sarney (PMDB-AP). Decidiu intensificar a implementação da estratégia que esboçou para tentar livrar-se, de novo, da cassação. Renan confidenciou a um seleto grupo de amigos –entre eles o próprio Sarney e Romero Jucá (PMDB-RR)— que cogita renunciar definitivamente à presidência do Senado. Planeja fazê-lo antes do julgamento. A licença de Renan ao cargo de presidente, sacramentada em 11 de outubro, expira em 26 de novembro. Quatro dias, portanto, depois da data prevista para o novo julgamento. Na cabeça do senador, a renúncia funcionaria como um último gesto, para demonstrar aos partidos que não deseja criar mais problemas para o Senado. Em troca, Renan espera obter da maioria dos senadores uma nova absolvição. Salvaria o mandato e os direitos políticos. Nas avaliações que vem fazendo com os colegas mais chegados, o senador concluiu que, levando a renúncia ao tabuleiro, multiplicam-se as chances de prevalecer no plenário. O novo julgamento vai ocorrer dois meses e dez dias depois da célebre sessão em que o Senado absolveu Renan –40 votos a favor, 35 contra e seis abstenções—da acusação de servir-se de verbas da Construtora Mendes Júnior para pagar a pensão da filha que tivera com a ex-amante Mônica Veloso. Para que o mandato do senador seja passado na lâmina são necessários 41 votos. A votação será, novamente, secreta. Mas em sessão aberta. Há no Conselho de Ética do Senado quatro processos pendentes de apreciação.
Renan é acusado de: 1) ter comprado um jornal e duas rádios por meio de laranjas; 2) ter diligenciado nos subterrâneos para favorecer a Schincariol, encalacrada no INSS com uma dívida de R$ 100 milhões; 3) ter participado de um esquema de cobrança de propinas em ministérios geridos pelo PMDB; 4) ter encomendado a um assessor a espionagem de dois adversários: Marconi Perillo (PSDB-GO) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
Em privado, Tião Viana manifestou o desejo de promover no dia 22 um julgamento simultâneo de todos os casos. Os processos seriam votados separadamente, um após o outro. De acordo com o que apurou o repórter, Viana manifestará o seu desejo ao presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), em encontro previsto para o início da próxima semana.O problema é que, de todos os processos, só um está na bica de sair do forno: o da compra das empresas de comunicação alagoanas. Relator do caso, o senador Jefferson Peres (PDT-AM) prometeu aprontar o seu relatório no dia 14 de novembro, quarta-feira da semana que vem. Deve pedir a cassação do mandato de Renan. Pedido que será referendado pelo Conselho de Ética antes de seguir para o plenário. A condução do novo julgamento de Renan será o penúltimo abacaxi que Tião Viana descascará na sua curta interinidade de 45 dias. Confirmando-se a renúncia do “coco”, restará um último ananás: a convocação de eleições internas para a escolha de um novo presidente para o Senado. Uma eleição que terá de ocorrer cinco dias depois da provável renúncia. É tudo o que deseja o Palácio do Planalto, ansioso por limpar o terreno em que será travada a guerra pela renovação da CPMF.
Escrito por Josias de Souza, Folha Online, 0911.

PETROBRAS: USA OU IRÃ?

Governador da Flórida boicota Petrobras devido a relações com Irã

O governador do estado americano da Flórida, Charlie Crist, que lidera uma missão comercial de seu país no Brasil, cancelou nesta quinta-feira uma reunião de negócios com diretores da Petrobras, alegando que a estatal mantém relações com o Governo do Irã.
"Continuaremos seguindo o caminho moral e prudente de não fazer negócios com companhias que apóiam o terrorismo e assim estabelecer um exemplo para os demais estados e nações", disse Crist, segundo um comunicado no site do Governo da Flórida. Para Crist, o apoio ao Irã "é uma ameaça aos Estados Unidos e a seus aliados, como Israel". Ele defendeu a lei promulgada em meados do ano no seu estado, que proíbe os fundos de previdência de investir em companhias que façam negócios com Irã e Sudão. O assessor do governador, George LeMieux, foi ao Rio de Janeiro para se reunir com Samir Passos Awad, gerente-executivo da estatal para a área internacional. Ele explicou que a participação do Irã da companhia é só de "prospecção", mas alertou que será difícil uma "desvinculação" no próximo ano, como exige a legislação da Flórida. Petrobras e Flórida são partes vitais para fortalecer o acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos, que procura promover a produção e comercialização de etanol no mundo. Na segunda-feira, em sua primeira atividade no Brasil, Crist disse, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que ele e seu estado defendem uma redução das taxas de importação de etanol. O governador quer que a Flórida seja a porta de entrada do álcool brasileiro nos Estados Unidos. O consumo de gasolina na Flórida, com 32,7 bilhões de litros por ano, superior ao de todo o Brasil, faz do estado um mercado "potencial" para o etanol brasileiro, como combustível alternativo, segundo a União dos Produtores de Açúcar e Álcool.
Folha Online, EFE, 0911.

FACULDADES PRIVADAS: GARIMPANDO "NO CASCALHO"

Faculdade dá R$ 600 por nota boa no Enade

Reportagem publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra para assinantes do jornal e do UOL) revela que a Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo e a de São Caetano do Sul prometem pagar prêmio que varia de R$ 300 a R$ 600 aos alunos que participarem do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) se as instituições obtiverem boa nota no exame.
Ainda de acordo com a Folha, Em 2004, a de São Paulo teve nota 2 no exame --a escala vai de 1 a 5--, o que a colocou em uma das últimas posições no Estado. A de São Caetano tirou nota 3.
A mantenedora das duas faculdades, afirma que a iniciativa é um estímulo para que os alunos deixem de boicotar o exame (a não participação dos alunos prejudica a nota das instituições). Os resultados das instituições costumam ser usados em campanhas publicitárias. A reportagem informa ainda que o aluno que conseguir uma nota maior do que a média da instituição receberá ainda um acréscimo de 20% no prêmio.
Folha Online. 0911.

" QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA? "

Receita libera consulta ao 6º lote de restituições do IR 2007. A Receita Federal do Brasil na libera nesta sexta-feira, a partir das 8h, a consulta ao sexto lote de restituições do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2007 (ano base 2006). A consulta estará disponível na internet e pelo número 0300-789-0300. (...) O dinheiro estará disponível para saque no dia 16 de novembro e será acrescido de 6,63% correspondentes à variação da taxa do Selic de maio a outubro, e de mais 1% referente ao mês de novembro. Endereço eletrônico: http://www.receita.fazenda.gov.br/
Folha Online. 09.11.
Maioria na CCJ do Senado se diz contra manter CPMF. Dos 23 integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, 14 afirmaram ser contrários à continuidade da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), seis disseram ser favoráveis e dois afirmam ainda estar indecisos (...). Segundo a reportagem, Aloizio Mercadante (PT-SP) foi o único a não dizer se votará contra ou a favor da prorrogação do "imposto do cheque". O senador participa das negociações entre governo e oposição. A CCJ vai analisar o relatório da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) sobre o assunto na próxima semana.
Folha Online.
PF faz operação contra crimes cibernéticos. A Polícia Federal realiza, nesta sexta-feira (9), a Operação Ilíada, que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em crimes cibernéticos. Segundo a assessoria de imprensa da PF, 160 agentes de Minas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal devem cumprir 31 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. As investigações começaram há oito meses. Ainda de acordo com a PF, os envolvidos no grupo criminoso efetuavam saques, transferências e pagamentos fraudulentos em contas bancárias pela internet. As vítimas eram clientes de diversas instituições financeiras. A estimativa é que cada integrante da quadrilha desviou R$ 600 mil por ano.
Do G1, em São Paulo, com informações da Globo News.
7,7% dos meninos de rua admitem roubar, diz estudo. Entre as crianças e adolescentes em situação de rua em São Paulo, 7,7% responderam a uma pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que praticam roubo. A resposta espontânea foi a sexta mais freqüente no quesito "atividade praticada", a frente de clássicos como "flanelinha" e "rodinho". CINTHIA RODRIGUES; Colaboração para a Folha de S.Paulo.
Inmetro manda recolher brinquedo que vira "ecstasy". O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) determinou a retirada do mercado do brinquedo Aqua Dots, da linha Bindeez. Nos EUA, a CPSC (Comissão de Proteção ao Consumidor de Produtos, na sigla em inglês) determinou ontem que 4,2 milhões de unidades do brinquedo saiam do mercado. Canadá e Austrália também pediram a retirada. As bolinhas que fazem parte do brinquedo contém uma substância que, em contato com água, se transforma em outra substância similar ao GHB (ácido gama-hidroxibutírico), droga conhecida como 'ecstasy líquido'. (...).

PETROBRAS & MERCADO: INFORMAÇÕES [AS]SIMÉTRICAS?

Megacampo iniciará produção apenas em 2013

A Petrobrás anunciou ontem a descoberta da maior jazida de petróleo do Brasil, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, em área ultraprofunda na Bacia de Santos. O bloco, provisoriamente chamado de Tupi, responderá sozinho por um aumento de mais de 50% nas reservas brasileiras, estimadas em 14,4 bilhões de barris. A previsão é de que só comece a produzir a partir de 2013. O megacampo, de óleo leve, está a uma profundidade de cerca de 6 mil metros, na chamada camada de pré-sal. A Petrobrás confirmou que há pelo menos oito fortes indícios de existência de jazidas gigantes de petróleo em áreas ultraprofundas. "O Brasil pode passar da categoria de nação intermediária ou pouco significativa na produção de petróleo para outro patamar. Reservas como essas podem transformar o Brasil num país exportador de petróleo", disse a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, após reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), na qual a direção da Petrobrás expôs em detalhes o potencial da camada de pré-sal, uma espécie de "segundo subsolo" das bacias petrolíferas. O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, comentou que, confirmado o potencial desses blocos, o País passará a integrar o grupo dos nove maiores detentores de petróleo do mundo, que hoje inclui países com reservas entre 69 bilhões (Nigéria) e 379 bilhões de barris (Rússia).Hoje, o Brasil está na 24ª colocação, logo abaixo do México, com 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente. Agora, subirá para a 20º, se as reservas do novo poço forem de 5 bilhões de barris, e para 17º se forem de 8 bilhões de barris. Gabrielli estimou que as reservas brasileiras podem se situar entre 70 bilhões e 100 bilhões de barris.A megajazida não ultrapassa apenas em volume os atuais campos gigantes da Bacia de Campos. Também o óleo encontrado ali é de qualidade extremamente superior. Com 28 graus API (sistema internacional de gradação da qualidade do óleo), embora não chegue ao nível dos melhores óleos árabes (com mais de 40 graus API), o petróleo de Tupi tem valor comercial bem superior à maior parte da produção nacional, concentrada no óleo pesado."O Brasil está diante da descoberta de sua maior província petrolífera", afirmou Gabrielli. Segundo ele, Tupi é apenas "uma pequena parte da nova fronteira". A área é operada pela Petrobrás, que é majoritária (65%) numa parceria com a britânica BG (25%) e a portuguesa Petrogal-Galp Energia (10%).O diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, comentou que a estatal já detém tecnologia para extração do petróleo em profundidade como a de Tupi, mas lembrou que o custo é muito alto. Na Bacia de Campos, por exemplo, um poço perfurado a uma profundidade de 2 mil metros custa o triplo de outro que alcançou mil metros. Hoje, o custo de um poço de produção em águas profundas está em torno de US$ 1,5 bilhão. Numa área ultraprofunda como a anunciada ontem, cada poço poderia custar três vezes mais, ou seja, US$ 4,5 bilhões.Mesmo sem mensurar o volume de investimentos para desenvolver comercialmente o bloco de Tupi, Gabrielli afirmou que a descoberta altera todo o plano de investimentos da estatal, que prevê US$ 112,4 bilhões para o período de 2008 a 2012. Ele lembrou que isso já ocorreria por conta do aumento de custos, mas agora será também por um crescimento considerável de obras. O governo está convencido de que Tupi é a primeira de uma série de novas descobertas. "O Brasil mudou de realidade. Deve passar ao patamar em que estão os países árabes, a Venezuela e outros", afirmou a ministra Dilma. Ela reforçou que o campo de Tupi "indica que teremos outros parecidos" e foi categórica ao declarar que já "modificamos o paradigma geológico brasileiro". Estrella explicou que estão sendo estudadas medidas de aproveitamento também do gás encontrado no campo de Tupi. Como está localizado a mais de 250 quilômetros da costa, o projeto de um gasoduto para trazer o produto até o continente é praticamente inviável.As alternativas de aproveitamento local incluem desde a utilização de navios gaseiros, para liquefação do gás até térmicas flutuantes, para gerar energia em alto mar e trazê-la para terra por cabos submarinos.
Estadão.Irany Tereza, RIO, 0911.