PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, agosto 22, 2011

XÔ! ESTRESSE [In:] ''VARRE, VARRE, VARRE VASSOURINHA...''

...



...

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

22 de agosto de 2011

O Globo


Manchete: Prisão de filhos de Kadafi põe regime perto do fim

Rebeldes tomam capital da Líbia, mas paradeiro de ditador é desconhecido

Com apoio de bombardeios da Otan, as tropas rebeldes avançaram mais de 50 quilômetros ontem até a emblemática Praça Verde, no Centro de Trípoli, fechando o certo ao regime de Muamar Kadafi, há 41 anos no poder. A entrada na capital foi comemorada, assim como nas cidades já tomadas pelos rebeldes. O Conselho Nacional de Transição (CNT) anunciou a prisão de dois filhos – Saif al-Islam, que tem prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional, e al-Saad. Um terceiro, Mohammed, teria se rendido. Segundo o CNT, a guarda presidencial se rendeu, e a TV e a rádio estatais estão sob seu controle. O paradeiro do ditador libio ainda é desconhecido, mas o avanço obrigou o governo a declarar, pela primeira vez, que Kadafi estaria disposto a negociar pessoalmente com o CNT. Em tom irado, à tarde, na TV, ele conclamou a população a reagir. Segundo a rede al-jazeera, a União Africana teria oferecido refúgio em Angola ou Zimbábue para o ditador, e dois aviões da África do Sul teria aterrissado em Trípoli. (Págs. 1, 25 e 26)

Queda de laje mata ex-presidente do BNDES

Economista da UFRJ, Antonio Barros de Castro morre trabalhando em casa, no Humaitá

Vítima de um desabamento da laje da biblioteca de sua casa, no Humaitá, morreu ontem, aos 73 anos, o ex-presidente do BNDES Antonio Barros de Castro. Referência no pensamento econômico brasileiro, Barros de Castro representava a escola desenvolvimentista no país. Seu primeiro livro, escrito nos anos 60 com Carlos Lessa, “Introdução à economia: uma abordagem estruturalista”, é até hoje um marco acadêmico. Considerado professor brilhante, faria uma palestra nesta quinta-feira, no campus da praia Vermelha, da UFRJ, onde seu corpo será velado hoje. O laudo com a causa do acidente sai em até 30 dias. (Págs. 1 e 21)

Marinha demorou a comunicar internações

Apesar de 57 aspirantes a fuzileiros terem sido internados no Hospital Marcílio Dias, na última quarta-feira, com febre, coriza, dor de cabeça e mal-estar, a Marinha só informou ás autoridades de saúde no dia seguinte. Os jovens participavam do curso de formação no Centro de Instrução Almirante Milcíadas Portela Alves, em Campo Grande. (Págs. 1 e 10)

Hospitais têm duas tabelas de propina

Médicos e enfermeiros de ambulâncias, que recebem dinheiro para mandar pacientes a hospitais do Rio, ganham mais se o plano de saúde do doente pagar bem pela internação. Se o valor recebido pela clínica for baixo, a recompensa é menor.(Págs. 1 e 11)

Papa anuncia que virá ao Rio em 2013

Cerca de sete mil católicos celebraram ontem no Maracanazinho, a confirmação do Rio como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013. O Papa Bento XVI, que virá à cidade, fez o anúncio no encerramento da edição deste ano, em Madri. (Págs. 1 e 17)

Dilma tenta conter crises na base aliada

A presidente Dilma Rousseff escalou a ministra Ideli Salvatti e o vice Michel Temer para tentar conter as guerras internas nos partidos aliados. Ela teme que as brigas por poder, inclusive no PMDB e no PT, levem o governo a derrotas no Congresso. (Págs. 1 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Rebeldes acuam Gaddafi na Líbia

Ditadura de 42 anos balança depois de oposição tomar parte da capital; governo diz que há mais de mil mortos

As forças rebeldes libias invadiram a capital, Trípoli, e colocaram em xeque a ditadura chefiada há 42 anos por Muammar Gaddafi.

Rebelados há seis meses, os opositores tomaram um quartel de elite, anunciaram a rendição da guarda presidencial e capturaram dois filhos do ditador – um terceiro se entregou.

A insurgência encontrou puçá resistência em Trípoli, sendo recebida com celebração. Os rebeldes ofereceram um cessar-fogo caso o ditador deixe o país. Até a conclusão desta edição, ele permanecia no poder.

Em discurso transmitidos sem imagem na TV, Gaddafi pediu ajuda à população. “Quem estiver com medo dê suas armas às suas mães ou irmãs“, afirmou.

Segundo o governo, o avanço rebelde causa massacres em Trípoli, com 1.300 mortes. (Págs. 1, A10 e A11)

Foto legenda: Na ponte Gargaresh, em Trípoli, grupo de rebeldes comemora a entrada na capital líbia

Clóvis Rossi: Brasil ficou com o lado errado da história

Quando a ONU votou resolução propondo a zona de exclusão aérea sobre o território líbio, o governo brasileiro teve chance de ficar do lado certo da história. Forças de Gaddafi estavam prestes a provocar um banho de sangue. Mas o Brasil escudou-se no respeito à soberania. (Págs. 1 e A11)

Sarney usa helicóptero da polícia para passear

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB0AP), usou helicóptero da PM do Maranhão para passear em sua ilha particular em dois finais de semana neste ano. Numa das vezes, levou junto o empreiteiro Henry Dualibe Filho, que tem contratos milionários no Estado.

O senador disse ter direito a transporte do Estado. Dualibe afirmou que não vê problema em pegar “uma carona”. A governadora Roseana Sarney (PMDB) não falou sobre o caso. (Págs. 1 e A4)

Ditador sírio diz que intervenções terão ‘conseqüências’ (Págs. 1 e A12)


Hamas anuncia cessar-fogo; radicais mantêm ataque (Págs. 1 e A12)


Ex-presidente do BNDES morre em desabamento

O ex-presidente do BNDES Antônio Barros de Castro, 73, morreu ontem em sua casa no Humaitá, na zona sul do Rio, quando a laje de seu escritório desabou sobre ele.

Castro morreu na hora. O economista deixa quatro filhos, uma neta e a mulher, a também economista Ana Célia Castro. (Págs. 1 e B4)

OAB vai propor licença-natalidade, inclusive para gays (Págs. 1 e C8)


Editoriais

Leia “Programa remendado”, sobre propostas para o Plano Nacional de Educação, e “Aposentadoria precoce”, acerca de limite para servidores públicos. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Rebeldes já controlam Trípoli e Kadafi 'desmorona', diz Otan

Combates deixam 3 mil mortos; ditador fala em resistir, mas avanço insurgente parecia irresistível

Rebeldes líbios avançam ontem rumo ao centro de Trípoli, no que parecia ser o assalto final para derrubar a ditadura de Muamar Kadafi, há 42 anos no poder. A ação ocorreu depois que os rebeldes tomaram uma base responsável pela segurança do ditador. Pelo menos 3 mil pessoas morreram nos combates. Para a Otam, que auxiliou os rebeldes, o regime de Kadafi estava “desmoronando”. Kadafi disse que ficaria em Trípoli “até o fim” e conclamou seus partidários a defender a cidade. Ao menos um dos filhos de Kadafi oi preso, e o corpo de segurança pessoal do ditador se rendeu aos insurgentes, segundo TVs árabes. Os ataques tiveram inicio no sábado em uma revolta coordenada entre células rebeldes “adormecidas” no interior de Trípoli, que ontem recebiam reforço de tropas vindas do leste da Líbia. Moradores da capital foram às ruas com bandeiras rebeldes para receber os insurgentes. (Págs. 1, A8 a A11)

O pós-Kadafi

Divisões internas suscitam duvidas sobre a se oposição vai se manter unida caso o país caia sob seu controle. Os líderes insistem que a queda de Kadafi levará a democracia. (págs. 1 e A11)


Foto legenda: Comemoração. Líbios, um deles com a camisa do São Paulo, comemoram a entrada dos rebeldes em Trípoli e a provável queda de Kadafi.

Governo quer PT unido para evitar CPI

Com focos de insurgência em partidos aliados, a articulação política do governo busca a unidade do PT para garantir estabilidade nas votações na Câmara. O objetivo é afastar o risco de apoio a uma CPI para apurar denúncias de corrupção no Executivo. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pediu à bancada do PT que defenda o governo. (Págs. 1 e A4)

Dnit libertou aditivos em 2 mil contratos

Levantamento feito pelo Estado em 2,2 mil contratos mostra que, entre 2008 e 2010, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou quase 3 mil aditivos para modificar condições de serviços e obras contratadas. Na média, todos os contratos passaram por algum tipo de mudança durante a vigência. (Págs. 1 e B1)

Pelé também foi espionado pelo Dops na ditadura (Págs. 1 e A7)


Trens são abandonados em área de mananciais (Págs. 1 e C1)


Fundo capta US$ 1,5 bi para infraestrutura (Págs. 1 e negócios)


Alugar ações é alternativa para fugir da oscilação (Págs. 1 e B9)


Notas & Informações: O dilema de Dilma

A presidente tem ouvido conselhos para segurar a política da gastança eleitoreira. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Assalto final

Rebeldes invadem a capital da Líbia

Três filhos de Kadafi são capturados

Depois de alertar que o ditador estaria com “os dias contados”, as forças de oposição partiram para o ataque decisivo: em clima de vitória, avançaram à Praça Verde, no centro de Trípoli, e travaram combate contra as tropas do governo. Muitos moradores fugiram, mas outros se uniram aos insurgentes. Pressionado pela Otan, Muammar Kadafi pediu apoio à população na tevê estatal e prometeu resistir até o fim. “É uma questão de vida ou morte”, afirmou o coronel, há 42 anos no poder. Segundo porta-voz do regime líbio, 1,3 mil pessoas morreram desde a noite de sábado. (Págs. 1, 14 e 15)

Preço da casa própria começa a cair

Pesquisa indicam que, depois de um período de crescimento acelerado, o valor das moradias recua em várias cidades brasileiras. Em Taguatinga, por exemplo, o metro quadrado barateou em 13% entre outubro de 2010 e julho de 2011. Para especialistas, as prestações altas passaram a assustar o consumidor. (Págs. 1 e 8)

Igreja tenta atrair jovens

O Papa Bento XVI confirmou ontem, em Madri, que o Rio sediará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013. A escolha tem uma estratégia clara: impedir a ascensão dos evangélicos, pois a média dos que se dizem católicos cai 1% ao ano no país. O pontífice pediu aos jovens reunidos na Espanha que se envolvam mais com a Igreja.
“Não se pode seguir a Jesus sozinho”. Os espanhóis entregaram a cristãos brasileiros (a maioria de verde e amarelo) uma grande cruz de madeira e uma imagem de Nossa Senhora. (Págs. 1 e 6)

DF tem rede precária para tratar usuários de crack

Quem tenta se livrar do vicio enfrenta uma estrutura médica insuficiente: apenas 12 centros de reabilitação são responsáveis por todas as regiões administrativas. (Págs. 1 e 21)

Congresso: A fraca sintonia entre Planalto e os aliados

O desgaste com o governo provoca intrigas e disputas internas nas bancadas – e atrapalha as votações. (Págs. 1 e 2)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Mantega diz que governo manterá o controle fiscal

O governo “está mudando o mix da política econômica”, usando mais rigor fiscal e menos juros para controlar a inflação, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega ao Valor. Ele afirmou que o fortalecimento da política de controle do gasto público este ano foi exatamente nessa direção, a partir da decisão de cumprir a meta de superávit primário “cheia” – ou seja, sem deduzir os gastos com investimentos do PAC, de R$ 32 bilhões.

Mantega garantiu que essa é uma mudança permanente: “Vamos continuar nessa rota da solidez fiscal porque ela é importante principalmente em momento de instabilidade internacional”. Afirmou que como ministro da Fazenda buscará cumprir a meta fiscal integral durante todo o mandato da presidente Dilma Rousseff e negou que haja decisão do governo de flexibilizar o gasto público em 2012, como publicou o Valor com base em informações de um ministro. “Só a presidenta e eu temos autoridade para falar sobre isso. O resto é especulação”, disse. “Eu trabalho para cumprir a meta cheia até 2014 e isso não vai sacrificar nenhum projeto de investimento. O custeio é que vai crescer menos”. (Pág. 1)

A missão de Bernanke em Jackson Hole

Bem Bernanke, presidente do Federal Reserve, o banco central americano, se prepara para fazer um discurso altamente aguardado em Jackson Hole sexta-feira. Seu primeiro desafio será explicar a mudança na visão do BC. Durante meses, o Fed deu pouca importância ao fraco desempenho da economia, esperando que prevalecessem as forças que desde a década de 1940 fizeram com que a economia americana se recupere – ciclos autosustentados de maior confiança, contratações e gastos. A nova leitura é que obstáculos fortes podem limitar a recuperação por mais tempo do que o esperado – talvez não a ponto de uma recessão, mas o suficiente para manter o crescimento dolorosamente lento. (Págs. 1 e A15)

Privatização de elétricas em estudo

A possibilidade de privatização de empresas de energia começa a ser avaliada no governo federal. Mais especificamente, considera-se que esta seria a melhor opção para as distribuidoras federalizadas que são hoje subordinadas á Eletrobrás e atuam em seis Estados do Norte e Nordeste: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Alagoas e Piauí.

O maior entrave ao projeto é de caráter político, já que o Partido dos Trabalhadores sempre foi contrário às privatizações, uma questão que ficou suavizada depois que a presidente Dilma Rousseff aprovou a concessão de aeroportos ao setor privado. (Págs. 1 e B8)

Empresas vão à Justiça contra os aprendizes

Em decisões recentes, a Justiça do Trabalho tem dispensado empresas que exercem atividades perigosas e insalubres da contratação de jovens entre 14 e 24 anos. A admissão dos aprendizes é exigida por lei desde 2000, com o objetivo de incentivar a formação profissional e a entrada no mercado de trabalho. O número de aprendizes deve representar de 5% a 15% do quadro de funcionários. Companhias dos setores de vigilância privada e petróleo já conseguiram decisões favoráveis para afastar a obrigação de cumprir a cota. (Págs. 1 e E1)

Concorrência entre teles afeta resultado

O lucro líquido das operadoras de telefonia aumentou 28% no segundo trimestre, num momento em que a Anatel debate regras para melhorar a qualidade dos serviços. Segundo levantamento do Valor Data, as teles listadas em bolsa tiveram, no total, um ganho de R$ 2,2 bilhões entre abril e junho, ante R$ 1,7 bilhão no mesmo período do ano passado.

O aumento do lucro esconde um acirramento da competição, que, por sua vez, reduziu o desempenho operacional. De forma geral, a melhora dos indicadores financeiros contribuiu mais para o resultado final que a própria atividade comercial das operadoras. “A pressão comercial está muito forte”, dia Valder Nogueira, analista do Santander. (Págs. 1 e D9)

Motorola e Exército em teste de 4G

O Exército Brasileiro começa a testar em novembro a próxima geração de redes de celular, a 4G, que permite transmitir informações a velocidades que podem chegar a 100 megabits por segundo. O projeto terá um custo total de US$ 2 milhões, que serão bancados integralmente pela Motorola Solutions, empresa de redes originada da cisão da Motorola no começo do ano. O objetivo é avaliar o uso do equipamento nas comunicações internas da corporação e em serviços de emergência de todo o país. (Págs. 1 e B3)

Melhora da renda eleva venda de flores

Em alta por causa da melhora da renda, o volume de negócios com flores já supera o de produtos da pauta agrícola que os brasileiros consomem todos os dias, como a cebola. A demanda tem crescido a um ritmo duas vezes superior ao do Produto Interno Bruto (PIB), com impacto direto na produção, mas também na importação. Ao todo já são 7.200 produtos e nove mil hectares destinados exclusivamente às flores. No ano passado, o faturamento dos produtos foi de R$ 1,09 bilhão – incluídos os atacadistas e o varejo, a cadeia movimentou cerca de R$ 4 bilhões. (Págs. 1 e B12)

Morre aos 73 anos, Antonio Barros de Castro, ex-presidente do BNDES (Págs. 1 e A4)


Angela Merkel volta a rejeitar a proposta de bônus da zona do euro (Págs. 1 e C2)


Líbia procura líder de consenso para substituir Kadafi (Págs. 1 e A15)


Destaques – Internet rápida, incentivo lento

Apenas sete Estados que representam 49% da população brasileira, colocaram em prática a isenção de ICMS para baratear e ampliar a oferta de banda larga no país. (Págs. 1 e A4)

Hipermercados reagem

Após três anos de quedas bimestrais consecutivas no volume de vendas, o segmento de hipermercados dá sinais de recuperação. No período maio-julho, as expansão foi de 4,5%. (Págs. 1 e B1)

Expansão da librelato

Após vender 16,67% de seu capital para um fundo de participações, a fabricante de reboques e semirreboques rodoviários Librelato, de Orleans (SC), inicia plano de investimento de R$ 100 milhões até 2014. (Págs. 1 e B6)

Aluguel de ações

A volatilidade da bolsa fez crescer o interesse pelo aluguel de ações, que no mês, até dia 17, aumentou 47,6% em relação ao mesmo período de julho. Há papéis do Ibovespa pagando taxas acima de 20% ao ano. (Págs. 1 e D1)

Ideias

Jairo Saddi

Gostemos ou não, a atuação dos bancos centrais tem inegáveis componentes políticos e é influenciada por estes. (Págs. 1 e A17)

Ideias

Rodrigo Sias

Os EUA estão rachados por uma grande batalha. É a política, mais uma vez, ditando os rumos da economia mundial. (Págs. 1 e A17)

------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------