PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, março 19, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] "COELHINHO DA PÁSCOA QUE TRAZES P´RÁ MIM?"












[Chargistas: Miguel, Marco Aurélio, Amorim, Novaes, Lane, Pelicano].

MERCADO DE AÇÕES: O SOBE E DESCE (II)

Bovespa despenca 4% influenciada pela queda nas commodities

SÃO PAULO - A queda no preço das commodities no exterior e a conseqüente baixa nas ações da Petrobras e da Vale levam a Bolsa de Valores de São Paulo a cair mais de 4% nesta quarta-feira. Às 15h50, o principal índice da Bovespa caía 3,73%, depois de bater a mínima de 4,03% pouco antes. Na Europa, as principais bolsas fecharam em baixa depois de perderem o vigor inicial gerado pelo corte no juro anunciado na terça-feira pelo Federal Reserve. A redução na taxa dos Fed Funds em 0,75 ponto porcentual, para 2,25%, na tarde de terça-feira trouxe alguma confiança de volta aos mercados europeus na abertura desta quarta, mas as transações foram hesitantes, com as preocupações atuais sobre a crise de crédito atingindo os volumes e o sentimento do mercado. "Eu penso que o movimento do Fed indica que ainda não alcançamos o ponto de virada na sua política. O mercado está claramente assumindo a avaliação de que as taxas vão cair mais", disse Jeremy Batstone-Carr, estrategista de ações da Charles Stanley. "Uma pessoa pode sugerir que indicadores econômicos adicionais vão mostrar que a economia está fraca e, como conseqüência, não podemos dizer que atingimos o fundo do poço ainda", acrescentou.
Em Londres, o índice FT-100 caiu 60,2 pontos (1,07%) para 5.545,6 pontos; em Paris, o índice CAC-40 recuou 26,64 pontos (0,58%) e fechou com 4.555,95 pontos; em Frankfurt, o índice Xetra-Dax caiu 32,17 pontos (0,50%) e fechou com 6.361,22 pontos. Na Bolsa de Londres, as ações do HBOS surpreenderam os analistas de mercado ao mergulharem em território negativo. As ações do banco de poupança e hipotecário do Reino Unido atingiram a mínima em 10 anos, em meio a rumores de crise de liquidez. O HBOS ainda conseguiu recuperar parte perdas e fechou em baixa de apenas 7,08%. Contudo, as ações acumulam uma desvalorização de 32% no último mês. Os rumores sobre a HBOS atingiram outros bancos hipotecários britânicos: as ações da Bradford & Bingley caíram mais de 5% e as da Alliance & Leicester fecharam em baixa de 2,72%. As ações do Royal Bank of Scotland recuaram 2,91%. Por outro lado, as ações do Standard Chartered subiram 3,22%, as do Lloyds TSB avançaram 2,58% e as do Barclays fecharam em alta de 2,42%.
Em Helsinki, as ações da Nokia fecharam em baixa de 5,87%, enquanto as da alemã Deutsche Telekom chegaram a despencar 12% durante grande parte do dia antes de moderarem as perdas para 6,94% no fechamento em Frankfurt. A Deutsche Telekom, maior companhia de telecomunicações da Europa, disse que as vendas e lucros da sua unidade T-Home provavelmente vão cair em 2008, o que provocou uma forte baixa das ações.
Em Madri, o índice Ibex-35 caiu 65,80 pontos (0,50%) e fechou com 12.964,70 pontos; em Milão, o índice S&P/MIB recuou 564 pontos (1,79%) e fechou com 30.873 pontos; em Lisboa, o índice PSI-20 caiu 6,62 pontos (0,07%) e fechou com 10.059,91 pontos. Suzi Katzumata, da Agência Estado. 1903.

FRASE DO DIA (*)

“Nós temos certeza que a sociedade mato-grossense respeita e reconhece que seus líderes podem estar sim sentados confortavelmente para tomar as decisões”, disse o deputado Adalto de Freitas (PMDB), defendendo a aquisição das poltronas. Do G1, em São Paulo, com informações da Globo News. 1903. VEJA O VÍDEO.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM804803-7823-N-MT+DEPUTADOS+COMPRAM+CADEIRAS+DE+R+MIL+PARA+PLENARIO,00.html

________________________
(*) Estamos iniciando uma nova coluna em nosso blogue. Trata-se de "pérolas" oriundas de políticos, empresários, esportistas, enfim, de celebridades que, ainda por "15 segundos de sucesso", infectam o bom senso dos brasileiros que, felizmente, têm noção de cidadania, ética ou simplesmente, de "vergonha-na-cara".

SILVIO PEREIRA/MENSALÃO: "FÁCIL, EXTREMAMENTE FÁCIL..."


Silvio Pereira se apresenta para serviços comunitários

Após a Justiça dar prazo de 48 horas para que ele começasse a prestar serviços comunitários, o ex-secretário geral do PT Silvio Pereira chegou nesta quarta-feira (19) à subprefeitura do Butantã, em São Paulo, para cumprir o acordo feito em janeiro. Ele vai passar pelo departamento de Recursos Humanos da subprefeitura, antes de começar a trabalhar. Pereira recebeu proposta para fazer auditoria de serviços públicos como varrição, tapa buracos e desobstrução de bocas de lobo. Deve cumprir 750 horas em 3 anos.
Esse serviço comunitário foi um acerto com a Procuradoria Geral da República, para se livrar do processo de formação de quadrilha no caso do "mensalão". A Justiça previa que ele deveria se apresentar na última semana, mas sua apresentação se deu apenas nesta quarta. Um dos acusados de participar do esquema do mensalão, o ex-secretário do PT deveria ter começado no último dia 12 de março a cumprir pena alternativa em São Paulo. No entanto ele não aceitou a tarefa indicada pelo subprefeito. Na ocasião, o advogado Gustavo Badaró, que defende Silvio Pereira, disse que seu cliente não começou a prestar o serviço comunitário porque quer “trabalhar com a população”, e não com atividades burocráticas. “Ele não está querendo ficar sentado em uma sala com ar-condicionado, ele quer trabalhar com a população”, havia dito Badaró. “Acho que o serviço tem que ser adequado à capacidade dele, ao que ele possa render. Não acho que tem que ser melhor, nem aquém.” Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado. 1903. Foto Patricia Santos/AE.

GOVERNO LULA "BY" LULA (II): UM GOVERNO DE MP´s

Nada feito: Lula rejeita proposta para governo editar duas MPs por mês

Após horas de negociação com o Executivo em torno do projeto de emenda constitucional que muda o rito das medidas provisórias, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o relator da PEC, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), apresentaram o que lhes parecia ser a saída para obter o apoio da oposição: um compromisso do governo de editar no máximo duas MPs por mês (a média atual é de cinco). A proposta foi então levada a Lula, que mandou avisar: nem pensar. Ele rejeita um teto por achar que isso engessaria o governo em situações emergenciais, mas, principalmente, porque não aceita negociar "na base do ultimato". Se a oposição insistir nisso, o Planalto pode orientar a base a simplesmente não votar a proposta. RENATA LO PRETE. 1903. - painel@uol.com.br

BRASIL: INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO ["BOOM" CONJUNTURAL]

Indústria prevê crescimento recorde de 11% na capacidade de produção

A Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, feita pelo Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas) e divulgada nesta quarta-feira, apontou que as indústrias esperam elevar em 11%, em média, a sua capacidade instalada este ano, ou seja, sua capacidade de produção. O percentual de crescimento é o maior nos últimos cinco anos.
Com base no planejamento ou em decisões de investimento aprovadas pelas empresas consultadas, para o triênio 2008-2010 a expansão da capacidade de produção projetada é de 22%, também o maior percentual da série reconstituída desde janeiro de 2005. A capacidade instalada reflete qual quantidade de produtos que uma indústria é capaz de fabricar com as máquinas e unidades que tem. Quanto menor o uso, maior a possibilidade de a indústria atender a um crescimento de demanda sem provocar aumento nos preços (inflação). No ano passado, a indústria brasileira atingiu níveis recordes de uso de sua capacidade, o que, por conseqüência, fez as empresas também realizarem investimentos recordes para a ampliação de seu maquinário, tendência que continua em 2008. De acordo com os dados divulgados hoje, o nível atual da demanda interna --o principal fator que impulsionou o crescimento da economia em 2007-- ainda é o que tem motivado os investimentos produtivos em 2008. O quesito foi apontado por 87% das empresas como uma influência positiva para a realização de investimentos neste ano. Apenas 2% a consideraram como um fator de influência negativa. Já a demanda externa foi apontada como influência positiva por 52% das empresas, e negativa por 10%. Outro fator considerado de forma quase generalizada como tendo influência positiva sobre os investimentos em 2008 é a expectativa de rentabilidade com novos investimentos, indicada por 88% do mercado (85% em 2007), segundo a FGV. Por fim, as condições de financiamento foram avaliadas de forma positiva por 38% das empresas, enquanto a taxa de juros foi o único fator avaliado em que a proporção dos que a consideram ter uma influência negativa sobre o investimento superou a dos que indicam influência positiva em 2008: 36% contra 23%, respectivamente. A pesquisa, realizada entre os dias 3 de janeiro e 28 de fevereiro, levou em consideração apenas as previsões das 381 empresas que os responderam nos últimos cinco anos para avaliar o quesito capacidade instalada. Já 710 companhias responderam a perguntas sobre fatores que influenciam investimentos. Folha Online. 1903.

AÉCIO NEVES [In:] O QUE É BOM PARA MINAS, É BOM PARA O BRASIL?

Aécio volta a defender aliança entre PT, PSDB e PSB para a Prefeitura de Belo Horizonte


O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), voltou a defender uma aliança entre o PSDB, PT e PSB para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte. Essa aliança conta com o apoio do prefeito de BH, Fernando Pimentel (PT), mas é rejeitada pelo Diretório Estadual do PT.
"Aqui há uma possibilidade concreta da construção de uma candidatura da qual participariam PT, o PSDB, o PSB e algumas outras forças políticas. Portanto, isso tem que ser visto, talvez, como o início de um processo de aproximação e de conversas também entre esses dois principais pólos da política brasileira", disse ele em entrevista para Bóis Casoy, na Band FM. Segundo ele, a população de Belo Horizonte aprova essa aliança. "Acontece algo aqui que, talvez, ainda não seja perceptível em algumas outras partes do país que é, na verdade, a observância do sentimento da sociedade mineira. Em Belo Horizonte, uma pesquisa recente, feita há menos de duas semanas, mostra que 86% da população da cidade aprova a continuidade das relações da prefeitura municipal e do governo do Estado e gostaria que isso ocorresse pelos próximos quatro anos. Aprova, portanto, essa aproximação." Sobre sua relação com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), Aécio afirmou que tem um enorme respeito por seu eventual rival na disputa pela candidatura tucana à Presidência, em 2010. "O que falta não são candidatos, em todos os cantos, em vários partidos, muitos deles extremamente qualificados." Folha Online. 1903.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Morgan Stanley ajuda e bolsas européias reduzem queda. SÃO PAULO - As ações do setor de tecnologia operam em baixa e pressionam os mercados europeus para o terreno negativo nesta quarta-feira, 19, depois que a quarta maior fabricante mundial de celulares Sony Ericsson alertou que as vendas e o lucro líquido antes de impostos no primeiro trimestre de 2008 cairão quase pela metade. A queda, porém, diminuiu após a divulgação do lucro do banco de investimentos Morgan Stanley, que anunciou perdas menores que as esperadas com a crise de crédito. Nathália Ferreira, da Agência Estado. 1903.

BOLSAS DE VALORES: O SOBE E DESCE...

Bolsas européias caem, com ações de bancos, um dia após corte do Fed

Um dia depois de o Federal Reserve (Fed, o BC americano) cortar sua taxa de juros, as Bolsas na Europa --que ontem fecharam com altas expressivas-- voltaram a cair nesta quarta-feira. As vendas de ações do setor bancário no Reino Unido ofuscaram o otimismo com a decisão da autoridade monetária americana.
Às 7h31 (em Brasília), a Bolsa de Paris tinha baixa de 0,35%, indo para 4.566,58 pontos; a Bolsa de Amsterdã caía 0,18%, para 426,72 pontos; a Bolsa de Milão recuava 1,16%, para 23.653 pontos; e a Bolsa de Zurique caía 0,08%, para 7.007,96 pontos.
Pouco antes, às 7h17 (em Brasília), a Bolsa de Londres tinha baixa de 1,06%, indo para 5.546,60 pontos; e a Bolsa de Frankfurt caía 0,70%, para 6.348,49 pontos.
Âs ações do banco de hipotecas britânico HBOS chegaram a cair 15% hoje,. Ainda no Reino Unido, as ações do Royal Bank of Scotland caíam 3,2% e as do Barclays, 2,1%. Na França, as ações do Société Générale caíam cerca de 7% depois que o BNP Paribas informou que não pretende fazer uma oferta para comprar o rival.
A decisão do Fed não conseguiu tirar as atenções dos investidores da questão do impacto da crise de crédito em curso nos EUA --e que abala o mercado financeiro global.
Ontem o Fed reduziu sua taxa de juros para 2,25% ao ano --corte de 0,75 ponto percentual e sexto consecutivo. A decisão foi recebida com entusiasmo ontem em Wall Street : o Dow Jones Industrial Average (DJIA) avançou 3,51%; o índice Nasdaq subiu 4,19%; e o S&P 500 subiu 4,24%. Folha Online, 1903.

GOVERNO LULA "BY" LULA [In:] MPs. "AGORA" PODE!

'É humanamente impossível governar sem MPs', diz Lula

CAMPO GRANDE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou nesta terça-feira, 18, a possibilidade de o Congresso trancar a pauta de votações por causa do excesso de medidas provisórias. "Eu acho que o Congresso tem que trabalhar de uma forma em que se sinta bem", declarou Lula após a cerimônia de abertura de obras do o PAC em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
"A Medida Provisória quando foi instituída, no Congresso, na Constituinte de 1988, ela veio porque todos nós ficávamos cansados de decreto-lei", disse. Lula disse ainda: "Qualquer deputado e qualquer senador sabe que é humanamente impossível você governar se não tiver medida provisória, porque o tempo e a agilidade com que as coisas precisam acontecer, muitas vezes, é mais rápido do que o tempo das discussões democráticas que são necessárias acontecerem no Congresso". O presidente afirmou ainda, estar convencido de que "a idéia da Câmara e do Senado de debaterem isto (medida provisória), é porque querem encontrar uma forma menor de compatibilizar a necessidade do governo e as necessidades da própria decisão do Congresso". Fausto Macedo, enviado especial de O Estado de S. Paulo. 1903.

POLÍTICOS: "QUE PAIS É ESTE?" *

Dirceu comemora seus 62 anos com ministros e vice-presidente

BRASÍLIA - O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu comemorou seu aniversário de 62 anos com uma festa nesta terça-feira, 18, em Brasília, realizada na casa de uma assessora do Palácio do Planalto. A comemoração contou com a presença do vice-presidente da República, José Alencar, e vários ministros, como Dilma Rousseff. "Vim dar um abraço num velho amigo", disse Alencar.
>
Depois de acompanhar o presidente Lula em uma inauguração, em Campo Grande (MS), a ministra Dilma Rousseff capitaneou o time do primeiro escalão que marcou presença na festa do ex-companheiro de Esplanada. A senadora petista Ideli Salvatti (SC) chegou de carro oficial do Senado. Além da mãe do PAC, marcaram presença os ministros José Múcio (Relações Institucionais), Hélio Costa (Comunicações) e Orlando Silva (Esportes). Entre os convidados estavam também os deputados José Genoino (SP), José Mentor (SP) e Paulo Rocha (PA), todos acusados de envolvimento no escândalo do mensalão, esquema de compra de voto de parlamentares que foi, segundo o Ministério Público, encabeçado pelo anfitrião da noite. O encontro no Lago Norte foi animado pelo grupo Choro Livre, de Brasília. Parte do menu, com arroz, carne, farofa e chopp, foi abastecido pelo petista e restaurateur brasiliense, Jorge Ferreira. Vera Rosa, da Agência Estado. 1903.
____________________
(*) De repente, ocorreu-me uma das falas do "Nezinho do jegue" (Wilson Aguiar), personagem televisivo na novela "O Bem Amado" (Rede Globo, 1973).
Ocorreu-me também que o personagem Nezinho, quando bêbado, dizia as "verdades" sobre os políticos de Sucupira, em especial, as do prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo). A propósito, o assessor de Odorico era o Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz).