PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

HAPPY-HOUR2: "A SAIDEIRA" [ OPS !!! ]




HAPPY-HOUR: "AGORA É CINZA, TUDO ACABADO E NADA MAIS..." (*)





(*) AGORA É CINZA
Noite Ilustrada
Composição: Marçal/Bide – Mário Reis (1933).

ISRAEL vs HAMAS (MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA ISLÂMICA)


Exército israelense suspeita que Hamas tenha foguetes antitanque:

O Exército israelense suspeita que o braço armado do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na faixa de Gaza tenha obtido foguetes do tipo Sagger, capazes de perfurar seus tanques blindados, segundo fontes militares citadas hoje pelo jornal "Haaretz". As fontes baseiam sua preocupação na possibilidade de os milicianos palestinos terem contrabandeado foguetes do deserto do Sinai, no Egito. Se a suspeita for confirmada, o corpo de blindados de Israel terá que mudar suas táticas numa eventual operação em grande escala. Os foguetes antitanque de fabricação soviética, usados pela primeira vez na década de 60, são conhecidos como Sagger AT-3 pelos exércitos da Organização do Pacto do Atlântico Norte (Otan). Eles podem atacar alvos a uma distância de 500 metros e perfurar 40 centímetros de aço nos carros blindados. Segundo as fontes militares, no ano passado as facções palestinas fizeram várias tentativas de conseguir o armamento. Além disso, conseguiram aumentar para 16 quilômetros o alcance de seus foguetes artesanais Qassam [de fabricação caseira]. Ao mesmo tempo, afirmam, as milícias palestinas estão cavando abrigos para enfrentar qualquer futura invasão do Exército israelense. Os palestinos, acrescentam as fontes militares israelenses, também tentam obter foguetes do tipo Konkurs e Kornet, de origem russa e usados pelo grupo radical xiita Hizbollah, do Líbano. Eles foram responsáveis por um alto número de vítimas no Exército de Israel no conflito do ano passado. O Sagger é menos avançado, mas também seria uma arma perigosa para os blindados israelenses. A sua velocidade é relativamente lenta: 120 metros por segundo. (Folha Online/EFE).

CNBB: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2007 [III ]


Campanha da Fraternidade 2007

Movimentos sociais da Amazônia lançam Carta Aberta à CNBB:

MANAUS (AM) - O Fórum Mestiço de Políticas Públicas e diversas entidades e movimentos sociais da Amazônia e nacionais, entre estes o Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, a Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA), a Organização Brasileira de Afrodescendentes (OBÁ) e a União Nacional dos Indiodescendentes (UNID), estão apresentando uma Carta Aberta à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta Quarta-feira de Cinzas, 21 de fevereiro, dia em que a Igreja Católica faz a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2007, que tem como tema a Amazônia.
Entre os diversos assuntos abordados na Carta Aberta estão as políticas indigenistas e para negros da CNBB, o risco de internacionalização da Amazônia, a questão fundiária e territorial na região. As entidades denunciam que tem havido uma política de negação da identidade mestiça nacional, apoiada pela CNBB e pelo governo federal, através da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), que tem levado ao desrespeito à identidade dos caboclos da Amazônia e à ausência de políticas específicas para esse grupo.
Denunciam que a CNBB, através da Pastoral Afro-Brasileira, adotou como suas demandas de grupos do movimento negro e tem apoiado a política do governo federal que identifica todos os pardos como sendo negros. Esta política, afirmam, visa à negação de identidades mestiças, entre elas a cabocla, identidade da maioria da população amazônica. Organizações como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), também ligado à CNBB, opuseram-se a demandas do movimento mestiço, como o reconhecimento de sua identidade pelo governo do Amazonas através da Lei do Dia do Mestiço. A negação dos direitos originários dos caboclos sobre a terra estaria levando à expulsão destas populações de áreas por eles historicamente habitadas. Informam que têm recebido denúncias de que caboclos estariam sendo constrangidos a assumirem identidade indígena para evitarem a expulsão, algo que, se comprovado, caracterizaria limpeza étnica. A identidade cabocla também estaria sendo ameaçada por seu fracionamento em identidades étnicas artificiais, apoiadas pela CNBB no Texto-base da Campanha, "a sociedade local e a academia se unem nesse esforço de registrar a ocupação e uso efetivo dos territórios por parte das populações tradicionais, contribuem para a definição de suas identidades étnicas e culturais". Esta política, entendem, facilitaria a internacionalização da região, pois a Campanha da Fraternidade também defende a soberania dos diversos "povos da Amazônia" e o enfraquecimento da presença militar brasileira na fronteira. Esta política já tem levado a conflitos étnicos na região. As organizações informam que a CNBB em momento algum entrou em contato com o Fórum Mestiço de Políticas Públicas nem com qualquer de suas entidades para tratar sobre a Campanha.
Cópia da carta http://geocities.com/fusaoracial/carta_a_cnbb.htm
(Material recebido via e-mail, de "anônimo").

CNBB: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2007 [II]


Com tema Amazônia, igreja abre embate com o governo:

A Igreja Católica retoma após oito anos o embate frontal com o governo e com empresários em uma Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é a Amazônia e, entre as propostas, está o fim da concessão de liminares de reintegração de posse a fazendeiros que têm terras invadidas. O lançamento nacional, que pela primeira vez ocorre fora de Brasília, será em Belém (PA), às 12h de hoje.
(...) Dom Odilo Scherer, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), diz que a igreja não teme novos embates: "O fundo da questão é antropológico e ético. A Amazônia está na perspectiva da família humana. É preciso cuidar do que é de todos".
(...) Segundo a igreja, "o Estado foi omisso no cumprimento de suas funções", pois "deixou de fazer a regularização fundiária, foi incapaz de fiscalizar cartórios e grileiros e de controlar a corrupção". O texto-base da campanha diz ainda que "os latifúndios, na Amazônia, têm origem esdrúxula, quando não ilegal, e que "a concessão de uma liminar de despejo, num conflito com o latifúndio, parece, pelo menos, temerária".
(...) Em relação aos outros dois motivos, predomina a cautela, mas a explicação é simples. Metade das dioceses da Amazônia possui bispos estrangeiros. Eles pertencem a congregações religiosas de países como França e Itália, que, por sua vez, enviam dinheiro ao Brasil. "Os fiéis me perguntavam se brasileiro podia ser padre", lembra d. José Maria Pinheiro, bispo de Bragança Paulista (SP), que morou 20 anos em Rondônia e no Amazonas.
(...) Para piorar o quadro católico, há o crescimento evangélico. O censo de 2000 aponta que 19,2% da população do Amazonas é evangélica. Em Roraima, o índice sobe para 23,6%, e, em Rondônia, chega a 27,7%. "Há áreas em que já não há mais católicos", lamenta d. José.
*******************
Uma amostra dos obstáculos que a Igreja Católica terá para "lançar um chamado à conversão" aos "povos" da Amazônia --um dos objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano-- é encontrada na região de Autazes (112 km de Manaus). Nessa cidade cinco vezes maior do que São Paulo, margeada por afluentes do rio Madeira, aldeias indígenas da etnia mura visitadas pela Folha recebem mais apoio religioso de outras denominações do que da Igreja Católica. O avanço do catolicismo ali esbarra na falta de recursos materiais e humanos --a Funai (Fundação Nacional do Índio) estima que haja de 6.000 a 13 mil índios na região. Para alcançar as 78 comunidades ribeirinhas da área, por exemplo, o único representante da Igreja Católica na região, o padre diocesano Jésus Lopes, 33, depende da boa vontade de índios e moradores, que cedem barcos para seu deslocamento.
(...) A Igreja Católica foi a primeira a chegar na aldeia, em 1967. Perdeu terreno a partir de 1980, com a entrada da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que converteu a maior parte dos índios e diz ter 44 membros efetivos na aldeia.
(...) Na aldeia Josefa, de 60 famílias, predominam a Assembléia de Deus e a Adventista do Sétimo Dia. Minoria, os índios católicos não praticam a religião. (Fonte: Folha Online).

MST vs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO


"É incompetência demais", critica José Rainha:

No comando de uma onda de invasões em São Paulo, o líder do MST José Rainha Júnior, 46, disse ontem que as ações dos sem-terra tendem a aumentar caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não mude o comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário, hoje nas mãos da tendência petista DS (Democracia Socialista). "Se não houver uma mudança no ministério na qual chame os movimentos sociais e as forças do campo para apontar um caminho, eu não tenho dúvida de que haverá grandes mobilizações", afirmou Rainha, afastado das coordenações estadual e nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). "Estou na senzala, atuando apenas na base do movimento", disse.
(...) Quando o assunto é reforma agrária e política de assentamento, Rainha não poupa críticas ao Desenvolvimento Agrário e aos ministros Miguel Rossetto (que chefiou de janeiro de 2003 a março de 2006) e Guilherme Cassel (atual), ambos da DS do Rio Grande do Sul.
(...) "É preciso fazer mudanças, com gente que tenha perfil para o cargo. Cabe ao presidente Lula agilizar esse processo. Lá nada funciona, está tudo paralisado. O ministério não pode continuar como está, é incompetência demais", afirma. (Fonte: Folha Online).

"ACORDO DE UNIÃO PALESTINO": ACORDEM !


Reunião entre RICE, OLMERT e ABBAS termina sem resultados concretos:

Jerusalém. Terminou sem resultados concretos a reunião entre a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, o primeiro-ministro de de Israel, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, realizada dia 18, em Jerusalém. Após o encontro, Rice anunciou que Olmert e Abbas "decidiram voltar a se reunir em breve e expressaram o desejo de fazê-lo com a participação e a liderança americanas para superar os obstáculos, obter apoio regional e internacional e avançar rumo à paz", disse Rice. A secretária de Estado não disse se participará da próxima cúpula palestino-israelense, mas afirmou ter planos de voltar em breve à região. Em rápida declaração à imprensa, Rice disse que as três partes concordaram em que é preciso buscar a solução de dois Estados com base em acordos já feitos, e em que "um Estado palestino não pode nascer da violência e do terror". Sem resultados concretos, a reunião parece indicar um fortalecimento do engajamento do Governo George W. Bush na questão-israelense palestina. O ponto que mais trava o avanço das negociações neste momento é a recusa do movimento radical islâmico Hamas a cumprir três pontos exigidos pela comunidade internacional e por Israel: reconhecer tanto o Estado judeu como os acordos já firmados entre este e os palestinos, e renunciar à violência. A postura do Hamas levou o Governo liderado pelo movimento islâmico na ANP a sofrer um boicote internacional desde sua posse, no início de 2006.
(...) De acordo com Rice, o próximo Governo da ANP deve "estar comprometido" com os princípios do Quarteto para o Oriente Médio - formado por Estados Unidos, ONU, Rússia e União Européia. A secretária, porém, disse que esperará a formação do novo gabinete para avaliar se as condições do Quarteto estão sendo cumpridas. O Hamas afirmou que rejeita o que vê como "pressões" americanas para obstaculizar a formação do novo Governo palestino. O movimento islâmico "não tem nenhuma esperança na mediação dos Estados Unidos, porque estes sempre estão do lado da entidade sionista (Israel)", disse à agência Efe Ismail Radwan, porta-voz do Hamas.
(...) Com um cenário pouco propício a avanços, Rice pediu que israelenses e palestinos "respeitem o cessar-fogo" que acertaram em novembro e que vem sendo cumprido, embora com algumas violações. (Fonte: Agência EFE ).

EUA: ARMISTÍCIO NO IRÃ ?


EUA já têm plano de ataque ao IRÃ:

Os Estados Unidos mantêm um plano de ataque ao Irã, que inclui como alvos centros de desenvolvimento nuclear mas também outros locais de infra-estrutura estratégica das forças militares do país do Oriente Médio. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20) pela rede britânica BBC, citando fontes diplomáticas. Segundo essas mesmas fontes, caso fosse mesmo ordenado, o ataque americano poderia arrasar bases aéreas e navais iranianas, instalações de mísseis e centros de comando e unidades de desenvolvimento atômico em Isfahan, Arak e Bushehr.
Os Estados Unidos, porém, têm repetido que não planejam uma ação militar contra o Irã. Ao contrário, os americanos alegam que apostam na negociação para barrar o programa de enriquecimento de urânio iraniano. (...)
Analistas do Oriente Médio expressaram recentemente preocupação com as conseqüências de um ataque americano ao Irã. O ex-embaixador da Grã-Bretanha em Teerã, Richard Dalton, disse que um plano como esse traria péssimas conseqüências à região e incentivaria o Irã a desenvolver uma arma nuclear.
Resposta do Irã - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta terça-feira (20) que seu país está pronto para suspender o programa de enriquecimento de urânio caso os países ocidentais também interrompam os seus. O governo iraniano alega que seu programa nuclear tem como fim apenas a produção de energia e desafia os Estados Unidos e a União Européia.
(Fonte: Veja Online).

TONY BLAIR: "PREMIER" DE ARAQUE...


TONY BLAIR deve anunciar cronograma de retirada de tropas do Iraque:

O premiê britânico, Tony Blair, deve anunciar amanhã (22) um cronograma de retirada das tropas britânicas do Iraque, que deve incluir o retorno de cerca de 1.500 soldados para o país nas próximas semanas, informou nesta terça-feira o jornal britânico "The Guardian". Hoje, ações terroristas deixaram ao menos 11 mortos em Bagdá, sinalizando mais uma vez o crescimento das ações rebeldes no Iraque frente à implantação do novo plano de segurança, colocado em vigor na última quarta-feira (14). Blair também deve dizer à Câmara dos Comuns durante sua aparição semanal que 3.000 soldados do Reino Unido devem deixar o sul do Iraque até o final de 2007.
O premiê britânico não deve anunciar quando o restante das forças do país deixarão o Iraque, segundo o "Guardian". Atualmente, um total de 7.100 soldados estão no país. O anúncio ocorre no momento em que o presidente americano, George W. Bush, pretende enviar um reforço de 21 mil soldados extras para o Iraque.
Blair, que prometeu renunciar ao cargo em setembro, após dez anos no poder, enfrenta críticas à sua política externa devido à sua aliança com Bush no impopular conflito no Iraque. (Fonte: Folha Online).

REFORMA MINISTERIAL: "FAÇAM SUAS APOSTAS..."


Quinta-feira (22), LULA negocia com aliados:

Com a reforma ministerial encaminhada com os deputados do PMDB e com PDT, as duas peças consideradas mais complexas para a formação do novo governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva finaliza as negociações com os aliados históricos. PSB e PCdoB serão recebidos na próxima quinta-feira (22) e o PT será o último a ser ouvido, na semana seguinte. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou na última quinta (15) que os comunistas e os socialistas, derrotados na disputa pela presidência da Câmara, vão manter o atual peso no primeiro escalão. O PCdoB ocupa a pasta de Esportes e o PSB, Integração Nacional e Ciência e Tecnologia. “Está havendo um conjunto de mobilizações políticas porque o presidente pretende encerrar até o dia 28 esse ciclo de negociação. Essas reuniões com o PSB e com o PCdoB são importantes porque são partidos importantes para a base e com porte de participação no governo. E eles vão manter esse porte”, disse Tarso. No entanto, está praticamente certo que o PSB perca a pasta de Integração Nacional, ocupada por Pedro Brito, para o PMDB que vai indicar o deputado neogovernista Geddel Vieira Lima (BA). Além de ocupar a Integração Nacional, os peemedebistas devem ocupar a Saúde, com o médico sanitarista José Gomes Temporão, apesar de ele não ter apoio dentro da bancada de deputados; e manter Comunicações e Minas e Energia. O PDT recebeu o convite do presidente, mas respondeu que somente aceitaria um cargo no primeiro escalão se recebesse uma pasta identificado com a “simbologia” do partido. Para o presidente da legenda, Carlos Lupi, as pastas mais identificadas seriam Previdência, Trabalho, Minas e Energia e Transportes. O mais provável é que seja oferecido o Ministério da Previdência. O PP disse ter recebido a garantia do presidente Lula de que será mantido no Ministério das Cidades e espera ser nomeado para a Agricultura. O nome mais cotado dentro do partido para ocupar a pasta é o deputado Luiz Carlos Heinze (RS), que esteve no Palácio do Planalto na quarta-feira (15). Correm por fora o presidente da sigla Nélio Dias e Odacir Zonta (SC).
O PT tenta emplacar a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, na Educação no lugar de Fernando Haddad, já que o partido perdeu a batalha pelas Cidades. Os petistas reúnem-se após o carnaval para fazer a lista de reivindição a Lula e os nomes que o partido avalia como ministeriáveis.
O PT já avisou que deseja ocupar pastas centrais no andamento do Programa de Aceleração do Crescimento e citou a área de infra-estrutura como prioritária. Mesmo assim, o presidente já mandou um recado aos petistas: “Quem manda sou eu.” (Fonte: Globo Notícias).