PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, setembro 11, 2009

11 DE SETEMBRO...

...
NADA PARA COMEMORAR...
>
>
>
>
>

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

11 de setembro de 2009

O Globo

Lula pede voto para continuar suas obras

Num dia em que subiu em três palanques e assinou 25 ordens de serviço no Ceará, o presidente Lula pediu votos pela continuidade de seu governo: “Você não pode se arriscar a votar em alguém que não dê continuidade às coisas que estão sendo feitas neste país. Se não, vamos ter um exército de obras inacabadas." E previu uma eleição disputada em 2010: "No ano que vem o bicho vai pegar." (págs. 1 e 3)

Jobim agora diz que decisão dos caças é política

Depois de dizer que a compra dos caças não estava concluída, o ministro Nelson Jobim afirmou ontem que o acordo é político: "Há decisão política de ampliar a aliança com a França." A FAB enviou comunicado às três concorrentes pedindo novas ofertas. (págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Países vão refazer propostas de venda de caças ao Brasil

Empresas se reuniram com militar após comunicado pró-França

França, EUA e Suécia aceitaram melhorar preços e condições de suas ofertas para fornecer caças à FAB, após reunião com representante da Aeronáutica.

O encontro aconteceu depois da divulgação de comunicação que indicava a preferência brasileira pelos franceses Rafale. Segundo o brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, o vitorioso técnico será indicado a partir da confrontação de dados técnicos. (págs. 1, A4 e A6)

200 fiscais da Receita entram em jornal que se opõe a Kirchner

Cerca de 200 agentes da Receita Federal argentina fizeram operação-surpresa na sede do "Clarín", em Buenos Aires. O principal diário do país interpretou o ato como intimidação por parte do governo Cristina Kirchner.

O editor-geral associou a ação a reportagem sobre órgão ligado ao fisco. O diretor da Receita negou ter ordenado a operação. Cristina e o ex-presidente Nestor Kirchner acusam o "Clarín" de persegui-los. (págs. 1 e A10)

Foto legenda: Fiscais entram na sede do jornal "Clarín" na tarde de ontem, em Buenos Aires, para uma operação-surpresa contra a empresa

Governo estuda liberar carro de passeio movido a óleo diesel

O governo federal estuda liberar o uso de óleo diesel em automóveis de passeio. De acordo com o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), os estudos estão sendo feitos pela Petrobras.

Há mais de 30 anos, a legislação brasileira só permite a utilização do diesel em caminhões, caminhonetes e outros veículos comerciais.(págs. 1 e C1)

Indicadores comprovam aquecimento da economia

O desempenho da economia do país no terceiro trimestre será melhor que o de abril a junho deste ano e do que o de igual período de 2008, segundo indicadores de indústria, varejo, licenciamento de carros, consumo de energia elétrica e fluxo de veiculas nas estradas.

O PIB do segundo trimestre deverá ser divulgado hoje pelo IBGE. A expectativa é que o resultado seja positivo em relação ao primeiro e negativo ante 2008. (págs. 1 e B1)

Grupo de policiais é suspeito de praticar fraude

A Corregedoria da Polícia Civil de SP investiga a participação de policiais, incluindo um delegado, em esquema internacional para liberar irregularmente caminhões roubados e depois recuperados pela polícia. Suspeita-se que o golpe atingiu ao menos 300 veículos e que cada transação rendia R$ 35 mil aos envolvidos. (págs. 1 e C3)

Foto legenda: E o vento levou

Família recolhe pertences em casa atingida por tornado em Guaraciaba (SC), onde moradores querem deixar a agropecuária após perdas; Estado decretou emergência em 64 cidades (pág. 1 e C11)

L. C. Mendonça De Barros: Recuo de nações mais ricas ameaça travar retomada

Em relação a 2010 assistimos a uma repetição tediosa de revisões -para cima - da expectativa de crescimento.

O grupo do qual o Brasil faz parte se recupera de forma saudável. Mas países mais ricos, com maiores riscos ligados à sustentabilidade do crescimento, podem travar a retomada. (págs. 1 e B2)

Editoriais

Leia "Em parafuso”, sobre idas e vindas na compra de caças; e "Limites ao refúgio", que avalia o caso Cesare Battisti. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Governo vai aumentar royalties da mineração

Ideia é injetar parte desses recursos no Fundo Social do pré-sal

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse que o Fundo Social, destino dos recursos obtidos pela União com o petróleo do pré-sal, poderá ser complementado com parte dos royalties cobrados de mineradoras. Segundo Lobão, a ideia poderá integrar o novo código de mineração que o ministério quer enviar ao Congresso ainda neste ano. As mudanças poderão também elevar os royalties do setor mineral, vistos como baixos dentro do governo. Em audiência no Senado, Lobão afirmou que, embora pague menos royalties que as petroleiras, as mineradoras têm maior impacto ambiental. Segundo ele, a Petrobras, por exemplo, paga o equivalente a 60% da receita entre tributos e royalties, contra 12% das mineradoras. O governo fará comparação com o que é cobrado em outros países produtores, como a Austrália. (págs. 1 e B1)

Análise: Marcelo de Moraes
A disputa pelo dinheiro

Parlamentares viram uma mina de ouro no projeto que cria o Fundo Social com recursos do pré-sal. O Fundo foi planejado para fomentar projetos e programas de áreas especificas, mas deputados acharam que poderiam ampliar as aplicações. O governo decidiu agir para impedir. (págs. 1 e B3)

'Estado' sob censura há 42 dias (págs. 1 e A11)

Após megablitz fiscal, Clarín acusa Cristina de intimidação

Em nova ofensiva do governo de Cristina Kirchner contra o Clarín, maior grupo privado de comunicação argentino, dezenas de auditores do Fisco foram enviados à sede da organização. A direção do grupo qualificou a atitude de "intimidação" e o chefe dos fiscais enviou uma carta de desculpas ao jornal. O Clarln é acusado por um
ex-funcionário de desrespeitar direitos trabalhistas. (págs. 1, A12 e A13)

Foto legenda: Ocupação - Auditores chegam à sede do Grupo Clarín, em Buenos Aires: governo de Cristina Kirchner tenta apressar votação de projeto no Congresso com restrições à mídia

Foto legenda: Metalúrgicos: a volta do protesto

Metalúrgicos participam de passeata em São Bernardo do Campo, em protesto por reajuste salarial acima da inflação, cujas negociações enfrentam impasse; a categoria decidiu ampliar a paralisação de montadoras e de fábricas de autopeças em São Paulo e no Paraná. (págs. 1 e B6)

Emissões de CO2 do cerrado já equivalem à da Amazônia

O desmatamento no cerrado brasileiro já é responsável pelo mesmo volume de emissões de CO2 da Amazônia. O gás é um dos principais causadores do efeito estufa. Dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente mostram que, com a devastação do cerrado, são emitidos 350 milhões de toneladas do gás por ano. A revelação deve alterar a estratégia do Brasil para o clima. (págs. 1 e A17)

Governo: Brigadeiro perde cargo após briga

Antonio Chaves, da Agência Espacial, brigou com ex-ministro. (págs. 1 e A8)

Assembleia do RS abre ação de impeachment contra Yeda

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan (PT), abriu processo de impeachment contra a governadora Yeda Crusius (PSDB) por supostos desvios no Detran. Em nota, o governo gaúcho manifestou "profunda surpresa". A tucana, que também é alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal, nega irregularidades. (págs. 1 e A4)

Notas e Informações: Golpe teatral?

Tornando-se cliente preferencial da França, o Brasil não se livra de uma inexistente tutela americana. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Cai preço dos alimentos, mas sobe nos restaurantes

Preço em queda nos supermercados contrasta com alta na alimentação fora de casa

Os preços dos alimentos nas gôndolas dos supermercados brasileiros contrastam com os valores exibidos nos cardápios dos restaurantes. Enquanto o índice oficial de inflação do país, o IPCA, cresceu 2,97% no ano, os gastos com alimentação fora de casa subiram 6,10%. Em agosto, o índice recuou, ficando em 0,15%. Os dados são do IBGE e correspondem à média nacional - no Rio, a quarta com maior variação de preços entre as regiões metropolitanas, a alta foi de 4,22%. Segundo a economista do IBGE Eulina dos Santos, o aumento se deve a um repasse tardio em bares, lanchonetes e restaurantes. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Pobreza nos EUA atinge 38,9 milhões de pessoas

A taxa de pobreza nos EUA saltou, em 2008, para 13,2 % da população, ou seja, 39,8 milhões de pessoas, o nível mais alto desde 1997. Apesar de o país estar saindo da recessão, a expectativa é de que o número de pobres cresça novamente este ano e em 2010, já que o desemprego permanecerá elevado. (págs. 1 e Economia A18)

O abandono do antigo Zoológico

O primeiro jardim Zoológico do Rio, em Vila Isabel, já foi uma das principais áreas de lazer da Zona Norte. Hoje, abriga um projeto inacabado de vila olímpica. Tornou-se exemplo de descaso e de desperdício do dinheiro público. (págs. 1 e Cidade A12)

Uma ferida ainda aberta em NY

Há oito anos o atentado de 11 de Setembro, com a morte de quase 3 mil pessoas, estremecia os Estados Unidos. Hoje, Nova York presta nova homenagem às vítimas no Marco Zero, sul de Manhattan, onde as obras paralisadas são alvo de crítica. (págs. 1 e Internacional A21)

Situação de Yeda fica mais difícil

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan (PT), aceitou ontem o pedido de abertura de processo de impeachement da governadora tucana, Yeda Crusius. Com a decisão, a Casa vai começar a discutir o assunto, que pode ser levado a plenário. (págs. 1 e País A6)

Informe JB

J. Antônio Dias Toffoli no STF e Múcio no TCU. (págs. 1 e A4)

Coisas da Política

Petróleo excita o ânimo colonialista. (págs. 1 e A2)

Anna Ramalho

Só deu Letícia Sabatella no almoço de Marina. (págs. 1 e A3)

Sociedade Aberta

Joanisval Gonçalves
Especialista em inteligência

Brasil precisa do conhecimento, não da bomba nuclear. (Pág. A9)

Sociedade Aberta

Luiz Felippe Tavares
Empresário e engenheiro

Marco regulatório reduz risco do pré-sal. (Pág. A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Custo de moradia dispara em Brasília

Gastos com mão de obra e materiais de construção subiram 4,02% e 8,08% nos últimos 12 meses, índices muito superiores à inflação do período. Apesar da alta nos preços, mercado continua aquecido, com boas vendas especialmente para casas populares. Aumento de renda e queda dos juros explicam a explosão habitacional no DF (págs. 1 e 30)

Duas semanas após o crime, caso Villela ainda precisa de provas

A morte do casal Villela e da empregada Francisca da Silva é um quebra-cabeça incompleto para a polícia. Além de suspeitarem de crime encomendado, investigadores apuram a participação de criminosos do Entorno ou de outros estados. “Estamos em busca de provas para robustecer as novas suspeitas”, afirmou uma fonte ao Correio. Acompanhados de um padre, moradores do Bloco C da 113 Sul rezaram um Pai-Nosso. O sacerdote também jogou água-benta nas prumadas do prédio. (págs. 1, 21 e 22)

PRF prorroga inscrição de concurso

Candidatos têm até 18 de setembro para aderir à seleção da Polícia Rodoviária Federal. São 750 vagas para graduados, com salário inicial de R$ 5.620,95. (págs. 1 e 12)

Desenvolvimento: Arruda obtém no Bird R$ 52 mi para o DF

O governador Arruda assinou com o Banco Mundial contrato que autoriza a liberação de R$ 52 milhões para investimentos em saúde, educação e segurança. Governo local obteve a linha de crédito após cumprir critérios de gestão administrativa. (págs. 1 e 32)

---------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-----------