PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, abril 28, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] ATCHIMMMM !!!

...


...
[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

28 de abril de 2009

O Globo

Manchete: Gripe se alastra no mundo e Brasil mostra despreparo

OMS eleva grau de alerta; país registra 11 casos suspeitos, sendo 2 no Rio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 4 (numa escala até 6) o grau de alerta da epidemia de gripe suína originada no México. Ontem, o alastramento da doença para a Europa se confirmou. Ao menos 15 países registram casos suspeitos, inclusive o Brasil, com 11 pessoas. Nos EUA, o número de casos confirmados subiu para 47, e o governo recomendou que só em caso de "absoluta necessidade" se viaje ao México. A UE também pediu restrição a viagens. Segundo a OMS, o vírus da gripe é novo, e seriam necessários de quatro a seis meses para desenvolver uma vacina eficaz. Nos aeroportos brasileiros, viajantes que desembarcaram do México ontem, no quarto dia após o alerta da epidemia, queixaram-se da desinformação na chegada. Eles disseram que não foram abordados por agentes da Anvisa nem receberam folhetos. O governo anunciou que vai comprar 100 mil máscaras cirúrgicas. O presidente Lula fez o sinal da cruz ao contar que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou-lhe, da Turquia, que não há casos da doença no Brasil. O medo de uma recessão maior por causa da gripe fez as bolsas caírem 2,04% em São Paulo e 0,64% em Nova York. (págs. 1, 21, 24 e 25 e Míriam Leitão)

Foto legenda: Casal de brasileiros que passou lua de mel em Cancún, no México, chega para internação em Belo Horizonte

Charge Chico

- Mais essa agora...

Lula leva doença de Dilma ao palanque

Presidente reafirma a candidatura, pede reza pela ministra e diz que povo vai precisar dela

Em clima de campanha eleitoral, em que o pano de fundo era a doença da ministra Dilma Rousseff, o presidente Lula não teve problemas em levar ontem aos palanques o câncer de sua candidata a presidente. Num dia de vários eventos ao lado de Dilma, e após declarar que ela vai "enfiar a cabeça nesse PAC" para ajudar na sua cura, Lula ergueu a mão da ministra num palanque montado em Manaus e discursou: "Quero que você olhe para as pessoas porque a partir delas vem a força que você precisa. Esse povo vai precisar muito de você daqui para a frente." Em seguida, voltou-se para os eleitores e pediu: "Orem por ela." Mais cedo, Lula dissera que Dilma "não tem nada". (págs. 1, 3 e 4)

Foto legenda: Dilma e Lula nas obras da ponte sobre o Rio Negro, em Manaus: maratona de dez eventos e clima de campanha

GM poderá passar ao controle do Estado

Em seu plano de reestruturação para evitar a concordata, a GM pediu mais US$ 11,6 bilhões ao governo dos EUA, e anunciou o fechamento de 16 fábricas e o corte de 23 mil funcionários no país. Além disso, propôs que o Tesouro americano e outros credores troquem parte da sua dívida por ações da empresa. Na prática, o governo assumiria o controle da companhia. (págs. 1 e 19)

Satiagraha: PF indicia Dantas e mais cinco

O delegado da Polícia Federal Ricardo Saadi, responsável pelas investigações da Operação Satiagraha, indiciou o banqueiro Daniel Dantas e mais cinco funcionários do Opportunity por crimes financeiros, como evasão de divisas e lavagem de dinheiro. (págs. 1 e 11)

Acordo deve pôr fim à farra de passagens

Um acordo de líderes, que se reúnem hoje, deve evitar que seja levado ao plenário da Câmara o projeto restringindo o uso de passagens aéreas. Assim, passará a valer o ato da Mesa Diretora que proíbe, por exemplo, a emissão de passagens para parentes. (págs. 1 e 10)

Brasileiro fica menos de 3 horas por dia na escola

Até os 17 anos de idade, o estudante brasileiro fica, em média, menos de três horas por dia na escola - embora a jornada determinada em lei seja de quatro horas e ainda esteja abaixo da ideal. Os dados são da Fundação Getulio Vargas. O estudo mostra que, de acordo com uma experiência realizada em São Paulo, o aumento de uma hora na jornada escolar melhorou em 25% o desempenho dos alunos. Na África do Sul, o tempo mínimo na escola é de seis horas. (págs. 1 e 12)

Cassado curso para assentados

Uma liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, manteve suspenso o curso de veterinária criado para assentados do programa de reforma agrária. O curso, na Universidade Federal de Pelotas, foi considerado inconstitucional. (págs. 1 e 12)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: OMS eleva alerta sobre gripe suína

Para a organização, possibilidade de pandemia cresceu, mas ela é evitável; Brasil tem 11 pessoas em observação

Depois de confirmar 73 casos da gripe suína em quatro países (México, EUA, Canadá e Espanha), a OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu aumentar o seu nível de alerta pandêmico de três para quatro, em uma escala que vai até seis.

A fase quatro indica que o vírus mostrou capacidade de transmissão entre humanos e de causar surtos de contágio. «A possibilidade de pandemia aumentou, mas ela não é inevitável", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

O governo dos EUA passou a desaconselhar viagens ao México, onde o número de mortos pela gripe suína pode chegar a 149. Para o presidente Barack Obama, não há razão para pânico.

No Brasil, passageiros que chegarem com sintomas da doença serão examinados pela Anvisa ainda dentro do avião. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 11 pessoas em observação. (págs. 1 e Mundo)

Foto legenda: De máscara, o brasileiro Rodrigo Valelongo e a mexicana Ximena de La Parra, noivos, aguardam chegada de voo da Cidade do México

Tire dúvidas
Quais os sintomas da gripe suína?

Febre alta, dor de cabeça intensa, dor muscular e nas articulações, irritação nos olhos e nas narinas e tosse. Podem ocorrer náusea, vômito e diarreia

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Não houve detecção da nova gripe no Brasil. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos (para dor de cabeça, por exemplo) e procurar um médico, caso os sintomas persistam

Posso comer carne de porco cozida?

Sim. O calor mata o vírus

Há tratamento?
Sim, com antivirais

Base aliada tem de aprovar candidatura Dilma, diz Lula

O presidente Lula afirmou que a eventual candidatura de Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Planalto depende da base aliada. "Eu já disse publicamente que a Dilma é minha candidata. Agora, eu não sou o partido [PT]. Tem que passar pela base aliada."

Dilma anunciou no sábado que está fazendo tratamento contra câncer. Para Lula, a prioridade dela agora é cuidar da saúde. (págs. 1 e A4)

Foto legenda: Dilma e Lula em visita à obra de uma ponte sobre o rio Negro em Manaus que integra o Programa de Aceleração do Crescimento

Polícia Federal acusa Dantas de cinco crimes

A Polícia Federal indiciou Daniel Dantas por cinco tipos de crime, entre eles formação de quadrilha. O indiciamento representa a convicção do delegado de que há elementos para processo penal. Dantas, que vem negando as acusações, ficou calado em depoimento à PF. (págs. 1 e A9)

Governo dos EUA pode obter controle da GM

Em uma nova tentativa para evitar a concordata, a General Motors propôs a troca de seus títulos de dívida por ações da empresa.

Se for aprovado, o plano de reestruturação poderá levar o governo dos EUA, maior credor da GM, a assumir seu controle acionário.

A proposta inclui ainda o fechamento de 13 fábricas, o corte de um terço dos empregados nos EUA (21 mil) e a extinção da marca Pontiac.

Apesar do ceticismo de analistas, o plano foi bem recebido pelo mercado. Em Nova York, as ações da GM subiram 20,71%. (págs. 1 e B1)

25 federais usarão novo Enem para selecionar alunos

Ao menos 25 das 55 universidades federais deverão usar o novo Exame Nacional do Ensino Médio como forma de seleção de alunos. Das 25,14 tendem a utilizar apenas o Enem para selecionar os estudantes. Em São Paulo, todos os candidatos aos cursos da Unifesp deverão prestar o novo exame. (págs. 1 e C8)

SP propõe outro traçado do trecho norte do Rodoanel

O governo paulista fez nova proposta de traçado para o trecho norte do Rodoanel, que corta áreas muito povoadas ao lado da serra da Cantareira, mas não descartou o traçado antigo, que segundo ambientalistas afeta área de manancial. Será feito estudo de impacto ambiental para os dois. (págs. 1 e C1)

Ciência: Pesquisadores criam milho supervitaminado (págs. 1 e A16)


Dinheiro: 25% das marcas de café do país têm impurezas (págs. 1 e B10)


Editoriais

Leia "A gripe suína", sobre moléstia surgida no México; e "Burla fiscal", acerca de gastos estaduais com servidores. (págs. 1 e A2)

Eliane Cantanhêde: Agora, presidente e ministra tratam de dividir tarefas

Há uma divisão de tarefas entre Lula e Dilma. O presidente trata da estratégia e de conter o apetite dos aliados. A ministra combate o câncer e o medo do eleitor, pois a natural solidariedade não se converte automaticamente em votos. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: OMS eleva alerta e ação contra gripe já é global

Anvisa anuncia plano, mas minimiza riscos para o Brasil

A Organização Mundial da Saúde decidiu elevar do grau 3 para o 4 o nível de alerta (que vai até 6) para o risco de uma epidemia pandêmica de gripe suína. O nível 4 indica a transmissão do vírus de pessoa para pessoa, numa intensidade capaz de causar epidemia em pelo menos um país e apontando para o aumento do risco de surto global. Suspeita-se que a gripe já tenha matado 149 pessoas no México, origem da contaminação. Há casos confirmados nos EUA, no Canadá e em vários países europeus. Governos, empresas e a OMS montaram um esquema global para lidar com a ameaça. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou um plano de contingência nos portos e aeroportos, mas descartou, por enquanto, a incidência da gripe suína no País. Apesar disso, muitos passageiros em Cumbica compraram máscaras descartáveis - somente ontem, cerca de 500 foram vendidas nas drogarias do aeroporto. (págs. 1 e A19 a A21)

Recomendações
Automedicação - Não use remédios sem orientação de um médico.
Consumo de carne – Não há registro de contágio por consumo de carne suína.
Máscaras - Só deve usar quem tiver contato com passageiros vindos do México, Canadá e EUA.
Quem chegou de viagem - Procure assistência médica caso apresente febre alta (superior a 38º C) repentina, acompanhada de tosse ou dores de cabeça, dores musculares e nas articulações.

Por ora, remédio é desnecessário

Para especialistas, a ausência de casos no Brasil torna inútil e perigoso tomar medicamentos. (págs. 1 e A20)

Minas tem dois casos suspeitos

Um casal que veio de Cancún foi internado. Outro suspeito está sob observação em São Paulo. (págs. 1 e A21)

Foto legenda:
Precaução - Vinda do México, Charo de La Parra é recebida pela filha Ximena em Cumbica: num dia, 500 máscaras vendidas no aeroporto

Câmara recua e deve limitar farra aérea por decreto

Líderes agora negociam para aprovar cota de viagens sem votação no plenário

Um acordo articulado pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deve encerrar hoje a discussão sobre cotas de passagens aéreas para deputados sem levar à votação do plenário o pacote de restrições. Para evitar o risco de derrota nas votações, Temer comanda o recuo, retira o projeto de resolução e a Mesa aprova um ato administrativo com as novas regras. Em resumo, deputados terão a cota de passagens mantida, porém para uso no Brasil; assessores podem viajar, desde que comuniquem à Mesa; os créditos excedentes têm de ser devolvidos e parentes ficam proibidos de usar o benefício. Os líderes mantêm cota extra de 25% acima do valor pago aos deputados. (págs. 1 e O8)

Lula reafirma preferência por Dilma para 2010

O presidente Lula empenhou-se ontem em mostrar que Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, continua sendo sua favorita à corrida presidencial em 2010, embora ela tenha anunciado ser vítima de um linfoma. Em Manaus, ao lado de Dilma, Lula ressaltou que ela “não tem mais nada, segundo os próprios médicos". Dilma enfrentou ontem jornada de 18 horas. (págs. 1 e A4)

PF indicia Dantas sob acusação de mais 6 crimes

A Polícia Federal indiciou ontem o banqueiro Daniel Dantas. Já condenado a 10 anos de prisão por corrupção ativa, o controlador do Opportunity foi acusado de mais seis crimes, entre os quais evasão de divisas, sonegação, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Dantas ficou em silêncio na PF. Cabe ao procurador da República Rodrigo de Grandis decidir se apresenta denúncia. (págs. 1 e A10)

Plano da GM torna governo americano seu maior acionista

A General Motors apresentou um plano de reestruturação que inclui a demissão de 21 mil funcionários e o fechamento de 13 fábricas até 2010. Além disso, propõe troca de papéis de sua dívida por ações, no valor de US$ 27 bilhões - o que transformaria o governo americano no maior acionista da empresa. Com a reestruturação, a montadora espera ter ajuda estatal de mais US$ 11,6 bilhões. (págs. 1 e B1)

Diplomacia: EUA e Cuba já começam diálogo

Delegados de Washington e Havana fazem contato informal. (págs. 1 e A13)

Notas & Informações: Da Argentina aceita-se tudo

Lula confirmou a disposição de aceitar toda imposição comercial argentina. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Brasil se prepara contra gripe suína

Onze passageiros que chegaram ao país já são monitorados

Panfletos nos aeroportos e internação de passageiros que chegarem ao Brasil com sintomas da gripe suína: é desta maneira que o Brasil planeja conter o avanço da doença que aparece em pelo menos cinco países. A Anvisa observa 11 pessoas que chegaram do México com sintomas de gripe, mas evita falar em "casos suspeitos". Com a confirmação do vírus H1N1 na Espanha e na Escócia, a OMS elevou o alerta para nível 4, o de transmissão entre humanos mas ainda não uma pandemia. E adverte: uma vacina deve demorar até seis meses. A já debilitada economia também sofre. Bolsas e commodities caíram. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A7)

Dilma está bem e é candidata, diz Lula

Ao comentar pela primeira vez o problema de saúde da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que ela é sua candidata à sucessão em 2010. Lula ponderou que a prioridade da ministra agora é cuidar da saúde e que a decisão sobre a candidatura ainda terá de passar pelo PT e seus aliados.
"Dilma não tem mais nada e agora precisa fazer o tratamento para que não volte mais a ter a doença", disse Lula. Outros integrantes da cúpula do PT, como o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, também reforçaram o apoio à candidatura de Dilma. (págs. 1 e País A10 e Coisas da Política A2)

Atraso no Imposto de Renda pode levar à malha fina

Cerca de 7,5 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda. Terão até quinta-feira, mas correrão mais riscos, como erros no preenchimento e a falta de tempo para tirar dúvidas que surgem na última hora. (págs. 1 e Economia A19)

Dia de decisão sobre passagens

Os líderes dos partidos decidem hoje pela aprovação ou não das medidas moralizadoras sobre o uso de passagens aéreas pelos deputados. Segundo o presidente Michel Temer (PMDB-SP), se houver acordo, a decisão vira um Ato da Mesa, sem precisar do aval dos 513 deputados. (págs. 1 e A11)

Aproximação com Cuba ganha apoio

A mudança de opinião da maioria dos cubano-americanos sobre as relações entre os dois países é impressionante: 67% da comunidade apoiam a suspensão de todas as restrições para viajar a Cuba. (págs. 1 e Internacional A23)

Sociedade aberta

Laurie Garrett
Pesquisador de saúde
A gripe suína é uma questão de saúde e não de fronteiras. (págs. 1 e A6)

Sociedade aberta

Stefan Cunha Ujvari
Médico Infectologista
O poder de disseminação exige que sejam tomadas medidas enérgicas. (págs. 1 e A7)

Sociedade aberta

Fabiano Santos
Cientista político
É indigência política olhar o Congresso só de maneira moralista. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Gripe suína põe o Brasil em alerta

Onze brasileiros são suspeitos de terem contraído a doença que levou as autoridades sanitárias a acionarem um alerta global. O avanço do mal obrigou o governo a agir: comprou 100 mil máscaras cirúrgicas a serem distribuídas nos aeroportos e preparou uma campanha preventiva, com divulgação de folhetos informativos. Estima-se que a doença já matou 149 pessoas no México, e há casos confirmados na Europa e nos Estados Unidos. Em depoimento ao blog da Samanta, o promotor de justiça Diaulas Ribeiro, que está no México, relata o medo que se instalou no país. “Acabei ganhando uma máscara do Exército, que distribuiu, em um só dia, 6 milhões” (págs. 1 e Tema do Dia, 20 a 23)

Foto legenda: Ameaça global

A gripe suína pelo mundo: no México, vítimas sofrem ainda mais por causa de um terremoto de 5,7 graus; na Malásia, autoridades sanitárias aguardam a chegada de um voo de Los Angeles. Na Espanha, jovens procuram hospital

Foto legenda: Aeroporto de Guarulhos: passageiros com máscaras

Vários passos contra o câncer

Caminhada marcada para amanhã convoca a sociedade e o poder público a se engajarem na execução da norma que garante a cobertura do SUS na prevenção, detecção e tratamento dos tumores de mama (págs. 1 e 28)

Curada e candidata

Dilma com Lula em visita a Manaus: Palácio do Planalto monta operação para impedir que notícia do câncer extirpado pela ministra interfira na sucessão presidencial. (págs.1, 2 e 3)

Novela das passagens: Canetada dará fim à farra, diz Temer

Primeiro, o presidente da Câmara disse que, numa canetada, baixaria as medidas moralizadoras na Casa. Depois, sob pressão, recuou e avisou que um projeto iria a plenário. Agora, sentindo-se forte de novo, ele desistiu do recuo e promete acabar com a festa assinando um ato da Mesa. (págs. 1 e 4)

Errado

Brasileiros de até 17 anos, como Nayara e Ruth, passam menos de quatro horas diárias na escola. (págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Neurose da gripe suína já atinge setor de carnes

Embora não exista evidência de que a gripe suína seja transmitida pela carne de porco, como assegurou a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), os temores de que a doença poderá reduzir o consumo de carnes já atingem diretamente as empresas do setor. Ontem, as ações do frigorífico JBS caíram 12,23% na Bolsa de São Paulo, as da Marfrig, 4,54% e as do Minerva, 9,59%. A JBS tem indústrias de suínos em Iowa, Minnesota e Kentucky, nos EUA. As outras duas empresas não têm. Na Bolsa de Nova York, as ações da Tyson e da Smithfield também baixaram, 8,87% e 12,4%, respectivamente.

Por trás do mau humor dos investidores está a decisão de China e Rússia em suspender as importações de carne suína do México e de alguns Estados americanos que fazem fronteira com o território mexicano. Indonésia e Tailândia também proibiram as importações dos dois países. Para o Brasil, não é possível saber ainda se o impacto econômico será positivo ou negativo, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto. Se não houver casos no Brasil, "poderá ser positivo", afirmou. (págs. 1 e A11 a A13)

Novas normas de portos estão prestes a sair

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está prestes a definir mudanças nas duas principais normas que disciplinam a relação do poder concedente - a União - com os operadores de terminais portuários. É a revisão da Norma nº 55 que traz o maior potencial de controvérsia. Ela guiará os novos contratos de arrendamento, entre eles o do terminal da Cargill, em Santos. O novo texto mantém, sem mudanças, a previsão de rescisão unilateral do contrato "por interesse público comprovado", mediante indenização. "É algo preocupante e precipitado", observa o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Manteli. (págs. 1 e A4)

BofA e Citi terão de obter mais capital

Autoridades bancárias dos EUA disseram ao Bank of America e ao Citigroup que os dois bancos poderão precisar levantar mais capital, segundo indicam os primeiros resultados dos chamados "testes de estresse" aplicados pelo governo aos bancos. A escassez de capital chega a bilhões de dólares no Bank of America, segundo pessoas familiarizadas com a instituição. Diretores de ambos os bancos estão fazendo objeções a essas conclusões preliminares.

O Bank of America e o Citigroup têm sido os garotos-problema de mais destaque nos últimos meses, mas não é provável que sejam os únicos bancos que o Federal Reserve tenha concluído que poderão precisar de mais capital. (págs. 1 C4)

Foto legenda: Proposta aos credores

Para tentar evitar a concordata, o presidente da GM, Fritz Henderson, anunciou ontem um plano que prevê a demissão de 21 mil pessoas nos EUA, além da conversão de dívidas em ações. (págs. 1 e C4)

Energia não utilizada volta para a Cemig

Desde o aprofundamento da crise econômica, a Cemig tem procurado seus clientes do mercado livre para propor receber de volta a energia contratada e não utilizada em função da retração econômica. Pelo formato de negócio que a estatal mineira apresenta a seus clientes, o consumidor industrial passa a pagar apenas pelo que consumir, de fato, mensalmente em 2009. O restante da energia contratada anteriormente é revendido pela geradora nos leilões do mercado cativo ou renegociado em novos contratos. Uma das maiores consumidoras da Cemig, a Usiminas reduziu 14 megawatts médios nos contratos de energia da usina de Ipatinga no mês passado, deixando de desembolsar R$ 1,2 milhão. (págs. 1 e B8)

Quanta terra disponível há no Brasil?

Ambientalistas e ruralistas devem ter novo embate amanhã durante audiência pública organizada pela senadora Katia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que reunirá representantes das 11 comissões do Senado para debater a legislação ambiental. Será apresentado um estudo polêmico de um pesquisador da Embrapa que pretende mostrar qual a disponibilidade de terras para ampliar a produção de alimentos e energia no Brasil. No pano de fundo, a revisão do Código Florestal.

Evaristo de Miranda é o autor de "O Alcance da Legislação Ambiental e Territorial", no qual se conclui que, excluindo-se as unidades de conservação e as terras indígenas, sobram "apenas" 29% do Brasil para ocupação agrícola. Ambientalistas contestam o trabalho. (págs. 1 e A16)

Setor de feiras atrai interesse do exterior

Dois anos após a compra da Alcantara Machado pela anglo-holandesa Reed Exhibitions, maior organizadora de eventos do mundo, o mercado brasileiro de feiras de negócios volta a atrair investimentos do exterior. A empresa alemã NürnbergMesse anuncia hoje a aquisição da Nielsen Business Media Brasil. Paralelamente, a United Business Media (UBM), do Reino Unido, está analisando empresas nacionais e pretende investir entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões nos próximos dois anos. No mundo, o grupo faturou US$ 500 milhões no ano passado nesse segmento. "O Brasil ainda tem pequena representatividade, mas nosso objetivo é dobrar de tamanho até 2011", disse David Levin, CEO da UBM, que esteve recentemente no país. Em 2008, a United Business Media adquiriu a Intermodal, principal feira brasileira de logística. "Estamos em negociação com algumas empresas e acreditamos que no máximo em seis meses anunciaremos uma nova compra", disse Joris Van Wijk, presidente da UBM Brasil. (págs. 1 e B7)

Brasil aumenta volume exportado de produtos básicos no trimestre (págs. 1 e A3)



Com IPI menor para a linha branca, varejo eleva pedidos à Whiripool, diz José Drummond (págs. 1 e B4)


Dúvidas municipais

As prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro preparam uma minuta de Medida Provisória (MP) a ser levada ao governo federal para renegociar suas dívidas com a União - que hoje custam juros de 9% ao ano mais IGP-DI. A proposta valeria para todas as capitais. (págs. 1 e A5)

Retração siderúrgica

A demanda mundial por aço deve recuar 14,9% neste ano, para 1,019 bilhão de toneladas, a redução mais drástica desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O consumo na China deve cair 5% e registrar a primeira queda desde 1995. (págs. 1 e B9)

Bañuelos leva a Klabin Segall

O megainvestidor espanhol Enrique Bañuelos dá mais um passo para consolidar sua participação no mercado imobiliário brasileiro. Depois de comprar a Abyara, sua empresa, a Veremonte, vai assumir o controle da Klabin Segall, em parceria com a Agra. (págs. 1 e B9)

Acusação de dumping no frango

A Ucrânia abriu processo antidumping contra as exportações de carne de frango do Brasil e dos EUA. A imposição de direito antidumping poderia servir como moeda de troca contra sobretaxa imposta pelo Brasil ao nitrato de amônia ucraniano. (págs. 1 e B11)

Ambições logísticas

A Rumo, braço de logística do grupo Cosan, negocia a entrada de sócios do setor de infraestrutura em seu capital. A meta é se tomar uma das maiores companhias de escoamento de açúcar do país. A empresa está sendo assessorada pelo CreditSuisse. (págs. 1 e B12)

WEG aperta o cinto

O lucro da fabricante de motores elétricos WEG caiu 2,B% no primeiro trimestre, para R$ 122,2 milhões. A empresa, que esperava um aumento de 15% da receita no ano, já abandonou a expectativa, fechou fábrica em Guarulhos e reduziu jornada e salários em Jaraguá do Sul. (págs. 1 e D3)

Ideia

Delfim Netto: devemos preservar a descentralização do federalismo e construir um sistema tributário que a atenda. (págs. 1 e A2)

----------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir