PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, março 31, 2011

XÔ! ESTRESSE [In:] ''None imPACt''

...














Homenagem aos chargistas brasileiros.
---

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

31 de março de 2011

O Globo

Manchete: BC vê pressão gigantesca sobre os preços em 2011
Relatório admite inflação fora do centro da meta e alerta contra 'cultura da indexação'

O Banco Central jogou a toalha e admitiu ontem que não tem como atingir o centro da meta de inflação de 4,5% este ano. A previsão é que o custo de vida chegue a 5,6% em 2011. Pela regra atual, a inflação pode oscilar até dois pontos para cima ou para baixo, de 2,5% a 6.5%. O alerta foi feito na divulgação do primeiro Relatório de Inflação deste ano em que o BC adverte para um choque "gigantesco" de preços das commodities (matérias-primas). O diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, disse que o objetivo agora é impedir que o custo de vida ultrapasse 6%. Apenas em junho de 2012 poderia convergir para 4,4%. O Banco Central também enfatizou que a cultura da indexação ainda é forte no Brasil: "O Copom entende que há resistências importantes à queda da inflação no Brasil. Existem mecanismos quase automáticos de reajustes." (Págs. 1, 23, Miriam Leitão e editorial "BC aumenta riscos no combate à inflação")

Com impasse, coalizão deverá armar rebeldes

CIA já estaria na Líbia abrindo caminho à entrega de armamento; chanceler se refugia em Londres

O fulminante contra-ataque de Kadafi no Leste da Líbia, retomando cidades perdidas, levou mais países da coalizão internacional a reforçar a ideia de armar os rebeldes. Ontem, líderes do Reino Unido e do Qatar mencionaram a possibilidade, já cogitada por EUA e França. Espiões da Agência Central de Informações dos EUA estariam na Líbia em contato com os rebeldes, o que pode abrir caminho à entrega de armas. O chanceler líbio abandonou Kadafi e se refugiou em Londres. (Págs. 1 e 31)

As últimas homenagens

Com honras de chefe de Estado, o corpo do ex-vice-presidente José Alencar foi velado ontem no Palácio do Planalto. Quase cinco mil pessoas e uma centena de autoridades e políticos de vários partidos passaram pelo Salão Nobre para se despedir de Alencar, sempre destacando sua lealdade e seu exemplo na luta contra o câncer. Em Portugal, o ex-presidente Lula dedicou a Alencar o título de doutor honoris causa que recebeu da Universidade de Coimbra. Depois, com a presidente Dilma Rousseff, voltou ao Brasil a tempo de ir ao velório do amigo. (Págs. 1 e 11)

Revolta agora é em obra de Eike Batista

Depois das rebeliões nas usinas de Jirau e Santo Antonio, cerca de 300 homens que trabalham na construção do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, no Norte Fluminense, bloquearam ontem a RJ-240, queimando pneus e galhos. A obra é do empresário Eike Batista Os operários pedem aumento salarial e 30% de periculosidade. (Págs. 1 e 28)

MEC nega desativação de escolas especiais

O Ministério da Educação negou ontem que fechará as escolas do Instituto Nacional dos Surdos, em Laranjeiras, e do Instituto Benjamim Constant, na Urca. O ministro Fernando Haddad convocou os dirigentes das instituições para uma reunião terça-feira em Brasília. (Págs. 1 e 13)

Dengue: Rio já tem 10 cidades com epidemia

O Estado do Rio já tem dez cidades com epidemia de dengue, três a mais do que na semana passada. Estão na lista agora Cabo Frio, Cordeiro e Silva Jardim. A doença já matou 23 pessoas este ano. (Págs. 1 e 12)

Nas estradas, excesso de peso trafega livre

Associado às mortes nas BRs e a má qualidade do asfalto, o excesso de peso convive com a falta de fiscalização: o país só tem 70 postos de pesagem. (Págs. 1 e 3)

Primeiras-damas são presas por desviar merenda

A Polícia Federal prendeu em Alagoas 16 pessoas ligadas à administração pública, inclusive 4 primeiras-damas, suspeitas de desviar R$ 8 milhões da merenda escolar. (Págs. 1 e 4)

ONU detecta radiação fora da área esvaziada em Fukushima (Págs. 1 e 33)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: CIA ajuda rebelde líbio após ordem de Obama
EUA não confirmam nem negam; Gaddafi retoma terreno de rebeldes

Os EUA autorizaram missões secretas na Líbia para ajudar rebeldes contra o ditador Muammar Gaddafi. O serviço secrete britânico MI6 também está envolvido.

As informações foram divulgadas pelo jornal "The New York Times" e pela agência Reuters. A Casa Branca e a CIA (agência de inteligência dos EUA) não se manifestaram. (Págs. 1 e Mundo)

Kenneth Maxwell

Falta à coalizão anti-Gaddafi um histórico honrado com o regime líbio. (Págs. 1 e Opinião A2)

Foto legenda: Adeus

Ao lado de Dilma, Lula chora no velório de José Alencar, no salão nobre do Palácio do Planalto (Brasília); cremação será realizada hoje em Belo Horizonte. (Págs. 1 e Poder A8)

Opinião:
Raul Cutait: José Alencar foi porta-bandeira de fé e esperança

Em 14 anos de convívio com Jose Alencar, em que histórias intermináveis se mesclavam a discussões sobre suas doenças, aprendi a estimá-lo e a respeitá-lo.

Seu comportamento influenciou milhões, que viam nele um porta-bandeira de fé, esperança e determinação. (Págs. 1 e Opinião A3)

BC prevê um PIB menor e inflação maior para este ano

O Banco Central reduziu de 4,5% para 4% sua previsão para o crescimento da economia neste ano e elevou a sua estimativa da inflação de 5% para 5,6%.

O PIB deve se expandir menos por causa das medidas adotadas para conter a alta do crédito e impedir a elevação dos preços.
De acordo com o BC, será possível alcançar em 2012 o centro da meta de inflação, fixado em 4,5%, sem a necessidade de aumentar de novo os juros. (Págs. 1 e Poder A4)

Diretoria da Vale desiste de saída coletiva após indicação

A indicação de Tito Martins - funcionário desde 1985 - para presidir a Vale, como a Folha adiantou ontem, acalmou os diretores da mineradora, que ameaçavam deixar coletivamente a companhia com a saída de Roger Agnelli. (Págs. 1 e Mercado)

O Bradesco divulgou nota em que nega a indicação de Martins para o lugar de Agnelli na empresa. (Págs. 1 e Mercado B1)

Cidades de AL usam verba de merenda para uísque e ração

Investigação federal viu indícios de que em nove cidades alagoanas verba da merenda escolar foi usada para comprar uísque, vinho e ração para cães. O desvio estimado durante dois anos chega a R$ 8 milhões.

A Folha não conseguiu contatar os prefeitos e seus advogados. (Págs. 1 e Cotidiano C8)

Bolsonaro diz estar se lixando para acusações

Irritado com a repercussão de suas declarações em entrevista à cantora Preta Gil na TV, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse que está se "lixando para esse pessoal aí", referindo-se à acusação de homofobia. (Págs. 1 e Cotidiano C11)

Foto legenda: Integrantes das forças rebeldes se agarram a picape com metralhadora na estrada entre Ajdabiyah e Brega, na Líbia (Pág. 1)

Editoriais
Leia "Justiça mais rápida", sobre decisão de avaliar a produtividade de magistrados, e "O fator Síria", que analisa a instabilidade no país árabe. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Obama assina ordem secreta e CIA já ajuda insurgentes na Líbia
Kadafi retoma cidades em poder de rebeldes; chanceler líbio deserta em Londres

A CIA iniciou operação clandestina na Líbia para auxiliar os rebeldes que lutam contra o ditador Muamar Kadafi, revelou o jornal The New York Times, citando funcionários do governo americano. A ação, segundo a agência Reuters, é resultado de ordem assinada pelo presidente Barack Obama para dar apoio secreto dos EUA aos insurgentes. As informações surgem no momento em que a coalizão em ação na Líbia discute se fornecerá armas aos rebeldes - que ontem sofreram diversas derrotas. O chanceler líbio, Moussa Koussa, foi para Londres e desertou, informou a governo britânico. (Págs. 1 e Internacional A12, A14 e A15)

Líder sírio vê complô

O presidente da Síria, Bashar Assad, ignorou os apelos para revogar o estado de emergência e culpou “conspiração internacional" pelos protestos. (Págs. 1 e Internacional A18)

Judiciário eleva gastos, mas não cumpre meta

Levantamento do Conselho Nacional de Justiça mostra que, mesmo gastando acima do previsto, o Judiciário acumulou 989.321 novos processos sem julgamento em 2010 - a meta era zero. O total de casos deve superar os 86,5 milhões do ano passado. A avaliação da produtividade da Justiça será divulgada hoje, 27 dias antes da greve marcada por juízes federais. A categoria quer reajuste salarial de 14,79%, que seria estendido aos magistrados que tiveram desempenho avaliado. (Págs. 1 e Nacional A4)

BC desiste de tentar baixar inflação para 4,5% em 2011

O Banco Central não trabalha mais para levar a inflação a 4,5% neste ano. Segundo a relatório trimestral de inflação, divulgado ontem pelo BC, diante dos choques (especial mente de alimentos) na inflação, a custo para levar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao centro da meta em 2011 seria muito elevado para o crescimento econômico, cuja projeção foi reduzida de 4,5% para 4% de alta. Por isso, a estratégia explicitada ontem é aceitar um pouco mais de inflação neste ano e fazer o IPCA ir para 4,5% só em 2012. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

Foto legenda: Milhares vão a velório de Alencar

José Alencar é velado por parentes no Palácio do Planalto: até o início da noite, 4,5 mil pessoas haviam enfrentado pequenas filas e um forte esquema de segurança para se despedir do ex-vice-presidente, que morreu anteontem. O corpo de Alencar vai ser levado hoje para Belo Horizonte e, após velório no Palácio da Liberdade, será cremado. 'Para José, fomos além do limite. Demos a ele tempo e qualidade de vida, e as condições para se despedir', disse o cirurgião Raul Cutait. (Págs. 1 e Nacional A10 e A11)

USP pode elevar hoje nota mínima para seu vestibular

A Universidade de São Paulo vota hoje, em reunião do conselho de graduação, mudanças em seu vestibular. A proposta, válida já para este ano, prevê aumento do bônus para alunos da rede pública de 12% para até 15% da nota e a volta da pontuação da primeira fase na soma total. Também será debatido o aumento da nota mínima da primeira fase de 22 para 27 pontos. Hoje, nenhum candidato que faça menos de 22 pontos passa à segunda etapa da Fuvest. (Págs. 1 e Vida A2)

Verba da merenda é usada para comprar uísque em AL (Págs. 1 e Nacional A6)

OAB- RJ pede à Câmara cassação de Bolsonaro (Págs. 1 e Nacional A8)

Veríssimo

Aquela aurora

Justiça seja feita: o PSD surge representando nada, mas com saudade de um tempo em que as siglas, mesmo falsas, significavam alguma coisa. (Págs. 1 e Caderno 2, D12)

Celso Ming

Leveza

Uma certa tolerância com a inflação é a nova cara do BC, que optou pela suavidade. Essa política, no entanto, não se afina com o discurso de Dilma. (Págs. 1 e Economia B2)

Notas & Informações

Inflação e otimismo

O BC desistiu de conduzir a inflação ao centro da meta porque o custo seria alto para a economia. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Governo quer que a Petrobras faça as térmicas da Bertin
O governo federal estuda usar a Petrobras para construir as térmicas da Bertin e com isso garantir o suprimento de mais de 3.000 MW de energia em 2013. As tentativas, até agora frustradas, de que empresas privadas comprem as concessões de pelo menos parte das usinas do grupo e o atraso das obras preocupam o governo. A empresa já atrasou oito usinas e precisa construir 15 outras em menos de dois anos. Sem essas térmicas e com o retardamento no cronograma dos linhões do Madeira, o equilíbrio entre oferta e demanda pode ser afetado, se medidas não forem tomadas com urgência.
O Valor apurou que pelo menos cinco companhias privadas estudaram a compra das térmicas: CPFL Energia, MPX Energia, Alcoa, Equatorial e a alemã EON. As negociações não avançaram porque as empresas vislumbram uma série de dificuldades, entre elas a colocação da energia no sistema. A localização das usinas vendidas em leilão foi alterada pela Bertin, em busca de ganhos logísticos, mas isso significa alterar as linhas de transmissão. (Pág. 1)

Foto legenda: Honoris causa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra. Lula disse que o Brasil fez uma "revolução econômica e social". (Págs. 1 e A5)

Programa plurianual será temático

O governo discute uma profunda mudança na forma de planejar as políticas públicas, com a adoção de uma nova abordagem e uma nova metodologia para o planejamento. Os novos conceitos serão expressos no Plano Plurianual de 2012/2015, cuja proposta será encaminhada ao Congresso até agosto.
O principal motivador da mudança é o entendimento de que os programas públicos devem nascer de uma política de governo e de Estado e que as ações são consequência dos compromissos assumidos pelo presidente da República e seus ministros. Até agora, os programas eram organizados em função de problemas que se queria solucionar ou de deficiências que se queria superar. (Págs. 1 e A2)

A ambiciosa estratégia da Elo

Com a escala do Bradesco, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que reúnem metade dos correntistas do país, a bandeira Elo começou a ser emitida ontem para rivalizar com Visa e MasterCard. A ambição é conquistar 15% de um mercado estimado em R$ 1,2 trilhão até 2015. O mote é bancarizar uma população estimada em 40 milhões de pessoas, mas os bancos não devem parar por aí.
Oficialmente, o discurso é de que a distribuição de Visa e MasterCard pelos três grandes emissores segue o seu curso. Nos bastidores, porém, o que se percebe é que não é de hoje que as instituições convivem com o incômodo de pagar royalties às bandeiras por transações locais, que somam mais de 90% das operações realizadas pelos brasileiros. Nos custos de uma transação local, 20% referem-se às comissões pagas às bandeiras estrangeiras.(Pàgs. 1 e C11)

Foto legenda: Braskem no Comperj

O conselho de administração da Braskem aprovou a entrada da empresa no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), informou o diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.(Págs. 1 e B1)

Piauí lidera caça a infiéis partidários

A notícia de que tinha um sobrinho militante do Hizbollah, no Líbano, foi suficiente para Akdenis Mohamad Kourani, vereador do município de Itapevi, a 50 km da capital paulista, começar a se sentir perseguido em sua legenda, o PTC, cuja direção municipal era majoritariamente da Assembleia de Deus. Akdenis foi para o PRB. O PTC pediu o mandato de volta, mas a Justiça Eleitoral deu ganho de causa ao vereador.
Quatro anos depois da resolução do TSE de que o mandato pertence ao partido, estima-se que mais de 10 mil ações acumulam-se na Justiça Eleitoral. O Piauí - onde houve uma forte debandada de políticos egressos do DEM - foi um dos Estados em que a resolução mais movimentou os tribunais. Ali, foram ajuizadas 996 ações, que resultaram em 390 vereadores e um deputado estadual cassados. Em algumas câmaras municipais do Estado, todos os vereadores foram alvo de processo. Em São Paulo, 932 ações resultaram na punição de 45 vereadores e um deputado estadual. (Págs. 1 e A16)

BC detalha política gradualista contra inflação

O Banco Central aumentou sua projeção de inflação para este ano de 4,8% para 5,6% e, ao mesmo tempo, adiou para 2012 a convergência dos preços para o centro da meta de 4,5%. Segundo o Relatório de Inflação, divulgado ontem, o custo de trazer a variação do IPCA para o centro da meta ainda este ano, dado o intenso choque das commodities, seria uma recessão da economia brasileira.

A nova direção do BC ainda não conseguiu ter o mercado financeiro como aliado. Apesar do discurso, aperto monetário de um ponto percentual e inúmeras medidas, os juros futuros de longo prazo sobem, as expectativas de inflação, tanto na pesquisa Focus quanto a implícita nos preços dos títulos públicos, seguem em alta e o dólar cai. Esse comportamento dos ativos é típico de momentos em que o mercado põe em xeque a capacidade da autoridade monetária colocar a inflação no eixo, em direção ao centro da meta. (Págs. 1, A3 e C1)

Assad rejeita reformas e mantém regime fechado na Síria (Págs. 1 e A13)

Obama anuncia plano para reduzir em um terço a importação de petróleo (Págs. 1 e A12)

'Nacionalização' da Apple

O governo federal está empenhado em viabilizar a produção de equipamentos da Apple no Brasil. Uma das medidas em estudo é a redução da carga tributária sobre tablets. A fabricação seria terceirizada. (Págs. 1 e B3)

Petrossian em São Paulo

Sinônimo de caviar, a Petrossian inaugura hoje, no Shopping Cidade Jardim, sua primeira loja em São Paulo, a quinta cidade no mundo a abrigar a grife gastronômica. (Págs. 1 e B5)

Perdas com o avanço da dengue

Levantamento da Unimed-Rio mostra que os gastos com internações na capital fluminense relacionadas a casos de dengue já somaram R$ 780 mil neste ano, ante R$ 1 milhão em todo o ano passado. (Págs. 1 e B7)

Milho argentino

Produtores de aves do Nordeste poderão ser impedidos pela CTNBio de importar milho argentino. O problema é que o país vizinho liberou três variedades transgênica ainda não autorizadas no Brasil. (Págs. 1 e B16)

Investimentos no Rio

Marcado pelo turismo, graças às belezas naturais de sua capital, o Estado do Rio de Janeiro também constrói um “cinturão industrial" liderado pelas cadeias do petróleo, naval, petroquímica e siderúrgica, que lhe conferem a maior concentração de investimentos por quilômetro quadrado do país. (Págs. 1 e Especial)

Pequenas e Médias Empresas

A Darby Private Equity, gestora de fundos com atuação na América Latina, Sudeste Asiático e Leste Europeu, prepara-se para fazer os primeiros investimentos no Brasil, nas áreas de tecnologia para os setores ferroviário e de petróleo, diz Fernando Gentil. (Pág. 1)

Ideias

Mailson da Nóbrega e Felipe Salto

Aportes do Tesouro ao BNDES minam previsibilidade, transparência e credibilidade das finanças públicas federais. (Págs. 1 e A15)

Ideias

Yu Yongding

Chegou a hora de a China considerar seriamente a livre flutuação do yuan, reservando-se o direito de intervenção. (Págs. 1 e A15)

------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------