PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, abril 30, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] "A QUATRO BOLAS..." [QUE "DUREZA" !!!]
















ELEIÇÕES 2008-2010: PT, LULA & LULISMO







Lula tornou-se, nas últimas semanas, um dos mais vigorosos críticos do PT. Acha que o partido vem cometendo uma série de equívocos na condução das alianças para a eleição municipal de 2008. “Erros” que, na sua opinião, terão reflexos negativos na costura da estratégia que idealizou para a sucessão presidencial de 2010.

O repórter conversou com dois personagens que privam da intimidade do presidente. Um ministro e um congressista. Ambos tiveram a oportunidade de dividir com Lula impressões sobre o desenrolar das articulações que precedem o fechamento de coligações e a escolha dos candidatos a prefeito.

Vão abaixo algumas das preocupações de Lula, segundo o relato dos dois interlocutores:

PMDB: Para Lula, o PT afasta-se perigosamente daquele que poderia ser o grande aliado do governo no projeto de 2010. Diz que, nos três maiores colégios eleitorais do país –São Paulo, Minas e Rio—o petismo só conseguiu juntar-se ao PMDB na capital fluminense. Credita o feito não ao PT, mas ao governador Sérgio Cabral (PMDB), que “teve a grandeza” de sacrificar uma opção pessoal (Eduardo Paes), para prestigiar um candidato petista (Luiz Molon) que, a julgar pelas pesquisas, não chega a ser um portento eleitoral;

São Paulo: Lula não se conforma com o fato de o PT ter deixado escapar a aliança com o PMDB de Orestes Quércia. Algo que dava como favas contadas. Acha que o partido foi claudicante com Quércia. O que facilitou, a seu juízo, o acerto do ex-governador com Gilberto Kassab (DEM) e dificultou o desafio de Marta Suplicy (PT). De todas as disputas municipais, a paulistana é a que tem maiores reflexos na eleição presidencial, acredita o presidente. “Ali, nós não podíamos ter cometido erros”, disse. Lamenta que o pé atrás do petismo em relação a Quércia tenha impedido o partido de enxergar a “importância estratégica” do PMDB de São Paulo, agora submetido á área de influência do governador tucano José Serra, o rival oposicionista mais bem-posto nas pesquisas;
>


Minas: na opinião de Lula, o PT comete em Belo Horizonte pecado inverso ao que foi cometido na capital paulista. Em São Paulo, diz ele, o partido subestimou Serra. Em Minas, estaria superestimando Aécio Neves. Lula acha que, na hipótese de Aécio migrar para o PMDB, que considera “remota”, seria um aliado, não um inimigo. De resto, acredita que, ainda que permaneça no PSDB, vai infernizar a vida de Serra. O que já justificaria um tratamento diferenciado do PT;

Minas 2: O presidente avalia que, a pretexto de prejudicar a estratégia presidencial de Aécio, a direção nacional do PT adiciona veneno às já intoxicadas relações com o PSB de Ciro Gomes, outro potencial aliado de 2010. Mercê de conversas que teve com os “amigos” do PSB, Lula parece convencido de que a intransigência do PT fará com que o partido de Ciro opte por Aécio. Na prática, diz ele, a candidatura mineira de Márcio Lacerda (PSB) só existe se atrelada ao prestígio de Aécio. Para complicar, Lula diz que o PT terminará empurrando também o PMDB mineiro para o colo de Aécio. O PMDB do ministro Hélio Costa (Comunicações) enxergaria nas desavenças do PT com Aécio uma vereda de oportunidades. Trilha que poderia levar um peemedebista à posição de vice na chapa idealizada pelo governador tucano. Sob aplausos do PSB;

Salvador: Lula enxerga na capital baiana um outro “erro” do PT. Não compreende a aversão do partido à composição com João Henrique, o candidato do PMDB do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) à prefeitura de Salvador. Diz que entenderia o gesto do partido se houvesse na cidade um petista com chances de vitória. Algo que, segundo diz, “não existe.” Neste caso, afirma Lula, seu partido deveria tratar a questão local com olhos de quem tem a ambição de construir com o PMDB um plano de dimensão nacional. Vê no episódio a reiteração de um antigo "vício": a dificuldade atávica do PT de aceitar alianças que nao tragam na cabeça da chapa um petista;

Fator Dilma: um grupo de petistas, entre eles o prefeito Fernando Pimentel, de Belo Horizonte, buzina nos ouvidos do presidente a seguinte tese: por trás da movimentação do PT, estaria uma suposta resistência à candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff. Abespinhada com a preferência de Lula pela chefe da Casa Civil, o partido estaria privilegiando em 2008 o projeto de sua direção nacional em detrimento dos interesses do Planalto. A reação de Lula é de descrédito. “Parece tão absurdo, que prefiro não acreditar.”
Escrito por Josias de Souza, Folha Online, 3004. Fotos-matéria.

INDÚSTRIA/INFLAÇÃO: REAJUSTE DE PREÇOS vs. NEGOCIAÇÕES

Negociação de reajustes é intensa nas indústrias

A indústria enfrenta pressão crescente de custos, o que tem levado a negociações intensas entre fabricantes de bens finais e fornecedores. Parte dos reajustes deve chegar ao consumidor nos próximos meses. A diferença entre a inflação acumulada no atacado e no varejo aumentou de 2,7 pontos em abril de 2007 para 7,4 pontos (ver gráfico) neste mês, considerando os dados do IGP-M.
A pressão ficou evidente no Índice de Preços Industriais no Atacado (IPA-Industrial), que subiu 1,37% em abril, variação mais alta desde novembro de 2004, quando o avanço foi de 1,87%. Em abril, 49% dos itens industriais registraram aumentos de preços, mas as maiores altas estão concentradas em alimentos elaborados, derivados de petróleo, produtos químicos e bens metalúrgicos. As usinas siderúrgicas de aços planos - entre elas ArcelorMittal Tubarão, CSN e Usiminas-Cosipa - preparam novos aumentos para maio e junho, depois de terem aplicado, em março, reajustes entre 3,6% e 13,5%. No próximo bimestre, os reajustes já comunicados às distribuidoras variam de 5,26% até 15,98%. Na lista estão aços usados tanto na construção civil como em automóveis e linha branca. Cristiano Freire, presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço, diz que ainda há espaço para um terceiro reajuste no mercado doméstico no terceiro trimestre. Pressionados pelos reajustes no aço, os setores automotivo e eletroeletrônico atravessam um momento delicado de renegociação de preços com fornecedores. "Estamos em processo de discussão com os clientes. Temos motivação inclusive para pleitear reajustes no mercado externo, porque o aumento do aço é um fenômeno internacional", diz André Bevilácqua, supervisor de controladoria da fabricante de autopeças Fupresa. As pressões também estão presentes nos derivados de petróleo. Até março, a nafta petroquímica subiu 14,7% em dólar. "As negociações de preços estão duríssimas", diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente da fabricante de embalagens plásticas Vitopel. (Valor Econômico, págs. 1 e A6).

MEC/MEDICINA-UFBA: "COORDENADOR & BAIANIDADE"

Na Bahia, coordenador atribui resultado a "baixo QI dos baianos"

O Ministério da Educação divulgou ontem a lista dos 17 cursos de medicina que serão supervisionados por causa das baixas notas dos seus alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
Para o coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Antônio Dantas, 69, o baixo rendimento dos alunos da faculdade no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) se deve ao "baixo QI [quociente de inteligência] dos baianos".
Os alunos de medicina da UFBA obtiveram conceito dois no exame. "Se não houve boicote dos estudantes, o que não acredito, o resultado mostra a baixa inteligência dos alunos." Para Dantas, que é baiano, o corpo docente da faculdade é qualificado e não seria justificativa para o mau resultado no exame. O coordenador disse que o suposto baixo QI dos baianos é hereditário e verificado "por quem convive [com pessoas nascidas na Bahia]".
"O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria", afirmou, ressalvando que há exceções a sua regra. Questionado se já foi alvo de críticas, Dantas disse que é "franco" e que "reconhece a limitação dos que o cercam". Ele afirmou que não foi notificado pelo MEC sobre os resultados e que vai analisar os erros dos alunos assim que recebê-los. A diretora da Faculdade de Medicina da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Rosana Vilela, disse que uma possível explicação para o baixo rendimento dos alunos de medicina (conceito dois) foi a mudança no currículo em 2006. "A nota [do Enade] é construída basicamente em cima da nota do concluinte, que é o aluno do currículo antigo, sendo que a prova é feita baseada nas novas diretrizes que norteiam o currículo novo", disse. A UFPA (Universidade Federal do Pará) --que recebeu conceito dois- informou, em nota, que só se pronunciará sobre a avaliação quando for notificada. Na UFAM (Universidade Federal do Amazonas), ninguém foi localizado para comentar a nota do Enade.
Boicote
Para Arquimedes Ciloni, presidente da Andifes (associação que representa os reitores das universidades federais), é provável que o desempenho ruim de quatro cursos de medicina de universidades federais no Enade seja resultado de um boicote dos estudantes. "Chama a minha atenção a situação da UFBA, que tem condições de oferta de ótima qualidade", afirmou. Ele citou ainda o fato de a universidade ser considerada tradicional --ela abriga o primeiro curso de medicina criado no Brasil, no ano de 1808. Para Ciloni, embora não seja um fator decisivo para o desempenho dos estudantes, um dos maiores problemas dos cursos de medicina das instituições federais hoje é a dívida dos hospitais universitários. O débito --que, segundo ele, já soma R$ 450 milhões-- dificulta a modernização dos equipamentos, disse. A Folha procurou a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), mas ninguém ligou de volta até o fechamento desta edição.
RENATA BAPTISTA, da Agência Folha, da Folha de S.Paulo, em Brasília. Colaboraram SÍLVIA FREIRE, da Agência Folha, e KÁTIA BRASIL, da Agência Folha, em Manaus.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

30/abril/2008
>
CET prevê saída de 1,6 milhão de veículos de São Paulo no feriado do Dia do Trabalho
Aproximadamente 1,6 milhão de veículos devem deixar a cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira devido ao feriado prolongado do Dia do Trabalho, lembrado amanhã, de acordo com estimativa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A expectativa é de movimento intenso em direção às estradas até as 22h de hoje e das 6h às 13h de amanhã. A recomendação da CET é para que o motorista programe a viagem para a madrugada. Folha Online.
Polícia pede prisão preventiva de pai e madrasta de Isabella
SÃO PAULO - A polícia pediu nesta quarta-feira, 30, a prisão preventiva de Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella Nardoni, morta em 29 de março. O pedido foi encaminhado à Justiça pela polícia, junto ao inquérito que reúne os resultados das investigações do caso. O pedido de prisão preventiva será analisado pelo promotor Francisco Cembranelli. O inquérito policial do caso Isabella chegou nesta quarta, ao Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, trazido por dois policiais do 9º DP, em carro do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap). São cerca de 1.100 páginas do inquérito e o relatório final das investigações. A polícia também pode, eventualmente, pedir a prisão preventiva do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, indiciados pelo homicídio. Da Redação - estadao.com.br
JORNAL DO BRASIL
- Rio tem 6 das 17 piores escolas de medicina do país
Um levantamento do MEC, feito com 103 escolas de medicina do país, apontou 17 como as piores no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Destas, seis são do Rio: Centro Universitário Serra dos Órgãos, Universidade Severino Sombra, Centro de Ensino Superior de Valença, entro Universitário de Volta Redonda e Universidade de Iguaçu - unidades de Itaperuna e Nova Iguaçu. Todas serão fiscalizadas. Em contrapartida, a Uerj recebeu nota máxima no Enade. (Págs. 1 e A5).
FOLHA DE SÃO PAULO
- Piores em medicina incluem 4 federais
- O Ministério da Educação divulgou uma lista de 17 cursos de medicina que serão supervisionados devido às notas baixas de seus alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Entre eles estão os oferecidos por quatro universidades federais (Bahia, Alagoas, Amazonas e Pará). Notificados, os cursos terão dez dias para explicar o mau desempenho. (Pág. 1).
O ESTADO DE SÃO PAULO
- Área de devastação dispara em 2 Estados
O desmatamento cresceu em Mato Grosso e no Pará nos três primeiros meses de 2008, revela levantamento feito pela organização não-governamental Imazon com base em dados oficiais. Na comparação com o mesmo período do ano passado, mais do que dobrou o ritmo da devastação nos dois Estados. Em Mato Grosso, 149 km² de floresta foram derrubados de janeiro a março de 2008, ante 49 km² no primeiro trimestre de 2007. No Pará, o desmatamento total foi de 65 km² neste ano, ante 28 km² no ano passado. O crescimento ocorreu após o anúncio de medidas do governo federal e das administrações estaduais para tentar conter o desmatamento da Amazônia. Os dados são ainda mais preocupantes porque a derrubada de árvores costuma ser menos intensa no início de ano, período de chuvas. (Págs. 1 e A16).
O GLOBO
- Medo de inflação faz governo adiar o aumento da gasolina
Após três horas de reunião entre o presidente Lula, ministros e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o governo decidiu ontem à noite adiar o reajuste dos preços dos combustíveis, congelados desde outubro de 2005, apesar das pressões da estatal. Para evitar aumentos ainda maiores na inflação, já afetada pela disparada dos preços dos alimentos, o plano do governo é fazer novas simulações, tendo como base uma faixa entre 3% e 5% de reajuste na refinaria, para que o impacto sobre o consumidor seja o menor possível. Com a alta de 100% nos preços no exterior nos últimos dois anos, a Petrobras pede, no entanto, um reajuste de 10% nas refinarias. Mais cedo, o ministro Mantega minimizou a alta da inflação e disse, sem o "feijãozinho", o IPCA cairia para 4,4%. (Págs. 1, 25 e 26).
GAZETA MERCANTIL
- Sindicalistas buscam novas bandeiras para velhas lutas
Os movimentos sindicais devem mobilizar milhões de pessoas na comemoração do 1ode maio, mas sem terem definidas bandeiras que aglutinem as bases, que mudaram de perfil depois de 20 anos de regime democrático. A atual conjuntura econômica, de crescimento, é ideal para discutir temas como a redução da jornada de trabalho, diz Marcos Verlaine, assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Uma das mudanças das ações organizadas dos trabalhadores refere-se ao papel das centrais sindicais. Antes eram responsáveis só por alinhamentos políticos. Mas a marcação política foi afrouxada para atrair sindicatos e as centrais participam agora, formalmente, das negociações de benefícios dos trabalhadores, afirma o professor Arnaldo Mazzei Nogueira, da FEAUSP e PUC-SP. Há hoje seis centrais organizadas. Luis Eulalio de Bueno Vidigal Filho, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), diz que o "sindicato puro parou no tempo". Não há números sobre sindicalização, segundo o Ministério do Trabalho e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese). (Págs. 1, A8, A9, A10 e A11).
CORREIO BRAZILIENSE
- SÓ PARTE DOS SERVIDORES TEM AUMENTO GARANTIDO
A proposta orçamentária que o governo mandará ao Congresso Nacional reserva R$ 3,4 bilhões para bancar reajustes salariais do funcionalismo. Desse total, R$ 2,1 bilhões já têm destino certo: vão reforçar o contracheque de cerca de 800 mil servidores civis de 17 categorias que integram o Executivo. Mas não são suficientes para cobrir o aumento prometido aos militares. Para cumprir o acordo com as Forças Armadas, a folha terá de chegar a R$ 4,2 bilhões - um salto que, segundo o ministro Paulo Bernardo, está dentro das expectativas do Planalto. O que ainda não está na contabilidade são os possíveis aumentos que podem sair das negociações com auditores fiscais da Receita, funcionários do Tesouro Nacional, defensores e advogados da União. Esses, afirmou o ministro, ainda dependem de verba extra. (Págs. 1 , Tema do Dia e 14).
http://www.radiobras.gov.br/sinopses.htm
>
Lula entrega uma comenda ao verdadeiro ‘Mão Santa’
>
O senador Mão Santa (PMDB-PI) é o mais barulhento adversário de Lula. Não há dia que não discurse. Da tribuna, os ataques ao presidente saem-lhe em catadupas. Assim, não é difícil imaginar o prazer que sentiu Lula ao condecorar, nesta terça-feira (29) um outro Mão Santa. O verdadeiro, o autêntico, o Mão Santa escocês, diria Nelson Rodrigues. A santidade das mãos do senador, médico obstetra, é algo de que todo brasileiro não-piauiense desconfia. A divindade das mãos de Oscar Schmidt é coisa de que ninguém duvida. Foi provada dentro de quadra, aos olhos de multidões. Só nas 326 partidas em que vestiu a camiseta da seleção brasileira de basquete, Oscar encestou 7.693 pontos. Um espanto! Daí o apelido. Daí também o mérito que o levou a receber, das mãos do presidente da República, uma comenda do Itamaraty. Com a Ordem de Rio Branco (grau de Oficial) já espetada no paletó, o Mão Santa amistoso retribuiu o reconhecimento com um presente. Deu a Lula uma bola. Bola de basquete. Blog do Josias, Folha Online. Foto: Paulo Geovane/CBB/Divulgação; http://www.esportesterra.com.br/
>
Noiva termina com Ronaldo
>


>
O escândalo de Ronaldo na última segunda-feira, no qual foi flagrado com travestis em motel na Zona Oeste da Barra da Tijuca, custou muito caro ao Fenômeno. De acordo com o jornal “Extra”, a noiva do jogador, Maria Beatriz, terminou o relacionamento com ele. Segundo a publicação, Ronaldo, que está deprimido e passa a semana na casa da mãe (Dona Sônia), ainda pode ter mais prejuízos. Só que financeiros. A empresa de material esportivo que patrocina o craque pode romper o contrato vitalício que tem com ele. No acordo entre as partes, é prevista a quebra do compromisso em situações que afetem a imagem da marca. Procurada pelo GLOBOESPORTE.COM, a empresa mandou uma nota oficial avisando que não vai comentar sobre o caso. [foto matéria.
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL448954-1306,00.html
>
Lula na Nova Zelândia tem maior olho do mundo, dizem cientistas
>


>
Cientistas da Nova Zelândia que estão estudando o esqueleto de uma lula gigante e rara disseram nesta quarta-feira (30) que o animal tem um olho de cerca de 27 centímetros de diâmetro --maior que um prato comum. Isso pode torná-lo o bicho com maior olho na Terra. Um dos olhos da lula, com o cristalino do tamanho de uma laranja, foi encontrado intacto pelos cientistas, enquanto o animal era descongelado no museu nacional Te Papa Tongarewa. O animal estava sendo preservado no local após ser capturado no ano passado nas águas do país. (...) A lula é o maior exemplar já encontrado da espécie Mesonychoteuthis hamiltoni. Folha Online, Associated Press.
>
A Presidência da República oferece àquele que a ocupa uma tribuna de alta ressonância. Algo que Theodore Roosevelt chamou de "bully pulpit" (púlpito formidável). Amplificado pelo eco que produz na TV, no rádio e nos jornais o verbo presidencial costuma alçar às alturas. Nesta quarta-feira, Lula armou seu púlpito em Maceió. Discursou na reunião do conselho deliberativo da Sudene. O auditório estava pleno de convidados. A platéia incluía quatro ministros e onze governadores de Estado. Em meio ao anúncio de créditos para o Nordeste, o presidente, como que movido pela aura de santidade que lhe conferem as pesquisas, sentiu-se à vontade para distribuir uma indulgência. São Lula remiu os pecados de Cid Gomes (PSB), o governador do Ceará. Para Sua Santidade o presidente, a imprensa peca ao explorar a caravana aérea patrocinada por El Cid. "Certamente, se ao invés da sua sogra você tivesse levado um empresário no avião, não teria tido problemas", disse Lula, sob aplausos. "Não estou dizendo que é certo levar sogra ou não. O que estou dizendo é que as pessoas [os jornalistas] precisam dar a informação e deixar o povo julgar." São Lula desperdiçou boa parte de sua fala para esmiuçar o caso da sogra. Disse coisas assim: "Tem coisa muito mais importante –não que a sogra não seja importante— que você [Cid Gomes] faz e que nunca apareceu nacionalmente"; (...) Quando cunhou a expressão "bully pulpit", Theodore Roosevelt quis dizer que o presidente da República deve vigiar o que diz. Suas palavras precisam irradiar a luz do bom exemplo. Não é a primeira vez que Lula passa a mão na cabeça de políticos e gestores públicos pilhados em práticas ruinosas. Nada parece abalar, porém, a popularidade de São Lula. A devoção é mesmo algo sublime. Não há sentimento mais belo. Quando dedicada a um santo fictício, aí mesmo é que ela se torna comovente. Reverenciemos, pois, os que, mãos postas, cultuam incondicionalmente o presidente. Escrito por Josias de Souza; Folha Online.
>
Brasil foi considerado país sério, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (30) que o Brasil foi considerado um "país sério" por investidores estrangeiros. "Nós acabamos de ter a notícia de que o Brasil passou a ser 'investment grade'. Não sei nem falar direito a palavra, mas se formos traduzir para uma linguagem que todos os brasileiros entendam poderia dizer que o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida das suas finanças com seriedade e que por isso passamos a ser merecedores de uma confiança internacional que há muito tempo necessitava", disse o presidente. Nesta quarta, a agência de classificação de risco Standard and Poor's concedeu ao Brasil o patamar de grau de investimento. A decisão representa uma melhora na recomendação do Brasil, que passa a ser considerado investimento seguro para investidores estrangeiros. G1, SP.
>
Avaliação do MEC reprova 4 cursos federais de medicina
SÃO PAULO - Dezessete cursos de medicina com conceitos 1 ou 2, simultaneamente, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) serão supervisionados pelo Ministério da Educação. Foram avaliados 103 cursos em instituições públicas e privadas. Dos cursos com conceitos fracos, quatro são de instituições federais: as de Pará, Bahia, Alagoas e Amazonas.
Lista as instituições sob supervisão
Lista de todas as instituições avaliadas
O MEC exigirá das instituições com resultado insatisfatório um diagnóstico sobre o desempenho, com medidas para sanar as deficiências identificadas. O diagnóstico deve abordar a organização didático-pedagógica; a integração do curso com os sistemas local e regional de saúde; o perfil do quadro discente; a oferta de vagas nos processos seletivos de 2008, com especificação daquelas ocupadas nos referidos processos e o número de concluintes em 2007; o perfil do quadro docente, incluindo titulação e regime de trabalho, composição e atuação do núcleo docente estruturante, colegiado e coordenação de curso; a infra-estrutura, com identificação das condições de oferta das disciplinas de práticas médicas, em especial o estágio curricular, condições da biblioteca e produção científica.
>

COMBUSTIVEIS: FERIADÃO COM INFLAÇÃO

Lula quer solução para preço da gasolina ainda nesta quarta

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que quer uma definição ainda nesta quarta-feira, 30, sobre o aumento ou não do preço do combustível. "Não pode passar de hoje", afirmou. Ele disse que se é para dar aumento, que seja dado logo. Se não, que se diga que não vai dar para acabar com as "especulações".
Isto porque, segundo o presidente, daqui a pouco os preços dos alimentos começarão a subir por causa da especulação. Lula afirmou que leu quatro notícias diferentes sobre o assunto e que isso não é possível. "Daqui a pouco, o povo está pagando na comida o preço de um combustível que não foi aumentado, porque a especulação contribui para que as coisas aconteçam. Daqui a pouco, aparece alguém com expectativa de inflação por conta de boato e não é possível trabalhar assim", enfatizou. Lula reconheceu que o governo está preocupado com o impacto do aumento dos combustíveis no comportamento da inflação. "A inflação é minha preocupação cotidiana", destacou, acrescentando que a alta de preços causada pela demanda de alimentos é contornável. "Esse é um desafio fácil de responder. É só produzir mais arroz, feijão. Esse é um problema sazonal", comentou. Ele informou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, está discutindo esse assunto, vai definir e vai comunicar a ele a decisão, por telefone, ainda nesta quarta. "Eu vou estar em Maceió e ele vai me ligar para decidir isso ainda hoje", afirmou o presidente. O presidente disse ainda que a inflação está sob controle e que a meta de inflação está sendo cumprida. Advertiu, porém: "só precisamos tomar cuidado; não podemos relaxar". Diante da insistência dos jornalistas sobre se haveria ou não aumento dos combustíveis, respondeu que não trabalha sobre hipóteses. "Não posso dizer se vai ter ou não aumento; não posso trabalhar com hipóteses". O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo afirmou que não é política do governo fazer controle de preços para combater a inflação. "Não é nossa política fazer controle de preços quando a análise técnica evidencia que temos de tomar outra atitude", disse Bernardo. Ele disse ainda que o governo quer tomar uma decisão rápida para evitar especulações. Segundo o ministro, o governo não é necessariamente contra o aumento dos combustíveis, mas quer ver o embasamento técnico para que essa decisão seja tomada.
(Tânia Monteiro, de O Estado de S. Paulo com Fabio Graner, da Agência Estado). 3004.