PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

XÔ! ESTRESSE [In:] "SOB NOVA DIREÇÃO"

 #































#

A FLAUTISTA DO PLANALTO *


.:Estagiárias são demitidas após publicarem foto de rato na gráfica do SenadoDuas estagiárias são demitidas após publicarem foto de roedor morto na gráfica da Casa e fazerem comentário sobre Renan Calheiros


Publicação: 15/02/2013 08:14 Atualização: 15/02/2013 13:38

Fachada da gráfica do Senado: estagiárias fotografaram o animal nas dependências do edifício  (Edilson Rodrigues/CB/D.A Press 7/4/09)
Fachada da gráfica do Senado: estagiárias fotografaram o animal nas dependências do edifício
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assumiu o cargo há duas semanas e, desde então, é um dos alvos preferidos dos internautas brasileiros. 

Nas redes sociais, os insatisfeitos com a eleição do cacique do PMDB divulgam uma petição contra o senador, que, na manhã de ontem, já somava 1,5 milhão de assinaturas. 

Apesar de não comentar a mobilização popular, a direção do Senado está incomodada com a avalanche de críticas a Calheiros. Tanto que duas estagiárias da Casa foram demitidas, na semana passada, depois de postarem mensagens com comentários sobre o senador alagoano. 

As jovens estudantes, uma delas sobrinha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, receberam a punição depois de publicarem nas redes sociais que Renan Calheiros seria um “problema” para o Senado. A demissão das estagiárias repercutiu entre funcionários da Casa: servidores que haviam compartilhado críticas, abaixo-assinados ou qualquer outro comentário sobre a eleição do presidente do Senado se apressaram em apagar qualquer vestígio das publicações.


 (Reprodução do post com a imagem do animal morto)


Leia mais notícias em Política

O episódio que levou à demissão das duas jovens aconteceu no último dia 6. As estudantes estagiavam no Serviço de Administração da Secretaria de Recursos Humanos do Senado durante o período matutino. 

Na manhã daquela quarta-feira pré-carnaval, as estagiárias e os colegas foram surpreendidos com a presença de um rato no meio do setor, que fica no prédio da Gráfica do Senado. Em meio à correria causada pelo roedor, uma copeira matou o animal com a ajuda de um calendário de papelão. 

O cadáver do bicho ficou por alguns minutos no chão, e as duas jovens decidiram fotografá-lo. Uma delas postou a imagem no Facebook com uma legenda que dizia: “E a gente que achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros”. A colega, que é filha da irmã de Joaquim Barbosa, publicou a foto com comentário semelhante.


------------------------
(*) Paráfrase: O Flautista de Hamelin (Irmãos Grimm).
---
-------------

"É OITO OU OITENTA" (oi, tenta !!!)


Operadora Oi é multada em R$ 34 milhões por má qualidade de serviçoA decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta e não cabe recurso


Publicação: 15/02/2013 13:01 Atualização: 15/02/2013 14:20


Brasília - A empresa de telefonia Oi terá que pagar uma multa de R$ 34,2 milhões por descumprimento de metas de qualidade impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às operadoras de telefonia móvel. A pena foi publicada nesta sexta-feira (15/2) no Diário Oficial da União, e a empresa não tem mais como recorrer da decisão dentro da Anatel, mas pode buscar a Justiça.


O superintendente de Serviços Privados da agência, Bruno Ramos, explicou à Agência Brasil que a multa é referente ao descumprimento de todos os 12 indicadores de qualidade previstos no antigo Plano Geral de Metas de Qualidade. Entre os itens estão taxas de reclamação, chamadas completadas, queda de ligação, pedidos de informação, atendimento ao usuário e de recuperação de falhas. Também foi descumprido o índice que trata da taxa de reclamação de cobertura e de congestionamento de canal de voz. 




Segundo Ramos, a Anatel verificou o descumprimento dos indicadores durante todo o ano de 2009, e a multa foi aplicada em 2010. A Oi recorreu em 2011, mas o Conselho Diretor da agência negou o recurso, e a empresa entrou com pedido de reconsideração, que já foi julgado pela agência. “Essa multa já é transitada em todas as áreas administrativas, e não tem mais revisão na Anatel, por isso foi publicada hoje”, disse o superintendente.


A multa foi aplicada pela Anatel para as prestadoras TNL PSC e Brasil Telecom Celular, ambas do grupo Oi. A Oi informou, por meio da assessoria de imprensa, que está analisando o teor da decisão anunciada pela Anatel e acrescenta que irá recorrer.



"HIC ! ''


...

Álcool é responsável por 1 a cada 30 mortes por câncer

Ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo moderadamente, pode ser perigoso




Embora hábitos prejudiciais à saúde, como fumar, sejam instintivamente relacionados ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, o mesmo não acontece com o álcool. Exceder um pouco na bebida de vez em quando e beber socialmente com certa frequência não é visto como problema por grande parte das pessoas. Entretanto, um estudo publicado ontem (14) no Americam Journal of Public Health mostrou que uma em cada 30 mortes por câncer nos Estudos Unidos está ligada ao consumo de álcool.

Segundo o autor do estudo, David Nelson, diretor do Cancer Prevention Fellowship Program, quanto mais álcool um indivíduo consome, maior o risco de desenvolver um câncer, mas, na verdade, não há um limite seguro de ingestão de bebidas alcoólicas. Para chegar a essa conclusão, ele e uma equipe de pesquisadores coletaram dados de diversas fontes, incluindo o Alcohol Epidemiologic Data System (2009), o Behavioral Risk Factor Surveillance System (2009) e o National Alcohol Survey (2009-2010).

A pesquisa mostrou que cerca de 30% das mortes relacionadas a tipos de câncer diretamente relacionados ao álcool, como o câncer de esôfago, estão associadas à ingestão moderada de bebidas alcoólicas. Eles descobriram ainda que o álcool apresenta uma ligação acentuada com o câncer de mama, sendo responsável por 15% das mortes pela doença. Os resultados indicaram ainda outro dado importante: mortes por câncer relacionadas ao álcool estão relacionadas ao encurtamento da vida em 18 anos, em média.

Dr. David ressalta ainda que muitas pessoas defendem o consumo de álcool com o argumento de que ele protege o coração. Entretanto, olhando um contexto mais abrangente, é possível afirmar que a bebida alcoólica provoca 10 vezes mais mortes do que previne. Confira a seguir como o álcool age no seu corpo e como afeta sua saúde:

''É UM PÁSSARO, UM AVIÁO?"


Atualizado: 15/02/2013 12:48 | Por BBC, BBC Brasil

Asteroide passará de raspão pela Terra






Um asteroide com um diâmetro aproximado de 45 metros irá nesta sexta-feira passar a cerca de 28 mil km da Terra - a menor distância já registrada no monitoramento de corpos celestes com esse tamanho.

Identificado como 2012 DA14, o asteroide passará mais perto da Terra do que satélites que orbitam o planeta, mas não há risco de colisão. O ponto mais próximo da superfície terrestre de sua trajetória será registrado às 19h25 GMT (17h25 no horário de Brasília)

A passagem do asteroide foi precedida por uma chuva de meteoritos na Rússia, causada pela entrada de um meteoro na atmosfera terrestre. No entanto, cientistas acreditam que os dois eventos não têm relação.

Alan Fitzsimmons, perquisador da Universidade Queens em Belfast, na Irlanda do Norte, disse à BBC News que a ocorrência de ambos no mesmo dia é somente 'uma coincidência cósmica'.

Oportunidade única
O asteroide orbita o Sol em 368 dias - um período semelhante ao do ano terrestre - mas não o faz no mesmo plano que a Terra.

Quando ele passar perto da Terra, a 7,8 km/s, virá desde o hemisfério sul da Terra e seguirá em direção noroeste.

O corpo celeste passará diretamente sobre o Oceano Índico. A Europa Oriental, a Ásia e a Austrália serão os locais de melhor visibilidade.

Mas observadores podem assistir à passagem do asteróide ao vivo pela internet, em transmissões como a do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (Assista ).

O 2012 DA14 foi visto pela primeira vez em fevereiro de 2010 por astrônomos do Observatório Astronômico de La Sagra na Espanha - cuja principal atividade é a descoberta e localização de pequenos corpos celestes (asteroides e cometas).

Eles avistaram o asteroide após sua passagem anterior, a uma distância muito maior.

Por meio de suas observações, eles conseguiram calcular as trajetórias passadas e futuras do asteroide e prever a passagem desta sexta-feira, que será a mais próxima da Terra por pelo menos 30 anos.

O professor Fitzsimmons disse que é uma oportunidade científica única. 'Quando os asteroides passam assim tão perto, é muito importante tentar aprender sobre eles', diz.

'Conseguimos mais conhecimento sobre esses pequenos objetos, que tem mais probabilidade de impacto com a Terra.'


BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

PRESIDENCIÁVEIS [In:] ''MARINA, MORENA MARINA..."


15/02/2013 - 04h30

Análise: Projeto da ex-senadora enfrentará obstáculos maiores do que em 2010


FERNANDO RODRIGUES/FOLHA SP
DE BRASÍLIA

O projeto da ex-senadora Marina Silva de disputar a Presidência da República em 2014 contém obstáculos extras na comparação com o cenário que enfrentou em 2010.

Naquele ano, ficou em terceiro na corrida ao Planalto, com cerca de 20% dos votos. Perdeu, mas foi a grande novidade da disputa. Galvanizou o apoio de brasileiros desencantados com políticos tradicionais.

Na pesquisa Datafolha de dezembro último, Marina aparece com potencial de voto para presidente que sugere que ela manteve o seu patrimônio de dois anos atrás.

São dados que devem ser analisados com ponderação. Quando não há campanha eleitoral aberta, é natural candidatos de outras disputas se beneficiarem da memória do eleitor, que, na dúvida, tende a declarar intenção de votar em quem já conhece.

Mas nada garante que Marina será outra vez depositária do voto de protesto contra os políticos tradicionais. Afinal, ela já não será uma neófita em corridas presidenciais. Em 2010, a ex-senadora pelo PT do Acre era uma ex-ministra que havia saído do governo por não concordar com a política ambiental de Lula. Com o tempo, esse predicado pode não eletrizar eleitores como antes.

Outra dificuldade é não ter um partido pronto. Ela teve o PV em 2010. Sigla modesta, mas que oferecia o básico: uma pequena bancada de deputados federais para garantir tempo de propaganda eleitoral na TV. Agora, será necessário convencer deputados a embarcarem no projeto.

O novo partido decidiu que não receberá doações de empresas "sujas", como as fabricantes de bebidas alcoólicas. É uma grande jogada de marketing, mas como serão repostos os recursos que brotavam dessas fontes? Não se sabe. A doação de pequenas quantias de pessoas físicas ainda é uma meta e não uma certeza. Sem dinheiro não se faz campanha no Brasil.

A todas essas dúvidas os aliados de Marina tendem a responder com uma palavra: internet. Pode dar certo, embora até agora a militância na web não tenha amadurecido. Neste mês, mais de 1,3 milhão de pessoas aderiu a uma petição digital contra Renan Calheiros (PMDB-AL), mas no momento em que a manifestação de rua foi convocada, só 200 apareceram.

Por fim, adversários de Marina têm estudado a natureza de seus eleitores. Haverá contraofensiva. O voto dos evangélicos, por exemplo, será muito mais cortejado. Ou seja, o projeto da ex-senadora não terá caminho suave.

------------

PRESIDENCIÁVEIS [In:] ''AQUELLOS OJOS VERDES''


15/02/2013 - 04h00

Campos afirma que só vai discutir sucessão de Dilma em 2014


NATUZA NERY/FOLHA SP

DE BRASÍLIA


O governador Eduardo Campos (PSB-PE) tem recorrido à ironia quando falam de sua candidatura à Presidência em 2014. Ontem, usou o Carnaval para negar essas especulações: "Vi num bloco um grupo de adolescentes vestindo a camiseta dizendo: 'Eu já nem estou atendendo o telefone, imagine ligando'".

Aos risos, Campos repetiu à Folha aquilo que ele próprio pronuncia feito mantra desde que entrou no rol de prováveis candidatos ao Planalto: "O PSB não tem que fazer a discussão sobre 2014 durante 2013. O que precisamos agora é ajudar a presidente Dilma no Congresso e em seu esforço de retomar o crescimento econômico; não ficar se perdendo em conjecturas."


A frase casa com a avaliação de uma ala majoritária do partido, segundo a qual seria um erro colocar o bloco na rua neste momento. "2014 deve ser tratado em 2014", afirmou ontem o líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg.

Alan Marques - 14.jan.2013/Folhapress
Eduardo Campos, governador de Pernambuco
Eduardo Campos, governador de Pernambuco
Eis algumas das razões: não interessa transformar Campos em foco prematuro de rivais; não vale a pena romper agora com o Executivo; é preciso medir como evoluem a economia e a popularidade da presidente Dilma.

A entrada do governador na bolsa de apostas transformou-o em uma das principais atrações da sucessão. 







É um projeto polêmico, com resistência, sobretudo, no PMDB, dono da vaga.


"Tenho visto muita notícia na imprensa, mas não me preocupo; amanhã vou saber o que Lula pensa na imprensa", ironizou o governador.
Colaborou GABRIELA GUERREIRO, de Brasília

''ALÔ, ALÔ MARCIANO ! "


15/02/2013 - 03h30

Os tucanos que se cuidem


BRASÍLIA - 
Desde 2004, o Brasil caiu de 15º para 6º lugar no índice de inflação na América do Sul, mas a coisa é mais grave em São Paulo, onde, segundo o Dieese (departamento sindical responsável por esse tipo de estatística), o custo de vida teve a maior alta em dez anos.

O Brasil também registrou uma queda de 1,4% no nível de empregos da indústria em 2012, mas a coisa, mais uma vez, fica pior em São Paulo, onde, segundo o IBGE (que acompanha os níveis de ocupação), a retração foi de 2,6%, só melhor do que no Nordeste (2,7%).

Para o cidadão, os números dizem muito pouco e tanto faz se a culpa é do governo federal, do Estado ou do município. O que importa é a percepção de que os preços dos alimentos estão aumentando e que as fábricas já não estão tão acolhedoras para novas contratações. 

E o governador será o "culpado" mais ao alcance da mão, e do voto, nas eleições de 2014.

Com Dilma bem embalada por Lula, por medidas muito populares --como queda na conta de luz-- e pelos aumento dos índices oficiais de inclusão social, a reversão de humor pode cair não na sua candidatura à reeleição à Presidência, mas, sim, na de Geraldo Alckmin à reeleição ao governo do Estado.

A isso se somam o poder deletério do aumento da violência sobre a imagem do governador, o desgaste natural de quase duas décadas de PSDB no poder estadual e a alternância entre Alckmin e Serra em sucessivas disputas, sufocando o surgimento de lideranças tucanas.

Enquanto Lula põe a criatividade em ação para sacar uma nova Dilma ou um novo Haddad para o Bandeirantes, Alckmin pode ir se preparando para uma eleição muito difícil no ano que vem.

Se tem a máquina, ele vem perdendo em imagem e não vai ter lá grandes suportes no resto da chapa. Com tantos pré-candidatos ao Senado, por exemplo, o PSDB certamente não tem "o" candidato.

Eliane Cantanhêde
Eliane Cantanhêde, jornalista, é colunista da Página 2 da versão impressa da Folha, onde escreve às terças, quintas, sextas e domingos. É também comentarista do telejornal "Globonews em Pauta" e da Rádio Metrópole da Bahia.

OPERAÇÃO PORTO SEGURO [In:] "SÓ CAROLINA NÃO VIU..."


15/02/2013 - 05h30

Comissão interna sugeriu apurar atuação de ministro


ANDREZA MATAIS
MATHEUS LEITÃO/FOLHA SP
DE BRASÍLIA


Ao investigar a suspeita de envolvimento de servidores da AGU (Advocacia-Geral da União) no esquema da Operação Porto Seguro, uma comissão de sindicância interna do órgão apontou indícios de irregularidade na atuação do ministro Luís Inácio Adams e pediu a abertura de processo disciplinar contra ele.

O pedido, no entanto, foi arquivado pelo corregedor da AGU, Ademar Passos Veiga, 17 dias após ter sido proposto pela sindicância, composta por três servidores de carreira. O trabalho durou quase dois meses.


Sergio Lima - 29.nov.2012/Folhapress
Ministro Luís Inácio Adams durante entrevista na AGU
Ministro Luís Inácio Adams durante entrevista na AGU
Nomeado por Adams, o corregedor argumentou que não havia indícios de irregularidades contra o ministro.

A Operação Porto Seguro foi deflagrada pela Polícia Federal em novembro do ano passado e investigou a venda de pareceres técnicos de integrantes do governo para beneficiar empresários.

A PF chegou a fazer busca e apreensão na AGU. O braço direito de Adams, José Weber, foi denunciado pelo Ministério Público.

Outros servidores da AGU também tiveram os nomes envolvidos. A partir daí, foi criada a comissão. Os integrantes consideraram, segundo a Folha apurou, que o ministro foi além de sua competência ao assinar despacho sobre desmatamento em terras da União.

A decisão beneficiou o esquema, diz a PF. Adams assinou sete documentos que interessavam ao grupo, apontou a sindicância. Ainda de acordo com a investigação da PF, os operadores da fraude eram o braço direito de Adams e a chefe do escritório da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha, exonerados após o escândalo vir à tona.
A AGU omitiu a informação sobre a recomendação da sindicância envolvendo o ministro em nota divulgada no dia 8 de fevereiro.

OUTROS INVESTIGADOS
A sindicância recomendou, ainda, a abertura de processos administrativos contra três servidores do órgão, incluindo o ex-braço direito do ministro, o que foi acatado pelo corregedor.

O ministro disse, em outras ocasiões, que não tinha conhecimento do esquema. E que não foi investigado pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público. A Folha apurou que esse foi um dos argumentos usados pelo corregedor para arquivar o pedido.

Os outros servidores que serão investigados são a chefe de gabinete de Adams, Hebe Teixeira Romano, e o consultor-geral da União, Arnaldo Sampaio Godoy.

Apesar de serem alvos da AGU, como a Folha revelou, os dois também não foram investigados pela PF.

Editoria de Arte/Folhapress
(*) carolina (Chico buarque). 

GOVERNO DILMA/MANTEGA. INFLAÇÃO (é o bicho!)


15/02/2013 - 05h30

Governo usa tributo menor contra inflação


VALDO CRUZ/FOLHA SP
DE BRASÍLIA


O corte de impostos de itens da cesta básica e a redução do PIS/Cofins são umas das armas do governo Dilma para tentar segurar a inflação neste ano e garantir expansão do PIB acima de 3%.

A ideia é que até junho sejam anunciadas a desoneração tributária da cesta básica e uma redução horizontal na cobrança de PIS/Cofins, atingindo praticamente todos os setores da economia.

Com esses cortes, a expectativa é que os preços dos setores beneficiados caiam, ajudando a conter a inflação num momento em que a taxa anualizada deve fica acima de 6% até junho, pelo menos.

Assim, o Banco Central pode não ter de elevar a taxa de juros, algo que o Planalto prefere que não aconteça.

Em janeiro, com a alta de 0,86% no IPCA, a inflação anualizada bateu em 6,15% (o teto da meta é de 6,5%) e acendeu o sinal de alerta no governo. O próprio Banco Central fez questão de divulgar que a taxa "preocupa" e deixa a instituição numa situação "desconfortável".

A nova rodada de desonerações tributárias segue a estratégia adotada com o corte nas tarifas de energia.

Segundo a Folha apurou, o corte de impostos da cesta básica, já anunciado por Dilma, pode ser divulgado em até dois meses e teria o efeito de reduzir a inflação em, ao menos, 0,3 ponto percentual.

O governo decidiu também acelerar os estudos sobre as mudanças no sistema de pagamento do PIS/Cofins.

Com isso, além de reduzir o custo Brasil e gerar maior competitividade, objetivo original da ideia, a mudança nos dois tributos passou a fazer parte do arsenal do governo para baixar a inflação.

A extensão da medida dependerá do custo fiscal e, por isso, pode ser adotada gradualmente, mas sempre beneficiando a economia de forma horizontal, e não setorizada.

Em 2012, o governo foi muito criticado por escolher os setores beneficiados com as desonerações tributárias.

Editoria de arte/Folhapress
---

ROMA/IGREJA CATÓLICA/PAPADO: MEIO (DE) CAMPO


5/02/2013 - 05h30

'Monsenhor George Clooney' será elo entre Bento 16 e sucessor

CLÓVIS ROSSI/FOLHA SP
ENVIADO ESPECIAL A ROMA


Bento 16 não ficará tão "escondido do mundo" como anunciou ontem, na audiência com o clero de Roma.

Uma verdadeira sombra sua permanecerá a serviço do novo papa, como assessor do pontífice, acumulando o papel de secretário privado de Joseph Ratzinger mesmo depois que este se retirar primeiro para Castel Gandolfo (onde fica a residência de verão dos papas) e, depois, para o convento Mater Ecclesiae, no interior do Vaticano.

Esse duplo papel pertencerá ao monsenhor alemão Geor­g Gäns­wein, 57 anos, que chegou a ser chamado de "Monsenhor George Clooney" pela revista "Vanity Fair", que não é exatamente uma publicação muito dedicada ao espírito.

Pablo Ordaz, correspondente de "El País" na Itália, descreve-o assim: "1,80 m de es­ta­tu­ra, cor­po de atle­ta, cabe­lo loiro, olhos claros". É secretário pessoal de Ratzinger há nove anos, ou seja, desde antes de que o cardeal alemão se tornasse papa --uma indicação clara do grau de confiança e proximidade entre eles.

O duplo papel de Gäns­wein, anunciado ontem pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, provocou óbvia e imediata suspeição na sala de imprensa da Santa Sé, para a qual aflui inexoravelmente toda a sorte de especulações, boatos, apostas e diz que diz de uma Igreja Católica que seu próprio chefe admitiu anteontem estar dividida.

Alessandra Tarantino/Associated Pressa
Monsenhor Georg Gänswein assiste ao papa durante audiência na sala Paulo 6º
Monsenhor Georg Gänswein assiste ao papa durante audiência na sala Paulo 6º


Uma jornalista sugeriu, na sua pergunta a Lombardi, que era discutível, com Gänswein ao lado dos dois papas, que Bento 16 não fosse ter interferência alguma no novo papado.

Lombardi explicou que o prefeito (título que Gänswein terá) não tem participação nem na governança do Vaticano nem na doutrina que dele emana.

Limita-se, continuou, a cuidar de aspectos praticamente burocráticos, como, principalmente, acertar as audiências do papa.

A suspeição se deve ao papel que Gänswein desempenhou em outra função teoricamente burocrática, a de secretário de Bento 16.

Foi ao fax que "Monsenhor Clooney" vigia que chegou uma carta dirigida ao papa com denúncias graves.

O papa a leu e Gänswein guardou-a depois em uma gaveta no próprio apartamento papal. Mas a carta, bem como muitos outros documentos secretos, acabou vazando e apareceu no livro "Sua Santidade -- As Cartas Secretas de Bento 16", cujo autor, Gianluigi Nuzzi, foi entrevistado anteontem pela Folha.


O BEM INFORMADO

O dublê de secretário (de um papa) e prefeito (do outro, futuro) está, portanto, bem informado sobre a hipocrisia vaticana que Bento 16 tanto lamentou na Missa de Cinzas.

O sentido comum diz que Bento 16 não poderá se esconder do mundo --pelo menos do mundo eclesiástico-- se Gänswein resolver, como é natural, conversar com ele sobre o que acontece dentro do Vaticano.

Até porque Lombardi deixou claro ontem que Ratzinger não perderá o nome de Bento 16, que escolheu ao ser eleito papa. "É um título absolutamente inalienável", disse o porta-voz.


COMITIVA

Além de Gänswein, acompanharão Bento 16 a Castel Gandolfo e depois ao convento o seu segundo secretário, o padre mal­tês Alfred Xue­reb, e a chamada "fa­mí­lia do pa­pa", formada pelas leigas Car­me­la, Lo­re­da­na, Cris­ti­na e Ro­se­lla e pela monja Bir­git Wan­sing.

Dois papas, então, convivendo no mesmo e pequeno Estado do Vaticano? Não, disse ao "Corriere della Sera" o padre Ottavio De Bertolis, especialista em direito canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana: "A partir do dia 28, Ratzinger não é mais papa. Ponto, parágrafo".

Mas, como quase tudo nesse ineditismo que é a renúncia de um papa, De Bertolis admite que há uma zona de sombra.

"O direito canônico", diz ele, "cala sobre quais são os direitos e deveres" do papa que deixou o trono de Pedro.

Editoria de Arte/Folhapress
----------

STF: REVISANDO MORDOMIAS

...
Supremo cria comissão para rever privilégios de juízes 
 
BAND/APRESENTADOR RICARDO BOECHAT: 

Supremo cria comissão para rever privilégios de juízes 
 
APRESENTADOR RICARDO BOECHAT: O presidente do Supremo Tribunal Federal mandou criar uma comissão que vai rever privilégios de juízes, as férias de dois meses para todos os magistrados, por exemplo, é um desses privilégios que podem acabar. 

REPÓRTER CAIÃ MESSINA: São pastas, pastas e mais pastas, nada menos do que 63 milhões de processos aguardam uma decisão do Judiciário. A fila é tão grande, que em média, apenas três de cada 10 ações são julgadas.

Um dos motivos, segundo o próprio comando aqui do Supremo Tribunal Federal, é o tempo de folga dos juízes. Hoje, eles têm direito a dois meses de férias e mais 15 dias, pelo menos, de recesso no fim do ano. A reforma da legislação, que estabelece os direitos e deveres dos juízes, está engavetada há 25 anos. Enquanto isso, quem precisa de uma Justiça mais rápida, reclama.

ENTREVISTADO: O Judiciário deveria, a sua estrutura, o seu tamanho, acompanhar as demandas e a população daquela unidade federativa, isso às vezes não acontece.

REPÓRTER CAIÃ MESSINA: Mas agora, uma comissão no Supremo deve reformular a Lei Orgânica da Magistratura.

PRESIDENTE DO STF/JOAQUIM BARBOSA: Não é impossível imprimir um ritmo rápido a um determinado processo.

ENTREVISTADO: A Anamatra pretende defender o período de 60 dias de férias, tanto dentro do Supremo Tribunal Federal, quanto dentro do Congresso Nacional.

REPÓRTER CAIÃ MESSINA: Quando estiver pronta, a nova proposta vai passar pelo Congresso. A reforma deve tratar ainda de outra polêmica, juízes condenados mantêm o salário e a aposentadoria integral, mesmo afastados do cargo.

APRESENTADOR RICARDO BOECHAT: Essa Associação Nacional dos Magistrados dizer, na maior cara de pau, que vai defender as férias de 60 dias, mais 15 de recesso,75 dias à toa, contra 30 dos demais trabalhadores. É um absurdo, não é? Como diz o Boris Casoy, é uma vergonha.


.: Clippingradiobras.

QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

15 de fevereiro de 2013

O Globo

Manchete: Papa prega ‘verdadeira renovação’ da Igreja
Bento XVI diz que ficará escondido do resto do mundo, mas perto de religiosos.

Ao defender mudanças na Igreja, pontífice afirma que trabalho do Concilio Vaticano II, há meio século, está inacabado e há muito o que fazer. Mensagem gera especulações sobre coexistência com o sucessor.

Em audiência com religiosos de Roma, o Papa anunciou que, após renunciar, no dia 28, vai ficar "escondido para o mundo", mas continuará presente na Igreja: "Mesmo se me retiro agora, estou sempre perto de todos vocês nas rezas e vocês estarão perto de mim, mesmo se permaneço escondido para o mundo", disse, levantando especulações sobre como será a coexistência com o futuro Papa. Bento XVI pregou uma renovação verdadeira da Igreja e disse que o trabalho do Concilio Vaticano II não terminou. (Págs. 1 e 27 a 30)
American será a maior aérea
A American Airlines e a US Airways anunciaram a criação da maior empresa aérea do mundo, com receita de US$ 39 bilhões e desbancando a alemã Lufthansa. (Págs. 1 e 22)

Novo aperto nas teles
Empresas de telefonia fixa precisam melhorar qualidade de serviços até junho. (Págs. 1 e 26)
Obituário: Fernando Lyra, ministro da redemocratização, aos 74 anos (Págs. 1 e 4)

A mostarda é nossa: Donos da Ambev levam Heinz
Donos da maior cervejaria do mundo e da cadeia Burger King, os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira se uniram ao megainvestidor Warren Buffett para comprar a H.J. Heinz, de mostarda e ketchup, por US$ 28 bi. (Págs. 1 e 21)
Carnaval teve menos mortes em estradas
No primeiro feriado com as novas regras da Lei Seca, o número de mortes em rodovias federais caiu 18% em relação a 2012. No Rio, redução foi de 70%. (Págs. 1 e 7)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Bento XVI pede 'verdadeira renovação' da Igreja
No último encontro com o clero em Roma, papa disse que vai se ‘esconder do mundo’ após dia 28.

O papa Bento XVI usou seu último encontro com o clero da Diocese de Roma para pedir uma “verdadeira renovação” da Igreja, informam os enviados especiais Jamil Chade e Filipe Domingues. O pontífice procurou retomar a proposta de mudança do Concilio Vaticano II, que sinalizou a adoção de modelos mais modernos para a instituição. Bento XVI afirmou que, 50 anos depois do Concilio, “ainda há muito a fazer”. “Precisamos trabalhar para a realização de um Concilio real e para a verdadeira renovação da Igreja”, declarou. Para especialistas, a fala do papa foi um alerta ao conclave, e também ao próximo pontífice, para um dos principais desafios da instituição conter a perda de fiéis. O pontífice garantiu ontem que, ao renunciar no dia 28, vai se “esconder do mundo”. Entre vaticanistas e entre cardeais, porém, cresce o temor de que a presença de dois papas no Vaticano crie uma situação difícil, seja durante o conclave ou na gestão da Igreja. “Mesmo me retirando, vou estar sempre perto de vocês na oração e vocês estarão perto de mim”, declarou Bento XVI. (Págs. 1 e Vida A11 e A12)
Heinz é vendida por US$28 bi a trio que fundou Ambev
O fundo 3G, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, fundadores da Ambev, se uniu ao mega investidor Warren Buffet e comprou a marca de alimentos Heinz, fundada em 1869. O objetivo é tornar a Heinz potência global de alimentos, comparável à AB Inbev em bebidas. O negócio chega a US$ 28 bilhões, com US$ 72,50 pagos por ação. O 3G já é dono da marca de cerveja Budweiser e da rede de fast-food Burger King, outros dois ícones americanos. (Págs. 1 e Economia B1)
Surge a maior aérea do mundo
A American Airlines e a US Airways anunciaram a fusão das empresas, numa operação que criará a maior companhia aérea do mundo, com valor de mercado de US$ 11 bilhões. (Págs. 1 e B10)

Anatel agora cobra metas para a telefonia fixa
Depois das empresas de telefonia e internet móvel e TV por assinatura, a Anatel vai exigir mais qualidade também nas ligações de telefones fixos. O serviço terá de cumprir novas metas a partir de junho. (Págs. 1 e Economia B5)
PF cita juízes em relatório sobre desvio de processos
Relatório da Operação Lava Rápido, da Polícia Federal, que investiga desvio de processos e multas contra empresas, cita juízes do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) da Secretaria da Fazenda paulista. Os magistrados foram apontados por funcionárias que admitiram ter aceitado dinheiro dos mentores do esquema - três empresários que encomendavam o sumiço dos papéis. (Págs. 1 e Nacional A4)
Correa deve se reeleger no 1º turno no Equador
A campanha para a presidência do Equador terminou ontem com comícios dos 8 candidatos. A expectativa é de que o presidente Rafael Correa vença no 1º turno, informa o enviado a Quito Luiz Raatz. Para analistas, os outros candidatos não mobilizaram eleitores. (Págs. 1 e Internacional A8)
MP já avalia acusações de Valério a Lula (Págs. 1 e Nacional A5)

Expansão do JBS será avaliada pelo Cade (Págs. 1 e Economia B10)

Fernando Gabeira: Não em meu nome
Mais de um milhão de pessoas assinaram um manifesto contra Renan Calheiros. Movimentos como esse têm grande valor simbólico. (Págs. 1 e Espaço aberto A2)
Joseph Nye: A revolução da informação
Como a Primavera Árabe mostrou, mal começamos a compreender os efeitos da revolução da informação sobre o poder neste século atual. (Págs. 1 e Visão global A10)
Tutty Vasques: Doente do pé!
Qualquer outro funcionário do Planalto que chegasse na Quarta-Feira de Cinzas com o pé imobilizado seria motivo de piada. Não Dilma. (Págs. 1 e C4)
Notas & Informações: A guerra cambial no G-20
A guerra cambial denunciada pelo Brasil deve ser um dos grandes temas da reunião em Moscou. (Págs. 1 e A3)
Expectativa para evento no Rio
Em entrevista ao Estado, o porta-voz da Igreja, Federico Lombardi, afirmou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho no Rio, será a oportunidade de o próximo papa estabelecer suas prioridades. (Págs. 1 e A11)
Sem ônibus e com medo
Passageiros esperam ônibus em terminal de Florianópolis (SC). Por medo de ataques, motoristas e cobradores decidiram que ônibus circularão das 7h às 19h. Estado já teve 98 ataques desde 30 de janeiro. (Págs. 1 e Cidades C1)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Dólar chega à menor cotação em nove meses
Se você pretende viajar ao exterior, o momento é bom para comprar dólar. A moeda norte-americana fechou ontem a R$ 1,958, cotação mais baixa desde maio de 2012. Analistas chamam a atenção para a desvalorização de 4,22% nos últimos 45 dias e acreditam que o mercado mede força com o governo até chegar ao piso cambial. Ontem o Banco Central não tomou qualquer medida contrária à depreciação do dólar ante o real. Há uma expectativa de reação para hoje, com possíveis reflexos na Bovespa. Nos últimos sete dias, a Bolsa de Valores fechou no vermelho pela sexta vez . (Págs. 1 e 8)

Oito estados na mira do partido de Marina Silva
A nova legenda será anunciada amanhã pela ex-candidata a presidente. Uma das metas é disputar o governo nos principais centros. O DF é um desses colégios eleitorais. (Págs. 1 e 2)
Fernando Lyra: um construtor da democracia
O político pernambucano morreu ontem aos 74 anos. Deputado do MDB autêntico, ele foi ministro da Justiça de Sarney e candidato a vice-presidente na chapa de Brizola, em 1989. (Págs. 1 e 4)
Demissão
Senado dispensa estagiárias que publicaram foto de rato e criticaram Renan na internet. Uma delas é sobrinha de Joaquim Barbosa. (Págs. 1 e 6)
Vetos
A Advocacia-Geral da União pede ao STF que se manifeste sobre a ordem de votação no Congresso. Governo vê prejuízo de R$ 470 bilhões. (Págs. 1 e 3)
Fundo brasileiro compra gigante do ketchup dos EUA (Págs. 1 e 10)

Carnaval com menos mortes nas estradas (Págs. 1 e 7)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Petrobras terá déficit até 2020
Desde maio no comando da deficitária área de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza prevê que a oferta menor que a demanda por combustíveis no Brasil só vai se encerrar quando todas as novas refinarias da estatal ficarem prontas, o que deverá acontecer entre 2020 e 2022. Até lá, a Petrobras estará sempre “correndo atrás do mercado”. A estatal ainda tem um pequeno espaço para aumentar a produção de derivados até meados deste ano. Depois disso, explica, só com as novas refinarias. As primeiras deverão ser a Refinaria do Nordeste ou Abreu e Lima (PE) e a fase inicial do Comperj (RJ).

A refinaria de Pernambuco deve começar a processar os 230 mil barris de capacidade inicial entre novembro de 2014 e maio de 2015, e a do Comperj, com 165 mil barris/dia, em abril de 2015. Com o início de operação das duas unidades, a capacidade de refino aumentará para cerca de 2,4 milhões. (Págs. 1 e B6)
Figueiredo prevê aperto monetário
O Banco Central deve iniciar, em abril, um novo ciclo de aperto monetário. É o que prevê Luiz Fernando Figueiredo, ex-diretor do BC e hoje sócio da Mauá Sekular Investimentos. Ele considera que a sinalização nesse sentido foi dada na semana passada pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, quando disse não estar confortável com a inflação e com o fato de os reajustes de preços terem se espalhado pela economia. “No mercado, a ficha ainda não caiu”, observou.

Figueiredo acredita que, depois da intervenção do BC na última sexta-feira, com a intenção de diminuir um pouco a queda do dólar, ficou claro que o câmbio não será usado como substituto dos juros no combate à inflação. Ele entende que o BC não agiu antes na área monetária porque os efeitos dos choques ocorridos em 2012 ainda não haviam se espalhado pela economia. (Págs. 1 e C12)
G-20 deve buscar cortes dos déficits, diz Schäuble
A Alemanha, o país mais poderoso da Europa, avisa que um compromisso para redução significativa do déficit e da dívida pública — e não a guerra cambial — deve ocupar os países do G-20 hoje e amanhã em Moscou. Em entrevista exclusiva ao Valor, o ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, cobra que desta vez também as economias emergentes participem do acordo, por entender que a dívida pode ser um problema para o crescimento mundial.

A posição do governo alemão se choca com a do Brasil e dos Estados Unidos, que pretendem justamente evitar metas de endividamento rígido e manter estímulos para não prejudicar a já frágil recuperação global. (Págs. 1 e A16)
Recuperações excluem parte dos créditos
Os bancos conseguiram um importante precedente no Superior Tribunal de Justiça para garantir o recebimento de valores emprestados a empresas que entraram em recuperação judicial. A 4º Turma da Corte decidiu que créditos garantidos por cessão fiduciária — as operações com recebíveis — estão fora do processo de recuperação. A decisão foi unânime e, segundo advogados, assegura a chamada “trava bancária” nas recuperações judiciais, mas não resolve o problema das empresas. Na prática, as instituições financeiras poderão recuperar os valores emprestados sem se submeterem às assembleias de credores. (Págs. 1 e El)
Reforma da Previdência
Relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico recomenda ao Brasil elevar a idade de aposentadoria e a adoção de incentivos para que as pessoas continuem a trabalhar por mais tempo, diz o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria. (Págs. 1 e A4)
Cade investiga cartel em TI
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai investigar um suposto cartel que atuaria em licitações realizadas por órgãos e empresas públicas do Distrito Federal na contratação de serviços terceirizados de TI. (Págs. 1 e B2)
IDC amplia atuação
Demanda das empresas por informações mais atualizadas para definição de estratégias de curto prazo leva a IDC a realizar estudos mensais sobre os segmento de TI no Brasil, serviço que antes só estava disponível sobre o mercado chinês. (Págs. 1 e B2)
Recordes na exportação de ouro
Após o recorde nas exportações de ouro no ano passado, que alcançaram US$ 2,3 bilhões (barras, fios e perfis), as vendas externas do metal bateram o recorde mensal em janeiro, com 5,26 toneladas. (Págs. 1 e B5)
Galp prioriza o Brasil
A petroleira portuguesa Galp vai direcionar a maior parte de seus investimentos nos próximos anos para o Brasil. O plano global da companhia é de € 1 bilhão anuais. (Págs. 1 e B8)
Cemig prepara batalha jurídica
A Cemig solicitou à Aneel a renovação da concessão da hidrelétrica de Jaguara. A medida é mera formalidade antes de a empresa recorrer à Justiça para tentar continuar operando a usina, já que a Cemig não aderiu às normas da MP 579. (Págs. 1 e B8)
Ideias
Claudia Safatle
O governo não teria mais como contar com apreciação importante para conter a inflação e estimular o crescimento. (Págs. 1 e A2)


Alberto Furuguem
Falta de transparência nas contas públicas já nos levou a grandes erros de formulação e execução de políticas econômicas. (Págs. 1 e A14)
Governo quer acelerar desapropriações para favorecer concessões de rodovias (Págs. 1 e A3)

Buffett e Lemann compram Heinz
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira — os três brasileiros que criaram a AB InBev e compraram o Burger King — agora controlam a Heinz, empresa americana de alimentos que fatura US$ 11,6 bilhões por ano e fabrica o mais famoso ketchup do mundo.

A ideia de comprar a Heinz partiu do trio de brasileiros, donos do fundo 3G Capital. Há oito semanas, eles a apresentaram ao principal executivo da Heinz Company durante um jantar na Flórida (EUA). No fim de dezembro, Lemann encontrou o megainvestidor Warren Buffett num voo e lhe propôs entrar no negócio. Buffet topou na hora.

Ontem, Buffett, da Berkshire Ha­thaway, e Lemann anunciaram o acordo para a aquisição de 100% da Heinz. Será o maior negócio já realizado pela indústria da alimentação no mundo. Berkshire e 3G adquirem a companhia por US$ 28 bilhões — US$ 72,50 por ação. Pagarão um pouco mais de US$ 23 bilhões em dinheiro e assumirão uma dívida de US$ 5 bilhões. A operação está sujeita à aprovação dos acionistas da Heinz e de autoridades regulatórias dos Estados Unidos.

A 3G ficará com a gestão do negócio. Entre as medidas acertadas entre os sócios está o plano de fechar o capital da empresa na bolsa de Nova York, segundo apurou o Valor com fonte próxima à empresa. Isso também foi feito com o Burger King quando os brasileiros da 3G adquiriram o controle da rede em 2010. No Brasil, a Heinz tem uma fábrica, comprada à Quero em 2011. (Págs. 1 e B1 e B9)
------------------------------------------------------------------------------------
------