Copa 2010


O texto em tom editorial lido no programa "Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual ao jornalista da emissora Tadeu Schmidt.

Dentre os assuntos mais comentados do mundo no serviço de microblogs Twitter nesta segunda-feira (21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta --superou até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos os Trending Topics.


Alex Carvalho/Matt Dunham/TV Globo/AP
Tadeu Schmidt (esq.), jornalista que leu comentário em tom editorial no "Fantástico" criticando Dunga (dir.)
Tadeu Schmidt (esq.), jornalista que leu comentário em tom editorial no "Fantástico" criticando Dunga

Novamente, a frase confundiu usuários internacionais. "Agora, quem é cala boca tadeu schmidt? É um novo projeto para salvar animais?", perguntou um usuário norte-americano, em alusão à brincadeira propagada sobre o "Cala boca, Galvão".

"Xingou o técnico, é jornalismo; xingou os jornalistas, é crime contra a liberdade de imprensa. CALA BOCA TADEU SCHMIDT", disse um usuário brasileiro, bastante retuitado.

Outros usuários aproveitavam para fazer protestos de natureza política. "Meu povo do CALA BOCA TADEU SCHMIDT! Senado aprovou aumento de 18% durante a Copa", disse um tuiteiro.

Na noite de ontem, no "Fantástico", da Globo, Tadeu Schmidt falou sobre a confusão entre Dunga e um repórter da emissora durante a coletiva da imprensa pós-jogo.

"O técnico Dunga, no comando da seleção há quase quatro anos, não apresenta nas entrevistas comportamento compatível com a imagem de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência usa frases grosseiras e irônicas. Hoje depois de uma vitória incontestável mais uma vez foi assim."