PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

domingo, março 23, 2008

A HORA DO "ANGELUS"

FELIZ PÁSCOA!

Qual o verdadeiro significado desta data? *

Na verdade é muito mais do que um simples feriado, trata-se de uma data muito especial para o cristianismo e para o judaísmo. É nesse período que cada religião comemora algo muito importante que marcou a história de seus seguidores.
Para entender como tudo começou, vamos ter que voltar um pouco no tempo. Há três mil e quinhentos anos aproximadamente, no Egito, os judeus eram escravos dos faraós. Revoltados com essa situação, resolveram fugir com Moisés até Canaã, a Terra Prometida. Eles ficaram tão felizes que comemoraram sem parar e nomearam a data de PESSACH, que significa “passagem” em hebraico. No caso deles, foi uma passagem da escravidão para a liberdade. Na Bíblia encontramos a libertação do povo judeu do cativeiro, no Egito, e a passagem através do Mar Vermelho.
Já os cristãos batizaram o Pessach de Páscoa e deram um sentido diferente para essa data. Eles comemoram a ressurreição de Cristo. A "Semana Santa" como conhecemos começa com a celebração no domingo que antecede a Páscoa, chamado de "Domingo de Ramos" e termina no domingo de Páscoa.
- O "Domingo de Ramos" comemora a entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumento sendo saudado pelo povo que estenderem pelo caminho as vestes e os ramos de árvores e gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!".- Na quinta-feira é comemorado a Última Ceia, ou seja a última noite que Jesus passou com os discípulos.
A "Semana Santa" foi fixada durante o Concílio de Nicea, em 325 d.C, como sendo “o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal, adotado como sendo 21 de março”.

Qual o Significado de "Páscoa"? **
O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pessach", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre. Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro, sacrificado para esse fim, não seria visitada pelo anjo. Este passaria "por cima", e o primogênito que ali morasse seria preservado (Êx 12.1-36). Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a saída - e a forma como saíram - do Egito. A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Cristo é a nossa Páscoa, e o Seu sangue, o sangue do Cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo pecado (Lc 22.1-20; 1 Co 5.7).
OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

OVOS DE PÁSCOA:

Na antiguidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno.
Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da páscoa coloca seus ovinhos. Em outros as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.

O CHOCOLATE:

Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que considevam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.
Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados.
Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.


OS COELHOS:

A tradição do coelho da páscoa foi trazida para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. O coelho visitava as crianças e escondiam os ovinhos para que elas procurassem. No antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento, a vida. Em outros pontos da terra era símbolo da fertilidade, pelo grande número de filhotes que nasciam. Eles também têm haver com a vida, mas à abundância da vida, suma inesgotável qualidade de se multiplicar sem se esgotar.

COMO CALCULAR A PÁSCOA?

Saber quando será a Páscoa é simples: divida o ano por 19. Ao resto da divisão, some 1. Com isso, você consegue o "número dourado", que mostra a data da lua cheia pascal. Procure o número na tabela abaixo, válida de 1900 a 2199. A Páscoa cairá no domingo seguinte.
Exemplo: 2014 dividido por 19 dá 106 e resto 0. Somando 1 ao zero, obtém-se 1. Procure o "número dourado" 1 na tabela.



APRENDA A DIZER "Feliz Páscoa" EM DIVERSAS LÍNGUAS:

Alemão: Frohe Ostern
Italiano: Buona Pasqua
Espanhol: Feliz Pascua
Japonês: Fukkatsusai omedetou
Francês: Joyeuses Pâques
Norueguês: God Påske
Inglês: Happy Easter

________________________
Fontes:

FELIZ PÁSCOA!

"DESEJAMOS À TODOS OS VISITANTES, UMA FELIZ PÁSCOA, NO MAIS AMPLO SENTIDO DA RENOVAÇÃO DA CRENÇA, DA FÉ, DA ESPERANÇA".