PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, setembro 09, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] A REVANCHE

...









[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

09 de setembro de 2009

O Globo

Manchete: Lula decidiu comprar caças franceses sem parecer da FAB

Para contornar mal-estar, Jobim diz que negócio ainda não foi fechado

O presidente Lula anunciou a negociação para comprar os caças Rafale, da empresa francesa Dassault, antes de receber o relatório da Força Aérea Brasileira sobre as propostas das três interessadas no negócio. O relatório seria entregue a Lula no fim deste mês pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Em nota, Jobim ratificou o interesse pela oferta francesa, mas, em aparente e inusitado desmentido, disse que o governo não fechou questão e que as negociações prosseguem com as três fornecedoras. Na véspera, o chanceler Celso Amorim deixara claro que a decisão foi política:
"Não vou entrar em aspectos legais. Há decisão de iniciar negociação com um fornecedor e não há a mesma decisão em relação aos demais." Para a imprensa francesa, o negócio salvou a Dassault, pois seria a primeira venda internacional do Rafale. (págs. 1, 3 e 4)

Gasto militar sobe 90% na América do Sul em 5 anos

Os países da Unasul aumentaram os seus gastos militares nos últimos cinco anos. Segundo o jornal "Le Monde", o orçamento militar sul-americano subiu 91% entre 2003 e 2008. A organização Centro de Estudos Nova Maioria, da Argentina, aponta aumento de 30% no ano passado. (págs. 1 e 4)

Charge Chico
Entreouvido entre tapetes vermelhos (da Venezuela em Veneza para a França no Brasil)
- R$ 31,1 bi? Por que no te casas?

Só 10% dos brasileiros têm curso superior

Pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que apenas 10% dos brasileiros de 25 a 64 anos concluíram o curso superior. É o pior índice verificado nos 36 países pesquisados. Entre as nações da OCDE, a maioria do mundo desenvolvido, a média de conclusão do curso superior é 28%. (págs. 1 e 8)

Pré-sal: PMDB e oposição tentam acordo

O presidente da Câmara, Michel Temer, tenta hoje fechar acordo entre base aliada e oposição para que projetos do pré-sal sejam votados este ano, desde que o governo retire o pedido de urgência. (págs. 1, 18 e 19)

Patriotismo em alta

Brizola Neto (PDT-RJ) vai presidir a comissão que cuidará da criação da Petro-Sal. Enquanto isso, o relator do projeto do Fundo Social será João Maia (PR-RN), irmão do ex-secretário-geral do Senado Agaciel Maia. (págs. 1 e 19)

Vendaval mata na Argentina e em SC

Ventos de até 124 km por hora deixaram um rastro de destruição e morte em Santa Catarina e na Argentina. O maior estrago foi em Guaraciaba (SC), onde quatro pessoas morreram. Há 102 feridos no estado. Na Argentina, houve 10 mortes. Especialistas divergem se o fenômeno foi um tornado ou um intenso vendaval. (págs. 1, 8 e 9)

Temporal mata, corta telefones e para SP

Pelo menos três pessoas morreram em consequência do temporal na Grande São Paulo. O trânsito parou, o aeroporto de Congonhas fechou e os telefones entraram em pane. (págs. 1 e 9)

Ventos fortes e falta de luz no Rio

Ventos de até 91 quilômetros por hora atingiram ontem o Rio. Ruas de seis bairros ficaram sem luz por causa da ventania, provocada pela chegada de uma frente fria. (págs. 1 e 11)

ONU ordena recontagem no Afeganistão

A ONU detectou fraude no pleito, que reelegeria o presidente Karzai, e mandou recontar os votos. Na Alemanha, a guerra entrou na campanha e pode prejudicar Angela Merkel. (págs. 1 e 24)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Chuva recorde mata e paralisa SP

Sete pessoas morreram em municípios de São Paulo e Santa Catarina, onde mais de 60 se feriram em desabamentos

Fortes temporais causaram a morte de pelo menos sete pessoas em São Paulo e no Sul do país. A capital paulista registrou o maior volume de chuva num período de 24 horas desde 1963.

Em Osasco (Grande SP), um deslizamento matou uma mulher. No início da noite, os bombeiros e a Defesa Civil ainda procuravam, nos escombros, outras três pessoas desaparecidas. (págs. 1 e Cotidiano)

Foto legenda: Carros passam pela Marginal Tietê, na zona leste, que voltou a ficar alagada

Foto legenda: Bombeiros procuram sobreviventes de deslizamento que matou dois meninos na zona leste de SP

Panes deixam telefones de emergência mudos

Duas panes no sistema de telefonia impossibilitaram o uso de linhas da Telefônica na Grande São Paulo. A empresa não informou o motivo do problema e se havia relação com a chuva.

Os telefones 190 (polícia) e 193 (incêndio, busca e salvamento) ficaram inoperantes por mais de uma hora. Ao menos três ocorrências graves foram informadas com atraso. (págs. 1, C6 e C7)

Viagem de duas horas dura oito

O comerciante Alvaro Santos embarcou em Brasília, às 8h45, e aterrissaria em São Paulo às l0h30. Teve que descer em Campinas (95 km da capital) e, de ônibus, só chegou às 17h. (págs. 1 e C3)

Lixo acumulado agrava problema

O lixo acumulado ajudou a agravar o transtorno na região central de São Paulo, após corte de gastos na coleta pela prefeitura. Sacos e resíduos taparam bueiros e bocas-de-lobo. (págs. 1 e C3)

Governador de Tocantins perde mandato no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação do mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e do vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por abuso de poder político. Eles podem recorrer, mas terão de deixar o cargo imediatamente. O deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) assume até a nova eleição, indireta. (págs. 1 e A7)

Editoriais

Leia "Mais uma", que critica proposta de elevar número de vereadores; e "Mananciais sob risco", acerca da Grande SP. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Chuva causa 7 mortes no Sul e em SP

Temporais atípicos geram destruição e caos; enchentes paralisam capital paulista

As regiões Sul e o Sudeste do País enfrentaram ontem dificuldades típicas de verão, com enchentes em quatro Estados, alagamentos e sete mortes - três na Grande São Paulo e quatro em Guaraciaba (SC). A capital paulista registrou o dia de setembro mais chuvoso da história, com 62,6 mm de precipitação até as l5h. Um fenômeno climático raro causou as tempestades - na Argentina, foram pelo menos dez os mortos. A Marginal do Tietê ficou alagada em vários pontos, o que não ocorria desde maio de 2005. O pico de lentidão na cidade ocorreu às 19h, com 160 km. Entre às 10h30 e às 14 horas, houve pane na telefonia fixa da Telefônica, afetando até mesmo serviços essenciais, como bombeiros e polícia. Os aeroportos de Cumbica e Congonhas registraram mais de 40% de atrasos nos voos. Num dia normal, o índice gira em torno de 5%. Nas próximas 24 horas as chuvas intensas devem continuar. (págs. 1 e C1 a C6)

Foto legenda: Números de caos em SP

160 km de lentidão
Foi o pico registrado às 19 horas
86 pontos de alagamento
Entre eles, 24 intransitáveis

Ventos de 100 km/h em SC

A cidade de Guaraciaba (SC), onde morreram quatro pessoas, foi atingida por um temporal com ventos de 100 km/h. Ao menos 70% das residências ficaram danificadas. Outras 36 cidades catarinenses foram afetadas pelas chuvas. (págs. 1 e C5)

Eleitores com mais estudo fazem índice de Lula cair

Pesquisa CNT/Sensus diz que a avaliação positiva do governo caiu de 69,8% para 65,4%, e a aprovação a Lula, de 81,5% para 76,8%, de maio a setembro. O recuo é maior entre os mais escolarizados. Na corrida eleitoral, José Serra ampliou vantagem sobre Dilma Rousseff. (págs. 1 e A4)

Emprego industrial cresce após nove quedas

Após nove meses consecutivos de queda, o emprego industrial mostrou os primeiros sinais consistentes de reação em julho, quando a ocupação aumentou 0,4% ante junho. Em comparação com julho de 2008, no entanto, o número de ocupados no setor caiu 7,0%, o pior resultado desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em 2001. (págs. 1 e B1)

Obama tenta hoje defender sua reforma para saúde

O presidente dos EUA, Barack Obama, defenderá hoje no Congresso a reforma do sistema de saúde. Mesmo alguns democratas estão reticentes, porque a proposta deve elevar os gastos do governo. Em ofensiva para tentar recuperar a popularidade, Obama falou ontem para estudantes e recomendou que eles não exponham suas vidas na internet. (págs. 1 e A14)

'Estado' sob censura há 40 dias. (Pág. 1)


Agrícola: Macadâmia cada vez mais brasileira (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Solução para os royalties

Estados produtores continuam com ganhos do petróleo; e União cede aos não produtores

A bancada de deputados e senadores do Rio acertou com os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda, Julio Bueno e Joaquim Levy, uma proposta a ser incluída nos projetos do pré-sal, em tramitação no Congresso, que satisfaz tanto aos estados produtores quanto aos não produtores de petróleo. A ideia é elevar dos atuais 10% para 13% os royalties sobre a receita dos campos de extração e, ao mesmo tempo, fazer com que a União ceda uma parte dos seus ganhos com esta taxação - que são 50% do total - para os estados não produtores, que hoje têm apenas 10%. Os produtores continuam com os 40%. Aécio Neves, governador de Minas, já concordou com a solução. (págs. 1 e Economia A17)

Bomba é tema também da Câmara

A Comissão de Defesa Nacional e de Relações Exteriores da Câmara começa a debater hoje a revelação do JB de que o Brasil já sabe como fazer a bomba atômica. Deputados podem chamar a depor os ministros da Defesa e das Relações Exteriores. (págs. 1 e País A10)

Clima provoca sete mortos

Vendaval faz estrago em três estados

Os fortes ventos que atingiram o Sul do país e o Rio, somados à tempestade que caiu sobre São Paulo, provocaram o caos nessas regiões. Quatro pessoas morreram em Santa Catarina e outras três em São Paulo, até o início da noite de ontem. No Rio, além de alguns telhados arrancados pela ventania, o maior transtorno foi no Aeroporto Santos Dumont, que teve de adiar ou cancelar voos, deixando milhares de pessoas nas filas ao longo da terça-feira. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A6)

Foto legenda: Filas – O atraso ou cancelamento de 47% dos vôos entre 0h e 17h transformou o Santos Dumont num pandemônio

Emprego na indústria volta a crescer

O emprego na indústria brasileira cresceu 0,4% em julho, a primeira alta após nove meses consecutivos de queda. Mas na comparação com o mesmo período do ano passado o número de vagas caiu 7%. (págs. 1 e Economia A18)

Emergentes são os novos vilões

A briga entre Europa e Estados Unidos atrapalhou o Protocolo de Kyoto. Agora, são as diferenças entre países ricos e os emergentes que podem atrapalhar o acordo de Copenhague, em dezembro. Os ingleses estão preocupados com as emissões de gases de China e Índia. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Editorial

Senador traz o debate da bomba à sociedade. (págs. 1 e A8)

Coisas da Política

Estranha a ideia de convocar pesquisador. (págs. 1 e A2)

Anna Ramalho

Após os caças, franceses querem trem-bala. (págs. 1 e A14)

Sociedade Aberta

Marcus Quintella
Engenheiro

Copacabana está uma vergonha. É assim que o Rio quer sediar a Olimpíada? (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta

Octávio Bulcão Nascimento
Advogado

Receitas para financiar as obras para a Copa do Mundo de 2014. (págs. 1 e A9)
-----------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
------------