PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, setembro 12, 2012

XÔ! ESTRESSE [In:] MARTA ou DONINHA (Em seu novo ''habitat'') *

























---------
(*) s. f.
Mamífero peludo e esguio, que se parece com a doninha, cuja pele é muito apreciada. Vive em áreas florestais da Ásia, Europa e na parte setentrional da América do norte.
-------------

O CLAMOR NAS RUAS...

...

9:07 \ Partidos

O PT pós-mensalão

Lula: ele já calibra o tom do discurso contra uma eventual condenação ampla, geral e irrestrita

Que avaliação deve ser feita do julgamento do mensalão? O que o PT deve fazer se a condenação for generalizada?
As duas perguntas foram o centro de um sigiloso encontro no dia 2, no Instituto Lula, em São Paulo, que reuniu nada menos do que Márcio Thomaz Bastos, José Dirceu, Rui Falcão, Sigmaringa Seixas, e, claro, Lula.
Uma das conclusões foi a de que todo o esforço para a vitória nas grandes capitais deve ser feito. Elas seriam usadas como base do discurso de defesa, na linha “O STF condenou,
mas o povo continua com o PT ”.
Outra decisão: os dirigentes petistas têm que partir para o ataque imediatamente. Resultado disso foi a patética declaração de Falcão, dada dias depois, de que o STF, “unido a uma elite suja e reacionária”, faria parte de um “golpe” para derrubar o PT .
De acordo com um dos participantes da reunião, as decisões do STF estão levando Lula à beira do descontrole.
Por Lauro Jardim
---
VEJA.

''O QUE SERÁ QUE SERÁ? ... QUE ANDAM COMBINANDO NO BREU DAS TOCAS..." (Chico Buarque)



Depois de apoio a Haddad, Marta será ministra da Cultura



Autor(es): Por Fernando Exman e Bruno Peres | De Brasília"
Valor Econômico - 12/09/2012
 

Poucos dias depois de estrear na campanha do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) foi convidada pela presidente Dilma Rousseff para se tornar a próxima ministra da Cultura. O anúncio foi feito ontem pelo Palácio do Planalto, e a posse de Marta foi agendada para a manhã desta quinta-feira. Ana de Hollanda é o 13º ministro a deixar o governo desde o início da atual administração.
Apesar do fator político-eleitoral, autoridades do Palácio do Planalto afirmam que a mudança deve-se a insatisfações de Dilma com a gestão de Ana de Hollanda. A ministra, irmã do cantor e compositor Chico Buarque, recebeu diversas críticas de petistas e se indispôs com alas da classe artística. No entanto, o fator decisivo que minou a sustentação política da agora ex-ministra foi a divulgação de uma carta de Ana de Hollanda endereçada à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, com queixas sobre a falta de recursos da Pasta. Na visão de integrantes do governo, o texto teria sido uma manobra de Ana de Hollanda para justificar a falta de realizações de sua gestão.
Segundo auxiliares da presidente, o plano original do governo era realizar a troca após o segundo turno das eleições municipais de outubro, justamente para evitar que a substituição fosse relacionada à campanha paulistana. No entanto, dizem as autoridades do Palácio do Planalto, o vazamento da informação pela manhã de ontem teria precipitado a medida. Em uma rápida audiência no início da tarde, Dilma comunicou sua decisão à subordinada.
Marta Suplicy disse que recebeu o convite formal para substituir Ana de Hollanda por meio de um telefonema enquanto presidia uma sessão do Senado, no meio da tarde. A parlamentar, primeira vice-presidente da Casa, esforçou-se para afastar a ligação entre sua nomeação e a campanha eleitoral. Ela desistiu de concorrer novamente à Prefeitura de São Paulo após uma forte pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o candidato do PT ao cargo fosse o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, o qual representaria a renovação do partido na capital paulista. A própria presidente Dilma chegou a pedir à senadora que não lançasse uma pré-candidatura ao cargo.
Em rápida entrevista a jornalistas, Marta negou que o convite represente uma compensação por sua decisão de aderir à campanha de Haddad. "Não. Nunca foi falado isso. Não tem essa ligação", respondeu Marta após deixar o plenário do Senado.
A parlamentar também sublinhou que não se afastará da campanha do correligionário devido aos seus novos afazeres. "Eu vou continuar trabalhando com a proposta: eu faço todos os comícios, como eu combinei com ele. Tudo igual. Eu entrei na campanha na hora em que eu achei que faria a diferença", destacou. "Desde o começo da campanha do Haddad eu disse que na hora em que fosse fazer a diferença eu entraria, e eu entrei."
Por outro lado, Marta evitou comentar a gestão de sua antecessora e antecipar algumas das políticas que pretende implementar à frente da Pasta. "Eu não tenho como avaliar nenhum desempenho de nenhum ministério e não me proporia a fazê-lo sem estudar", disse a senadora, evitando polêmicas. "Eu vou estudar o ministério. Eu não vou me pronunciar sobre nada sem ter conhecimento. Eu vou, com muita humildade, estudar as grandes questões desse ministério."
A nomeação de Marta para o Ministério da Cultura deve abrir uma nova disputa pelo cargo de primeiro vice-presidente do Senado. Segundo o regimento da Casa, uma nova eleição deve ser feita. O PT, entretanto, afirma que a tradição da proporcionalidade entre os partidos lhe dá o direito de continuar ocupando o posto. "A vaga é do PT", afirmou o líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA), acrescentando que ainda não há definições sobre candidatos. O primeiro suplente de Marta é o vereador de São Paulo Antonio Carlos Rodrigues (PR).

'QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?'

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

12 de setembro de 2012

O Globo

Manchete: Dilma dá Cultura a Marta para ajudar PT em SP
Ana de Hollanda deixa cargo em meio a crise

Nova ministra assume menos de uma semana após entrar na campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo

Bombardeada por críticas de setores da área cultural e do PT desde que assumiu o Ministério da Cultura, Ana de Hollanda caiu ontem um ano e nove meses após entrar no governo Dilma Rousseff. Será substituída pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), que, após muito resistir, aderiu semana passada à campanha do petista Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. É o segundo ministro de Dilma que entra na negociação para alavancar a candidatura de Haddad — o primeiro foi Marcelo Crivella, que ganhou a Pesca. A gota d'água para a demissão de Ana de Hollanda foi sua carta à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, reclamando do orçamento da pasta, como revelou o Globo a Mais. (Págs. 1, 3, 4 e Merval Pereira)

Choque contra o terror
Após chacina, PM ocupa e instala base permanente em favela da Baixada

Em resposta ao terror imposto por traficantes, acusados de matar 8 pessoas no fim de semana num parque da Baixada, a PM ocupou, com blindados da Marinha, o bairro da Chatuba, em Mesquita. Ali será instalado um destacamento permanente com 112 policiais. Foram presas 18 pessoas e encontrados 5 acampamentos do tráfico na mata, além de apreendidas armas e drogas. (Págs . 1 e 15 a 17)
Eleições municipais
Aspásia defende municipalização da Cedae

Na segunda entrevista com candidatos à prefeitura do Rio, Aspásia Camargo (PV) disse que o saneamento é o maior problema ambiental da cidade, com esgoto lançado em lagoas. Ela defendeu a municipalização da Cedae, alegando que a empresa não investe no tratamento de esgoto. (Págs. 1, 8 e 9)

Justiça censura pesquisas eleitorais

Entidades reagem a decisões de juízes em Curitiba e Fortaleza. TRE-CE revogou decisão de magistrado. (Págs. 1 e 7)

Candidato a vereador é morto em Macacu

Sandro de Gica (PMDB) pode ter sido a 23ª vítima de homicídios por motivos políticos nestas eleições. (Págs 1 e 10)
EUA são atacados em Líbia e Egito
Na homenagem aos mortos do maior atentado contra os EUA, o presidente Obama enfrentou invasões em sedes diplomáticas em Egito e Líbia, e críticas do premier de Israel. Um americano morreu no consulado em Benghazi, em protesto contra um filme sobre Maomé. (Págs 1, 33 e 34)
Catalães pedem Independência
A crise deixou a Catalunha mais separatista e pôs, em seu feriado, 1,5 milhão nas mas de Barcelona, na maior marcha de sua História. (Págs. 1 e 33)
Justiça: Allende se matou
No 39º aniversário do golpe no Chile, a Justiça confirmou que Salvador Allende se suicidou. Dez pessoas foram presas em protestos. (Págs. 1 e 35)
Futuro ministro não descarta participar
O ministro Teori Zavascki, do STJ, indicado por Dilma para uma vaga no STF, não descartou a possibilidade de participar do julgamento do mensalão, se for sabatinado a tempo. “É assunto ainda a ser decidido. Temos muitos casos em que, em tese, é possível. Mas não conheço o regimento do Supremo." (Págs. 1 e 14)
Novo dono ligado a Demóstenes
O empresário goiano Marcelo Limírio Gonçalves, que arrematou com outros sócios o Hotel Nacional, teve quebra de sigilo pedida pela CPI do Cachoeira por suas relações comerciais com o bicheiro. E também é sócio do ex-senador Demóstenes Torres numa faculdade em Minas. (Págs. 1 e 18)
Energia mais barata custará R$ 15 bi
Para reduzir a conta de luz de residências e indústrias, o governo vai desembolsar R$ 15 bilhões às empresas de energia por investimentos já realizados. Além disso, serão mais R$ 3,3 bilhões para cobrir gastos com o programa Luz Para Todos. (Págs. 1, 25 a 27 e Míriam Leitão)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Marta ganha ministério após dar apoio a Haddad
Dilma troca Ana de Hollanda por senadora do PT, que nega vínculo com campanha

Em sua 15ª mudança ministerial, a presidente Dilma Rousseff trocou ontem Ana de Hollanda pela senadora petista Marta Suplicy no comando do Ministério da Cultura. A nova ministra vai assumir a função amanhã.

O convite foi feito em 22 de agosto, em acordo costurado para que Marta entrasse na campanha de Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo. Cinco dias depois, ao sair de reunião com Lula, ela anunciou a adesão à campanha. (Págs. 1 e Poder A8)
Russomanno oscila 3 pontos para baixo, mas segue líder
Celso Russomanno (PRB) oscilou três pontos para baixo na pesquisa Datafolha, mas permanece líder na disputa pela prefeitura paulistana, com 32% das intenções de voto. A variação negativa está dentro da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos.

O tucano José Serra (20%) e o petista Fernando Haddad (17%) continuam tecnicamente empatados em segundo. A distância entre ambos, porém, passou de cinco para três pontos. A rejeição a Serra subiu de 42% para 46%, e a de Russomanno, de 12% para 16%. (Págs. 1 e Poder A4)

Vera Magalhães

Serra e Haddad vão usar todas as armas para ir ao 2º turno. (Págs. 1 e Poder A10)

TRE veta pesquisa em Curitiba após pedido do PDT. (Págs. 1 e Poder A6)
Dirceu diz a Lula já esperar por condenação no Supremo
O ex-ministro José Dirceu disse a Lula e a aliados que espera ser condenado pelo STF no julgamento do mensalão, informa Catia Seabra. Prestes a ser julgado, Dirceu afirmou, na conversa, que está preparado até para a hipótese de prisão.
Segundo ele, não porque existam provas, mas pela tendência da corte. A assessoria do petista negou e afirmou que ele “está confiante na sua absolvição”. (Págs. 1 e Poder Al2)
Prédios dos EUA são atacados no Egito e na Líbia
No 11° aniversário dos atentados do 11 de Setembro, manifestantes subiram no muro da Embaixada dos EUA no Egito e destruíram a bandeira americana. Protestavam contra um filme que consideram anti-islâmico. Na Líbia, uma pessoa morreu após ataque a um consulado americano. (Págs. 1 e Mundo A13)
Fotolegenda: Comoção
Mãe de um dos seis jovens assassinados por traficantes em Mesquita, na Baixada Fluminense (RJ), chora no enterro das vítimas; em reação à chacina, 250 PMs ocupam por tempo indeterminado a favelada Chatuba. (Págs. 1 e Cotidiano C3)
Rota mata em SP 9 suspeitos de integrar facção
A Rota matou nove suspeitos de integrar a facção criminosa PCC, em Várzea Paulista (SP). Segundo a polícia, o grupo “julgava” um homem acusado de estupro quando a PM chegou e foi recebida a tiros. (Págs. 1 e Cotidiano C1)
Elétricas perdem R$ 15 bilhões após novo pacote de Dilma (Págs. 1 e Mercado B1)

Editoriais
Leia “Acomodação cultural”, sobre troca de ministras, e “Piso de responsabilidade”, acerca da remuneração de professores da rede pública de ensino. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Dilma dá ministério a Marta e abre caminho para PR apoiar Haddad
Ex-prefeita foi convidada para o cargo dias após entrar na campanha do petista; suplente é um dos líderes do partido que está coligado oficialmente a Serra

A posse de Marta acontecerá amanhã, às li horas. A mudança em Brasília deverá ter reflexos diretos na campanha à Prefeitura de São Paulo. Além de abrir vaga no primeiro escalão para Marta - que somente após conversas reservadas com Dilma e com o ex-presidente Lula aceitou apoiar a candidatura de Fernando Haddad (PT) -, a indicação coloca no Senado o suplente Antonio Carlos Rodrigues, atualmente vereador, presidente do PR na cidade de São Paulo e candidato à reeleição na Câmara Municipal. O PR está oficialmente coligado à candidatura de José Serra (PSDB), mas pode, agora, aderir à campanha de Haddad. As negociações com o PR indicam que ainda poderia ser oferecido, no futuro, mais um ministério ao partido. (Págs. 1 e Nacional A4)

Marta Suplicy
Nova ministra da Cultura

“O convite é meio surpreendente, mas eu sou do governo e estou à disposição"
Serra usa o rádio para atacar Russomanno
A campanha de José Serra (PSDB) fez os primeiros ataques na propaganda eleitoral a Celso Russomanno (PRB), que lidera as pesquisas de intenção voto em SP. Em uma peça veiculada no rádio desde ontem, um jingle acusa o candidato do PRB de não ter propostas, de “fazer enrolação”, e faz um trocadilho com seu nome: “Tá russo, mano”. (Págs. 1 e Nacional A8)
Presidente reduz tarifa e critica ‘apagão’ de FHC
A presidente Dilma Rousseff formalizou ontem a redução no preço da energia elétrica. Em discurso repleto de autoelogios e menções ao governo Lula, a presidente atacou o período de racionamento na gestão de Fernando Henrique Cardoso e assegurou que o País tem energia suficiente para evitar um novo “apagão” nos próximos anos. Os cortes nas tarifas, de 16,2% para residências e de até 28% para indústrias, a partir de 5 de fevereiro de 2013, são percentuais médios, ou seja, podem ficar acima ou abaixo disso. O governo vai gastar até R$ 21 bilhões em indenizações a concessionárias de energia para concretizar o corte. Para especialistas, o pacote é um primeiro passo. (Págs. 1 e Economia B1 e B3 a B5)
Após chacina, PM ocupa favela
Garoto chora em velório de um dos seis jovens mortos na chacina na Baixada Fluminense. Ontem, a PM do Rio iniciou a ocupação permanente da Favela da Chatuba, dominada pelo tráfico. (Págs. 1 e Cidades C1)
Ação da Rota deixa 9 mortos em Várzea Paulista
Policiais da Rota mataram ontem em Várzea Paulista (SP) oito acusados de compor um tribunal do crime organizado que julgava um homem que teria praticado estupro. A vítima era uma adolescente de 12 anos. O acusado também morreu no local. Outros oito suspeitos foram presos pelos policiais. Segundo a PM, todos os acusados morreram porque reagiram à ação policial. Nenhum policial ficou ferido. (Págs. 1 e Cidades C3)
Governo pagará 50% dos dias parados aos grevistas (Págs. 1 e Nacional A11)

Juizado especial deveria ser ágil, mas está abarrotado (Págs. 1 e Cidades C4)

Obama tenta impedir que Israel ataque o Irã (Págs. 1 e Internacional A12)

Gasto do Brasil por aluno ainda é baixo, diz OCDE (Págs. 1 e Vida A15)

Rolf Kuntz
Desatando a economia

O novo plano de logística, a desoneração da folha e a redução da energia elétrica podem ser o início de uma política mais voltada à eficiência. (Págs. 1 e Economia B6)
Notas & Informações
Dilma remove obstáculos

Os planos para o setor elétrico e o de transportes devem resultar em serviços mais eficientes. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Vale-tudo por Haddad derruba irmã do Chico
Ana de Hollanda é demitida do Ministério da Cultura para dar lugar a Marta Suplicy, nomeada após o apoio ao petista em São Paulo

Na versão oficial, Ana perdeu o cargo porque reclamou em carta da falta de recursos para a pasta. Mas a carta foi apenas um pretexto. Embora negue, Marta ganhou o posto depois de muita negociação para entrar na campanha de Fernando Haddad a prefeito da capital paulista. Ana de Hollanda, irmã do cantor e compositor Chico Buarque, não é a primeira a cair em consequência da eleição em São Paulo. Antes dela, Dilma já havia entregado o Ministério da Pesca ao PRB de Marcelo Crivella, na frustrada tentativa de enterrar a candidatura de Russomanno; pôs Mercadante na Educação, para que não disputasse as prévias do PT; e acomodou Osvaldo Garcia, ligado a Maluf, na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. (Págs. 1 e 2 a 4)
A mulher que queria se casar com Dilma
Edimeire Celestino da Silva, 29 anos, subiu a rampa e tentou invadir o Palácio do Planalto. Um soldado da guarda presidencial chegou a dar um tiro de borracha no chão antes de ela ser imobilizada pela segurança. "Eu vim aqui chamar a Dilma para se casar comigo. Eu sou o esposo dela", disse. Ela foi levada para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). (Págs. 1 e 7)
Supremo decide hoje se o mensalão terá sessões extras (Págs. 1 e 6)

Governo vai gastar R$ 3,3 bilhões para reduzir conta de luz (Págs. 1, 10 e nas entrelinhas, 4)

Polícia e MP investigam o uso de verba com gibis
Ouso de R$ 1 milhão na impressão de cartilhas em Águas Claras será alvo de inquérito. O dinheiro foi retirado de obras pelo distrital Olair Francisco (PTdoB) e gasto sem licitação pelo administrador da cidade. (Págs. 1 e 26)
Celular na mão, carro sem rumo
Estudo da UnB estima que 790 mil motoristas da cidade falam ao telefone enquanto dirigem. São 79 multas diárias. (Págs. 1 e 23)
Espanha: Crise atiça o separatismo
Um milhão e meio de pessoas saem às ruas de Barcelona, capital catalã, para protestar contra arrocho fiscal do governo espanhol e pedir a autonomia da região. “O que quer essa gente? Catalunha independente”, bradavam. (Págs. 1 e 15)
Israel cobra ação da Casa Branca contra o Irã (Págs. 1 e 19)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Pacote do setor elétrico segura inflação e juros
Os cortes nos preços da energia elétrica a partir de fevereiro de 2013 vão reduzir os custos de produção da indústria em até 4%, colocar R$ 7,6 bilhões a mais no bolso dos consumidores e abrir uma "folga" na inflação que poderá permitir ao Banco Central manter os juros estáveis - as previsões eram de alta até as medidas anunciadas ontem pela presidente Dilma Rousseff. Os contratos de juros negociados na BM&F para janeiro de 2014 fecharam em baixa.

O Bank of America Merrill Lynch calculou em 0,56 ponto percentual o impacto que as reduções - de 16,2% para as residências e de 19% a 28% para a indústria - podem ter no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2013. Para o banco, a queda é importante porque o ambiente externo está deixando de ser benigno para a inflação. A presidente, em seu discurso, disse que "os descontos poderão ser ainda maiores". O impacto direto das contas de luz residenciais mais baixas no IPCA, calcula Fábio Romão, da LCA Consultores, é de menos 0,55 ponto percentual, mas com os repasses indiretos de custos menores na indústria e nos serviços o índice pode ficar 0,70 ponto percentual menor. (Págs. 1, A3 a A6 e C2)
Lula articula para reduzir dano eleitoral do mensalão
Em meio a uma participação mais intensa na campanha petista pela Prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o comando das articulações para tentar livrar da prisão os acusados de participar do mensalão. Lula e a cúpula do PT acham que já não há mais o que fazer para evitar a condenação dos réus, mas que ainda é possível batalhar pela prescrição das penas.

Esses assuntos foram discutidos em reunião realizada no dia 2 de setembro, no Instituto da Cidadania. Participaram do encontro, a convite de Lula, os ex-ministros José Dirceu e Márcio Thomaz Bastos, o presidente do PT, Rui Falcão, e o advogado Sigmaringa Seixas. (Págs. 1 e A10 a A12)
Crédito privado toma fundos DI
Com as quedas na taxa básica de juros, os gestores de fundos DI têm assumido riscos maiores para recompor o retorno de suas carteiras. Eles aumentaram a participação de títulos de crédito privado nos portfólios - que podem chegar a 50% do patrimônio. A rentabilidade melhorou e, no ano até agosto, atingiu 6,19%, acima dos 6,02% dos demais fundos da categoria.

Os fundos investem em debêntures de empresas de primeira linha e letras financeiras de grandes bancos, que estão pagando uma taxa entre 105% e 107% do CDI, o que permitiu que seu retorno seja superior à média de 103% a 104% do CDI. (Págs. 1 e C1)
Brasil vira alvo de críticas nas eleições do Paraguai
Há grande ressentimento no Paraguai contra o Brasil, que está no centro do debate da eleição presidencial no país, prevista para 21 de abril. O pleito pode marcar o fim das suspensões do Paraguai no Mercosul e Unasul, adotadas em junho, após a destituição do então presidente Fernando Lugo pelo Congresso. As sanções não tiveram impacto econômico, mas fizeram com que todos os países da América do Sul retirassem seu embaixador de Assunção.

A defesa da soberania paraguaia está no discurso de todos os candidatos, da esquerda e da direita. Quem ficou ao lado de Lugo virou "legionário", lembra a cientista política Susana Aldana. "Legionário" é uma referência aos caudilhos que apoiaram Brasil e Argentina na guerra de 1865 a 1870, que derrubou o governo de Solano López. (Págs. 1, A14 e B16)
Memórias de um economista centenário
Excerto das memórias do economista Alexandre Schwartsman, postadas no seu centésimo aniversário, no ano de 2063:

"A crise europeia da primeira década do século foi uma repetição da crise argentina, mas em escala muito ampliada. Acreditava-se que a Europa não permitiria a dissolução do seu ousado projeto político. Não se contava, porém, com dois fatores perturbadores: a complexa governança europeia, que dava pesos iguais a países de dimensões muito distintas, e a polarização política acentuada pela própria recessão.

As consequências para o Brasil não foram devastadoras, mas foram certamente negativas. Preços de commodities reverteram a tendência de alta e perderam fôlego, privando o país dos ganhos de termos de troca que marcaram a primeira década do século. O lado positivo dessa história foi a necessidade de o país retomar o processo de reformas, que levou a nova aceleração do crescimento, anos mais tarde, em bases mais sólidas". (Págs. 1 e A18)
Excesso de cobre na China divide opiniões no mercado (Págs. 1 e B13)

BCs enfrentam período de dúvidas e decisões difíceis (Págs. 1 e C12)

Defesa do ágio nas aquisições
Com a proximidade da edição da Medida Provisória que vai pôr fim ao Regime Tributário de Transição, empresas e agentes do mercado de capitais se articulam para preservar o benefício fiscal da amortização do ágio em aquisições. (Págs. 1 e B2)
Vale dos Vinhedos ganha "selo"
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro de Denominação de Origem (DO), a mais valiosa modalidade de indicação geográfica, aos vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. (Págs. 1 e B6)
EMS vai exportar para a Turquia
A brasileira EMS, uma das maiores fabricantes de genéricos do país, obteve certificação para iniciar exportações à Turquia. Numa primeira etapa, a EMS pretende vender medicamentos de alta complexidade, como imunossupressores para transplantados. (Págs. 1 e B9)
Exportação de etanol aumenta
Para compensar a queda na demanda interna, as usinas de cana devem exportar mais etanol. Segundo a SCA Trading, já estão contratados embarques de 2,5 bilhões de litros até o fim da safra, em março de 2013, um volume 31% maior que no ciclo anterior. (Págs. 1 e B16)
Seca reduz estoques de leite
A seca prolongada esticou o período de entressafra da pecuária leiteira nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e já preocupa da indústria de longa vida, pega com os menores estoques em 12 meses. (Págs. 1 e B16)
Previ reforça a governança
Maior investidor institucional do país, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, lança hoje seu novo código de governança corporativa. O documento revê diretrizes da primeira edição, lançada há oito anos. (Págs. 1 e C3)
Carf confirma autuação à Petrobras
Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) confirma autuação da Receita contra a Petrobras no valor de R$ 3 bilhões por dedução indevida na base de cálculo do IR e CSLL. Ainda cabe recurso. (Págs. 1 e E1)
Justiça garante marca à Bombril
A Bombril tem conseguido impedir, por meio de decisões judiciais, o uso de expressões como “bril”, “brill”, “brio” e “bryo” em marcas de empresas concorrentes no setor de limpeza. (Págs. 1 e E1)
Ideias
Cristiano Romero

Na essência, o governo da presidente Dilma não foge ao figurino adotado por seus dois antecessores. (Págs. 1 e A2)

Martin Wolf

Para evitar a ruptura da zona do euro, países credores precisam crer que não estão jogando dinheiro em um poço sem fundo. (Págs. 1 e A17)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Agências sem biombo são maiores alvos da saidinha de banco
Coma instalação das divisórias para dar privacidade aos saques, em cumprimento de lei municipal, houve queda significativa no número de assaltos em BH, de 96 em janeiro para 53 em agosto. Ao mesmo tempo, os ataques se concentraram nas saídas de bancos que não têm o equipamento. Em julho, dos 57 crimes registrados, 54 (95%) foram relativos a agências sem biombos. As instituições financeiras, porém, resistem a instalar as barreiras. De 144 fiscalizadas pela prefeitura desde 1º de junho, 81 não tinham as divisórias e receberam multas de R$ 53 mil cada uma. Numa segunda vistoria em 16 bancos, nenhum deles havia se adequado e tomaram novas multas. Mas 41 recursos suspenderam a cobrança enquanto correm as ações. (Págs. 1 e 19)
Eleições 2012: Sete Lagoas
PP lidera a briga pela prefeitura

Pesquisa do Instituto MDA em parceria com o jornal Estado de Minas mostra Márcio Reinaldo (PP) com 52% das intenções de voto, seguido de Múcio Reis (PMDB), com12,4%. Emílio Vasconcelos (PSB) tem 8,2%. (Págs. 1 e 7)
Troca de poder: Cultura de agrado após apoio em SP
Oito dias depois de se engajar na campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) assume amanhã, a convite da presidente Dilma, o Ministério da Cultura. Batalhando por uma vaga no primeiro escalão do atual governo desde o início, ela substituirá Ana de Hollanda no comando da pasta. Esta é a 13ª troca de ministros feita por Dilma. (Págs. 1 e 3)
Verba: Minas terá R$ 7,4 bilhões a mais para investimentos
R$ 1,3 bilhão virá de empréstimo do BNDES e R$ 6,1 bilhões, por meio do aumento do limite de endividamento do estado autorizado pelo governo federal. (Págs 1 e 7)
UFMG define calendário
A data limite para o encerramento do segundo semestre letivo de 2012 é 16 de fevereiro de 2013. Os cursos que ainda não encerraram o primeiro semestre terão de fazê-lo até 5 de outubro. O primeiro semestre de 2013 começa em 4 de março. (Págs. 1 e 21)
Energia reduzirá inflação
O governo estima que a desoneração da energia elétrica, que ficará 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as empresas em 2013, fará a inflação do ano que vem, projetada em 5,2% pelo Banco Central, cair entre 0,5 e um ponto percentual. (Págs. 1, 12 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------